28 agosto 2010

ACT. Raul Meireles no Liverpool é encaixe perfeito (mais milhão, menos milhão)



Quase 24 horas depois das primeiras notícias e o FC Porto não comunicou sequer um mínimo "acordo de princípio" com o Liverpool por Raul Meireles. Mas dá-se como consumada a transferência, diz-se que por 13ME e não há que regatear mesmo com o mercado a dar as últimas. É uma saída que satisfaz o jogador, a precisar de mudar de ares e se não faz o contrato da sua vida pelo menos vai jogar num dos clubes e ambientes mais apetecíveis no mundo do futebol, e deve satisfazer o clube, conquanto a não-comunicação do facto possa indicar que, ou um problema de dentes ou outra coisa qualquer, se não há nada oficial não há nada para confirmar.


(act: leio agora que na conf. Imprensa desta manhã o treinador dá como certo Meireles no Liverpool, parece que os técnicos continuam a fazer um trabalho que não lhes compete; entretanto, no clube dos milhões de telhados transparentes, as entrevistas-monõlogo prosseguem e já sem direito a perguntas incómodas sobre o contestado Roberto).



Em dois jogadores emblemáticos o FC Porto encaixa 35ME, incluindo os 22ME de Bruno Alves. O apuro está feito para a época em curso, as pretensões dos jogadores devem estar satisfatoriamente respeitadas e o clube vê partir os últimos grandes baluartes da sua história recente e vencedora, tetracampeões e vedetas ainda na Selecção Nacional dos últimos Europeu e Mundial.


Com AVB a técnico, sem Vítor Baía mas com Fernando Gomes na imagem institucional e de relações públicas para o exterior, é mesmo uma nova página, agora sim, no que se escreverá do futuro do FC Porto no campo.


Meireles, para mim, vai para um clube que admiro e terá dos melhores adeptos do mundo a apoiá-lo. Fez o seu último jogo e obteve um derradeiro título de dragão ao peito na Supertaça, em que me palpitou a despedida de colegas e público em campo. Não se tratou do dramatismo da venda de última hora de Quaresma para o Inter, há dois anos, ainda que as voltas e reviravoltas do mercado, com a necessidade de o Liverpool ter de despachar Mascherano para o Barcelona, tenham feito durar o suspense quase até ao limite.


A contratação de João Moutinho está, agora, não só justificada pela agenda portista como superada com o valor encaixado superior ao gasto pelo ex-leão.


Tudo está bem quando acaba bem, o FC Porto e Raul Meireles seguem as suas vidas separadamente, a não ser que a Liga Europa dite um reencontro, como agora com Quaresma no Besiktas, quiçá até com o Zenit de Bruno Alves. Por mim seguem os dois interesses em conjunto, adepto fiel do Liverpool que sou e crente de que Meireles fará melhor do que o argentino cujo lugar ocupará no onze de Roy Hodgson e Mascherano nunca foi jogador do meu agrado.


É caso para dizer, a Raul Meireles e ao FC Porto em que se projectou depois de timorata inclusão e demorada aparição no tempo de Adriaanse, you'll never walk alone.


(act.: Raul Meireles já é jogador do Liverpool. O F.C. Porto comunicou à CMVM a transferência do jogador para os reds referindo em comunicado a «cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador (...) Raul Meireles pelo valor de treze milhões de euros».
O comunicado da SAD portista acrescenta que «o acordo relativo a esta transferência envolve pagamentos eventuais futuros, dependentes da performance desportiva» do clube inglês.
Praticamente na mesma altura em que o F.C. Porto comunicava a transferência à CMVM, o Liverpool anunciava-a também no seu site, acrescentando que o contrato do jogador é válido por quatro temporadas. O Liverpool refere, porém, que o valor acordado com o F.C. Porto para a transferência é de 14 milhões de euros
- do Maisfutebol às 0.25h de domingo)

2 comentários:

  1. Um post à medida, sem precisar de retoques, que virariam redundância dispensável.

    ResponderEliminar
  2. Um post à medida, sem precisar de retoques, que virariam redundância dispensável.

    ResponderEliminar