26 dezembro 2009

"Que la chupen, que la sigan chupando!"





Tetracampeão com a dobradinha e a Supertaça quase não foi mencionado no Balanço Desportivo do ano na SIC, hic, hic, hic...

Há momentos negativos e frases injuriosas que não deviam fazer ou ficar na história. Mas precisamente a frase de Maradona no final do Uruguai-Argentina, se justamente lhe valeu um castigo de secretaria (sem influência em campo, apesar de banido do sorteio do Mundial) pela FIFA, ficará historicamente na memória. Porque marca o azedume, incontido, de um homem que se sentiu acossado e desrespeitado como treinador, e aquele sentimento que significa o arremessar de uma pedra com tal manifestação de asco contra o despeito, a desconsideração, a ignomínia e mesmo a inveja e burrice de quem ora o menosprezou ora o apoucou.

Não deixou de fazer parte, esse momento zen de Maradona, do Balanço Desportivo de 2009 no "Jornal Nacional" da SIC, há pouco. Foi a parte final respeitante ao futebol, numa peça de mais de 10 minutos e com mais de metade dedicados ao Desporto-Rei, talvez uns 6 minutos só para o futebol nacional e, imagine-se, cerca de 30 segundos para lembrar que o FC Porto ganhou o campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça.

É esta a noção das coisas importantes numa tv lisbonense, que acorre ao Douro quando uma linha de ferro se desmorona e vai a Vieira do Minho acompanhar uma excursão religiosa, além da reportagem com as perguntas sobre o "frio de rachar" quando neva em Trás-os-Montes.

A peça começou com a qualificação de Portugal para o Mundial, teve uma parte para falar de Liedson e a repetidamente errada informação de ser o terceiro brasileiro a jogar pela selecção nacional, algo que tem mais de 30 anos de utilização de brasileiros mas enfim... Falou-se do Sporting para comunicar uma mudança de presidente, a que depois se seguiu a troca de treinador, com Carvalhal a falar. Meteu-se o Benfica, para dizer nada mais do que "também houve mudança de presidente com Luís Filipe Vieira reconduzido no cargo", metendo a falar também o novo treinador, Jesus...

O FC Porto, sem imagens de campo, de golos, de troféus, passou sem alguém falar em seu nome, com imagens de festa nas ruas...
Podem pensar que, mesmo sem ser conscientemente, afectam as conquistas do clube. Mas nem isso altera a realidade, não belisca nem minimiza, nem muda a ideia generalizada de o jornalismo actual não ter noção do seu objecto de notícia e ser muito mau o panorama da Imprensa e da sua credibilidade junto do público, a par apenas da política e seus intérpretes entre os quais, à margem, se contam os jornalistas também dos "fretes" e das "encomendas".
Um dia depois de Carlos Queirós, em entrevista a O Jogo, ter revelado que o DN não publicou uma carta sua, a respeitar até pelo formalismo do Direito de Resposta consagrado na Lei de Imprensa, a protestar e a desmentir que alguma vez tivesse, o seleccionador, torcido o nariz a jogar frente à Bósnia na Luz, o que demonstra o jornalismo de sarjeta de Marcelinos e quejandos que arrastam na lama o reconhecimento que a Imprensa já mereceu do público, esta leitura enviesada de acontecimentos pela SIC é só maus uma tábua no caixão do seu futuro comprometido - sem salvação económica à vista a não ser o comprometimento, precisamente, com o poder fáctico que subjuga a liberdade de informação e deforma o pensamento livre.
Pois bem, ainda bem que não se esqueceram de pôr Maradona no ar.
E, portanto, "que la chupen, que la sigan chupando!"... - até porque já passou o Natal e castigos com as prendas só para o ano, deixemo-nos de comportamentos politicamente correctos.

Será decerto um exemplo mais de como o FC Porto devia tratar de canais de comunicação próprios. Mas se ao fim de dois anos da contratação de um alegado director de comunicação a coisa está tratada como está, como chegarão as pobres Labaredas para resistir a este cenário de redução da visibilidade comercial e de marca em que o FC Porto se deixou emparedar?

4 comentários:

  1. Nada a que não estejamos habituados !
    O F.C.PORTO mexe
    (e de que maneira !) com eles.


    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. é possível mudar a cor do texto para branco? A legibilidade com o preto é minima...

    ResponderEliminar
  3. E que la sigan chupando con cariño por muchos años...

    Ainda por cima o Rodrigo Guedes de Carvalho é dragão, nascido e criado em Leça da Palmeira, mas valores mais altos se levantam $$$$$$$... Por isso chupem

    ResponderEliminar
  4. Eles estremecem com o nosso nome!

    FORÇA GRANDE PORTO

    ResponderEliminar