19 dezembro 2009

Dizem Sicília, não é?


PJ investiga ameaças de morte a árbitros
Judiciária investiga telefonemas feitos a vários árbitros por ocasião de jogos do Benfica

NUNO MIGUEL MAIA E MANUEL LUÍS MENDES
A Polícia Judiciária está a investigar, em Lisboa e no Porto, vários casos de ameaças de morte e ofensas à integridade física ocorridos nos últimos tempos contra vários árbitros de primeira categoria e respectivos familiares.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, apresentaram queixa às autoridades pelo menos três juízes e um dirigente da arbitragem. Os ofendidos terão sido contactados através dos seus telemóveis particulares, ora mediante chamadas telefónicas, ora através de mensagens escritas.
Entre eles estão Jorge Sousa e Vasco Santos, ambos árbitros do Porto. O caso aparentemente mais grave ocorreu com Jorge Sousa.
O JN confrontou, ontem, os árbitros em causa com estes factos. Jorge Sousa não quis comentar. Por outro lado, Vasco Santos, sem se alongar, referiu que "essas questões estão a ser tratadas nos locais próprios".
Todavia, de acordo com fonte conhecedora dos factos, Jorge Sousa recebeu um telefonema de um número anónimo a 31 de Outubro, logo após a partida Braga-Benfica, vencida pelos bracarenses por 2-0. O interlocutor da chamada terá dito que, por aquele juiz ter-se "portado mal", a sua mulher, que estava "sozinha" em casa, iria sofrer "consequências".
Sucede que, naquele dia, a esposa de Jorge Sousa estava efectivamente sozinha em casa, o que demonstrava conhecimento privilegiado da vida familiar do árbitro. Por essa razão, Jorge Sousa pediu imediatamente ajuda ao comandante da GNR presente no Estádio do Braga, para se certificar das condições de segurança dos seus familiares.
Outro árbitro presumivelmente alvo de ameaças foi Vasco Santos, também do Porto. A comunicação telefónica terá ocorrido pouco antes do jogo Benfica-Nacional, no passado dia 26 de Outubro, que terminou com uma vitória, por
6-1, do clube da Luz.
Situação semelhante terá acontecido também, pelo menos, a um árbitro da zona de Lisboa e também a um dirigente da arbitragem, em ocasiões que, até à hora de fecho desta edição, o JN não conseguiu confirmar. Todos os casos estão sob a alçada da Polícia Judiciária, pelas directorias de Lisboa e do Porto.
Preliminarmente, de acordo com informações recolhidas, a investigação terá já apurado que chamadas e mensagens escritas partiram de números localizados num país do centro da Europa, o que, segundo fonte judicial, demonstra alguma "sofisticação" no método utilizado.
A Judiciária prossegue as investigações, procurando averiguar a verdadeira origem das ameaças. Mas o facto de as chamadas terem partido de um país estrangeiro, embora da União Europeia, pode representar obstáculo às averiguações. Poderá ser necessário recurso a cooperação internacional.
Amanhã, Jorge Sousa conduzirá o jogo V. Setúbal-Marítimo. Vasco Santos não foi designado para arbitrar esta semana




9 comentários:

  1. Boa tarde parabens pelo blog, é um grande espaço de referencia para o adepto portista.

    Sou moderador do blog ZonaDesportiva, e pretendo saber se alguém está interessado em defender o FCP no nosso espaço online, numa crónica semanal.

    aguardo, contacto para o mail zonadesportiva@gmail.com,

    obrigado pela atenção e bom trabalho

    http://www.zonadesportiva.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. quero ver isto na CS

    Quero ver isto na bola, no rascord, na tvi, na sic, na rtp. Espero para ver
    Offline

    ResponderEliminar
  3. Já percebi.

    O Zé Luís não é portista, antes de ser portista é anti-benfiquista.

    Este blog passou a ser um blog anti-benfiquista.

    ResponderEliminar
  4. André,
    você sacou, né?

    agora grita
    EUREKA!!!

    Mas, e porque não?
    Isto é matéria que interessa a todos, não?
    Causa-vos muito espanto ou perturba assim tanto esta referência?

    Aliás, basta ler o post abaixo e outros por aí abaixo.

    Peçam à Leonor para "dactilografar" outro livro que a gente não entendeu o primeiro...

    ResponderEliminar
  5. Dá-lhes Zé Luís, é assim mesmo. Amanha aquilo vai ser uma pouca vergonha, já se sabe. Se eles não forem campeões este ano e se não forem á Champions aquela pocilga fecha. Amanha vai valer tudo naquele esgoto, temos esgoto, temos slbosta e temos lucílio bosta, o cheiro a merda com o vento Sul já chegou ao Porto,coitados dos nossos Campeões.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que juciária do amigo orelhas já está a tratar do assunto!
    A comunicação social nomeadamente as televisões teem feito a sua parte que é estarem quedas e mudas como convem!
    A ser verdade na minha terra isso tem nome e é coacção!
    Portanto glorigozo para a segundona até vêr!

    ResponderEliminar
  7. O Zé Luís não é anti-benfiquista, é anti-máfia, que é aquilo que o Benfica se tem tornado com o Orelhinhas. É só ler tudo o que se passa.
    Alguém que me lembre o que dá a coação a árbitros. Descida de divisão, não é? Cá a espero. Se não acontecer, podem ter a certeza que continuo a ser "anti-benfiquista", não sou a favor de quem compete com ajudas.

    ResponderEliminar