27 agosto 2010

Liga Europa com homenagens locais e Quaresma de volta agora como "turco"

Desculpem só agora actualizar, mas tem de ficar registado o sorteio da Liga Europa de hoje.

16/9, Porto-Rapid (20.05)

30/9, CSKA Sófia-Porto (18h)

21/10, Besiktas-Porto (18h)

4/11, Porto-Besiktas (20.05)

2/12, Rapid-Porto (18h)

15/12, Porto-CSKA (20.05)

Teremos jogos na SIC às 18 horas fora de casa e às 20.05 em casa, sempre ao contrário do Sporting com quem alternamos os horários.

Longas viagens nunca agradan, Sófia e ainda Istambul, Viena traz sempre recordações mas ainda é longito, o que pode forçar a jogos do campeonato à 2ª feira no regresso.

Se fosse o Levski, que saiu ao Sporting, em vez do CSKA rival em Sófia, o FC Porto teria deslocações a terrenos que homenageiam heróis locais ou jogadores históricos desses clubes.

Quaresma volta ao Dragão, agora como jogador do Besiktas a quem marcou no Inonu, estádio do Besiktas em honra de um patriota turco, para a Champions, num jogo muio difícil e um ambiente que o cativou.

O Rapid, que o FC Porto não defrontou na sua história, joga no Gerrard Hannapi, velha glória do clube. Em 2002 os portistas com Mourinho defrontaram o Áustria e jogaram no Prater, ganhando lá e cá. Mas quero Rapid quer o Áustria no seu Horr stadion, privilegiam agora os seus estádios próprios em vez do estádio nacional designado Ernst Happel. Porém, para a fase de grupos, o Porto volta mesmo a jogar no Prater da conquista de 1987.


Finalmente, o CSKA de Sófia tem o seu estádio próprio mesmo ao lado do estádio nacional que vai utilizar na Liga Europa. Este tem o nome do herói nacional Vasil Levski, que nada tem a ver com o Levski de Sófia que joga no seu campo que honra o antigo jogador Georgi Asparoukhov onde actuará o Sporting.


O CSKA já defrontou o Benfica nos anos 60 e jogou no Vasil Levski, mas também nos anos 90 e jogou no seu próprio estádio chamado de Estado do Exército por ser o clube emanescente do antigo clube que representava o exército. No estádio, pequeno, do CSKA já jogou ainda o Boavista quando defrontou os istaelitas do Maccabi Telavive que náo podiam jogar no seu território. Mas está verificado na UEFA que o CSKA jogará no Estádio Nacional, uma espécie de Jamor bem no centro de Sófia e rodeado de arvoredo onde se esconde também o pequeno estádio do CSKA.

6 comentários:

  1. Para além do Quaresma temos mais um regresso a casa

    http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/kostadinov-liga-europa-maisfutebol-porto-fc-porto-cska-sofia/1187658-1304.html

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Zé Luís, a enciclopédia azul!!!

    Craque!!!

    Oh Zé, fosca-se, safei-me na hora h...

    ...com alguns martelos na equipa, mas que até fizeram umas flores...!!!

    Ele há coisas: há ano e meio, com um conjunto um pouco melhor e bem mais motivado, levei 12-1 no "aggregate" de uma eliminatória da Champions... nem quero imaginar esta minha "equipa" (?!?!) a jogar com um desses (ditos) tubarões.

    Mais vale ir dormir!!!!

    Grande abraço, muita saúde e um grande fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Ah, quanto ao sorteio... para mim, 8ºs de final, como a época passada... é a minha fasquia.

    Para vós, a verde Irlanda, em Maio...

    ...se eu melhorar qq coisa e o sorteio ditar leis interessantes, pode ser que na Primavera tb conjecture uma cena marada (em grande!). Até lá, faço o caminho das pedras...

    Bem, antes de me ir, deixem-ma lançar uma farpa: o cheiro na Selecção, fica bem mais suportável... afinal, sempre saiu um suinão!

    ResponderEliminar
  4. DDm sabia e esqueci-me do grande emil, até tem uma reacção dele no site da uefa.

    Fica registado que o kosta também vai ser aplaudido no porto.

    ResponderEliminar
  5. pai da leoa, cuidado com o Gent, não é o genk, mas despachou o feyenoord, não é que seja propriamente grande coisa, mas...

    e o lille pode ser complicado, agora o levski penso ser acessível, como o cska ao porto.

    mas há grupos bem piores.

    ResponderEliminar
  6. Claro Zé; aliás, como disse aqui há dias, para mim, todos são "milões", "arsenais", "reais", "barças" & Ca., Lda.; agora, se não "ataco" o grupo para o passar, ainda que com respeito, mais vale mesmo ir dormir!

    Vamos com calma....

    Abraço.

    ResponderEliminar