26 fevereiro 2009

Prioridade - cerrar fileiras e apoiar quem nos defende.


No flash-interview a seguir ao jogo no Vicente Calderón uma das questões do jornalista a Jesualdo Ferreira foi se para o ano este estaria no FC Porto. O jornalista podia ter feito 250 perguntas diferentes mas preferiu fazer o trabalho encomendado de tentar desestabilizar o nosso treinador e balneário. A pouco menos de dois
meses de terminar a época em Portugal, os jornais não querem saber os motivos do sucesso do trabalho do Professor por este ser o timoneiro de uma equipa que vai em 1º na Liga Sagres, que passou em 1º do seu grupo da LC e que deu um banho de bola em Madrid. Quiseram saber se o Professor teme a substituição por Jesus, Bento ou o Zé da Esquina.

Já devíamos estar habituados a estas encomendas, mas pelo que tenho lido na blogosfera e sobretudo pelas conversas em que participo com outros Portistas, parece que existem adeptos que ainda não perceberam o alcance dos boatos que os media estão a cozinhar. Esta é uma conversa que só interessa ao Benfica. Não interessa ao Sporting porque estes também não estarão interessados no assunto da substituição do treinador. Interessa apenas e exclusivamente aos benfiquistas e alguns de nós vão atrás da cantiga discutindo nomes para um lugar que está ocupado por um treinador Campeão.

Não se discute a substituição de Quique - um treinador medíocre, demasiado valorizado e que treina uma equipa que custou milhões. Os jornais não querem discutir a substituição de um treinador que semana sim, semana não, se oferece a todas as equipas de Espanha. Não querem discutir os erros de casting do pseudo melhor director desportivo do mundo. Não querem discutir as opções tácticas de quem treinando uma equipa que até ver “luta” – e que bem que eles lutam… – pelo titulo nacional joga com autocarros no seu próprio Estádio. Não querem discutir que provavelmente o Benfica para o ano recomeçará a construção das suas habituais equipas maravilha de Agosto. Não querem discutir nada disso. Querem discutir a substituição de Jesualdo. Querem colocar este na reforma antecipada e lançar um boato que fere a equipa que poderá uma vez mais colocar o clube do regime na sua habitual travessia do deserto.

E o que fazem alguns Portistas? Assobiam o nosso treinador Campeão e juntam-se ao coro encomendado pedindo e lançando os nomes que a imprensa lhes serve.

Pois eu, que não sou mais nem menos portista do que ninguém que tenha o Dragão no coração, sou da opinião que Jesualdo deve ficar mais uma época. Quero a continuação do bom trabalho. Quero que o processo evolutivo de alguns jogadores como Cissokho, Hulk, Rodriguez , Rolando, Fernando, Guarín, Rabiola, Diogo Viana, Stepanov, Ventura e outros esteja nas mãos dele. Não quero uma razia do plantel no próximo ano. Não quero novas ideias, novos jogadores, novas estratégias. Quero Jesualdo. Não quero o Jesus, o Bento ou o Zé da Esquina. Quero o Jesualdo. Quero estabilidade na direcção técnica.

À SAD, mais do que nós, compete oferecer essa estabilidade. Compete definir o futuro próximo, apoiando quem lá está e não promovendo com o silencio outros treinadores que aparentemente vendem mais jornais com as suas tiradas do "isto mete nojo". O silêncio da SAD em relação a esta matéria – já nem falo de outros assuntos – ajuda a que os media continuem o seu trabalho de desestabilização. É premente uma posição de força e não míseras labaredas lançadas para o ar. É necessário que a nossa política de comunicação seja mais assertiva, combativa e que meta esta gente no seu lugar. É tempo de cerrarmos fileiras contra o inimigo. É tempo de sermos novamente o FC Porto que não se calava perante as injustiças, as campanhas corrosivas dos media ou o veneno dos corruptos encarnados.


Mas cala-se. Pede-se a Jesualdo que defenda o bom nome do FC Porto, que treine, que seja campeão, que chegue aos Quartos de Final da LC, que vença a Taça de Portugal e a Taça dos feijões. A Jesualdo pede-se tudo, inclusive que defenda uma estabilidade que está a ser minada até por dentro. Sabemos que alguns empresários já andam mandatados para trazer mais contentores. Sabemos que estes querem saber quem será o próximo treinador para começar o seu lobbie, avançar com as luvas e sugestões de jogadores.

Sabemos que eles têm de saber. Os vídeos tem de ser feitos e as capas de jornais têm de ser compradas para lançar contratações para a ribalta. Sabemos isso tudo. A SAD sabe mas parece não querer saber. A SAD tem deixado que nos chamem de corruptos. Agora, em pleno mês de Fevereiro, vai deixando que se façam previsões sobre a liderança técnica da próxima época. Deixa e não devia deixar. Cala-se e não se devia calar.

Apoiar Jesualdo deve ser a prioridade de todos nós. Apoiar a continuidade de um projecto vencedor, personalizado e combativo.

Deve-se premiar o campeão. Deve-se ajudar quem nos tem defendido contra tudo e contra todos em matérias que nem são da sua responsabilidade. Deve-se. Deve-se. Deve-se, porque lhe devemos isso.

O meu treinador para a próxima época? Jesualdo Ferreira.

PS.1 – escolhi este assunto porque sei aquilo que nos estão a preparar através das "Cofinas". Não serei o único, pelo que já era tempo de os outros que sabem, os que decidem, os que gerem os destinos do nosso Clube meterem mão nos boatos que para aí andam. É tempo de defender quem nos tem defendido. É tempo de cerrar os dentes. As capas que estão a ser preparadas em Lisboa vão dar razão a esta minha opinião. Serve para estarmos todos alerta. Unidos em redor do nosso treinador e não ansiando por outros que ainda não ganharam "nada" e que actualmente defendem outros emblemas. Para esse peditório não largo nem mais uma moeda. Fica o alerta. Espero que este texto sirva para ajudar a colocar uma pedra no assunto.

PS.2 – fiquei de abordar o assunto FCP TV, mas compromissos profissionais têm-me impedido de escrever com a assiduidade que desejaria. Continuo a entender que necessitamos urgentemente de um veículo próprio de informação, feito por Portistas para Portistas. Parece que dentro da SAD começam a existir pessoas que acham o mesmo. Ainda bem. Esperemos que essa seja uma realidade a curto prazo. Quero acreditar que sim.

60 comentários:

  1. Excelente post, apesar de tudo o que os jornaleiros deste pais escrevem nos jornais e dizem nas tv's pouco me importa e nao acho que desestabilize o plantel, o que me choca é que destabilize grande parte dos adeptos, já não chega o nojo que tem sido este país sempre a tentar por abaixo o porto, ainda temos adeptos a tentar permanentemente a tentar fazer a cama ao nosso treinador, treinador esse que é bi-campeão sendo que na primeira epoca entra depois do 1 jogo oficial e numa altura do apito em que passamos uma epoca a ser roubados e na epoca passada fomos campeoes com 20 pontos de vantagem, e por aqui se vê a qualidade do treinador.

    ResponderEliminar
  2. Brilhante, Miguel. Se quanto aos pasquins já nos vamos habituando a que utillizem todas as estratégias possíveis para nos deitarem abaixo, é triste ver que também há portistas que insistem em contribuir para que o trabalho do treinador (acusam-no de ser benfiquista - e o Mourinho era portista desde pequenino, se calhar?...) que pegou na equipa num momento extremamente complicado e que nos deu 2 Campeonatos e passagens aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (para além dos banhos de bola que tem dado ao tão desejado Jesus, quer no Belenenses quer no Braga) seja, semana após semana, posto em causa.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom Post. Inteiramente de acordo com o sentimento nele expresso.
    Quanto ao Professor Jesualdo, já escrevi neste Blog, para escândalo de alguns Portistas, que ele se encontra a um passo de se tornar num dos quatro maiores treinadores de sempre no FCP, ao lado de Pedroto, Arur Jorge e Mourinho. Como disse, encontra-se a um passo, não está ainda lá, mas existem condições para o conseguir esta época.
    Um dia destes explico o porquê desta minha opinião.
    Quanto à pasquinagem do regime, comentários para quê?

    ResponderEliminar
  4. Muito bom o post. Quanto à primeira parte tenho a dizer que acho lamentável que haja portistas a entrar no jogo do regime. Eu também não sou fã nem concordo sempre com o Jesualdo, mas enquanto estiver no Porto é o meu treinador! Eu sou do Fc Porto e por isso apoio quem defender o nosso clube, pela presidente, treinador, jogador ou jardineiro. As pessoas passam mas o clube fica! Sou acima de tudo portista. Quanto ao assunto da falta de comunicação acho que não é com tv própria que se resolve, pois a fazer-se uma FCP TV tinha de ser à imagem do nosso clube e isso seria dispendioso, porque envolveria muita tecnologia por exemplo em HD. E quanto mais isso era para comunicação para os adeptos sendo que não não chegaria a toda a gente. Para mim é mais importante um site muito bom, uma política de comunicação eficaz com uma pessoa que dê a cara pelo clube, gente guerreira na comunicação social do regime defendendo o clube e dizendo as verdades. Mais do que falar para os portistas tem que abrir os olhos aos portugueses e pessoas estrangeiras, pois basta ver a opinião sobre o nosso clube. Temos que reagir aos ataques.

    ResponderEliminar
  5. Estou inteiramente de acordo com o post. Também eu estou com o Jesualdo.

    @povo mais forte

    até podes meter o Dalai Lama a defender o FCPorto. As pessoas continuariam intoxicadas.

    Prefiro ter um canal que aborde os temas sobre o FCPorto do que não ter nenhum. Queres um site melhor? Também eu! Porque não ter as duas coisas?

    É caro? Caro é continuar a deixar-se que a CS continue a intoxicar as gerações vindouras. A publicidade também serve para pagar estas coisas.

    Nem todos os portistas podem ter acesso? Depende da forma como for feita. E hoje em dia a implantação da internet está garantida. Não existirá muita gente que não tenha internet daqui a um par de anos. Sobretudo aqueles que queremos que sejam futuros portistas.

    Há que anteceder o futuro.

    ResponderEliminar
  6. "parece que existem adeptos que ainda não perceberam o alcance dos boatos que os media estão a cozinhar".

    Miguel, não sei o que estarão a cozinhar, gostaria de saber mais e pareces conhecer a área.

    Além dos temas relacionados com a comunicação do clube e uma possível FC Porto TV, de que fiquei pacientemente à espera desde a tua última intervenção a prometer fazê-lo, tudo isto são assuntos de grande relevância para o clube e os adeptos que nesta bancada esperam de ti algo mais concreto.

    Concordo com tudo o que pudeste alinhavar neste post excelente, desde as manobras "por outro lado" (mas desconheço as "cozinhas" das Cofinas...) até ao apoio a Jesualdo que está a dar e a cumprir tudo aquilo que vinha prometendo e nós vínhamos antecipando, acompanhando serenos e confiantes que este bom momento da equipa desabrocharia como uma flor na Primavera.

    Felicito-te, mais uma vez, como o fiz da última vez, por um (novo) "regresso" a estas lides, com temas interessantes, perspectivas inovadoras, conscientes e sabedoras de que dás provas, espicaçando-nos o desejo de saber mais para reforçarmos o já forte baluarte que é o FC Porto no panorama do futebol português - como os últimos resultados, e exibições, têm comprovado.

    Essa tónica numa imagem melhorada, num discurso renovado, numa força comunicacional superior que acompanhe a dimensão do futebol portista é a aposta no futuro, tem sido descurada lamentavelmente mas pode ser invertida rapidamente.

    Se sentes que por dentro as coisas podem mudar, melhorando a imagem "corporate" do FC Porto que não pode estar à mercê de boatos e maldizentes, já é um sinal positivo. Resta saber se indica que o caminho é para a frente e se se concretiza em projectos concretos.

    Se for assim, com a consciência interna dxo reforço da imagem e da presença do FC Porto, penso que ficará esvaziado o receio de ser não só minado por dentro, mas influenciável por fora. Neste campo, não faz sentido que empresários ou outros estejam de catálogo de jogadores à porta do Dragão na iminência de conhecerem um novo treinador.

    As últimas movimentações no mercado de transferências fazem-me supor que a tendência é para ser o FC Porto a ditar leis e não receber recados de fora.

    A hegemonia portista não pode parar.

    ResponderEliminar
  7. Reservo o meu direito de continuar a criticar o treinador, chame-se ele Pedroto, Mourinho ou... Jesualdo!
    Mas não podia estar mais de acordo com a opinião expressa neste artigo!
    "Eles" tentam atingir-nos de todas as formas e feitios. A que propósito veem agora novamente para as capas dos jornais as sanções da UEFA ao FCP? Exactamente com os mesmos objectivos: procurar desestabilizar o FCP.
    Em tempos não muito recuados PdC já teria resolvido a questão anunciando a intenção na renovação do contrato....
    Quanto à politica de comunicação do nosso Clube, que entendo que simplesmente não existe e que deverá ser activada urgentemente... faço minha a opinião do "Rizz Da Rat", especialmente quando ele diz"...Caro é continuar a deixar-se que a CS continue a intoxicar as gerações vindouras..." pois penso que o objectivo principal destas campanhas é atenuar os efeitos de crescimento do numero de adeptos que as vitorias do nosso Clube provocam, com a consequente diminuição de adeptos dos clubes rivais, especialmente do "Clube do Regime"

    ResponderEliminar
  8. Rizzo Da Rat um canal faz sentido se for para muitos portistas e somos muitos! Se ele fosse livre na TDT, igualmente em vários operadores nacionais e internacionais e com emissão na internet isso sim era bom. Para mim o Porto até fará uma aproximação como é exemplo a transmissão da cerimónia dos Dragões de Ouro, começando por emitir na internet e depois quem sabe passar para a tv.

    ResponderEliminar
  9. No CM já venderam o Hulk:
    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=074F36BD-1211-41CA-AA80-3AAACC1FF69A&channelid=00000215-0000-0000-0000-000000000215
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. Porto TV e uma excelente ideia. Eu vivo no estrangeiro sem acesso a quaisquer canais de TV portugueses (nao vale a pena pagar balurdios para ver programas sem qualidade na RTPi on na SIC) e se o Porto tornar o canal acessivel na internet eu estaria disposto a pagar nem que fosse para ver replays e highlights dos jogos e alguns jogos historicos.
    Com o prestigio que o Porto tem nao me admirava que houvesse canais desportivos a pagarem por partes da programacao da PortoTV.

    Quanto a venda do Hulk, nao duvido que ele venha a ser vendido com mais balurdios a entrarem para a conta do Porto como e costume, e tambem nao duvido que uma vez que isso aconteca vamos encontrar um substituto a altura. Espero e que nao vendamos todos os jogadores de uma vez e parece-me que os primeiros a sair serao o Lucho, o Lisandro e o Bruno Alves.

    ResponderEliminar
  11. Esqueci-me de referir que concordo totalmente com o artigo.
    Alias ha um "portista" que comenta por estes blogs fora que ja mostrou nao perceber grande coisa de futebol e ataca constantemente o Jesualdo, quer percamos quer ganhemos.
    A verdade e que o Jesualdo pos a equipa a jogar um sistema solido com muita confianca. O unico problema que a equipa tem tido e contra equipas que estacionam o autocarro a frente da baliza ou quando abandona o sistema em que esta rotinada, como contra o Arsenal. Os adversarios parecem sistematicamente jogarem pior contra nos e muita gente ainda nao percebeu que a culpa e do sistema... do nosso sistema de jogo.

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge isso é verdade pois sei por exemplo de canais polacos e árabes que transmitem magazines e replays de jogos dos canais do Manchester United (MU TV), Chelsea TV, Liverpool FC (LFC TV), Barça TV,... Para mim o começo pela internet é mais lógico e viável.

    ResponderEliminar
  13. Quanto a quem diz mal porque sim do Jesualdo, parecem aqueles que quando fazem uma operação e correm bem é graças a Deus e quando corre mal é culpa do médico. Eu também não concordo com muitas opções dele mas eu AMO O FC PORTO e por isso apoio nem que seja o zé da esquina. Não quero com isto dizer que não devamos ter opinião, mas elas devem ser construtivas.

    ResponderEliminar
  14. para mim tambem, em Portugal nao ha melhor que o Professor

    http://www.pedrocoimbramc.blogspot.com/ ESTÁ DE VOLTA

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  15. Excelente post Miguel. Não tenho nada a acrescentar, para já, enquanto não aparecer nesta caixa de comentários um dos detractores do Jesualdo.

    ResponderEliminar
  16. 100% de acordo. Quem costuma ir ao estádio: Porque não levarem uma tarja de apoio ao Jesualdo (tb merece) e mostra a todos que os PORTISTAS estão com ele.

    ResponderEliminar
  17. que giro..ainda à umas semanas atrás toda a gente dizia que o jesualdo devia sair no fim da epoca! agora que se deu festival em Madrid graças ao Hulk e ao lucho, o jesualdo já é o maior!! LOLOL

    que fez ele? construi um plantel que só tem 10 titulares!? não mexeu numa equipa que já tava a ficar cansada porque não tinha NINGUÉM de jeito no banco!? obriga jogadores a jogar porque os jogadores que comprou/aceitou não valem um chavo?? sim sim, ele é o maior!

    para ganhar em PORTUGAL chega e sobra, até o ze na esquina chega! na europa é preciso muito mais!

    eu no jogo em Madrid não vi trabalho nenhum do jesualdo..apenas vi o Hulk a dar festival sozinho e o Lucho a jogar à bola a sério como à muito não fazia!

    de resto não se preocupem..eu no estádio faço o meu papel, apoio a equipa, treinador e todos. mas não me peçam que queira a continuação dum treinador que não faz mais nada que os minimos que lhe são pedidos! tá na altura de vir para o Porto um treinador com personalidade própria!

    ResponderEliminar
  18. Colega Fredy não é preciso que se apoie a continuação do treinador mas isso é para se discutir no fim de temporada e não agora. E agora ele é treinador do nosso Porto e merece todo o apoio assim como a equipa, mas quando se assobia por tudo e por nada fica difícil não? Às vezes apetece-me assobiar mas é aos adeptos mas não sei.

    ResponderEliminar
  19. pois, mas eu não assobio! aliás nem sei assobiar (a sério! LOL)

    mas sou critico sem problemas nenhuns! quer do treinador, PC, SAD ou jogadores! acho que é o nosso direito e quero lá saber dos lampiões ou da imprensa, e se é isso que eles querem e etc!

    até porque o que se diz aqui nos blogs (infelizmente) não influencia em NADA qualquer um dos acima citados! senão de certeza que as contratações para comissões por exemplo, já teria acabado, visto que acho que isso é uma das criticas que todos nós portistas temos em comum.

    de resto, eu sou um verdadeiro adepto..daqueles das "ANTAS" que ainda hoje canta quando 90% do estádio tá calado como se a ver um filme de cinema e às vezes até sou olhado de lado por o fazer como se tivesse a incomodá-los lol

    mas lá tá..não me peçam é para concordar com coisas que acho mal para o nosso clube! e sim, acho mal ganhar só o campeonato e ir aos 8ºs da champs (isto até na nossa pior epoca dos ultimos anos o fizemos..já é algo normalissimo) temos potencial para muito mais! devo tar é mal habituado! enfim..

    ResponderEliminar
  20. O labaredas de hoje é bom. Uma imagem vale mais que mil palavras, duas muito mais dizem!

    ResponderEliminar
  21. Críticas construtivas são sempre bem vindas mas as de vota abaixismo não. Desestabilização é que não. Há que cerrar fileiras e atacar o bi TETRA.

    ResponderEliminar
  22. excelente POST mas devo dizer que quando chegar a hora o nosso PRESIDENTE como sempre não nos vai deixar mal mas e preciso apoiar JEJUALDO no estadio ja no sabado porque ele o merece eu tambem nem sempre estou de acordo com ele como não esteve com PRESIDENTE mas quem sou para para julgar quem não erra nem tudo pode ser perfeito podera eu tambem queria FCP SEMPRE CAMPEÃO

    ResponderEliminar
  23. Inteiramente de acordo Miguel. Por mim renovava já... e por duas épocas! FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  24. Uma coisa parece-me certa: o FC Porto com Jesualdo é mais forte do que o FC Porto sem ele.

    Aliás, basta ver que à esmagadora maioria dos lampiões e lagartos interessa vivamente que o Jesualdo saia... também isso é um indicador de que, com ele, temos muito mais hipóteses de sucesso.

    Querer que ele se vá embora é assumir um risco que, na minha opinião, é perfeitamente desnecessário.

    ResponderEliminar
  25. Sempre me revelei muito crítico relativamente ao Prof...Mas sempre num sentido constructivo!
    Há coisas que ele deve rever, especialmente na forma como coloca a abordagem ao jogo no meio-campo. Tem que ser mais agressivo e dominador! Não deve ter preconceitos quanto aos jogadores e muito menos quanto à posição que devem ocupar...Tem que ser mais rápido nas respostas a dar em jogo!
    De resto espero que ele renove e seja Campeão!
    Se ele fôr embora que o seja por razões já assumidas pelas duas partes, mas nunca para ser substituído por alguém que não acrescente nada ao seu trabalho...

    ResponderEliminar
  26. Antes de mais... Excelente Miguel, muito obrigado por este texto.
    Mas concordo com o Zé Luis quando diz que foram lançadas algumas ideias ao ar que a gente não percebe muito bem.

    O Jesualdo, como outros já o disseram, tem sido o treinador e o porta voz do Porto, tem levado com muito.
    E em resposta ao Fredy, esquecendo o mourinho, porque como ele disse "treinador que não ganham nada não têm testes e eu que tenho 13 titulos em menos de 10 anos tenho testes todos os dias" (o mourinho é unico), tirando ele, diz outro treinador que tenha sido sempre campeão (e prepara-se para faze-lo novamente), tenha passado SEMPRE a fase de grupos (e ganhou duas vezes, o que por si só já deve ser o unico a te-lo feito). Agora diz-me um que o tenha feito nestas circuntâncias, com uma direção que não dá a cara nem protege, com uma massa associativa que por vezes mais destabiliza do que apoia, com uma comunicação social completamente nociva, com a suspeita e preconceito da corrupção e o caso mediatico...

    Te-lo feito mais ainda perdendo elementos fulcrais todas as épocas. Renovando constantemente a equipa.
    Nem sempre concordo com o treinador, mas terá sempre o meu apoio.

    Concordo que qualquer um se arrisca a ganhar no Porto, mas não assim, com estas condicionantes, ser tricampeao é mérito de Jesualdo.
    Concordo que a exigência dos adeptos portistas está em chegar longe na Europa (pelo menos a minha está), mas o Porto tem passado sempre, vegou o Chelsea da primeira vez, falhou no ano passado e ainda não sei como não humilhou em Madrid, é mérito de Jesualdo.

    Na minha opinião o defeito do Porto ultimamente chama-se finalização.

    Quanto a venda do Hulk:
    ponto 1 - Correio da manha já não é dúvidoso que chege?
    ponto 2 - alguem que fala do brasil, que não acompanha certamente de dentro o clube, chamado zé do egipto?
    ponto 3 - quem dá 30 ou 40 milhões por um jogador hoje?
    ponto 4 - e se alguém der, a decisão estúpida é não o vender...

    Sei que o Lisandro já tá fora do Porto. Só não sei se a falta de vontante que demonstra no campeonato se deve a isso, felizmente a atitude em Madrid não foi igual. Mas mesmo assim continua pouco finalizador, o que não é normal nele. Sou um fã do Licha à 4anos, é pena.

    Sei que o Bruno Alves provavelmente sairá. Sei que o Lucho é uma peça interessante, mas não vejo alguem no mercado de hoje a ter uma proposta relevante para o Porto.
    Sei a politica de vendas do Porto.
    Não acredito em razias para o ano e como diz o Miguel:
    "Quero que o processo evolutivo de alguns jogadores como Cissokho, Hulk, Rodriguez , Rolando, Fernando, Guarín, Rabiola, Diogo Viana, Stepanov, Ventura e outros esteja nas mãos dele."

    ResponderEliminar
  27. Começam a surgir já é os efeitos da evolução de alguns jogadores...Foi-se Quaresma, cresceu o Bruno Alves, apareceram Rolando, Rodriguez e Hulk que muitos gozavam no início da época!
    Agora os nossos receios voltam a surgir porque estes jogadores são cobiçados! Bem haja o Clube que todos os anos vai descobrindo e forjando talentos...

    ResponderEliminar
  28. E depois há Ventura, Rabiola, Stepanov, Fucile, Lucho, Lisandro, Tarik, Tomás Costa, Guarin e -desculpem se errei- parece despontar o Sapunaru!

    ResponderEliminar
  29. Mais, nunca vi uma equipa a defender a zona como o Porto. É algo impressionante.
    Às vezes parece que os jogadores não pressionam e deixam o adversário jogar.
    Mas é o contrário, têm as linhas de passe completamente fechadas.
    Reparem que os golos que o Porto sofre, ou são de bola parada ou são algum erro individual que resulta numa descompensação na defesa...
    Jogadas normais de bola corrido o Porto sofre muito poucos golos.

    O defeito como já disse está na finalização, em Madrid, como no ultimo jogo com os vermelhos são bons exemplos. Já para não falar contra o Rio Ave ou o Paços.
    Alguns falhanços são inacreditáveis, e alguns, depois de termos visto o que vimos do Lisandro no ano passado, não se compreendem.

    Mas acredito que assim como a equipa evolui e consolidou os novos elementos, e agora é "mais equipa", também a finalização vai acertar e aí veremos outro Porto.
    E mais uma vez, a gestão de Jesualdo na taça da liga foi preciosa, pois tenho a certeza que o Porto estará mais forte quando realmente interessa, no fim...
    Quem sabe não teremos mais alegrias até do que estavamos à espera...

    ResponderEliminar
  30. Ora nem mais meireles...
    Ainda me lembro de alguns dos que assobiavam o Hulk a minha volta no jogo com o Leixões e o chamavam de guloso e que não valia nada... Tava a ver que levava no corpo nesse dia, pois defendi a minha opinião e fiz-lhes o mesmo a eles. Temos adeptos simplesmente tóxicos no nosso clube. Adeptos que preferem ver o Porto a perder só para lhes dar razão, de que admitirem que estavam enganados e terem surpresas agradáveis.
    Eu admito, não gostava do Rolando e nunca achei que se resultasse no Porto, ainda bem que estava enganado.

    E tocaste num ponto curioso. O Sapunaru achei eu que fez um grande jogo. Nem ouvi falar no Simão o jogo todo. No entanto, já tá tão marcado, que já nem adianta...

    Nem todos percebem que os jogadores são humanos... Que muitos chegam a um pais diferente com lingua diferente, cultura diferente, pessoas que não conhecem de lado nenhum e sobretudo a um clube diferente...

    Vejamos Guarin, Farias, Tomás Costa, Sapunaru...
    Já todos foram extremamente uteis ao Porto esta época. Não são titulares, só podem jogar 11 e temos um onze base muito forte.
    Também defendia Mariano com unhas e dentes... mas já perdi essa causa...

    Defendo e defenderei sempre o meu Porto e todos os "nossos".
    Há muito jogador queimado antecipadamente e sem razão pelos adeptos nesta casa...

    ResponderEliminar
  31. Xas

    e verdade, o Porto "faz" os adversarios jogar mal sem parecer pressionar ja que tem um sistema de ocupacao de espacos fabuloso, depois e rapidissimo a aproveitar os erros de transicao do adversario e apanha-lo em contra pe e raramente perde a bola em transicao, coisa que o Quique percebeu e por isso o Benfica pouco arriscou no Dragao.

    ResponderEliminar
  32. Alguem me pode facultar um endereço electrónico onde possa ler e enteirar-me das regras de "Bom Portismo",nomeadamente a alinea onde consta que não se deve criticar o treinador?...Ficaria eternamente agradecido,pois como sócio(desde criança)e detentor de lugar anual,nunca me tinha apercebido que não se podia criticar o treinador...Enquanto não ler a tal alinea,irei criticar sempre que não concordar com determinadas situações ou pessoas que representam o FC Porto,pois é a este que devo lealdade e amo... Acho no minimo curioso que se critique a SAD(a ultima vez que constatei,o seu presidente era Pinto da Costa,nitidamente alguem inapto para dirigir clube e a quem não se reconhçe amor ao clube)num texto que apela ao cerrar de fileiras e o apoio a quem nos defende...Analisando concretamente o treinador,devem-se estar a referir a outra pessoa,pois o Jesualdo que eu conheço e treina o meu Porto,está muito longe de ser esse misto de Mourinho,com Telê Santana e pitadas de Capelo que alguns descreveram...Se não estou enganado,jesualdo ingressou num Porto com 60 anos(25 dos quais como treinador) e zero titulos(não vejo grande diferença com jesus,mas provavelmente o zero de Jesualdo vale mais do que o zero de Jesus) no curriculo,isto se não estiver com amenésia...Mas sem duvida que temos que atribuir o mérito a quem o têm,e Jesualdo construi de raiz uma equipa(mas não tinhamos acabado de fazer a tripla?),deu a titulariade e consistencia ao jogo de Helton,Pepe,Meireles,Assunção,Quaresma,Bosingwa,Lucho,Lisandro,bem como fez uma excelente adaptação progrssiva do jovem Anderson ao Porto(Mas não foi holandês que fez isso?)...Para abrilhantar fez toda esta construção com um orçamento minusculo(mas não era o maior da liga),sem dinheiro para transferencias algo que todos os treinadores anteriores tinham tido em abundancia(mas não gastamos 20M por defeso com ele??...E,se me recordo foi negado 5M para um avançado ao holandês) ,e tendo em com todas estas vicissitudes estabeleceu um total dominio do Futebol Portguês(Mas em 7 competições não vencemos apenas 2?)...com todos estes feitos inéditos no meu modesto Porto,ao qual falta referir o inalcançavel(mas robson,oliveira,F.santos,Mourinho,Fernandez não fizeram igual ou melhor?) sucesso europeu(Mas não temos um dos 10 melhores palmarés europeus??não é normal que se integre regularmente o lote dos 16 melhores??) só temos que ficar gratos por ter permitido que o meu porto tivesse tantas glórias,dando consistencia á frase "clube treinado por jesualdo arrisca-se a ser campeão"(Mas não era "treinador que treina o porto arrisca-se a ser campeão"?)...Obrigado Jesualdo... Espero que se possa ter uma opinião contrária á maioria neste blog(somos portistas e não benfiquista,certo?)e tenho pena de ter lido a crónica de apoio a jesualdo após os 4-0 de Londres,ou 4-1 de Alvalade...Para terminar, estão os portistas autorizados a não considerar Mariano o melhor jogador do Mundo,ou chamar frango ao lançe de helton,em vez de infelicidade??...Abraço a todos os portista que pensam pela sua própria cabeça e fazem e dizem o que acham melhor para o porto,sem cederem as pressões para fazer de nós uma manada...

    ResponderEliminar
  33. correcto... mas mesmo assim só marcaram num canto e o Porto poderia (e deveria) ter matado o jogo cedo. teve oportunidades para isso.

    ResponderEliminar
  34. Pedro Mota, obviamente... A diferença está quando se defende as mesmas ideias desde o inicio.
    Em 3 anos só após o jogo contra o leixões este ano duvidei do treinador. Foi a única vez.

    A diferença é que nem toda a gente apresenta os argumentos, como você neste caso o fez.

    Quanto ao curriculo de Jesualdo ser 0 antes de vir para o Porto, também o de Mourinho era por exemplo.
    Cajuda fez do braga um clube com ambição, Jesualdo fez do Braga um grande.
    Veja o percurso antes, durante e após Jesualdo do Alverca.

    Nem todos os clubes lutam plo titulo e para um pequeno chegar ao topo não é de uma época para outra. Isto não é FM.
    Cada clube tem os seus objectivos, Jesualdo sempre cumpriu onde passou.

    ResponderEliminar
  35. Excelente post Miguel Teixeira, muito bem escrito, embora discorde quase a 100% com a parte da falta de estratégia de comunicação da SAD.

    Eu acho que há uma estratégia, deliberada, de responder com a força dos triunfos (com a revolta como motor), de não estar a perder tempo em trocas de palavras com os vermes, até porque os vermes só fazem ruídos humanamente incompreensíveis.

    O silêncio pode ser ruidosamente eficiente e maltratar muito os inimigos, quando suportado em constante acção vitoriosa.

    A melhor estratégia de comunicação, num país em que a comunicação social distorce ou silencia tudo o que diz respeito ao Porto, é ganhar, e tornar a ganhar, e todas as adversidades ultrapassar, dentro de campo e nos tribunais, se for caso disso.

    É responder a cada tentativa de desestabilização ridícula ainda mais do que mesquinha - como é o caso desta preocupação absurda com Jesualdo que faria todo o sentido com Quique ou Bento - com mais força dentro de campo e mais vitórias, cá dentro e lá fora.

    Esta estratégia de Superioridade Olímpica face aos vermes, digamos assim, de lhes responder com triunfos e mais triunfos, a todos os níveis, é, para mim, a melhor estratégia de comunicação que existe.

    Eu nunca ouvi falar - nem sei se têm ou quem são - os porta-vozes do Real Madrid, do AC Milão, do Liverpool, do Barcelona, do Manchester. No entanto, tenho estes clubes na conta dos maiores do planeta, sem que esta minha opinião se baseie em qualquer estratégia de comunicação por parte deles, excepto na sua enorme capacidade de triunfarem, tal como o Porto.

    Entrar no jogo sujo da desinformação inimiga, que a esse nível tudo pode distorcer e manipular, não resolve nada. O que resolve e continuará a resolver sempre, são as vitórias no relvado e nos tribunais a sério.

    ResponderEliminar
  36. O Jesualdo não presta para nada. E não presta para nada porque não foi campeão nem pela Académica, nem pelo Estrela da Amadora, nem pelo Alverca, nem pelo Braga, isto para já não falar nos colossos Rio Maior, Torreense e Atlético.

    Lolololol...Há portistas que antes de comentarem deviam avisar primeiro que estão só a treinar as tiradas humorísticas, para não haver confusões.

    ResponderEliminar
  37. Brilhante Miguel.
    Do melhoir que li na blogosfera em muito tempo e que vai de encontro á ideia que tenho passado ha muito tempo...
    Jesualdo tem sido mais que treinador...Tem sido treinador,adepto e presidente até.Tem defendido o clube como poucos o fazem actualmente e nem se preocupa em queimar a sua imagem ou carreira na defesa dos interesses do clube.
    .
    Os resultados e as boas equipas que tem construído por mais contentores que lhes dêm provam isso...Mesmo perdendo jogadores todos os anos e sem ter Suazos,Aimares,Reyez e investimenots de milhões como o Benfica coloca sempre o Porto a jogar á Porto.Forte,coeso,unido e acima de tudo vencedor,saia quem saia e entre quem entre.
    .
    .
    isto sem esquecer que os seus detractores esquecem da importância que ele teve no crescimento e ascensão de jogadores como:Bruno Alves,Fernando,Hulk,Rolando etc...
    .
    Criticam-no e assobiam-no ate quando ganha.
    WQuando ganha o mérito é do Pinto da Costa e dos jogadores,quando se perde a culpa é toda do Jesualdo...mesmo que ele tenha feito excelentes trabalhos e tenha os títulos que falam por ele.
    .
    .
    Mudar?Para quê?Temos um treinador campeão totalmente comprometido com a nossa causa,demitir um treinador campeão,sério e competente como Jesualdo sería dos maiores erros da história do clube.
    .
    .
    Não quero nem Paulos Bentos nem Jorges Jesus.quero a continuação do excelente trabalho e do projecto de Jesualdo.E de preferência que lhe dêm menos marianos e farias e mais jogadores de qualidade para ter um banco pelo menos decente,coisa que ele nunca pode ter para ambicionar a mais altos voos na champions e mesmo assim foi o único a colocar-nos em 1º lugar do grupo da champions...
    .
    .
    Já estava na hora dos portistas,gostem mais ou menos do estilo de Jesualdo se renderem ao seu trabalho e não inventarem desculpas esfarrapadas pelo seu sucesso inegável e prestassem o tributo que estre grande treinador merece.
    Ficará para sempre na minha memória como um dos treinadores mais importantes da historias do clube,pela coragem,seriedade e competência como pegou no clube numa das fases mais dificeis da história do clube e mesmo com tudo contra e sem o apoio da direcção que estava silenciada ele venceu e convenceu calando tudo e todos,até mmesmo vozes internas que ainda hoje torcem para que um treinador campeão caia...
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  38. "O Jesualdo não presta para nada. E não presta para nada porque não foi campeão nem pela Académica, nem pelo Estrela da Amadora, nem pelo Alverca, nem pelo Braga, isto para já não falar nos colossos Rio Maior, Torreense e Atlético.

    Lolololol...Há portistas que antes de comentarem deviam avisar primeiro que estão só a treinar as tiradas humorísticas, para não haver confusões."...Que desculpe o autor,mas este é o tipico Argumento de quem não tem argumento...Para alem de dar indicios do autor não conseguir admitir que alguem possa discordar da sua imaculada opinião provida pela sua inimitavel sapiencia...Jesualdo é um treinador bom,mas muito longe do que foi aqui descrito,mas cada um se ilude como quiser ,e tem a sua opinião,válida como todas as outras...Jesualdo tem o mérito de 2 campeonatos,e os deméritos de 6 competições internas perdidas,haja coerencia na analises...Não é coerente dizer-se que Jesus não deve ingressar no porto,por ainda nada ter vencido,e ficarem ofendidos por alguem referir que Jesualdo chegou ao Porto sem titulos...É incoerente dizer que o Porto tem o melhor plantel em Portugal,e analisar e glorificar as proezas do treinador que em 8 competições internas completas venceu 2,como se tivesse realizado os trabalhos de Hercules...Como já referi, Jesualdo não é pessimo,mas não é um génio...Eu não exigo a demissão de Jesualdo,mas tambem não concordo que se renove com ele já...A SAD faz muito bem em esperar pelo final da epoca(Pinto da Costa sabe muito bem o que faz,ainda que por vezes devido ao seu silencio,hajam alguns infelizes que o critiquem,e muitos deles dizem que não é permitido criticar jesualdo),pois caso aconteça uma infelicidade(o que nenhum de nós deseja) e o porto nada vença,jesualdo não terá condições para continuar(os mesmo que hoje querem erguer uma estatua a jesualdo,irão ser os primeiros a querer dar o nó na corda)...peço desculpa por não dizer amem a tudo que se escreve,afinal deus deu-me capacidade de racicionar sozinho(muitos deviam exprimentar),fez-me bipede e não me deu lã,seria injusto não me comportar como humano...Abraço á maioria dos portistas e mééééééé,para os restantes...

    ResponderEliminar
  39. Começo por dizer que sou um critico do trabalho do nosso treinador.

    Não partilho da opinião da maioria, para mim Jesualdo deve sair no fim da época.

    Agora enquanto cá estiver (mesmo que fique para a próxima época) será o meu treinador e apoiarei incondicionalmente o seu trabalho pois está a defender o meu clube.

    Eu sou adepto do Futebol Clube do Porto e não de nenhum treinador, de nenhum dirigente e de nenhum jogador em particular. No entanto não pensem que não sou grato a todos os quais representam e defendem com todo o brio, que o sou e muito.

    O que critico no Jesualdo é a sua falta de ambição, de estaleca de vencedor. Isso já se viu no Braga quando teve tudo para dar o passo em frente e fazer do Braga uma equipa campeã e não o conseguiu, fraquejando mesmo na recta final ficando assim a ser mais um e perdendo uma opurtunidade única de ficar na história do futabol Português e em particular da do Braga.

    No nosso Porto temos visto isso por diversas vezes e em particular no nosso estádio onde não consegue ter um esquema de jogo alternativo que combata aquele anti jogo que as equipas que nos visitam practicam invariavelmente e independentemente do nome do clube.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  40. Gostaria de ter comentado mais cedo, pois agora torna-se difícil responder às muitas opiniões que aqui foram expressas e tentar complementar ideias que escrevi no post.


    O meu clube é o FC Porto e não o FC Jesualdo. E penso que apoiar o treinador ainda é sinónimo de defesa ao Clube, sobretudo quando falamos de alguém que tem demonstrado espírito de Dragão como é o caso do Professor.

    Não estou a ver onde é que o Pedro Mota pretende chegar com algumas tiradas dos "meees", porque tenho a certeza que todos os que aqui deram opinião também são bípedes. Entrar por esse discurso é típico de quem se sente amedrontado com alguma coisa. Contradiz-se porque censura de imediato o contraditório. Defende a critica mas chama ovelhas a quem não concorda com ele. E nem sequer o fez no abstracto. Estamos conversados no que respeita ao assunto do direito à critica.

    O contraditório é algo que defendo como essencial pelo que aqui não colhe nada com essas insinuações.

    Sabemos o que é ser "méééé". Todos sabemos.

    O texto defende um projecto técnico. Defende o treinador mais "abandonado" da história do FC Porto. Defende uma política de comunicação diferenciada daquela a que temos assistido.

    Não defende a ausência de alma. Não defende as comissões. Não defende o silêncio.

    O Luís Negroni , apontou que a questão do silêncio seria propositada no sentido de se tornar ensurdecedor - entendo - mas não penso que seja o caso.

    O Xas, aponta a falta de argumentos dos detractores do Professor - ora aí está - é exactamente aquilo que eu entendo. Criticar por criticar não ajuda em nada o Clube. Que se critique mas que o façam com substancia.

    Neste espaço sempre apontamos - sem excepção - as soluções para os problemas que pontualmente vamos apontando e isso manifestamente preocupa muita gente.

    Deste blogue já se disse tudo, que era o espaço de campanha do Rui Moreira, que era um sitio para não portistas, que estava morto, que estava demasiado vivo, que tinha um lisboeta infiltrado, que tinha um espanhol inquinado, que tinha tinha tinha, que não tinha nada, nada, nada...

    A verdade é que o PdB é o espaço de referência do FCP na blogosfera por muito que isso custe a muita gente - honra seja feita ao Zirtaev e ao Zé Luís pela vivacidade e opiniões/informações diárias. O nº de comentários prova isso mesmo, todos os dias do ano. Honra seja feita também às diversas correntes de opinião que aqui participam nesta caixa de comentários.

    O Pedro Mota, se é leitor atento, sabe que as pessoas que aqui comentaram foram coerentes com tudo o que escreveram e não estão a reboque de vitórias morais de Madrid.

    Avançando porque de outra forma perco-me com o comentário do P. Mota e acabo por não responder ao que verdadeiramente queria. Este já defendeu as suas ideias e ainda bem que o fez. É pena que não tenham aparecido mais. Esses sim, por não terem/saberem criticar devem ter preferido esperar para opinar amanhã.


    O objectivo do texto era alertar para a campanha de desestabilização que nos estão a mover mas sobretudo para o que está a ser cozinhado pelos media. Ainda hoje na Antena3 - rádio RTP - um conhecido jornalista disse que se o Professor não vencer o Sporting, seguramente não continuará de Dragão ao peito no próximo ano. Esquecem-se que o FC Porto não perdeu 0-5 esta semana, nem foi dizimado por uma equipa da 2ª divisão europeia num jogo da UEFA...e que nem sequer está em campo europeu para ser lembrado. Nem convém!...

    Esta corrente de opinião anti-porto, por ora é apenas circunstancial, aleatória e é alimentada pela falta de ética profissional destes jornalistas encomendados.

    O alerta do post aponta para o futuro próximo, em que determinadas reuniões feitas em hotéis de Lisboa vão servir, entre outras coisas, para colocar treinadores que defendem emblemas adversários na rota do Dragão. Isto já está a ser cozinhado e está a ser guardado para a recta final. Sei o que digo porque também temos portistas empregados na CS - ainda que cada vez menos - e estes conversam comigo. Sei do que para eles significa assumir que são do FC Porto. Para eles significa, contratos precários, perseguição na redacção , impossibilidade de ascensão de carreira, ostracização no local de trabalho, em suma, significa que estão tramados. Alguns, os mais novos, têm de esconder que são portistas. E já todos estamos a perceber porquê.

    São estes portistas que me avisam da campanha que está a ser cozinhada. Os boatos, os rumores que ouço na blogosfera aparecem depois de saber os temperos das redacções, como se fossem o aperitivo do que aí vem. É só somar 1+1. Daí pedir a quem decide que demonstre apoio ao treinador, antes que pareça desculpa e fuga para a frente. Peço que se esteja um passo à frente.

    Quanto à SAD - de quem tenho sido um critico coerente - aponto a falta de comunicação contra estas campanhas encomendadas, mas também, e está escrito no post, a falha no diálogo com os adeptos. Não existe uma ponte, um fio condutor que estimule o Portismo e o seu crescimento geográfico e demográfico.

    Dizem alguns - e bem - que a melhor comunicação são as vitórias. De acordo. Mas não seriam estas vitórias mais sumarentas se acompanhadas de uma comunicação de proximidade que envolvesse todos os portistas?

    A verdade é que não existe ALMA na SAD para pensar nestas coisas. Entristece-me que não existam preocupações com os jovens que cada vez menos conseguem interpretar o quanto é difícil vencer contra o sistema encarnado. Os benfiquistas estão colocados cirurgicamente na CS, nos tribunais, no MP, nos lugares a deputado, no "Bloco Central"...

    Estas coisas não estão a acontecer porque sim. Acontecem porque os adversários sabem o que estão a fazer. É o adormecimento estratégico dos "sem alma" que me deixa apreensivo.

    É esse MAU silencio que me incomoda.

    A defesa, ouço-a da boca daquele que tentei defender no post - o Professor.

    Apetece-me defende-lo também. Porque sei que vai precisar da nossa ajuda. Vai ter de se sentir acarinhado para as lutas que se aproximam.

    Esse é o que precisa do nosso apoio. Não a SAD. Defendo a alma, o espírito do Dragão. O CLUBE.

    Não defendo números, comissões ou silêncios comprometedores. Defendo quem trabalha na relva. Não vejo, não ouço, absolutamente nada vindo dos longínquos gabinetes. Vejo muitos advogados, gestores, accionistas e patrocinadores de outras cores. Não vejo o Clube.

    A FCPTV seria importante até para isso. Para que os adeptos pudessem entender quem são e o que querem estes "profissionais das SAD's". Para a tal proximidade FCP -adepto que entendo como premente. Contabilizar o custo dessa operação de proximidade é hipotecar o futuro. Aliás, já o repeti várias vezes, os custos de construir um veiculo de informação de portistas para portistas como a FCPTV não chegam a 1/5 do valor despendido com o Benitez. Sei do que falo. Sei os custos e as dificuldades técnicas e humanas de empreender uma tarefa como esta.

    Uma vitória na LC significava uma FCPTV paga para um ano. A dinâmica que esta traria ao universo portista faria aumentar o nº de adeptos, de "merchandise" vendido, o conhecimento da história do Clube, do amor pelas modalidades amadoras. Seria um espaço onde poderíamos voltar a ter o prazer de ver antigas glórias, jogadores-dragão que estão espalhados pelo mundo com as mais diversas histórias e factos que a CS não nos oferece.

    A geração mais velha de adeptos precisa disto para aquecer o coração e os mais novos necessitam dela para interiorizar as raízes do Clube.

    A bem do futuro mas também deste contexto tão especifico que vivemos a FCPTV seria como uma lufada de ar fresco para as "nossas mentes intoxicadas" e cansadas de evitar ler a desinformação que nos é impingida sempre que ligamos uma televisão, um rádio ou folheamos os jornais.

    Espero que concordar com uma linha que seja deste comentário não faça de vocês, caros Dragões, uns "méeees".



    Cumprimentos a TODOS os Portistas.

    ResponderEliminar
  41. Pedro Mota, não misture as opiniões de um grupo de adeptos só porque têm um ponto comum de opinião.
    Tanto Negroni como ricardocosta deram opinião de apoio a Jesualdo.
    Mas nisso dos treinadores e titulos, nem tao pouco comentaram sobre o mesmo.
    No entanto, felicito-o por pensar pela sua própria cabeça e por argumentar a opinião.

    Eu não sei se Jorge Jesus poderia ou não ser bom treinador para o Porto.
    Aquilo que sei é as hienas que andam a circundar o Porto, sei que se o Porto escorrega é logo mordido de morte.
    Defendo a estabilidade. E para isso Jesualdo.
    Neste momento Pinto da Costa não poderia fazer uma das suas brincadeiras e trazer o Paulo Bento (sim, só mesmo por brincadeira...), o Porto não tem o momento para isso.
    Em Portugal, em termos de treinadores, creio que só Cajuda e Jesus estão ao nível de Jesualdo.
    Mas em nível de profissionalismo e principalmente dedicação, duvido que fossem superiores a Jesualdo.
    Mais uma vez, a diferença a meu ver está na estabilidade.

    Não ficaria chocado, nem revoltado se Jesualdo saisse no final da época. Apenas não vejo que essa seja a melhor solução. Não vejo melhores alternativas.

    ResponderEliminar
  42. Ó ricardocosta estou de acordo com algumas coisas que dizes, mas já te calavas com os suazos, aímares e reys... Porra. Sinceramente achas que são melhores que Lucho, Hulk e Rodriguez por exemplo? É que já enche esse argumento. Por acaso eles estão a brilhar, não é?

    ResponderEliminar
  43. Ó Pedro Mota, já disse e torno a repetir, uma coisa é críticas construtivas outra é desestabilização! Eu sou do Porto, enquanto lá estiver o treinador eu apoio depois no fim da época logo se vê. Vamos agora centrar atenções no jogo de amanhã e por acaso os calimeros já se queixam... Essa dos mééé fique com ela para si tá? O que eu disse atrás não era para dizer sim a tudo mas sim opinar construtivamente. Força Porto!

    ResponderEliminar
  44. Não quero que Jesualdo continue no final da época. Porque acho que com outro treinador a equipa poderá ser melhor. Muito melhor. Essencialmente são dois os motivos que me fazem pensar assim.

    O primeiro é a forma como a equipa (não) funciona ofensivamente. Basicamente a construção de jogadas consiste em passar a bola ao Hulk ou ao Rodriguez e esperar que eles desequilibrem no 1x1. Vejo poucas jogadas ofensivas onde há envolvimento colectivo. Geralmente as movimentações sem bola dos nossos jogadores são más, para não dizer inexistentes.

    O segundo é a forma como a equipa baixa no terreno sempre que está em vantagem e cede a posse de bola ao adversário. Não gosto de estar no Dragão a ver a minha equipa a jogar sistematicamente em contra-ataque. Na liga tivemos de esperar pela 18ª jornada para ver o Porto finalmente marcar mais de 2 golos em casa.

    Dito isto Jesualdo tem o meu apoio até final da época.

    ResponderEliminar
  45. Povo mais forte disse:
    «Quanto ao assunto da falta de comunicação acho que não é com tv própria que se resolve, pois a fazer-se uma FCP TV tinha de ser à imagem do nosso clube e isso seria dispendioso, porque envolveria muita tecnologia por exemplo em HD.»

    Na última AG da SAD, quando o Mário Faria (do blog Reflexão Portista) inquiriu a direcção sobre esse assunto, a resposta do Fernando Gomes foi a seguinte:
    «relativamente a um canal próprio de TV, a Porto Comercial tem vindo a estudar essa possibilidade, que não é exequível de momento, pois não há massa crítica; o seu arranque custará uma verba entre 4 a 5M€»
    http://reflexaoportista.blogspot.com/2008/11/assembleia-geral-da-sad.html

    ResponderEliminar
  46. Aristodemos,

    independentemente da opinião de cada um, o importante é que esse apoio seja demonstrado. Até final da época, é o Jesualdo o treinador. É ele que tem de ser apoiado e não o Jesus ou o Bento. Afinal, dos 3 o único que é campeão e tem um dragão bordado no blazer é o Professor.

    Depois, logo se vê. Não em Fevereiro.


    Abraço

    ResponderEliminar
  47. Aristodemos,

    esses valores que foram apresentados pelo Fernando Gomes na AG são completamente disparatados.


    Quanto aos meios humanos, eu disponibilizo uma lista com muitos profissionais do meio audiovisual, que são portistas, têm massa critica e estão disponiveis para trabalhar - muitos deles praticamente de graça.

    É preciso haver vontade.

    ResponderEliminar
  48. Miguel não mates o mensageiro. :D

    Eu acho um canal de TV seria bastante útil ao clube, principalmente se transmitisse jogos das camadas jovens e das outras modalidades do clube.

    ResponderEliminar
  49. Aristodemos,

    nunca mataria o mensageiro. ;)

    Já tinha lido no Reflexão Portista essas afirmações do Fernando Gomes. A atitude do mesmo relatada no excelente Reflexão Portista é uma das muitas coisas que me levam a criticar esta SAD. é o afastamento e arrogancia de alguns/muitos elementos da SAD que me preocupam.

    Esse relato aponta para a falta de diálogo da SAD, inclusive para alguns dos seus accionistas como era o caso.

    Triste e preocupante.

    ResponderEliminar
  50. Miguel Teixeira acertaste no ponto crucial e que eu tenho defendido, enquanto Jesualdo for o nosso treinador é ele que apoio e não outros, mesmo não concordando com ele em muitas coisas e querer outra filosofia de jogo. No fim da competição logo se vê , agora há que ganhar ganhar e ganhar!

    ResponderEliminar
  51. Neste momento o jesualdo é nosso treinador e temos de o apoiar e berrar allez porto allez os 90 minutos, porque somos e seremos eternos campeõs

    ResponderEliminar
  52. Lendo todos estes comentários penso que posso afirmar que afinal estamos quase todos de acordo!
    E ainda bem que não é uma unanimidade de 100% mas para aí uma de 95% nos pontos essenciais que para mim são os seguintes:
    1. O treinador Jesualdo tem virtudes e mérito;
    2. - O treinador Jesualdo tem cometidos alguns erros e um futebol que não agrada a muitos de nós;
    3. - O treinador Jesualdo, neste momento, tem que ser por nós todos defendido e apoiado, tal como ele tem defendido o nosso FCP, muitas vezes em assuntos com que ele nada tem a ver e perante o silêncio comprometedor de elementos da SAD e do FCP;
    4. - A defesa do treinador não implica que teremos que estar calados quando entendemos que comete erros, mas, muito especialmente, em evitar vir para aqui discutir a sua continuidade ou não e avançar com nomes de hipotéticos substitutos.
    5. - A política de comunicação do FCP (onde se inclui todo o universo FCP e não apenas a Futebol-SAD) tem que ser "actividade" pois neste momento praticamente não existe.Os adeptos sentem-se completamente desapoiados e desinformados, e, se não fosse a blogsfera portista e as intervenções de Miguel Sousa Tavares, ainda seria muito pior.

    ResponderEliminar
  53. Xas: Tens razão o Sapunaru fez a exibição mais conseguida desde que chegou, com calma e com segurança...O Sabrosa foi secado!
    Quanto aos adeptos broncos, temos de sobra, embora me pareçam por vezes adeptos infiltrados tal aparvoíce que ostentam, mas confesso, tenho que ter a noção de que muitos dos nossos são mesmo broncos confessos....

    ResponderEliminar
  54. O Miguel Teixeira tinha razão quanto ao grupo Cofina... vejam hoje a notícia que faz manchete no correio da manhã. É vergonhoso... o campeonato está ao rubro, e vale tudo. Este país mete-me nojo. Cada vez temos que ganhar mais por Nós... e celebrar cada vez mais alto e com mais força para ensurdecer esta comunicação social invejosa e que não olha a meios para nos ferir o orgulho e o bom nome. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  55. Ainda há dúvidas?

    Renovem lá o contrato com o homem...

    ResponderEliminar