26 agosto 2010

Incrível, que até Fernando marcou!

Ao contrário do Sporting, que vi na SIC, não pude acompanhar na net o jogo do FC Porto. Quando liguei já estava 4-2 e não tive possibilidade de acompanhar. Espero ver os golos amanhã de manhã nos resumos televisivos. Mas anotei os marcadores e se Hulk obteve o primeiro hat-trick pelos dragões, Fernando fez o primeiro golo em jogos oficiais, depois da estreia no particular com a Sampdória, o que confirma a maior liberdade de movimentos para chegar e rematar à área contrária.
É bom uma dupla vitória na Europa e 7-2 na eliminatória é significativo. Confirmou-se o favoritismo e espera-se pela constituição dos grupos para o sorteio do meio-dia de amanhã no Mónaco, na constituição dos 12 grupos da Liga Europa que garantem mais UEFA até Dezembro.
Em 2002, o FC Porto começou com 6-2 frente ao Polonia de Varsóvia, mas perdendo 0-2 lá com uma equipa só de portugueses. Pode ser (mais um) bom prenúncio, agora com Dublin no horizonte e um 2011 cheio de promessas.

5 comentários:

  1. Não foi muito incrível, aquela defesa mete muito medo... Ainda bem que não há Champions, não ia ser muito abonatório.
    O meio campo e o ataque parece-me muito bons.

    ResponderEliminar
  2. Ze luis,
    Parece que esta época se vai repetir a vergonha de 2002/03 em que das duas uma, ou o Porto sobrevaloriza as transmissoes televisivas, ou os canais de Lisboa as infravalorizam. Sei que me lembro de nao poder entrar nas Antas no Porto 4-1 Lazio e de ter sido dos unicos 20 portugueses que viram o jogo em directo na TV: á chuva a espreitar para dentro do carro de exteriores da RTP (que fez um diferido meia hora depois do jogo acabar) a ver o jogo num monitor do tamanho de uma televisao de cozinha!!!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde não vi o jogo,

    O que sei é do pequeno resumo que vi, e do que li agora aqui.

    Os dois golos sofridos pela nossa equipa, são inadmissíveis. Muito mal o centro da defesa na antecipação ao avançado que marcou por duas vezes.

    Quanto ao Hulk ... bem este esquema de 4-4-2 dá-lhe mais liberdade de aparecer onde quer que seja, sempre lançado em velocidade pelos colegas de meio campo.

    Estou de acordo que com a qualidade dos nossos médios, se calhar este esquema táctico vá-se afirmar, embora Villas Boas saliente a aposta no 4-3-3:

    «Não é dúvida para ninguém que a opção da equipa técnica passa pelo 4x3x3. Culturalmente, o jogador português e os que jogam em Portugal estão mais habituados a essa táctica. Nesse sentido, é o sistema preferencial. Mas os jogadores são evoluídos e permitem fazer alterações como têm visto, até dentro do próprio jogo. Quando assim é, eu é que tenho de fazer a gestão de recursos».

    Sei que este nosso Porto é tacticamente flexível, o que é uma enorme vantagem!

    Passa em momentos do jogo de um 4-3-3 para 4-4-2 com enorme facilidade e sem perder qualidade, tudo fruto da qualidade técnico-táctica dos nossos centro campistas.

    Relembro que Mourinho em 2003/2004 utilizava o 4-3-3 em Portugal, e 4-4-2 na Europa ... com os resultados que conhecemos.

    O 4-3-3 permite meter mais velocidade e abrir o jogo contra equipas fechadas.

    O 4-4-2 permite-nos controlar e dominar os jogos com mais consistência e mais posse de bola.

    Este Porto promete ... mas há que corrigir os erros no centro da defesa.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Para quando uma nova exibição comparável com a da Supertaça?

    Este FC Porto, continua em progressão lenta, alternando coisas más com coisas boas. Entram demasiado confiantes, lentos e desconcentrados. Esta atitude acaba por ter reflexos negativos, como se viu neste jogo frente a uma equipa que se apresentou bastante desfalcada. Não havia necessidade!...

    Depois de acertadas algumas agulhas a normalidade aconteceu, com a maior classe e superioridade a virem ao de cima.

    Fernando e Hulk foram as estrelas mais cintilantes da noite.

    Inqualificável a atitude inicial dos adeptos belgas que mereceram por inteiro a carga policial para os pôr na ordem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Pedro, calma que os direitos televisivos estão assegurados a partir de agora, a SIC vai transmitir toda a competição com clubes portugueses.

    É natural que o Porto não tenha querido vender este jogo que vai fora do pacote da competição para a UEFA.

    ResponderEliminar