20 dezembro 2009

As consequências de uma errada teimosia

benfica 1 - 0 FCPORTO
Marcadores: Saviola ( 22´)

Marcadores: Helton, Fucile. Álvaro, Rolando, Bruno Alves, Fernando, Raul Meireles ( Belluschi 79´), Guarin ( Varela ao intervalo), Hulk ( Farias 77´) e Hulk.

O FCPorto perde uma oportunidade de ultrapassar o seu adversário, por muita culpa própria, aquele FCPorto que se apresentou em Lisboa, não foi a equipa que tem vindo a ser nos últimos tempos. Embora também tenha sido prejudicado por vários factores, não mostrou ser capaz de ultrapassar essas mesmas dificuldades.

Uma equipa quando consegue tornar das fraquezas forças, e dificuldades em facilidades, tem mais possibilidades de êxito, mas o FCPorto não teve o engenho para fazer isso mesmo, deixando-se levar por faltas de concentração, de qualidade de alguns jogadores (porque não dizê-lo?), ficando logo, incompreensivelmente, abalado no primeiro momento negativo que teve na partida.

Jesualdo Ferreira lança Guarin no meio campo, certamente a pensar no estado deplorável do terreno, mas, e agora depois do jogo é, certamente, mais fácil falar, provou-se ser uma aposta errada, o colombiano nunca conseguia dar dois toques seguidos na bola, os passes certos foram uma raridade, ainda por cima, foi demasiado macio para um meio campo onde se esperava combatividade.

Foi mesmo no meio campo onde o FCPorto perdeu o jogo, o seu adversário tinha sempre mais homens, sempre mais pressionante e agressivos, conseguindo recuperar a bola mais longe da sua baliza, o FCPorto nunca teve capacidade de recuperar a bola no seu ataque sendo até demasiado macio na recuperação da posse da bola, principalmente, na primeira parte.

Quanto ao tridente da frente, os escolhidos foram Rodriguez-Falcao-Hulk, tendo o brasileiro mostrado que o seu mau momento de forma continua, Hulk quase nunca deu um bom seguimento às suas jogadas.

O FCPorto entrou bem, chamando até si o domínio da partida, tentando pressionar e anular os pontos fortes do seu adversário, mas aos poucos foi caindo, deixando de ter o domínio a partir dos 15 minutos, não mais conseguindo-o até ao final da primeira parte. Aos 22 minutos, e devido a um momento de desconcentração defensivo, a equipa permite que Saviola faça o golo da vitória.

Foram quase 45 minutos que o FCPorto deu de vantagem ao seu adversário, a equipa nunca teve capacidade para lidar com o golo sofrido, pareceu abalada, não conseguindo dar a volta por cima. Alguns jogadores acusavam demasiada pressão, não se adaptavam ao estado da relva, muitos passes errados e muitas bolas perdidas na zona do meio campo, permitiam que o futebol da equipa não conseguisse fluir naturalmente.

Na segunda parte, Jesualdo Ferreira procurou dar a volta, tirou o inenarrável Guarin ( por momentos, pensei em António Oliveira que não tinha pejo em retirar um jogador na partida, nem que seja aos 15 minutos, se ele não estivesse a render) para dar oportunidade a Varela, passando Rodriguez para o meio.

Aí o FCPorto já foi capaz de equilibrar as coisas, mas sempre com muito pouco perigo. Os sectores estavam demasiado longes entre si, Falcao lutava, qual Hércules, na frente sozinho contra toda a gente, Fernando tentava apagar todos os fogos, mas não dava para tudo, Álvaro e Fucile não tinham o acompanhamento desejado, a equipa desunia-se facilmente e as dificuldades acresciam.

Mesmo com a entrada de Farias e Belluschi, para o lugar de Hulk e Raul Meireles, o FCPorto não conseguiu empurrar completamente o seu adversário para a sua baliza, tendo até poucas oportunidades de golo, justificando pouco o merecimento de um golo.

Nada está perdido, o FCPorto apenas perdeu uma partida, já teve uma diferença de pontos maior para os primeiros classificados, mas será necessário algo mais, um pouco mais de alma de Dragão, um pouco mais de ambição e de querer, e também um pouco mais de qualidade no futebol apresentado, para que este FCPorto regresse aos momentos que tem nos vindo a habituar.

Por último, a arbitragem, incompetente como sempre, habilidoso como nunca, uma habilidade refinada com o passar dos anos, qual Vinho do Porto de 5ª categoria. Para prejudicar uma equipa nem é necessário deixar de marcar penalties, e foram dois para o FCPorto e um para a equipa da casa, são aquelas faltinhas, algumas delas de bradar aos céus de tamanha injustiça, que cortam o ritmo às equipas, que param o jogo, que tornam o jogo quezilento, que levam os jogadores a desconcentrarem-se. Quando o FCPorto tentava, e conseguia, estar em cima na partida, quando se aproximava da baliza do adversário, eram faltas a favor que se transformavam contra, pontapés de canto a favor que se tornavam pontapés de baliza do adversário, pontapés de baliza a favor que se tornavam cantos, faltas que poderia originar faltas perigosos que eram passadas em claro.

Além disso tamanha benevolência com os golpes baixos usados pela equipa da casa, e com os protestos do seu banco, uma refinada incompetência com o qual o FCPorto já contava lidar. Nada de novo e para o qual o FCPorto estaria, decerto, avisado.

Mas mesmo assim não foi capaz de se reerguer e de passar por cima das dificuldades.


34 comentários:

  1. E, de repente, todas as teorias caem por terra com um simples jogo.

    Impressionante como tudo o que escrevem, de repente, deixa de fazer sentido. Como explicar isto?

    A culpa é do Jesualdo.

    Nunca me deixei embalar pelas duas vitórias e respectivas boas exibições, ao contrário de muitos que rapidamente esqueceram o nojo que a equipa andou a meter no resto da época.

    Hoje foi dada uma lição a muitos desses portistas. Infelizmente o digo, por ter sido à custa de uma derrota com quem não poderíamos perder.

    ResponderEliminar
  2. Repito aqui o comentario que escrevi antes.

    Estamos sempre em inferioridade numérica no meio campo e jogamos so em contra ataque com 3 homens na frente, num sistema rigido que facilita a vida ao adversario.

    O bloco baixa demasiado, o fosso no meio campo é evidente e os homens da frente nao sao servidos em condiçoes porque a distancia para o meio campo evita que o futebol tenha ligaçao.

    Paulo Bento sem grandes problemas levava muitas vezes a melhor tacticamente e agora Jesus sem grandes problemas faz o mesmo.

    Se juntarmos a isto a falta de qualidade técnica no jogo ofensivo do meio campo Portista, temos todos os ingredientes para levarmos um baile na Luz.

    Dizia que Belluschi tinha que entrar e Rodriguez tinha que recuar para o meio campo. Hulk com Falcao entre o meio e a direita. Espero que isto aconteça na 2a parte e que o jogo mude radicalmente.

    Lucho nao foi substituido convenientemente e o treinador nao sabe mais que isto. Pronto, é com isto que temos que viver. Espero que o Ruben Micael ja esteja contratado.

    ResponderEliminar
  3. Vejo jogar equipas como o Arsenal que teem um futebol evoluidissimo. Nao estou a falar da qualidade técnica, estou a falar dos desdobramentos e do nivel de trabalho tactico que é apresentado.

    Depois meus amigos é olhar para a forma como a equipa do Porto é arrumada em campo e a forma como sao feitas as substituiçoes.

    Levamos o baile de bola esperado.

    A pressao alta do benfica nao deixou jogar o Porto. Aquilo que qualquer boa equipa faz contra nos.

    Em suma, para mim, é triste ver o arranjo tactico primitivo da equipa e a falta de qualidade técnica do meio campo. Ja que Belluschi nao pode jogar (porque o trinador nao o deixa), que venha um reforço para essa posiçao.

    A nossa SAD que reflicta bem durante a quadra festiva que se avizinha.

    ResponderEliminar
  4. A besta do costume...
    Mete Guarin para defender o resultado... Perdemos o jogo... e Muda tudo depois do prejuízo...
    Mais uma demonstração de incompetência...

    Mantenho a promessa... Enquanto este treinador estiver no Porto, não mais voltarei ao estádio... E já lá vai desde o jogo em casa contra o Atlético de Madrid...

    ResponderEliminar
  5. Staff, equipa técnica e jogadores cairam no engodo da comunicação social.

    A atmosfera de facilitismo que rodeava este jogo foi-nos fatal.
    Pura falácia.

    Resta-nos erguer e trilhar o caminho até ao triunfo final.

    Força Porto.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ao jesualdo! espero que renove por muitos anos!! antes era o mariano, agora é o craque do guarin!!! para quando a titularidade para o tomas costa ou farias??

    és o maior jesualdo!!!

    ResponderEliminar
  7. Alguém diga ao Professor Jesualdo que está a treinar o FC PORTO e não o Odivelas. Desde que este homem assumiu o comando técnico jogamos como uma equipa pequena mas com grandes jogadores.Cada jogo nosso é disputado no fio da navalha,a equipa treme por todos os lados e parece presa por arames. Criar uma oportunidade é uma tarefa ciclópica e já achamos normal que as equipas que jogam contra nós tenham mais remates,ataques,cruzamentos. Este FC Porto não é o meu. O meu era dominador,arrogante e atrevido. Não o cinismo feito futebol. Apesar dos campeonatos e das taças e de alguns pontuais bons resultados, não me revejo nisto. Vou fazer uma pausa de futebol até que a SAD nos devolva a ilusão.

    ResponderEliminar
  8. UMA POUCA VERGONHA!!!!

    http://legionofdragons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Uma derrota como em Braga. Tal e qual. Bom começo, mas Guarin a mais. Jesualdo denuncia-se no final: diz que meteu-o porque o terreno estava pesado e mudou-o (intervalo) porque a equipa precisava de outra dinâmica.

    Creio que está tudo dito do FC Porto.

    Sobre o jogo, mais um golo fortuito, um corte/alívio que dá para meter a bola na área quando tudo está a subir.

    Duas equipas fracas, sem intenção de ganhar o jogo.

    O mesmo árbitro de merda, a julgar faltas idênticas de forma diferente consoante as equipas.

    O SLB necessário para permitir os níveis de agressividade tão queridos ao Benfica.

    Um resultado ao acaso, um árbitro escolhido, um Porto incompetente e Jesualdo relapso no erro inicial. As substituições também revelaram desnorte.

    Ao intervalo já devia ter saído o Hulk, continua medíocre nestes jogos importantes e intensos.

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o Soren e o cj.

    Sobre a inferioridade numérica do meio-campo, a propósito, escrevi um post após a derrota de Braga. Agora escreveria o mesmo, mas nem tenho vontade.

    Com Hulk, a equipa perde capacidade defensiva na ala, por isso penso sempre mais em Varela do que em Hulk. Mas nem ao intervalo o profe viu isso.

    De qualquer modo, Guarin não dá a dinâmica que o profe acredita. Foi assim em Braga e, tal como lá, sofremos um golo fortuito. Depois, o muito querer e denodo não chegaram.

    Temo que haja uma próxima oportunidade em que Jesualdo teime na mesma tecla.

    Assim não dá e julguei que a lição estava aprendida. Mas não. Assim é difícil acreditar, mas ele é o técnico e sou apenas alguém de fora que não entende nada disto.

    ResponderEliminar
  11. O que eu não percebo ainda é como é que a gente se deixa iludir desta forma ano após ano. Fazemos dois joguitos jeitosos e já pomos os tomates no fogo por uma vitoria na luz e o Jesualdo acaba sempre por nos enviar um valente balde de agua fria na tromba que é para deixarmos de ser estúpidos!
    Sempre a mesma merda, sempre a mesma merda, sempre a mesma merda, chega o benfas, o sporting ou outra merda mais aguerrida que o Atlético de Madrid e fazemos sempre a mesma figurinha triste de equipezinha do meio da tabela.

    Espero bem que a era Jesualdo termine no final desta época. Estou completamente farto desta estúpida fragilidade que esta equipa fantástica apresenta nestes momentos solenes.
    Puta que o pariu!

    ResponderEliminar
  12. Fdx,Porque é que há quem ainda defenda o treinador e quem acredite???
    4 anos de prova de que não é talhado para estes jogos não chega???
    Ainda não concluiram que o homem é medroso???
    Que mais será preciso??? Perder o campeonato???

    Comigo acabou há muito e num jogo que ganhamos... Enquanto houver Jesualdo, a minh cadeira continuará vazia...

    A ver se a SAD se manca e vê que há Portistas contra...

    ResponderEliminar
  13. Zé Luis, as duas equipas nao sao fracas. Teem bons interpretes. As equipas foram tao fortes quanto o relvado deixou ser.

    E o Benfica quis ganhar o jogo. Lutou até à exaustao. Quando teve a bola procurou sempre a nossa baliza com um futebol bem trabalhado. O Porto esse nunca quer ganhar nenhum jogo em que sofra primeiro um golo. Os proprios jogadores, que sabem da fragilidade do sistema tactico, nao acreditam. Nao se vira um resultado. Nao ha classe no meio campo para fazer a equipa jogar. Depois o Catenattio de Jesualdo é demasiado inflexivel, demasiado previsivel.

    Jesus, por mais ignorante que seja e por menos formaçao académica que tenha, deu uma liçao ao Professor.

    O fosso no meio campo é tao grande que até se torna impossivel defender. E depois claro, sair a jogar.

    Disse aqui antes do principio da época que nao pedia titulos a Jesualdo. Porque nao tem Lucho nem Lisandro e porque nao lhe reconheço capacidades para dar a volta ao texto. A menos que os adversarios fiquem fragilizados na 2a volta. Venderam-se os aneis, ficaram-se os dedos. E Jesualdo nao tem batuta e nao sabe conduzir.

    ResponderEliminar
  14. Acho sinceramente que os responsaveis devem reflectir e muito.

    Nao é com este sistema de jogo mediocre, sem ciencia, que vamos ultrapassar o Arsenal por exemplo.

    Nao é com Rodriguez sistematicamente agarrado a um flanco que o futebol ofensivo evolui. Sem nunca variar para dentro para rematar ou cruzar, porque o pé direito é inexistente. Pormenores que depois de ano e meio de Porto persistem. Pormenores nao trabalhados. Nao ha olho, nao ha visao.

    Hulk joga aquilo que sempre jogou. Um craque, o melhor do campeonato. Um portento fisico. Nao sabe quando soltar a bola, nao sabe decidir, nao tem timing de passe. Nao ha trabalho a sério nestes pormenores.

    Fernando pura e simplesmente nao sabe sair a jogar quando tem de fazer um passe pelo ar. O jogo ofensivo sofre muito disso também. Falta de qualidade no passe de jogadores chave.

    Se juntarmos a isto um bloco tao baixo e jogadores tao perdidos de tao fixos que estao na frente, nao ha qualidade em bruto que aguente.

    Mesmo sem um maestro no meio campo. Maestro que ja poderia existir nao fosse o "odio" que o treinador tem a esse tipo de jogadores.

    Estou fulo, porque vejo os mesmos erros repetidos sem conta pelo treinador e porque as saidas dos Argentinos nao foram colmatadas. Espero que o sejam ja em Janeiro, porque dada a teimosia do treinador, bem precisamos.

    ResponderEliminar
  15. Neste jogo começámos logo a perder quando o professor voltou a insistir nos pecadilhos do costume.
    Os seus receios e as suas teimosias frente a um adversário fragilizado por lesões e castigos dão razão aqueles que dizem que o professor é de facto um medroso e que em jogos grandes falha sistematicamente - é puramente verdade!
    Como é possível não jogar para ganhar?
    A entrada de Guarin para o meio campo foi um desastre, Meireles eclipsou-se e Hulk naquele campo de batatas quis fazer tudo sozinho, numa primeira parte para esquecer, onde nem sequer criámos uma oportunidade de golo!
    No lance do golo irregular do adversário, destaca-se mais uma desatenção do Helton que , em vez de estar atento ao jogo, foi cumprimentar o adversário (que ficara deitado sobre a linha de golo) e com isto Bruno Alves deixou passar uma bola que seria SEMPRE do guarda redes!! Palavras para que?? Outra vez o Helton, claro!
    Rectificou-se algo na segunda parte e conseguimos dominar a partida entre os 45 e os 75 mns de jogo mas, com o deteriorar do relvado (horta), com as decisões inimigas do arbitro e com o anti-jogo do adversário nos últimos 15 mns , incluindo descontos., fizeram com que não se conseguisse dar a volta ao resultado, numa péssima partida de futebol.
    Para alem das decisões técnicas do professor e do mau estado do relvado, todos vimos mais uma arbitragem habilidosa do Lucílio que, a meu ver foi decisivo para a derrota:

    1 mn: Javi Garcia com o jogo parado dá uma bolada em Falcao (Amarelo por mostrar)
    2 mns:César Peixoto agarra Hulk que se isolava : (Amarelo por mostrar)
    3 mns: Carlos Martins placa Hulk na lateral quando este se isolava (Amarelo por mostrar)
    7 mns : Canto inexistente contra o FCP (a bola toca em C.Martins)
    10 mns: Carlos Martins entra de Pé em riste fazendo jogo perigoso sobre Meireles (Amarelo por mostrar)
    15 mns: Falcao pisa David Luiz na disputa de bola (Amarelo por mostrar)
    22 mns: golo irregular, uma vez que no lance que antecede o golo, Saviola toca para o Urreta em nitido fora de jogo!
    24 mns: saviola dá uma patada em Fucile (Amarelo por mostrar no minimo)
    26 mns: Alvaro Pereira rasteira Ramirez (Amarelo por mostar)
    45 + 2: Rodriguez leva uma porrada feia (Maxi Pereira?) mas o arbitro decide acabar a 1ª parte gerando um ligeiro sururu!(Amarelo por mostrar)
    49 mns: Entrada feia de Javi Garcia sobre Rodriguez (Amarelo por mostrar)
    55mns: falta inexistente de Rodriguez sobre Ramirez
    56 mns:falta inexistente de Varela sobre César Peixoto, a evitar perigoso contra-ataque.
    60 mns: falta de Peixoto sobre Varela que se isolava (Amarelo por mostrar)
    70 mns: Canto inexistente a favor do Benfica e na sequência, Rodriguez comete penaltie (mão na bola)
    84 mns: Belucshi "rouba" a bola a Cardoso para dar inicio a um contra ataque, mas que o arbitro assinala falta contra o FCP!
    Curiosamente o arbitro mostrou amarelo por uma falta de Fernando aos 80 mns em lance semelhante a tantos outros já aqui descritos e mostrou um amarelo (justíssimo) ao Rodriguez ( 87 mns) depois deste, sofrer faltas atrás de faltas em tudo idênticas!
    ...
    Não é desculpar com o arbitro, é a prova em como se conduz um jogo de forma caseira e parcial , algo a que já estamos habituados deste senhor.
    Para completar o ramalhete, até o banco do Benfica tentou pressionar o arbitro, quando o Fucile tocou involuntariamente em Urreta , decorridos 44 mns de jogo, com todos eles a pedir a sua expulsão do Uruguaio..Anedótico !!
    PALAVRAS PARA QUE?
    Afinal de contas , onde está o sistema?

    ResponderEliminar
  16. ah.. e os tuneis da luz continuam a fazer estragos: Hulk e Spaunaru foram expulsos , no acesso ao balneário!!
    Siga para BINGO!

    ResponderEliminar
  17. O sistema também se ve nos pénaltis Louro, 3-1.

    Pénalti claro de Peixoto sobre Hulk, duas maos consecutivas de Javi e Cardozo apos canto de Meireles, e na 2a parte o impedir Varela de saltar na area do Benfica. O jogador do Benfica poe o braço sobre o ombro do Varela nao o deixa saltar e o arbitro consegue marcar falta contra o Porto.

    Penalti clarissimo de Rodriguez, ao desviar a bola com o braço apos canto na esquerda, tirando o pao da boca ao espanador.

    Mas foi por isto que perdemos? Claro que nao.

    Perdemos porque levamos um banho tactico do adversario, porque nao temos classe no meio campo e porque ha pormenores decisivos do nosso jogo que o treinador é incapaz de trabalhar.

    ResponderEliminar
  18. Claro que o imbecil do Antero Henriques escolheu a porcaria do Jesualdo mais um ano quando andamos a pagar metade do ordenado do Jesus no Braga na Época passada. O Jesus com os nossos jogadores jogava para ganhar a Champions, assim temos um merdas que se borra todo, uma equipa partida, que não faz pressão e joga em contra ataque, isto é tudo uma merda. A culpa não é do Guarín, o rapaz não é assim tão mau, a culpa é da bosta de treinador que temos que levou um banho tático do Jesus, eles pareciam que jogavam com 14 ou mais, o Porto não fazia dois passes e o Hulk que nada fez jogou 80 minutos, uma autentica nulidade, obrigado Jesualdo, rua, já chega desta merda, desta merda de fio de jogo que não temos.

    ResponderEliminar
  19. Não vou discordar do mau jogo, mas, apesar de tudo, também fizemos com que o Benfica apenas ganhasse por sorte e com um fora de jogo a criar confusão da defesa. Já com o Braga foi igual. O problema é não dominarmos o jogo e deixarmos as situações acontecerem sempre que alguém joga bom futebol.
    Rais o parta.

    ResponderEliminar
  20. Vergonhaso e mediocre... Este Porto, parece o do Palmelense!!!

    ResponderEliminar
  21. Quanto ao jogo, não comento, era o que mais faltava... não jogámos à TETRA, jogámos uma treta de futebol, por isso...
    Já relativamente ao árbitro habiloso, já li um comment que o dissecou bem, mas relativamente ao penaltis citados no post, aqui vai uma ou duas emendas: desde logo, vi TRÊS penaltis não marcados a favor do F.C.PORTO e aquele que seria a favor do slb na sequência de um canto, nunca existiria se o slb (senhor lucílio baptista), aliás lucílio CALABOTE baptista, aliáS ainda lucílio calrsberg baptista, ou o seu auxiliar, tivesse dado bola de saída ao F.C.PORTO e não inventasse um canto que, de facto não existiu como se pode ver e bem na ÚNICA repetição que foi mostrada e não comentada.?!!

    Assim, mesmo a jogar uma lástima, tínhamos que perder, mas, claro, nada está perdido e eu acredito no PENTA.

    ResponderEliminar
  22. O que mais me irritou ontem foi a atitude. Os jogadores já deviam estar mentalizados para o que iam encontrar. Um arbitro caseiro e cabrão como nenhum outro nesta terreola, um ambiente propicio ao disparate (as tochas, as garrafas de agua, as confusoes nos tuneis) e uma equipa que esteve a semana toda a fazer-se de vitima com as baixas mas que estava a preparar bem o jogo.

    E nos?
    Jogadores que já deviam estar rotinados e com jogados bem preparadas pareciam que jogavam juntos pela primeira vez. Linhas afastadas ao limite com o Fernando colado aos centrais e 2 medios centro para 4 do Benfica na zona de choque. Um trio ofensivo inocente, lento e pouco solidário. E uma serie de desatençoes imperdoáveis a esta altura do campeonato.

    Jesualdo é um técnico sem gabarito táctico para os grandes jogos. Já há muito se viu que ele ganha ligas contra os mais pequenos e mostra algum bom futebol na Europa jogando no puro contra-ataque e beneficiando de uma defesa sólida. Ontem nem uma coisa nem outra. A equipa estava partida e perdida e os jogadores com a cabeça sabe-se lá onde. O erro do Helton e do Bruno Alves do golo, incrivel. A falta de solidariedade dos extremos, particularmente do Hulk nas compensaçoes, ja nao devia existir a esta altura do ano. E acima de tudo, a falta de vontade em dar a volta ao jogo. Nunca vi a equipa realmente a impor-se no relvado.

    O ano passado tambem eles eram lideres e nos estavamos a nao sei quantos pontos e acabamos campeoes. Nao é isso que está em causa por muito que me irrite perder na Luz e nestas circunstancias. O preocupante é o repetir erros, a falta de ambiçao e a incoerencia de uma equipa que tanto dá uma no cravo e outra na ferradura. Se nao houver um sério upgrade de maturidade o Inverno vai ser longo. Espero que a paragem lhes faça bem e voltem em Janeiro despertos e competitivos. Eles vao tropeçar como em Olhao mais do que uma vez, já veremos. Nos é que já nao o podemos fazer.

    um abraço

    ResponderEliminar
  23. Enganar o resultado com penaltys que não foram marcados?!? Por amor de Deus. Bem nos podiam cair em cima por muitas faltas que ficaram por assinalar contra nós em outros jogos.
    Concordo em tudo com o Soren, perdemos o jogo na forma de jogar, lembrem-se que o 1º remate do FCP foi aos 62 MINUTOS(!!!!!!)....Acham normal? Querem ganhar jogos aos penaltys não assinalados?
    Pensem assim, este ano o FCP ainda não ganhou a nenhum adversário á sua altura, o Atletico de Madrid está para descer de divisao este ano(!!!!!) e o chelsea foi o que foi...perdemos com o Braga e com o Benfica, venha o Sporting e mantenha-se o Jesulado.

    Alguém reparou que o Benfica não jogou com 2 titualares indiscutiveis?!?!?!

    ResponderEliminar
  24. boas,

    A minha melhor prenda de natal era a saida do Jesualdo Ferreira...

    Saudações

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. olha o regresso dum qualquer lamp a fazer-se passar pelo Offshore
    mas este tem o perfil não disponível.
    deve estar no túnel das gayvotas

    ResponderEliminar
  27. offlamp,
    abre os olhos
    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/o-fora-de-jogo-de-urreta.html
    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/mais-actos-criminosos-associados_2883.html
    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/golo-ilegal-fora-de-jogo-de-urreta.html

    ResponderEliminar
  28. Soren, o Bnfica não jogou para ganhar, adaptou-se às circunstâcias do jogo e marcou um golo de sorte e precedido de uma irregularidade flagrante.

    Sem uma única oportunidade de golo de parte a parte, uma única repito, ficou o aproveitamento e adequação prática, mental e estratégica às condições de jogo.

    A entrada do Guarín é uma má aposta que se revela sempre frágil e sem resultados. O Hlk n
    ao ajuda a defender e isso faz a diferença, porque os outros alas defenderam, o Ramires e o Urreta defenderam.

    A diferença é essa, o jogo foi uma porcaria e só um bambúrrio decidiu com os olhos vesgos do árb-aux.

    Não desculpa o erro estratégico de Jesualdo, a insistência errada no Guarín e a incapacisade de Hulk nestes jogos, por si e pela equipa.

    Não desculpa nada, nem vou discutir os pen´ltis entre tanta coisa subjectiva.

    Objectivamente há um golo precedido de irregularidade flagrante e por mera sorte, na insistência na jogada, permite um jogador isolado.

    Fora isso, por muito mais vontade e raça do Benfica, com árbitro contemporizando com os seus elevados níveis de agressividade, a confissao de Jesus de cortar à nascença a fase de construção do jogo do Porto só resulta, além da inépcia de Hulk e Falcao em segurarem uma bola na frente, porque a pressão física foi tolerada pelo árbitro. Conta os amarelos por mostrar em lances em que os benfiquistas fazem faltas permanentes e até feias e tiras a conclusão que, além do relvado impróprio, era difícil o POrto sair a jogar.

    Há montes de faltas iguais para os dois lados que são faltas contra o Porto e siga a banda para o Benfica.

    O jogo, repito, foi muito fraco. Duas equipas muito fracas, um péssimo campo, condições difíceis, iguais para ambos ms sem nada de objectivo que as distinguisse além da tal agressividade permitida pelo SLB.

    O resto é dourar a pílula ou bater no ceguinho.

    ResponderEliminar
  29. Zé Luís, o meu único reparo aos teus comentários é que concordo sempre e expões as minhas ideias muito melhor do que eu. Assim, não há comentário possível.
    Um bem haja. Para o ano há mais.

    ResponderEliminar
  30. Foi uma derrota difícil de engolir, não tanto pelo resultado, mas principalmente pela fraca exibição, num retorno ao passado recente, apenas interrompido em duas ocasiões (Guimarães e Madrid).

    Os problemas desta época (imprecisão no passe, perda de bola frequentes, incapacidade de construção de jogo ofensivo, desconcentrações comprometedoras, atitude desajustada e alguma falta de classe)reapareceram num jogo em que o FC Porto tinha tudo para ser feliz.

    O adversário, longe da capacidade enaltecida pela propaganda panfletária dos pasquins, soube explorar as fraquezas há muito patenteadas pelos Dragões, com a protecção aqui e ali do habilidoso e mafioso Lucílio Calabote, acabando por levar a água ao seu moinho, num lance duvidoso, onde sobressaíram um conjunto dos defeitos apontados acima.

    Pode-se especular se com Varela e Belluschi a titulares a exibição teria sido diferente.

    Sinceramente, eu acho que o problema é infelizmente mais profundo.

    Falta um patrão do meio campo e um avançado eficaz, diferentes dos que temos.

    Ao que parece Pinto da Costa está satisfeito com o plantel! Como ele raramente se engana, continuarei a sonhar com o Penta.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  32. Ora bem... um pouco mais a frio, posso agora comentar o jogo d'ontem. Não gosto de perder, embora saiba perfeitamente que não se pode ganhar sempre. De qualquer forma, a ganhar ou a perder, estarei sempre a apoiar o meu clube e a dar o máximo que me for possivel por ele, como ontem, por exemplo!!

    Como disse, não gosto de perder, muito menos com o nosso maior inimigo, esta escumalha que mete me mete nojo e cada dia que passa faz com que os odeie mais!!

    Estive na lixeira ontem, foi um grande dia, uma verdadeira invasão, com o intuito de apoiar o TETRA-Campeão Nacional, em terras da mauritânia!!

    Relativamente à deslocação falarei noutra altura. Quero apenas deixar bem claro que a grande maioria das vezes, que há confrontos entre os Ultras e a POLÍCIA, este são originados pela própria autoridade (??), um grupo de pessoas na ânsia que qualquer coisinha aconteça para distribuir porrada!! Literalmente!! Falarei sobre isso no momento certo.

    Não posso deixar passar em claro o péssimo estado do relvado (?!?) que ontem se deparou à minha frente! Como pode o idiota do Jesus criticar o de alvalade, quando tem um daqueles no seu próprio terreno?!? Inacreditável como é possivel ter um campo naquelas condições... um campo à medida da instituição... de m****!

    Quanto ao jogo, mais uma vez vimos Jesualdo com medo dos jogos grandes. É a verdade. É o hábito. Guarín não é jogador para ser titular no FC Porto. Ele não tem culpa que sempre que é titular nós perdemos (Braga, Marítimo e slm), mas nota-se que com Belluschi a coisa funciona de maneira diferente. Deviamos fazer com que as outras equipa se adaptassem ao FC Porto e não sermos sempre nós a tentarmo-nos adaptar a eles.
    Na frente de ataque, Hulk está a voltar ao que era no início... muito agarrado à bola, quer fazer tudo sozinho, assim não dá!! O banco pode ser uma bela cura. Varela cresce de jogo para jogo e merece neste momento a titularidade na equipa do Porto!
    Nos mouros a entrada de Carlos Martins era espetada, a única "surpresa" foi a inclusão de Urreta logo de início.

    O jogo começou com o Porto há procura de impor o seu jogo. Só até aos 15 min mais ou menos. A partir daí o slm foi-nos superior, criou mais perigo e chegou ao golo. No estádio fiquei com a ideia qe seria regular. Mas depois de ter espreitado o que aqui se dizia, reparei na completa irregularidade do golo!! Só não vê quem não quer... há um fora-de-jogo que não é assinalado nessa jogada! Durante a primeira parte, que me lembre, tivemos um livre do Hulk por cima da baliza, um remate do mesmo completamente desparatado e um livre do Meireles à figura! Há também um lance sobre o Hulk muito duvidoso e uma alegada mão do Cardozo na área encornada...

    ResponderEliminar
  33. ...

    Na segunda parte melhorámos muito com a entrada do Varela, que veio criar desiquilibrios. Não foram 45 min perfeitos, longe disso, mas bem melhores do que os do primeiro tempo. A nossa equipa foi tentanto, mas valeu de tudo para pausar sistematicamente o jogo e quemiar tempo. Simulação de lesões, apanha-bolas que não as tinham, faltas de todo o género. Em relação ao Lucílio Calabote, nada do que eu não esperasse. Não chegou o que fez dentro das quatro linhas (aquela jogada em que o Ramires está no chão e o slm com a posse de bola, e quando a perdem o árbitro aí já decide interromper!!!) como no fim do jogo ainda teve lata para expulsar dois dos nossos!! Os últimos 15 min praticamente não se jogaram, tal foi a perda de tempo..
    Aquele remate do Álvaro e o do Meireles que desviou no girafa podiam ter dado pelo menos o empate!

    Perdemos a batalha mas não perdemos a guerra!! Eles já ganharam o campeonato deles, e no fim nós vamos ganhar o nosso como habitualmente, podem crer!!

    Na bancada (e fora dela) estivemos sempre a fazer a festa pelos nossos, e assim será SEMPRE!!! Parabéns aos melhores ULTRAS de Portugal!

    Aconteça o que acontecer
    benfica é m**** ATÉ MORRER!!

    FORÇA MÁGICO PORTO

    TETRAbraço

    ResponderEliminar