08 dezembro 2009

Demolir com tranquilidade de campeão

Atlético Madrid 0 - 3 FCPorto
Marcadores: Bruno Alves ( 2´), Falcao ( 14') e Hulk ( 76´)

Equipa: Helton, Fucile, Álvaro, Maicon ( Sapunaru 59'), Bruno Alves, Fernando, Raul Meireles, Valeri ( 62´), Rodriguez, Hulk e Falcao ( Varela 69')

Foi com uma relativa facilidade que o FCPorto cumpriu a última jornada da Champions League, jornada essa que já nada acrescentava para os objectivos, já cumpridos, dos portistas, excepção para arrecadar mais euros para a sua conta bancária.

Na verdade, foi o FCPorto que tornou as coisas fáceis, frente a um Atlético de Madrid com demasiadas feridas abertas e fragilidades, a equipa portista foi inteligente e soube explorar esses defeitos madrilenos, com muita concentração, muito saber e eficácia, realizando uma exibição demolidora nos primeiros minutos e completamente tranquila nos minutos seguintes.

Com a surpresa Valeri a alinhar de inicio, o FCPorto tomou, desde inicio, conta do domínio da partida, logo aos 3 minutos, já tinha dois cantos marcados, no desenrolar de um deles, Bruno Alves respondeu a um cruzamento perfeito de Raul Meireles com uma cabeçada fulminante marcando o primeiro golo.

Depois de tantas, e por vezes desesperantes, tentativas, eis que Raul Meireles começa a marcar cantos de boa forma, pelo menos, são mais perigosos para a baliza adversária, espera-se que seja para manter.

Começando quase logo a vencer, frente a uma equipa que já de si vinha fragilizada, o FCPorto aproveitou para acentuar esse domínio conquistado logo no inicio, a equipa trocava bem a bola, sempre com muita segurança e tranquilidade, por isso não foi com admiração que a chegou ao segundo golo.

Fucile, que diferença é a equipa com Fucile a jogar confiante, agressivo, a atacar ferozmente, rematou forte, o guarda-redes defendeu para a frente, onde apareceu Falcao que, mesmo aguentando a pressão do defesa madrileno, não rejeitou a oportunidade para alargar a vantagem portista.

Aos 14 minutos, parecia que o vencedor estava encontrado, se com a desvantagem de um golo o Atlético pouco tinha capacidade de dar a volta, com a desvantagem de dois golos, então seria quase impossível, ainda por cima, com o inicio verdadeiramente demolidor do FCPorto, que demonstrou sempre funcionar colectivamente, dando uma verdadeira lição táctica para quem quis ver.

Até ao intervalo, o Atlético de Madrid ainda tentou reagir, mas foi o FCPorto que esteve muito mais perto do terceiro golo do que propriamente os madrilenos. A equipa madrilena apenas se limitava a rematar de longe, e de fora da área, na incapacidade de derrubar o muro defensivo portista.

Na segunda parte, nada de novo, o FCPorto sempre em cima na partida, dando ao luxo de consentir um “domínio” ao seu adversário, domínio esse sempre sem consequências de maior.

O Atlético de Madrid jogou sempre a com falsa ilusão de estar a dominar e de estar a incomodar o FCPorto, a equipa de Jesualdo Ferreira, mesmo com a contrariedade de ter que jogar com Sapunaru a central, devido à lesão de Maicon, nunca quebrou colectivamente e pôs o seu adversário a jogar da maneira como queria, sem precisar de acelerar o ritmo.

Falcao teve uma oportunidade, quase descarada, de alargar o marcador, e depois de Varela ter entrada para o lugar do argentino, Hulk passou para o meio e fez um grande golo, no meio das suas fintas estonteantes para as defesas, rematou de forma fortíssima, não dando hipóteses ao guarda-redes adversário.

Até ao fim, Rodriguez ainda teve oportunidade para marcar, mas o guarda-redes madrileno fez uma grande defesa.

O FCPorto cumpriu na perfeição aquilo que lhe era pedido, fazendo um jogo sem mácula, com o gosto especial de humilhar adversários do estirpe de Paulo Assunção e Simão Sabrosa, agora vamos esperar, tranquilamente, pelo sorteio para ver quem nos calha nos Oitavos de final. Mas agora, quanto a Champions League, apenas pensamos em Março.

13 comentários:

  1. Três facadas renovadas na credibilidade competitiva do FC Porto. Eu acho que deve haver adeptos portistas difíceis de convencer, todavia...

    ResponderEliminar
  2. Quem prestigia o País, prestigia!!!

    Vocês, na era da TV a cores, em alta definição, a passo de caracol arrasam a capital da vizinha Espanha... não tem nada a ver com coisitas a preto e branco, no início da década de 60, atenção!!!!

    Não há dúvida, quem trabalha melhor, é recompensado... pois "a sorte dá um trabalho do caraças"!!!


    Parabéns e muita e boa sorte para os 2 prélios que ainda têm em 2009... e que dia 20, sejam prcisos e concisos!

    Abraço de um associado leonino.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Pedro,
    quando quiseres pub de borla, diz, não há problema.

    Agora, se a merda que lá está escrita é um "grande comentário ao jogo", então essa coisa vai já desaparecer do mapa.

    Acho que o canal Benfica não escreveria melhor:
    - o 2-0 é a 2ª oportunidade de golo do Porto?
    - os madrilenos tiveram muitas oportunidades e o Helton defendeu tudo?

    Não li mais. O resto vai para o lixo.

    ResponderEliminar
  5. Grande jogo, o nivel exibicional aproxima-se daquilo que deve ser exigido aos jogadores e técnicos do plantel, pois vestir aquela camisola obriga-os a ser os melhores, para tal são pagos.
    Muitas vezes sou critico com J.F. por achar que temos jogadores para alcançar melhor resultados há mais tempo, este ano houve jogos que para mim foram muito maus, se não me engano Sir Bobby Robson dizia que nunca tinha visto uma massa adepta tão exigente, eu sou assim, umas vezes irracional, mas sempre porque quero o melhor para o F.C.do PORTO

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a análise.
    Fomos terrivelmente eficazes,parece que já não precisamos de uma avalanche de remates para fazer um golo,óptimo,é para manter.
    Espero que a lesão de Maicon não seja grave,ele que até estava a fazer um bom jogo.

    O tal "domínio" foi muito mais oferecido do que conquistado,sem dúvida,até à altura da entrada de Guarin(mais uma vez boa prestação).Aí o Porto voltou a "dominar" e chegou ao terceiro golo com normalidade graças a um excelente golo do Hulk.

    Agrada-me a maneira simples e prática do Varela jogar.

    Ps: Pensaremos na Champions League em Março ou em Fevereiro?

    Cumps.

    ResponderEliminar
  7. TUDO NORMAL!
    Vitória com classe do F.C. PORTO e Sim(ul)ão a pensar que estava a jogar na nossa (des)Liga como em 2005.
    Só que na EUROPA da CHAMPIONS normalmente a arbitragem não vai em Sim(ulaç)'ão'S... Ali, levou amarelo, aqui ganhava penalti, atrás de penalti...até à vitória final (mesmo que ainda fosse necessário ir a conversas no sapo, estoris, algarvesgates, etc. etc., tipo "fazer as coisas por outro lado").

    O F.C.PORTO mostrou uma vez mais aos impostores (escribas e outros) quem é Grande e Melhor.

    ResponderEliminar
  8. A eficácia que há muito se pedia e precisava finalmente parece encontrada. Sete golos marcados e apenas 1 sofrido em dois jogos é de se tirar o chapéu.

    Mais do que eficaz, no Calderon o Porto controlou e dominou o jogo a seu belo prazer. E nao me servem desculpas da baixa de forma do Atletico que além do mais vinha de uma vitória e tinha todos os jogadores disponiveis. Foi um jogo categorico e agora só esperemos que esta eficácia se mantenha até ao final do ano.

    Cupmrimentos

    ResponderEliminar
  9. Menphis, o Meireles marcou o canto do 2-1 frente ao Rio Ave, mais os livres do 2-0 e 3-1 em Guimarães. A tendência já existe.

    paulop, uma coisa é criticar os jogadores e o treinador, ser "exigente"; outra é ter a percepção do momento e de quem joga.

    Como tenho repetido ultimamente, os "críticos" têm toda a razão de ser, de existir, de criticar, de barafustar, mas nos parâmetros próprios.

    Isto é, uma coisa é jogar com vários jogadores fora de forma por lesão ou castigo, jogadores a recuperar de lesão, jogadores que começaram bem e passaram um mau período. Houve destes exemplos todos no FC Porto. Adicionado às paragens do campeonato, tudo se complicou. Tivemos um terrível mês de Outubro, com um empate caseiro e a derrota na Madeira. Rodriguez "começava" a jogar, Belluschi também passara por lesão, Fucile parou com a Académica logo no início quando era dos jogadores mais em forma. Varela tinha impressionado de início e teve lesão demorada.

    Os "críticos" e "exigentes", acho eu e sempre alertei para isso, deviam ser críticos e exigentes consigo próprios. Porque criticar é fácil, tem é de haver medida e tempo. As banalidades apontadas, vistas por todos, foram minimizadas por quem teve a noção de o momento não ter sido apropriado. Muitos adeptos não entendem isso, não entenderam e caídos no exagero negativo de há um ano.

    Viu-se que quando três titulares (incluindo, sim, o Varela, acabada a intermitência de Belluschi) voltaram e "engataram" as coisas mudaram totalmente. Não deu para o Chelsea, por alguma infelicidade, também o opositor é de uma valia extrema. Mas viu-se com o Rio Ave que a equipa era outra. Muitos não quiseram ver, afligiram-se com as dificuldades para obter o 2-1 que podia ter sido mais amplo e chegamos ao ponto de ter de lembrar isto tudo para perceber que... criticar é fácil.

    Eu só quero lembrar que enquanto o Porto teve um empate 1-1 com o Belenenses, graças a um golo mal anulado a Farias que daria 1-0 e várias oportunidades que por milagre não entraram (cabeçada de B. Alves à barra, igual á que agora deu golo no Calderon), e perdeu no Marítimo num jogo péssimo que acontece a qualquer um.

    No mesmo período, o Benfica perdeu em Braga e ganhou à Naval com ajuda do árbitro, se calhar obtinha os mesmos resutlados (derrota e empate) do Porto. Mas também a discriminação positiva não é apanágio dos adeptos do Porto que se dizem "críticos" e "exigentes".

    Isto é mais uma chamada de atenção, generalizada, uma observação do que nos foi dado ver e ler. Para especificar, teríamos de entrar em detalhes como tive de fazer com alguns experts das bacoradas, elencando as asneiras.

    Acima de tudo havia que ter lucidez, entender o momento e esperar que depois da tempestade viesse a bonança.

    Jesualdo, nunca compreendido e sempre injustiçado, há dias alertou para o "azar" de o Porto não ter podido disfarçar os seus maus momentos. O Benfica, ao invés, teve a ajuda do SLB para ganhar à Naval. Depois andou a queixar-se que o Luisão fez falta (lesionado) e o Cardozo também (castigado). Pois, ao FC Porto tam´bém fizeram falta alguns jogadores importantes e não teve ajudas de árbitros.

    Depois temos a questão da eficácia, agora lembrada mas antes esquecida. A eficácia que não permitiu ganhar ao Belém, nem golear o Rio Ave e o APOEL em Chipre. Agora dão conta dela e, contudo, ainda se falham goloz de baliza aberta (Falcao ontem de cabeça na 1ª parte). A eficácia resulta de confiança, com os resultados e exibições, mas também de melhores jogadas e operações colectivas, com os melhores em campo e, claro, uma ponta de sorte para as bolas não baterem sempre na trave.

    ResponderEliminar
  10. Era este cuidado de análise que devia ter havido e faltou a uns quantos. A jogar deste modo, com tudo afinado, não tenho dúvidas que o Porto ganha a todos, cá e na Europa. Nem é uma questão de fé, é uma questão de observação e critério sem exageros.

    Por isso alardeio sempre confiança e não diminuo as capacidades dos jogadores e técnicos.

    Já agora, sobre Maicon acho que reage tarde aos lances, não tem ainda o chip da antecipação e decisão para matar as jogadas contrárias. Valeri pareceu-me muito macio e desconcentrado. Não é falta de qualidade, mas sim de preparação, sintonia e exibição de características necessárias para singrar no FC Porto. Creio que Maicon deve parar largas semanas, Valeri precisa de muitos jogos para se pôr "fino". Ainda não são "jogadores à Porto". Isto não é crítica, mas constatação de falhas a corrigir com tempo, confiança, ritmo, jogos.

    ResponderEliminar
  11. De um momento para o outro, surge a qualidade e a competência que nenhum portista conhecedor duvidou que existia... 1-4 ao Guimarães e 0-3 ao Atlético, ambos fora, em exibições que, mais do que mostrar um futebol supostamente avassalador como "mostram" os galináceos, revela uma fluidez e uma competência aterrorizadoras para qualquer adversário. O nosso estatuto não saiu intacto, saiu reforçado.

    Só falta calar o bico aos gloriosos. É já dia 20.

    É uma bênção ser portista.

    Quem quiser dar uma olhadela pelo meu blog, é aqui:

    http://reflexoesfutebolisticas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Que categoria! Grande resultado e grande exibição da nossa equipa. Passeámos em Madrid! Que bem que soube.

    Estamos a melhor continuamente de dia para dia. Mesmo com algumas alterações na equipa, entrámos "a todo o gás" e aos dois min já lá morava o primeiro, pelo enorme Bruno!! Controlámos o jogo do início ao fim e tivemos as melhores oportunidades. Muitas delas (a do Valeri e o cabeceamento do Falcao na primeira parte e o remate do Falcao na segunda) que não se podem falhar.

    Fucile fez um jogo absolutamente genial, metendo no bolso o sim(ul)ão (que lá tentou a sua especialidade no primero tempo)!!

    Na segunda parte, Guarín entrou muito bem e Hulk fez novamente estragos. Que bomba!

    Acredito nesta equipa, como sempre acreditei.

    Vamos lá, PORTO!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  13. Excelente vitória e exibição. Pessoalmente não entrei em depressão quando do empate com os Belenenses e derrota com o Maritimo, nem fico eufórico com as últimas exibições e resultados. Disse-o no momento dos resultados negativos, que acreditava no valor dos jogadores e na competência do professor Jesualdo para da a volta por cima. Disse então que a equipa, por razões sabiamente explicitadas neste sítio pelo Zé Luis, estava em evolução e iria atingir os níveis suficientes para concretizar os objectivos que todos nós portistas ambicionamos.

    As exibições nos últimos jogo mais não fazem do que confirmar essa minha convicção. Apesar de ainda ontem ter ficado demonstrado que existe uma margem de progressão muito grande. Há jogadores que atingiram patamares de forma eleveda, como Bruno Alves, simplesmente imperial, Fucile, intratável a defender e impressionante a atacar, Raul Meireles ao nível do seu melhor, Helton, sem muito trabalho mas perfeito em tudo o que fez e um quarteto da frente para três lugares, Varela, Falcao, Hulk e Rodriguez a caminho da boa forma.
    Subsiste, na minha opinião, e julgo que também na cabeça do professor Jesualdo a questão do terceiro médio. Apesar de ter utilizado já, Belluchi, Guarin, Mariano, Valeri e Tomás Costa, de facto nenhum conquistou o lugar. À partida, parecia que Belluchi reunia as condições mais adquadas para o desempenho da função, no entanto acho que ele ainda não assimilou bem a sua posição no plano táctico e fisicamente não revela uma consistência de acordo com as exigências de uma equipa como o Porto, daí que eu entenda as oportunidades que o treinador vai dando a todos de demonstrarem no terreno de jogo, em competição a sério quem será capaz de agarrar o lugar.
    Embora não possua a técnica do Belluchi, não me surpreenderia que o Guarin, se viesse a fixar na equipa base. Tem vindo a entrar muito bem e a revelar alguns predicados inesperados, nomeadamente no último passe.

    ResponderEliminar