03 dezembro 2009

Parece que o relvado tem influência…


Eu não tenho dúvidas de que a maioria dos adeptos é puramente irracional e, daí, age e pensa irreflectidamente. Independentemente das cores clubistas, falta em geral uma percepção real dos múltiplos aspectos que rodeiam um jogo de futebol ou a formação de um plantel, para não falar da iliteracia económica para ler e apreciar os relatórios e contas. Há wuem veja só o resultado e negligencie a exibição, ou porque o jogo não justificou o “score” ou porque o desfecho final não reflectiu a qualidade do jogo, estando amiúde desfasados uma coisa da outra. É assim o futebol e devia ser visto com mais atenção do que uma mediática exposição do Desporto-Rei justifica. Mais conhecimento e menos hipocrisia, tudo pela incapacidade de avaliação real e potencial das forças em presença e dos múltiplos factores que influenciam dentro e fora do campo. Torna-se, de facto, apaixonante, mas o nível global de comentários, continuo a pensar assim, é de uma mediocridade atroz. Ou porque a Imprensa da especialidade não ajuda, ou porque os paineleiros são do pior nível dos mais iletrados adeptos, a verdade é que a cada dia que passa dá-se uma no cravo e outra na ferradura.

Isto a propósito de, surpreendentemente, no rescaldo do dérbi lisbonense, ter-se falado do relvado de Alvalade como justificativo de um fraco jogo globalmente considerado. Alegadamente prejudicou as duas equipas, mas só uma se queixou verdadeiramente e talvez Jorge Jesus quisesse desviar as atenções de mais um jogo menos conseguido do Benfica face a um Sporting transfigurado para muito melhor e com o qual o antes suspeito Carvalhal conseguiu fazer o que o antecessor Paulo Bento não conseguia por óbvias limitações técnicas e até conceptuais no que a argumentos tácticos diz respeito.

Já se usou dois pesos e duas medidas para muita coisa no futebol, do campo disciplinar aos critérios dos árbitros sempre gritantes no assinalar de faltas e punir com cartões. Mas ainda há dias se questionou, com alguma gravidade sem o caso justificar tantas dúvidas, se o FC Porto não devia ter jogado no lamaçal de Oliveira de Azeméis (na foto). Um campo ou alagado sob chuva ou impraticável quando limitado às poças e charcos. Infelizmente, até adeptos portistas achavam que o FC Porto devia sujeitar-se a tal prova, como se o futebol fosse um “trial” para motos ou pista de lodo dos fuzileiros.

Tal a disparidade de observações é anedótica e diz bem do senso geral da mediania e mesmo mediocridade em que se quer manter o futebol. As instituições FPF e Liga lavaram as mãos como Pilatos e o jogo da Taça de Portugal corre o risco de ser jogado no pico do Inverno naquele campo sem condições para o jogo nem conforto para o público. Querer nivelar-se por tão baixo e obrigar uma equipa do topo europeu a visitar um adversário que se considera actuar num “caixote” é revelador da falta de qualidade e critério com que se observa o futebol. Pode ser um jogo do povo e para o povo, mas não descendo ao nível de indigência mental em que pretendem mantê-lo.

Foi, para mim, surpreendente a alusão ao mau relvado de Alvalade. Até porque há relativamente pouco tempo Paulo Bento tinha denunciado o problema que se colocava logo à partida ao Sporting a jogar em casa num piso inadequado para a desejada qualidade que exigem os seus adeptos e desejam os restantes. Como, entretanto, ouvi comentadores até de vários clubes dizer que não se justificara o cancelamento do Oliveirense-FC Porto, não deixo de fazer este reparo, até porque Alvalade continua a ter, apesar de tudo, um relvado minimamente decente. E não foi Carvalhal quem se queixou, pois lá também já tinha estado como treinador de equipas adversárias.

Mas pior do que os relvados – e há muitos anos, mesmo do tempo das Antas, o FC Porto tem o melhor relvado do País --, em que poderia inserir-se o péssimo piso do Jamor estupidamente eleito para palco das finais da Taça de Portugal (precisamente), não havendo decência nem coerência não é possível melhorar o discurso e as apreciações do jogo em Portugal. De resto, são sempre os mesmos a perder, invejando o FC Porto pelo seu sucesso e postura.

Crónica semanal do blog Portistas de Bancada para o Futebol "O desporto rei"

O Portistas de bancada contribui com uma crónica semanal no Futebol: Desporto-rei, a convite deste. A parceria destes blogs tem montra à 5ª feira. Quem quiser ler, clique no título acima.
(ACT.) - este post foi escrito na 4ª feira, antes ainda de se conhecer o desfecho das negociações (não se admiram?, com dois clubes, FPF e duas associações distritais, ao jeito de um verdadeiro "fim de guerra") que farão o jogo decorrer a 6 de Janeiro. E às 14.30h, pelo que deve ter, com ou sem cadeiras, numa 4ª feira à tarde, uma bela assistência a bem de uma receita de uns 1600 pagantes a distribuir pelos clubes e a Federação. Como a Oliveirense quis continuar a subjugar a sua ideia de espectáculo, competição e negócio, pretendeu jogar entre o Natal e o Ano Novo, a 27 ou 28 deste mês. Data, bem ou mal, reservada para férias do futebol profissional e decretada pela Liga. A Oliveirense, que joga na II Liga certamente por acaso, claramente não faz parte mesmo deste filme. E não acaba sem dar mais uma noção da estupidificação do futebol em Portugal. Ronceiro. De amadores. Há quem ache normal, mas... o burro sou eu?!

7 comentários:

  1. Sinceros parabéns pela qualidade e oportunidade do post.
    Cada tem tem o futebol e as instituições que merece...e muitos, mesmo muitos portugueses, para não dizer em geral, são mais "tugas" que cidadãos.
    Por alguma razão "estamos", os portugueses, colados ao estigma bem real da INVEJA!!!!! e, como bem sabemos, o F.C. PORTO que o diga...porque saiu há muito tempo da mediania/medíocre nacional.

    ResponderEliminar
  2. Entretanto ficamos na mesma, aliás como é apanágio no nosso País.

    Reuniram-se todas as partes responsáveis(FC Porto- Oliveirense - Federação) e de lá saiu uma data, por mim a data não é objeção muito pelo contrário por mim jogava amanhã se fosse possível.

    As minhas desconfianças em relação ao jogo continuam:

    O relvado estará bom até ao dia 29(dia esse em que há uma inspeção por parte da FPF)?

    Visto que já há cadeiras outra vez haverá espaço para todos os que compraram o ingresso para o jogo?

    O meu medo é conhecer bem demais este país, vamos continuar a ver estádios(coloquei estádio porque à anos que este recinto é assim e nunca mudou porque não quis e porque nunca foi obrigado a fazê-lo) como os de Oliveira de Azemeis?

    Continuamos na mesma.

    Zé Luís não tive oportunidade de comentar os outros posts mas deixo desde já os meus parabéns pelos mesmos.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  3. "estamos", os portugueses, colados ao estigma bem real da INVEJA!!!!! e, como bem sabemos, o F.C. PORTO que o diga...porque saiu há muito tempo da mediania/medíocre nacional. - jdm.dragao lisboeta

    Caro amigo (bem reaparecido)
    deve ser por isso que, num estudo, se conclui que só um em cada cinco portugueses (portanto, apenas 20%, ou seja dois milhões de pessoas, talvez os adeptos do FC Porto apenas) tem um nível de literacia mediano ou acima da média.

    Obviamente, é elementar no quadro das reacções nos mais diversos campos que temos assistido e nos dão a imagem da pobreza que é Portual e os portugueses.

    Um estudo, aliás, na esteira de outros que, há alguns anos, concluiu da mesma maneira. Foi quando ouvi falar de iliteracia. Daí para cá nada mudou.

    ResponderEliminar
  4. "deve ser por isso que, num estudo, se conclui que só um em cada cinco portugueses (portanto, apenas 20%, ou seja dois milhões de pessoas, talvez os adeptos do FC Porto apenas) tem um nível de literacia mediano ou acima da média."

    :)

    Zé Luís, a este propósito, recordo-me de uma sondagem a nível nacional efectuada pelo jornal a bolha, há bastantes anos (talvez 25 ou 30 anos? não recordo bem).

    foi uma sondagem realmente bem feita, incluía profissões, idades dos adeptos, adeptos por distrito, qul o segundo clube preferido, etc...

    recordo-me que na altura os adeptos do sporten ganhavam em Lisboa, os do FCPorto no Porto e os do ben7ica no resto do país.

    curiosamente, um dado que fixei foi que, mesmo a nível nacional, o FCPorto era o clube que tinha mais adeptos entre o que eles chamaram de "classe intelectual" (não me recordo do critério usado para definir "intelectual").

    recorda-se disso? desculpe a pergunta, mas sei que a sua memória é muito melhor que a minha :)

    ResponderEliminar
  5. Prezado Zé Luís,

    Pois é, infelizmente a "mala-saga" continua. E, apesar de útil, não é (apenas e sobretudo) com Centros Novas Oportunidades que se vai lá.

    Quanto ao jogo da Taça, quem sabe se com a imposição de recolarem as cadeiras e com os bilhetes já vendidos a sobrar, a Oliveirense e FPF não se vejam "obrigadas" a ter que mudar o palco do próximo dia 6 de Janeiro?!

    p.s.: Aproveito para dizer que sou leitor (quase) diário deste de alguns outros blogs portistas; porém, comento poucas vezes, seja por falta de tempo, descrição ou porque às vezes a melhor opção rege-se pelo silêncio voluntário. A minha acção em terras de al-Lixbuna acontece no convívio diário com os amigos e colegas, lampiões e lagartos incluídos, onde o F.C. PORTO está sempre presente.

    ResponderEliminar
  6. http://www.peticao.com.pt/independencia-norte

    ResponderEliminar
  7. nibigdeal, por sinal não tenho memória disso em concreto, lembro vagamente de vários estudos mas nenhum específico. Mas para ter essas conclusões, eh, eh, eh, eh... deve ser verdadeiro.

    ResponderEliminar