08 janeiro 2009

Um jogo de embalar

FCPorto 2-1 V. Setúbal
E. Farias 32', Leandro Lima 61' (gp) e Rabiola 78'
Equipa: Ventura, Sapunaru, Stepanov, P. Emanuel, Benitez, Pelé, T. Costa (D. Viana 73'), Guarin, M. Gonzalez (Josué 90'), E. Farias e Candeias (Rabiola 68')

12.219 espectadores

Foi com um Estádio do Dragão enregelado e com pouco público, que o FCPorto entrou a vencer na edição da Taça da Liga desta época, num jogo que teve muita pouca vivacidade, mas com alguns apontamentos interessantes para o futuro da equipa. Desde logo, o despontar de alguns jogadores jovens que querem mostrar a sua valia para pertencerem ao plantel principal portista. Se alguma coisa tem de valor esta competição, é o surgimento de oportunidades para alguns jogadores, principalmente mais jovens, poderem mostrar-se ao treinador em jogos, mais ou menos, competitivos.

Jesualdo Ferreira, passando logo um atestado de menoridade a esta competição, fez descansar 10 jogadores titulares, um mês de Janeiro completamente recheado de jogos fulcrais para competições mais importantes é a maior justificação para esse facto.

A primeira parte desta partida, foi como um grande convite ao adormecimento de quem estava a assistir, foi como um longo bocejo com momentos pouco interessantes e dignos de registo. O ritmo foi sempre muito baixo e lento, as equipas nada faziam para animar a partida e o tempo corria à espera de momentos individuais para aquecer o ambiente.

Aos 25 minutos, o primeiro momento
de interesse da partida, com os protagonistas a virem de Setúbal. Um cruzamento bem efectuado para a cabeça de Leandro Branco que proporcionou uma grande defesa de Ventura. Poucos minutos depois, Mariano Gonzalez, numa boa jogada individual, responde com um remate perigoso, mas, desta vez, foi Bruno Vale que brilhou, defendendo para canto.

O FCPorto mal acelerava, criava perigo para a baliza adversária, Guarin bem puxava a equipa para a frente, mas esta tinha pouca vontade de o acompanhar. Até que, aos 32 minutos, Ernesto Farías foi o intérprete do momento mais animado da primeira parte, contando com a colaboração de Bruno Vale, que largou a bola entregando-a de mão beijada ao argentino, que cabeceou tranquilamente para o fundo das redes inaugurando o marcador que não se viria a alterar, nem a estar em perigo de se alterar devido à falta de oportunidades para isso, até ao fim da primeira parte.

Na segunda parte, o jogo foi um pouco mais mexido, o Vitória de Setúbal quis responder ao golo sofrido no primeiro tempo, e lançou-se ao ataque com vontade, enquanto a equipa portista aproveitava o espaço dado para lançar o contra-ataque e tentar criar perigo, embora tudo isso feito com pouca velocidade. O jogo não teve muitas novidades, foi sempre uma partida bastante morna e com toada pouco rápida, mas sempre teve uns, poucos, furos acima do futebol praticado na primeira parte.

Aos 61 minutos, Sapunaru ganha a bola a Leandro Lima, este, mais fraco fisicamente, aproveita-se para se lançar ao chão e o árbitro, na minha opinião ridiculamente, considera grande penalidade. O jogador brasileiro emprestado pelo FCPorto não se fez rogado e, superiormente, empatou a partida.

É então que Jesualdo Ferreira começa a lançar os jogadores mais jovens, que, com a sua irreverência e vontade de se mostrarem, agitam a partida. O primeiro a entrar foi Rabiola, para o lugar de Candeias, depois foi a vez de Diogo Viana entrar para o lugar de Tomás Costa. Foram mesmo estes dois jogadores os, brilhantes, protagonistas da jogada que viria a dar o golo da vitória portista, aos 78 minutos, Diogo Viana, no lado direito, cruza de forma excelente para o aparecimento de forma fulgurante de Rabiola que, numa cabeçada colocada, não deu hipóteses a Bruno Vale. Uma melhor estreia, não se poderia pedir destes dois jogadores jovens, não esquecendo, também, da bela exibição de Ventura, que, cada vez que é chamado, mostra uma maturidade anormal para a sua idade.

O Vitória de Setúbal bem atacava, mas sempre com pouca genica, o FCPorto aproveitava os espaços consentidos pelo Vitória e a velocidade de Diogo Viana para tentar animar a partida até ao final mas, mais uma vez, a equipa de arbitragem, embora desta vez foi o fiscal de linha, foram os actores dessa animação. Num lance, onde até dou o benefício da dúvida visto que as imagens apresentadas pelo canal de televisão foram tudo menos esclarecedoras, o fiscal de linha entendeu que Guarin cometeu falta, dentro da área, colocando mão à bola. Mas, desta vez, Leandro Lima não foi tão eficaz, como da primeira vez, enviando a bola por cima da baliza.

Até ao final da partida, ainda houve tempo para Jesualdo Ferreira dar mais uma oportunidade dos adeptos portistas conhecerem mais um nome das suas camadas jovens, Josué, e de ver Janicio, mesmo em cima da linha da baliza, retirar a oportunidade de Stepanov dilatar o marcador.

O FCPorto acaba por entrar da melhor forma nesta edição, já lidera isolado o seu grupo dando um passo firme e convicto na passagem às meias finais de uma competição, embora subvalorizada, por várias razões, que quer vencer, conforme o desejo expressado pelo seu técnico no final da partida.

25 comentários:

  1. Apreciei muito o esforço de quase todos os jogadores e esta vitória, merecida e justificada, tem um sabor agradável porque premiou o seu empenho que também Jesualdo realçou no final.

    Refiro quase todos os jogadores porque, uma vez mais, não vi Tomás Costa acrescentar o que quer que fosse à equipa, quando devia ser o ala mexido na direita, supostamente o substituto de Lucho.

    Fiasco.

    De novo, apesar de ser um burro de carga, Sapunaru foi muito fraco a defender e tecnicamente deficiente. Dá tudo o que tem, mas burro não chega a cavalo embora trabalhe muito e o romeno faz-me uma confusão do diabo.

    Mesmo assim, o primeiro penálti é ridículo, Sapunaru estende o braço que nunca pode derrubar um jogador normal porque seria à altura da cintura, no máximo do peito de um homem do seu tamanho, não derrubaria ninguém mas está visto que Leandro Lima, ou George ou lá como se chama, não é só baixo de estatura...

    Acredito que Sapunaru continuou em campo porque com as debilidades nas laterais Jesualdo quer aproveitar tudo o que tem e dar-lhe ritmo é o melhor remédio, ainda que continue com erros primários.

    Adorei, porque tinha muita expectativa, ver Diogo Viana e também Rabiola. Os dois fabricaram o golo da vitória, com um cabeceamento certeiro, muito preciso e predeterminado do jovem avançado que veio de Guimarães e que pelos minhotos até tinha marcado um golo de cabeça que deu a vitória por 2-1 aos 94 minutos, com a U. Leiria, quando entrou aos 80 minutos em campo.

    Diogo Viana é um Hulk em ponto pequenino, explosivo e irreverente, mexeu logo com o jogo e abençoada a hora que o FC Porto despachou Postiga e sacou este miúdo de Alvalade que tem dado nas vistas na Intercalar.

    Outro candidato à saída seria Pelé, que me deixa desconcertado. Esteve sem confiança, pouco mexido, decerto acusando falta de competição, mas pode fazer muito mais.

    Mariano e em especial Benitez foram os melhores para mim, além do sereno Ventura que dá gosto ver na baliza. Stepanov esteve bem, P. Emanuel já nas suas quintas mas sem velocidade de reacção nos despiques individuais pode comprometer.

    Globalmente gostei, não exigia mais e até acabei surpreendido pela vivacidade de uma equipa feita algo ad hoc mas que quando se soltou teve raça e acabou em muito bom plano.

    Em grande plano esteve o árbitro que Rui Moreira há dias elegeu como o melhor do País, numa prova do seu extremo bom gosto e acerto de expert.

    Artur Soares Dias já ficou na história que muitos benfiquistas e sportinguistas pediam: marcou dois penáltis contra o FC Porto no Dragão. Leandro Lima teve foi vergonha de marcar novo empate.

    Depois da Roubalheira naquele penálti na cabeça a favor do Benfica no ano passado, depois do penálti perdoado ontem em Guimarães pelo Olarápio, outro fiscal-de-linha - termo depreciativo que deve voltar a estar em voga - viu mão numa bola que bateu no peito alto, junto ao ombro, de Guarín.

    A este o nível de arbitragem que temos, que muitos aplaudem, que fazem jus a esta competição de terceira linha e deixam insatisfeitos muitos adeptos, descontentes com o futebol.

    É melhor o FC Porto levar agora os juvenis à Choupana e que Vítor Pereira marque lá uma dupla de sonho para derrotar o FC Porto.

    Porque o esforço dos árbitros não está a ser compensado.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo entender como é possível alguém criticar o Jesualdo por tirar tantos titulares da equipa... os melhores jogadores não podem jogar em 4 competições em simultâneo! Além disso o plantel do porto tem perto de 30 jogadores e não apenas 14 ou 15. É óbvio que a prioridade do Porto é o campeonato e a champions. Tudo o resto vem por arrasto, servindo para dar rodagem ao resto do plantel e dar oportunidade aos mais novos. E neste capítulo há jogadores que no meu entender tem bastante futuro, nomeadamente o diogo viana, entre outros.

    ResponderEliminar
  3. 2 penalties marcados no dragão contra o Porto, para Gaudio dos melancias e da imprensa do regime!
    No 1º se fosse o Luisão ou o David Luiz não era marcado.
    No 2º a bola bate bateu? no braço?
    Bem afinal o P.Henriques é que tem razão!mas tambem me parece bem que uns marquem e outros não, assim as regras não são iguais !!dass...
    ACABEM COM A QUESTÃO DA INTENCIONALIDADE DA BOLA NA MÃO E PRONTO!
    Parabens aos miudos Rabiola e Diogo Viana - o primeiro marcou um golo á jardel e o segundo partiu a defesa sadina com alguns rasgos de génio!
    Muito bom para o Guarin e para o Benitez e um muito mau para o Candeias e para o Tomas Costa - Foram lá fazer um frete?
    ah.. e 12 mil heroicos adeptos com uma temperatura de zero graus !
    ( é melhor o soren não ler esta frase)
    ..
    a imprensa fala numa equipa B a derrotar outra equipa!
    Errado!
    Um grande clube não tem equipa A,B, ou C!
    Ou são cabeçudos e têm mau perder ou não sabem que um clube GRANDIOSO como o FC Porto tem 26,27 jogadores no plantel principal e alguns juniores com grande potencial!
    Vai mais um compensan!

    ResponderEliminar
  4. Sobre o jogo já disseram tudo, pelo que, aproveito o ensejo para pedir, sim pedir, à SAD que contrate um lateral. Não sei se esquerdo ou direito mas um lateral!

    Benítez defende mal, Sapu nem ataca nem defende..bem..enfim, não durmam na forma, caso contrário, ainda hipotecam a época.

    ResponderEliminar
  5. Desculpem a pontuacao.

    Louro, nao deixam de ser herois:) Mas eu sou mais.

    Qualquer Portista e um heroi na terra da inveja.

    So vi um resumo do jogo e parece-me descabido estar a falar mal deste ou daquele individualmente.
    Estes jogadores, salvo raras excepcoes (Pedro e Stepanov), nunca jogaram juntos.

    Vi dois lances do Guarin que definem o jogador. Possante e com trato de bola excelente. Com minutos nas pernas e alguem que o ensine a dividir lances vai ser um caso serio.

    O Tomas Costa ja sabia que nao ia fazer um bom jogo, esteve engripado, nao estava a 100%, mas Jesualdo e bem, nao enjeitou a possibilidade de lhe dar alguns minutos. Tambem nao se pode cruxificar o Candeias. Com o Sapunaru a conversa e a mesma, esteve quase 2 meses parado, o que, convenhamos, e uma paragem muito longa.

    Ja tinha visto jogar o Diogo Viana duas vezes e nao engana. Com muito trabalho pode chegar a equipa principal. O Rabiola sempre pareceu ter peito para a coisa, mas sem minutos nao ha milagres.

    Vi 3 intervencoes do Ventura, segurissimo como sempre, a merecer oportunidade em ambas as tacas. Ha que preparar o futuro.

    O "tal" melhor arbitro portugues e uma merda.
    Se no primeiro penalti se lhe pode dar o beneficio da duvida, embora pareca, por de tras da baliza, um pouco ridiculo como se pode marcar penalti a uma coisa daquelas, o segundo penalti e de ir as lagrimas. Com diz o Louro, nao percebo para que existem regras.

    O melhor arbitro portugues, que se quisesse era um dos melhores do mundo, e sem duvida o Proenca, mas so apita quando quer. Ha que agradar aos patroes e ter boas pontuacoes para continuar no barco.

    O ladrao bem tentou mas nao conseguiu. Meia duzia de putos e outra meia duzia sem ritmo, venceram 14. Mais uma vez.

    Congratulo-me pela inteligencia que o treinador demonstrou.

    ResponderEliminar
  6. Toda a gente, ou quase, diz mal do Benitez, mas ele neste jogo esteve muito bem e mostrou que é suficientemente bom - e pode ainda melhorar muito, chegou há pouco tempo e ainda mal jogou - para jogar contra equipas tipo Setúbal, Académica, Trofense, etc., ou seja, 60% ou 70% das equipas da Liga Sagres. Não consigo compreender a sanha que muitos portistas têm de destruir jogadores ainda eles mal calçaram as botas. Com Fucile e Benitez, o Porto fica bem servido de laterais esquerdos, na minha opinião.

    Ventura esteve excelente, tal como Guarin, Diogo Viana e Rabiola.
    Os outros estiveram todos bem, excepto Tomás Costa e Candeias que não jogaram nada. Candeias, que se arme em craque ressabiado que ainda vê Diogo Viana roubar-lhe o lugar um dia destes.

    Do árbitro, depois da exibição pró SLB na Madeira, estava há espera precisamente disto. É a coisa mais natural do mundo, que um árbitro que não apita nada contra o SLB apite tudo contra o FCP.

    Jesualdo tem que começar a copiar o Paulo Risco ao Meio e o Flores, senão ainda passa por grandes dissabores. Depois destes 2 penaltis, 1 fantasma e o outro só se todos forem marcados, e do que ficou ontem por marcar contra as galinholas, não se pode ficar calado, senão eles sentem-se à vontade para fazer mais e melhor, quer dizer, para roubar ainda mais da próxima vez.

    ResponderEliminar
  7. Muito bem Ventura (apesar de ter um lance em que podia ter brrado a pintura), Guarin(tem arrancadas que fazem lembrar o Emerson), Diogo Viana (mexeu e muito com jogo), Rabiola (bom golo). Bem Mariano (sempre esforçado), Stepanov (desta vez não comprometeu), Benitez (um, bocado mais de classe dava-lhe jeito mas não é mau de todo) e Pedro Emanuel.

    Os outros se não estivessem com a camisola do Porto não apanhava aquele frio para os ver jogar...

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,
    vi com alguma atenção o jogo uma vez que de interessante tinha o facto de podermos ver em acção um grupo de jogadores raramente utilizados por JF.

    Retiro algumas conclusões do jogo:

    Sapunaru e Benitez não servem para a nossa equipa (embora não me seja indiferente o esforço do benitez). O romeno é uma nódoa e mesmo sem ritmo continua lento e apático qdo se trata de atacar a bola. A facilidade com que surgem cruzamentos do seu lado é ridicula.

    Stepanov não deveria sair já que para cenral o PE já não tem velocidade nem sequer para jogos contra equipas de valor médio.

    Demonstrou-se por A + B pq é que Pelé e tomás costa neste momento não calçam (mesmo admitindo falta de ritmo, a falta de intensidade que demonstraram é significativa). Merecem no entanto mais oportunidades.

    Gostei tb dos jovens e de Farias que não sendo um Lisandro tb trabalha muito . No entanto o espaço dele é apenas dentro da gde área! Mariano para mim tb não tem lugar na equipa titular. Embora esforçado continua muito trapalhão.

    Já sei que não vou ser consensual mas gostei da arbitragem. Concordo com o 1º penalti (a questão da altura não pode ser desculpa para um defesa batido por uma bola daquelas meter o braço e não o corpo para travar a posição do jogador- se fosse com o Messi este faria exactamente mesmo e não estaríamos sequer com discussões)
    No segundo penalti embora tb eu tenha duvidas o arbitro apenas seguiu as indicações do auxiliar e por isso, tudo bem , já que este seria estando bem colocado como estava quem melhor visão tinha da jogada.

    Por último gostaria de dizer que precisamos não de um mas de 2 laterais e de um médio ofensivo/avançado para podermos continuar a atacar as 4 frentes.

    Abraços
    Pestana

    ResponderEliminar
  9. Putos com classe!!
    Ventura (é 98748374 vezes melhor que o azeiteiro do Rui Patricio);

    Diogo Viana, lá está o Sporting a formar jogadores para o FCP;

    Rabiola, poderá ser um caso sério.

    Pelé, Sapu, Benitez, em todos uma notória falta de ritmo, a juntar a uma falta de entrosamento normal, claramente a precisarem de minutos, o que deve voltar a acontecer para a próxima semana (2ª jornada da taça da liga).

    Mariano, Stepa fizeram mais do que estava á espera.

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente gostei, apesar da falta de entrosamento e de ritmo naturais, a equipa demonstrou vontade de ganhar o jogo. Isso para mim é o mais importante quer jogue A ou B. Se numa empresa se paga a 30 pessoas para trabalhar num plantel de futebol deve acontecer precisamente o mesmo, pois todos são pagos para treinar e jogar. Boa gestão Jesualdo.

    ResponderEliminar
  11. Nota positiva para uma equipa que teve de jogar contra 14. Mariano foi o melhor. Diogo Viana e Rabiola também estiveram bem. Tomás Costa e Candeias foram uma nulidade. O resto da equipa cumpriu.

    Como é que se pode considerar penalty um lance em que a bola nem sequer no braço bate? E nem que batesse, era isso mesmo: bola no braço.

    No primeiro penalty, o Sapunaru usa o braço para ganhar posição, mas o lance só ganha aquele impacto porque o "Leandrinho" tem a altura do cotovelo do romeno. Já vi várias repetições e continuo a achar que foi muito forçado.

    ResponderEliminar
  12. Antes de mais achei piada ao patrocionio do BPN à competição. Nada estranho atendendo à filiação do tasqueiro. Não há nada como ter bons amigos.

    Quanto ao jogo, era natural a falta de entrosamento na equipa, coisa que até se foi disfarçando com algumas boas alianças (Mariano / Benitez na primeira parte e a dupla de centrais). Guarin, a espaços, faz-me lembrar o Emerson,falta-lhe um pouco de agressividade a recuperar a bola.

    Fiquei um pouco decepcionado com o Pelé. Já o vi a fazer bons jogos. Acho que ganha ao Fernando na agressividade que põe em jogo e na qualidade de passe. Ontém não se viu nada disso. Falta-lhe ritmo.

    Outro que está a perder pontos é o Sapunaru, situação não alheia à prolongada paragem. Pouco participativo no jogo, apenas ousou passar o meio campo após o empate do Setubal. Parece que ficou revoltado com o penalty e tentou compensar o facto com algumas subidas. Mesmo assim não chegou para uma boa exibição.

    Tomás Costa e Candeias também perderam uma boa oportunidade. Pouco participativos.

    Quanto aos "putos", gostei do Ventura, apesar de um erro com os pés. Rabiola e Vaina deixaram água na boca.

    Quanto à arbitragem nada mais a acrescentar. Não gosto destes novos metrosexuais que vão para o campo pavonearem-se. Os penaltys são mais que duvidosos. Apesar da recente história, esta competição ja tem umas boas estórias para contar.

    Quanto a estórias... No próximo jogo temos o Luis Reforço no Dragão. Há uns anos atrás (2/3) estava o "meu" União de Lamas ainda na II B, esse senhor, em plena ascenção nesse estranho mundo, conseguiu a proeza de expulsar 5 jogadores do União de Lamas e acabar o jogo mais cedo. senhor. Foi a primeira vez que vi um carro da GNR em pleno relvado para ir buscar o arbitro já que no tunel ele não entrava. Apesar de ter levado uns tabefes, não aprendeu, já que no mesmo ano teve mais uns problemas no pais. Como prémio nesse mesmo ano subiu à primeira categorias, seja lá o que isso é...

    Saudações.

    PS: Esse jogo do União de Lamas foi contra a Oliveirense. Sabem de que terra é natural o tasqueiro?

    ResponderEliminar
  13. Segui o jogo com particular interesse, porque nunca tinha visto jogar o Ventura. Gostei, acho que a malta que jogou esteve a 100% (tirando talvez, Tomas que esteve constipado e o Candeias que esteve mesmo muito apagado), o Pele não sei oque se passa com ele, deve ser as saidas à noite porque a jogar assim o fernando nem se precisa de preocupar! Agora bom bom foi o GUARIN, que jogador. Ai quando estes moços estiverem a 100%, tenho pena, muita pena dos outros!
    Já agora um abração Portista, se eu fosse ao Tio Jesualdo punha sempre a 2ª linha a jogar, mesmo se fossemos à final!

    ResponderEliminar
  14. Pelas suas Características (Força, excelente no Jogo Aéreo e Tacticamente muito assertivo) mantenho a minha opinião de sempre, que o STEPANOV tem todas as condições para jogar no FC Porto.
    Sim, é verdade que já o vimos errar algumas vezes, mas em pequenos pormenores! Sim, daqueles que facilmente um jogador consegue ir melhorando e evoluindo no futuro, entendem...?
    Aquele leve puxão da camisola na Amadora, recordam-se? Ou aqueles cortes para a frente, como em Cinfães...? Amigos, isso facilmente um jogador evolui e com experiência e maturidade deixa de cometer erros desse género!

    Se ele não possuí-se grandes características Atléticas e Técnicas, então as coisas eram bem mais complicadas, mas não é isso que sucede com este excelente Defesa. De todo! Tenho para mim que no início da temporada ele ía ser o principal candidato a jogar com o Bruno Alves, mas aquela Lesão e a regularidade do Rolando deixaram o Sérvio nesta situação...

    Mas, de uma coisa ninguém me tira da cabeça, Amigos... Este Stepanov tem todas as condições e características para jogar facilmente no nosso Clube, na minha maneira de ver futebol.

    PS - Lembram-se quando todos criticavam o Pepe por escorregar ou errar demasiados passes (pois arriscava muito) e, ainda por cima davam sempre golo? Pois, é verdade que errava, mas não era menos verdade que as suas Características já estavam todas lá! A Força, Velocidade, Jogo Aéreo e fortíssimo no Um contra Um... Isto já ele mostrava, faltava a Maturidade, Experiência... e Jogar!
    Se comparem as tais características do Stepanov com as do Rolando, acho que perceberão aquilo que vos quero dizer. São opiniões, mas esta é a minha e só a estou a divulgar desta forma, pois vejo muita gente a depreciar as qualidades que este central Sérvio (muito idêntico ao Vidic, diga-se).

    Em suma, força STEPANOV, força ROLANDO! Mas, respeitemos todos ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Ah, quanto ao VENTURA, sem palavras, pois o minha satisfação é enorme.

    Recordo-me de o ver na nossa Baliza de Juniores há dois anos e em pleno Olival, após ver um FC Porto-Sporting eu ter dito para um amigo meu que estavam ali os dois futuros Guarda-redes dos dois Clubes no Escalão Sénior. Em relação ao nosso Ventura, descrevi-o dizendo que foi o Guardião que mais me fez lembrar o nosso Vítor Baía, especialmente pela sua Tranquilidade e Liderança. Acreditem neste Jogador...

    ResponderEliminar
  16. Estou de acordo com a maior parte dos comentários relativamente aos jogadores, mais concretamente a feita pelo Donnie Darko.

    Mesmo assim gostava de realçar mais uma vez o jogo do Ventura, Rabiola e Diogo Viana. Será que a visão ou projecto 611 dará mesmo frutos?

    O Benitez merece jogar com o Trofense e o Mariano, notoriamente, joga bem melhor na ala esquerda do que na direita mesmo assim continua trapalhão.
    Não sou a favor de colocar 11 suplentes a jogar juntos, embora ontem a compreenda pelo facto de jogarmos no domingo, por isso espero que nos jogos com o Nacional e Académica seja feita apenas uma meia rotação em cada sector.

    Relativamente ao árbitro eu até concordo consigo João. O que me chateia é a falta de critérios não só entre árbitros, comparando com o Vitória-Benfica, mas também do mesmo árbitro. Relembro que o Soares Dias arbitrou o Naval-Sporting e num lance aos 78' em que o Polga se apoia dentro da área no avançado do Sporting, derrubando-o, é uma falta bem mais evidente da do 1.º penalty de ontem. O facto de ser ou ser conotado como portista deve pesar nos lances duvidosos.

    ResponderEliminar
  17. Errata: "Onde avançado do sporting" é avançado da Naval"

    ResponderEliminar
  18. Vi o jogo pela TV.

    Já sei que vou ser crucificado, mas o lance do Sapunaru parece-me penalty.

    E notem que deveria ter sido punido com amarelo e o amarelo que depois viu já seria o segundo... sendo certo que ainda fez outras faltas bem durinhas merecedoras de amarelo.

    Eu até gosto do jogador. Só estou a tentar ser isento.

    O lance do Guarín, não me parece penalty. O Guarín afasta os dois braços para trás num movimento quase uníssono e, ao invés de a bola embater no peito, como desejaria, resvalou para o braço esquerdo, mas sem qualquer intenção... bola no braço, e não braço na bola. Não há falta.

    O que dizer de um treinador que coloca um jogador emprestado pelo FCP a marcar os dois penalties? É preciso ter coragem... ou então querer queimar o Leandrinho.

    Não acham que depois dos assobios por ter marcado o primeiro o Leandro falhou o segundo de propósito? Certamente que vamos ouvir poucas e boas aqui por Lisboa por causa disso.

    E ainda o Bruno Vale que oferece o primeiro... (o que vale é que quase só nós é que sabemos que é/era do FCP).

    Enfim... gosto pouco destas coisas que deixam dúvidas no ar.

    Foi emocionante ver os jovens a resolver o jogo. E ainda para mais são portugueses.

    ResponderEliminar
  19. dragão arcuense, essa do árbitro ser portitta é só por ser moda dizer-se?

    Ainda bem que lembraste o Naval-Sporting em que favoreceu o Sporting descaradamente e esse penalti foi evidente.

    Há um ou dois anos, foi muito apressado marcar um penálti na Luz contra a Académica logo aos 4'.

    Há árbitros que percebempara quem apitam e contra quem apitam.

    Este Artur Soares Dias quer fazer melhor do que o pai e para isso vira-se a sul a ver se vai a algum lado, ao contrário do pregenitor que mal saiu de funcionário da CP...

    Para apitadores encartados já só faltava mais um do Porto.

    Por sinal, quem foi o árbitro armado em filho da puta que marcou dois penáltis contra o FC Porto em casa? Não vai há muito tempo e até acabou de fazer 9 anos. Imaginem quem foi beneficiado?

    Curiosidade, a equipa beneficiada com dois penáltis fantasma também falhou um. Curiosamente, por um ex-jogador do Porto.

    E esse jogo acabou com um penálti sobre Alenitchev náo marcado...

    ensam que não há história de dois penáltis contra o Porto em casa?

    Há e santos à porta de casa até fazem milagres, inventando penáltis como ontem.

    Para quem se preocupa que o braço de Sapunaru derruba o Leandrinho George, vejam se fosse ao contrário o braço, àquela altura, do Leandrinho George seria capaz de derrubar um homem?

    O romeno nem levanta o braço mais de 45 graus do corpo, não agarra, não agride, não tem punho fechado, só quer estorvar e o futebol é de contacto, não derrubou ninguém.

    No caso do Guarín, a bola bate-lhe na zona do peito alto, sobre a esquerda, atingindo o ombro. Ninguém consegue fazer mobilidade de um ombro ir de encontro à bola, o joador até recua com a potência da bolada que o atinge, não que ele se incline para dar o corpo à bola.

    Parece que depois do Pedro Garcia do Porto-Marítimo, deve haver um arranjinho dos fiscais-de-linha para suscitarem revolta no Dragão e alguém perder a cabeça a dar um achaço num filho da puta qualquer.

    Mas é como digo, um dia ainda marcarão penálti se a bola bater no cu de alguém: já vimos penáltis por bola na cabeça, agora no peito, um dia nas partes baixas e outro dia no cu. Se se marcam golos com o cu, porque não um penálti?

    ResponderEliminar
  20. Foi com o sporting, o jardel falhou um (ou o Baia defendeu), mas arbitro não me lembro...

    ResponderEliminar
  21. O árbitro foi o Martins dos Santos, salvo erro.

    ResponderEliminar
  22. pois, e dizem eles que esse era um dos tentáculos do sistema.

    ResponderEliminar
  23. Martins dos Santos, parabéns.

    Ganhaste uma visita a Custóias, mas o condenado pode ter-se escapulido.

    Baía defendeu um de Jardel.

    Foi em Janeiro de 2002, na época de todos os penáltis (17 em 34 jogos) para o Sporting.

    ResponderEliminar
  24. Acabei por gostar do jogo e gostei da entrada da equipa com vontade de ganhar, notou-se falta de rotinas como era de esperar, sendo que o meio campo não funcionou muito bem.

    Gostei das exibiçoes do mariano guarin e ventura e dos 2 miúdos que entraram.

    sapunaru alterna momentos muito bons (nas bolas paradas quer ofensivas quer defensivas, a fechar ao centro) com alguns muito maus que vem demonstrando desde o inicio da epoca mas que parecia estar a corrigir antes de se lesionar que é defender na linha especialmente quando o opositor muda faz mudanças de velocidade, gosto da maneira como ele ataca, tenho esperança neste jogador.

    Benites até que não jogou mal e se calhar conseguiu ganhar o passaporte para nova oportunidade em jogos da liga e o jogo do trofense em casa favorece essa nova oportunidade. tambem gosto do estilo dele a atacar é daqueles que combina bem com o companheiro á sua frente.

    Stepanov é aquilo que se sabe faz um jogo muito bom mas de um momento para o outro proporcionou uma grande defesa ao ventura num lance que tinha que ser dele. Repito o que disse no inicio da epoca precisa de jogar mas não é no porto devia ser emprestado.

    Não gosto de ver farias a jogar no porto, é um jogador demasiado aburgesado para o meu gosto, luta pouco tem medo de por o pé, enfim aquilo que não deve ser um jogador do porto, apesar disso reconheço-lhe a veia goleadora, o golo apesar de basico só o é para quem lá está e nem todos os avançados lá estariam para o marcar.

    Deixo uma nota só sobre os emprestados, desde sempre que acho que jogadores emprestados deviam ser proibidos de jogar contra os seus clubes por diversas razoes, mas não o sendo o treinador que recebe esses jogadores devia ter bom censo de não colocar um guarda redes a jogar e o avançado a marcar penaltis porque são coisas que podem queimar um jogador sem que este tenha nenhuma culpa.

    ResponderEliminar
  25. Não acho nada que a equipa tenha entrado com atitude ganhadora. Parece-me até que alguns jogadores estavam lá a fazer um frete (dois deles foram devidamente substituídos). De resto, notou-se a falta de entrosamento normal, quando se fala em jogadores que raramente jogam juntos, o que não retira por si só as críticas que acima fiz. Os miúdos estiveram bem e o Benitez esteve, uma vez mais, desastroso. O 1º penalty tem, para mim, tanto de indiscutível como de estúpido. Indiscutível porque de facto foi falta, estúpido porque não havia necessidade nenhuma. O 2º, parece-me ser uma mão absolutamente casual (ai de um árbitro que tivesse a "ousadia" de assinalar 2 penaltys noutras paragens, onde só para marcar um, mesmo que seja escandaloso, é preciso meter um requerimento).

    ResponderEliminar