04 janeiro 2010

Então o FC Porto tem feito boas contratações?...

Melhor do que os "Ídolos" só o "cromo" do Rui "ai, ai, ai, ai, ai, ai" Santos na sua inabalável doutrina canina. E leva uma petição à Assembleia da República? Ah, ah, ah!
Rir é o melhor remédio - à falta de outro remédio! É que terá havido uma boa porção de labregos a gastar aqueles 60 cêntimos+IVA do televoto a afirmar que o FC Porto tem feito boas contratações no mercado de meia estação que é esta "janela de Janeiro".
Esta brincadeira - apresentada num teleprograma para bovinos e com seriedade para dar ar importante à coisa - aconteceu-me ver ontem naquele extenso "Tempo Extra" da SIC-N em que procurei, à falta de alternativa (inexistente, de facto), saber das coisas desportivas dos últimos tempos, mesmo aturando o parolo do Rui "ai, ai, ai, ai, ai, ai" Santos e a sua notável cruzada pela Verdade Desportiva.

É certo que passei vários dias desligado do mundo, sem jornais, nem internet, nem televisão, apanhando uns anúncios de mau tempo em todo o País sem me ter apercebido disso. Ainda ontem falaram, como sempre, de "mau tempo em todo o País" e por onde andei só apanhei sol e uma temperatura amena como devem ser tomados os 15ºC em Janeiro.

Como já dou o desconto nestas coisas da meteorologia, com alguém numa janela lisboeta a vislumbrar o tempo que faz no resto do continente, também admito que o FC Porto tenha ido ao mercado sem eu saber, já que decorrem há tempos os anúncios nos jornais de que, por isto ou por aquilo, os dragões terão de reforçar-se para ficar em 2º lugar na melhor das hipóteses - com o título e quiçá algo mais já entregue ao Benfica porque sim e porque os árbitros tudo continuam a fazer por isso e algo mais também.

Mal soube o resultado do jogo da Taça, que mudou do "caixote" de O. Azeméis para uma "gamela" em Águeda, apanhei nas ondas do tal mau tempo o 2-0 final e só ontem de manhã li de raspão os marcadores dos golos.

Presumo que devem ter acontecido coisas extraordinárias, entretanto, no futebol e na vida do País. Mas é tudo muito relativo, como o "mau tempo que assola o País inteiro". Pode até nem ter acontecido algo de extraordinário, que o rosto sério dos pivôs dos telejornais é igual a lerem o que lhes metem no teleponto, sejam rapazes ou raparigas, loiras ou morenas. É que cheguei a casa e o que vi nem me fez lembrar que mudou o ano, as mesmas caras, os mesmos assuntos irrelevantes, a mesma "Petição pela Verdade Desportiva" que o Rui "mas que raio de Democracia é esta?" Santos já anuncia que vai levar esta semana à Assembleia da República não sei para quê a não ser para nos rirmos mais um bocado.

Se já estava anunciado mais um golpe publicitário do Governo com renovados temas fracturantes que bem distraem, como a eutanásia e os transexuais, depois dos casamentos de gajas e de gajos, pois esta petição que o rapaz dos caracóis fará chegar à AR é mais uma na agenda político-mediática, de resto com um cortejo significativo de basbaques que gostam de ver o seu nome passar em rodapé enquanto o "ai, ai, ai, ai, ai, ai" assume também um ar sério enquanto debita alarvidades e dá escuta a broncos endividados que gostam de falar dos lucros alheios. Já haverá uns 6500 inscritos, não sei se outros tantos terão desistido por desconfiarem da bondade da intenção e do juizo do proponente.

Esperava ver os dois golitos portistas só de fugida, mesmo na estação lisbonense que dedicou o seu "ano desportivo de 2009" aos três títulos domésticos do tetracampeão nacional e autor da dobradinha+Supertaça com menos de 1% do seu extraordinário balanço editorial uns dias antes do Natal.

Decerto os verei por aí na blogosfera que cada vez mais é um espaço livre e de autêntico serviço público. Onde ainda se denunciam as vitórias fraudulentas do Benfica às quais o Rui "ai, ai, ai, mas que raio de Democracia é esta" Santos não associa a falta de verdade desportiva, para a qual reclama meios tecnológicos baseando-se nas câmaras de televisão onde ele não descortina, como no Benfica-FC Porto, uma irregularidade a preceder o golo de Saviola, nem se indigna por um golo limpo do Nacional ter sido anulado indevidamente no jogo de ontem em que voltou a valer tudo para o Benfica ganhar porque tem de ganhar ao arrepio da verdade desportiva que os restantes paineleiros em mais programas de jogo falado ratificarão a bem da Nação, tal qual como noutros tempos em que era mesmo assim que se ganhavam jogos.

As coisas podem merecer um tratamento alegadamente profissional, idóneo e isento como seria suposto, sempre apresentadas com ar sério, profissional, sem se rirem, dos pivôs que lêem o teleponto a provarem que passaram na Primária.

O caso dos 6% que votaram em nome das contratações do FC Porto em Janeiro que só hoje tem o seu primeiro dia útil de tantos inúteis que decorrerão doravante, não deixa de ser o "barómetro" da seriedade destas coisas.

Daí ficar em segundo plano que tenham dado relevo a umas bacoradas do presidente-jagunço a dizer que só ganha sem manobras e estratagemas e com o Rui "ai, ai, ai" Santos a abdicar do jogo do dia, mais um ganho com apoio valioso da APAF, e a atirar para o ar a sua "Verdade Desportiva". Há um ano, este tipo de caracóis com gel e gravatas berrantes, entrou em 2009 a puxar a culatra atrás para retomar a polémica do golo anulado ao Benfica, legitimamente, frente ao Nacional que ele não tivera tempo de comentar em directo à data da ocorrência. Deve ter engolido a rolha da garrafa de champanhe para não rever, agora, o golo fraudulento no clássico recente.

E como rir é o melhor remédio, depois dos palhaços da AR, o Rui "mas que raio de Democracia é esta" Santos afiançou ser adequado o remoque do presidente do clube mais endividado a quem ganha milhões na Champions e nas transferências, dois clubes cotados em Bolsa e cujas contas são auditadas e escrutinadas como as normais empresas deste País onde só parece haver "mau tempo", maus ventos e mais maus presságios para o novo ano.



7 comentários:

  1. O Rui Santos faz muito bem em bater-se pelas novas tecnologias no futebol, não discuto isso. Agora, o último programa dele serviu basicamente para seguir a doutrina ideológica de Portofobia.

    Está tudo montado para nos suspenderem os jogadores sine die, preparem-se.

    Já agora podem sempre dar uma olhada pelo post que escrevi sobre isto em: www.sectorofensivo.blogspot.com

    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  2. Bom Ano!

    Eu confesso-me cada vez mais cansado do suposto sorriso associado ao "rir é o melhor remédio" sempre que se veem estas bacoradas. E nem é o facto dos lampiões estarem à frente ou de jogarem bem que mais me chateia…

    Irrita-me profundamente o branqueamento e a imagem que sistematicamente querem colocar ao FCPorto (e aos seus adeptos) de batoteiros e arruaceiros. Desculpem-me mas quem não se sente não é filho de boa gente e o que a CD da Liga e associados agentes da CS Portuguesa têm feito sistematicamente não é mais do que isso. O pífio processo do apito dourado ao qual nunca nos vamos livrar de ter sido condenados desportivamente, os exemplares castigos dos célebres sumaríssimos, o original e fantástico castigo ao Lisandro e agora o que aí vem das agressões no tunéle, são exemplos disso. Há anos que isto é assim e não muda. E se leio e vejo nos portistas passar-se a ideia de que largos dias têm 100 anos e que não perdem por esperar eu já não vejo essa luz ao fim do túnele.

    Vejo uma estratégia da nossa SAD (que NÃO contesto, diga-se) de ignorar e ir fazendo pela vida mas custa-me cada vez mais dar uma da Ghandi dia sim, dia sim e ainda passar por Al Capone. Ganha-se mais do que se perde, é certo, mas penso para mim próprio se isto faz sentido. O futebol é suposto trazer-nos alegrias e tristezas nas vitórias e nas derrotas. Não é suposto ter de lidar sistematicamente com esta agressão imoral das bolas, brilhantinas, rolhas e afins. Senão, passamos a vida com sentimentos que se afastam da vertente desportiva.

    Isto também é assim nos outros países?!? Ontem foi mais um festival de oferendas do olarápio e o que é que a maioria dos portistas escrevem? Que não estamos à frente por culpa própria e que temos de ser ainda mais fortes, temos de ser superfortes para ganhar aos adversários e ao resto… Pah, pois, mas… tem mesmo de ser sempre assim??!? Caramba!

    E depois é a concorrência desleal: não sei se são poços de petróleo se é uma galinha de ovos d’ouro, se lavagem de dinheiro ou diamantes vindos de Angola, mas o que é certo é que compram e reforçam com activos que garantem competitividade. Eu cá sinto-me que estou a jogar monopólio com os outros a começarem sempre com hotéis em metade das casas. Tem mesmo de ser assim??

    Eu sei que é bonito o conceito de ganhar contra tudo e contra todos,… mas a verdade é que há campeonatos em que o lastro que nos põem é de tal forma que não me parece humanamente possível… mas… o que o portista faz em maioria é criticar a SAD, o treinador, os jogadores… Tem mesmo que ser assim??

    O ano passado houve um excelente exemplo: armámo-nos em heróis e contestatários da vergonha que foi a taça, chegámos a Alvalade de comboio e tumba, duas xistradas pelo dito acima (que no sábado me voltou a irritar…). Grande vitória moral 4-1 para a história, mas a culpa foi nossa, claro, que fomos jogar com meninos de coro… Serviu para quê? À indiferença do FCP à taça, a liga respondeu com dois xistras em forma de supositório.

    (...)

    ResponderEliminar
  3. (...)

    O que eu quero ver é quando chegarem à conclusão que quando os outros conseguem ser minimamente competentes a nossa competência não chega para equilibrar com o “lastro” adicional, o que é que vão fazer… É que as nossas vozes não têm eco, e se andamos sistematicamente em silêncio, mesmo neste caso extremo, a ideia que passa na CS (que cria o contexto do ser Portista) é que passamos a vida a reclamar… pois…

    E até se pode apostar na indiferença. Eu cá nem compro jornais nem nada, mas estar sozinho onde quer que seja não é o melhor. É importante trilhar e seguir caminhos com personalidade própria e independência, mas é também importante o justo reconhecimento e a lealdade. E cá isso não existe o que me deixa profundamente desiludido. Leio tantos bloguistas com qualidade, eloquência e agressividade qb, porque diabo não aparecem estes (ou parecidos) nas TVs e jornais? Fico sempre tão desiludido com o Rui Moreira (com quem até simpatizo bastante) por não ser muito mais cáustico do que é. É preciso que nestas oportunidades vincar a 100% ou 200% a forma como os outros ganham e nós somos prejudicados. O lance do golo do slb contra o Porto é precedido de ilegalidade gritante. Ponto. Mas o que eu tenho de levar em cima é do lado dos “meus” clamarem pela incompetência do clube (dos jogadores, do treinador e da SAD) e do lado dos outros da vitória justa, onde o único caso foi o penalty por assinalar contra o FCP (Rodriguez) e que o ano passado fizémos batota senão até tinham ganho o campeonato. Por alguma razão até a CD da Liga nos castigou por batota no Penalty!

    Xiça! Isto tem mesmo de ser assim?

    ResponderEliminar
  4. Só vi o programa em diferido e só depois de acabar de ver a Soraia Chaves?
    Algum dia se troca a Soraia Chaves por esse panasca a dizer alarvidades?
    No que vi em diferido foi uma autentica nojeira. O azeiteiro está convencido que perdemos o titulo no tunel do galinheiro...Já deverá saber aquilo que todos desconfiamos que vai acontecer! Na 2ª volta tem que haver sangue...

    O slbosta-Nacional foi o preludio para o que será 2010...Aquela agressão do bebado do girafa é de bradar aos ceus!

    ResponderEliminar
  5. Já ouvi dizer que o Dpto. Juridico da SAD do Porto já está a preparar o recurso para o TAS. Em Portugal não valerá a pena recursos.

    ResponderEliminar
  6. Ontem emocionei-me a ver a alegria dos adeptos do Leeds no final do jogo. Aconteceu futebol!
    Mas para quem não sabe a rivalidade entre Man. United e Leeds é uma das maiores de Inglaterra.
    O Leeds está a reconstruir-se, depois de terem ido à ruina após terem descoberto poços de petroleo en Eland Road. Só que lá não tiveram protecção nem da CS nem do governo...

    ResponderEliminar
  7. Amigo Santos,tiro-lhe o chapéu!
    É destes comentários que eu gosto de ler!

    ResponderEliminar