11 dezembro 2009

Eu, a viúva negra nas teias da lei

Há tempos a balbúrdia chegou aos tribunais.

Tivemos a rara felicidade de testemunhar isto, mesmo que as protagonistas dissessem que, juro por Deus, mal nos conhecemos. O absurdo juntou-se à perplexidade. Eu, Carolina; Ele, Luís; Tu, por aqui? A afamada dama de ferro, a zorro da Justiça, a temida investigadora que Procura alegadamente para extirpar os males da República, não fez favores nenhuns à dama de companhia e não estamos a falar de cadelinhas dos Dálmatas. Esta imagem já estará esquecida.






Hoje, se não houver problemas gripais também comuns aos animais, lá teremos a face oculta do mais sórdido processo desportivo, sob capa de acontecimento literário, perpetrado por aqueles que se habituaram a fazer as coisas por outro lado. A viúva negra é esperada no tribunal de Gaia, a malha que as teias da Lei tece.





Como se sabe, a fêmea devora o macho depois de acasalar. Nos same-sexers sucederá o mesmo e as comadres irão zangar-se para revelarem as verdades?

8 comentários:

  1. Com esta "arma de combate" de muita gente terminda surgem duas questões:

    Quando surgiram as indemenizações e os pedidos de desculpa ao FCP? Agora é tempo de preparar os processos por difamação.

    Que irão inventar a seguir?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Entretanto, o balão esvaziou mais um bocadão até ser um pobre elástico que não dá para esticar mais:

    Pinto da Costa ilibado em definitivo no caso do envelope
    12h17m
    Nuno Miguel Maia
    O Tribunal da Relação do Porto decidiu ilibar definitivamente o presidente do F. C. Porto no "Caso do Envelope", recusando dar provimento a um recurso do Ministério Público contra a absolvição decidida pelo Tribunal de Gaia.

    Em causa neste processo estava um alegado suborno de 2.500 euros a Augusto Duarte, árbitro do jogo Beira-Mar-FC Porto (0-0), da 31.ª jornada da Liga de 2003/04, realizado em 18 de Abril de 2004, por parte de Pinto da Costa.

    O Ministério Público havia recorrido da absolvição do presidente do F. C. Porto, Pinto da Costa, do empresário António Araújo e do árbitro Augusto Duarte no chamado "caso do envelope" do Apito Dourado.

    O Ministério Público alegava, com base no testemunho de Carolina Salgado, antiga companheira de Pinto da Costa, que, dois dias antes do jogo, o árbitro e o empresário visitaram o presidente do F. C. Porto, que teria dado ao "juiz" de Braga um envelope com dinheiro.

    Durante o processo, Pinto da Costa negou sempre ter protagonizado o alegado suborno, explicando que recebeu em sua casa o árbitro Augusto Duarte para o ajudar na resolução de um "problema familiar".

    Pinto da Costa e António Araújo estavam pronunciados pelo crime de corrupção desportiva activa, enquanto a Augusto Duarte era imputado o crime de corrupção desportiva passiva.

    in JN online

    ResponderEliminar
  3. Mais:

    "Caso do envelope" - O que não ficou provado
    2009-04-03
    A juíza Catarina Ribeiro considerou esta sexta-feira não provados os seis principais pontos da acusação contra o presidente do FC Porto, o empresário António Araújo e o árbitro de futebol Augusto Duarte no chamado "caso do envelope" do Apito Dourado.

    Pinto da Costa, presidente portista, António Araújo e Augusto Araújo eram arguidos no caso que reportava ao encontro Beira-Mar-FC Porto (0-0), da 31ª jornada da Liga de 2003/04, realizado em 18 de Abril de 2004.

    Em causa estava um alegado suborno de 2.500 euros ao árbitro, num encontro que teria acontecido em casa do dirigente portista.

    Apenas um ponto foi considerado provado, este relativo à arbitragem de Augusto Duarte, em que é considerado provado que o árbitro do encontro não cumpriu com todas as leis do jogo, em prejuízo para os dois lados.

    O que não ficou provado no "caso do envelope":

    - Não ficou provado que o FC Porto precisasse da interferência de Pinto da Costa para terminar aquele campeonato em primeiro lugar.

    - Não ficou provado que António Araújo sabia que Pinto da Costa queria encontrar-se com Augusto Duarte para o pressionar a arbitrar favoravelmente no jogo contra o Beira-Mar.

    - Não ficou provado que Pinto da Costa entregou um envelope a Augusto Duarte com 2.500 euros para que este favorecesse no jogo contra o Beira-Mar com actos contrários às leis do jogo e com benefício para o FC Porto.

    - Não ficou provado que Augusto Duarte tenha favorecido o FC Porto no jogo.

    - Não ficou provado que António Araújo tenha servido de intermediário.

    - Não ficou provado que Augusto Duarte tenha proporcionado a vitória ao FC Porto.

    O que ficou provado:

    - Ficou provado que Augusto Duarte não cumpriu com todas as leis do jogo, em prejuízo para os dois lados.

    ResponderEliminar
  4. E agora uma pergunta ingénua: se nada disto ficou MINIMAMENTE provado, porque diabo é que o meu clube foi condenado desportivamente?!?!?!?

    Era disto que PdC e companhia estavam à espera para agora contra-atacar o CD da Liga? Ou já não há a mínima possibilidade de responsabilizar e/ou limpar o nome do FCP e seu presidente? Ou será que a SAD pretende deixar cair o tema e esquecer o assunto?

    Como adepto, eu não me conformo e nunca vou engolir este processo a não ser que algo formal e público venha confirmar os erros crassos que o CD da Liga fez contra o meu clube.

    ResponderEliminar
  5. Mais um excelente post, sempre na mesma linha de qualidade do ZÉ LUIS

    ResponderEliminar
  6. Excelente artigo, espero que a partir de agora,sejam tomadas acções para que o FUTEBOL CLUBE DO PORTO seja ressarcido de todos os danos morais e materiais, que por muitos milhões que vão pagar, nunca irão pagar o suficiente para reparar os danos causados ao BOM NOME do nosso clube.

    ResponderEliminar
  7. Não ficou provado?


    Mas ficou provado que PdC deixou entrar em sua casa o árbitro que uns dias depois ia arbitrar o FCP.

    Pois, já sabemos que não foi para corromper mas tão só para fazer um favor ao Augusto Duarte em relação à vida que o seu pai levava com as putas de Lisboa.

    E pronto, acaba mais uma novela. Ficamos agora com a novela do Vara que diz que não recebeu 10000 euros do gajo da sucata. Diz que foram robalos.

    Putas, robalos. Tudo a mesma coisa.

    NÃO FICOU PROVADO.

    E a malta festeja.

    ResponderEliminar
  8. Santos disse: "... Era disto que PdC e companhia estavam à espera para agora contra-atacar o CD da Liga? Ou já não há a mínima possibilidade de responsabilizar e/ou limpar o nome do FCP e seu presidente? Ou será que a SAD pretende deixar cair o tema e esquecer o assunto?"

    Esse processo está ainda a aguardar decisão do Supremo Tribunal Administrativo. Já foi decidido dar razão ao U.Leiria e seu Presidente. Tudo leva a crer que a decisão será igual em relação ao FCP e PdC.
    Aguardemos... já não deve faltar muito!

    ResponderEliminar