04 agosto 2010

Conformismo com Bruno Alves?



Bruno Alves despediu-se do Porto a dizer que assim todos ficam contentes. Ele, o ex-clube e o novo clube, decerto o pai e o empresário até talvez os adeptos que acumulavam ressentimentos face a um jogador que será das últimas résteas de ADN do Dragão.
Os 22ME são uma boa maquia que nem se diluem em fundos que absorvem as últimas capitações capazes dos clubes. Veja-se os 20ME a pagar por Ramires, subitamente dissolvidos em metade porque 50% do passe do jogador pertence a um fundo que por isso pagou 6 ou 7ME e de repente, sem muito arriscar, tem um lucro de 50% precisamente...
Há quem ache isto normal, na furiosa marcha consumismo do mercado que, neste aspecto, apenas é regulado quando as instituições pensam nas soluções para reduzir as delapidações. Não há muita reflexão sobre isto, mas o facto de a regulamentação inglesa proibir terceiras partes num negócio, no caso os fundos que detêm percentagens dos passes dos jogadores, já é um começo. Por isso o negócio Ramires, mais um mal rendibilizado no Benfica depois do de di Maria, demorou até a questão de uma empresa à margem dos clubes ser resolvida e o jogador passar do Benfica para o Chelsea.
Se os mecanismos em que assenta o mercado devia merecer reflexão, a saída de Bruno Alves mereceria dos adeptos portistas outra atenção para além de agradecerem os seus serviços e desejarem boa sorte. Porque o jogador merece mais do que isso e a fragilidade negocial da SAD fica exposta ao vender um jogador fulcral para o qual não há substituto natural nem em vista para comprar. Como o dinheiro não é tudo, é curioso que ainda não foi exposto o estendal de protestos habituais na bluegosfera e sentido furiosamente noutras vendas. Com Quaresma, Lucho, Lisandro, Cissokho e por aí fora o FC Porto estava numa posição dominante, no campo, e pujante financeiramente, com participações constantes na Champions que até desobrigariam, de alguma forma, de vender jogadores tão valisosos quanto fundamentais na equipa.
Se na era das vacas gordas ainda percebi e aceitava o negócio, pela força do mercado, já agora é menos compreensível. Aliás, na compra de João Moutinho, e como só a antevia como preliminar à venda obrigatória e porventura já negociada de Raul Meireles, admiti que, ainda bem, Bruno Alves poderia ficar. Meireles renderia os 20ME aproximadamente que o FC Porto "gosta" de obter em mais-valias em cada Verão. Mas Meireles fica, para já, e se sair nem deve ser para o Chelsea que se serve de Ramires precisamente. E com Meireles está Moutinho e 11ME gastos de momento sem justificação.
A perda de Bruno Alves não é irreparável, por não haver indiscutíveis em lugar algum, mas o encaixe de 22ME não é tão proveitoso na medida do desfalque defensivo que os jogos de pré-época evidenciaram. Pode-se equilibrar a tesouraria, mas com perda do equilíbrio competitivo e sem um substituto natural à vista para Bruno Alves.
Habituados a comentarem glórias, vitórias e negócios chorudos com a equipa em alta, alguns adeptos contestavam desabridamente e agora não se fazem ouvir da mesma forma num momento com a equipa menos confiante, menos ganhadora e com um "entorno" menos positivo até pelo mutismo da SAD que se fica pelos formais comunicados à CMVM que, inexplicavelmente, em muitas das compras não se consumam sabe-se lá porquê.
Cá estou eu a servir de contraponto a uma tendência de conformismo que não acompanho, da mesma forma que, agora, lamento ainda mais a despedida de Bruno Alves do Porto pelo que escrevi no rescaldo da final do Jamor: onde o jogador teve cartões amarelos imerecidos que levaram à sua expulsão e foi permitido ao Chaves um golo irregular que nem os adeptos portistas quiseram contestar a não ser juntar-se aos comentários alheios, estranhos e imbecis dos que quiseram crucificar como um erro do central e capitão portista.
De repente, lembro-me de Quaresma que também já não era bem visto pelo Dragão, onde é costume pedir gratidão aos jogadores a quem o público afecto acaba a maltratar, partilhando do aconchego dos milhões encaixados com uma palmada nas costas tão cínica quanto o cinismo amiúde atirado à política da SAD que dizem os contestatários equilibra as contas mas desbarata o capital competitivo da equipa.

21 comentários:

  1. Do autor, conheço apenas os textos que há tempos a esta parte, venho lendo. Estou, deste modo, à-vontade para deles extrair ilações com fundamento apenas e só nos argumentos e conclusões neles contidos.
    Entendo que me dão uma visão crítica da vida do FCP racional e, sendo como são, marcadamente originais no universo dos blogues, não deixam de focar realidades nem sempre devidamente esclarecidas e menos compreendidas pelos sócios e simpatizantes.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, M. Costa, a intenção é essa. Infelizmente, habituei-me a um contributo de leitores muito (cegamente) "apaixonados" que nem isso conseguiam ver. Vou recolhendo comentários significativos e rejeitando aqueles que indiciam muita iliteracia nestas matérias e que, não o sabendo, me julgam de uma forma menos simpática do que o caro leitor. Talvez, daí, o cariz de "originalidade" com que me brinda, devido ao facto de ser descomprometido com alguma facção ou elite e que também é menos bem compreendido pelo universo, ainda largo, dos que me lêem embora rejeitem comentar o que tem o aspecto positivo de evitar dizerem asneiras como é grosseiro ver por aí e para as quais não me inibo de lhes chamar a atenção, mesmo que contribua, involuntariamente, para os inibir.

    E tal não me deixou menos cuidadoso e atento em relação ao FC Porto, com a disponibilidade possível e hoje muito diminuída também porque isto dá muito trabalho e alguns jogam que se faz a brincar e não custa nada de forma a que gostam de atrever-se a dizerem o que querem.

    ResponderEliminar
  3. Mas gostaria de saber a sua opinião sobre o negócio, em todas as vertentes...

    ResponderEliminar
  4. Que dizer quando um jogador, por mais que se goste dele, quer sair (ou o pai quer que ele saia)?
    Mantê-lo contrariado no clube? Não esquecer a idade que ele tem.

    Obviamente que o dinheiro faz falta ao FCPorto. Penso que se não fizesse não o teriam vendido.

    ResponderEliminar
  5. Bem, se todos os jogadores começarem a querer sair
    e só deixar então...

    Faz mais falta um central de categoria, de momento, do que dinheiro. Sem prejuízo de considerar que é um negócio muito bom para o FC Porto, sem dúvida. Mas, desta vez, não é esse o enfoque que esta venda suscita.

    Qualquer adepto perceberá isso. Até aqueles que se revoltavam com as vendas noutros anos, mas agora que é a equipa a ficar carente em demasia parece que já ninguém contesta.

    É este sentido das coisas que não me parece bem ajuizado, enfim...

    ResponderEliminar
  6. Na minha modesta opinião, e num periodo de instabilidade competitiva da equipa. com um novo treinador (em todos os sentidos) e muitas caras novas, parecia-me prioritario para o FC Porto manter o seu capitão e mais capaz defesa, ainda para mais depois da confirmaçao que se viu em França de que de facto os restantes centrais não estão ainda em condições de substituir Bruno Alves.

    Ficamos com os 22 M€, resta saber quem irão eles comprar agora, se um qualquer miudo desconhecido colombiano ou argentino, que apesar de com potencial ainda necessita de ser trabalhado e integrado e adaptado ao futebol europeu, ou se alguem ja com creditos mais que firmados e perfeitamente adaptado, se bem que na 1ª ou 2ª opções esse alguem teria sempre de se adaptar aos mecanismos da equipa, se é que na defesa os há, depois dos jogos de França fiquei com algumas duvidas..

    Foi um excelente negocio financeiramente falando, obviamente, mas julgo que com a vinda de Moutinho, seria mais logico e racional libertar Meireles do que vender Bruno Alves.

    cumprimentos pelo excelente Blog.

    ResponderEliminar
  7. Zé Luis, percebo o teu ponto de vista. De facto, desportivamente (e quiçá financeiramente a médio prazo, já que pode comprometer o atingir de objectivos) esta venda não faz muito sentido já que não há claramente substituto ou pelo menos (como tem acontecido sempre que perdemos um central, como foi com Carvalho ou Pepe), alguém que não comprometa.

    Também percebo que o clube não pode andar sempre refém das vontades dos jogadores mas infelizmente o futebol português tem-se transformado um bocado nisso. Somos um entreposto temporário para futuras estrelas. E a sorte dos lampiões é o DLuiz não estar já para saídas ou algo me diz que esta época estavam bem tramados. Sem o caicai, o atum e depois a boneca... a coisa ficava feia.

    Mas no nosso caso acho que não havia grande coisa a fazer. Já era um desejo antigo, com mais de dois anos, e, na minha opinião, mais vale um Maicon motivado do que o BAlves a pensar noutras paragens.

    Não me parece que se consiga por esta altura arranjar alguem que pegue de estaca no lugar por isso, façam lá magia e ponham a dupla Maicon/Rolando a jogar bem...

    ResponderEliminar
  8. Santos, como compreendes o meu sentido não é de crítica destrutiva, mas de reflexão e o Ricardo acaba por confirmar que, neste momento, a coisa não cai bem, por muito bom que seja, e é, o negócio. Tu acrescentas algo palpável, o Ricardo elenca as variáveis com que nos confrontamos hoje em dia e numa conjuntura competitiva menos favorável do que o costume.

    Ora, discutir isto não tem de levar, nem é esse o objectivo, a maltratar alguém, apenas a que se tome consciência do que se faz e porquê. Não havia volta a dar e o mercado ditou leis, ainda que valha lembrar que BA só sairia, pelo presidente, pela cláusula de rescisão, portanto no momento de obrigação/fragilidade máxima e numa condição incontornável.

    Compare-se, mais uma vez, com o Ramires e de como o Benfica ficou refém do fundo, sendo obrigado a vender aquele que eu considero o mais importante jogador do Benfica e que me mereceu esse elogio em post já na altura do Mundial.

    Contrariado ou não, BA deveria ficar até alguém bater os proclamados 30ME. Claro que tem de haver cedências e ao FC Porto não foi apontada alguma pistola, nem pode ser o vendedor a determinar quando o comprador o quer levar e houve que esperar o timing do Zenit.

    Mas que não é um bom período para festanças, não é.

    ResponderEliminar
  9. Haja Deus alguém que diz o mesmo que eu!
    Considero que não havendo insubstituíveis, o Bruno Alves vai fazer muita , mas mesmo muita falta ao FCPorto. Sempre achei que o muro era ele.
    Enfim, tenho mesmo muita pena...!

    ResponderEliminar
  10. Convinha não esquecer que o BA não fez em 2009/2010 uma grande epoca..

    Convinha não esquecer que um grande DC faz com que o colega do lado, de sofrivel passe a bom...Lembrem todos os que jogavam ao lado do Eurico, Aloisio e outros eram sempre bons, mas...

    Convinha não sequecer que Rolando é sofrivel, e ponto final...

    ResponderEliminar
  11. Se Rolando é sofrível e se BA não está, que garantias de melhorias no cenário actual? E que categoria terá Maicon? Ou Sereno?

    Parece-me que continua a esquecer-se o essencial. E o essencial não é o que BA fez na época passada, uma das 5 épocas que teve no Dragão.

    A selectividade dos pontos de vista não evita quão traiçoeiros possam ser os argumentos.

    O problema subsiste: e agora?

    ResponderEliminar
  12. Pois, e agora?
    O Bruno Alves ja passou a historia.
    E ir jogar para a Russia,fosga-se
    E agora? Quem seria o central a altura?
    Bom,com garra e barato??

    ResponderEliminar
  13. Como é que se gere a situação de um jogador que estava desmotivado no FCP por não ganhar o que pretendia em Portugal? A desmotivação é como uma doença que alastra aos companheiros. O futebol actual ditou as suas leis, Portugal e o futebol português são uma rampa de lançamento para outros vôos, outros campeonatos. Não havia nada a fazer, o jogador e o seu pai fizeram uma pressão insuportável para sair. Se o FCP não vendesse o BA, ele iria fazer uma época ao nível da anterior, e pior do que isso, iria demonstrar uma atitude amorfa e apática em campo imprópria de um capitão do nosso Porto. Dadas as circunstâncias foi um excelente negócio! Agora que um Bruno motivado e em forma vai fazer muita falta não tenho dúvidas. Jogadores com a qualidade dele há poucos e custam caro.

    ResponderEliminar
  14. Treinador, não se põe em causa o negócio.

    Mas face à insatisfação aparente do jogador, porque não estava já o FC Porto preparado com uma alternativa na mão, credível e pronta a anunciar?

    E, sempre insatisfeito, se não houvesse comprador, tal como não apareceu os anunciados Barça, M. United e R. Madrid, o que faria o FC Porto? Deixava-o no banco?

    Se o problema comportamental e interno fosse tão grave não era suposto haver já na mão uma alternativa?

    E estaria na cara que "isto" estava m,ais ou menos preparado quando o treinador vem dizer que espera... um avançado-centro?

    Continuo em crer que os adeptos fazem palpites muito para além do razoável e é isso que envenena alguma discussão.

    Se o BA tivesse de ficar, mesmo contrariado, ficava e prontos! Afinal, ele faz falta a sério e é a conclusão a tirar. Porquê? Por não haver ninguém em vista para o substituir. Porque porventura a SAD não estava segura de vendê-lo e por mais de uma vez o presidente disse que não havia propostas. Esta, do Zenit, é recente e parece que a única. Logo...


    Quanto à Rússia e ao Zenit, o campeonato não tem uma projecção internacional, mas é um país com um ranking na UEFA superior a Portugal, com mais equipas nas eurotaças e mais equipas na Champions. Outro falso problema, portanto, dos muitos que se criam nestas coisas e para desfocar do essencial, mais uma vez.

    O Zenit ligera a meio da Liga russa com 10 popntos de vantagem sobre o bicampeão Rubin e sete oi oito sobre o 2º classificado, pode entrar na Champions esta época, ganhou a Taça UEFA em 2008 e não pode ser desconsiderado como alguns têm feito. São factos. Já nem falo dessas opiniões descabeladas.

    ResponderEliminar
  15. Eu referia-me a que qualquer jogador sonhara em jogar em Espanha/Italia/Inglaterra
    O Campeonato Russo ainda e pior que o Tuga, em termos mediaticos,pelo menos aqui na Alemanha as vezes ainda da alguns resumos do Tuga.
    Ir para a Russia cheira a mercenario.

    ResponderEliminar
  16. Zé Luís mas achas que a alternativa ao Bruno já não está escolhida à muito? O problema não é quem mas sim a quem vamos comprar. Aposto que o jogador vem do Brasil e virá num negócio embrulhado em procuradores, empresários etc etc. Burro velho não aprende e nem com as 2 novelas Kleber o FCP aprendeu a escolher outras zonas do globo ou na pior das hipóteses, não se deixar meter nesses folhetins.

    Quanto ao Zenit, isso é problema do BA e das suas ambições e desejos, 22 milhões provenientes da Russia valem tanto para o FCP como se fossem provenientes do Barnabéu ou de Old Trafford.

    ResponderEliminar
  17. O BA, tal como o Meireles, fizeram uma época sofrível, como toda a gente sabe, tendo o BA tido uma actuação vergonhosa na final da Taça da Liga. O rapaz queria mais dinheiro do que o FCP lhe podia dar, e o pai estava sempre a dar recados. Os grandes clubes europeus ocidentais que andaram atrás dele foi só de treta, e acabou por ser um clube russo a levá-lo, porque os negócios são para fazer nas ocasiões, e, convençam-se de uma vez por todas, quem tem o poder de mandar é que manda, e o Zé Adepto, (Luís,Carlos ou António), escusa de mandar bitaites, porque os tipos da SAD não devem ter tempo nem disposição de ler o que escreverem. O que tem de ser tem muita força!

    ResponderEliminar
  18. Treinador, se estivesse escolhido há muito então já cá estava... E se sabem quem é e não se sabe o clube de onde vem, pois não há ninguém em carteira, quer dizer esta semana tiveram de se mexer.

    Mas o FC Porto de outros tempos, arejado, interventivo e não reactivo, maniche, não tinha comprado o Moutinho sem vender o Meireles e já cá tinha o substituto do BA.

    Não sei se o maniche quer ufanar-se de a SAD não ligar ao que se diz e/ou escreve. Não sei se é advogado de defesa de uma SAD mais fechada e pouco comunicativa até com os seus sócios. Nem me parece que o maniche se importe com isso e, como não tem perfil, é mais um dos anónimos que deve ser tão sócio como eu e, por isso, também diz-me pouco se a SAD comunica ou não, satisfaz ou não, é diligente a comprar ou não...

    ResponderEliminar
  19. Caro Zé Luís,
    Mas você acha que era possível segurar o Bruno Alves por mais tempo?
    Ele já anda a tentar sair há dois anos.
    E, nas actuais condições do mercado, com quase 29 anos, 22 milhões é uma verba muito boa.
    O mesmo acontecerá com o Meireles.
    Mais, gostando muito de ambos, e até por isso mesmo!, acho que merecem fazer o contrato da vida deles.
    O substituto do Meireles é claramente o Moutinho (e acho que o Porto não fica a perder).
    O substituto do Bruno Alves, que não será um clone, já esará escolhido.
    Vamos aguardar que não vai passar muito tempo até sabermos quem é.
    Preocupa-me mais a novela parva em torno do Kléber.
    Já não vai sendo tempo de esquecer o Kléber e apontar baterias para outro jogador?

    ResponderEliminar
  20. Amigo Pedro Coimbra,

    todos esses pontos que fica são verdadeiros e aceitáveis.

    Mas não invalidam o ponto de isto acontecer num momento mais delicado, desportiva e financeiramente. É um bom negócio, é uma boa oportunidade, é uma boa saída para o jogador que a merece, mas não calha bem para o FC Porto actual e veremos que custos trará.

    Não estou nada certo de que haja uma alternativa a caminho, mas veremos e esperemos para ver quem é e como se adaptará. O FC Porto agora tem tempo para estas experiências?

    Da mesma forma, e eu que nunca me referi ao assunto que considero merecer o estatuto de "parvo", sobre o Kléber isto não é aceitável no FC Porto e não vale a pena dizer mais nada.

    Não me lembro de ver tanta indefinição num início de época, com todas estas coisas e uma equipa para definir antes de uma final com o Benfica.

    Se o Pedro ou alguém mais lembrar de algo semelhante avise por favor.

    É que pode ter havido épocas más, mas no início estava tudo definido. Até em 2000 com aqueles reforços de merda como o Pavlin, o Pizzi e não sei quem mais, mas já desde o início que eram certos. Até no pós-2004 e o titulo europeu havia certezas no plantel e mesmo no treinador ainda que del Neri tenha durado só a pré-época.

    Agora como este ano nunca vi. E acho que chega.

    ResponderEliminar
  21. É verdade Zé Luís,
    Essa indefinição é uma "novidade" que todos dispensávamos e a que não estávamos habituados no clube.
    Hoje li a notícia do central brasileiro que referi no meu blogue(Rafael Tolói) e a do Rodriguez, do Braga.
    Não sei se terão alguma credibilidade ou se serão nomes que se atiram à toa na esperança de acertar em algum.
    Na próxima semana saberemos.
    Até lá, vamos ganhar o caneco amanhã!!!
    Apesar das habilidades...
    Que magnífica nomeação!!

    ResponderEliminar