07 agosto 2010

Meireles com minutos em mais um bom treino

Os números podem ser iguais, mas o 2-0 de há um ano pareceu-me mais difícil, no sentido de ter sido complicado desmontar a teia pacense e só um erro de Cássio permitiu, com uma hora de jogo, Farías marcar e Bruno Alves só sossegou no último minuto.
Agora percebo e concebo que Villas-Boas, indiferente aos números, aos figurões e às bocas que só ficam a ver a caravana vitoriosa passar, tinha mesmo vontade de dar minutos aos jogadores, até Meireles teve, finalmente, a sua oportunidade e lá somou mais um título, disse o técnico não por acaso. A estratégia seguida no Torneio de Paris, afinal, era mesmo certa e para prosseguir, há que preparar toda uma longa época e contar com todos os atletas, mais os que estão para vir, um central e um avançado-centro.
Não fosse o FC Porto, desde a dispensa de Bosingwa na final do Jamor em 2008 por causa de ir para o Chelsea, além do Bruno Alves tão poupadinho recentemente, pôr, sumária e preventivamente, de lado os jogadores vendidos ou a vender para me fazer crer que Meireles não é para sair. Pareceu-me que andou ali a despedir-se de vários colegas no final e o àparte do técnico por "mais um título" pressupõe que deve partir em breve, com uma premonitória rendição por João Moutinho a meio do jogo. É um dado importante para o futuro, ainda que sem podermos tirar conclusão total do que há-de vir.
Falcao molhou a sopa como não o deixaram fazer a 2 de Maio, graças àquela abencerragem que se envergonhou e deixou de apitar no único acto de coragem e comiseração humana pela suaprópria alma penada, mostrando o que é um goleador que não usa os cotovelos.
Para o futuro tivemos um treino intenso, onde não foi possível fazer mais substituições e com o tridente centro-campista do FC Porto só superado pela superioridade numérica dos pitons do Carlos Martins nas pernas de vários portistas. A equipa revelou conhecer-se a si própria, creio que desde 2 de Maio quando impôs, mesmo com 10 jogadores, o 3-1 ao futuro campeão da APAF que voltou a mostrar precisar de mais do que um João Pode vir o João e aí está ele em todo o esplendor Ferreira. Os automatismos do campeão da APAF não estão sintonizados com o melhor apito e o FC Porto dominou totalmente a partida, num jogo posicional irrepreensível e um pressing forte e tão evidente que pôs o árbitro a marcar faltas contra o FC Porto mesmo quando Hulk e Cª eram trucidados por David Luiz y sus muchachos.
Além do jogo colectivo de forte personalidade, entendimento e complementaridade, o FC Porto não deve gabar-se de mais nada, porque a própria Supertaça é uma formalidade que já não espanta e talvez por isso começou cedo a festejar. Ganhar a Supertaça não é vencer o campeonato e perdê-la também nunca significou não ganhar o campeonato, pelo que este foi o último jogo de pré-época, bem sucedido, conceda-se, face a vitórias que se esperam nada mais nada menos que na Taça da Liga, o próximo troféu em vista e talvez longe do Algarve onde o taberneiro gostava de montar a tenda para receber medalhas dos locais agradecidos, além da Taça de Portugal, da Liga Europa e do campeonato nacional.
O técnico portista praticamente copiou o modelo Jesualdo, os mesmos jogadores entre os quais bem se inseriu Moutinho, num papel pouco visível mas muito importante a cortar jogo, a tapar buracos e a fazer faltas para mostrar como é a alguns mais anjinhos... Deve dar-se um desconto por ganhar aos basófias do fair-play da treta, porque o mais difícil vem aí e há sempre um Xistra para a 1ª jornada, precisamente como há um ano... Tal como João pode vir o João e ei-lo em todo o esplendor Ferreira aparece não por acaso, também Hulk e Sapunaru estão à mercê de qualquer coisa num túnel macabro com os paladinos da verdade desportiva à espreita mas não para pedir vermelhos e sumaríssimos a vários jogadores encarnados porque o País está em crise, o sacana do Sócrates continua tão incólume como os mafiosos campeões da APAF e importa defender o regime como faz, despudoramente, o PGR, a sua adjunta do DCIAP, a Mizé Zorro desfeiteada do Pífio Dourado e a Justiça em geral que encobre os fortes.
Da 1ª vitória importante do Villas-Boas ainda falarei por estes dias, porque uma 1ª vitória importante é sempre uma 1ª vitória importante e nem todos a conseguem assim importante, verdadeira, nítida e sem APAF pelo meio a não ser para proteger os sarrafeiros do costume mais expostos por não haver já Bruno Alves para culpar e comparar.
Um basófias qualquer que a meio da semana prometia que fazia e acontecia ("menos de 3 é derrota", "depois aparece a comentar" e "no dia 7 haverá mais um clube em depressão") é agora esperado para saber da sua visão desta coisa esquisita que nem sempre sai como planeado e dirigido, o que perturba quem está em campo à espera de benesses, quermesses e mais salamaleques dos panfletários e pantomineiros do costume, louvaminheiros excelentes e excedentes que se põe, ouvi fugazmente na rádio, a fazer contas à equipa mais cara de sempre, cálculos esquecidos nas vendas a patacos que ninguém quis explorar.

15 comentários:

  1. Zé Luis...ganda post. Parabéns.
    Esta deveria seguir direitinha para o laquinhas presidente da moribunda FPF, só para gozar com o homem.
    Foi giro de ver ao intervalo o amigo dos pneus a pedir apoio e protecção à sua "mais que grande " equipa. Azar que não havia ninguém para expulsar. Maicon não mostrou a sola a ninguém nem saltou nas costas de ninguém e ainda levou uma cotovelada.
    Uma palavra para Helton, com duas defesas de grande dificuldade. Foi simbólico o seu abraço sentido a AVB no final do jogo.
    Temos equipa, meus amigos.

    Quanto aos outros, esta gentinha não se enxerga e acha que está acima dos restantes portugueses só porque são adeptos de uma associação de lampiões.

    Se este árbitro tivesse esta actuação a favor dos azuis está noite já teria sido irradiado.
    Foi mau demais.
    Demonstrou que não é contra o FCP, mas sim a favor dos milhafres, pois basta ver a sua actuação o ano transacto no Marítimo Benfica, para o comprovar. Nem assim coitados.

    ResponderEliminar
  2. o adversário não controlou as emoções e reagiu com uma dureza nunca vista , mas com a devida vénia do arbitro.

    Na 1ª parte, o Cardoso deu uma cotovelada, o Aimar deu porrada, o Carlos Martins e o Cesar Peixoto deram patadas violentas merecedoras de sanção disciplinar, mas quando o Fernando fez uma falta mais dura...Zás!-...cartão amarelo logo mostrado, com os jogadores portistas incrédulos!

    Na 2ª parte mais do mesmo, um fora de jogo mal tirado ao Falcao (48 mn) e depois uma sequência de agressões (3) que não tiveram direito ao respectivo vermelho!

    Ora vejamos:

    Fabio Coentrão atinge Varela para 2º amarelo, de seguida Aimar dá um pontapé na cabeça do Belucshi, e o David luiz atinge o calcanhar do Sapunaru de proposito e o arbitro mostra amarelo!

    Ainda houve tempo para o Beluschi e o Moutinho levaram mais tareia e para o Carlos Martins desferir fruta em tudo que mexia e tudo isto com a complacência do arbitro!!

    Se houvesse imparcialidade por parte do arbitro, o adversário acabava o jogo com menos 4 jogadores!

    UMA VERGONHA!..mas nem assim nos venceram!!

    ResponderEliminar
  3. Aguardo expectante, a postura do F.C. PORTO em relação à agressão do pode ser o João Ferreira ao jogador do F.C. PORTO: Álvaro Pereira!!!

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís,
    Eu não dizia que o Villas-Boas não é nenhum pateta?
    Vivo em macau, sou de Coimbra, e as informações que ia recebendo eram todas no sentido de o rapaz ter uma cabeça feita, ideias arejadas, saber ao que é que vem.
    Mostrou-o na maneira escorreita como respondeu ao Mourinho.
    Não passámos a ser os maiores do Universo (isso é apanágio de outros clubes que, quando ganham uam m#$%^ qualquer, se julgam fenomenais!) mas não fcam dúvidas que há ali matéria para fazer uma boa época.
    E com gente muito nova.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá.
    Relativamente ao menu e com a ementa proposta durante a toda a semana vai haver problemas de digestão só com a entrada lá prá Vola e Rascord e Cª. Mas esta arbitragem foi do pior. Temo que com títulos: "Indiscutível"; "Justo e Claro" e "Vilas-Boas dá lição A Jasus" ninguém vai reparar que aquele palhaço que vê tudo às escuras num túnel vermelho não veja nada com boa iluminação e com entradas de fácil observação. Se nos inclinarem o campo muitas vezes poderá não ser possível atingir os nossos objectivos. Para finalizar: "Soube-me mesmo bem esta entrada..."

    ResponderEliminar
  6. Como Sportinguista, apresento os meus parabéns a todos os portistas (com abraço especial ao meu primo Jorge, que ainda ontem à noite lho dei) e ler este texto, dá-me uma tão boa disposição para a semana que aí vem, que até esqueço que o orelhudo traficante, certamente, irá "investir" nuns quaisquer contactos, digamos, "pelo outro lado". É que esta perca de troféu, não era assim tão esperada, lá por carnide...

    Quanto às conquistas do futebol sénior, FCP volta a colar-se à merda e se não é a APAF (duas T. Liga e campeonato 009/010, já nem flando do de 005), o volte face já tinha ocorrido.

    Cumprimentos e muita sorte para a eliminatória belga!!

    Ah, habito há alguns anos na F. Foz, mas abomino a Naval, pese embora a cor... portanto, no próximo fim de semana, 3 ou 4 a zero, sff!!!

    Forçaaa!!!!

    ResponderEliminar
  7. Temos equipa, temos atitude e temos mais uma conquista.
    Mais uma vez o apito encarnado a funcionar, entradas barbaras ignoradas pelo João "pode ser" Ferreira.
    Meu destaque é para Fernando Belluschi, pela atirude, entrega, raça. Penso que pelo que vi da pré epoca vai ser o ano de afirmação.

    Grande post Ze Luis.


    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. SE O JOGO DE ONTEM, for o paradigma do FCP para esta época, poder-se-à afirmar que o campeão acordou e está de regresso!

    Em mim, veio reavivar a imagem de um Porto que já quase me tinha convencido de estar extinto.

    Pelo que representou e mostrou, o jogo de ontem jamais seria uma formalidade.

    Aplauso para o apoio admirável da claque e para a prova provada de que o local onde partidas como esta tanto se podem realizar em Aveiro como em Faro.

    ResponderEliminar
  9. Um belo desempenho de uma equipa fustigada por algumas críticas e desconfianças, em função das fracas prestações da pré-época,que efectivamente provocaram algum desconforto em sectores de adeptos portistas e não só.

    O FC Porto, com a atitude, a raça, a solidariedade e a ambição apresentada no relvado do Municipal de Aveiro, banalizou a publicitada força benfiquista, transformando-a numa equipa de papoilas saltitantes.

    Sem necessitar de ser arrasador a equipa azul e branca dominou, controlou e marcou, perante um árbitro condescendente até dizer chega, poupando pelo menos três expulsões aos desnorteados jogadores (???) lampiónicos.

    Foi um teste muito prometedor que AVB terá de fazer reverter no sentido de fortalecer a confiança e a ambição de todo o plantel para enfrentar todas as dificuldades que nos vão ser colocadas em todas as outras competições.

    Não vai ser fácil tendo em conta que, como de costume, lutaremos contra tudo e contra todos, como foi visível neste jogo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Ontem foi um dia amargo para mim. Tive que ver o slb, não foi possivel evitar. Vi o jogo em casa mas tive que sair mal acabou. Ao chegar a casa, a minha esposa que "não vai muito á bola" informou que na rtpn puseram em rodapé: "FC Porto vence supertaça":

    - e então, não foi normal?, questionei eu estupidamente.

    - Sim, foi, mas a supertaça não jogou lá grande coisa!

    (De manhã quando acordo, com a notícia ainda fresca, chego á brilhante conclusão que afinal o FC Porto ganhou ao slb e por isso venceu a supertaça!!)

    Os bois da rtpn puseram a carroça ao seu lado...Qualquer editor de fotografias básico, consegue remover os olhos vermelhos.

    ResponderEliminar
  11. E como o prometido é devido, cá estou eu para o meu 2º e ultimo post neste blog.
    Este meu comentário é dirigido ao autor e a todo o rol de pseudo Portistas que comemoram as vitórias, mas em caso de duvida ou de incerteza partem de imediato para o bota abaixo.
    Basta ver este tópico http://portistasdebancada.blogspot.com/2010/08/um-problema-entre-muitos-problemas.html e compara-lo com o actual.
    A rapidez que se passou do 8 para o 80.
    São estas casas que deveriam desaparecer da Blogosfera e estes adeptos que se lhe deveria arranjar outro nome que não Portistas.
    Nunca tínhamos visto AVB apresentar um 11 base, nunca se preocupou com isso, sempre rodou todos os jogadores, nunca se preocupou em fazer uma substituição para alterar um resultado negativo.
    No entanto, quando se esperava o normal bota abaixo do jornalismo do regime, esse bota abaixo vem também da própria "comunidade" Portista não se coibindo, esta de dar tréguas a AVB colocando em causa o seu trabalho, mesmo como já o disse atrás, desconhecendo-o, alimentando assim a propaganda do regime.

    ResponderEliminar
  12. (Continuação)

    Caro Zé Luís, eu não sou apenas um puto que gosta dos UHF ( O amigo se calhar nem sabe os anos de carreira deste grupo), sou sócio distante da cidade do Porto que tem um filho de 17 anos também sócio e ambos com lugar cativo. O meu Objectivo? APOIAR O FC PORTO, nos bons e maus momentos, também faço as minhas criticas, mas de forma construtiva e bem fundamentadas e sempre que possível no lugar certo.
    Se o amigo quiser fazer algo de bom pelo FCP, feche este blog, ou retire-lhe todas as referencia ao FCP.
    E antes que você me acuse novamente de eu não comentar o assunto mas antes aquilo que você pensa, informo-o que os meus comentário deixo-o-os nos locais de referencia, onde se trabalha para que todos os dias o nosso clube seja maior, nos bons e maus momentos, nas fases de certeza e de incerteza.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. E, nesta altura, o FC Porto parece mal. Pelo que se vê em campo. E pelo que não se vê. Isto, escreveu há dias o dono do blog.

    Tal como aconteceu à mulher, da anedota, que levou um murro nos olhos do marido, eu pergunto-lhe agora: já começou a ver alguma coisa?

    ResponderEliminar
  14. Peço desculpa por só agora ter podido inserir os comentários. Mais uma vez fiz os posts em uma hora aligada de internet e não voltei a aceder ao blog até agora.

    Mas já sabem que a disponibilidade é o que é, como já era diminuta antes e me levou a suspender o blog temporariamente e a retomá-lo só quando se justifica e eu posso.

    Este blog defende sempre o FC Porto sem deixar de fazer críticas e, neste ponto, algumas podem ser injustas, mas nunca deslocadas e descontextualizadas.

    O passado está aí para prová-lo estão aí as visitas em números, mais o número de posts publicados e em que, desde o Pífio Dourado, as denúncias da péssima arbitragem portuguesa, o combate pela verdade desportiva contra a Imprensa do regime, a defesa do FC Porto no palco europeu, tudo está acima da crítica infundada de qualquer maniche de pacotilha ou dragon fan da treta que julga (julgará?) ser só possível dizer bem e muito bem sem espírito crítico algum.

    Como não conheço, ao longo destes anos, nenhum maniche para além do ex-jogador do FC Porto, e dragon fan um nome próprio de quem não tem outra forma de identificar-se, posso garantir a este marmelo - como antes ripostei a muitos adeptos portistas que pensam mandar nos outros e dizer tudo o que pensam - que é mais praticável este dragon fan ir levar no cu do que eu fechar o blog. Porque tudo depende da nossa vontade e na minha ninguém manda. Não sei, parvalhão de merda, se este é o 2º ou 3º post, mas o último é de certeza e fica exposto para o ridículo público com votos de ires para a puta que te pariu que eu não sou de modas e sou bem mais caro - porque ninguém me compra a consciência, a identidade e a honestidade e frontalidade - do que me possam querer chamar.

    ResponderEliminar