09 setembro 2017

Vai formoso mas não muito seguro

O primeiro jogo após paragem pelas selecções e o pior jogo a iniciar a primeira série de partidas consecutivas para marcar a fase da época em que muitas coisas começam a definir-se, até pelo fecho do mercado.
O 3-0 final ao Chaves é lisonjeiro para o FC Porto, depois de 1a parte sem nervo nem rasgo, com Layun, Coronária, Danilo e Brahimi mal no passe e prejudicando a construção, quase se lances de perigo. Jogo colectivo frouxo, pressão ofensiva timorata e desordenada, 0-0 desolador ao intervalo a recordar épocas recentes. Há atenuantes pelas viagens e as selecções que até levaram Layun a sair do limbo da indiferença, mas ainda na tónica da insuficiência. Soares acabou de voltar a jogo, mas o ataque funcionou mal e ainda pior com a vantagem.
Sérgio Conceição deixou a equipa estender-se no campo conforme o Chaves se espraiou com substituições ofensivas de Luís Castro. Faltava unir, esconder a bola, dividir o adversário, mas em vez disso houve bola longa e jogo desligado quando havia espaço para jogar. Fez lembrar a derrota inacreditável do Braga na final com o Sporting, pela incapacidade de gerir a bola, o jogo, a vantagem e os nervos do adversário.
O Chaves acreditou e teve duas ocasiões na cara de Iker, para empatar, com o FC Porto partido e tolhido, à mercê de uma estocada fatal. Havia o velho 4x3x3 com a entrada de Soares e Marega na direita em vez de Corona para a 2a parte. Mas o espaço cresceu e a vontade encolheu. Houve que meter Otávio, a entrar mal no jogo, depois André André para voltar ao 4x4x2 retirando Brahimi do meio e Marega da direita... Coincidentemente com a equipa mais unida, surgiram dois golos, um por gp inatacável mas cuida do céu, ainda que golo só de recarga, e já em contra-ataque mas com bola no pé, acabando Aboubakar, Soares e Marega por se associarem na expressão do resultado, melhor do que a exibição que foi a mais periclitante até à data.
A Champions vai exigir mais, o Besiktas já não é fraquinho como dantes e outro jogo de susto se prevê para 4a feira, para mais com vitória na estreia em casa na competição a manter a tradição mas que pode atraiçoar Conceição...

Sem comentários:

Enviar um comentário