01 dezembro 2009

Lá vão falar da venda de activos e das comissões...

Nestas contas não dou opinião, digam lá de vossa justiça.

Contas
FC Porto com lucro de 23,5 milhões de euros no primeiro trimestre
30.11.2009 - 17:16 PÚBLICO
A FC Porto – Futebol, SAD apresentou junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) os resultados consolidados do primeiro trimestre de 2009/2010 com um resultado líquido de 23,5 milhões de euros, muito acima dos 6,8 milhões obtidos no trimestre de 2008/09.
O documento destaca ainda a diminuição do passivo, em 30 de Setembro, em 4,4 milhões de euros, pasta onde se destaca a “redução dos empréstimos bancários em 15,8 milhões de euros desde 30 de Junho de 2009”.Segundo os números do FC Porto, houve um reforço dos capitais próprios em 23,5 milhões de euros, atingindo em 30 de Setembro de 2009 o valor global 46,1milhões, superior a metade do capital social, pelo que a sociedade se encontra agora fora do âmbito do artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais.Os resultados operacionais ascendem a 24,6 milhões de euros, um acréscimo de 15,5 milhões, relativamente ao período homólogo anterior, que assenta essencialmente no aumento dos resultados com transacções de passes. Por fim, o activo total cresce 19,1 milhões face a 30 de Junho de 2009, atingindo um montante global de 202,7 milhões de euros, fundamentalmente pelos investimentos efectuados em novos jogadores.

Contas
Sporting com prejuízo de 2,39 milhões no primeiro trimestre
30.11.2009 - 17:49 PÚBLICO
A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting apresentou um resultado líquido negativo de 2,393 milhões de euros no primeiro trimestre desta temporada. Os números foram comunicados nesta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Os responsáveis da SAD leonina indicam ainda que “o resultado operacional foi negativo em 1.436 milhares de euros [1,4 milhões de euros], o que consubstancia um decréscimo relativamente a igual período do ano anterior”. Na origem desta situação está o facto de o clube não se ter qualificado para a Liga dos Campeões, o que se reflectiu na “diminuição de 21,7 por cento ao nível dos proveitos totais, nomeadamente nos proveitos com o market pool (menos 300 milhares de Euros em prestações de serviços) e no prémio de participação (menos 2.400 milhares de euros em outros proveitos operacionais) das competições europeias.”Do lado das receitas, a SAD leonina encaixou 451 mil euros com as vendas dos passes de Tiuí e Rochemback.A situação financeira do Sporting, no entanto, continua bastante complicada. “O passivo aumentou em 8.967 milhares de euros (6,3%) relativamente a 30 de Junho de 2009, devido essencialmente ao impacto nas rubricas de fornecedores e outros credores, dos investimentos efectuados com jogadores”, lê-se no mesmo comunicado.E os “capitais próprios decresceram para 18.374 milhares de euros negativos, na sequência do resultado líquido negativo apurado no período.”

Contas
Benfica apresentou prejuízo de 6,1 milhões
01.12.2009 - 17:19 Lusa
A SAD do Benfica para o futebol registou um resultado líquido consolidado de 6,1 milhões de euros negativos no primeiro trimestre (de 01 de Julho a 30 de Setembro), foi hoje anunciado.
De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), este valor representa um recuo em cerca de quatro milhões relativamente a período homólogo do ano passado. O passivo consolidado do Benfica, de acordo com o mapa distribuído à CMVM, cresceu 39,2 por cento, para um valor de 207,035 milhões, quando em 2008, neste período, se aproximava dos 179. O Benfica explica igualmente que os capitais próprios consolidados diminuíram para um montante negativo de aproximadamente 18 milhões de euros, superior aos quase 12 do ano anterior, agravando significativamente a situação de falência técnica. Os resultados operacionais correspondem a 1,5 milhões, com um acréscimo de 2,4, resultante, de acordo com os “encarnados”, com o crescimento das receitas provenientes das transmissões televisivas, quotas, bilheteira, cachets e prémios das competições europeias. O Benfica explica no forte investimento na equipa de futebol a razão do prejuízo apresentado, ao mesmo tempo que reafirma a convicção de que, a prazo, retirará os dividendos dos investimentos na equipa de futebol.As contas do Benfica deixam o clube da Luz o com o pior resultado dos três grandes neste primeiro trimestre: FC Porto e Sporting apresentaram respectivamente um lucro de 23,5 milhões e um prejuízo de 2,39 milhões.

Outras contas

O F.C. Porto passou a deter cem por cento dos passes de Falcao, Guarín e Tomás Costa. O clube adquiriu o remanescente dos direitos económicos dos três jogadores que não detinha em sua posse, para além de ter aumentado a comparticipação no passe de Fernando. A revelação foi feita através do Relatório e Contas do primeiro trimestre.
O clube passou então a deter 100 por cento de Falcao, Prediger, Tomás Costa e Guarín, 50 por cento de Belluschi e 60 por cento de Fernando. O clube não diz, de resto, quanto pagou por cada operação financeira, revelando apenas que gastou 28,585 milhões de euros no total de aquisições de passes (ou partes do passe) de atletas.
Este total inclui os encargos da renovação de Hulk, que recentemente prolongou contrato até 2014, com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Para além disso, o total de 28,595 milhoes de euros inclui a compra de 100 por cento de Falcao e Prediger, 50 de Belluschi e Guarín (neste caso os 50 que ainda não detinha), 10 de Fernando, 25 de Tomás Costa (os últimos 25 por cento que ainda não tinha).
Refira-se que só com Hulk, Falcao, Prediger, Belluschi e Guarín o F.C. Porto gastou quase 21 milhões de euros.
O F.C. Porto esclarece ainda que gastou 1,06 milhões de euros com pagamentos a empresários de futebol responsáveis pela intermediação das várias negociações, ou renegociações, do passe dos jogadores
.


in Maisfutebol

7 comentários:

  1. Orçamento do FC Porto para esta época é de 81,5 milhões. O mais elevado de sempre do futebol português.

    Olhando para a qualidade do plantel, não tenho dúvidas em afirmar que é o melhor plantel de sempre do futebol português. Ou não será bem assim?

    Há dinheiro? Então, gasta-se. Ponto final.

    ResponderEliminar
  2. Agora é que o Falcão e aqueles que o FCP detem 100% do passe, vão começar a carburar.

    Não tenham dúvidas que começa já na próxima 6ª feira, e serão mais uns milhões no final da êpoca.

    Falcão é um dos jogadores que tem sido mais injustiçado. No jogo com o Rio ave, numa cabeçada, demonstrou que tem qualidade acima da média. Alguns esquecem-se daquele que agora esta no sevilha e é ponta de lança da selecção do Brasil.

    Carlos é que estava com as molas nas chuteiras, e deve gostar da relva do Dragão. O rapazinho fica sempre muito inspirado. Vejam as defesa que executa ao lance de cabeça de Bruno Alves. Até parecia que tinha red-bull.

    Agora que a parte burocrática está tratada, vamos começar a ver o FCP jogar bom futebol.

    ResponderEliminar
  3. Veremos para o ano como vão ficar as contas meus caros!
    Com vendas dos 3 jogadores mais importantes, não haviam de ter lucros, desportivamente vão ter prejuízos e muitos!

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Claro que "haviam de ter lucros". A conversa é sempre a mesma: ah, lucram porque vendem; ah, lucram porque não se sabe como vendem por 20 e 30ME; ah, lucram porque há compradores cegos; ah, lucram porque não se sabe como e valorizam os jogadores.

    Desportivamente, vamos ver. Talvez haja quem arrisque perder muito, muito mais. O presente e o futuro.

    O FC Porto tem assegurado o presente e preveniu-se para o futuro.

    Penso eu de que. Mas compreendo que o vosso mundo de fantasia e delírio seja uma marca indelével e inscrito no vosso adn.

    De qualquer modo, para os próximos trimestres temos a Champions por nossa conta. O que faz uma certa diferença e até causa inveja.

    Saudações

    ResponderEliminar
  5. "Com vendas dos 3 jogadores mais importantes, não haviam de ter lucros".

    A este respeito, com esta observação loquaz do águia d'ouro, permito-me um pequeno comentário para rematar o post.

    Não queria fazê-lo e nenhum outro comentário me estimulou a isso. Eu sou leigo nestas matérias, mas não sou burro. E, contudo, parece-me ver por aí muito burro, mesmo burro portista, além daqueles que de repente perdem a vontade de criticar.

    É que as 3 vendas aqui aludidas renderam agora e renderão mais, porque estas coisas pagam-se em fatias (tranches, dizem) e para já o FC Porto inscreveu as partes que recebeu de cada venda.

    É que há aí gente que se diz entendida na matéria e julga que os 23,5 ME resultam das tais vendas na totalidade.

    Esta é outra diferença. Para quem notar, claro. E não ser burro. Mesmo portista. Mesmo que se cale por ter de engolir em seco. (mais tarde, como qualquer benfiquista escarafunhoso e invejoso, o portista dito crítico e exigente cobrará se o FC Porto não for campeão, como se pudesse sê-lo todos os anos. Conheço o argumentário e a gentalha sem opinião avalizada).

    ResponderEliminar
  6. É natural que cada venda, na circunstância actual do mercado, seja paga em prazos determinados que podem ir até 2 anos. Isso implica que ao perder o activo o clube recebe apenas uma pequena parte do valor final (costumam andar entre os 20 e 0s 30%, dependendo do comprador e quase nunca superando a metade do valor), o que implica que para investir no mercado terá de realizar um negócio de caracteristicas similares.

    O dinheiro nao entra totalmente fresco nos cofres, o que se abate de imediato é a ficha a pagar pelo clube que no caso do Lucho e Lisandro era bastante elevado. Aí está o rendimento imediato.

    O problema que vi no mercado de Verao deste ano nao foi a venda dos 2 activos. Era necessaria, por valores logicos e ajudava a baixar a carga salarial. O que critico é que os investimentos que foram realizados - este e no ano passado - primaram o negócio em vez da qualidade. O FCP tentou "apanhar" jogadores referenciados por outros clubes europeus como Bollati, Prediger ou Valeri com esperança de que o investimento rentabiliza-se com uma venda futura. Um pouco como sucedeu com o Anderson, que, relembre-se, nunca foi um titular indiscutivel enquanto aqui esteve.

    Só que a qualidade dos jogadores que chegaram está uns furos abaixo do esperado. Prediguer ainda nao jogou e isso algo quererá dizer. Valeri tem um fisico débil e nao parece ter uma qualidade que justifique uma compra (daí a opçao de emprestimo ter sido uma boa soluçao) enquanto que o Bollati tem mercado na Argentina mas para exportar para a Europa será sempre por valores baixos. Já nem falo do T. Costa, Mariano ou A. Pereira.

    Da mesma forma que este ano o FCP investiu em portugueses tendo em conta a futura lei 6+5 e nao efeitos imediatos (casos claros com Beto, Miguel Lopes, Varela e Orlando Sa) acredito que a unica compra de impacto imediato foi mesmo Falcao. E apesar da baixa de forma actual, continuo a achar que foi um bom negócio.

    O importante será sempre rever a politica de comprar pensando apenas em vender (daí que no ultimo relatorio se venha a saber que os passes desses jogadores já foram quase todos adquiridos na totalidade) e a politica de empréstimos do clube (com a carga salarial que implicam). Sao esses os aspectos que baixam a qualidade desportiva do plantel, porque se a equipa forjada por Mourinho acabou por render muito dinheiro aos cofres, a verdade é que foi pensada para o uso imediato e nao para render uns euros no futuro. Ás vezes corre bem (Anderson, Cissokho), outras nem tanto. O cuidado está em arriscar demasiado.

    cumprimentos

    ResponderEliminar