27 julho 2009

FC Porto, 2 - Lyon, 0

Em 4x3x3: Helton; Fucile (Nuno A. Coelho 90), Rolando, Bruno Alves, Álvaro; Fernando; Belluschi (Guarin 62), R. Meireles; Mariano (Valeri 85), Varela (Farias 85), Hulk (Falcao 60).

Golos: Hulk 9 e 75.

Acabou em 4x4x2: Helton; Nuno A. Coelho, Rolando, Bruno Alves, Álvaro; Fernando; Guarin, Valeri, R. Meireles; Falcao e Farias.

Primeiro jogo mais sério e um FC Porto bem a sério, obtendo a vitória mais folgada da Peace Cup até ao momento e Hulk o primeiro "bis" da prova para "ameaçar" os prémios de melhor marcador e de melhor jogador.

Jesualdo lançou a melhor equipa possível nesta altura, aliás já previsível pela rotina adquirida com a inclusão de Álvaro, Belluschi e Varela que vão ser titularíssimos nos tempos mais próximos, quiçá até à Supertaça e mesmo na abertura do campeonato.

Hulk foi o incrível do costume: golaço em remate potente e arrancada fulminante para conclusão imperdoável. Belluschi um monstro de classe e entrega ao jogo, confirmando ser mais "lutador" do que Lucho e sem medo de sujar os calções e meter o pé. Álvaro mostrou a Cissokho que o FC Porto fez mesmo a melhor transferência de sempre, vendendo de forma fantástica o francês e adquirindo um fabuloso defesa, raçudo e imbatível, para a troca directa que não beliscará nem o apoio à dinâmica ofensiva e muito menos a coesão defensiva, pois o uruguaio é mais maduro e experiente do que o negrão Aly.

Estas as menções individuais necessárias. Ainda que Hulk seja apenas a confirmação da explosão muscular e capacidade de romper e dinamitar as defesas contrárias, obviamente que as atenções centram-se nos reforços e quer Belluschi quer Álvaro irão cumprir nas vagas deixadas por Lucho e Cissokho. Aliás, nos 90 minutos, a minha menção para melhor jogador é mesmo o uruguaio neste encontro, não fora a preponderância da potência de Hulk que desfaz qualquer veleidade de poder eleger outro MVP se não o marcador dos golos.

A ausência de Lisandro no Lyon e a forçosa nova estrutura atacante do FC Porto pela chegada tardia de Falcao (confirmando-se Farias como segunda opção para ponta-de-lança) dispensam para já a "comparação" neste sector pela saída de Licha.

O FC Porto perdoou a goleada ao Lyon, com ocasiões soberanas na 2ª parte para ampliar mesmo antes do 2-0 e após o segundo golo de Hulk. E foi uma equipa serena e competente, sem deslumbrar mas soberba, com toda a matriz de jogo da época passada, algo nunca perdido porque já nos anteriores encontros, todos vitoriosos - QUEM PÁRA O FC PORTO? -, a dinâmica, as compensações, as dobras defensivas e os lances de catálogo estiveram sempre presentes.

Um jogo muito seguro, sem permitir veleidades ao Lyon que apenas teve um "frisson" junto a Helton por este ter largado uma bola na sua habitual descontração natural, um FC Porto forte a meio-campo contra um combativo e duro miolo dos franceses que podiam evitar levantar tanto o pé.

Defensivamente a equipa esteve sempre cómoda e ofensivamente soube jogar longo e curto. Falta apenas a Varela o engodo pela baliza que pode aprender com Hulk, mas a equipa esteve sempre bem em qualquer situação, mesmo nas raras recuperações defensivas que teve de fazer (perdas de Fernando e Mariano). O equilíbrio táctico não vai merecer primeiras páginas por ser uma marca da equipa, mas com o modelo de jogo interiorizado desde o início e com os novos a integrarem-se de olhos fechados a coisa promete, ainda que também o percurso cem por cento vitorioso também escape às manchetes dos que se deslumbram com coisas menores e jeitos de aprendizagem acelerada detectadas noutras equipas sempre da moda no Verão.

Com a defesa inabalável, e bons recursos para as necessidades, mais o meio-campo de Belluxo em vez do Comandante como garantia, parecem sobrar múltiplas opções para o ataque, o que muitos temiam e decerto temem até os resultados poderem desenganá-los em definitivo. Enquanto os rivais apresentam possibilidades de êxito, o FC Porto mostra certezas e o 4x4x2 final de novo testado, ainda que sem tempo, é prova de poder recorrer-se a outros métodos de ataque quer em jogos de defesas cerradas e resultados bloqueados, quer em contra-ataque para gerir jogos e resultados como ontem.

Com meia hora em campo e jogando sempre fora da área, contrariando os fatalistas que demoraram sempre mais a convencer, Falcao entrou bem e só num 1x1 pela esquerda não definiu a jogada devidamente. Lançou bem Hulk para o 2º golo e teve domínio de bola e passes de primeira, em tabela, que mostram potencialidades para um jogador, quando afinado e sincronizado, que pode ser o 9 desejado que carrega nas costas e fazer esquecer Lisandro pelo menos, para já, na técnica individual. Fica para o próximo jogo ver talvez a sua codícia na área, pois a precisar de apenas um empate com o Besiktas, 4ª feira, Jesualdo deve fazer descansar alguns médios e avançados - quiçá mudando o sistema para 4x4x2 - e Falcao poderá mostrar algo mais. De momento agradou, pois pôde ver-se mais do que os 20' contra o D. Bucareste na fase mais incaracterística e desconexa da equipa em Albufeira.

O onze esteve inalterado por uma hora, o que diz bem do objectivo de Jesualdo de definir a equipa e o sistema frente a opositor de categoria, com mais preparação (e velocidade individual) e até ritmo, mas sem a coesão e o equilíbrio do FC Porto que tem tudo para passar às meias-finais e, sem parangonas, está a afinar uma bela equipa em perspectiva e ainda sem um desequilibrador nas alas como Rodriguez.

Se o sistema de jogo está implantado e tanto dá para os extremos abrirem o 4x3x3 em largura e darem profundidade como para fecharem o flanco e assumirem uma postura forte no meio-campo e com velozes avançados para a frente, a integração dos lesionados poderá vir a confirmar que, quer nas trocas directas quer nas mudanças de sistema táctico, o grupo está forte e poderá apresentar ainda mais soluções e alternativas de vária índole do que na época passada, aquela que parecia trazer "a pior equipa da década" no entender dos críticos da casa mais acérrimos.

Uma evolução na continuidade, eis o que me parece. Agradavelmente.

54 comentários:

  1. mais um jogo a confirmar as suspeições. temos um plantel mais forte que ano passado. o rodriguez vai ter de suar para tirar o varela ou o mariano do 11 inicial.

    melhor para falcão só mesmo o golo, pois assim confirma que o trio atacante poderá ser rodriguez e hulk nas alas e falcão no meio.

    muito bem alvaro pereira, com cortes precisos e a temporizar bem. faltou ver mais no ataque, como no jogo contra o monaco.

    a defesa esteve bem, muito coesa, e sem mais nenhuma alteração, estamos seguros na base da equipa.

    hulk impressionante, apesar de mais uma vez andarem a marcar faltas inexistentes sobre os defesas. depois de ver o 2º golo, uma (má) ideia passou-me pela cabeça: e se entretanto ainda alguem vier resgatar o hulk?? o manchester ainda nao investiu o dinheiro do ronadldo, o arsenal o do adebayor e agora ate o inter....esperemos que nao haja mais nenhuma saída

    rumo ao Penta ;)

    ResponderEliminar
  2. Gostei do jogo. Desta vez foi especialmente Hulk a brilhar.

    Um abraço, Gaspar
    http://odragaozinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. -Mais uma vitória, em Huelva, com Hulk em destaque e com o "F.d.P" -Fiat.de.Punto- dum árbitro a deixar dar no pau só para um dos lados, tasssssss que raios os parta!...Ficou bem patente hoje, Falcao é mais mexido que Farias e só não deu mais resultado, porque o Raul estava sem pernas na ponta final do jogo.
    Valeri -em 5 minutos- fez uma revienga -que coxinhas- a um Francês que lhe deve ter trocado os olhos por completo...
    Sem espinhas.

    -Já agora "off" de "topic": Catania, Corleone, Vitto Corleone, Secília, Máfia, Benfica...

    ResponderEliminar
  4. uma excelente exibição, muita coesão e com um onze muito bem mecanizado para o inicio de temporada.
    Dois golaços do Hulk , sem autogolos da defesa adversária e um Falcão a começar a levantar voo..
    A leitura do Ze Luis é correcta, mas a dos jornais de amanha não vão ser certamente iguais aos de hoje.
    Se Ontem foi show de bola, hoje foi show de que??
    Uns regressaram ontem??, aos grandes da europa , hoje jogaram duas equipas que nos ultimos 10 anos não fazem outra coisa que jogar nessa liga dos campeões ..coisa de pouco interesse!
    Ao menos deu gozo ouvir o paulo Teixeira Pinto na Sic...
    ah..dragão , vamos a eles!!
    E não há pachorra para os comentadores da sport Tv!
    Até parece que não jogámos uma beata!

    ResponderEliminar
  5. Análise correcta. O Porto parece já ter equipa. Praticamente pronta para começar a jogar para os títulos.

    As previsões sobre as melhores alternativas parecem confirmar-se.

    Imaginar que falta ver como encaixam pedras como Rodriguez e de que forma podem contribuir os novos ainda não vistos como Miguel Lopes ou Prediger faz crescer água na boca. Não mencionei propositadamente Valeri, pois considero que já demonstrou poder ser útil. Parece-me evidente a qualidade do toque e da visão de jogo. Jogou ainda muito pouco mas sempre que entrou deu-me muito prazer vê-lo com a bola nos pés. Temos duas opções (Beluschi e Valeri) diferentes mas de nível.

    Acho também que Mariano merece destaque. Vai, creio eu, fazer a sua melhor época. Guarin poderia fazer uma excelente época, não fosse a fortíssima concorrência.

    Esta equipa promete. Quando se afinar os passes e ocupar melhor os espeços, acredito que irá ser mais forte do que a do ano passado.

    Inteiramente merecido as palavras dadas aqui a Álvaro Pereira.

    ResponderEliminar
  6. Queria deixar um recado a nossa SAD
    Comprem o que falta da passe do HULK e depois coloquem uma clausula de 95MILHOES e mesmo assim com a fome que os tubaroes andam....
    Grande defesa bom meio campo na frente com HULK vai tudo de rasto.

    ResponderEliminar
  7. Dragon bolls,

    Sugestão pertinente.

    Por mim, tirava-o da equipa até ao final da época de transferências.

    O Henrique tem razão: anda aí ainda muito dinheiro para gastar.

    Já sei: é um crime poupá-lo e privar-nos a nós da delícia que é vê-lo jogar. Mas o risco é alto, e na loucura em que anda o mercado 40M€ é muito pouco.

    ResponderEliminar
  8. Até me esqueci, cortaram as imagens precisamente na hora do 1º golo, é obra!

    ResponderEliminar
  9. Ora aí está!

    Petição para o Porto comprar os restantes 50% do passe de Hulk e fixar a clausula de rescisão em 100 milhões, no sentido de evitar que algum tubarão europeu nos leve o Incrível.

    Assinem-na!

    http://www.ipetitions.com/petition/passedehulk/


    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  10. Quanto ao jogo, bons indicadores. Equipa coesa, com alguns passes errados mas nada que muitos e bons treinos não resolvam.

    Hulk é "incrivelmente incrível" !!!

    Estou curioso para ver a "luta" por um lugar no onze entre:

    - Belluschi/Valeri
    - Rodriguez/Varela

    Parece-me que os dois "Vs" vão dar muito trabalho a Cebola e Samurai.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  11. "O equilíbrio táctico não vai merecer primeiras páginas por ser uma marca da equipa, mas com o modelo de jogo interiorizado desde o início e com os novos a integrarem-se de olhos fechados a coisa promete, ainda que também o percurso cem por cento vitorioso também escape às manchetes dos que se deslumbram com coisas menores e jeitos de aprendizagem acelerada detectadas noutras equipas sempre da moda no Verão."


    ahahahahahahah

    Em cada coment têm sempre que falar do Maior.

    Não falha o complexo de inferioridade.

    Cumprimentos do maior do Mundo.

    ResponderEliminar
  12. Bom jogo do Porto. Estive particularmente atento aos 30 minutos do Falcao e gostei bastante do que vi. Em 30 minutos, teve 12 acções com bola, o que já diz muito...para 30 minutos. Dessas 12, esteve impecável e até brilhante em 11. A movimentar-se, a proteger a bola, a recuperar bolas, a disputar bolas aéreas (apesar do 1,77m), a fazer passes e principalmente a assistir: Duas magníficas assistências, plenas de precisão e inteligência, uma para Mariano e outra para Hulk no lance que deu o 2º golo. E ainda teve tempo para sofrer algumas faltas (fruto da sua excelente protecção de bola), uma delas marcada ao contrário num lance em que se isolava e em que foi autenticamente abraçado por um adversário.

    Quem diz que Falcao é outro Farías nunca deve tê-lo visto jogar. Farías é um finalizador nato, um "rato de área", mas quase não joga fora dela. Falcao é também um grande finalizador (tirando o ano e meio em que esteve gravemente lesionado ou ressentindo-se dessa lesão grave e em que marcou apenas 3 golos, tem uma média de golos no River Plate de 0,5 golos por jogo) mas faz também muito jogo para a equipa como médio criativo, como se viu neste jogo. É um belíssimo jogador, técnica e mentalmente e penso que vai ser um caso sério no Porto.

    Valeri jogou 5 minutos mas mesmo assim ainda teve tempo para fazer uma pequena maravilha entre 2 franceses finalizada com um belo passe. A forma como dribla e passa não enganam. Se se adaptar ao ritmo do futebol europeu vai ser o digno sucessor de Lucho.

    ResponderEliminar
  13. Bem lembrado Negroni, o lance em que o Falcao é abraçado e o arbitro ve ao contrario. Esse movimento define um avançado. E como escrevi aqui ha uma semana, é um jogador com raio de acçao muito maior que Farias. Jogadores diferentes.

    Hulk, enfim, palavras para que. Ainda havia gente a gozar com esta contrataçao pelo rapaz ter nome de Super Heroi. Nao é so nome. E viu-se logo nos primeiros 5 minutos de camisola azul e branca vestida na época que passou.

    Benny Az, a luta no lugar do meio campo nao vai ser entre Belluschi e Valeri, mas entre Meireles e Valeri.
    Valeri, assim que estiver bem fisicamente e um abaixamento do Raul o permitir, entra de caras no onze. Belluschi a jogar assim é intocavel, para ja.

    Fica a nota de uma defesa muito solida, com Alvaro a deslumbrar como tinha feito contra o Monaco. Fernando a tentar encontrar-se, com mais uma exibiçao muito segura, e Helton no erro gravissimo do costume, contra uma equipa de Liga dos Campeoes.

    Muitos problemas para Jesualdo na frente. Ha qualidade a mais.

    A questao vai andar sempre em torno de Hulk. Onde se aproveita melhor o talento deste jogador? Provavelmente, embalado, vindo de tras (como comprovam os dois golos) e nao numa posiçao mais fixa na frente.

    Sendo assim, Falcao fica com espaço para entrar e sobra um lugar para Varela, Mariano e Rodriguez.

    Quero ver como se adaptam alguns destes jogadores, mas talento sobra e de que maneira.

    A espaços a equipa foi ainda pouco "profunda" e concisa no ataque.

    Melhor em campo para mim, depois do Hulk, Mariano. Um monstro a defender e atacar.

    Banco fortissimo. Primeiras impressoes muito positivas.

    ResponderEliminar
  14. O texto do Zé, deixa pouco para comentar.

    Mesmo assim queria dar duas notas sobre o Lyon e uma sobre o Porto.

    Equipa orfa de Benzema e Juninho. Lisandro vai ser um titular imprescindivel.

    Quase duas semanas a mais de preparaçao que o Porto. Por outro lado a equipa jogou ha 2 dias atras, o que motivou muito cansaço no segundo tempo. Quando as pernas faltaram, Fernandez mexeu e colocou gente de qualidade. Mesmo assim a superior qualidade do Porto "secou" as mexidas de Fernandez e a frustraçao comprovada em algumas entradas de excessiva dureza foi evidente.

    O Porto parece-me um grupo muito coeso e com gente com muita vontade de se afirmar o que é optimo para o treinador. A equipa é muito disciplinada tacticamente, merce dessa vontade que os jogadores teem em seguir à risca as indicaçoes do treinador e a entre-ajuda que demonstram em todos os lances. A uniao do grupo é factor como sempre decisivo para se alcançarem titulos. Mais importante do que parece.

    ResponderEliminar
  15. Sem querer entrar em excesso de euforias [porque issso é apanágio daqueles que sabemos], a equipa e os novos elementos prometem.

    O Hulk, é o que é, e o que ainda vai ser... O Falcao teve pormenores que não enganam ninguém. Fez o passe magnífico para o 2º.golo de Hulk e antes já tinha feito o mesmo c/ o Mariano. Mariano, também esteve bem, só precisa de alguma friez na hora de concluir, assim como Varela. Álvarao Pereira é bom. Belluchi, idem, ldem.

    O problema para Jesualdo formar este ano a equipa base, está na quantidade. Há muito diamante para lapidar.

    ResponderEliminar
  16. mst na bola:

    NEGÓCIOS ESTRANHOS

    Alguma coisa está podre quando um clube

    GRAÇA ROSENDO vem da escola do jornalismo de investigação do extinto «Independente» (o bom, porque também houve o mau), o que quer dizer que não é propriamente uma menina recém-chegada ao jornalismo, disposta a escrever qualquer coisa que o director lhe diga que faz vender jornais. Assim, a peça que ela escreveu no penúltimo número do «Sol», sobre as dívidas do Benfica à Euroárea decorrentes da construção do centro de treinos do Seixal, é história que merece ser analisada mais de perto. Aliás, o artigo que logo se seguiu sobre o assunto, aqui, na «Bola», e a reacção do porta-voz da Luz, demonstraram bem que o tema gera bastante desconforto.

    Desde logo, salta à vista o facto de, no conjunto de uma dívida cujo total chega aos 24,5 milhões de euros, o Benfica ter já falhado a primeira prestação, de apenas 2,5 milhões, titulada por uma letra de que é avalista. E se falhou o pagamento desses 2,5 milhões, como honrará, em Setembro, o pagamento dessa quantia mais os 22 milhões que então se vencem? A segunda coisa que não pode deixar de preocupar alguns benfiquistas é pensar que esses 24,5 milhões representam o dobro daquilo que efectivamente era devido, mas que a falta de cumprimento contratual por parte do clube fez accionar a cláusula penal do contrato — a qual previa exactamente a duplicação do montante em dívida. E também deve dar que pensar que esses 24,5 milhões representem exactamente aquilo que o clube já gastou em contratações para a próxima época e representem também o total do orçamento do futebol para a época agora iniciada — e de onde tal dívida não consta orçamentada.

    Mas isso são preocupações dos sócios benfiquistas, se as quiserem ter. E a verdade é que os sócios benfiquistas, que votaram maciçamente em Luís Filipe Viera há poucas semanas, ouviram-no dizer na campanha eleitoral que não lhe falassem do défice, se queriam ter uma equipa de futebol competitiva. E há poucos dias, os sócios benfiquistas desertaram também maciçamente a Assembleia Geral onde as contas e o orçamento do próximo ano foram aprovados. A mim, as dívidas do Benfica não me interessam nem me ocupam — excepto se, como também se pode inferir da notícia de o «Sol», elas vierem a ser cobertas, no todo ou em parte, pela Caixa Geral de Depósitos, porque aí já são os dinheiros públicos que entram em cena e julgaria inaceitável que o banco do Estado andasse a financiar um clube que, em lugar de pagar dívidas, compra jogadores. Mas, tirando essa situação, o que me preocupa, e tem ocupado aqui bastas vezes, são as contas e as compras do FC Porto.

    Porém, se venho a este tema, é porque há, na peça da Graça Rosendo, uma parte que me fez disparar uma campainha de alarme. Como é que a direcção da SAD do Benfica, presidida então, como agora, por Vieira, se propôs pagar à Euroárea os custos da compra do terreno e construção do centro do Seixal? Em dinheiro, em partilha de receitas, em direitos de exploração? Não: propôs-se pagar em forma de tráfico de influências políticas. É isso mesmo que se infere do contrato assinado entre ambas as partes. O Benfica propôs à Euroárea cumprir a sua parte do contrato obtendo da CML a autorização para mais 1 800 metros quadrados de construção a favor da Euroárea na urbanização dos terrenos da Luz, e obter da CM Seixal idêntica licença para ampliação em 30 000 metros quadrados da urbanização na Quinta da Trindade, no Seixal, de que esta empresa é proprietária.
    (continua)

    ResponderEliminar
  17. Um off topic:
    Alguém já viu o video do Baptista e do outro marreta a gozar com o Malheiro e com a benfica tv e com a SIC...tá mt bom.

    ResponderEliminar
  18. Ou seja: o Benfica propôs-se servir de intermediário da Euroárea e junto das edilidades de Lisboa e do Seixal, a favor dos interesses da empresa. E se o fez, e se a Euroárea o aceitou, é logicamente porque a empresa concluiu que, por si só, não conseguiria convencer as autarquias a reverem e revogarem os planos municipais já aprovados. A Euroárea reconheceu não ter força de influência política para o conseguir; mas reconheceu também que o Benfica a tinha. E foi com este pressuposto que assinaram o contrato. Estamos perante um chocante caso de tráfico de influências, feito por um clube de futebol a favor de uma empresa privada e nos interesses de ambos. A força da «marca Benfica», como costumam dizer, é de tal ordem, que a direcção presidida por Luís Filipe Viera não hesita em assinar contratos onde se compromete a obter de autarquias regimes de excepção a favor de terceiros!

    Em tempos, e perante o silêncio geral, expus aqui detalhadamente o que foram os extraordinários contratos de favor celebrados entre Benfica e Sporting, por um lado, e a CML, então presidida por Santana Lopes, por outro, e que permitiram a construção dos novos Estádios da Luz e Alvalade XXI. Já lá vão cinco anos e recordo apenas que, entre várias facilidades de construção excepcionais e outras alcavalas, a CML (eternamente arruinada) deu, literalmente dado e em «cash», 15 milhões de euros a cada clube. O contrato era de tal forma impressionante que a última cláusula estabelecia (ó santa inocência!) que nos próximos dez anos nenhum dos dois clubes teria mais o que quer que fosse da CML. O Sporting conseguiu recentemente que um tribunal arbitral, aceite pela CML, lhe outorgasse mais uns direitos de construção extra em terrenos tão próximos do estádio que basta olhar para a sua localização para perceber o regime de favor e excepção de que beneficiou. E o Benfica, pelos vistos, ainda se reserva o direito de obter o mesmo, directamente a favor de terceiro. E pensar que, depois do grande regabofe entre câmaras e clubes a pretexto do Euro-2004, o único «escândalo» que ocupou a imprensa e o Ministério Público foi a permuta de terrenos entre o FC Porto e a CMP! Ao menos o FC Porto, quando se abalançou à construção do Estádio do Dragão, era proprietário de 17 hectares de terrenos na zona, livres e disponíveis. Quantos tinham Benfica e Sporting?

    VOLTANDO ao contrato entre Benfica e Euroárea, o que parece ter complicado a posição contratual do Benfica é que, por um lado, a CM Seixal ainda não outorgou a tempo o alvará a favor da Euroárea que o Benfica se comprometeu a obter, e a CM Lisboa levou a expansão da área de construção da Luz a votação camarária e o projecto não passou. Houve uma votação que terminou empatada 5-5 e o presidente e benfiquista António Costa fez uma prévia declaração prescindindo do seu voto de qualidade. O Benfica já juntou o inevitável parecer jurídico, sustentando que o presidente, quando vota, tem sempre voto de qualidade (e devo dizer que, juridicamente, também acho o mesmo). Mas, no mínimo, o que António Costa deveria ter feito era abster-se na votação, ou, melhor e mais normal, ter recusado liminarmente o projecto porque cidade alguma pode ser governada com decisões de excepção a favor de clubes de futebol que vivem eternamente acima dos meios normais de que dispõem. Chama-se a isso fomentar a concorrência desleal e chama-se a isso dispor de coisa pública em benefício de interesses particulares.

    Depois não venham dizer que o futebol é um mundo à parte. Alguma coisa está podre quando um clube assina contratos em que se compromete a obter junto das autarquias autorizações de construção a favor de terceiros.

    ResponderEliminar
  19. Frente ao Lyon - quem ouvisse os comentadores da Sport Tv, diria que estavamos a jogar contra uma equipa do Luxemburgo ou de Malta -, não fomos exuberantes, mas tivemos segurança, tranquilidade, qualidade e vencemos, com toda a justiça, um adversário, que apesar de não ter sido campeão na temporada anterior, tem, não nos esqueçamos, dominado o futebol francês.
    Tendo por princípio, só fazer uma avaliação mais exaustiva, quando os jogos forem a valer pontos e troféus, penso que não cometerei nenhum erro grosseiro de análise, se disser, que apesar da saída de bons jogadores e com influência na equipa - Lucho, Lisandro e Cissokho -, temos um plantel mais equilibrado, com mais soluções e que vão dar algumas boas dores de cabeça a Jesualdo. Por exemplo, para os três lugares da frente, o treinador tem 6 jogadores capazes de lutarem pelo lugar: Hulk, Varela, Rodríguez, Farías, Mariano e Falcao, permitem várias combinações e todas de boa qualidade. O mesmo acontece no meio-campo, com Guarín, T.Costa, Fernando, R.Meireles, Belluschi, Valeri - tem pormenores que não enganam acerca da sua qualidade - e a incógnita Prediger - espero vê-lo uns minutos frente ao Besiktas.

    Atrás também estamos fortes e se não houverem surpresas de última hora, ficaremos com uma defesa de betão. Fucile, Sapunaru, M.Lopes e Álvaro Pereira para as laterais, Maicon, N.André Coelho, Bruno Alves e um Rolando cada vez mais jogador, para o centro da defesa, dão totais garantias e garentem que a casa vai ter alicerces seguros.

    Na baliza, Helton não pode ter ou melhor, continuar a ter, aquelas distracções que às vezes nos causam tantos amargos de boca. Ontem voltou a ser displicente e ia dando barraca...definitivamente isso tem de acabar, sob pena de esta época, com a chegada de Beto, ficar a ver jogar.
    - Helton, vais continuar a dar o flanco aos teus detractores?

    Frente ao Lyon, dos "velhos" e dos que jogaram tempo que se visse, gostei de todos e até estava capaz de pedir ao Hulk para acalmar um bocadinho e ser mais discreto...- Givanildo, meu rapaz, tem calma, a época é longa e assim tu não aguentas!...

    Dos novos: muito bem Álvaro Pereira a justificar a contratação - se Aly Cissokho não tivesse saído ia ser o cabo dos trabalhos para Jesualdo.
    Bem Belluschi, que tem muito talento e quando estiver totalmente integrado vai ser muito importante. Sabe ter a bola, é forte no um para um, aparece bem na frente...não é Lucho, ou melhor, é diferente de Lucho, mas é um belo jogador.
    Varela cumpriu e vai brigar, ninguém duvide, por um lugar e quem o quiser fazer sentar no banco, vai ter de trabalhar muito.
    De Valeri, que jogou pouco tempo já disse tudo e N.André Coelho nem tocou na bola...
    Falcao, gostei do que vi. Diferente de Farías - muito mais mobilidade -, o colombiano recepciona e segura bem a bola, tabela e pressiona bem, sabe aparecer a finalizar...vou querer ver mais, mas estou a gostar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Prefiro vir cá ler os comentários de gente insuspeita, porque de jornais desportivos estamos conversados sobre a forma mesquinha coomo tratam tudo o que diga respeito ao nosso Porto, isto porque não vi o jogo e pela crónica do Zé Luís parece que estamos ao nível da época passada, com um nível já muito aceitável ainda a 20 e tal dias do início do campeonato. Vamos ver se este ano o Jesualdo encontra o antídoto para os jogos em casa e por último era mesmo bom que cessasse o período de tranaferências, a ver se não vai mais alguma embora, principalmente o Bruno Alves ou o Hulk, uma coisa é certa, parece que acertámos em cheio com o Belushi e com Falcão. Abraço à bancada

    ResponderEliminar
  21. talvez as minhas expectativas tenham sido colocadas muito altas mas o jogo foi muito aborrecido, estava a contar com um Lyon mais forte e um FCP mais pressionante. acaba por se salvar o resultado e mais dois golos de Hulk. o que me custa ver é a falta de pressão no meio-campo, ainda que seja cedo demais para tirar conclusões, pode ser um problema. custou-me também ver a equipa a jogar quase num 4-5-1, dependendo só de Hulk para as jogadas ofensivas e começando a construir muito cá de trás. Varela e Mariano arrastam jogo (como o fará Rodríguez, sem dúvida) mas preferia uma construção mais à frente no terreno.

    ainda é cedo, há coisas a corrigir, vou dar tempo à equipa, como faço sempre...

    Jorge (Porta19)

    ResponderEliminar
  22. Alguém se importa de dizer ao Hulk para abrandar um bocado?
    Estou mesmo a ver um Inter ou Manchester a dar os 40 milhões ainda este mês...Se formos à final da Peace Cup com o Real Madrid ponham o Hulk a descansar por favor...Aquele homem é um portento e não quero que o Pepe faça alguma asneira.

    P.S - Já disse que o Hulk é um portento? Parece que vai de mota :)

    ResponderEliminar
  23. Gostei do que vi, ontem, um Porto organizado no seu 4x3x3 e a boa integração dos reforços Álvaro Pereira, Belluchi e Varela no onze titular.

    Individualmente gostei do Mariano, do Álvaro Pereira e claro do Hulk.

    Falcao mostrou pormenores de qualidade e com o tempo poderá a vir a ser útli á equipa.

    Valeri é que com os tão poucos minutos de utilização já me deixa água na boca para vêr realmente o seu valor.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    P.S. O Porto este ano reforçou-se com 11 jogadores, demasiados no meu entender, mas o que eu quero realçar é que os onze reforços fazem percisamente uma equipa completa no esquema habitualmente utilizado por Jesualdo Ferreira.
    Ora vejamos:
    G.R.- Beto
    D.D.- Miguel Lopes
    D.E.- Álvaro Pereira
    D.C. - Maicon e Nuno André Coelho
    Médio Defensivo- Prediguer
    Médios Centro - Valeri e Belluchi
    Avançados- Varela, Falcao e Orlando Sá.
    Quantos deles irão fazer parte do verdadeiro onze do Porto, é que só sairam 3 titulares?!?!?!?!?!?!

    ResponderEliminar
  24. 2M pela vitória neste torneio?! Que torneio fantástico! Temos muitas condições para o ganhar.. não sei como está a Juve, que apesar de ter um plantel mais sonante que o nosso, parece-me estar perfeitamente ao nosso nível e depois temos o Real...se os apanhássemos agora não me surpreendia nada ganharmos de caras!

    O Orlando Sá vai começar a temporada lesionado.. com Hulk, Falcão e Farias parece-me muito difícil não ser emprestado esta época.

    ResponderEliminar
  25. O Álvaro Pereira é jogador e o Hulk é galático...mas este ano precisamos de muito mais do que ser bonzinhos. Não gosto nada de ver Keirrison na 2ª circular...Não esperava que o Barcelona nos fizesse esta desfeita e tivesse emprestado o Keirrison ao clube fascista cá do sítio...

    ResponderEliminar
  26. Li os comentários feitos e sinceramente não partilho (para já) da vossa opinião relativamente ao Álvaro Pereira. Parece ser um jogador raçudo (à boa maneira sul americana) mas ainda tem muito para evoluir já que me parece fraco defensivamente. A maneira como ataca os lances defensivos deixam-me apreensivo pois em velocidade não vai ser muito difícil batê-lo. Outra coisa negativa foi o espaço dado entre a defesa e o meio campo defensico. Parece-me que há muito espaço entre as linhas e por isso mesmo o Lyon pôde efectuar com alguma facilidade uma dezena de remates de fora da área. Apesar destes pontos menos positivos estou contente com a equipa e com algum trabalho do Jesualdo podemos ter novamente uma equipa muito forte pois este ano parece que temos verdadeiros reforços (agrada-me muito o Varela).

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  28. exactamente Bimbo da Costa. nao nos podemos esquecer de maio (ja que fazes referencia a um erro de outro comentador era melhor olhares para os teus). é que em maio os campeoes fazem a festa. nós nunca fazemos a festa em julho e agosto, a nao ser que ganhemos a supertaça e nao qualquer torneio de pre-epoca. esta é a nossa diferença. ganhamos no campo, quando interessa. nao gastamos rios de dinheiro sem retorno, e nem sequer uma ida à champions (obviamente, playstation não conta). e tambem concordo que nunca seremos tao grandes como voces, dado a quantidade de taças que ganham na pre-epoca, torna-se dificil igualar-vos, mas so em numero, porque em qualidade nem se discute.

    já agora, quantas vezes foram tetra campeoes? nenhuma? nós ja vamos em 2, e nunca tivemos um regime politico do nosso lado. ou será que tudo muda de um ano para o outro por mero acaso?

    boa sorte na vossa gloriosa luta pelo 2º lugar. mas tentem nao levar mais 5 do olympiakos, ou perder em casa com o metalist, porque senao nem o 2º lugar irá levar-vos à champions, e aí ainda arranjam mais problemas ao orelhudo, que ja nao sabe para que lado se há-de mexer para tirar o TETRACAMPEAO do 1º lugar. é que titulos de campeao de inverno à 12ª jornada também nao valem nada. olhem mais para o vosso pequenino clube, mas nao deixa de ser interessante que muitos encornados vêm parar a blogues portistas. duvido que o contrario se passe.

    zé luis, arruma com estes palhaços. gente desta não é bem-vinda a um dos maiores e melhores blogs deste país.

    rumo ao Penta, que o tetra já lá vai

    ResponderEliminar
  29. Julgo que este ano temos um plantel mais equilibrado, mas tenho dúvidas que tenhamos melhor 11. Penso, sobretudo, que nos continua a faltar um avançado centro. Concordam?
    O benfica tem-se reforçado bem, mas de uma maneira à benfica, ou seja, fanfarrona. Vamos atacar o penta e calar estes vaidosos que acham que o país tem de lhes obedecer por decreto. FCP até morrer!

    ResponderEliminar
  30. Rui

    Concordo totalmente contigo. É claro que falta um avançado centro. É claro que o benfica se tem reforçado bem, com a fanfarronice habitual. E nós só temos que provar que somos melhor em campo e não termos tiques de fanfarronice também. Mas isso a imprensa ajuda-nos sempre, porque endeusa os milhafres, o que só funciona a nosso favor.

    Outro tópico...estou muito preocupado com o Sporting...ouvi dizer que o Djaló está em grande forma...

    ResponderEliminar
  31. João disse:

    "Valeri, pois considero que já demonstrou poder ser útil. Parece-me evidente a qualidade do toque e da visão de jogo. Jogou ainda muito pouco mas sempre que entrou deu-me muito prazer vê-lo com a bola nos pés."

    Concordo em absoluto.

    O FCP já iniciou uma ronda negocial para aumentar a cláusula de rescisão para 70 milhões.



    Não há aí uns blogues do Benfica onde a malta também possa ir dizer umas parvoíces em comentários?

    Já começam a irritar.

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  33. Deves ser primo do Cunha Leal e és mais um parolo do benfas que se olha todas as manhãs ao espelho e pergunta se haverá no mundo outro mais algum clube azelha como o teu. Fanfarrões de meia tigela, jamais me verão nalgum blog de esgoto vermelho a comentar alguma merda vossa, cambada de cabeçudos, emprenhem bem nesta pré-época com o paleio da imprensa desportiva, acreditem que teem uma equipa de topo, para abortarem lá pelo Natal outra vez. galinácios de merda

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  35. Paulo Sampaio não vá por aí, estas bestas vermelhas andam com o rabo a arder há 4 épocas consecutivas e teem como único prazer diário vir espreitar como andam os comentários de tetracampeões, coisa que eles nem em sonhos podem aspirar. mandemo-los à merda aqui mesmo sempre que vierem conspurcar um verdadeiro blog de campeões. Mas na verdade sempre que aparece aqui algum paneleiro do benfas isto começa a cheirar mal.

    ResponderEliminar
  36. Isso cortem-lhes as goelas a esses montes de esterco.

    ResponderEliminar
  37. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  38. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  39. Estes cromos não têm mesmo noção do ridículo! São como quem lá manda: daquelas cabeças só sai merda e não sabem. Isto até dá pena.

    ResponderEliminar
  40. Para o outro anormal que acha que o Benfica ainda ganha jogadores ao Porto e para os que consideram que tudo o que o Pinto da Costa diz é mentira, então levem esta:

    "Não soube nada do FC Porto"
    Keirrison

    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  42. Não, bimbo. Estás a confundir. Não sou teu familiar.

    ResponderEliminar
  43. Curioso. Os mouros andam a tentar começar a falar português. O problema de aprender uma língua nova é que se começa sempre por aprender primeiro a dizer os insultos.

    Esta particularidade acaba sempre por nos deixar na dúvida se são capazes de raciocínios mais complexos dos que os transmitidos, ou será uma limitação própria da aprendizagem.

    ResponderEliminar
  44. Para quem, como eu, não entendia muito bem o porquê de duas e não uma época de empréstimo:

    http://www.goal.com/en/news/12/spain/2009/07/29/1410177/keirrison-loan-deal-gives-barcelona-options-on-di-maria-and

    Depois do BES e da Euroarea, acho que o benfica está em saldos.

    ResponderEliminar
  45. Deixem lá isso e falem dos tetra-campeões...
    Mas pronto, querem um brinde? Há que dar os parabéns ao Benfica pela taça dos que ficaram em 3º lugar... Não é que me entusiasme muito com isso, mas pronto, vejam lá se levam a bicicleta e não chateiam muito.

    ResponderEliminar
  46. xas,

    Estás a estragar tudo. Deixa-os pensar que foi o Keirrisson que fazia questão de ir jogar para o seu clube desde pequenino, o terceiro classificado do sexto melhor campeonato europeu.

    Sem brincadeiras, finalmente as peças começam a encaixar. O Benfica está a tornar-se perito em dar uma mãozinha aos concorrentes do FCPorto. Nada que não se entenda.

    Dois em um: é simpático para clubes maiores e ilude os adeptos com contratações sonantes.

    ResponderEliminar
  47. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  48. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  49. Porra! Quem e este camelo e donde apareceu?
    QUEM FOI QUE DEIXOU A PORTA DO CURRAL ABERTA? ZEEE LUIIIIIIIIS!

    Bom, a visita de um SLBosta e sempre motivo de algria acrescida porque sempre da para rir um bocado. Deixem la estar o gajo.

    Estou a ver na net o Besiktas-FCPorto e o jogo esta a ser como os comentarios do benfa. Uma merda!

    So vejo o Hulk e o Guarin a jogar. Os outros 9 andam meio perdidos!
    Ha algo neste 4-4-2 de Jesualdo que nao consegue passar para os jogadores. Este esquema alternativo, tem vindo a ser testado desde 2006 sem resultados. Nao funciona. Esperos pelo 433 na segunda parte.

    ResponderEliminar
  50. Incrível o segundo penalti gamado ao Hulk!
    O defesa esquece a bola e atira-se ao Hulk com um empurrão violento e.....nada!
    Será o Vieira a fazer as coisas por outro lado?

    ResponderEliminar
  51. Sérgio, o barça anda a atacar o Bruno há 6 meses!

    ResponderEliminar
  52. Um relvado miserável aliado a uma arbitragem surreal só podia resultar num jogo irritante.

    Perdoa-se a exibição pelo escasso descanso em relação ao jogo contra o Lyon e pelo jogo musculado exigido pelo estado do relvado. Tudo condicionantes indesejáveis para esta fase da época.

    Isto somado a um esquema pouco rotinado, como refere o Miguel, provocou um jogo medíocre.

    Deu-me a sensação que Jesualdo demorou a mexer. Além de que as mexidas não resultaram. Talvez o meio-campo merecesse também alterações.

    Não entendo os pouco minutos que vão sendo dados a Valeri.

    Vamos aceitar que tudo não passou de um acidente fortemente influenciado pelas contigências.

    Não consigo destacar ninguém. Os 500.000 €, no mínimo, estiveram seriamente em risco. Felizmente não passou de um susto e, no final das contas, os turcos também não mereciam ganhar.

    Quanto aos lampiões que vão aterrando, os comentários falam por eles. Nem merecem que se responda. Apenas servem para contemplar a imbecilidade das suas idiotices.

    ResponderEliminar
  53. "tem muito para evoluir já que me parece fraco defensivamente. A maneira como ataca os lances defensivos deixam-me apreensivo pois em velocidade não vai ser muito difícil batê-lo. Outra coisa negativa foi o espaço dado entre a defesa e o meio campo defensico".

    Vazini, não deixas de ter razão e olho para o espaço entre linhas, o que é normal nesta fase, mas quanto à apreciação do Álvaro deves ter visto o jogador errado: ninguém passou por ele e será difícil alguém mais veloz, a não ser Hulk, para o ultrapassar.

    ResponderEliminar