30 dezembro 2009

2000-2009: uma década onde tudo aconteceu

Dizem os especialistas que terminando 2009, é virada mais uma década, 10 anos passam sobre a entrada em 2000, o futuro agora rola a velocidade supersónica, mas o FCPorto continuou a ser a equipa vencedora das últimas décadas.

O FCPorto foi o vencedor da década de 2000/2009, na continuação dos êxi
tos nascidos na década de 70, alicerçados e alargados além-fronteiras na década de 80, fazendo coisas inéditas na década de 90 ( como o Penta campeonato nunca antes conquistado), o FCPorto venceu, durante este 10 anos, " apenas" 6 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, 5 Supertaças de Portugal, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça Uefa e 1 taça Intercontinental.

Saídos de um Penta inédito, e com um plantel a necessitar de renovação, o FCPorto começa a década com Fernando Santos ao leme perdendo o titulo nacional para Sporting, no ano dos 17 penaltys marcados, vencendo a Taça de Portugal, frente ao novo campeão.

No ano seguinte, FCPorto conquista o 2º lugar, sendo o Boavista campeão nacional, mas, na despedida de Fernando Santos, a época termina com a vitória na Taça de Portugal, frente ao Maritimo.

Numa tentativa de regresso ao passado de balneários blindados, Pinto da Costa contrata Octávio Machado que demonstra ser tão incompetente como lavrador, realizando uma das piores épocas da década.

Num ápice, Pinto da Costa contrata José Mourinho, então treinador do surpreendente União de Leiria , que consegue dois anos e meio fantásticos e inesquecíveis, vencendo todos os títulos nacionais, falhando apenas uma Taça de Portugal que, quem mais, Lucilio Baptista oferece ao Benfica, e Supertaça Europeia, frente a um Super-Milão campeão europeu.

Depois da saída de José Mourinho para Inglaterra, acontece uma coisa nunca antes vista, com a passagem de 3 treinadores pelo banco, Del Neri nem chegou a aquecer o banco, saindo antes da época começar, depois veio Fernandez que, apesar da vitória na Taça Intercontinental, nunca conseguiu disciplinar um balneário às avessas. O português José Couçeiro substitui o espanhol, até ao final da época levando que o FCPorto lutasse até à última jornada pelo campeonato.

Também foi a época onde os nossos “inimigos” se deram a conhecer e deram inicio a um processo, coadjuvados por juízes e procuradores das suas cores, que apenas visava denegrir a imagem do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e prejudicar a equipa portista nas quatro linhas.

Foi um processo com momentos muito difíceis, as perdas de pontos no Campeonato, o processo na Uefa que visava impedir a presença na Chmapions League, o presidente ser arguido por vários processos tudo isto foi dificil de digerir para o adepto portista, mas, mesmo no final da década, o processo foi fechado e arquivado, e a verdade foi toda reposta nos tribunais civis, sem ser ao sabor de preferências clubisticas.

Largos Dias têm 100 anos, na verdade, foram Largos dias tiveram uma década.

Depois do annus horribillis de 2004/2005, Pinto da Costa vai à Holanda desencantar um holandês desconhecido, Co Addrianse impõe táctica arrojada, entra no balneário com chicote, e vence Campeonato e Taça de Portugal, fazendo uma medíocre Champions League.

Jesualdo Ferreira entra na pré-época de 2005/2006, depois de mais uma pré-época conturbada tecnicamente, e depois de ver na bancada Rui Barros vencer uma Supertaça. Pega numa equipa disciplinada tacticamente, molda ao seu estilo, e em 3 anos consegue vencer 3 campeonatos nacionais, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça, recuperando a boa imagem europeia portista fazendo sempre boas figuras na prova rainha da Uefa.

Juntando a todos isto, esta foi a década da demolição do velhinho e saudoso Estádio das Antas, erguendo um dos Estádios mais bonitos e mais funcionais do Mundo, o Estádio do Dragão, numa noite tão fria, mas quente de emoções, onde foi dado a conhecer ao Mundo um jogador que mais tarde iria ser considerado o melhor do planeta : Lionel Messi.

Fruto das conquistas europeias, o FCPorto começou a construir uma imagem de clube com jogadores de classe mundial, e começoua ser dos melhores clubes vendedores da Europa. São inumeros os negócios cm verbas milionárias de jogadores portistas. Hoje, o jogador do FCPorto é garantia de qualidade, reconhecida por essa Europa fora.

Por último, o clube continuou a imagem do seu verdadeiro eclétismo, vencendo vários titulos em várias modalidades, construindo um pavilhão, o Dragão Caixa, verdadeiro espelho da ambição portista nas modalidades dita amadoras. Para a década ser completa, apenas falta a tão desejada construção de um Museu digno do palmarés glorioso do clube.

Uma década de emoções fortes, mas de enormes conquistas. Um passado que nos orgulha, e um futuro que está a ser cautelado para ser ainda mais vitorioso. Que a próxima década nos traga, tão ou mais sucessos do que aquela que nos vamos despedir.

4 comentários:

  1. Excelente artigo! Aliás, com a qualidade do costume, não é ;)

    Entretanto e já que é do final da década que se fala, é legítimo recordar e homenagear os melhores jogadores que durante os últimos 10 anos defenderam as cores do FCPorto.

    Sendo assim, o blog Zé do Boné está a levar a cabo uma votação para a escolha dos melhores jogadores da década, entre guarda-redes, defesas, médios e avançados. No final da votação, serão publicados os escolhidos, assim como o 11 da década.

    Votem já em Zé do Boné

    ResponderEliminar
  2. MAI NADA!!!

    E o resto, são discursos dos homens do petróleo (eheheheheh)!!!

    ResponderEliminar
  3. E ainda nos queixamos. Estamos mesmo mal habituados. Viva o FCP e venha mais uma década de glória para as nossas cores.
    Bem hajam

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida. Uma década de ouro a todos os níveis. E uma coisa que me deixa muito satisfeito é verificar que estão montadas as estruturas necessárias para que o sucesso continue por mais uns bons anos.

    Apesar de haver alguns portistas, muito mal habituados, sempre prontos a criticar os nossos, os números são elucidativos e falam por si.

    Saudações portistas e votos de uma próxima década idêntica.

    ResponderEliminar