01 agosto 2010

Um problema entre muitos problemas



Tudo se centra neste homem, claro, e para o bem e para o mal há que aceitá-lo e não voltar à cantilena de ser jove, inexperiente, mal treinou uma equipa de "I Divisão", etc., mas Villas-Boas continuará sob escrutínio por muito tempo e quer as coisas corram bem ou não.


Mas o FC Porto, em Paris, não deu mostras de estar melhor. Ao contrário, o "novo-velho" FC Porto parece igual a si próprio. Por muito que o pintem de cor mais garrida, com essa inédita camisola amarela que desfigura mais do que identifica, ou pressão mais alta, o que não invalida a ideia de se ver sempre o copo meio cheio ou meio vazio. Sejam cronistas que não gostam de "entrar a matar", ou aqueles mais politicamente correctos que dizem haver muito trabalho pela frente, apanhando os outrora críticos adeptos do sistema 4x3x3, alegadamente desadequado para este plantel (ou o anterior) decerto sem saber o que dizer ou se dar corda ao relógio ou fazer as palavras cruzadas.


Depois de dois jogos de preparação na Alemanha que praticamente ninguém viu; depois de dois jogos no Dragão que só alguns viram; eis que dois jogos na tv em directo mostram que não há muito para mostrar. Com poucas virtudes encontradas só com algum esforço e maleitas ainda mais graves do que havia, os jogos com PSG e Bordéus não podem resumir-se ao "muito trabalho por fazer" nem ao "já há coisas a correr bem", quando não lamentar "as muitas oportunidades criadas e golos desperdiçados".


Não gostei de ver e não encontro algo de substancialmente novo, diferente, melhor em relação à tão criticada gestão de Jesualdo. Já não entro na listagem de prós&contras sobre o novo treinador, pois já não adianta apesar de já ter visto por aí alguém repisar o que não conta mais para o totobola. Não tenho pachorra para os situacionistas e os eternos optimistas que esperam "ver o trabalho dar frutos", como se soubessem o que é o "trabalho" para fazer uma equipa. E, não para fazer uma crítica tonta ou já a "ferir", por ser reconhecidamente cedo, limito-me a um ponto da situação. E, nesta altura, o FC Porto parece mal. Pelo que se vê em campo. E pelo que não se vê.


Se após os jogos "de apresentação" no Dragão pressenti, recorrendo a leituras diversas, que não havia nada de novo e muito menos de entusiasmante, de resto na esteira da indiferença que deixaram os "reforços" e o quase anonimato, ou de algum modo problemático como sucedeu com Walter e está pendente com Kléber, a que a marca FC Porto deixa os seus "activos", agora confirmo o que intuí. Não li outras opiniões, chego de fora, não tenho o radar ligado para pressentir reacções ao Torneio de Paris e fico-me por isto.


Será algum exagero dizer que há pouco futebol, porque a ênfase pessoal é que não há muito mais do que havia. Ataque improdutivo, de novo a começar sem saber que existe um ponta-de-lança para o qual o modelo não atribui uma importância desmesurada. Médios mais do mesmo, sem alguém que faça a diferença nem que mude o tal paradigma que o comunicado da SAD exarava na hora da destituição de Jesualdo. Defesa uma lástima e não só pelos golos sofridos em Paris, mas pelos tremeliques que roçam o patético como foi o desplante de Sereno na jogada que deu o livre para a derrota desta tarde.


Mas o pior, para mim, nem é isso. Friamente, porque a indiferença da situação actual permite raciocínio aberto e livre, o mal está tanto em campo como fora dele. Isto é, resume do que foi feito em aquisições como das que estão na lista para sair, ainda que o treinador reclame mais um ponta-de-lança e parece voltar o calvário de se saber em quantos reforços vamos ficar desta vez.


A uma semana da Supertaça, que não é um jogo do outro mundo nem pode marcar a época mas até pode ser que aconteça as duas coisas, pior do que não ver um futebol mais bonito, mais acutilante e muito menos mais produtivo no remate à baliza, é saber que não há um onze, não há uma equipa. Admito que Villas-Boas tenha recebido tempo e paciência da SAD sem lhe exigirem já um título para mais frente ao Benfica. Percebo a gestão de esforços e vontades e minutos para rodar jogadores. Mas para quem lamentava não haver um sistema alternativo antes, agora nem em ensaios se viu algum, pelo que vamos agarrar-nos a esta bóia e ver se dá para sair do Porto.


E não há equipa, sequer, porque é impensável ver um fim-de-semana de futebol e admitir que no próximo sábado, em Aveiro, não joguem Meireles e Bruno Alves. O que coloca outros problemas se jogarem. Álvaro Pereira e Fucile conseguiram chegar mais tarde das férias do que os dois mundialistas portugueses (já nem falo nos não utilizados Beto e Rolando, por exemplo). Mas já jogam e o primeiro sempre com a mecha toda. Meireles é suposto ser vendido, por não fazer ainda hoje sentido a contratação de Moutinho. Bruno Alves é propagandeado na iminência de vender. Se forem vendidos esta semana, pois já não há muito a pensar sobre a equipa para sábado. Se não forem, não fará sentido que não joguem frente ao Benfica.


Porque se puderem jogar, com menos preparação (e não se sabe porquê), terão de jogar até mancos. Se Bruno Alves, jogando e sendo vendido depois, sair por fim, o desastre defensivo do FC Porto é mais do que certo. Sereno não tinha nem tem estaleca para jogar no FC Porto e é daqueles portugueses que não tem nível para jogar melhor do que num V. Guimarães. Maicon não é decisivo na primeira bola e é lento e perde sempre a segunda, pelo que tirem daí a ideia de este ser o substituto natural de Bruno Alves e beneficiar de um ano já de estágio no Dragão, de resto tendo revelado lacunas e mesmo comprometido no pouco que jogou.


Sobre Meireles, que ainda vejo superior a Moutinho, se ficar foram 10ME perdidos para um jogador ex-leão da mesma "espécie", curto de pernas, baixo, bom para o entrejogo e nunca decisivo. Se Meireles sair, Moutinho substitui-o naturalmente, mas o FC Porto não ganha nada em termos de conclusão de jogo nem sequer uma chama diferente a alimentar o ataque.


E muito mais e por todos os sectores faria alongar-me neste apontamento que não evito tornar sintético na identificação dos problemas. Iria até à baliza, onde voltou a causar estupefacção, para quem raciocinar sobre isto e tentar entender as ideias do treinador que na sua apresentação definiu não ir dar entrevistas ao longo da época, o facto de o polaco ser titular no primeiro jogo, invertendo a hierarquia e decerto não por mero capricho ou até descuidada irrelevância, porque pressupõe ou alguma ideia fixa ou ausência total delas. E, logo ali, define a indefinição quanto ao onze titular em potência, o que na baliza não admite tibiezas e nem pode alegar-se ausência de atletas para trabalhar.


Sem querer bater já a tecla dos reforços que não são, à excepção de Moutinho que pega de estaca mas só, do meu ponto de visto, se Meireles é mesmo para vender, caso contrário não faria a troca, hoje, como ontem, verifiquei um problema de mentalidade e de sensibilidade para as circunstâncias do jogo e do adversário e o seu jogo ou estilo. Macieza nas disputas, ligeireza e muitas perdas nas divididas, hoje de forma mais flagrante frente a um agressivo Bordéus que ganhou muito jogo no 1x1. Um estilo pujante e mesmo rugoso muito à imagem do Benfica. E com um árbitro caseiro, que permitiu muitas entradas duras e até um golo irregular no 1-1 (empurrão claro a Sereno), eis que o cenário já visto na época passada e admissível para a nova época com a mesma complacência para o jogo mais duro e físico do Benfica é antecipado com vista à Supertaça.


O Benfica vai querer vincar que é superior e mostrar o estatuto de campeão, até o merecimento que quer justificar incluindo por aquela derrota no Dragão a fechar a época. E com um FC Porto macio a meio, lento atrás e de fogachos na frente, é previsível um jogo na esteira dos da época passada, nomeadamente na Luz e na Taça da Liga no Algarve.


Dos reforços, enfim, fica para depois, a maioria desconhecidos e até muito jovens, uma matéria a suscitar muitos comentários, pois para ver um puto James não se deve desfocar do amadurecido Castro que me agradou esta tarde. Ou pressentir o que podem valer Souza e Walter, dois ex-sub-20 brasileiros com estampa mas sem presença sentida em jogo, apesar de o primeiro ter substituído Fernando não muito bem e o segundo ter marcado em pontapé enrolado quando era de esperar um estouro à maneira de Hulk.


Da expectativa para a Supertaça não sobra muito nem devo tomá-la na semana. Esperar para ver só depois do jogo, onde é sensato aferir um prognóstico... para o resto da época. Ou não.

17 comentários:

  1. Sobre o Bruno Alves,duas coisas:
    -Faz uma falta tremenda naquela equipa e,principalmente,na defesa que treme por todos os lados.
    -Não pode,de qualquer maneira,jogar no próximo Sábado pois viu vermelho no último jogo oficial da época passada.

    Dá-me a sensação que esta pré-época teve menos jogos do que aqueles que precisávamos....claro que falar no fim é fácil mas é ideia com que fico.Para uma equipa com toda esta mudança,talvez mais um ou dois jogos dessem jeito.É óbvio que não iam ser agora nesta semana,implicaria um outro tipo de planeamento.Mas bom,o treinador é que sabe...

    O treinador é que sabe mas,ainda assim,preocupa-me o facto de termos ensaiado tão pouco o 11 base e que,a uma semana do arranque(e que arranque)ainda haja taantaa coisa por definir.
    Entendo a "Teoria da Rotatividade" mas não penso que essa seja,efectivamente,a principal prioridade a esta altura do campeonato.

    Acredito que o 11 já esteja há alguns dias na cabeça de Villas-Boas,resta esperar para saber se este 5 dias de treino serão suficientes para o pôr em condições de trazer mais uma Supertaça para o Dragão.Não é o fim do mundo se isso não acontecer(se calhar até é o mais natural que aconteça)mas...

    ResponderEliminar
  2. Penitencio-me pelo erro sobre a utilização de Br. Alves, pois ando muito distante e já nem lembrava que tinha sido expulso nem lembro ainda com quem foi a última jornada e porquê foi expulso. De qualquer modo, para sábado ou toda a época, se sair será um terramoto na defesa. Mesmo que o próprio Br. Alves não tenha estado muito bem na última época, e mesmo que volte a amuar por não sair e ter o pai a chorar ao lado. A verdade é que Bruno Alves é o pai da equipa.

    A questão de fundo mantém-se como a defendi, a ausência é certa e a lacuna antevê-se facilmente.

    ResponderEliminar
  3. Ah, pois foi expulso no Jamor. Quem era aquele árbitro magnífico a ilustrar a final da Taça? Ando mesmo distraído. OU tou como o Queiroz, a querer fugir disto tudo que mete nojo.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais, parabéns pelo post, que li com atenção e que subscrevo quase na totalidade.

    Abraço

    http://fromporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. não sou só eu distraído, li no site da Bola que Br. Alves pode jogar no sábado e fico mais animado... :):):):):)

    ResponderEliminar
  6. Calma meu caro.
    Você está nos antípodas dos benfiquistas - os benfiquistas ganham um campeonato e uns jogos de preparação e julgam-se imparáveis, irresistíveis (e a imprensa ajuda porque o Benfica vende).
    Você só vê desgraças no Porto.
    Não será bem assim.
    A minha opinião aqui
    http://devaneiosaoriente.blogspot.com/2010/08/sera-necessario-jogar-supertaca.html

    ResponderEliminar
  7. Pois, pois...a coisa só é séria quando, ainda na pré-época, o Benfica perde.

    Curioso chamar o jogo do Benfica agressivo sendo adepto de uma equipa que faz alinhar Bruno Alves e Meireles.

    Ah, tenho para mim que o árbitro será Jorge "Desinclinador de campo" Sousa ou Bruno "Merecedor" Paixão...

    Mas será igual à final da Taça da Cerveja.

    Menos que 3 é derrota...até porque Jorge Jesus não gosta dos ex-moços de recado de Mourinho. Acaba-lhes com a carreira mesmo antes dessa começar.

    ResponderEliminar
  8. Pois,eu também já vi alguns jornais a falar de BA como se ele pudesse jogar no próximo Sábado,mas acho mesmo que não pode...

    ResponderEliminar
  9. Temos um problema no centro da defesa, com a saida do Bruno temos que ir buscar um grande central, que ja é tradição aqui na casa.

    Agora temos é que arrumar com os galinaceos e o resto é treta.

    Um abraço

    http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Curioso chamar o jogo do Benfica agressivo sendo adepto de uma equipa que faz alinhar Bruno Alves e Meireles"

    Não é curioso, mas factual. Curioso pode ser ver em Bruno Alves o que não vê em Luisão ou/e em David Luiz. Pior ainda é ver em Meireles o que mais ninguém vê mas certamente sabe como Carlos Martins varre os adversários.

    Aqui não é uma questão de daltonismo, mas estupidez pura. Imbecilidade latente. Vermelhice ordinária própria de gente desprovida de massa cinzenta a não ser cimento em vez de miolos.

    ResponderEliminar
  11. Um muito mau e muito infeliz post.
    Mas infelizmente e como em qualquer clube há os adeptos bons, os maus e os que nem deviam existir....
    há, os que estão sempre no contra, os justos, os criticos e os que nada percebem de bola.
    Tambem há os que dizem que são de bancada, mas que todos duvidam que a mesma seja no Dragão.
    Enfim, há blogues que deveriam mesmo desaparecer.
    Sei que não vais publicar isto, mas se és Portista usa esse Portismo em prol do clube.
    Estarei a espera para ver o teu post do Benfica-Porto caso haja grande exibição e vitoria a nosso favor.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Talvez a pré-época não tenha sido espectacular, mas estas derrotas, que quanto a mim enganam, em nada contribuíram para uma avaliação positiva. Resta esperar para ver no Sábado...

    sentirporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Dragon fan, essa é a tua opinião sobre o que eu acho, não deste a tua opinião sobre o momento do FC Porto em que deves ver maravilhas que quase ninguém partilha e, por isso, és um portista, um puto certamente, dos sete costados que gosta dos UHF. São opções e opiniões como quaisquer outras, ainda que deslocalizadas sobre o essencial e isso não é muito inteligente nem perceptível sobre a importância dessas observações.

    Bem ou mal, com vitória ou derrota, cá estarei, como sempre, a comentar a Supertaça, mesmo que não seja e provavelmente não será, no próprio dia logo após o jogo.

    ResponderEliminar
  14. Sobre o "merecimento" do Benfica em ser campeão, dúvidas não subsistem...só se explica se se tratarem de gente com "...estupidez pura. Imbecilidade latente. [Azulice] ordinária própria de gente desprovida de massa cinzenta a não ser cimento em vez de miolos."
    - Maior nº de golos marcados;
    - Menor nº de golos sofridos;
    - Menos derrotas;
    - Mais vitórias;
    - Melhor marcador do campeonato;
    - Melhor jogador;
    - Melhor Treinador;

    E deve ser porque o David Luiz é sarrafeiro que anda meia Europa atrás dele e foi convocado para a selecção do Brasil...só pode!

    Ah, o Hulk 100M foi convocado? Não? E não vai haver nenhum pedido de indemnização? Bem vi.

    Em Portugal quem "merece" alguma coisa é apenas Bruno Paixão, disse-o o vosso "Papa" ao Pinto de Sousa!

    ResponderEliminar
  15. Continuas estúpido todos os dias, o que é marca genética da "raça".

    Aliás, só um estúpido pode achar que Meia Europa anda atrás do DL e não anda atrás do Bruno Alves. Como sempre, porém, Bruno Alves será vendido, aí ao preço de um di Maria ou um Ramires, este que eu aprecio muito e o único que me mereceu um post a propósito por achar que é o benfiquista a fazer falta no plantel do Porto. Não sei se alguém quer comprar o DL ou se quer e não aceitam 25 ou 30ME por ele é por acharem que se calhar vale 100ME ou então estão muito ricos - o que é mentira nas duas situa~ções.

    Quanto às convocatórias para o Brasil, pois Hulk já lá foi, jogou e marcou, mas quem não tem miolos não pode ter memória e por isso usa a imbecilidade todos os dias, como é o teu caso. Característico.

    Quanto aos factos e números do Benfica campeão, o FC Porto teve-os à mesma nas duas últimas décadas e não se evitou que imbecis como tu vituperassem os seus títulos. De resto, números tão expressivos como os que achas não permitiram um título, antecipado e protegido na Liga de todos os compadrios, antes da última jornada e mesmo assim com todos em suspenso e incertos do mérito e das certezas de o Benfica ser e acabar campeão - que o foi por mérito da APAF, mais uma vez e por muito que vos custe a engolir.

    Para terminar, a dizer asneiras bastantes para um livro, eis uma alusão a árbitros como Bruno Paixão que fez o Benfica ganhar tantos jogos em mais um campeonato comprado aos árbitros. Melhor, hoje o árbitro-sócio está escolhido para o troféu da casa, quiçá para amenizar o ambiente e puxá-lo para também beneficiar o clube do regime de bacocos e patetas como tu. Mas volta sempre que cá te darei a resposta devida, imbecil.

    ResponderEliminar
  16. O teu clube corrupto teve estes números? Quando? Nem no tempo dos conselhos matrimoniais e frutas conseguiu tal feito, mas prontos, vai sonhando!

    O Benfica ganhou o campeonato tarde porque o Jorge "desinclinador superladrão" Sousa assim quis e tivemos de defrontar toda a corja de submissos da corrupção.

    Olha, ainda assim no Algarve, depois de tudo o que o dito superladrão tentou, coisa nunca vista num jogo de futebol, espetamo-vos 3 nas ventas...

    O Bruno Alves seguirá as pisadas dos seus antecessores e alinhar´+a na Rússia...bem precisam de guito para cobrir as despesas dos administradores e dos seus vícios de calores da noite...fazem bem!
    Até porque se ele ficar, poderá dispensar ao maçã podre o mesmo tratamento que dispensou ao Zidane madeirense ou Tomás Costa.

    O Di Maria foi vendido? A que clube? Por quanto? Não Acredito! Mas ele não era um brinca na areia e um saltador para a piscina? E não vai o Bruno Alves para o Barça? Está tudo doido?
    Bem, vai o Fucile ou o Falcão.

    O Mourinho é que a sabe toda. De qualquer forma, depois do dia 7 haverá mais um clube a entrar em depressão.

    ResponderEliminar
  17. Não, grunho, o FC Porto nunca teve o melhor ataque e a melhor defesa, o melhor marcador, o melhor jogador e o melhor treinador, é tudo invenção como o diplomo do PM.

    O BA será vendido sensivelmente pelo preço do Maria, por muito que vos custe e já não estás em condições senis sequer de entender que o Hulk conseguiu chegar primeiro ao escrete do que o David caceteiro Luiz. Não sei que clube entrará em depressão mas admito a resistência daqueles que ganham 2 campeonatos em 20 anos e pensam que outros por perder 1 em cada 5 vão à falência, só mesmo para pategos como tu.

    ResponderEliminar