23 julho 2007

Noite de apresentações

FCPorto 2-1 Monaco
Lisandro 37', Postiga 52' (gp), Pino 80'

37911 espectadores

Equipa titular: Nuno, Bosingwa, P. Emanuel, J. Paulo, M. Cech, P. Assunção, R. Meireles, Jorginho, Quaresma, Adriano e Lisandro
Entraram: P. Ribeiro, Lino, Bolatti, Kazmierczak, L. Aguiar, Postiga, Fernando e Tarik

Este género de jogos nunca me aliciaram muito, por isso lhes chamo treininhos. O talvez único e grande interesse é mesmo ver os novos jogadores e tentar adivinhar as mais valias que eles poderão ser para a equipa. O jogo contra o Mónaco, além de fazer lembrar a memorável final europeia de 2004, e isso aconteceu só mesmo pelos nomes das equipas, não fugiu ao normal de ser apenas mais um jogo de preparação, já que desta vez nem direito a festa tivemos. A chatice de não haver objectivos as cumprir, pelo menos muito visíveis aos adeptos, a falta de entrosamento entre jogadores que usam estes jogos precisamente para o adquirir e, no caso do FCPorto nesta pré-época, a ausência de muitos jogadores (Helton, Fucille, Lucho, Leandro Lima, Stepanov, Mariano Gonzalez e Ernesto Farias), fez com que este jogo fosse um longo bocejo, quebrado aqui e ali por uma jogada mais esforçada de um ou outro jogador e nem os novos jogadores, que jogaram todos na segunda parte, fizeram com que vontade de ter ficado em casa no quentinho (sim, eu sei que estamos no Verão) não fosse maior.

Por tudo isto, poucas e objectivas ilações se poderão tirar. Contudo há um “pormenor” que acho ter ficado à vista de todos, e que para mim é um “pormaior”, apesar de poder estar a ser precipitado, é o facto de o FCPorto não ter um jogador que fizesse a transição para o ataque com segurança, classe, velocidade e técnica, um distribuidor de jogo. Há quem lhes chame um dez, um jogador que tenha a bola à entrada do meio-campo adversário e saiba organizar o ataque, munindo os jogadores mais adiantados, com passes, com desmarcações, um jogador que ponha ordem num ataque, que neste jogo, viveu apenas de um Quaresma que em dez bolas, apesar de colocar duas muito boas à disposição dos atacantes, perde oito com infantilidades e egoísmos de estrela.

Relembro e reconheço que posso estar a ser precipitado na avaliação anterior, mas ainda pior que a avaliação que fiz, é pensar que, e com a possibilidade do FCPorto ficar sem Lucho, ficando então órfão de um jogador com alguma das características semelhantes às descritas, como dizia, é pensar que Jesualdo armará a equipa sem esse jogador, dando primazia ao futebol directo de pontapé para frente como se chegou a ver variadas vezes, vendo quase sempre os médios encostados à defesa e muito longe dos avançados criando assim um enorme fosso entre a defesa e o ataque. Podem-me dizer que o Leandro Lima será esse jogador, mas os seus 19 anos e falta de experiência europeia poderão dizer que não. Bolatti também pareceu ter algumas características idênticas a Lucho, esteve muito bem, mas pareceu sempre estar mais preocupado em defender, mostrando que é essa a sua principal missão, e não é o facto de ter aparecido algumas vezes à entrada da área adversária que demonstra poder ser um “lucho” no meio-campo.

Ainda assim, Bolatti mostrou sábado à noite, dentro das limitações do jogo e do esquema táctico utilizado, ser o reforço mais esclarecido e mais adaptado, com bom sentido posicional e com bons pormenores técnicos. De resto e tendo em conta que jogar pela primeira vez no Dragão pesa muito nos novos jogadores, podemos avaliar as novas contratações apenas por pormenores que terão mostrado ou deixado de mostrar como foi o caso do Kaz, que parecia não pertencer ao jogo de tão alheado que estava dele. Já Lino mostrou estar no jogo mas apenas para nos dizer que a defender existem melhores opções, sendo que a atacar pelo flanco esquerdo poderá ser também ele opção. Luís Aguiar parece ser um jogador que não teme o desafio que tem pela frente e que irá lutar com toda a garra por um lugar na equipa, mostrando ter boa técnica e muita raça, aliás como acontece com Fernando que veio como médio e já correu todos os lugares da defesa, cumprindo sempre o pedido com grande objectividade e determinação, fazendo Jesualdo repensar seriamente como sendo um dos não dispensáveis, apesar de muito tapado no plantel. Sobre Edgar e tomando atenção às palavras do treinador, o facto de não ter jogado deve-se apenas ao cansaço do jogador, dando o técnico quase por certo que não será dispensado, o que se acontecesse seria uma grande surpresa.

Em relação ao jogo propriamente dito, o FCPorto ganhou bem, num jogo chato, contra um dos maiores clubes franceses que, apesar de ter muito mais tempo de preparação nesta pré-época, que apesar de ter marcado um excelente golo, mostrou estar, muito, mas muito mais longe da equipa de 2004 que a própria equipa do FCPorto.

Resultados da pré-época
FCPorto 6-3 Tourizense
SC Irene 0-10 FCPorto
FC Den Bosch 0-4 FCPorto
Genk 1-0 FCPorto
FCPorto 2-1 Monaco
Lista de marcadores da pré-época (22 golos)
Postiga - 5
Adriano - 3
Quaresma - 3
Lisandro - 3
Edgar - 2
L. Aguiar - 2
Renteria - 2
B. Alves - 1
Tarik - 1

28 comentários:

  1. Só para inicio de conversa:


    Quando começar a época vamos voltar a ter Fucile dono do lado esquerdo da defesa. O Lino é um passador.

    O Adriano parece-me o jogador em melhor forma neste inicio de época a par do Lisandro.

    Os reforços estão longe de estar integrados.

    E que raio é aquela ideia do Jesualdo usar um fato de treino do FCP com listas encarnadas? A malta do marketing anda apanhada da cabeça ou quê?


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Estive lá e não recomendo o Dragão para quem vá de camisa! Rapei um frio!! brrrr...
    Quaresma com novos toques de bola e Adriano mais integrado na equipa. Continuo sem entender qual é a do Postiga.. Nos inícios de época marca sempre muitos golos, mas acaba sempre por ser colocado de lado. Cá pra mim usa o inicio de época como trampolim para outra equipa e depois não faz mais nada durante a época... O Kaz deixou-me um bocado desiludido. Tinha mais esperanças nele.
    O FCP precisa de passar esta época a ambientar os jogadores, pois muitos deles ainda não ocupam bem as posições de jogo.

    ResponderEliminar
  3. É bem possível e até desejável que Fucile reocupe o lugar de defesa esquerdo e permita a subida do Lino no terreno a fazer o lugar de ponta. Lino que me pareceu -sim- hoje um pouco nervoso, mas com qualidade técnica acima do vulgar. Bollati voltou a agradar-me pela facilidade com que rouba e liberta a bola, ao contrário de Kazmierczak um pouco perdido no meio campo. Aquele Estádio pesa muito! Mas as entradas parecem vir equilibrar bastante a equipa, Postiga hoje esteve melhor que Adriano e Renteria tentou para seu próprio mal, mostrar demasiado a sua falada qualidade técnica. Se fosse menos ousado e passasse mais a bola ao primeiro toque, teria ficado muito melhor na fotografia.E não nos esqueçamos do Fernando que hoje a central deu um cheirinho e voltou a mostrar qualidade.Por falar em central que me dizem do João Paulo? Lino foi o mais periclitante e repito, julgo que por nervosismo e vontade excessiva de mostrar a sua valia. Não nos esqueçamos que faltam ainda muitos jogadores, como Helton, Lucho, Mariano Gonzalez, Leandro Lima, Stepanov e Farias. Vamos esperar...

    ResponderEliminar
  4. Do Quaresma nao vale a pena dizer nada. Quando quer jogar para a equipa é so o melhor a jogar em Portugal.

    Bolatti é um reforço de enorme qualidade. Médio box to box, muito util na Europa. Um tipo de médio raro.
    Rouba bolas e faz as transiçoes muito bem. Se Lucho sair ja sei quem vai fazer a posiçao dele.

    O Luis Aguiar pareceu-me muito bom jogador, com mais ritmo e mais nervo vai dar um grande jogador.
    Precisa de tempo.
    O Adriano e o Lisandro sao aquela velha maquina.

    O Renteria e o Postiga podem-de ir embora, porque o Farias, garanto-vos, nao vem para ficar no banco.

    O Mariano Gonzalez é extremamente necessario nesta equipa. So temos um extremo de qualidade, precisamos de outro.

    O Lino pareceu-me nervoso, mas é bom técnicamente, a ver vamos.

    Agora digam-me uma coisa, ouvi na TSF que o Benfica fez uma proposta pelo Adu. Entao nao vendem ninguém e teem dinheiro para ir comprar um jogador daqueles depois de terem gasto 9 milhoes no Paraguaio?

    Claro que a Mitzé nao vai investigar isto. Ai os impostos.

    ResponderEliminar
  5. Lino bom tecnicamente??! Vai ser um flop, digo isto desde que foi contratado. E a defender é o ai Jesus!

    ResponderEliminar
  6. Estive ontem no Dragão, e apesar do frio( em pleno Julho!?!), continuo a ficar deslumbrado com a beleza do nosso estádio e dos "portistas NAS bancadas" a colorirem a paisagem de alegria e entusiasmo! Enfim é o mais bonito do mundo- já dizia o MOURINHO!
    Em relação à apresentação, achei um pouco "chochinha", pelo menos comparando com o que se viu nos outros anos...alguns jogadores nem se despediram, muito menos agradeceram ao público que esteve no Dragão, no final do encontro.
    Sobre a equipa, apesar de ainda ser cedo, e de positivo já se ver a certeza de ganharmos muitas bolas de cabeça quer no meio campo quer noutros locais do campo, temo que este ano possa ser mais do mesmo no aspecto negativo! Meio campo sem inspiração e sem ninguém com obrigação de levar a equipa para a frente, a táctica parece "põe-se a bola no Quaresma e reza-se para que ela chegue à àrea adversária". Muito fraco o JORGINHO, alguns medianos como Postiga e o Lino e Tarik, algumas esperanças de bons de jogadores como KAz , Bollati, e Luis Aguiar,ou M González, e dois de nível mundial como Quaresma e Bosingwa( para já e apenas à primeira análise só estes) e o resto razoáveis. Vamos ver... falta o Stepanov, e Farias, M. Gonzalez; LLima e o Lucho, o Helton...mas continuo a achar que mais um central tipo Manuel da Costa, um camisola 10 mais criativo e driblador e mais experiente que o LLima, e talvez mais um extremo e poderiamos ter outra vez uma equipa de nível mundial. Sabendo, que este ano, pela venda de elementos muito importantes da equipa, e pela falta de adaptação e entrusamento dos novos jogadores, o desafio passa por jesualdo em conseguir fazer uma equipa e apressar a adaptação de todos. Tenho alguma esperança, pela experiência do treinador e pela riqueza de alternativas que está a ser construida para o plantel, mas tenho algumas dúvidas, sobretudo em comparação com o SLB e o SCP que têm naturalmente mais rotina de jogo. A ver vamos...Esperemos também que o APITO AVERMELHADO NÂO CONTINUE A PREJUDICAR O NOSSO FCP!

    ResponderEliminar
  7. - Estou curioso quanto à lista de dispensas e gostava de saber se Postiga é vendido.

    - Já o disse que vamos fazer a verdadeira pré-época já em competição,pois mais de metade dos prováveis titulares ainda nem treinou.( LUcho,Helton,Fucile,Stepanovic,Farías,Leandro Lima...etc)

    - espero mais uma semanita ou duas para tirar as primeiras impressões pois estes primeiros jogos de pré-época têm pouco valor e pouco dá para tirar conclusões.


    - O Farías vai ser caso. O Toluca já recorreu para a Fifa por ele ter rescindido o contrato. Parece que disse que ia à Argentina e depois ligou a dizer que não voltava mais quando já tinha contratos assinados...
    temos ímen para casos destes...

    enfim,esperemos serenamente pelos próximos desenvolvimentos

    cumps

    ResponderEliminar
  8. "O pai da Carolina quer saber onde está a Ana porque já tem em seu poder mais 20 000 Euros enviados pelo LFV através do Bugalho e confirmados pela equipa da MJM aquando da devolução dos quadros de Pinto da Costa que estavam em casa de Luìs Filipe Vieira para se verificar da sua autenticidade e que foram entregues pela gémea da Salgado ao senhor proprietário dos quadros que por sua vez os tinha reclamado à Polícia Judiciária que acabou por descobrir que os quadros mais uma série de bens do senhor PCosta afinal não foram desviados por Carolina mas sim pela sua irmã Ana Maria porque esta tem uma personalidade Bipolar ao contrário da outra que só aceita um Pólo de cada vez -não mais- como poderá ser comprovado pelos senhores proprietários e estimados clientes das Discotecas "O Calor da Noite" e outras que Carolina tem percorrido nos últimos tempos com diversas pessoas muito ligadas ao glorioso desde Lisboa passando por Coimbra e até pelo "Pinhão"....Aliás este senhor Salgado ilustre hoteleiro de Vila Nova de Gaia disse que a Ana Maria é que era a má da fita e que o senhor Pinto da Costa se zangou com a Carolina por causa da Ana que andava sempre atrás dele com os filhos pela mão a pedir rebuçados e chocolatinhos...No cofre de um ilustre Restaurante já repousam mais uns milhares de Euros agora para pagar os direitos de "autora" do Filme "No Calor da Noite Algarvia" em que a actriz Leonor é comida pelo realizador Botelho em pleno Estádio de Faro com os holofotes todos acesos para se poder filmar bem a cena e para gáudio de seis milhões de Algarvios e outros cães de caça...O Salgado de cinquenta e quatro anos afirma que sempre esteve de boas relações com a Carolina mesmo quando ela foi expulsa de sua casa aos dezassete anos por namorar às escondidas com um Comando trintão que já era casado e a pôs na Roda da Vida e da Sorte...Quem estragou tudo foi a Ana Maria por ser Bipolar como já se disse e também ter a mania dos consumos exagerados como a mãe dela já tinha há muitos anos e que esteve na base da criação de um grande Hotel em plena Avenida da República em Gaia e de um Restaurante ainda por localizar mas aonde se come uma muito boa Carne à Alentejana servida em pratos especiais às Brigadas da Polícia Judiciária de Lisboa e à senhora dona MJM que adora carne de porco especialmente regada com muito azeite de Azeitão e acompanhada com muita ameijoa e/ou berbigão..."

    -Não perca os próximos episódios desta Telenovela que está a arrebatar e apaixonar os corações de todos os Lusitanos...

    ResponderEliminar
  9. O TROFÉU DAUHATSU (TORNEIO CENTENÁRIO DA ATALANTA):

    A RTP1 VAI TRANSMITIR OS 2 JOGOS DO FC PORTO.

    19:30 FC PORTO - ESTRELA VERMELHA

    21:25 FC PORTO - ATALANTA

    CADA JOGO TEM A DURAÇÃO DE 45 MINUTOS.





    SÁBADO ÀS 21:30 BOAVISTA - FC PORTO TAMBÉM NA RTP1


    CUMPS

    ResponderEliminar
  10. "Correm rumores na cidade do Porto de que a Carolina não é Bipolar como a Ana Maria, mas é comprovadamente PoliPolar o que vem agravar e comprometer de forma assustadora as nossas investigações...Já não sabemos para que Pólo nos devemos virar e orientar"

    -Não perca o 2º Episódio da Telenovela "A Família Salgado"...Brevemente, neste canal privilegiado."

    ResponderEliminar
  11. Também estive com frio, foi a 1ª apresentação que vi sem ir de calções, e só fui de t'shirt todo cheio de estilo, só sei que saí de lá gelado.

    Quanto ao jogo, gostei do Bolatti ( mais solto do que na 4ª feira) e do Aguiar, além do Nuno que também é reforço.

    A minha desilusão foi mesmo o Kaz, precisa de se soltar muito mais, ainda está preso de movimentos.

    Outra desilusão foi mesmo o Mónaco, muito fraquinhos.

    ResponderEliminar
  12. Esqueci-me de dizer que começamos a ter um grande Bosingwa.

    Um estágio sem problemas disciplinares, e depois entra cheio de força e muito motivado, vamos a ver como se aguenta.

    ResponderEliminar
  13. Gostei de ver 36 mil adeptos no dragão para assistir a um jogo de apresentação sem algumas das nossas estrelas.
    O professor voltou a apostar(e bem) num onze titular,com base na estrutura da epoca transacta,com os respectivos automatismos vincados.
    Apesar do jogo razoavel da 1ª parte onde Quaresma, Bosingwa e Joao Paulo se destacaram, a 2ª parte foi algo decepcionante.
    Destaco pela positiva o Bolatti e o Luis Aguiar e pela negativa o kAZ e o Lino que me pareceu algo fraco a defender para alem de estar muito nervoso(julgo até que os socios já o marcaram).
    De resto esperar para ver os outros reforços..
    Ah.. e o Jorginho esteve fraco..fraco mesmo.
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  14. confirma-se o interesse do benfica em adu

    "O jovem prodígio norte-americano Freddy Adu é um jogador que interessa a vários clubes europeus e o Benfica está no grupo de equipas que tenta garantir o talentoso avançado.
    Tal como já tinha avançado A BOLA, a imprensa norte-americana confirma hoje que o Everton, Tottenham e Celtic também terão manifestado interesse em assegurar o concurso de Freddy Adu, só que seria extremamente difícil para o avançado obter a autorização de trabalho para jogar na Grã-bretanha. Pelo que o Benfica ganha alguma vantagem perante os restantes clubes. No entanto é preciso levar em conta que o passe do internacional norte-americano está avaliado em cerca de 5,4 milhões de euros."

    ficava mesmo danado se isto se concretizasse, então eles não vendem nd mas podem comprar td..
    ou eles têm uns economistas e gestores mt bons ou o porto anda msm a ser gamado..

    Jorginho parece-me uma boa alternativa para ser dispensado, assim como renteria (não lhe vai fazer mal rodar na europa)

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  15. Para vossa apreciação, alguns tópicos dos títulos possíveis para a telenovela que quero desenvolver aqui quotidianamente: "A Família Salgueiro" -remake dos Simpsons- ; "Os Salgueirinhos de Vila Nova"; "A Morgadinha da Avenida"; "Que Fazer Para Optar e Bem Entre Uma Prostituta e Uma Bipolar"; "Um Metro Chamado Desejo a Parar Mesmo à Minha Porta"; "Com Sal e Pimenta Todos Lambem a Venta"; "Como Transferir Bens Roubados ao Presidente do Porto para as Mãos do Presidente do Benfas";"De Ladrão de Elefantes a Patrocinador de Escritores em Início de Carreira"; "Como a Recauchutagem Fez de Mim um Homem"; "A Família dos Loucos"...

    ResponderEliminar
  16. Não percebo a lógica.

    Em que parâmetro é que o Adriano é melhor que o Postiga? Não percebo porque é que, e sendo jogador de formação e da casa, é tão mal amado.

    Quanto aos reforços, há cheiro a flop. Kaz não é jogador para o Porto, bem como Lino...

    O Luis Aguiar tem pés, ainda falta o resto.

    ResponderEliminar
  17. Admiro todos aqueles que, após um simples jogo particular debitam tantas certezas!- Mesmo que a exibição de todos tivesse sido fantástica teria sempre de ser relativizada no contexto de um jogo a feijões, que todos querem ganhar, é certo, mas daí até traçar cenários definitivos...
    O meu repúdio aos assobios ou manifestações irónicas e de gozo em relação a certos ''nossos'' jogadores, normalmente feitas pelos mesmos que em certos jogos quando tudo parece correr bem, mas ainda com o resultado em aberto desatam nos ''olés'', que levam quase sempre a maus resultados.
    Há que dar tempo ao tempo antes de concluir o que quer que seja.
    Quem não se lembra do Pepe no início?
    Saudações portistas!

    ResponderEliminar
  18. retirado da caixa de comentários de um outro blog:








    Há dias, O PATO recebeu um e-mail de uma senhora que - é ela quem começa por dizê-lo - “não se pode expor com receio de represálias internas”, uma vez que é “pessoa ligada às investigações do processo Apito Dourado, cujas intenções iniciais” - acrescenta - “eram as melhores”, rematando contudo: “Estou profundamente desiludida”.
    E avança porquê: porque, segundo ela, essas investigações “foram completamente direccionadas” - indica por quem - “escolhidos alvos previamente definidos e cometidas uma série de ilegalidades e notórios erros processuais, que necessariamente vão matar o processo, em que muitos trabalharam de boa fé”. Levantando em seguida muitas questões que enumera, e que, segundo ela, foram deixadas de lado; para adiantar um conjunto de “elementos para uma investigação que deveria ter sido feita e não ocorreu, mas que está muito a tempo de se fazer”, embora “ninguém tenha mostrado interesse em investigá-las”.
    Por exemplo:
    - Investigue-se a realização de reuniões secretas em Lisboa, e outras no Bar Privado, também em Lisboa (...), testemunhadas por muitos funcionários deste local;
    - Investigue-se quanto pagou quem alojou Carolina Salgado para esta dizer o que disse, e quem na PJ deu suporte a essa estratégia;
    - Investigue-se, agora que se fala tanto da Bragaparques, qual a ligação dessa empresa (a um determinado clube e ao seu presidente e às sociedades de um outro presidente de clube);
    - Investigue-se a ligação (de um árbitro a uma determinada Câmara Municipal) e as ligações do presidente dessa Câmara ao presidente do clube da terra a uma grande empresa, etc., etc., etc. Tudo isso, continuando na EPUL, no caso-João Pinto, na transferência do jogador Marcel para o Benfica, mas (também) ligações de um presidente de um clube com a PJ de Lisboa, e por aí fora.

    ResponderEliminar
  19. Leandro do Bonfim rescindiu contrato

    Em contrapartida, Leandro do Bonfim chegou a acordo com os portistas para rescindir o contrato que o ligava ao FC Porto. Recorde-se que o jogador chegou ao clube a meio da conturbada época de 2004/05 e nunca se conseguiu afirmar na equipa então dirigida por José Couceiro. Acabou por ser emprestado já durante o reinado de Co Adriaanse, voltando ao Brasil onde venceu o Mundial de Clubes pelo São Paulo e o campeonato mineiro pelo Cruzeiro. Agora, definitivamente desvinculado do FC Porto, o futuro do jogador deverá passar pelo futebol brasileiro

    ResponderEliminar
  20. Mais uma vez me pareceu que nenhums dos reforços deu realmente nas vistas. Mas tudo a seu tempo. Fico feliz por saber que quer Quaresma, quer Lucho Gonzalez deverão manter-se no plantel. São peças importantes para esta época que se avizinha, onde é proponderante fazermos uma óptima campanha na Liga dos Campeões!

    A confirmar-se Farias e Stepanov, o Porto consegue de uma assentada 2 valores muito seguros, que com uma adaptação conveniente irão muito provavelmente "comer" os lugares.

    Um abraço,
    Visitem o blog:
    http://jogodearea.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Este blogue anda mesmo inexcedível.
    O amigo Meirelesportuense anda a escrever a sua novela - bem esgalhada, diga-se - em que qualquer semelhança com factos reais não é mera coincidência...
    O amigo Teixeira está como sempre. Abre logo dizendo que, só para começo de conervsa, o Lino é o Lino.
    Pois eu subscrevo.
    Ou o homem mostra rapidamente muito mais que aquilo, ou confirma-se o que eu e outros amigos aqui andamos a dizer... não vale um estouro.
    Jorginho, Tarik e Renteria parecem-me começar a assumir-se como dispensáveis.
    Chegam agora o Fárias e o Leandro Lima.
    E o Stepanov sempre vem ou não?
    E o Hélder Postiga sempre vai ou não vai?
    E o plantel, diz agora o Jesualdo que me apareceu de casaco de fato de treino branco e vermelho (aquilo era mesmo encarnado?), só daqui a duas semanas fica definido.
    Ó mister, isso não lhe parece tempo a mais?

    ResponderEliminar
  22. "...“ninguém tenha mostrado interesse em investigá-las”.
    Por exemplo:
    ...- Investigue-se, agora que se fala tanto da Bragaparques, qual a ligação dessa empresa (a um determinado clube e ao seu presidente e às sociedades de um outro presidente de clube);
    ..."


    Já agora só para ajudar, essa empresa (que não a Bragaparques)é a mesma que fez a empreitada final do centro de estágio dos mouros, e que agora está em tribunal com os mesmos por estar a arder em 15.000.000 €. Assim não custa comprar jogadores e garantir as dividas com as suas acções "opadas"

    ResponderEliminar
  23. E vai mais uma acha da Santa Mitzé...


    23/07/2007 FUTEBOL
    “Apito Dourado”
    PGR pode repetir acusações
    A Procuradoria-Geral da República pode vir a repetir as duas acusações contestadas pelo advogado de Pinto da Costa caso os juízes de instrução anulem as decisões tomadas pela equipa de Maria José Morgado, disse à agência “Lusa” fonte conhecedora do processo.

    Segundo o “JN”, Pinto da Costa requereu aos juízes de instrução criminal a quem foram distribuídos os casos para declarar nulas todas as decisões tomadas por Maria José Morgado e a Equipa de Coordenação do Processo Apito Dourado, incluindo os respectivos despachos de acusação.

    O argumento invocado centrar-se-á numa eventual ilegalidade na forma como a procuradora geral-adjunta assumiu a coordenação de todos os casos e resolveu reabrir aqueles dois processos já arquivados, respectivamente, pelo Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto e Ministério Público (MP) de Gaia.

    De acordo com o “JN”, em causa estará o despacho do procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro, que em Dezembro do ano passado ordenou que Maria José Morgado passasse a "dirigir e coordenar" todos os inquéritos relacionados com o caso "Apito Dourado".

    Esta decisão foi tomada ao abrigo de um artigo do Estatuto do Ministério Público que dá poderes ao chefe máximo da Procuradoria para "substituir ou coadjuvar" o magistrado a quem naturalmente forem distribuídos os processos, na área territorial competente.

    Nos casos concretos, o Porto (cidade onde se disputou o jogo FCP-Amadora) e Gaia (onde decorreu um encontro entre o árbitro Augusto Duarte e Pinto da Costa) foram determinados como as comarcas competentes. Gil Moreira dos Santos, advogado de Pinto da Costa, terá já apresentado o argumento de que o despacho de Pinto Monteiro não fez referência a poderes para reabrir processos, nem para elaborar despachos de acusação - apenas conferiu a tarefa de "dirigir e coordenar" os inquéritos pendentes.

    Por outro lado, só os superiores hierárquicos dos magistrados do Porto e Gaia que arquivaram aqueles processos poderiam decidir a sua reabertura, com base nas declarações de Carolina Salgado, ex-companheira do dirigente portista, consideradas novos elementos de prova, refere também o jornal.

    Segundo a fonte, caso os juízes de instrução a quem foram entregues os processos aceitem a tese do advogado Gil Moreira dos Santos de que Maria José Morgado, coordenadora da Equipa de Coordenação do Processo "Apito Dourado", não tinha poderes para proferir as acusações nos casos FC Porto-Estrela da Amadora e Beira-Mar-FC Porto, a Procuradoria pode reenviá-las para os procuradores de Gaia, procedendo estes à sua formalização.

    Um outro advogado ligado ao processo, Amílcar Fernandes, que defende Valentim Loureiro, disse à “Lusa” que o jurista do presidente do FC do Porto "tem razão, embora tal, infelizmente, não lhe deva adiantar nada".

    "No caso do major, há apenas uma acusação feita por Maria José Morgado, mas numa investigação que não foi reaberta, porque não havia sido concluída", sublinhou, frisando que, sendo assim, Valentim "provará a sua inocência" no decorrer do processo.

    ResponderEliminar
  24. «Episódio 2º da Telenovela "Com Açúcar, Sal e Pimenta Todos Podem Lamber a Venta..."

    Nota introdutória: "o despacho de Pinto Monteiro não fez referência a poderes para reabrir processos, nem para elaborar despachos de acusação - apenas conferiu a tarefa de "dirigir e coordenar" os inquéritos pendentes."
    -Pois foi, mas a senhora que veio da Avenida de Roma decidiu ir mais além -aliás dentro daquilo que ela considera ser a sua bitola normal de "trinta anos de procedimentos perfeitamente correctos", o chefe diz-lhe faz isto e ela faz isto mais qualquer coisita, para ficar bem na fotografia, como qualquer "bom empregado e lambão" gosta de mostrar saber fazer- e reabriu o que já estava encerrado, a modos como o que aconteceu com os "infiltrados" em Santarém por Afonso Henriques pela calada da noite que permitiram que este conseguisse conquistar a Praça Forte -sem grande derramamento de sangue Lusitano que os outros coitados, foram todos ceifados à espada- embora tenha dito que ia haver guerra quatro dias antes e pelas convenções da época não tendo atacado até ao dia anterior a esta a guerra já não se pudesse realizar...Mas enfim "com piadas, convenções e bolos se enganam os tolos" e o PGR deixou-se igualmente ir na cantiga e, OK Maria, está bem foste um pouco para além das tuas competências mas eu compreendo, também sou Benfiquista ando muito deprimido e até acho porreiro meteres a lança no Pinto até poder jorrar sangue...Aliás como um bom benfiquista e Simão Sabrosa da Judicatura que és e eu afirmei deverias ser, era tua obrigação apanhar a defesa desprevenida para conseguires marcar o golo mesmo que o árbitro não tenha ainda apitado para poderes marcar a falta. Não tem importância se o nosso Somãosinho faz isso com a maior das à vontades porque não podes fazer tu o mesmo?...Há que aprender com a enorme "experiência" alheia! E também acho muito bem que para além de escutares e amparares a Carolininha na PJ, lhe faças uns telefonemas para casa especialmente ao Cair da Noite a levantar-lhe um pouco mais a moral e a dizer-lhe, vês filha alegra-te,já reabri um e vou reabrir mais dois, para ela poder aguentar com a cara alegre o tratamento intensivo a que estás a sujeitá-la com provas e mais provas de esforço mental tão aturado que ela está com os músculos da carola prestes a ter alguma rotura de ligamentos...Devias ter feito o mesmo com o teu querido fiscalista e talvez agora não andasse ele para aí a queixar-se aos quatro ventos que os Professores/Doutores que o reprovaram sabem muito menos que ele -se sabem assim tão pouco porque se sujeitou ele a eles ou talvez pensasse que eles o deixavam marcar a falta sem o apito do árbitro por desconhecimento das regras?- e diz que não têm competência para o avaliar a ele o Big Brother que mora na Avenida de Roma usa óculos,andou com o Grande Livro Vermelho durante muitos anos debaixo do braço e é casado com quem nós já sabemos! Outros tempos, outras vontades, agora virou conselheiro capitalista dos capitalistas, alguns deles capitalizadores graças aos coitados elefantes distraídos pela sombra (des)protectora de Morfeu..."Não à fome que não dê em alguma fartura"..."Agora já não preciso de andar com o garrafão atrás quando vou ver os treinos do Glorioso, uso gravata de seda, sento-me p'ra ver os jogos sem pagar bilhete numa poltrona forrada a vermelho lá bem no topo do Anfiteatro, cadeira paga com os dinheiros dos contribuintes mas que eu faço passar por ser minha -como fiz com o tal do Cargaleiro- pois o que é do Povo é nosso ou não somos nós o Maior Clube do Mundo segundo o Guiness? Se somos o Maior Clube do Mundo, temos de ser também o Maior Clube de Portugal ómessa, porque Portugal não pode ser maior que o Mundo Todo Inteiro -creio eu que não possa ser???- e portanto os dinheiros Públicos Portugueses são necessariamente todos nossos e até acho que o são os dinheiros dos restantes Países do restante Mundo também mas isso fica para depois, descansem lá chegaremos esperem para ver, para já a Caixa Portuguesa já é nossa, a Câmara de Lisboa e do Seixal também e a Presidência da República -não digam nada a ninguém- para além da do Governo, idem idem, aspas aspas...Hihihihihi...."Grão a Grão Enchem as Galinhas Vermelhas o Papo"...»

    -Não percam os próximos e quentes capítulos neste nobre hemicíclo....

    ResponderEliminar
  25. Dos jogos que vi não gostei nada do nosso Porto. Continua o mesmo problema, o Jesualdo. Penso que partimos de trás este ano. Não conheço muito bem estes reforços, mas não estou a ver luz ao fundo do túnel.

    Falta criatividade e qualidade ao meio-campo. Se o Lucho não fica ainda pior. Aguiar e Bolatti estão a meio da época e nem dá para notar. Com o assunção, Bolatti nem calça. O lino, e sou dos poucos defensores, demasiado nervoso para tanta experiência, não tem mostrado nada que o Cech não oferecese.

    O que se tem visto é mais do mesmo. A equipa não pressiona, não cria, deixa rolar e no fim o treinador diz sempre que jogou bem... Será que vejo um jogo diferente? É na pré-epoca que se cria uma equipa, a coisa não estava a correr bem e ele nada. o FCP contra os fraquinhos do Monaco criou 4 jogadas de perigo. Depois chama o nº2, troca umas impressões, faz umas subtituições e deixa o Edgar a aquecer até aos 90 minutos! Com o dificil calendário de início de epoca, não sei não. A contratação de Dezembro pode ser um treinador. Espero estar enganado. Falta criatividade e qualidade ofensiva no meio-campo.

    Depois do Cardozo e do Coentrão, ver o Adu no benfas era um valente soco no estomago.

    Sei que provavelmente é incomportável mas o BANEGA do Boca e sub-20 Argentino é um craque de outro mundo!!

    E como é que o Adrian Silva, a 120 Km do Porto, vai parar ao SCP?! Será o craque desta liga, a melhor contratação deste defeso e o melhor jogador do SCP! De longe...

    ResponderEliminar
  26. Peço desculpa por alguns erros ortográficos cometidos na transcrição do episódio de hoje, mas estava a ver o texto por cima do ombro e escaparam-me algumas coisas. Para não ficarem muito tristes aí vai carga dupla, agora devidamente corrigida:

    Episódio 2º da Telenovela "Com Açúcar, Sal e Pimenta Todos Podem Lamber a Venta..."

    Nota introdutória ao episódio de hoje: "o despacho de Pinto Monteiro não fez referência a poderes para reabrir processos, nem para elaborar despachos de acusação - apenas conferiu a tarefa de "dirigir e coordenar" os inquéritos pendentes."
    -Pois foi, mas a senhora que veio da Avenida de Roma em Lisboa decidiu ir mais além -aliás dentro daquilo que ela considera ser a sua bitola normal de "trinta anos de procedimentos perfeitamente correctos" -o chefe diz-lhe faz isto e ela, faz isto mais qualquer coisita, para ficar bem na fotografia como qualquer "bom empregado e lambão" gosta de mostrar saber fazer - e reabriu o que já estava encerrado, a modos como o que aconteceu com os "infiltrados" em Santarém por Afonso Henriques pela calada da noite que permitiram que este conseguisse conquistar a Praça-Forte sem grande derramamento de sangue Lusitano que os outros coitados, foram todos ceifados à espadeirada, embora o Afonsinho como bom malandro que era, tenha dito que ia haver guerra quatro dias antes e pelas convenções da época não tendo atacado até ao dia anterior a este, a guerra Santarena já não se pudesse realizar...Mas enfim "com piadas, convenções e bolos se enganam os tolos" e o PGR deixou-se igualmente ir na cantiga como foi o xerife de Scalabis, OK Maria, está bem, foste um pouco para além das tuas competências mas eu compreendo, também sou Benfiquista como tu ando muito deprimido e até acho porreiro meteres a lança no Pinto até poder jorrar bastante sangue Bermelho...Aliás como um bom benfiquista e Simão Sabrosa da Judicatura que és e eu afirmei que deverias ser, era mesmo a tua obrigação apanhar a defesa desprevenida para conseguires marcar o golo ainda que o árbitro não tenha apitado para tu poderes marcar a falta. Não tem importância se o nosso querido Simãozinho faz isso com o maior dos à vontades porque raio não podes fazer tu o mesmo? Há que aprender com a grande, enorme "experiência" alheia! E também acho muito bem que para além de escutares atentamente e amparares a Carolininha na PJ, lhe faças mais uns cordiais telefonemas para casa especialmente ao cair da noite escura a levantar-lhe um pouco mais a moral e a dizer-lhe, vês filha, alegra-te já reabri um e vou reabrir mais dois, só para ela poder aguentar com a cara alegre o tratamento intensivo a que estás a sujeitá-la com provas e mais provas de esforço mental tão aturado que ela está com os músculos da carola prestes a ter alguma rotura de ligamentos totalmente cruzados...Devias ter feito o mesmo com o teu querido fiscalista e talvez agora não andasse ele para aí a queixar-se aos quatro ventos que os Professores/Doutores que o reprovaram, sabem muito menos que ele -se sabem assim tão pouco, porque se sujeitou ele a eles ou talvez pensasse que eles o deixavam marcar a falta sem o apito do árbitro soar por desconhecimento das regras? - e diz o homem que não têm competência para o avaliar a ele o Big Brother que mora na Avenida de Roma usa óculos, andou com o Grande Livro Vermelho durante muitos anos debaixo do braço e é casado com quem nós já sabemos! Outros tempos, outras vontades, agora virou conselheiro capitalista dos capitalistas, alguns deles grandes capitalizadores graças aos coitados dos elefantes distraídos pela sombra (des)protectora de Morfeu..."Não há fome que não dê em alguma fartura." "Agora já não preciso de andar com o garrafão atrás quando vou ver os treinos do Glorioso, uso gravata de seda, sento-me para ver os jogos sem ter de pagar bilhete, numa poltrona forrada a vermelho lá bem no topo do Anfiteatro, cadeira paga com os dinheiros dos contribuintes mas que eu faço passar por ser minha -como fiz com o tal do Cargaleiro - pois o que é do Povo é nosso ou não somos nós o Maior Clube do Mundo segundo o Guinness? Se somos o Maior Clube do Mundo, temos de ser claro também o Maior Clube de Portugal homessa, porque Portugal não pode ser maior que o Mundo Todo Inteiro -creio eu que não possa ser, não acham???- e portanto, os dinheiros Públicos Portugueses são necessariamente todos nossos e até acho que o são os dinheiros dos restantes Países do restante Mundo também, mas isso fica para depois, descansem, lá chegaremos esperem para ver, para já a Caixa Portuguesa já é nossa, a Câmara de Lisboa e do Seixal também e a Presidência da República -não digam nada a ninguém - para além da do Governo, idem, idem, aspas, aspas... Hihihihiihihihihihihi..."Grão a Grão Enchem as Galinhas Vermelhas o Papo"...»

    -Não percam os próximos e quentes capítulos neste nobre hemiciclo....

    ResponderEliminar
  27. «"O pato"
    Clube da I Liga: participação à CD da Liga


    Vai com certeza causar algum impacto na Liga a participação à respectativa Comissão Disciplinar, por parte de um clube da I Liga, de um dossiê contendo uma exposição e diversos recortes da imprensa escrita onde são reveladas algumas escutas telefónicas envolvendo Luís Filipe Vieira, José Veiga e João Rodrigues, e se pergunta por que razão eles não estão a ser investigados. Num desses recortes (do “Público” de 8 de Setembro 2006) pode ler-se inclusive em título: “Apito Dourado/Escutas apanharam Vieira a escolher árbitros para o Benfica”, acrescentando aliás a autora dessa peça – Tânia Laranjo – o seguinte: “Presidente dos encarnados recusou quatro árbitros para apitar as meias-finais da Taça de Portugal na época 2003-2004, no ano em que o Benfica ganhou a final ao FC Porto. Vieira protestou com Valentim Loureiro por não designarem Paulo Paraty, conforme havia sido garantido ao clube semanas antes. Mas, depois de muito reclamar e de recusar árbitros por não lhe darem ‘garantias’ ou por estarem próximos do FC Porto, acabou por avalizar João Ferreira. As conversas estão transcritas no processo principal do Apito Dourado, mas o presidente do Benfica nega a sua existência”. E, com efeito, com alguma aparente razão, porque foi como se essas conversas não tivessem existido uma vez que, pelo menos que se saiba, ele nunca foi incomodado por isso…

    Vieira, Rodrigues, Veiga e Mouco


    … Mas também João Rodrigues teve uma intervenção muito interessante neste e noutros casos. Porque, segundo o “Correio da Manhã” de 22 Junho 2007, “os árbitros do Benfica eram combinados com ele”, já que “Pinto de Sousa lhe telefonava regularmente para que fosse ele a contactar Vieira no sentido de acertar qual o melhor árbitro para os encontros. Exemplos no Apito Dourado da existência dessas conversas abundam”. Mas o “Record” de 23 Junho 2007 vai pelo mesmo caminho, ao titular: “Benfica também pedia árbitros”. E em seguida: “Vieira falava com João Rodrigues e este pressionava Pinto de Sousa”. Quanto a José Veiga: esse (segundo o mesmo “Record”) “pedia ‘favorzinhos’ para o Estoril”. E no entanto também ao que parece nunca ninguém (a ele e a João Rodrigues) os incomodou… Vamos porém ver como reagirá a Comissão Disciplinar a tudo isto.

    PS.: Quem, ao que O PATO julga saber está da disposição de contar tudo o que sabe se for chamado a depôs é o ex-membro da CA da Liga, Júlio Mouco. Deverá ser muito instrutivo ouvi-lo…»

    ResponderEliminar
  28. "Previ que estava a nascer um grande amor e não me enganei. Dançámos três músicas..."

    in ‘Eu, Carolina’


    Esta frase referir-se-á ao João Malheiro, ao João Botelho ou à Leonor Pinhão?...

    ResponderEliminar