16 dezembro 2009

Raiva no lançamento do clássico

"A lavagem (mental) era tão grande, que até eu, que nasci em Setúbal, dava por mim a dizer a mesma coisa (transmitida no balneário): "Pois é, estes filhos da puta do sul vão pagá-las". Quando entrávamos em campo só nos apetecia bater-lhes e derrotá-los. A raiva existente num jogo entre Benfia e Porto não tem comparação com a que se vive num jogo entre Benfica e Sporting".

in Jogo Sujo, pág. 92



Sempre gostei da irreverência de Fernando Mendes, além da qualidade do jogador, transposta para livro no último Verão com uma frontalidade que muitos condenaram, quais virgens ofendidas, como se não soubessem de tudo o que aqui é relatado e assumido nesta autobiografia. Li várias passagens, por alto, e nada me choca no que é descrito. Como amiúde foi incompreendido, o livro suscitou repulsa e pouca publicidade, a não ser ao que mais interessava a alguns e não a algo que de muito importante está lá a chamuscar o clube do regime: nunca se comentou as prostitutas nos estágios do Benfica, nas costas de Toni e pelas traseiras do hotel enquanto o treinador vigiava a entrada...

Fica esta evocação em lançamento do clássico, como o antigo lateral-esquerdo que foi tricampeão no FC Porto assumiu nos clássicos e em especial nas deslocações à Luz.

Para acicatar o espírito justo dos dragões na terra do inimigo de sempre. Não é bazófia, antes a firmeza de carácter.

8 comentários:

  1. Conheço Fernando Mendes muito bem e foi através dele que nos anos 80 fui assistir a um jogo entre o Sporting e o Atl. Bilbau em Alvalade. Foi a primeira vez que estive num estádio mais do que cheio - tão cheio que tive de mijar na bancada, solução que me foi concedida pelos sportinguistas da velha guarda e dos quais nunca me esquecerei.

    "Tudo a afastar que está aqui uma criança à rasca".

    Mijei mas não me tornei sportinguista para desespero do Mendes e de quem me levou até à bancada central.

    O Mendes jogou como sempre, com muita garra e empenho e o Sporting lá ganhou por 3-0 sem espinhas. Os de Bilbau até bateram palmas num claro sinal de fair-play.

    Quando o Mendes foi para o FCP foi um dia de enorme alegria para mim pois ao contrário dos que lhe tentaram acabar com a carreira aqui no Sul, eu fui daqueles que sempre o admirei e desejei que envergasse de Dragão ao peito.

    Tudo o que escreve no livro só peca por um "pequeno-grande" defeito que é perfeitamente compreensível dado o país em que vivemos - não diz a verdade toda.

    Se tivesse dito tudo, muita gente teria que ir ali ao Brasil com viagem sem regresso.

    O Fernando tem família e isso neste país de muitos mafiosos é coisa que se paga muito caro...


    Domingo é para ganhar os 3pts - o habitual.

    ResponderEliminar
  2. Miguel,
    podes ir um pouco mais além ? mesmo que não referindo nomes ...

    ResponderEliminar
  3. Eh pa, esse foi um grande jogo... pese embora não haverem imagens do mesmo... na altura, guerra com a RTP!!!

    Como sportinguista, registo o facto de um conjunto de consócios meus, terem resolvido o problema do local, para se fazer a mijadela...

    ...também como sportinguista, gostava de vos ver fazerem Domingo, o que fizeram numa célebre 4ª feira de Setembro de 2006... para quem não se recorda, deixo uma dica: 2ª mão da SuperTaça e na 1ª mão, tinham ganho 1-0, com golo de Domingos, a um Domingo à tarde...!!!!

    ResponderEliminar
  4. Também me lembro desse belo jogo: 18 de Setembro de 1996 dia de Anos do Jardel

    Artur
    Edmilson
    Jorge Costa
    Arnold Wetl
    Drulovic

    O dia em que o indicativo do lisboa passou a ser o 0-5

    Saudações portistas companheiros

    ResponderEliminar
  5. Offshore,

    como deves calcular não posso escrever sobre isso, pois se o próprio Mendes optou por não o fazer no seu livro...

    Acho que vamos ter de esperar até que ele faça para aí uns 70 anos..

    ;)

    ResponderEliminar
  6. eheheh... lembro-me muito bem :)

    na altura, acho que "O Jogo", publicou uma espécie de postal com a foto de todos os jogadores que participaram, tendo cada um dos marcadores dos golos uma bola na mão e como título "5 bolas 5 golos".

    para chatear tive esse postal na minha secretária durante uns tempos, até que desapareceu "misteriosamente".

    :)

    MiGUEl, vá lá, assim a modos como quem não quer a coisa... tipo "há quem diga..." ;)

    ResponderEliminar
  7. Nobigdeal,

    o Zé que organize o almoço dos "Portistas de Bancada" e então sentados à mesa, olhos nos olhos, eu conto umas histórias e quem sabe, levo o Mendes.

    (Miguel passa a bola ao Zé) :)

    ResponderEliminar