07 dezembro 2009

Belém via Águeda na Taça







Belenenses à espera do desfecho do Oliveirense-FC Porto na Taça de Portugal e um Janeiro com oito jogos para disputar se até lá alguém disser quando se jogárá o FC Porto-Leixões da Taça Bolabarage...

Janeiro vai ser bem preenchido para o FC Porto. Três jogos da Taça Bolabarage (homenagem ao Estilhaço, carago!), ainda que esteja pendente a nova data do Porto-Leixões marcado para 3 de Janeiro mas ainda sem informação nem da Liga nem do FC Porto. Dois da Taça de Portugal, caso os dragões superem a Oliveirense, em Águeda, logo a começar o ano, dia 2 de Janeiro. E superar pode ser um problema, depois das peripécias de secretaria, a FPF a deitar mãos à obra depois de andar a assobiar para o lado, entretanto com mais um jogo cancelado para a Liga que mete água no segundo escalão, sem milagres em O. Azeméis na recepção ao Fátima.

Depois de o caso do FC Porto ter inviabilizado jogos no campo (caixote, segundo o carroceiro presidente do clube local) Carlos Osório (que bem desagradado deve estar pelo nome atribuído ao quintal local destinado a jogos entre casados e solteiros), seria hora de perguntar, também à Liga, como foi permitido jogar as partidas dos locais com o Gil Vicente e Carregado, em condições "infra-futebol", mas poucos continuam a importar-se com o futebol, não é?

A Liga, hoje, entretanto, dá como data para os jogos da Taça de Portugal o dia 13 de Janeiro, que está destinado à tal taça de trazer por casa (não serve para mais nada, pois não?) que tem revelado o "non-sense" da condução do futebol profissional em Portugal.

Assim, na casa emprestada aos contrariados oliveirenses, em Águeda, o FC Porto terá em vista a qualificação e defender o troféu no Restelo, para onde está marcado, a 20 de Janeiro, o encontro com o Belenenses segundo o sorteio de ontem na sede da FPF. E defender o troféu significa que a dobradinha continua na mira portista, o que convém lembrar perante os deslumbrados concorrentes.

É que hoje, ao ouvir na rádio que tinha havido sorteio, não cheguei a entender que opositor teria saído ao Benfica. Depois lembrei-me, claro, que não se pode ter tudo, apesar de muitos penáltis a favor aos magotes e do género de penáltis negados aos "pequenotes". Constou-me que houve dois não assinalados para a Académica na Luz, ainda li algo por aí hoje de tarde mas um dos directores do Rascord que costuma pedir linhas para os fora-de-jogo na tv e penáltis contra o FC Porto também passou ao lado do caso.

Voltando ao calendário, o começo será em cheio, até por estarem previstos dois jogos em dois dias:
dia 2 - Oliveirense-FC Porto (TP)
dia 3 - FC Porto-Leixões (TB*), data a acertar
dia 10 - FC Porto-U. Leiria (I Liga)
dia 13 - Portimonense-FC Porto (TB*)
dia 17 - FC Porto-P. Ferreira (I Liga)
dia 20 - Belenenses-FC Porto (TP, em caso de apuramento portista)
dia 23 - Estoril-FC Porto (TB*)
dia 31 - Nacional-FC Porto (I Liga)
* - a tal Taça da Bolabarage.
Só em casos excepcionais há, em Portugal, equipas a disputar oito jogos num mês. Também só em casos excepcionais a Taça de Portugal é jogada ao fim-de-semana, como quando os quintais deste país têm de receber equipas do escalão mais profissionalizado. Este caso da Oliveirense é sintomático. Deve ser pelo tempo das romarias... Avançando na competição, a Taça de Portugal passa a jogar-se à 4ª feira. É uma forma certamente boa de promover-se o espectáculo como no potencial Belenenses-FC Porto.
Em Inglaterra há muitas datas que se acertam e jogos e competições que obrigam a constantes arranjos, mas com informação que o adepto pretende e atempada. Será que o Porto-Leixões será a 27 de Janeiro? E, no meio da balbúrdia, deverá perguntar-se como Jon Stewart no seu Daily Show: "Can they do that?"...

5 comentários:

  1. Zé Luis
    Não seja mauzinho. Para quê relembrar coisas tão sérias?

    Com um bom e sério arbitro, o defesa direito do SLGAY teria acabado na rua nos primeios 20 minutos de jogo, por agressão, para não falar nos penaltis que não foram marcados, e amarelos guardados no bolso. É de bradar aos céus as entradas do Luisão e do D.Luis que não viram amarelos.

    Isto para não falar das constantes perdas de bola do rui nos peneus, que a entregou ao Cardoso várias vezes. Que diferença em comparação com o Carlos do Rio Ave no dragão

    Haja pagode que a política está de rastos com as faces bem escondidas entre as mãos, para não morrer de vergonha.

    É o Páis das peúgas brancas e ralos da banheira aos pescoço.

    ResponderEliminar
  2. São os Organismos que temos!

    A culpa também é dos clubes. Do FC Porto também.

    Depois, jogar a tal competição Bolabarage não é problema. Pode até ser em simultâneo com outras provas.

    Temos 25 jogadores no plantel principal e podemos recorrer aos escalões jovens. Alguns deles devem estar ansiosos por jogar.

    A importância que o FC Porto deu a esse troféu, dispensa os jogadores principais, logo o excesso de jogos não será problema.

    Agora que não é normal, ai isso não é!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Kostadinov,

    ainda bem que não há campanhas "à Bruno Alves" em relação ao David Luiz.

    Vi agora nos programas da pândega futeboliera o 1º penálti sobre o Sogou.
    E o 2º penálti sobre o Éder.

    Curiosamente, lances no raio de acção dos árbitros-auxiliares.
    Inesperadamente, ou talvez não, nenhum dos dois árbitros auxiliou. Tenho dúvidas que o árbitro Cosme Machado tenha tido possibilidades de ver os dois lances. Mas não tenho dúvidas que os seus auxiliares pecaram por omissão.

    Afinal, o tal director cabotino do Rascord que gosta de escrever a pedir que se marquem as linhas de fora-de-jogo nos golos do FC Porto, por exemplo no 3º golo (por Farías) à mesma Académica, não viu que os dois golos academistas no Dragão foram precedidos de mão na bola a ajetar para melhor marcar. Nestes dois penáltis, a favor da Académica, nada de nada. As acções para quem as praticam.

    ResponderEliminar
  4. Dragaopentacampeão, o plantel tem oportunidade de mostrar a sua valia, também concordo. Mas a programação desportiva a cargo das "instituições" tem que se lhe diga.

    ResponderEliminar
  5. Temos de jogar com a equipa B na taça da treta e apostar nas outras competições - passam a ser cinco jogos a sério e tres para dar ritmo aos outros jogadores!
    É para isso que essa taça serve e o professor já o fez na passada temporada.
    Relativamente ao sarrafeiro da luz, o David " pancada " Luiz, não há muito a dizer..
    Desta vez dois penalties sonegados (11 mn e 59 mn) e uma data de faltas para amarelo e uma ou outr alaranjada , como é seu timbre!
    Alguem fala?..jornais ? TV..?
    Alguem viu ?..nem os comentadores do jogo quiseram ver!!
    Ui ui.. se fosse o Bruno Alves!!!
    o que interessa é golear.. o resto é peanuts!

    ResponderEliminar