04 dezembro 2009

Como diria o Fucile, isto está a ficar lindo...



V. Guimarães, 1 -- FC Porto, 4

Varela 12, Falcao 32, B. Alves 66, Rodriguez 86

Helton; Fucile, Rolando, B. Alves, Álvaro; Fernando, Belluschi (Guarín 58), R. Meireles; Varela, Falcao (Hulk 58), Rodriguez (Farías 89).

Chegar e arrasar. Para conquistar. Mas só vê quem quer. Há adeptos portistas que passarão a ser "são tomenses": ver para crer. Ver como é diferente jogar com Fucile em vez de Sapunaru e, assim, as laterais com Álvaro são fortíssimas subindo cada um à vez mas com raça, defendendo de forma séria e com carácter. É fantástico jogar com Varela e Rodriguez cada vez mais perto do seu melhor e ambos com golos. Os alas-flanqueadores defendem o seu corredor (e o defesa atrás de si) e são percutantes a atacarem também a área, com a máxima profundidade no jogo. Deste modo, com defesas e médios contrários como bombeiros em fogos múltiplos, Belluschi fica nas suas quintas e também se aproxima da sua capacidade de cruzeiro. Meireles está a estabilizar como pêndulo determinante nos movimentos defensivos-ofensivos e, também ele, Fernando passa a respirar melhor na sua zona de acção.

OK, ainda houve lapsos: três e graves. Mas esbatem-se nas enormes melhorias do colectivo que esteve insuperável. Com todas as suas armas em ponto de mira assestado, o FC Porto vai chegar onde quer. Podia ter feito, de novo, oito golos, mas já não anda longe. Jesualdo está a fazer a gestão: de esforços, de expectativas, de titulares. Já perceberam porque Hulk tem aparecido no banco? Ou preferem continuar a dar palpites como se soubessem tudo sobre quem está melhor e joga como deve, solidariamente, no colectivo?

O V. Guimarães impôs, e bem, derrotas aos dois primeiros da Liga, mas o FC Porto é outra coisa. De outro campeonato. Tal como na época passada, o FC Porto demonstra querer ligar o turbo. Em 2008-09, também venceu o Rio Ave (3-1, bis de Farias que resgatou a vitória quase no fim), depois de empates em casa com Sporting e Benfica. Depois foi a Guimarães confirmar (também 3-1) que era imparável rumo ao tetra. Farias fez a assistência para Varela bater os vila-condenses há oito dias. Varela indicou de novo o caminho ao abrir a contagem em Guimarães. Falcao atirou à trave e voltou a acertar num guarda-redes, marcando de permeio o 0-2, ontem. Em todos os capítulos o FC Porto foi fantástico. Não exagero. Esta é a equipa e a forma que eu esperava, depois do que vi na jornada anterior. E apesar de os (des)atentos do costume terem apontado o amarelo a Beto por queimar tempo na jornada passada, os guarda-redes adversários começam a destacar-se face ao futebol ofensivo dos dragões. Para muitos ainda não será demolidor como apelidaram outros concorrentes. As primeiras páginas, amanhã, não vão dizer que o FC Porto agarrou o Benfica, como diriam se fosse ao contrário. Mas o FC Porto segue o seu caminho. Triunfando. Desfrutando. Podia ter marcado cinco golos em meio jogo, como há dois anos em Guimarães.

A 1ª parte foi do Porto, a 2ª parte foi do árbitro. Nos intervalos em que o Porto não jogava. Jorge Sousa viu uma equipa de branco e julgava ser de vermelho. A disciplina foi criteriosa só para os azuis. Os amarelos pareciam encaminhados. Salvo já, por esta criteriosa nomeação, de apitar o Benfica-Porto, Jorge Sousa teve o auxílio merecido: qualquer dos seus assistentes, o José Luís Melo benfiquista de Valongo e o Ramalho do cachaço na Luz, arrancaram foras-de-jogo a Rodriguez que não passam nas instruções dadas a uma pleiade de árbitros "normais" e conscientes. Agora preparem lá o SLB para a Luz. Ou outro sócio, o Proença. Assim poderão ter hipóteses. Mas não deixem o balão esvaziar.

Isto está, de facto, a ficar lindo. Disse o Fucile. E bom fim-de-semana!

p.s. 1 - apesar do conclave em Aveiro, qual armistício de Paris ou Paz de Amiens para a "guerra dos 15 dias", os gabinetes federativos saíram com Águeda como local e o dia 2 de Janeiro como data para o "infindável" Oliveirense-FC Porto. O Leixões deve ter "desistido" de ir ao Dragão para a Taça da bolabarage (belíssima designação do Estilhaço Bibó Porto, carago!) nesse dia. Ou o FC Porto (que nada diz do jogo que antes estava agendado com os do Mar) faz dois jogos no mesmo dia... Ah, o local mudou e a hora também: será às 20h. Parece que a TV fica com trabalho facilitado. E, afinal, sempre há mais espaço e comodidade minimamente condigna para os adeptos. Se o chaparro do presidente "quero jogar em casa e sou irredutível" da Oliveirense vendeu o local, a hora e porventura a relva que comprou para o seu "caixote" ficar pronto a tempo e horas, escusava de dar-se ao trabalho de jogar. Até porque Águeda costuma ser susceptível de inundações no Inverno.


p.s. 2 - Portugal leva com C. Marfim, Coreia do Norte e Brasil. Cai no pior grupo, com a melhor equipa africana e um forte candidato no Mundial-2010. É a posição (G4) que obriga a mais viagens e mais longas, como aqui antecipei. Deixado para o fim do sorteio, Portugal podia ter calhado no grupo da Itália (F) ou da Espanha (H): ficou no meio de uma salgalhada. Agora resta vencer os 3 jogos como em 1966, basta jogar o Eusébio, pois o Liedson sente-se sozinho e acaba de amesquinhar Postiga no clube e vedar a sua entrada na selecção. Depois o Brasil que meça forças com a Espanha.
Entretanto, leio que o que chamaram melhor jogador do mundo não ficou "contente" e acha "complicado" o grupo de Portugal. C. Ronaldo, que um dia disse que se todos fizessem como ele Portugal já teria sido campeão mundial, dá o mote aos colegas que tudo fizeram para ele poder ir à África do Sul. É mesmo o Cabo das Tormentas.
p.s. 3 - E, ainda, leio (Le Monde, via Expresso online) que Platini acha "que a arbitragem está morta". Como ficou fixado nos "batoteiros", deve ter-se dedicado a ver os jogos em Portugal. Só pode.

30 comentários:

  1. Jogo grande…

    2 equipas em crescendo…

    O Jesualdo volta a mexer: sai Maicon, Beto, Hulk… entra: Hélton, Rolando e Varela! Apesar de tudo nada a apontar, a teimosia no 4-3-3 nunca vai permitir conciliar Rodrigues, Varela e Hulk… um deles tem que sair, e para jogar na linha também prefiro que saia o Hulk.

    O Porto fez uma entrada forte e uma 1ª parte forte. Os golos forma surgindo com naturalidade, justiça e mérito… o Guimarães esteve irreconhecível. O meio campo do Porto esteve óptimo a pressionar, a recuperar e a criar com dinâmica… a certa altura, pelo minuto 25, pensei que tínhamos criado mais ataques com passes de ruptura do que nas anteriores 5 jornadas juntas!

    A segunda parte iniciou-se muito mal… o treinador vimaranense soube equilibrar a equipa e explorar as pouco conhecidas debilidades defensivas do porto, nomeadamente entrando pelo centro em toque curto. A entrada de Hulk não trouxe nada de novo… nem de outra coisa qualquer. Apenas a entrada de Guarin repôs o equilíbrio ao meio campo.

    Entretanto o Guimarães foi perdendo várias oportunidades para marcar e o Porto selou o marcador com muita eficácia, jogando em transições rápidas já com o adversário aberto a jogar de 1 para 1.

    Foi óptima a vitória, suada, arrancada e muito merecida. Daquelas que enche os adeptos de orgulho pela entrega dos jogadores, e que pode motivar os mesmos para embalarem confiantes para as próximas vitórias. Estamos a meio de um ciclo de jogos que pode determinar a mudança de rumo na competição interna, o jogo de hoje foi a primeira batalha ganha.

    Aposto que amanhã nenhum jornal vai preencher a capa com um título do tipo: “Porto goleia…”, “Benfica sob pressão…”, “Porto apanha Benfica”…

    ResponderEliminar
  2. Eu não vi o jogo mas ouvi os comentários do treinador.
    Parece-me que a equipa está a subir e agrada-me de sobremaneira Varela que está a demonstrar uma enorme utilidade.
    Ouvi boas referências a Meireles, a subir de produção e espero que Falcão resolva de vez a pontaria pois se fossemos eficazes, davamos goleadas também, tal o volume de jogo que se está a produzir.
    O Fucile tem o dom de fazer óptimas e curiosas afirmações, tal como no ano anterior e que foram bem caçadas pelo Zé Luís em mais um post excelente.
    Espero que esta vitória, mesmo com uma segunda parte pelos vistos não tão boa seja motivadora para o grupo e para os adeptos.
    Agora sentados no cadeirão e um sorriso nos lábios, esperemos pelo que nos vai trazer o fim de semana desportivo.

    ResponderEliminar
  3. É, pá! Ainda bem que o Nuno Silva não é o expert Nuno Sousa ou levaríamos com mais uma lição táctica de ataque continuado.

    ResponderEliminar
  4. Do 8 ao 80 em apenas 1 mes.
    O FCP fez a mehor exibição da epoca até á data e tem vindo a crescer jogo após jogo.
    Houve muitos adeptos do Porto que não gostaram do FCP frente ao Rio Ave,erradamente a meu ver e a prova disso foi esta jogatana!
    A Primeira parte teve entrada á Dragão (finalmente) e o resultado ao intervalo é lisonjeiro para os da casa que fizeram o golo de livre com o consentimento e a apatia (mais uma) do Helton!!
    Vão dizer e bem que a perda de bola do Belluschi é inaceitavel, mas tambem foi ele que ajudou na construção do 1º golo do FCP!
    Na 2ª parte o professor reforçou o meio campo depois de 15 mns aflitivos, mas a tempo de construir um resultado bem gordo...se calhar como não vestem de vermelho, não têm direito a capas de jornais demolidoras , mas para muita gente que apostava num deslize, vão ter de contar connosco até ao fim do campeonato e a demonstrar que afinal temos PORTOOOOOOOO!!!
    PS: Grande jogo de Rodriguez!!

    ResponderEliminar
  5. não penso que tenha sido a melhor exibição da época... essa terá sido em Stanford Bridge!

    Mas concordo que foi a vitória melhor conseguida da época!

    ResponderEliminar
  6. "como é essa do Nuno Sousa!?"

    Nuno Silva, não é consigo. E não gosto de alimentar dilemas.
    a) ou vai aos comentários do pós Porto-Rio Ave e encontra;
    b) ou espera por algum post elucidativo sobre ataque continuado (sem estarmos a falar do Barcelona).

    Mas, sabia que os adeptos do FC Porto, sendo experts, são mesmo exigentes?

    ResponderEliminar
  7. "não penso que tenha sido a melhor exibição da época... essa terá sido em Stanford Bridge!"

    E eu a pensar que as vitórias morais não eram da "exigente" massa assobiativa portista...

    ResponderEliminar
  8. A 1ªparte foi do melhor que vi esta época, o banco fez muito bem ao Rolando, Varela e Rodriguez fantásticos, mas houve outros bem.
    A revista do JN anuncia hoje que o PORTO vai jogar com o Real Madrid no Santiago Barnabéu, está cada vez pior, é o que faz ter marcelinos e tadeias etc. nas chefias de redação a mediocridade alastra-se.

    ResponderEliminar
  9. zé luis... eu não apologista das vitórias morais... mas fazer o que fizemos na casa do Chelsea é obra... não saímos de lá com o empate por mera infelicidade. Comportamental, táctica e técnicamente estivemos irrepreensíveis e falhou apenas a finalização, até porque do outro lado está o melhor guarda-redes do mundo! Aquela segunda parte foi bossal.

    quanto aos assobios só mesmo para a displicência ou falta de empenho, quando ainda nada está comprometido! Quando a equipa necessita há que apoiar.

    ResponderEliminar
  10. "não saímos de lá com o empate por mera infelicidade" - Nuno Silva.

    Não te apoquentes. Não "esquentes".

    Estou muito bem disposto. E só quis ironizar. Sem querer gozar contigo. Também perdemos em Braga por infelicidade. Até podíamos ter empatado no fim... Perdemos no Marítimo por infelicidade. Aquele autogolo do Rolando...

    Como diria o outro, "o futebol é isto".

    p.s. - não percebo essa do "bossal". Sem ironia. Bossal?

    ResponderEliminar
  11. como eu amei termos comido o cu aos vitorinos! Esses traidores oportunistas ratos de bueiro!
    puta que os pariu!

    ResponderEliminar
  12. RTP-n, jornal das 00h- "um jogo que o vitória podia ter ganho..."


    nota- no lance do primeiro golo a sport tv repetiu o desarme do beluschi 6,7 vezes na dúvida-não há- se não teria havido falta, no lance do livre do primeiro golo do vitória, o desarme do Fernando não é limpo? só repetiram uma vez....

    ResponderEliminar
  13. Grande jogo e grande vitória sobre o VSC!

    A equipa está claramente a crescer de forma e, com um pouco mais de concentração em alguns momentos, pode arrancar para uma boa série de jogos seguidos a vencer.

    Estou convencido que o Penta será nosso :)

    Hymne: corte limpinho! Podes ver em http://www.fcporto.pt/Videos/Futebol/liga_portuguesa.asp

    Força Porto!!!

    ResponderEliminar
  14. Ze Luis,
    Não percebo o que é que o amarelo a beto, tem de comun com as grandes exibições dos guarda redes adverários...mas enfim, querias a todo custo colocar o amarelo a beto no texto que lá conseguiste desta forma.

    Pena que estejas (des)atento e não
    recordes os teus comentários sobre falcao no jogo com o rio ave

    o dom da palavra que reconheço em ti e as frequentes teorias da conspiração que aqui expões com toda a eloquencia, nao te conferem diploma para expor as tuas ideias, como se fosses dono da verdade.

    ResponderEliminar
  15. Para alguns o futebol deve ser como aquela piada, que nos contavam aqui à alguns anos, em que o Deco sózinho jogava contra o Benfas e ganhava.
    Do outro lado estava uma equipa a jogar em casa e que ainda recentemente foi à Luz, mandar a equipa maravilha fora da carroça.
    O FCP fez um excelente jogo, em que com um pouco mais de sorte calma e classe na primeira parte reduzia o Guimarães a pó.

    Foi uma excelente vitória, com jogadas excelentes e de elevada técnica.
    Por vezes já me parece doentio algumas das ilações e considerações de alguns comentadores.
    Já aqui o afirmei e tenho convicção que esta equipa vai ser um caso sério, exista paciência e apoio dos adeptos.

    Castigar o Bellushi porque perdeu uma bola, quando antes tinha feito passes e jogadas excelentes, é mesmo de quem deve ter algum problema emocional e psicológico.

    Antes tinha sido ele a roubar a bola ao nuno pózinhos assis para entregar a bola para o golo de Varela.

    Um verdadeiro adepto do Porto, apoia e enaltece os feitos dos seus jogadores nem que os mesmos percam e desçam de divisão.

    Só com apoio e motivação é que os jogadores se transcedem.

    Parabéns Juju, que afinal sempre acabaste por perceber que Guarin deve jogar sempre do lado direito, e que deve rematar de 20 a 30 metros. É o unico que envia a bola à baliza. Fosse outro na baliza e aquela tinha dado um grande golo. Ainda estou para saber a que velocidade a bola foi defendida por nilton. Excelente guarda-redes. Para mim é um dos melhores deste campeonato. Bem melhor que Beto... ( ui o que fui dizer )

    O que se devia comentar era a atitude que Nuno Assis teve no final de jogo a provocar o Hulk, e a afazer a cena de que tinha sido agredido na boca por este. Se fosse no inicio do campeonato Hulk lá teria levado o cartão vermelho e ficaria sem jogar na Luz.
    Parabéns mais uma vez para Jesualdo que "domesticou" a fera, para não responder. Infelizmente perdemos aquele jogador que jogava com emoção e nervos à flôr da pele. É o que ganhamos por termos árbitros e comentadeiros da tv de baixo nível.

    Issso é que deveria ser objecto de comentário de desaprovação de alguns portistas, pois isto cheirou mesmo a recado do antigo patrão...

    Obrigado FCP, pela jogatana e goleada que nos ofereceste. O resto é letra de quem é miudinho na procura de problemas onde eles não existem, como o geloso que aparece aqui num post mais abaixo.

    ResponderEliminar
  16. Semedo,
    estás equivocado. Mais uma vez.

    Nem sabia que a alusão ao amarelo ao Beto foi tua. Foi mesmo, fui verificar. Isso diz bem da preocupação de quem vê os jogos do Porto. Nos adversários, não me admira. Em certos adeptos portistas, também não. Eu pensei que a exibição do Carlos, e as suas demoras de reposição de bola em jogo, pudessem merecer quer os elogios devidos quer a reprovação equitativa.
    Agora,
    olha para ti, vê-te ao espelho e encontra alguma coisa.

    O segundo teu problema, não meu, é que eu escrevo o que quiser. Tu podes não o fazer. E se não estás bem e queiras insistir comigo, trato-te como a outros e cago-me para saber se apareces ou não.

    Posto isto, que não gosto de falar a burros.

    Falcao? Eu sugeri o banco. Qual o problema? Para mim, o banco não é castigo. É redenção. Para ti, para muitos, é treinador descontrolado, é treinador zangado e crispado, é treinador inseguro, medroso e tal.
    Sobre os penáltis dele, já me pronunciei há muito. Quando o faço, é para criticar com sentido construtivo, não destrutivo como "quando o g.r. vê um amarelo por demorar a repor a bola em jogo isto diz tudo".

    Mas vou esperar que abras mais os olhos ou não voltes mais aqui que não tenho paciência para burros e gente que lê de viés o que lhe dá mais jeito.
    Posso criticar, objectivamente, a forma de Falcao marcar penáltis, mas desde a primeira hora aqui defendi que era um excelente avançado e prognostiquei-lhe marcar uns 20 golos nesta sua primeira época cá. E por saber que ele é bom, como ele está em campo e entender que, às vezes, o azar persegue mais o jogador que um laser da bancada a ele dirigido, como parece ser moda, gosto de pôr os pontos nos ii.

    "Falcao perdeu o toque e sentido do golo. Deslumbrou até Setembro, eclipsou-se desde Outubro. Do bis em Olhão ao xis até hoje, o dianteiro portista paga por não ter marcado golos, porventura paga a titularidade em Guimarães.


    É uma forma de ver o futebol: Falcao tem trabalhado tanto ou mais do que os colegas no ataque do FC Porto, mas tem falhado ainda mais do que eles na hora de atirar à baliza. A eficácia na concretização explica muitos dos mitos no futebol e a recente votação da Bola de Ouro do France Football é exemplar para as diversas leituras que podem fazer-se".

    Isto está escrito a meio desta semana.
    Podia ter perfeitamente jogado o Farías que o que o FC Porto fez ontem dava igual. Gosto mais do Falcao do que do Farías, mas temos de reconhecer quando um jogador está em baixo e com azar. Veja-se, por exemplo, o Liedson.

    E podia escrever aqui mais coisas, sobre a equipa e os progressos que só os burros não vêem, mas não custa ir procurar aqui em baixo. Tem escassos dias e eu muito pouca paciência para gente idiota que precisa que lhe expliquem tudo direitinho.

    ResponderEliminar
  17. Tivemos na noite de ontem a eficácia que nos tem faltado, a vontade e o querer. Convém nao esquecer que permitimos ao Guimaraes que entrasse na segunda parte a querer virar o resultado e estavamos a sentir dificuldades. Agora Hulk, Jesualdo no fim do jogo apenas disse que as substituicoes nao produziram o efeito desejado, com excepcao para Guarin. Nota-se a mao dura do professor no Brasileiro, o Porto nunca teve lugares garantidos e nao é agora que vai ter.

    Abraco

    ResponderEliminar
  18. Uma boa primeira parte,sem dar avanço ao adversário: Raramente tem acontecido,ontem foi noite disso.

    Golos de bola parada:É sabido que não marcamos muitos golos nesses lances,mas ontem até marcamos duas vezes,com dois livres tirados a papel quimíco;por muito pouco que não marcamos num canto(desefa do Nilson para não variar)e com o Rio Ave foi de uma bola parada também.É pa continuar assi,certo?

    Falcao:Regressou aos golos,finalmente.

    O Vitória teve tanta sorte em não ir para o intervalo goleado,quanta o Porto teve em não sofrer o empate naquele início de segunda-parte mais cinzento.Se calhar o guimarães até foi mais sortudo...

    Nada de embandeirar em arco,nem tanto à terra nem tanto ao mar.Há umas semans pedíamos(nem todos evidentemente) a cabeça de toda a gente,hoje,os mesmos "condenados" são elogiados por todos.
    Ainda há coisas a melhorar,mas creio que agora ninguém pode dizer que o Porto não está em retoma.

    Grande jogo!Bela atitude!
    Onde andavas tu,Dragão??

    ResponderEliminar
  19. Do blog a mesa redonda:

    Aposto que amanhã nenhum jornal vai preencher a capa com um título do tipo: “Porto goleia…”, “Benfica sob pressão…”, “Porto apanha Benfica”…


    Confirma-se!!

    OJOGO: Eficácia mortal
    ABOLA: Era dificil e...foi tao facil
    RECORD: Dragão com poder de fogo

    ResponderEliminar
  20. Zé Luís :

    ..."Isto está, de facto, a ficar lindo. Disse o Fucile. E bom fim-de-semana!"...



    Bom fim-de-semana !

    ResponderEliminar
  21. e só o jogo deu a capa ao jogo de ontem... os restantes colocaram uma pequena menção!

    ResponderEliminar
  22. "Onde andavas tu,Dragão??" - orgulhoazulebranco

    Não andava. De facto esteve parado. À espera. De Godot. De Fucile. De Varela. De Rodriguez.

    Alguns devem ter imaginado que eles jogavam. Ou que, mal entrassem, iam pegar de estaca, marcar golos e arrasar tudo.

    É preciso paciência. Tempo. Calma. Método. E visão.

    Uns têm, outros não.

    É sempre assim. Queiram ou não, gostem ou não, entendam ou não.

    Nada é perfeito. Nada está ganho. Nada estava perdido. Nada está concluído. O trabalho e a luta continuam.

    É isso que se pede. E, assim, vamos lá.

    ResponderEliminar
  23. Ninguém encobriu ou ignorou os problemas da equipa. Alguns quiseram eternizá-los. Não perceberam as diferenças, os sinais e, contudo, esta retoma da equipa é mais visível e sentida do que a retoma que andam a propagar pelo País.

    O que se quis enfatizar é que faltavm peças, não havia condições para o melhor trabalho. Leiam o profe na véspera do jogo e percebem. Quem quiser, obviamente.

    Mas isto é só a 11ª jornada.

    ResponderEliminar
  24. Depois de um conjunto de jogos em que do FC Porto só se reconheceram as camisolas, eis que numa deslocação considerada de dificuldade elevada, reapareceu o FC Porto das grandes vitórias.

    Não durou o jogo todo, como seria ideal, mas teve uma boa parte em que dominou e aniquilou o adversário.

    Não se livrou porém de passar cerca de vinte minutos de aflição e inconstância, num regresso ao futebol descaracterizado e improfícuo, que começou numa das tais perdidas de bola, irritantes, caricatas e intolerantes, já no tempo de descontos da primeira parte. Mérito do Vitória mas também alguma displicência portista, ilustrada no golo sofrido mas também noutras jogadas de que destaco o lançamento lateral perto da nossa área em que Fucille se «esqueceu» de Targino, originando mais um lance de muito perigo, para a nossa baliza.

    Foi uma vitória importante e moralizadora, em vésperas de um final de ano intenso.

    Serão estes sinais positivos sinónimo do regresso ao trilho do Pentacampeonato?

    Eu quero acreditar que sim!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. Um bom jogo, finalmente um resultado a mostrá-lo e essencialmente, a bela prestação de toda a equipa! Assim sim, temos equipa!

    http://odragaozinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. De volta às boas exibições! Que seja para ficar! Grande grande vitória em Guimerdães, assistida "in loco" :D
    Controlámos o jogo do início ao fim. Fomos abaixo apenas no recomeço do segundo tempo, devido ao 1-2 em cima do intervalo, mas rapidamnte voltámos a carga e saimos de lá com uma goleada para desespero daquela gentinha invejosa!! Que sabor tão especial!

    Espectáculo no topo Norte do D. Afonso Henriques, com tempo no fim para desejar "um bom natal para todos vós"!!

    Um festival!!

    "Sigo-te até à morte, tu és a minha paixão!"

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  27. Bom jogo, a confirmar a melhoria que já se adivinhava na partida com o Rio Ave. Apesar da equipa ter atingido um nivel exibicional francamente bom, nota-se que ainda vai evoluir. Belluchi ainda não tem fôlego para 90 minutos e o entendimento com Meireles e Fernando só pode melhorar, mas à partida, o lugar é dele. Meireles está em excelente forma, Rodriguez caminha a passos largos para o nível que já demonstrou ser capaz. Varela revela-se um óptimo reforço e Falcao reencontrou a baliza. Além de que ainda há o Hulk. Jesualdo tem neste momento um problema, mas é um bom problema. Quatro jogadores para três lugares.

    Vem aí muitos jogos, Taça de Portugal, Taça da cerveja e campeonato, portanto vai haver oportunidades para todos os jogadores demonstrarem as suas capacidades.

    Estamos no bom caminho para o penta.

    ResponderEliminar
  28. A confirmar-se de que o FCPorto finalmente começou a jogar a bola, resta-me concluir que Jesualdo continua a melhorar as suas performances pessoais.
    No época passada levou seis meses ate conseguir que a equipa entendesse o raio ele queria que fosse feito! Esta época, conseguiu-o apenas ao fim de 5 meses!!!
    Quer isto dizer que só daqui a 5 anos é que Jesualdo poderá ambicionar com um arranque de campeonato digno dos pergaminhos do FCPorto.

    ResponderEliminar
  29. Zé Luis,

    Mea culpa, não esperava que a equipa se exibisse a um nivel tão elevado ainda em 2009. Felizmente foi um golpe na mesa como a equipa ainda não tinha conseguido este ano vindo a dar razao às estatisticas que davam o FCP como mais rematador que o Benfica, mas menos concretizador. Podiam ter sido mais.

    Acho que o jogo de ontem, finalmente sem lesionados de renome (continuo na expectativa com o M. Lopes e o Orlando) deixa as pistas defenitivas do onze que quer o Jesualdo. É fulcral a aposta no Varela pelo Hulk, que cada vez mais me convence do que sempre pensei dele. E do Fucile à direita claro. No centro continuo a achar que é preciso um organizador para jogar ao lado do RM e o Belluschi está deslocado. E como Jesualdo nao é o homem para mudar de tacticas, ou se adapta ou torna-se numa peça fora do baralho. Como parece que ja sao Prediguer e Vareli.

    É fundamental terminar o ano a este ritmo. Com o tropeçao do Braga pode dar-se o caso de no domingo estarem os 3 com os mesmos pontos. E o campeonato, como bem se dizia aqui depois do jogo com o APOEL, começa agora.

    cumprimentos

    PS: Como tinhamos falado por aqui realmente tocou a fava, mas pior talvez que isso tenha sido o cruzamento posterior. Acredito que podemos bater a C. Marfim, mas seremos forçados a ganhar o grupo para evitar a Espanha logo. Curiosa a decisao de CQ em estagiar em altitude. Demonstra claramente que vai para ganhar, para os jogos posteriores. Isso sim é um sinal claro para quem nao quer ver que nao vamos fazer figura de corpo presente...

    ResponderEliminar