23 agosto 2010

Relatório (Bo)Ronha (III): quem paga o quê e a quem, António*?


* - entretanto, rejeita inserir mais comentários meus, mas volto a garantir-lhe que só escrevo com o meu nome próprio, sem arranjar nicks, e não devo nada a alguém em lado algum.



"Zé Luis, Recebes à peça?... E ao domingo pagam-te a dobrar?..."






Este mimo foi-me dedicado (ontem, 22/8/2010, pelas 6.51pm) pelo autor do blog com o próprio nome, António Boronha, a quem, de resto, dedico toda esta atenção especial pela sua saga contra Carlos Queiroz que lhe tem valido, repetidas e decerto justas, opiniões em jornais, revistas e até tv's. Só porque sim, porque dá a cara na contestação ao seleccionador e, por isso, diz-se "corajoso" (sic) entre os poucos que assumiram essa causa fracturante tão querida a certa franja da sociedade amiúde confundida com o tal polvo socialista de múltiplos tentáculos, a chamada esquerda caviar.
Tão requisitado anda o sr. Boronha, outro vicepresidente da FPF tão célebre pelo relatório feito em 2002 no pós-Mundial como pelo que não fez em 2000 no pós-Europeu sabe-se lá porquê tal como a nunca entendida saída de Humberto Coelho, que não resisto a acompanhar as suas "deambulações", discorrendo diariamente sobre o assunto, que me suscita várias interrogações. Curiosamente, nunca me respondeu directamente, embora eu oponha factos e decerto muitos do seu conhecimento a que prefere não contestar ou confirmar, ainda que permitindo a sua publicação está, quanto a mim, a aceitá-los como válidos.
Eu poderia devolver a pergunta a António Boronha de duas maneiras:
- se alguém lhe pagou para publicar tantos posts sobre o assunto, massacrando o seleccionador com o pretexto das notícias verrinosas e venenosas de fontes anónimas mas algumas bem subentendidas, além da frase maldita de Queiroz proferida na Covilhã, de que AB se gabou por dá-la em primeira mão (sobre a "cona da mãe" de Luís Horta), ou foi tudo certamente dado de graça e por amizade pela "fonte anónima" a que até os jornalistas recorrentemente apelam;


- e se tem conhecimento de uma tal Carla Carvalho, funcionária na FPF e sob patrocínio de quem lá entrou, pois como responsável federativo durante muitos anos Boronha devia saber de ter sido erradicada na federação a entrada de familiares de dirigentes nos quadros; havia em tempos quem tivesse lá a mulher e a filha... e filha de quem é a Carla? E não será caso único na FPF?


Não basta o DN, cuja página de Desporto na net é patrocinada pelo ADoP e IND que agora malham em CQ, persistir no tema do iminente despedimento e "justa causa".

Boronha não se questiona dessa ética e seriedade, embora o perturbe que vários comentadores possam contestar as suas "teses", ao ponto de ter acreditado existir uma campanha em defesa do seleccionador, possível e alegadamente paga, quiçá engendrada na consultora de comunicação "Cunha Vaz&Associados" pela sua suspeita inicial que, entretanto, entendeu abandonar por não lhe parecer nada do que vinha pensando...
E Boronha sabe que, no meio informativo hoje reduzido a dois ou três pólos de poder consoante os interesses dos "patrões da Imprensa", há gente que troca de trincheira desde que lhe paguem "5000 euros mensais com cartão de crédito ilimitado", mesmo passando de inimigo fidagal (e vários processos em tribunal...) a pajem do "amigo Joaquim". Até aqueles que foram corridos de um jornal aceitam escrever para esse jornal cheio de manhas e prantos...

9 comentários:

  1. E quem pagou ao Boronha enquanto esteve na FPF? e o que ele ficou a dever na mesma FPF quando saiu? na tesouraria sabem, é um artista de gabarito

    ResponderEliminar
  2. Ao ter aparecido no domingo, junto a PdC a assitir ao jogo do FCP, CQ arranjou mais umas achas para a próxima fogueira.

    Só gostava de saber como são estas pessoas levadas para cargos tão importantes, e continuam agarradas que nem lapas, se nunca fizeram nada de interessante nem reconhecimento para o País?

    Existem eleições para estes cargos?

    Quem vota são os familiares e amigos?

    ResponderEliminar
  3. Rejeita agora os comentários? É normal. Aliás o melhor retrato dele é aquela espécie de diário, de que o homem faz o dia a dia.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Oh Zé Luís,

    Não compreendo a tua perca de tempo com pseudo personalidade sem o mínimo pingo de hombridade!

    ResponderEliminar
  6. "CQ arranjou mais umas achas para a próxima fogueira".

    Não sei porquê, Flecha.

    Deste, ao menos, não podem dizer que não veio ao Dragão "uma dúzia de vezes", como o outro...

    E este aparece em todo o lado.

    Vai à Luz, a Alvalade, ao Dragão.

    Sabes que mais, Flecha?

    Queiroz só recebe o montante da gasolina que gasta, mostrando o talão da estação de serviço, se não o perder e não se esquecer de o pedir. Como marca presença em todos os estádios, não há que enganar.

    Não ganha ao quilómetro, se calhar por isso é que o outro não ganhando ao km não queria vir ao Porto porque "é muito longe, a mais de 300kms".

    ResponderEliminar
  7. Armindo, a minha "perca de tempo" não é pelo Boronha, que não o merece. É só para desmontar as patranhas que inventam. Como a coisa já fede, meto-me ao barulho para contar estórias e quem quiser aproveite-as e aprenda alguma coisa.

    É por isso que, enojado, passei a contestá-lo no seu blog. Com factos, não com insultos. E tenho muitos mais.

    Se os adeptos querem saber algumas coisas, aprendam com a Alice, por exemplo, embora muitas eu não possa comprovar de outras sei bastante.

    E a verdade pode ser deturpada, mas vem sempre ao de cima.

    Não é o que falta ao futebol português, a verdade?

    Boronha encandeou-se com a sua própria basófia e fama, caiu no ridículo e apropria-se de notícias sem fundamento, quando não encomendadas. Faz suposições e, não, não é o Godinho a sua fonte, essa está-se a ver qual é.

    Chama-se solidariedade de cargo.

    É que os paquidermes dinossáuricos da FPF, os de hoje e os de antigamente, deixaram de ter as páginas de A Bola para serem figuras públicas de relevo, quando ninguém os deve conhecer.

    As notícias com fundamento não tem Boronha aproveitado para dar os dois lados da versão, prefere as coisas enviesadas mas isso deve ser feitio e não é o meu.

    Esta campanha contra CQ é uma infâmia sem suporte factual que justifique tamanho alarido. A não ser ao polvo e a certo povo que não lê, não sabe e não fala nem ouve.

    E detesto a chico-espertice e a ignorância em que muito adeptos da bola se deixa envolver. Aliás, até muito jornaleiro de pacotilha é levado na onda, mas isso é por ordem do "critério editorial".

    Não largarei o assunto até ao fim. Pela decência de comportamentos.

    ResponderEliminar
  8. Alice, lembro-me da presença no casamento do Tó Oliveirinha e da saída do Humberto, o resto não sei.

    Sobre o Boronha responsável pelas selecções voltarei um dia e não tarda.

    ResponderEliminar