23 agosto 2010

Relatório (Bo)Ronha (II): o Brejnev da FPF foi animador de festas e chamado de... Pinóquio!


Pois se a saga do horrendo Processo (Q) está para continuar, prossiguemos então. A ordem dos factos a descrever será sempre aleatória, mas não percamos de vista o homem que adormecia nas reuniões da Comissão Técnica e protestava nos hotéis pela falta da tábua de queijos: Amândio de Carvalho, o Brejnev cheio de sono e de fome, que agora é a alavanca para prosseguir a sanha de despedir Carlos Queiroz de qualquer jeito.
Sobre o "polvo", muito há ainda para dizer e para o qual o seleccionador tem de entregar até amanhã o recurso para o CJ da FPF (corrigido).
Disse Carlos Queiroz ao Expresso, de 14/8/2010:
"Antes do jogo decisivo da qualificação (com a Bósnia, na Luz, a 14 de Novembro de 2009), chamou-me [Amândio de Carvalho, vice-presidente da FPF e responsável máximo pela Selecção Nacional] e disse que eu não era o treinador dele, que não tinha confiança em mim para dirigir a Selecção".
Portugal passou ao Mundial com duplo 1-0, repetido o resultado em Zenica a 18 de Novembro.
Pois apenas passou um mês e, na festa de Natal em que conviveram dirigentes e funcionários da FPF, Amândio de Carvalho, agora muito ofendido por ter sido de clarado "a cara na cabeça do polvo", segundo CQ na mesma entrevista, quis ser o cicerone, o animador da festa. Cumpriu o papel de pantomineiro de serviço. Mas a plateia não gostou e... nasceu outro "Pinóquio".
Amândio de Carvalho felicitou todos, em particular os jogadores e a equipa técnica que tinham carimbado a passagem para a África do Sul.
Eis quando, no meio da sala abismada com as declarações do líder das selecções, o funcionário Pacheco, há cerca de 30 anos na FPF, proclamou alto e com som:
- Cala-te, devias ter vergonha, ó Pinóquio! Não digas mais nada, Pinóquio!
Não é que, na altura, já se soubesse que o "vice" da FPF com o cargo da Selecção, repita-se, tinha dito um mês antes não gostar nem confiar em Carlos Queiroz. Mas sabia-se, nos corredores da federação, e era voz corrente entre funcionários e vários responsáveis, que Amândio de Carvalho criticava a Selecção permanentemente, achava que Queiroz não levaria a nau a bom porto e o mau-estar era óbvio entre jogadores e técnicos e o responsável pela Selecção.

Era Natal e ninguém levou a mal, muito menos o tal Pacheco foi repreendido ou, pior, levou um processo disciplinar. A alcunha de Pinóquio ficou, o mentiroso foi desmascarado sem alguém manifestar qualquer surpresa.
Foi neste ambiente caldinho em pleno Inverno que Portugal festejou a passagem ao Mundial. Perante mais de 100 pessoas, com Madaíl e seus pares, incluindo responsáveis das comissões de disciplina e de justiça, equipa técnica e funcionários.

A questão dos "amadores" (no "Sol")
Em recente entrevista ao semanário Sol, Queiroz manifestou a vontade de celebrar a participação no Mundial. Conversou com Madaíl e o objectivo era, ao contrário da festa institucional e tradicional pela quadra natalícia acima citada, reunir todo o pessoal de apoio e voluntariado que ajudou a Selecção no estágio da Covilhã. Eram esses anónimos, a quem Queiroz se queria referir como "amadores", os destinatários de um convívio de reconhecimento pelo apoio prestado, esforçado e gratuito.

Seriam a equipa técnica, Madaíl enquanto presidente, Carlos Godinho como secretário-técnico sempre presente e solidário com o "staff" de Queiroz e responsável, também, pelo alinhavar das condições oferecidas pelos serranos para o estágio. Amândio de Carvalho não seria convidado a não ser que Madaíl impusesse essa situação.

A "estrutura amadora" da FPF que o Sol atribuiu como o sentido das palavras de Queiroz era apenas a parte local que partilhou com a Selecção a vivência da preparação para o Mundial na Covilhã.

4 comentários:

  1. O Robertão anda a fazer vídeos musicais...
    http://www.youtube.com/watch?v=OvZrhdy2UdY

    Ontopic, esse gajo é um nojo. O normal em quem tem poder em Portugal

    ResponderEliminar
  2. Gosto mais deste 'videoclip'? Os espanhois estao-se a rir á grande do gajo, e de quem o contratou hehehe...

    http://www.marca.com/tv/?v=69nL5Cuah2u

    Entretanto A Marca já o está a vender ao Málaga do Professor... estranho nao?

    Zé Luís, desculpa o Off-Topic.
    Um elogio para a excelente contra-informaçao que nos estás a fornecer! Oxalá houvesse mais gente como tu no panorama nacional...

    ResponderEliminar
  3. Pedro, isto não é contra-informação, mas factos concretos contra as coisas que vão sendo ditas e escritas por aí. Nem é sequer uma questão de opinião, mas apenas opor a interpretações difusas e enviesadas os puros factos que não vão ficar por aqui.

    Digamos que é para tentar repor a verdade da informação a que temos direito, e não a má informação, com intoxicação, a que muitos se prestam, neste caso como em muitos outros casos.

    Já me empenhei aqui a denunciar o que era a intoxicação do Apito Dourado. Por uma questão de justiça e ética, vou empenhar-me para apontar os pontos essenciais deste Processo (Q).

    ResponderEliminar
  4. Contra informaçao nao vinha com sentido pejorativo :)
    Acho no entanto, mesmo que Queiroz saia por cima das acusaçoes, já terá o terreno tao minado que lhe será impossível trabalhar com qualidade e normalidade. A ver vamos...

    ResponderEliminar