06 agosto 2010

A estrada da Beira e a beira da estrada (II)

FC Porto nunca ganhou na Bélgica

Saiu o Genk, para o FC Porto, com o primeiro jogo na Bélgica, a 19 e a 2ª mão no Dragão a 26 deste mês. Por acaso palpitava-me que voltaríamos à Bélgica ao cabo de muitos anos, mas temia o Aris e desconfiava do Karpaty. Mais agradável do que o KRC Genk seria o Maribor do nosso Zahovic.


Esperemos que, depois da confusão do Bangor City (Gales) com o Bangor FC (Irlanda) na informação falada cá da paróquia, no tocante ao adversário do Marítimo da última ronda, agora não se faça confusão do Racing Genk, do nordeste belga, com o KAA Gent do oeste, ambos na região do flamengo; por sinal o Gent que saiu ao Feyenoord no pote 1 e antecedeu precisamente o par Genk-FC Porto do pote 2 no sorteio da Liga Europa. É que habitualmente troca-se o nome do Gent para La Gantoise na versão francesa e já cansei de ouvir confundir os nomes aí pelas tv's que dão estas coisas como qualwuer fait-divers de touradas no Dubai, de uma árvore que cai no Sri Lanka ou um desmoronamento no Peru para encher chouriços dos telejornais de uma hora e tal...

O Racing Genk resultou da fusão de dois clubes locais que já jogaram na Europa, o FC Winterslag e o Waterschei Thor, em 1988. O Gent, ou La Gantoise, é outra coisa, mas sabemos como por cá é fácil confundir a estrada da Beira com a beira da estrada, de que foi exemplo o caso Bangor City/Bangor que então comentei.

Um opositor acessível, o Genk, ainda que quando emergiu foi campeão em 1999 e 2002 e até já jogou na Champions uma vez (2002-2003, para fazer número), ganhou a Taça belga em 2009 mas só chegou, agora, à Europa por um estranho play-off local entre o 7º e o 14º classificados da Jupiler League: os 6 primeiros jogam para o título e os restantes disputam um lugar na Liga Europa, à excepção do último que desce e do 15º que joga um desempate pela manutenção. Primeiro, o Genk ganhou o seu grupo no play-off só com um empate cedido e em que defrontou o bicampeão Standard Liège; depois fez uma final com o Westerlo vencedor do outro grupo. Na época passada, entrando logo no play-off pela Liga Europa, perdeu duas vezes com o Lille e não chegou à fase de grupos, mas o plantel é praticamente o mesmo agora e deu uma cabazada aos finlandeses do Inter Turku (5-1 fora e 3-2 em casa).
O FC Porto não tem bom historial com clubes belgas e nunca ganhou lá, apesar de nunca ter perdido em casa. Apanha uma fase relativamente calma no início da Liga portuguesa, com a eliminatória europeia entre as 2ª e 3ª jornadas face a Rio Ave e Beira-Mar, o que torna as coisas algo suaves partindo de princípio de uma vitória natural na abertura do campeonato na Naval (F. Foz).
Curiosamente, Gent e Genk encerram no domingo (20.30 locais) a 1ª jornada na Bélgica.
Oportunidade para evocar uma vontade/promessa de Ruben Micael e de dar uma olhada ao estádio de Dublin para a final da Liga Europa. O novo - de quase 400ME e quase metade do custo do de Wembley -, Aviva Stadium, no lugar do velho Landsdowne Road, em Ballsbridge a sudeste da capital irlandesa, foi inaugurado em finais de Abril mas só anteontem teve o seu primeiro jogo de futebol, com o M. United frente a um misto de jogadores irlandeses (1-7). Para a semana há lá o primeiro match internacional Irlanda-Argentina.

actualizado 18.29h

7 comentários:

  1. É uma deslocação curta a um país de nível competitivo aproximado ao nosso. Temos a responsabilidade de fazer tudo para vencer. Há histórias suficientes no futebol como exemplos de fracassos evitáveis. Nem vale a pena relembrar o Rexham...

    ResponderEliminar
  2. Parece que nos saiu a sorte grande.

    abraço

    campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com uma pequena parte do teu comentario "... o nosso Zahovic" não me esqueço que ele como por exemplo o Doriva, forçaram a saida. E quando assim é para mim deixam de ser Porto. Não é pelo facto de terem jogado num clube de lx, como foi o caso do Drula e mais gritante ainda do "nosso" Tó Neves.

    De resto é a minha oportunidade de conhecer Dublin e aproveitar o seu famoso Whisky.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. PS - Sou leitor assiduo há muito tempo. Continuem assim.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Caro Silva Costa, não partilho da opinião do "nível competitivo" belga ser igual ao nosso.

    Mas também não é preciso aludir a "sorte grande" (Tiago Araújo), creio que o Maribor e mesmo o Debrecen eram ainda mais acessíveis. De resto, para uma equipa que tem de mostrar a maior ambiçáo na Europa, o Genk não pode ser minimamente um papão.

    Ungaro, o nosso Zahovic não merece menos respeito nem por ter forçado a saída nem por ter jogado, depois, no Benfica. De resto, tenho dúvidas de que tenha forçado assim tanto a saída, na altura tamb+em foi bem vendido. Mas isso faz-me sempre lembrar de como ninguém parece mostrar gratidão a ninguém que sirva o FC Porto e seja campeão com indiscutível contribuição. Idem para o Doriva, que chegou em Janeiro, ajudou ao título, saiu em Dezembro e credor de mais um título e num ano civil fez render o dobro (8ME) do que custou (4ME).

    Mas eu tenho sempre leituras diferentes do comum dos adeptos. Não há volta a dar.

    ResponderEliminar
  6. Eu acredito hoje num porto forte, com boas transições. jogo rápido ao contrário do que foi no Torneio de Paris, veremos no que dá hoje.

    E vamos trazer a Supertaça para o Dragão!

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Finalmente um jogo destes, já estava com saudades....
    Espero hoje um FCPorto forte, boas transições e com rapidez só "assim" é que podemos ganhar, não vou poder ir a Aveiro mas vou ficar a ver na TV...

    Força Futebol Clube do Porto!

    abraço

    campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar