24 janeiro 2010

Uma passagem tranquila para as meias-finais

ESTORIL 0 - 2 FCPORTO

Marcadores: Belluschi ( 54´) e Orlando Sá ( 78')

Equipa: Nuno, Nuno André Coelho ( Álvaro ao intervalo ), Miguel Lopes, Maicon, Rolando, Tomás Costa, Belluschi, Rubén Micael ( 83´), Mariano, Guarin ( Falcao ao intervalo ) e Orlando Sá

O FCPorto conquistou a passagem às meias-finais da Taça da Liga de forma tranquila, com uma exibição q.b., mas com uma atitude competitiva mais aguerrida do que tem tido ultimamente, mais do que suficiente para bater uma equipa teoricamente mais fraca.

Se nalguma coisa a equipa portista é, neste momento, inatacável, é a sua atitude, a sua garra, embora por vezes leve a pensar que alguns jogadores não sabem mais, por exemplo, Mariano Gonzalez é cada vez mais um jogador a menos na equipa, Guarin se já é um jogador duvidoso no meio-campo, no ataque a jogar como extremo direito fica como um peixe fora de água, e até Orlando Sá, apesar do golo apontado, realizou sempre exibições apagadas quando foi chamado à equipa principal, se bem que o português vem de uma lesão grave e anda à procura do ritmo ideal, o que ainda leva a acreditar na melhoria das suas actuações.

Por outro lado, o FCPorto, com os jogos da Taça da Liga, fica a saber que Miguel Lopes e Maicon são duas boas opções quando necessitarem deles, Tomás Costa parece outro a jogar a trinco, pelo menos não complica, que a entrada de Rubén Micael na equipa titular é de caras, tendo com isso a equipa ganho muita qualidade no passe, se bem que ainda não seja ideal, o que é normal para quem tem poucos dias de clube. O madeirense esteve, globalmente, muito bem, pareceu-me um elemento a aparecer muito, e muitas vezes bem, no apoio ao ataque aparecendo muitas vezes na cara de golo, embora não estivesse tão eficaz como nos tempos do Nacional, é um jogador a ter em conta para o futuro próximo da equipa.

Foi uma exibição sem muitos sobressaltos, o FCPorto dominou os 90 minutos, controlou sempre as operações, mesmo quando parecia que o Estoril estivesse por cima, a equipa de Jesualdo Ferreira não deixava que isso acontecesse por muito tempo, apesar de uma ou outra defesa complicada de Nuno. A equipa esteve mais equilibrada e melhor tacticamente na segunda parte, com a entrada de Falcao, e a saída do inócuo Guarin, a equipa passou a jogar num 4x4x2, conseguindo uma melhor exibição, com maior objectividade.

Os golos apesar de aparecerem na segunda parte, já poderiam ter acontecido no primeiro tempo, o FCPorto teve muitas oportunidades para ir para o intervalo a vencer, principalmente, Rúben Micael que ainda falhou alguns golos quase feitos, Mariano Gonzalez foi outro dos perdulários.

Belluschi, aos 54 minutos, foi quem inaugurou o marcador, através de um livre de forma superior, não dando hipóteses de defesa ao guarda-redes do Estoril, coroando uma exibição positiva.

Depois, aos 78 minutos, Orlando Sá como um verdadeiro avançado, ganhou a bola ao defesa do Estoril e com um bom trabalho de execução, tirou da frente o guarda-redes adversário empurrando para a baliza adversária. Que este golo sirva para lhe dar alento e confiança para o seu futuro.

Obrigação cumprida, sem dificuldade, o FCPorto nunca teve o apuramento em causa, agora resta esperar quem lhe vai calhar nas meias-finais.

É tempo de começar a pensar no campeonato, principalmente na partida contra o Nacional que poderá ditar, e muito, o futuro da equipa na luta pelo título.


7 comentários:

  1. Apesar do 2º lugar do Grupo?!?!?

    Não, o FC Porto venceu o Grupo... a Briosa foi o melhor 2º!!!

    Já agora, quem querem receber a 10 Fevº: Briosa ou lamps?!?!?!?

    ResponderEliminar
  2. Gostei da garra da equipa,o Ruben Micael mostrou para o que vêm e ainda vai mostrar mais.Tomas Costa teve uma exibição positiva e o Bellushi mostou-se mais desinibido e que o golo do Orlando Sá lhe dê confiança.
    Vamos vêr como é que vão ser tratados os incidentes antes do jogo!
    duck

    ResponderEliminar
  3. já está corrigido. Obrigado pela chamada de atenção.

    ResponderEliminar
  4. Inenarrável Guarín. Se a médio ala já é fraco, a extremo mete dó, perdeu seguramente mais de 90% das bolas, fáceis, difíceis ou assim-assim.

    Continuo sem perceber se Tomás Costa é ala de raiz e Guarín não, porque não trocaram de posições? Afinal, se nem o frouxo Perdigueiro joga mais a trinco?...

    Mais uma 1ª parte a jogar com 10 ou mesmo com 9.

    Bastou meter o Álvaro e o Falcao para tudo se tornar diferente. Depois o Mariano está totalmente desmotivado e assim mais vale ir embora.

    ResponderEliminar
  5. uma boa atitude, mas uma exibição fraca de alguns jogadores. vi o mariano parado nalguns lances, um guarin que ora dá sinais de bom jogador, ora dá sinais de que não tem lugar neste clube.

    gostei do orlando sá e do tomás costa, que parece outro. ainda hoje fiquei a pensar cm é que havia clubes a querer o bolatti quando ele veio para cá e ele custou cerca de 2 milhoes e este pedriger custa 4,2 milhoes (segundo os jornais) e nunca ninguem ouviu falar dele e ve-se que nao é jogador para o porto.

    no final, resta um Porto em 1º e a jogar em casa nas meias-finais, recebendo agora uma academica ou um benfica. nao sei o que acontecerá se jogarmos com a 2ª equipa contra o benfica.

    temos 6 jogos em 18 dias: academica/benfica, leixoes, arsenal, braga, taça de portugal e sporting.

    serao jogos dificeis e que definirão toda uma época, ja que ha eliminatorias das 3 competições e 2 jogos muito difíceis po campeonato. esperemos 2 bons sorteios, a começar ja amanha com o sorteio da taça de portugal. um chaves ou pinhalnovense vinham mesmo a calhar

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Como se trabalha o ângulo das cameras do circuito interno de televisão no estádio da agremiação corrupta.

    http://oantilampiao.blogspot.com/2010/01/o-angulo-certo.html

    ResponderEliminar
  7. porto-sporting para a taça e já para a semana... isto nao vai ser facil para o porto com tantos jogos e tantas competições

    ResponderEliminar