31 dezembro 2009

Adeus 2009: ano de todas as conquistas

2009 funcionou para o FCPorto como o espelho de uma década de verdadeiras conquistas. Como se não bastassem as vitórias dentro das quatro linhas, nesta década que está a findar, o FCPorto, na pele do seu Presidente, foi “premiado” pela sua competência fora das quatro linhas, 2009 foi o ano de finados de um processo que visava, apenas e só, um objectivo claro: denegrir a imagem do seu presidente, e, por arrasto, do clube.

Mas 2009 foi um ano de todas as conquistas, também dentro das linhas, por muito que a equipa viva , actualmente, um momento menos bom . Num país onde permanece a memória curta, mesmo nalgumas mentes dos adeptos, se fizermos uma retrospectiva do ano, vemos que o FCPorto conquistou tudo nacionalmente.

Juntou à brilhante conquista do Tetracampeonato, a vitória na Taça de Portugal, e, neste Verão, mais uma Supertaça Cândido de Oliveira no seu palmarés. Além disso, o FCPorto comprovou ser o único clube português capaz de ombrear com os gigantes europeus, sendo a única equipa com presença, e sempre competitiva, na Champions League, em contraponto das humilhações europeias dos nossos adversários directos.

Jesualdo Ferreira foi, apenas e só, consagrado como o primeiro treinador português a conquistar 3 campeonatos seguidos, como bónus consegue a “dobradinha”. Além disso, é quase exclusivo responsável pela evolução de alguns jogadores da equipa principal, permitindo que o FCPorto fizesse negócios milionários, como aconteceu neste ano, coadjuvado claro está com a competência negocial dos seus dirigentes.

A compra barata que resultou numa venda milionária 6 meses depois de Cissokho é o melhor exemplo disso, juntando às vendas de dois jogadores que, Lucho e Lisandro, que não se desvalorizaram, muito pelo contrário, nas mãos do treinador português. Esquecemos-nos que Lisandro estava na lista de dispensas quando Jesualdo chegou ao FCPorto.

Sem demagogias baratas, nem memórias curtas, quem mais venceu do que Jesualdo Ferreira no ano 2009? E quem mais venceu do que o FCPorto no ano que finda?

Por isso, meus amigos, 2009 é motivo de orgulho portista e é marcante na história portista.

Que 2010 nos traga, ainda mais, êxitos é o que esperamos, lutando contra todas as adversidades e ratoeiras que nos querem colocar no caminho.

Feliz ano novo para todos .

4 comentários:

  1. Completamente de acordo. 2009 foi um bom ano. Se 2010 fôr igual só termos motivos para nos sentirmos felizes. O objectivo fundamental é sem dúvida o campeonato, não será fácil, mas acredito que vai ser vencido, contra ventos e marés. Se vier algo por acréscimo será excelente.

    ResponderEliminar
  2. Empresa está em contactos com clubes para lançar dois novos canais temáticos no Meo. Patrocínio das camisolas do Sporting está sobre a mesa.

    A Portugal Telecom (PT) está em conversações com o Sporting e FC Porto para transmitir os canais de televisão dos dois clubes no Meo, a plataforma de televisão paga da operadora, que já emite a Benfica TV.

    O Económico apurou que a PT tem mantido conversas com a SAD dos dois clubes, tentando garantir uma posição de privilégio no lançamento destes dois projectos, que se encontram numa fase embrionária.

    A PT tem uma posição privilegiada na negociação destes canais de televisão. Por um lado, é um dos principais patrocinadores do Sporting e do FC Porto e, no caso do clube de Alvalade, o contrato de patrocínio está a ser renegociado e as novas condições deverão estar fechadas até ao final do primeiro trimestre de 2010. Assim, a PT poderá incluir algumas cláusulas no contrato de patrocínio que assegurem a transmissão exclusiva do canal de televisão.

    Por outro lado, a operadora liderada por Zeinal Bava conta com a experiência adquirida com a Benfica TV, um projecto que foi muito importante para o Meo ganhar clientes na fase de lançamento (ver texto ao lado).
    Contactada pelo Económico a PT não comenta. Já Pedro Afra, administrador da SAD do Sporting confirmou que "existem contactos". No entanto, sublinha que ainda "não há nenhuma decisão tomada". O administrador da SAD refere que o objectivo é "reavivar um projecto que estava na gaveta há muito meses" e que, neste momento, está a ser alvo de uma "análise global, de fio a pavio".

    Fonte do FC Porto diz também que o clube está em contacto com as operadoras para aferir do interesse em lançar este projecto que está em cima da mesa há mais de seis anos.

    Apesar dos dois clubes se recusarem a adiantar mais pormenores, a decisão de avançar com estes projectos pode estar motivada com o aparente sucesso da Benfica TV. Ou seja, o clube encarnado avançou com o seu canal, o que serviu de teste para os outros clubes.

    In Económico

    ResponderEliminar
  3. A todos vós, votos de um excelente ano de 2010 a todos os níveis e claro... que o sonho do PENTA se torne realidade em Maio! :)

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  4. Jesualdo:

    " ... Neste momento nós sabemos qual é o nosso ciclo de funcionamento, qual é o nosso ciclo de amizades, qual é o nosso ciclo de interesses, ..., é com eles que vamos viver, é com eles que nos vamos ganhar!"


    Parece que o Profe se descaiu..

    É tudo à descarada, já nem há vergonha!

    ResponderEliminar