23 dezembro 2009

Aviões distraem dos túneis...



Será isto digno da transparência muito apregoada no regime sobre si próprio, ou gato escondido tem o rabo de fora e umas histórias estranhas de urbanizações na zona do "túnel" tem algo a ver com o poder absoluto na capital do Império?

Sou do tempo em que, à imagem do teatro de revista (que hoje apenas sobrevive), a sátira se fazia ao poder político amiúde e aos corredores da política, sempre centrada na capital. Era quando o País mais ria do seu umbigo em barriga inchada. Hoje, democraticamente, numa capital transformada em sorvedouro único que até do Douro leva uma histérica corrida de avionetes, os engraçadinhos olham para a "província" com o desdém de piadas baratas, mas quiçá com medo de enfrentar os demónios dos poderes fácticos que estrangulam a Imprensa e manietam a Justiça.

Tal como os divertidos deputados que se habituaram a governar, obedientes ao chefe e latindo a seu mando, as graçolas da rapaziada chique que enche as revistas sociais e inunda manhãs e serões dos canais tuga "comentam" em revista o resto do País, poupando afanosamente o que poderia cair-lhes em cima do lombo e de alguma conta bancária.

Não é só o parolo Rui "ai-ai-ai, ai-ai-ai" Santos a criticar aqueles que, como com Scolari, ficavam muito à distância. Porque o "ai-ai-ai, ai-ai-ai, que raio de Democracia é esta" já levou no trombil à saída da estação e até juraram saber-se do agressor mas até hoje o respeitinho é muito lindo e misérias atrás da porta, espeicalmente da nossa, não interessa carpir. Até o triste fado caiu em desuso e não se cantam as tristezas de antigamente.

Que melhor do que desviar as atenções dos túneis tumultuosos onde a luz amiúde vai abaixo do que, em momento zen do terrorismo debaixo da lona sob a capa irónica de assistentes de recintos desportivos (ARD, vulgo "stewards"), comentar-se num programa pimba da SIC a capacidade de Reinaldo Teles praticar karaté segundo as aparências de uma revista da especialidade?

Será por isso, no silêncio dos corredores da justiça que iliba de per si o PM de mais uma tenebrosa face oculta, com as togas negras sinistras da justiça só para os outros, até com o prsidente do STJ a pedir de novo a censura, sob tutela política!, na informação como se ela já fosse livre, que uma notícia deste teor seja de tal forma encriptada que presuma i) ter de escapar ao escrutínio investigativo do próprio Õrgão de Informação (JN); ii) evitar puxões de orelhas de gabinete ministerial; iii) penar por publicidade do Estado para sobrevivência de grupos de média acotovelando-se na missão de jornal mais "freteiro" ou de "encomendas"?

Lisboa: Câmara aprova perdão de dívida de 9,5 milhões da EPUL
21h15m
Lisboa, 22 dez (Lusa) -- A Câmara de Lisboa aprovou hoje o perdão de parte da dívida da EPUL -- Empresa Pública de Urbanização de Lisboa - no valor de 9,5 milhões de euros, importante para o "saneamento financeiro" da empresa, disse António Costa.
Para o presidente da autarquia,que criticou a gestão da empresa noutros executivos camarários, o perdão de dívida prende-se com a "grande fragilidade financeira" actual da EPUL.
Falando aos jornalistas no final de uma reunião da Câmara de Lisboa, Costa afirmou que a EPUL "assumiu" em anos recentes "um conjunto de despesas que nada têm a ver com a essência" da empresa.
in JN online, negritos meus

O que será "um conjunto de despesas que nada têm a ver com a essência! da EPUL?

EPUL pagou 1,3 milhões a mais ao Benfica
"A Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) pagou mais 1,3 milhões de euros ao Sport Liboa e Benfica pelos ramais de ligação ao novo estádio do clube de futebol. A informação enviada à Procuradoria-Geral da República revela “indícios da eventual prática de ilícitos criminais” em relação a este processo.A informação é avançada hoje pelo “Correio da Manhã” que revela que a EPUL enviou ao procurador-geral da República, Pinto Monteiro, o relatório do inquérito sobre “as facturas relativas à conclusão de ramais de ligação às infra-estruturas de subsolo para o novo estádio do Sport Lisboa e Benfica”.
O jornal, que teve acesso ao inquérito, adianta que o documento entregue pela EPUL revela “indícios da eventual prática de ilícitos criminais” relacionados com o pagamento ao Benfica.No total foram pagos 8,1 milhões de euros pelas obras de ligação ao novo estádio, quando no contrato consta cerca de 6,8 milhões de euros, ou seja, mais 1,3 milhões de euros do que o contratado.
"in Jornal de Negócios, Dezembro de 2008

E o que terá acontecido este tempo todo que a famosa procuradora não logrou investigar com sucesso?

4 comentários:

  1. De facto o FCP está manietado quer pelos constrangimentos empresariais quer pelos regulamentos disciplinares quer pela nula influência nos media.

    Resta os blogs mas os blogs ainda riscam pouco.

    Proponho uma união dos blogs portistas na forma de uma " Associação para a promoção da honra e dignificação do FCP e de todos os Portistas" com estipulação de jóias e quotas e que serviria para intervir na sociedade para combater aquilo que o próprio FCP não pode/não consegue combater.

    ResponderEliminar
  2. Zé Luis

    A senhora que ontem brincou com R.Teles, participa muitas vezes em programas da Tv do SLMerda. Em lisboa todas a conhecem mais que os de Braga conhecem a sua igreja.

    Antes do jogo Benfas-FCP, a sport tv resolveu falar do coração e para isso convidou um ilustre cientista da matéria. Não é que a meio da entrevista o homem assume a sua simpatia pelo Benfica (? )quando ninguém o tinha questionado sobre a sua cor preferida!!!

    Até para se ser comentador de um assunto qualquer, é necessário arranjar um amigo benfiquista?

    ResponderEliminar
  3. Kostadinov,
    obrigado

    não sei quem é a senhora e só de passagem, e por acaso, vejo programas pimba.

    Eu só chamo a atenção para coisas que vou vendo, amiúde sem perceber porquê e quem são os "artistas", mas isto tudo revela como a vida nacional está condicionada ao que em Lisboa vêem a bem do País. Do seu próprio umbigo não falam e julgam que têm um rendimento per capita porque produzem, quando sorvem todo o dinheiro que era suposto ser distribuído pelo País com a alegação de que tudo vai para Lisboa para ser distribuído pelos cidadãos nacionais mas com rendimento atribuído à capital - e julgam-se os maiores.

    ResponderEliminar
  4. Eu conheço a "senhora". É sportinguista assumida. Coitada, a rapariga até é "esperta" mas os guiões televisivos mandam em tudo o que ela e outros têm que fazer. É e foi - a tal cena - de uma estupidez total, não teve graça e nem sequer foi pertinente. Não têm a ver com ela, têm a ver com a merda de produtores que andam por aí. Esses comigo não têm trabalho mas a verdade é que são mais que as "mães".

    Contudo o FCP continua a insistir que não tem que ter um canal de comunicação próprio. É a inteligência do "não sei do quê".

    Viva o Labaredas, "a maior «bimbalhiçe» da blogosfera"

    ResponderEliminar