20 agosto 2010

Relatório (Bo)Ronha (I): o Brejnev da FPF guloso por tábuas de queijos



Esta coisa que querem transformar numa bola de neve no pino do Verão deixa-me com cócegas nos dedos e urticária na pele, tal o tremendismo mediático à volta do Processo (Q), de Carlos Queiroz.




Gorada a hipótese de despedimento com justa causa, invalidada a prova de perturbação do controlo antidoping, resumido a uma multa e um mês de suspensão por um palavrão que as virgens ofendidas não toleram nem por interposta pessoa, eis que ganha contornos de cataclismo a metáfora do seleccionador, na sua explosiva entrevista ao Expresso há uma semana, sobre o polvo federativo com a cara do responsável das selecções Amândio de Carvalho, um paquiderme dinossáurico que corporiza tudo o que há de atraso na estrutura federativa e as maleitas organizativas e de planeamento que enfermam o futebol em Portugal no século XXI. E já nem é preciso recuar a Saltillo, aos compagnons de route dos César Grácios de antigamente, à organização da Taça de Portugal com tantas peripécias amadoras e anacrónicas.

Mas a nova centralidade do Processo (Q) Queiroz - Amândio de Carvalho - faz-me recuar ao tempo da Guerra Fria e lembrar o que Reagan contou nas suas memórias sobre os encontros com o líder soviético do seu tempo, Leonidas Brejnev. Ou pelas suas próprias palavras, ou por assessores, foi contado que os encontros entre os líderes das duas superpotências, a tratarem do desarmamento nuclear, eram marcados por alheamento profundo do soviético, amiúde adormecendo à mesa das negociações mas nada parco no tocante a comida.

Pois o vicepresidente federativo Amândio de Carvalho é tido como um responsável que adormece nas longas sessões de planeamento do Gabinete Técnico das Selecções, nem sempre está a tempo e horas nas refeições conjuntas nos estágios sem deixar de reclamar de cada vez que falta a... tábua de queijos.

Não está mal, não senhor, para alguém que, conta Queiroz na entrevista, comunicou ao seleccionador, na véspera do decisivo confronto com a Bósnia na Luz, que ele, Queiroz, não era o técnico da sua preferência. Linda forma de motivar, como se o Amândio pudesse e mandasse sozinho, qual Brejnev à frente de uma superpotência, em alguma coisa.

Anos depois dos "summit" EUA-URSS, Reagan encorajou o novo líder soviético Gorbachov e fez-se historia, depois do apelo: "Mr. Gorbachov, tear down this wall", pediu Reagan para que o Muro de Berlim fosse derrubado. Não tardou e fez-se história.

Na FPF, a história continua a ser escrita dentro do campo e mal preparada nos gabinetes. Há estórias e não se evolui no tempo.
Nem de propósito, quando começaram os zunzuns sobre problemas no seio da selecção, ainda na Covilhã, este dirigente máximo que disse a Queiroz na cara que não o queria como seleccionador, foi capaz de dizer aos jornalistas que nenhuma notícia "irá desestabilizar o ambiente da selecção e a união do grupo de trabalho".
Agora pode perceber-se, à distância, quem terá dado a informação, imgine-se, ao DN, o jornal cuja edição online de Desporto á ptrocinada pelo ADoP e IDP, sob a tutela governamental e que tem tratado o caso Queiroz desde o início, a dizer que Queiroz não queria jogar o play-off na Luz, suscitando a revolta dos adeptos benfiquistas que assobiaram o seleccionador antes do jogo, se bem se lembram.

O mesmo Amândio, volto a lembrar, que como nº 1 da delegação no estágio da Covilhã, não reportou à sua Direcção, reunida a 14 de Julho para avaliar o desempenho do estágio ao Mundial, o episódio da recolha do antidoping.

O responsável, agora muito ofendido, que não se importou que ele, chefe da delegação, bem como o nº 2 e Director Técnico Carlos Godinho, ou o nº 3 e director de Comunicação Onofre Costa não soubessem da visita da comissão antidopagem.
Mas souberam os médicos da selecção que receberam contactos telefónicos dos colegas do ADoP na manhã da visita surpresa e intempestiva à selecção às 7 da manhã.
Pois agora querem centrar nesta abencerragem os problemas de relacionamento entre o seleccionador e a estrutura federativa, com um novo processo disciplinar. Se pudesse morrer-se de vergonha muita gente estava enterrada subitamente. Resta saber, com Queiroz suspenso, se Amândio de Carvalho dirigirá a comitiva oficial nos jogos com Chipre (em Guimarães) e na Noruega, aproveitando a ausência forçada de Queiroz. E se algo correr mal quem assumirá as culpas.

Com esta nota de reportagem e para avivar a memória proponho-me elaborar uma espécie de Relatório (Bo)Ronha de forma a acompanhar o Processo (Q) que mostra a porcaria que a clique dirigente antiga, pelo visto apoiada pelo antigo responsável das selecções com poucas lições de ética, moral, responsabilidade e credibilidade que pretende manter no seu blog, com os seus vícios de comodismo atávico que sempre ridicularizaram a FPF desde que mandava em todo o futebol até ser agora incapaz de tratar das selecções e do futebol jovem e não profissional, ainda impõe na FPF.

10 comentários:

  1. Então e o mau estar óbvio entre jogadores e seleccionador?
    Também é culpa da FPF?
    Acho que a estória não se resume ao que tem sido escrito e falado, deve haver muito mais que não se sabe e possivelmente não se saberá tão depressa ou até nunca se saberá.

    Acho que a maneira de mandar embora o homem que diz que não tem duas caras e dois tons não é este, mas acho que ele devia ir-se embora. É preciso ter muita cara de pau para se ficar num sitio onde se é maltratado.
    E se ele tem sido maltratado, disso não há duvidas e é bem visível.
    Porém não o acho e nunca o achei com capacidades para ter grandes cargos.
    Desde que ganhou o mundial de sub-21 que ganhou fama e soube tirar proveito dela de uma forma tão espremida que só por isso merece alguma admiração mas não é sequer uma admiração positiva pois ele não é sério na sua vida pessoal e é aquilo que se vê na sua vida "publica" e apenas vai ganhando dinheiro e nada de títulos desportivos.
    Anda sempre em tribunais a resolver questões financeiras resultantes da maneira como sai quase sempre dos cargos para os quais é contratado.
    Mas isso é um tipo de atitude e forma de vida que fica com quem a pratica. Eu não acho que seja sinal de alguém de valor (a vários níveis) mas também percebo que em Portugal, onde o xico-espertismo reina, ele até seja visto como um exemplo a seguir.

    Resumindo; acho mal manda-lo embora de uma forma pouco séria para não dizer vergonhosa mas acho bem que o mandem embora.

    ResponderEliminar
  2. Caro Ze Luis,

    Excelente post (spot on!). Eu gosto muito do Carlos Queiroz; e' uma pessoa extremamente competente e se Queiroz ficar de fora, o futuro do futebol portugues ficara comprometido. Eu quero perguntar-lhe se acha mesmo que o segundo processo contra Carlos vai mesmo ter algum efeito? E' que e' tao ridiculo; inacreditavel?!

    Fique bem

    Ana

    ps: o boronha e' realmente execravel.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez um excelente post Ze Luis.

    Assino por baixo.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. mas fazendo uma retrospectiva das vivências na FPF este personagem é sempre a figura central!
    Já vai sendo tempo de impor limites aos mandatos, para evitar múmias como esta!

    ResponderEliminar
  5. inocêncio, os que não gostam são sempre os que não jogam, na selecão, nos clubes, nos amadores, nos profissionais...

    ResponderEliminar
  6. não, ana, não acho que vá dar alguma coisa, afinal nem houve palavrões nem insultos, só uma metáfora política e os tentáculos serão conhecidos mais tarde, não tarda...

    ResponderEliminar
  7. É claro que não vai embora, tem direito aos seus 3 milhões de indemenização por tudo o que teve que aturar. Depois que fechem a federação por excesso de dívidas, também era da maneira que ia tudo embora. Queria ver se alguem os contratava para varrer a rua.

    ResponderEliminar
  8. excelente post em que vejo finalmente alguém a desmascarar esse vaidososito cobarde (já viram a quantidade de fotos e artigos sobre si que colocou no blogue, desde que finalmente se tornou "célebre" como o homem que em primeira mão escreveu o que o CQ chamou ao técnico das amostras?) que despudoradamente ataca o CQ sem lhe permitir resposta...

    Espero que o CQ afinal tenha mais trunfos na mão e consiga inverter a situação... o que é provavelmente só wishfull thinking, mas se o Mandela saiu da prisão para ser presidente, porque não acreditarmos que pode haver mudanças também por cá?

    Ah! Já agora também conviria referir que neste processo todo os lindos jogadores da selecção não se têm portado lá muito bem... apenas o presidente do porto apareceu a ser porta-voz de apoio, e o Eduardo falou...mas... cadê o minino d'ouro? e os sub-capitães?...

    ResponderEliminar
  9. nightwish, eu vu pegar nesse assunto, como vou pegar em todos os assuntos e desmascarar a sordidez deste processo e de alguns protagonistas laterais.

    o caso é que... não há indemnização nenhuma a pagar, isso é só intoxicação da opinião pública.

    ResponderEliminar
  10. reine margot, não é verdade isso das reacções dos jogadores.

    já ouvi o Br. Alves, o H. Almeida, o Nani contou a história da clavícula partida e a versão confere com a do CQ na entrevista ao Expresso.

    O Danny admitiu não ter jogado ao nível que ele esperaria e que as perns lhe tremeram. A maioria dos jogadores está com CQ.

    Aliás, só o Deco quebrou a empatia e a sintonia dentro do grupo da selecção.

    Potrtanto, mais intoxicação não!

    ResponderEliminar