18 julho 2007

Preparação

Genk 1-0 FCPorto
Bardas 15'

Equipa titular: Nuno, Lino, P.Emanuel, B. Alves (expulso aos 36'), Fernando, P. Assunção, R. Meireles, Kazmierczak, Jorginho, Adriano e Quaresma
Entraram: M. Cech, Bolatti, J. Paulo, L. Aguiar, Tarik, Edgar, H. Postiga

Resultados da pré-época
FCPorto 6-3 Tourizense SC Irene 0-10 FCPorto FC Den Bosch 0-4 FCPorto Genk 1-0 FCPorto
Lista de marcadores da pré-época
Postiga - 4
Adriano - 3
Quaresma - 3
Edgar - 2
L. Aguiar - 2
Lisandro - 2
Renteria - 2
B. Alves - 1
Tarik - 1

Chega Gonzalez
, sai Gonzalez

O 9º reforço do FCPorto desta época foi ontem apresentado oficialmente no site do FCPorto. Mariano Gonzalez, jogador emprestado pelo Palermo e emprestado na última época ao Inter de Milão, vem cheio de vontade de ser campeão pelo FCPorto.
Quero ser campeão
«Estou certo de que os meus objectivos são comuns aos dos restantes jogadores do plantel. Quero ganhar o campeonato português e chegar o mais longe possível na Champions».
Estádio impressionante
«O presidente guiou-me numa visita ao estádio. É impressionante! É muito moderno e difícil de encontrar outro semelhante, pelo menos na Argentina. Não vai faltar motivação para jogar aqui.»
Adaptação fácil
«Joguei com o Lisandro, durante dois anos, no Racing Avellaneda e com o Lucho na selecção argentina. Creio que a minha adaptação vai ser fácil.»
In fcporto.pt

Lucho Gonzalez é que parece não ter qualquer vontade de ficar pelo Dragão ou pelo menos a sua vontade de rumar ao campeonato espanhol, mais concretamente a Valência, será maior que a de continuar de azul-e-branco, tal como podemos constatar através das suas declarações ao jornal espanhol Super Deporte:
«Se tudo correr bem, espero ir rapidamente para Valência»

15 comentários:

  1. Estive a ver com muita atenção o jogo e por uma questão de ironia quase Maquiavélica eu poderia admitir que estes jogos estão a ser conduzidos com a concordância do próprio FCPorto à boa maneira da arbitragem da Liga BWin. Acho que é uma forma inteligente de cimentar a solidariedade entre os jogaodres para poderem enfrentar as situações que vão continuar a manifestarem-se na época que vai abrir. Aparte isso o pormenor da cotovelada do BAlves era desnecessário. Os árbitros vão estar muito atentos a tudo isto e à primeira "cototocadela" lá irá jogador do Porto para a rua...O jogo foi completamente atípico para um jogo particular e o Porto aguentou razoavelmente a inferioridade numérica. Gostei de Bollatti, joga bem embora tenha de alargar a sua zona de intervenção. Joga bem e gostei do seu posicionamento sempre de cabeça bem levantada e gostei também daquela merecida entrada ao Belga...Mereciam muito mais...Com Lucho que espero não saia temos um meio campo muito bom! Paulo Assunção, Bollatti, Raul Meireles, Lucho e Kazmierczak. Jorginho dará tenho quase a certeza, um bom ponta direita. Na defesa gostei fundamentalmente de João Paulo e do Fernando embora considere este ainda muito tímido mas que tem qualidade lá isso tem...Na esquerda Lino é bom jogador e pode ser bem inserido num sistema táctico mais ofensivo como terá de ser o normalm ente utilizado pelo Porto. Na frente para além da estrela Quaresma, apreciei as qualidades de Edgar e o desperdício preguiçoso de Postiga. Tem que melhorar a concentração e temos ponta de lança...Falta ver até onde pode ir o Uruguaio Aguiar e os novos Gonzales e Lima...Nuno esteve também muito bem.E falta Lisandro Lopez....

    ResponderEliminar
  2. finalmente, futebol...
    finalmente! depois de um suplício de rumores, boatos&previsões quase astrológicas de um mercado de transferências que acaba sempre por me deprimir com o seu cinismo...
    finalmente! depois de ter conseguido ver apenas um resumo dos outros jogos de preparação do porto, tendo do outro apenas sabido o resultado.
    finalmente! vê-los calçados, a pisar o relvado, a correr, a rematar... ver as caras novas (ainda) no equipamento antigo, e não a desembarcarem no aeroporto.
    assim sim!:)
    interessa-me pouco o resultado, como me interessavam pouco os resultados anteriores... queria, isso sim, apreciar os novos jogadores. deu para muito pouco, como é claro. deu até mais para avaliar a forma dos antigos (grande Quaresma, Bruno Alves imperdoável, Postiga... que dizer?, old habits die hard, a mesma ineficácia de sempre) e matar saudades da força do olhar do Pedro Emanuel quando veste aquela camisola.
    dos novos... Bollati está muito preso, passava sempre a bola ao jogador mais perto: falta-lhe (muito!) entrosamento com a equipa... mas há ali qualquer coisa que promete. Luís Aguiar tem raça de dragão:) quanto à técnica, teve alguns bons pormenores, falta provar noutros campos... mas o querer jogar está lá. é muito mais ofensivo do que Bollati (que me parece um trinco tradicional), é atrevido, é bom nas bolas paradas... temos homem!:) Fernando muito estável, deve ser um jogador seguro. Lino esteve discreto, não se atreveu muito mas também não comprometeu. Tarik (eu sei que este não é novo, mas está a lutar por um lugar na equipa como os novos) chegou este ano cheio de vontade de conquistar um lugar ao sol... a ver se atina melhor com o seu caminho. Kazmierczak (ainda não consigo dizer o raio do nome do homem sem me engasgar 3 ou 4 vezes pelo caminho:)) deixou vontade de ver mais. no geral, gostei do que vi.

    salivei: quero mais!:)

    uma nota quanto ao árbitro: muito caseirinho, culpa dele um jogo amigável ter descambado numa violência absurda e injustificável. entradas duras, que podem comprometer a integridade física de jogadores, indisciplina e muita confusão (tudo situações em que, para meu desgosto, alguns jogadores do porto alinharam... assim não, rapazes!). por um lado é bom... é bom que o FCP não perca o hábito de ser prejudicado... afinal, adivinha-se outra época de pressão sobre os árbitros e clara manipulação contra nós. que seja: a vitória, no fim, saberá melhor!:)

    ResponderEliminar
  3. Boa apreciação e quase concordante com a minha, mas chamares -Catarina- "caseirinho" ao árbitro é muito pouco, o adjectivo mais adequado é "caseirão" até ao tutano e com letras muito gordas...Nada que um "bom benfiquista" e "bom chefe de família" não aprecie...As faltas sempre negligenciadas aos da casa e punidas com muito rigor aos de fora é sintomático de um sentido ético muito pouco recomendável. Nada que não percebamos quando os rigores "xenófobos", têm oportunidade de se manifestarem...Sinceramente, tinha uma vontade enorme de estar ali e entrar a varrer sobre o árbitro...Depois que se fosse queixar à FiFa...Então na expulsão do Bruno ele estava mesmo ali e foi perguntar ao juiz de linha o que tinha acontecido -foram três, dois, um?-, quando todos vimos o Bruninho ser despejado para o relvado mesmo nas suas barbas! É por isso que eu detesto o Negro. Morte, Fascismo, Obscurantismo, Noite, Infelicidade, Mau Tempo, Ignorância, Arbitrariedade...Chega???...CHEGA, para mim até sobra!

    ResponderEliminar
  4. Só pude ver a 1ª parte do jogo,mas deu para ver que o professor Jesualdo tem apostado(e bem )na estrutura base do ano passado, apesar de ter treinado o sistema 4*4*2 ,que na minha opinião até funcionou bem.
    Relativamente aos reforços, Fernando esteve seguro a defender,o Kaz é possante e é uma mais valia no meio campo e acho que o Lino tem falta de velocidade no que toca a defender.
    Boa exibição do Quaresma e falha grave de P.Emanuel no lance do golo do adversario.
    De referir que a arbitragem foi vergonhosa, tendo ficado tres penalties por marcar na 1ª parte a nosso favor e pelo resumo mais um na 2ª parte...até fez lembrar o Lucilio Calabote(...) Faltas ,agressões e claro um homem não é de ferro e o Bruno Alves passou-se e foi bem expulso ao contario de alguns belgas que se fartaram de dar fruta em especial ao Quaresma.
    Muito feio mesmo...mais valia ter acabado o jogo ao intervalo..
    Isto ainda é o começo e deixa bons indicios para a epoca, no entanto precisamos de um central de categoria.
    Ah.. e o Lucho esta praticamente vendido..Quase 80 Milhoes de Euros em vendas que são para?...
    Cumprimentos do louro

    ResponderEliminar
  5. «Primera | Valencia
    EL VALENCIA LLEGA A LOS 18 MILLONES DE EUROS POR LUCHO GONZÁLEZ

    Los derechos federativos del jugador los comparte el Oporto y Global Soccer. En su día ambas partes acordaron que a partir de 12 millones de euros, la mitad de lo que se sacará de más sería para Global Soccer.
    Los derechos federativos del jugador los comparte el Oporto y Global Soccer. En su día ambas partes acordaron que a partir de 12 millones de euros, la mitad de lo que se sacará de más sería para Global Soccer. En el caso de que aceptaran vender a Lucho González al Valencia por esos 18 millones de euros, 15 millones serían para el Oporto y tres para la empresa.»

    Esta é uma notícia do Jornal espanhol "Diário Às" o que equivaleria a uma venda global de 30 Milhões de Euros em condições normais. Assim será só o Porto a lucrar a fatia de Dragão...12 Milhões -valor mínimo aceitável pelo Clube- mais 50% do restante valor do acordo, como eles já vão nos 18 seria 12+3=15 Milhões...É caso para eu poder dizer com muita certeza: negócios destes a mim não aparecem...Que fazer?...

    ResponderEliminar
  6. gostei das porradas do Kaz ( sempre é mais fácil tratá-lo assim ), e do Bollatti.

    A equipa ainda está muito presa, mas gostei do que vi. Parece-me que vamos ter Luis Aguiar e o Bollatti precisa de se soltar mais.

    Sábado, estaremos lá todos a ver, que saudades.

    Agora aquele árbitro, até dei comigo a insultá-lo em voz alta frente à tv, uma coisa que muito raramente faço nos jogos do campeonato, as pessoas de casa até diziam " ele está doido", fiquei mesmo irritado com o homem.

    ResponderEliminar
  7. gostei das porradas do Kaz ( sempre é mais fácil tratá-lo assim ), e do Bollatti.

    A equipa ainda está muito presa, mas gostei do que vi. Parece-me que vamos ter Luis Aguiar e o Bollatti precisa de se soltar mais.

    Sábado, estaremos lá todos a ver, que saudades.

    Agora aquele árbitro, até dei comigo a insultá-lo em voz alta frente à tv, uma coisa que muito raramente faço nos jogos do campeonato, as pessoas de casa até diziam " ele está doido", fiquei mesmo irritado com o homem.

    ResponderEliminar
  8. Nao tenho comentado porque nao tenho tido muito tempo, mas principalmente por ler tanta parvoice junta nos jornais que mais vale a pena a poeira cair e depois falarmos.

    Muito boato e muita mentira como é costume.

    Acho que esta na hora de escreverem uma cronica sobre as seleçoes jovens portuguesas.
    Pelo menos enquanto a época nao começa a sério, para pelo menos fazer ouvir a voz dos Portistas nesta vergonha que se passa nas seleçoes jovens.
    Estive em alguns dos estadios canadianos onde se realizou o mundial de sub20 e, meus amigos, perdemos mais uma grande oportunidade de conseguir um resultado historico.
    Muitas equipas fraquissimas e os jogadores de classe foram raros.

    Couceiro diz que nao se demite.
    A questao nao é perder, mas antes como se perde.
    Numa seleçao que tem a base da equipa campeä da Europa de sub17, vemos uma equipa desgarrada, sem cultura tactica nem preparaçao fisica.
    Jogadores com tiques e atitudes de estrelas, sem mentalidade competitiva.

    No ultimo jogo, aquando da entrada da equipa Chilena, os jogadores agradeceram a todos os sectores do estadio onde se encontravam Chilenos.
    Quando a equipa portuguesa entrou, parecia uma parada de estrelas arrogantes. Nem para a bancada olharam. Bancada essa, note-se, com milhares de portugueses que aplaudiam a entrada dos seus jogadores.

    Exibiçao humilhante e atitudes de meninos mimados bem à imagem das nossas seleçoes. Couceiro nao tem mao na equipa e, pior do que isso, temos jogadores bem melhores em Portugal que nao viajaram para o Mundial porque as convocatorias nao sao isentas.
    Que saudades do Prof. Queiroz.

    Repare-se:

    Ultimo jogo de apuramento na França ha 4 anos: 'Meninos partem por completo balneario, apos vitoria sobre os Franceses'.
    Na chegada ao aeroporto, José Romäo responde:' Quem é que ia dizer que os rapazes tinham tanta força quando atiraram o massagista pelos ares?'. Enfim...

    Jogo particular com a Espanha em Guimaraes: problemas no balneario levam a suspensao de jogadores.

    Europeu de Sub 21: Treinador passa o Europeu na bancada, por castigo, a dizer mal de tudo quanto é arbitro sacudindo a agua do capote a cada pergunta de cada jornalista portugues. Conclusao: é incompetente e nao sabe perder.

    E é precisamente esta maxima que passa para os sub 20 semanas depois: sao incompetentes, mal preparados e nao sabem perder.

    Nao quero recuar aos tempos de Saltillo, mas o que é facto é que esta chusma de meninos mimados continua impune e näo ha medidas exemplares por parte dos responsaveis federativos.
    Nao ha exemplos.

    Sera caso para perguntar: Onde esta o XEFI de todas as seleçoes?
    Onde estao os responsaveis?
    Onde esta a explicaçao de todas estas vergonhas e estes resultados abaixo do obrigatorio?

    A passagem de Queiroz pelas selecçoes faz-me lembrar a de Mourinho pelo Porto. Lufadas de ar fresco.
    Agora estao os dois fora de Portugal, nao so pelo dinheiro mas também por uma questao de sanidade mental.

    Parece que foi ontem que ouvi Queiroz dizer que era preciso varrer o lixo existente na federaçao.
    Pelos vistos o lixo continua, e até faz reunioes com pneus sobre assuntos que ja cheiram mal.

    Agora os jogadores:

    Falaram dos Chilenos Alexi e do Vidhangossy, o primeiro é muito bom jogador (à imagem do Vidal, defesa), o segundo é rapido no drible e segura bem a bola mas é muito fragil fisicamente.

    O Adu é um jogador com enorme margem de progressao. Tal como o Aguero e o Giovanni Dos Santos, mas este ultimo ja é do Barcelona.

    O Piqué é um central a ter em conta e acho sinceramente que o Porto deveria recruta-lo segundo a clausula assinada com o Manchester no contrato do Anderson. Muito possante e tecnicista. Um central cheio de classe que vai dar que falar.

    O Lima que vem para o Porto é muito bom técnicamente e é solidario em campo mas parece muito pequeno. Nao vai chegar aos calcanhares do Anderson, isso é certo.

    E por favor, deixem-se de comissoes e deem uma chance ao Bruno Gama. Se for bem trabalhado fisicamente, pode vir a ser um grande jogador.
    O Coentrao foi uma bela contrataçao do Benfica. Se continuar humilde vai dar que falar.

    Agora espero que o Lucho se ponha a andar e que os reforços que estao para vir sejam jogadores de classe mundial, porque 70 milhoes de encaixe teem que dar para alguma coisa.

    Defendo sempre o Pinto da Costa, meu grande Presidente, mas nas ultimas semanas deveria ter estado calado, quando disse que nao saia mais ninguém.
    Se ele nao tem o poder de controlar quem sai (e é normal que nao o tenha em determinadas circunstancias), deveria calar-se.
    Porque quando fala, os Portistas ouvem e querem saber a verdade.

    ResponderEliminar
  9. Ainda sobre Lucho, a "Marca" dá uma versão que altera em muito o sentido da negociação:

    «El acuerdo entre Oporto y Global Soccer Agencies establece que el club portugués sólo podrá rechazar cualquier oferta superior a 12 millones de euros en caso de que pague a su socio la mitad de la cifra que supere ese valor. En el caso de esta oferta del Valencia, el club dirigido por Nuno Pinto da Costa debería abonar tres millones de euros a Global Soccer Agencies, cifra que podría forzar al Oporto a aceptar la propuesta del club español.»

    Se bem percebi e o Espanhol não é o meu forte confesso, o Porto nunca poderia recusar uma oferta que apresentasse valores superiores a 12 Milhões, isto faria com que a surgir uma prop. que colocasse nem que fosse apenas mais um milhão teria que ser aceite pelo nosso Clube ou então o Porto teria que pagar à "Global" 50% dessa diferença, neste caso muito académico, 500 mil Euros só para continuar a manter consigo -connosco- o Lucho. Mas a leitura pode ser substancialmente diferente: se 50% da proposta apresentada for superior a 12 Milhões o Porto não a pode recusar! Isto significaria que tudo o que subisse acima desse valor seria apenas lucro acumulado. Falta saber é se a "Global" está apertada e pretende realizar capital no imediato e assim a primeira hipótese - colocada pelo jornal "Às"- teria mesmo algum cabimento e faria realmente sentido!

    ResponderEliminar
  10. «O Lima que vem para o Porto é muito bom técnicamente e é solidario em campo mas parece muito pequeno.»

    Não sei se leste Soren, a entrevista do David Luís dada ontem ou anteontem à Bola. Se leste perceberás que a solução para o problema que apontas, passa por "colocar de molho" o Leandro durante dois meses seguidos e depois é só "renovar completamente" o guarda-roupas do rapaz...

    ResponderEliminar
  11. Soren,esta é a notícia a que me refiro:

    «Benfica - David Luiz
    "Cresci 17 centímetros em apenas dois meses"
    "Tinha 16 anos, era pequeno e franzino e jogava habitualmente como número 10, precisamente por ser rápido e muito ágil, mas depois fracturei um pé e estive mais de dois meses sem jogar. Foi nessa altura que cresci e passei a calçar quatro números acima, do 39 para o 43."»

    ResponderEliminar
  12. Meirelesportuense, caro amigo, do que eu sei, a sua interpretação mais recente do contrato entre o Porto, Lucho e a Global é mesmo assim: acima de 12 milhões de euros, o Porto paga 50% da diferença em relação à proposta que recusa. Ou seja, as suas contas estão certas.

    Quanto ao Lucho propriamente dito, eu hoje ouvi declarações dele à Antena 1 em que ele se limita a dizer que sabe do interesse do Valência, que até lhe pode agradar mas que está muito bem no Porto.

    Daí até andarem já a crucificar o jogador, vai um enorme passo.
    Pessoalmente, prefiro um como o Lucho (que, volto a repetir, passou meia época a jogar em deficientes condições físicas sem ninguém lhe ouvir um queixume que fosse) do que um como o Postiga que, viu-se ontem, mantém a aposta naquele ar "blasé" de quem anda ali como se estivesse na Foz ou nos Campos Elíseos a passear.

    ResponderEliminar
  13. Sejamos isentos: julgo que em nenhuma partida oficial durante a epoca que se avizinha, o Porto terá algum vez uma arbitragem de tal forma tendenciosa e falsa.
    Como é possível um jogador manter a serenidade, depois de lhe ver serem roubados vários penalties (um deles aos 8 minutos, com expulsao imediata do guarda-redes), várias entradas violentas, e um pacto do árbitro com os jogadores da casa, pois sempre que sofriam ou faziam uma falta, atiravam-se 5 ou 6 de uma vez para o jogador portista envolvido no lance, sendo que em alguns casos houve mesmo agressão..naturalmente não vista pelo árbitro da partida.. Miserável!
    Em muitos anos de futebol, muitos anos de pré-epoca, nunca vi uma arbitragem deste nivel.. julgo que o Porto deveria repensar as suas pré-epocas, quiçá manter-se em Portugal, e defrontar equipas portuguesas (quanto muito, trazer as equipas estrangeiras cá a Portugal).

    Segundo ponto, o défice físico dos jogadores portistas. Com menos tempo de preparação, num fase crítica que é o final de uma altura de treinos bidiários de grande intensidade, o Porto defrontou uma equipa bem mais preparada, que vai disputar a pré-eliminatória da liga dos campeões (deus queira que passem, e que o Porto os apanhe na fase de grupos, para que este belgas toscos aprendam a lição).
    Agora imaginemos o Porto a ver hipotecadas as hipoteses de matar o jogo bem cedo, altura em que exerceu maior pressão sobre o Genk, e à medida que as pernas vão faltando, o árbitro ajuda à festa. É complicado manter a calma, se bem que uma atitude como a do Bruno Alves seja sempre incompreensivel!

    Abraços,
    Visitem: http://jogodearea.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Estou de acordo com o resumo da Catarina (benvinda de volta miúda), tanto em relação à silly season como em relação ao jogo, mas o que diz o Rzamith (seja bemvindo ao blog) tem toda a razão de ser. FOi quase impossível o FCPorto fazer um jogo melhor com um árbitro destes. O FCPorto deveria realmente repensar os jogos que faz.

    A teoria do Meireles até é interessante e uma boa ideia sendo talvez a única boa justificação para ter um árbitro destes, mas o problema somos nós adeptos que nos passamos a ver injustiças como as que foram cometidas ontem, já nos basta o jogos em Portugal para isso. E foi apenas um jogo treino.

    De resto gostei muito do Fernando, do Lino e do Jorginho. Achei o Bolatti e o Kaz muito preso. Isto apesar de na segunda parte não dar para ver muito bem o desenvolvimento da equipa. Luís Aguiar tem garra e a técnica está lá, isso já são muitos pontos a favor dele. P.Emanuel precisa de muita competição e assim sendo ainda bem que o Stepanov está aí a chegar. BAlves, embora tenham existido várias incidências durante o jogo antes da sua expulsão, não teve desculpas para o que fez.

    Vamos com calma que isto foi apenas um jogo e ainda por cima muito peculiar.

    PS:Soren, tens toda a razão no que escreves, mas eu já não perco muito tempo com as selecções e ainda há dias já o Zé Luís tinha previsto e escrito um post que está mais actual que nunca em relação a esse assunto, podem lê-lo aqui: Cadê o chefi. Fica de qq das formas o teu excelente registo sobre as selecções jovens.

    ResponderEliminar
  15. Meireles, nao conhecia a entrevista, isso é interessante.

    Vamos ver como o miudo evolui.
    Técnica tem ele. Agora fisico e juizo ja nao sei.

    ResponderEliminar