24 julho 2007

Ernesto Farias: Reforço ou negócio?

"Ao mais do que natural e previsível reforço da retaguarda – o central Stepanov –, Pinto da Costa juntou uma surpresa que, sinceramente, tenho dificuldades em enquadrar no actual panorama do plantel azul-e-branco.

Primeiro o jogador. Ernesto Farias é um avançado possante e de média estatura que construiu uma reputação de temível goleador no campeonato argentino. Primeiro ao serviço dos Estudiantes onde apontou ao cabo de 7 épocas 95 golos em 205 jogos. Em 2004 teve uma primeira experiência na Europa, mas no Palermo foi uma desilusão, regressando ao seu país e ao River Plate após 13 jogos sem qualquer golo. No River, e de 2004/2005, não foi sempre um titular indiscutível, particularmente aquando da presença de Higuain. Ainda assim apontou 30 golos em 57 partidas. Recentemente declarou pretender rumar à Europa e esteve perto de o fazer, para o Lorient de França. O destino, no entanto, parecia ser o México e o Toluca, por quem chegou a assinar. Inadaptações ao país, fizeram-no uma oportunidade de negócio e foi o Porto quem pagou 5 milhões de Dólares (que o Toluca havia também pago pelo jogador) para o trazer para Portugal.

“Tecla” – nome com que é conhecido por causa dos dentes, dizem, parecerem um piano – é um avançado poderoso a aparecer nos espaços e a finalizar, ora de cabeça, ora com a sua potente perna direita. A questão que fica é qual o enquadramento deste jogador de 27 anos nas actuais necessidades do plantel portista? Já tinha aqui apontado o excesso de jogadores para a posição 9 e Farias – independentemente da qualidade que tem – parece vir complicar as contas na resolução dessa questão. Será que se pretende adaptar o jogador a uma das pontas, mesmo não sendo essa a sua posição (Servindo de alternativa a Lisandro)? Ou é Farias mais uma injustiça para Adriano que, ao fim de 33 jogos de Dragão ao peito, leva a respeitável marca de 18 golos?

Há uns anos atrás, não tenho dúvidas, Pinto da Costa garantiria que tudo fizesse sentido nos próximos dias. Hoje parece-me mais uma oportunidade de negócio do que um reforço estratégico – repito, não está em causa a valia do jogador."

Filipe in Jogo Directo

O Filipe no próprio post já faz as perguntas que nos fazem pensar, mas eu evidencio-as e acrescento mais algumas:

- Quais são as actuais necessidades de Ernesto Farias no actual plantel do FCPorto, tendo em conta o número de pontas de lança do plantel?

- Não será uma injustiça tirar o Adriano da equipa, quando este já mostrou e deu tanto ao FCPorto?

- Ou virá um jogador tão caro como é Ernesto Farias para ser suplente?

- E se Farias for para as alas, onde fica Lisandro e Mariano Gonzalez?

- Terá assim Quaresma finalmente concorrência?

- E será isto sinal que o FCPorto vai ter um banco de enorme nível?

- Será Ernesto Farias reforço ou negócio? Ou será reforço e negócio?

35 comentários:

  1. Isto da justiça ou injustiça é coisa relativa.
    Adriano não é um fabuloso ponta de lança... marca uns golitos, mas falha inúmeros.
    É claro que este não vem para as alas. Vem para ser o ponta de lança que precisamos e obviamente que não vem para as alas. Um ponta de lança ao nível de um clube de topo na Europa. Esse é obviamente o desejo da direcção e do treinador.
    Se o vai conseguir ser, não sei. Mas ser o actual segundo melhor marcador de sempre do campeonato argentino é capaz de ser currículo suficiente para nos deixar a sonhar.

    ResponderEliminar
  2. Temos quantidade sim, mas e qualidade e regularidade?

    A passagem dele pelo Palermo não foi famosa,a.
    mas também chegar ao Calcio vindo da Argentina e levar com a concorrência do Luca Toni também não é fácil.

    Vamos esperar para ver tem uma média de um golo a cada dois jogos na Argentina.

    ResponderEliminar
  3. Não entendo as dúvidas com este jogador. Não seria o primeiro a falhar no FCP mas a categoria do seu curriculo faz antever um jogador goleador.

    Só não se vê este jogador a jogar na selecção argentina porque existem nomes como Tevez, Crespo, Saviola, Cruz ou a promessa Palacios.

    É um jogador muito ao género de Crespo daí concordar com o Zirtaev e o seu titulo "Farias: reforço ou negócio?"

    A qualidade do avançado faz com que se tenha de concordar com as duas. Será reforço e eventualmente um excelente negócio. Em ambas o FCP fica a ganhar.

    Farias pega de estaca e Postiga já vai tarde. Ninguem lhe pega - nem a mete-lo a marcar penalties aquilo vai lá.

    Gosto do plantel (pese a lateral esquerda - Fucile fica com o lugar a "brincar"), está possante com alternativas técnicas e rápidas. Quando o professor afinar a máquina os cépticos vão ver um FC Porto talhado para a Liga dos Campeões. Transições rápidas no ataque em 4-4-2 aliadas ao uma forte componente fisica na defesa.

    Estou muito satisfeito com a forma como o plantel se está a formar.

    O meu 11+7

    Hélton

    Bosingwa
    Stepanov/P.Emanuel
    B. Alves
    Fucile

    Bollati/Assunção

    Lucho/KAZ/Meireles
    Leandro Lima/Luís Aguiar
    Quaresma
    Lisandro/Mariano G.

    Farias/Adriano/Edgar

    Estes 18 jogadores serão o núcleo das convocatórias. Onde está a falta de qualidade?

    ResponderEliminar
  4. Dizer que o Adriano merece ou tem qualidade para ser o titular do Fc Porto a época inteira...POR AMOR DE DEUS.

    é um jogador razoável,um bom suplente,um jogador que tem feito boas segundas voltas,mas que tem muitos defeitos e passa também muito ao lado do jogo.

    Não é o Matador nem tão pouco avançado de craveira que possa ser o titular do Porto tanto a nível Nacional como Internacional.


    Este Argentino anda a ser observado há muito pelo Porto( Foi o que disse o seu empresário ).

    Tem curriculum. Cerca de 150 golos têm de ser tidos em consideração...

    Terá fácil adaptação,pois tem Argentinos e amigos pessoais no plantel como é o caso de Lisandro.

    Tem jogadores como Quaresma para servi-lo.

    Só dependerá dele...


    Teoricamente diria que foi um bom negócio para o Porto. E uma boa aposta.


    Agora aguardemos para ver.

    ResponderEliminar
  5. -Em primeiro ponto não concordo que o plantel tenha um elevado nº de pontas de lança, mas sim de monos tendo em conta aquilo que conseguiram produzir o ano passado. Tanto o renteria como o postiga sao fracas opçoes quanto ao adriano..

    - o Adriano não é ponta de lança para ser titular de um clube como o FC Porto. lembrame os tempos do jankauskas. servia pa ajudar, tb ia marcando uns golitos mas vivia na sombra do mccarthy

    - Em relação ao preço/qualidade do jogador que pretendem comparar, vinha po rai num blog uma cronica que dizia que foi comprado por metade do cardozo e sekalhar vale o dobro. Não me admiro. Foi um jogador que foi cojnsiderado um fenomeno no independiente foi parao palermo e teve o azar de nesse ano surgir uma vedeta chamada Luca Toni.(Esse sim seria o meu eleito para o Porto LOL) Regressou á argentina para o river e apesar de estar na sombra do higuain que digasse de passagem tb é mto bom foi marcando varios golitose era um jogador imprescindivel e acarinhado por toda a massa associativa do clube. Falasse que é um jogador mto mulherengo e assediado pelas gajas, mas a verdade é que depois no tocula veiosse embora por capricho da mulher que n se conseguiu adaptar ao mexico.

    -O Farias é ponta de lança quanto mto funcionaria como apoio ao ponta de laça de raiz devido a sua rapidez mas nunca nas alas, sendo assim nem o mariano nem o quaresma teem qualquer concorrencia

    - Esperemos que seja ambas coisas, reforço, negocio e acima de tudo um sinal de muitas alegrias ao FC Porto e a nos prque ja sinto falta de um jogador de carisma e ainda agora o baia partiu

    ResponderEliminar
  6. Por fim já que deixam no ar o cepticismo em relação ao farias deixo uma pergunta a qual se o site for inteligente agarra como questionario. Para que sectores deveria o fc porto contratar jogadores ate ao inicio da epoca e quem (realisticamente, sem contar com ronaldinhos decos e afins).
    Tenho que dar os parabens pelo site e pela forma como lê e analisa a equipa do FC Porto e a meaneira como debate as questoes internas do clube embora deixe tb realçar que apenas peca pelo apoio ao dr rui moreira do qual nem eu nem a maior parte dos socios do fc porto seremos grandes admiradores. Critica mutio mas tb não arranja soluções e depois perante os inimigos da segunda circular não consegue ter pulso para enfrentar os bois pelos cornos. Não tem pulso para algum dia sequer vir a ser presidente do FC Porto. É contudo apenas uma opiniao

    ResponderEliminar
  7. Concordo com a ideia de que o Porto actual não tem um Ponta de Lança de qualidade inquestionável.Tem três avançados, Adriano, Postiga e Edgar com características muito diferentes entre si mas nenhum que tenha de caras o seu lugar assegurado, daí que creia ter sido boa a aquisição deste Argentino que já tem créditos firmados no seu País e pode vir a ser o dono natural da difícil posição de "matador"...Ficaríamos com quatro jogadores para ocuparem o mesmo lugar e não me parecem que sejam tantos assim. Observem melhor os nossos adversários mais directos e reflictam um pouco. De qualquer modo, com o evoluir do processo de preparação, poderá o treinador avaliar melhor se são mesmo todos necessários ou se será melhor dispensar um dos quatro, para evitar melindres ocasionais. Jogadores parados são normalmente problema de difícil gestão, ninguém gosta de ser "encostado" todos achamos ser melhores que o vizinho e se outrora pensamos ter tido esse estatuto a coisa pode ir de mal a pior!

    Já agora uma curiosidade que ripei do jornal OJOGO:

    «Um jogador australiano de râguebi competiu com um dente cravado na cabeça durante mais de quatro meses. A 1 de Abril, Ben Czilowski, pilar dos Canterbury Bulldogs, sofreu uma placagem de Matt Austin e teve de levar pontos no sobrolho esquerdo.
    Apenas quando começou a sentir fortes dores de cabeça e lhe foi diagnosticada uma infecção perto do olho é que o jogador viu que algo estava errado. Czilowski tinha consigo uma recordação de Matt Austin: um dente que ficara alojado na ferida provocada pelo embate entre os dois jogadores. O jogador está aliviado, mas o médico disse-lhe que «podia ter sido muito grave», comentou Czilowski. O atleta acrescentou que guarda agora a relíquia como recordação, mas pensa devolvê-la ao seu verdadeiro dono, Matt Austin.»
    -Só fico surpreendido com o facto de ninguém ter dado por nada na altura, nem sequer o fulano que ficou sem o referido dente. Deve ter pensado lá com os seus botões: olha caiu mais um e agora, como raio o vou encontrar? O melhor é mesmo esquecer...

    ResponderEliminar
  8. na minha opinião, é um grande reforço para as lides internacionais, para ver se chegamos mais longe do que nos últimos 2 anos.

    Acho que o maior prejudicado, se isso pode-se lhe fazer, será mesmo Edgar que poderá ser a 3ª ou 4ª opção para aquele lugar.

    Quanto a Adriano, acho que ele continuará a ter oportunidades resta-lhe trabalhar afincadamente para conseguir manter a titularidade, e ele está disposto a isso, mas sabemos que Adriano não será aquele ponta de lança a nível internacional que necessitamos.

    Este ano, irá haver mais uma competição, por isso mais jogos, o plantel precisa de ter várias soluções para os lugares, é o que iremos ter nesta época.

    Mas, vamos esperar para ver se Farias é mesmo aquilo que dizem dele, estou com enorme esperança nele, mas nestas coisas prefiro ver para crer .

    ResponderEliminar
  9. Não me pronuncio em definitivo sobre o Farias.
    Estes sul americanos costumam obrigar-nos a ter em relação a eles a mesma atitude que temos face aos melões casca de carvalho: muitas das vezes pagamos um balúrido e quando vamos a abrir não valem um chavo.
    Recordo o que se passou, infelizmente, com o Luís Fabiano.
    Espero ansiosamente por ver o homem dentro de campo.
    Eu já aqui o disse uma vez: o ano passado quando falaram no Renteria andei a ver o YouTube... tinha lá um vídeo que mostrava o homem a marcar de todas as maneiras e feitios... e o gajo na Luz falha-me escandalosamente o que seria o 1-2...

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião a equipa precisava de um avançado a sério, claramente oportunista e goleador.
    Se o Farias é esse homem, não sabemos, é como diz o Quintino, só depois de ver ...Tem um excelente curriculo e acho ser boa alternativa. Veremos o que dá.
    Quanto ao Adriano, que nos valeu dois campeonatos, é um excelente jogador,bom profissional, vai certamente lutar pela titularidade e asim estaremos bem servidos de alternativs no ataque.
    O Renteria vai sair para França, o Edgar é uma incógnita e o Postiga ... logo se vê.
    Mas claramente que ficamos mais bem servidos, esperemos que a veia goleadora do Farias se mantenha.

    ResponderEliminar
  11. E continuo a dizer que adorava ver o Lisandro a ser utilizado como ponta de lança, era essa a posição no Racing

    ResponderEliminar
  12. Em resposta ao azuleiro, quanto ao tema Rui Moreira:

    - há quem goste muito dele e quem não goste.
    certamente que se liga este blog ao Rui Moreira por causa da votação que teve "publicidade" na tv. E por Rui Moreira passar a participar ocasionalmente no blog.

    - Concordo inteiramente que jamais Rui Moreira poderia ser presidente do FC Porto. Não tem perfil,não nasceu para isso.

    - Muita gente começou a gostar dele por ele começar a dizer algo que muita gente via mas que ninguém passava para fora..
    Mas daí a levá-lo para Presidente...

    - Acho que opiniões contraditórias são um bem e não um mal,desde que levem a discussões saudáveis.

    - Rui Moreira não representa bem o FC Porto no programa onde participa. É um facto. entrou numa de politicamente correcto,onde ás vezes defende mais os clubes adversários que os seus próprios representantes.Digamos que aí é muito molinho e inocente.Não defende o FC Porto convenientemente,e cada vez a RTP e aquele programa estão mais entusiasticamente a atacar o fC PORTO.

    - Depois é uma pessoa que parece que se quer meter em tudo que mexe...política,futebol,aeroportos de lisboa...sei lá mais o quê..

    - Se tem fome de protagonismo está a escolher todos os caminhos errados.

    - Se quer ajudar o Porto,nunca será como Presidente. Por isso também podia acabar com o sonho de chegar ao trono, pois não chegará. Poderá ser útil noutras funções, se para isso for convidado e tiver a humildade de o aceitar.


    Cumps

    ResponderEliminar
  13. Eu aprecio o Rui Moreira e o seu estilo.
    Se tem perfil para presidente ou não ? já aqui foi discutido e é assunto que só teremos de debater em vesperas das próximas eleições.

    Não me parece que ele procure protagonismo. A sua presença no Trio e o seu cargo na ACPortuense dão-lhe alguma notoriedade que faz com que lhe seja pedida opinião para diversos assuntos relevantes para a região Norte e para o pais.

    Para concluir penso que também precisamos de ter "representantes" que saibam personificar esse estilo "politicamente correcto". Podemos ter "representantes" do estilo Poncio Monteiro mas não apenas nesse estilo.


    Em relação ao Farias.
    Do que se vê no Youtube temos homem mas desde que vi o Renteria ao vivo comecei a ficar de pé atras em relação os videos do Youtube :)

    Mais um estádio inspirado no Dragão:
    http://www.scenta.co.uk/Engineering/317850/new-brighton-stadium-approved.htm

    ResponderEliminar
  14. Sinceramente não entendo o porquê do assunto Rui Moreira. Simplesmente não vejo qual é a necessidade.

    Andam com cócegas?

    Isso foi discutido na altura "própria" e Rui Moreira já demonstrou que só quer o bem do FC Porto não olhando a determinados compadrios.

    Esperemos pelas próximas eleições.

    ResponderEliminar
  15. Mais uma vez repito que discordo de todo que o Porto tenha excesso de números 9. Pode ter vários jogadores para essa posição, mas nenhum com a eficiência que se pede a um candidato ao título de campeão europeu. O Adriano merece toda a minha admiração e carinho, pela forma como se entrega em campo e sua a camisola, não deixando crédito por mãos alheias. Tenho bem presente na memórias imagens dele, já o Porto a ganhar por 3 ou 4, e ainda a pressionar o GR adversário. É um jogador de coragem e extremamente esforçado... mas as injustiças serão uma questão de percepção. É injusto contratar um jogador melhor para o lugar dele? Porque ele deu tanto ao Porto, então fica com contrato sem termo e enraizado naquele lugar até arrumar as botas? Ninguém está a mandar o Adriano embora... contratar um jogador significa que haverá mais alternativas para aquela zona do terreno. Jogará de início quem mostrar mais serviço. Não há nenhuma injustiça nisso. Ou então eu não a vejo.
    De resto, continuo a defender que o melhor ponta de lança que o Porto tem é um jogador que foi demasiadas vezes amarrado às alas: o Lisandro. Desde que ele chegou ao Porto defendo esta posição e ainda ninguém me fez mudar de ideias:). Nas poucas alturas em que o deixaram ocupar aquele lugar no terreno, que alias é a sua posição de "raiz", ele mostrou pormenores verdadeiramente deliciosos e um instinto de matador irrepreensível. Ainda não vi Ernesto Farías, mas de todos os outros, a minha escolha para a frente de ataque continua a recair no Lisandro:) até ver...

    ResponderEliminar
  16. Teixeira , só respondi ao azuleiro que falou no assunto.

    Para mim não há assuntos tabú, nem momentos para se falar ou deixar de se falar do que quer que seja.

    cumps

    ResponderEliminar
  17. Henrique,

    claro que não existem tabus mas continuo a não ver necessidade. Opiniões, ainda que despropositadas.

    Por exemplo, os espanhóis do AS ainda acreditam que o Quaresma vai para o Atlético...

    "LA VENTA DE PETROV PUEDE TRAER A QUARESMA

    El Atlético estudia la posible salida de Petrov del conjunto rojiblanco. Si se concretara, la llegada de dos jugadores de banda sería inminente. A Simao podría unirse Quaresma. Para fichar al del Oporto, algún club debe abonar cerca de 8,5 millones de euros por el búlgaro."

    É Quaresma. É Simão. É Simão e Quaresma...

    :D



    [[]]

    ResponderEliminar
  18. Amigo Teixeira, lá como cá, lá como cá.
    Ontem o Benfica também contratava o Adu de manhã, mas à tarde a questão do $ arrefecia o entusiasmo.
    A malta dos jornais tem de inventar uma por dia ou dar antena aos agentes que têm não sei quantos jogadores para vender.
    Depois, ele há questões que, por estafadas, nem vale a pena voltar às mesmas.
    A questão Rui Moreira e a sugestão de colocar no ar uma pergunta sobre reforços e para que sectores são duas dessas.
    Na primeira já todos concluímos que cada um tem as suas preferências ou simpatias, nas segunda basta olhar para a Opinião da Bancada ou para posts mais antigos.
    Nós, por exemplo, sempre pregamos que era preciso um central (antes até da venda do Pepe) e um avançado. E até davámos um nome: Santa Cruz. Saiu-nos o Faria.

    ResponderEliminar
  19. Concordo com a Catarina, Lisandro devia ser o nosso ponta-de-lança!

    ResponderEliminar
  20. Quintino,

    é verdade. Não andamos a dormir.

    Neste momento estou satisfeito com o plantel se o compararmos ao da épca passada. As aquisições estão bem feitas ainda que o lado esquerdo demore a encontrar um "Bosingwa canhoto"...

    E com Quaresma e Lucho no plantel está à vista de todos que teremos uma equipa fortissima.


    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Farias é reforço desde a pontinha dos pés, podem ter a certeza.
    E não venham falar do Adriano. O Adriano está lá a jogar porque o resto são todos uns coxos. Já alguém alguma vez viu escrito em algum jornal, que um clube europeu queria comprar o Adriano? eu nunca vi, e sabe-se como são os jornalistas para vender jornais. Logo aí se nota a duvidosa qualidade do jogador.
    O Adriano marcou golos é verdade, mas que jogador minimamente razoável não marcaria com o Quaresma, o Lisandro, o Lucho e o Andersson, a meterem-lhe as bolas todas só mesmo a precisar de encostar?
    Farias tem tudo para ser o jogador que nos faltava, um goleador com garra, ambição e qualidade. Para mim, e como dizem os brasileiros: "vai incendiar a área e pegar destaque!"

    ResponderEliminar
  22. A vinda dos novos jogadores e em principio todos achamos que têm grande qualidade pode suscitar ao Jesualdo grandes e boas dores de cabeça. Senão reparem: Pode obrigar o Adriano a ficar no banco e se o M.Gonzalez tb tiver valor pode colocar o Lisandro no banco, ou o Lisandro pode colocar o Farias no banco. O Renteria vai embora, Postiga nem o banco aquecerá, ou será que sim? E o Edgar?

    É bem melhor ter qualidade em quantidade mas que estas dúvidas são naturais e que é bom poder discuti-las, que não hajam dúvidas disso. Ninguém quer tirar o valor a ninguém, mas a disputa por um lugar no onze, este ano vai ser grande e terá de ser bem gerido o banco para não haver criação de grandes celeumas.

    Um abraço.
    PS: Azulejo, acho que é a 1ª vez que aqui comentas e por isso desejo-te as boas vindas e que comeces a entrar nas discussões mais vezes.

    Acho que estás equivocado ou confuso com algo. Este blog e principalmente eu, foi critico da direcção que agora renovou funções e acho que a crítica é sempre benvinda, desde que fundamentada e penso que foi isso que aconteceu. Este blog nunca apoiou o Rui Moreira, o que aconteceu é que o Rui Moreira era na altura a face das críticas na opinião pública e venceu no blog uma votação que teve mais de 400 participantes. O que não quer dizer absolutamente nada em relação a quem o blog apoia. Aliás nesse aspecto penso que sempre fui isento e nunca me viste uma palavra de apoio ou contra Rui Moreira. Se muitos dos comentadores o faziam, não é culpa do blog. Se o próprio Rui Moreira aqui aparecia, o que deixa qq dono de blog feliz, dado ser uma figura pública e dado ser alguém que admiro (o que não quer dizer que ache que pudesse ser um bom presidente do FCPorto), não foi porque eu o pedisse, ou porque eu o apoiava, apareceu porque dá a cara e porque acha que o pode fazer neste blog já que todos os respeitam. Por isso, acho que tiraste conclusões erradas, aliás como penso que muitos o fizeram e que espero que comecem a ficar esclarecidas.

    ResponderEliminar
  23. A título de curiosidade, deixo-vos uma apreciação ao Ernesto Farias, feita pelo Luís Freitas Lobo, em Setembro de 2003, na altura ainda a jogar no Estudiantes.

    "Um dos melhores pontas-de-lança do actual futebol argentino. Chamam-lhe El Tecla Farias. Estreou-se na primeira equipa do Estudiantes durante o Clausura 2000. É um goleador nato, com bom jogo de cabeça e muito oportuno dentro da área. Um nº9 de pura raça, que já esteve perto de rumar á Europa. Falou-se no Hamburgo, Bétis... Faz 24 anos no próximo dia 29. Para triunfar no futebol europeu parece necessitar, porém, de ganhar maior poder físico de choque, de forma a se bater nas duras marcações de que será certamente alvo, pois, com 1,82 m e 77 kg., não é nem um jogador possante, nem um avançado esquivo. No Estudiantes, em 4x4x2, joga apoiado por Maggilo, que já conhece todos os seus movimentos, revelando-se muito perigoso nas diagonais."

    ResponderEliminar
  24. Acho que não vou acrescentar nd d novo ao que aqui já foi dito, mas a verdade é que, paesar de todo o esforço e garra com q joga, o Adriano não é de longe o ponta de lança titular duma equipa com a ambição do porto!!
    Marcou mts golos, muitos deles decisivos, sem dúvida, não é falta de gratidão mas puro realismo..
    Se Farias é ou não o ponta de lança de que precisamos não sei, tem currículo isso sim, pelo menos não são só videos n youtube cm outros q foram contratados (sem duvidar da qualidade desses tb)!
    O assunto Lisandro não deve tb ser esquecido, pq não o colocar a ponta de lança??acreditava mais nesse do que qq um dos que lá estão..
    a ver vamos, pelo menos não foi uma contratação às escuras!!

    O nosso plantel parece ser bom sim mas não se esqueçam de que precisamos de um jogador que faça bem a ligação defesa ataque, um bom médio ofensivo, leandro lima parece bom mas é mt piqueno!temos de acreditar no Sr Professor eheh

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  25. Renteria:
    Tenha paciência. O empréstimo é boa opção e para o próximo ano já temos avançado.

    Tarik:
    Tenha paciência. No Porto não gostamos de extremos (daqueles rápidos que vão à linha cruzar... brr, que horror!). Preferimos os que viram o jogo para dentro e perdem a bola. Dá mais emoção.

    Tecla Farias:
    Tenha paciência. Na Europa é diferente. Este ano é para apanhar bonés. No próximo...no próximo...

    Adriano:
    Tenha paciência mais uma vez até que se descubra outra vez que não temos ninguém melhor para o lugar.

    Portistas:
    Tenham paciência. Jesualdo continua a ser o treinador, portanto baixem as expectativas.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  26. luis filipe: tenha paciência, a época ainda agora começou.

    ResponderEliminar
  27. Luís Filipe,

    tenha paciência...é que não há paciência...

    ResponderEliminar
  28. Acho muito interessante que opiniões dadas aqui por uma voz sobejamente conhecida embora fugaz, são sentidas por mim como vindas de quem tem uma aguda visão futebolística. Eu comecei -confesso- a jogar futebol como avançado o "mais avançado possível que pudesse" para não incomodar os outros, porque não sabia dar um chuto de jeito e quem tinha "estas qualidades" era lançado pelos demais positivamente às feras..."Anda, vai lá para a frente e corre, CORRE CARAGO, CARAGOOO!..."
    -Depois lá fui lenta e progressivamente aprendendo a dominar a "chicha" e ao mesmo tempo que a conhecia melhor fui recuando, ponta direita, ponta esquerda, lateral direito, quarto defesa, cheguei a ser ainda guarda-redes quando era preciso, porque me achavam desmiolado o suficiente, para me lançar sem pestanejar qual maluquinho, aos pés daqueles matulões enormes e brutos que nem cepos. Como decerto perceberam se comecei a servir em qualquer lugar,é porque não era nem fui exímio em nenhum deles. Como vocês não me conhecem posso confessá-lo à vontade...Não quero também estar aqui a puxar o saco da Cat, mas que ela percebe de bola é mesmo verdade, no meu tempo Catarina, serias treinadora "de caras" porque jogar naquela época não te seria possível, ali no campo só para machoMen's, ainda que mariconços...Também estou como tu, acho que o Lisandro é um avançado concretizador e não tanto um construtor que joga nas laterais esquerda ou direita como o têm consecutivamente colocado em campo. É um avançado mais livre, não muito fixo na área, um segundo ponta de lança com mobilidade e muito oportuno, excelente pé direito e razoável jogo de cabeça, creio que complementará muito bem um Edgar ou um Farias, embora me pareça ter o Edgar características de avançado mais fixo no terreno e o Farias se aproxime mais do estilo de jogo do Lisandro, mais livre e mais rápido. Creio que jogaram ambos na mesma equipa e fizeram-no simultâneamente...O Adriano é merecedor de toda a minha simpatia, é um lutador, jogador esforçado sem grande físico para o ajudar nas tarefas de desgaste dos centrais, bom cabeceador, não é muito perdulário é certinho, ao contrário do Postiga que é capaz do melhor e logo a seguir do pior, será portanto, uma alternativa muito credível em qualquer jogo a realizar especialmente no Campeonato Nacional e volto a repetir quatro avançados não são demais, o Renteria deverá ser quanto a mim o sacrificado por uma questão de "experiência". Vai ter que rodar um ou dois anitos para levar no osso e aprender a soltar a bola. Estou com o Quintino os jogadores são como os melões, só depois de abertos se sabe serem bons ou intragáveis, mas o Farias tem referências seguras e conhecidas, acredito nelas e nele... Para mim o Plantel seria:
    Helton, Bruno e Ventura; Bosingwa, Fernando, Fucile, Mareck, Bruno Alves, Pedro Emanuel, João Paulo e Stepanov; Paulo Assunção, Raul Meireles, Bollati, Lucho Gonzalez, Luis Aguiar, Leandro Lima e Kazmierczak; Jorginho, Lino, Lisandro Lopez, Quaresma, Mariano Gonzales, Ernesto Farias, Adriano, Helder Postiga e Edgar. Jorginho e Lino seriam dois extremos construtores um pela direita e outro preferencialmente pela esquerda, mais Quaresma, Mariano Gonzales e Lisandro e os restantes seriam a artilharia mais pesada que pudéssemos pôr! Para além de pontas Lino e Jorginho poderiam fazer o meio campo na esquerda e na direita alternadamente. O campeonato é longo e toda as possibilidades ficavam cobertas. Faltam ainda dois ex-júniores Rui Pedro e Castro...E vão...Vinte e nove! Mas é preferível estarem connosco do que no Leixões onde são mal tratados só por serem dos nossos quadros!

    ResponderEliminar
  29. "Com Açúcar, Sal e Pimenta Todos Podem Lamber a Venta..."

    Episódio 3º
    Nota introdutória:
    «A PSP está a proteger, desde hoje, e de forma permanente, a ex-companheira de Pinto da Costa a pedido do Ministério Público de Lisboa, disse hoje à Lusa fonte conhecedora do processo. A fonte adiantou que Carolina Salgado será, desde hoje, acompanhada por elementos do Corpo de Protecção Pessoal da PSP, que a seguirão nas suas deslocações e farão vigilância à porta do apartamento onde vive na Rua Clube de Caçadores, em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia. Uma outra fonte adiantou à Lusa que a irmã de Carolina, Ana Maria Salgado, também pediu protecção policial, através do procurador do Ministério Público do Porto, Almeida Pereira, mas esta não lhe foi concedida. Esta rejeição não terá agradado ao magistrado que teme que Ana Maria seja pressionada enquanto testemunha do processo Apito Dourado, relacionado com alegada corrupção no mundo do futebol.»
    Retirado do Jogo do dia 23/07/2007.


    -Como vêm à Carolina que tentou esmifrar o Bexiga, roubar o Pintinho vendendo os seus bens e demais tralhas ao Orelhas, destruir o escritório do Advogado Lourenço Pinto à Rua de Ceuta no Porto com Molotov's e lançar chamas à casa de Fernando Póvoas para "cozinhar" lá dentro Pinto da Costa & Cª, decidiu a PJ proteger o corpinho, para ela poder continuar a fomentar o terror no Norte do País...À gémea Ana Maria entenderam não ser necessário tal aparato pois a rapariga é Bipolar e portanto terá capacidades acrescidas, supomos...Ou então estarão à espera que algum "biltre" ligado à horda dos seis milhões -e são muitos aqui pelo Porto e redondezas- a faça desaparecer ou intimide sériamente, mas isso não tem qualquer importância...Assim vai a Justiça neste País de Bananas à Beira Atlântico plantado,o que é preciso é conseguir "resultados satisfatórios" em tempo útil! Sinceramente valha-nos Jesus Cristo que este País está todo roto e mal nutrido de consciência ética...Pensava eu que era perigoso viver na Colômbia, que era na América dos anos sessenta que os Negros ainda eram segregados e que vivíamos num País de Direito mas estou estupefacto...Então a "Big Juíza" não quer saber dos comentários de testemunhas directas dos factos que estão na ordem do dia e ainda lhes põe um Processo em cima, assim como quem diz cala-te rapariga, senão levas no focinho! Está bom está, se estivéssemos em Angola ou em Cuba a culpa era do Marxismo-Leninismo e aqui em PORTUGAL de quem é a culpa? Será do Maoismo?...Xiu, que isto está mesmo preto!...Vem aí a lei da rolha, quem vai ganhar com tudo isto é o Ernesto Amorim da Vila da Feira...E que raio de "fonte" é esta que está sempre a jorrar para o mesmo lado? Será a fonte Luminosa, a fonte das Lágrimas ou a fonte das Sete Bicas? Então quem decide se a senhora Carolina que mora em Vilar do Paraíso -que eu saiba é em Vila Nova de Gaia ali mesmo ao lado do Porto- é a Polícia Judiciária de Lisboa? Será que os Judiciários do Porto são uns incompetentes? E o segredo de Justiça que é feito dele, será que se transformou num segredo de conhecimento público e constantemente actualizado?

    -À Liberdade e à Justiça:

    "Sorrindo para os meus olhos, com uns seios tão redondos como duas rosas cheias..."

    ResponderEliminar
  30. "Outro porMenor que até parece ser porMaior: se a Ana Maria é mentalmente instável como parecia fazer crer a DonaJM com aqueles gestos oscilantes dos punhos e com a sua relutância em ouvi-la, entendendo como tal não merecer a mínima credibilidade, para quê mover-lhe um Processo Judicial, quando o mais aconselhável seria ouvi-la, conversar amigavelmente com ela como faz com a irmã, nem é assim tão difícil, as gémeas são a cara chapada uma da outra, recomendar-lhe tratamento Psicológico ou Psiquiátrico adequado e até apoiá-la nesse esforço de conseguir o equilíbrio necessário a poder levar uma vida e a fazer um depoimento normal? Se a Ana é assim tão desequilibrada e a Carolina não o é porque esta merece toda a credibilidade Judicial, então como é possível que passem impunes -ou pareçam estar a passar- os crimes que ela -a Carolina- confessadamente cometeu ou incentivou? Há aqui qualquer coisa mal contada, muito mal contada e a cada dia que passa sem se fazer visivelmente nada para pôr cobro a esta peça de teatro, a Justiça afunda-se num lamaçal tremendo!"

    ResponderEliminar
  31. Meirelesportuense, meu caro, anda a tocar num ponto que também já em tempos aqui deixei no ar e que, penso, algumas pessoas interpretaram mal.

    E basicamente passa por isto: custe o que custar, seja com ou sem Carolina, alguém ligado ao Porto vai ter de ser condenado.

    Veja-se que processos arquivados são aparentemente reabertos com base numa única prova nova (1 depoimento testemunhal), que à autora confessa de pelo menos um crime em co-autoria nada sucede, que se passa uma esponja sobre muitas das outras escutas mas que aquelas que convêm ao andamento do processo num certo sentido são dadas à estampa (especialmente em dois ou três jornais), que se assegura protecção judicial a uma testemunha mas se recusa a mesma a uma outra que contesta aquilo que a protegida declara...

    Na altura até mencionei o caso italiano, tendo o Zé Luís, por exemplo, alertado que lá fora a justiça desportiva a funcionar. Aqui, penso, irão tentar ir pela via da justiça civil para, desta forma, conseguir que os prazos de prescrição sejam alargados por via das condenações nos processos crime. E assim, para além da condenação de Pinto da Costa, estaria aberta a porta à eventual descida de divisão do Porto.

    Esta é só a minha opinião, mas comecem a ver o que se passa e leiam as entrelinhas e depois digam algo.

    ResponderEliminar
  32. Quintino:
    Eu compreendo o ponto de vista exposto, mas a Justiça não pode participar numa farsa assim e os Tribunais devem ser espaços de legalidade. O Porto, melhor PCosta está bem representado, muito embora o próprio advogado dele já comece a ser atacado nos jornais -vide o Correio da Manhã- para tentar colar mais uma vez a imagem de desonestidade e utilização de processos obscuros ao NGP. Mas embora tudo isto me deixe apreensivo, revoltado talvez seja o mais correcto, continuo a pensar que a vergonha ainda mora em algumas pessoas com responsabilidade neste País e tudo irá ajustar-se como deve...O que é necessário é que o corpo jurídico que o acompanha, esteja bem consciente das dificuldades que tem de enfrentar, do Polvo que está envolvido nesta tremenda tramóia e não perca nunca a perspectiva dos trâmites que forem necessários utilizar.Mesmo maldizendo muitas vezes a mentalidade deste Pobre País, continuo a acreditar do fundo do coração, na boa vontade deste Povo tão maltratado! Se não fosse assim como poderia justificar a minha própria existência? Não sou propriamente um corpo estranho, embora em muitas luas e sóis estranhe este Corpo que integro!

    ResponderEliminar
  33. Porque eu já nem quero comentar a posição de MJM que está claramente comprometida em tudo isto e na mecânica utilizada -bem dizia o LFV que estava a tratar das coisas por outro lado- não me merece mais aceitação não porque seja Bipolar, mas porque é apenas um Pólo que ela pretende alcançar e está bem claro qual é esse Pólo...O que eu estranho é que o Corpo mais elevado da Magistratura não tenha ainda posto em causa a presença da própria MJM neste Processo, atendendo às ligações familiares fortes e constantes com uma das partes em presença!
    Porque não venham com conversas tontas, está aqui em confronto um autêntico Porto-Benfica a decorrer fora dos relvados, em que o Sporting espreita atento na bancada ou nos corredores do "Estádio" para poder dar a sua bicada final!

    ResponderEliminar
  34. «O camisola 20 abandona ainda o Benfica com o currículo recheado de títulos, tendo conquistado um Campeonato, em 2004/05, uma Taça de Portugal, em 2003/04, e uma Supertaça, em 2005/06.»

    Leiam bem "recheado de títulos"!
    Estive a tentar ver a opinião colocada pelo "Mais Futebol", o tal do "portista" LFB, nada sobre isto! Bem sei que é cedo - são apenas sete da matina- mas para quem gosta de estar em cima dos acontecimentos e até antecipá-los???...Mas pronto, o importante é o Simão já ir à viola, vai para um "grande" de Espanha! OLé, OLé...Bai e Num Boltes Murcon...(grandeBlueBoy)...

    ResponderEliminar