30 janeiro 2010

Golear em velocidade de cruzeiro

Nacional 0 - 4 FCPorto
Marcadores: Varela ( 30' e 85´) e Falcao ( 45´e 62´)

Equipa: Helton, Fucile, Alvaro, Rolando, Maicon, Fernando ( Tomás Costa 71´), Belluschi, Ruben Micael, Rodriguez ( Mariano 19´), Varela, Falcao ( Orlando Sá 78´)

O FCPorto continua a sua perseguição aos clubes da frente, conquistando uma vitória bastante importante, frente a um adversário difícil, acabando por realizar uma exibição sempre em crescendo, podendo se considerar das exibições tacticamente mais perfeitas e mais tranquilas dos últimos tempos.

Apesar da equipa portista demorar a entrosar-se e a adaptar ao relvado escorregadio, foi crescendo minuto a minuto até à concretização do primeiro golo, que lhe permitiu dominar completamente o jogo como bem quis, acabado por fazer uma partida globalmente interessante, principalmente a nível táctico.

A estreia de Ruben Micael, em jogos do campeonato, foi quase perfeita, faltando apenas o golo, o madeirense esteve sempre muito activo no meio campo, sempre muito tranquilo, a bola nunca lhe queimou os pés, parecendo fazer parte do plantel portista há mais tempo, sendo também bastante decisivo para o avolumar do resultado, participando activamente na criação de 3 golos portistas. Por último, foi também um verdadeiro saco de pancada dos jogadores nacionalistas, que entre pontapés de todo o tipo foram se entretendo enquanto Carlos Xistra nada fazia para por cobro a essa atitude dos madeirenses.

Além de Ruben Micael que esteve impecável a “fazer” de Raul Meireles, Maicon também substituiu muito bem Bruno Alves, mais uma vez o brasileiro demonstrou ter sido uma contratação acertada para um futuro próximo.

Quanto à partida, o FCPorto entrou mal, o Nacional estava muito bem organizado, principalmente na sua defesa, quanto ao ataque, em toda a partida, Helton não deverá ter tido um remate digno de registo para defender. Com a saída, por lesão, de Rodriguez, e com a entrada de Mariano, o FCPorto começou a querer tomar conta do domínio, que viria conquistar definitivamente após a obtenção do primeiro golo, de grande penalidade, marcado por Varela.

Com mais espaço para jogar, devido à expulsão de um jogador madeirense, o FCPorto foi mais objectivo e mais competente, não deixando que o seu adversário viesse à procura da igualdade, Belluschi e Ruben trabalhavam muito, Fernando parecia estar em todo o lado, e com isso iam conquistando o meio-campo.

Não foi com surpresa que ainda antes do intervalo, Falcao viria a alargar a vantagem, depois de uma combinação entre Ruben e Alvaro, tendo este cruzado de forma perfeita para a cabeça do colombiano.

Na segunda parte, o FCPorto dominou a seu bel-prazer, em velocidade de cruzeiro, impedindo sempre as poucas iniciativas atacantes do Nacional com categoria, Falcao, aos 61 minutos, alargou ainda mais a vantagem respondendo a mais um cruzamento acertado de Alvaro.

Até ao final, o jogo não viria a mudar muito de imagem, e foi com muita naturalidade, que aos 85 minutos, Ruben Micael faz um passe fabuloso para Varela que aparece sozinho em frente ao guarda-redes nacionalista e fez o 4-0, que viria a ser o resultado final.

O FCPorto termina o mês de Janeiro com uma vitória bastante importante, ganhando um outro alento e confiança para um mês de Fevereiro que se prevê decisivo para as competições em que está inserido.


11 comentários:

  1. Já tinha saudades... Apesar dos primeiros minutos não terem sido nada bons... Pode ser que agora a equipa embale. Ruben é craque ponto final...

    Entretanto os lampiões já estão a ser levados ao colo outra vez... Incrivel tá tudo inquinado... Só nos resta lutar até ao fim com dignidade, coise que no terreiro do paço não sabem o que é!!!

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  2. Grande Ruben, não parou um minuto e até jogou por duas vezes quando devia poupar-se (alguém devia poupá-lo) àquele esforço inútil nos instantes finais em que acusou câibras.

    Mas, digo-vos, Álvaro Pereira enche-me as medidas, ataca com uma ferocidade que até mete medo, sempre a abrir. Já o Fucile esteve trapalhão. Falcao é um tratado na frente.

    Belluschi andou discreto mas sempre presente, ficando mais, tipo Meireles, enquanto Ruben Micael fazia a despesa atacante.

    ResponderEliminar
  3. No futebol: Grande jogo, que tem de ser da arrancada... carago!Quando o árbitro não rouba... não há pai pró Porto! E ainda andam esses robots da tv e rádios a inventarem... Esses e os ricardos costas, freteiro delgado, ruizinho da falsa moral desportiva, etc, etc. estão mesmo à espera de uma ensinadela...
    No hóquei vitória natural, no andebol surpresa, mas de certeza que foi uma excepção que depressa voltará ao normal. Já no basquete... Arrumamos mesmo, deitamos fora da carroça da taça Hugo dos Santos em questão, os mouros!

    ResponderEliminar
  4. Ruben Micael dá outra vida ao jogo atacante do nosso FCP.
    Sempre que tem a bola nos pés, o caminho é para a frente (e não para o lado como o meireles)

    Novo Deco (parte II - o 1º foi o Anderson)

    Sem espinhas a vitória!

    Alguem reparou na agressão a pontapé do Javi Garcia, dentro da area ao Valdemiro???
    Nem um comentário da sporttv.

    Mais uma agressão para ficar em aguas de bacalhau!

    Terça lá estamos para arrumar os lagartos

    ResponderEliminar
  5. Confesso que, apesar de já em parte o saber, fiquei perplexo com a diferença do estilo de jogo do Porto quando se introduz em campo um jogador não só aguerrido e com qualidade de recepção/passe mas também com visão de jogo vertical.

    Isto independentemente de se considerar que a exibição do FCP foi boa, muito boa ou assim-assim, o que é um facto é que a presença do 'estilo' do Ruben Micael é exactamente aquilo que faltava. Bellushi também é parecido, mas peca talvez por não saber estar sempre no sítio certo e de não ter a coragem que o Ruben mostrou no jogo de hoje.

    Até que enfim, porra! E depois acontece outro fenómeno que já tinha referido: já repararam que bastou o meio campo estar mais oleado nos ataques para todos os jogadores parecerem subir subitamente de forma? Funciona quase como um chicote. Os passes a rasgar que o Ruben faz tantas vezes assentam que nem uma luva no poder de arranque do Hulk. Que saudades dele... Com um jogador assim, não é tão crítico deixar a cargo dos extremos carregar o piano no jogo.
    E Alvaro Pereira esteve soberbo. Eu simplesmente adoro jogadores que mal partem para a bola poem os olhos na baliza e ele fa-lo quase sempre.
    Não digo com isto que a exibição foi fantástica (não foi) mas foi das melhores da época (independentemente de jogarmos com +1) e deu sinais claros ao treinador e aos jogadores do principal problema que tem afastado a equipa de bons jogos. Foi um dos jogos do FCP que não foi fastidioso assistir. Houve bola. Repararam na quantidade avassaladora de ataques que o FCP fez?!?

    Venha o SCP. É um jogo completamente diferente mas gostava que não deperdiçassemos a oportundiade.

    ResponderEliminar
  6. Ou o Ruben tem uma grande dose de coragem, ou temo que mais umas semanas e fica a fazer passes para o lado e para trás. Repararam na quantidade de conversinhas que o Prof. ia tendo com o seu adjunto quando o Ruben fazia passes para a frente? Vejam a cara dele quando o Ruben faz o passe para o 4 golo. Até engoliu as pevides.

    Espero que esteja enganado.
    O jogo contra os lagartos vai demonstrar se subimos ou não de forma, pois já vão regressar os do costume, mas sem Hulk que oferecia a tal verticalidade ao jogo do FCP.

    ResponderEliminar
  7. Até o Bellushi subiu de rendimento tendo como companhia o Ruben Micael.Excelente jogo do Alvaro Pereira!Estivemos bem colectivamente!
    Foi pena a lesão do Rodriguez.
    Na minha opinião a equipa pode e vai subir de rendimento e vamos aparecer em boa forma para os jogos contra o Arsenal!
    Saudações Portistas!
    duck

    ResponderEliminar
  8. Já começou a campanha dos abutres avençados que escrevem em pasquins, indignados com o que se passou na Choupana...
    já lembraram a multa ao Aimar!

    ResponderEliminar
  9. 45'+3'

    Após livre lateral, Valdomiro cai na área, atingido por Javi García. Fica penálti por marcar?

    Jorge Coroado

    -

    Sim. Javi García foi imprudente no modo como abordou o lance, perturbando a acção do adversário e impedindo-o de jogar a bola. Grande penalidade que ficou por assinalar. Não havia necessidade de intervenção disciplinar.

    in Ojogo de hoje.

    A anedota do dia.Um coice agora é uma questão de imprudência, e uma agressão não vale a expulsão.

    ResponderEliminar
  10. Rúben assumiu-se como o maestro que faltava a esta equipa. Aquele passe a rasgar, para o quarto golo, é um hino ao futebol.

    Espero que o FC Porto arranque definitivamente para um período vitorioso até final.

    Para tal, necessita melhorar a qualidade de passe. Hoje contei 36 passes errados! E não foi das piores performances.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Ainda não percebi qual é a dúvida, a segunda imagem(lateral) mostra claramente que o Alvaro fou rasteirado..aliás o jogador do nacional nem protesta!

    Dizer que o fucile fez penalty é de doidos !!!


    Ganhamos e ganhamos bem !

    cumprimentos portistas

    ResponderEliminar