30 julho 2007

Ponto da situação

Plantel 2007/2008
(33 jogadores)
Azul claro - Teoricamente o melhor onze do plantel (escolhas minhas)
Azul muito escuro - Jogadores que não deverão fazer parte do plantel
X - Jogadores que ainda estão de férias
O - Jogadores que não estão com o plantel

Jogadores emprestados
(30 jogadores)
S - Jogadores com 21 anos ou menos (23 jogadores)

27 comentários:

  1. Dessa lista deviam rescindir com: Mareque, Leandro, Ezequias, Paulo Ribeiro, Sonkaya, D.Valente e Alan, no minimo com estes.

    ResponderEliminar
  2. hmm... esse plantel é uma bela de uma dor de cabeça no que toca a escolher jogadores para dispensa. o que é um excelente sinal, claro, mas eu não queria estar na pele do Jesualdo. assim à partida, quem eu não hesitaria em mandar arejar os neurónios pelo menos uma época seriam: Postiga, Pitbull, Bruno Moraes e Bruno Vale. de resto, e começando de trás para a frente... dos centrais, a ter que mandar alguém embora, seria o João Paulo. é, dos 4, o que me oferece menos confiança. apesar de ter a vantagem de poder desempenhar o papel de trinco, dado que temos muitos jogadores para essa posição, é uma vantagem bastante limitada... de resto, não mandava embora mais ninguém. o Fucile joga na esquerda ou na direita, pelo que ficamos com duas opções para cada lado da defesa... parece-me racional. passando ao meio-campo: ok, aqui tenho realmente dúvidas. esperava muito do kaz, que me têm desanimado: mostra uma apatia em campo que eu não lhe conhecia, parece desinteressado do jogo. a questão é: será simplesmente falta de adaptação? a ser esse o caso, mandá-lo embora poderá ser um erro... por outro lado, quer o Castro quer o Fernando agradam-me muito. é quase certo que o sacrificado aqui será Fernando, mas não sem uma certa pena minha: tem muita segurança e oferece muita estabilidade ao meio-campo. esperemos que regresse para o ano, mais maduro. manteria o bolatti e o Assunção, mas dando prioridade ao primeiro: joga mais solto e defende igualmente bem. manteria também o Lucho e o Meireles. para a posição 10, as coisas complicam-se... está fora de questão mandar embora L. Lima, Luís Aguiar parece ter muita raça, mas Jorginho mostrou no final da época passada que é capaz de muito... apesar de um pouco trapalhão às vezes (não o nego...) é combativo em campo e tem uma técnica invejável. enfim, não sei. nas alas manteria Quaresma, M. Gonzalez e Lisandro (se bem que continuo a teimar que a posição deste último é como ponta de lança...). na frente de ataque, ficaria com Farias, Adriano, Edgar e... Lisando:) (sim, eu sou teimosa:)). e pronto, tenho a minha lista de dispensas (quase) feita. mas confesso que é um processo doloroso, lá isso é...

    ResponderEliminar
  3. Para mim Bruno Moraes e Pitbull iriam para fora.

    Bruno Vale ia para emprestar e se Lucho ficasse Fernando era para emprestar, se Lucho for embora então deveria ficar porque gostei dele a jogar no meio campo.

    Postiga tentava arranjar um clube para ele, já que em ano de Europeu e com o banco como certeza, o seu amigo brasileiro fazia-lhe a cabeça e ele não era nada bom para o balneário.

    Rui Pedro e Castro como ainda podem jogar nos júniores ( digo eu, será verdade ? )ficam e quanto ao Jorginho também ficava com ele, e também com Tarik nem que seja para irritar alguns portistas...heheheeheh.

    ResponderEliminar
  4. e 30 jogadores para emprestar é...exagero, quanto dinheiro está ali empatado mesmo que 23 deles tenham menos de 23 anos.

    Mas aí a culpa é do futebol português, deveria haver ou um campeonato de reservas ou as equipas B deveriam, pelo menos, subir até à 2ª Liga.

    ResponderEliminar
  5. Do grupo dos emprestados ( 30 ), ficaria com uma meia dúzia,( Ibson, Barbosa, Machado e mais um ou outro ) o resto era para dispensar, estão em clubes menores e sem grande margem para progressão, não vão chegar a jogar no clube.
    Do grupo dos 33, emprestava o Bruno Vale que é um valor seguro que se está a perder !!!, o Pitbull está em processo de rescisão, o Fernando vai rodar,Moraes é recuperar e sair, os outros são difíceis de resolver - Tarik foi uma surpresa, Postiga é a velha incógnita mas prefiro-o ao Edgar,Jorginho é sempre útil, enfim, das boas dores de cabeça para o treinador.

    ResponderEliminar
  6. do plantel emprestava/dispensava Pitbull, Fernando, Bruno Vale, Boraes, Postiga

    28 jogadores.

    convido-vos a comentar as declarações do secretário de estado publicadas este sábado no Expresso.
    http://oantilampiao.blogspot.com/2007/07/o-combate-ao-doping.html

    ResponderEliminar
  7. bem , eu sobre dispensas , hum .... :

    Fernando é para emprestar , sem duvidas. Mostrou alguma qualidade mas tb demonstrou que não está ainda ao nivel de ser titular. Mt nervoso , mt falta de cultura tactica , etc. Alem disso , com tanta opcao para o meio campo , nao o estou a ver a tirar o lugar a bolatti ou assunção. A defesa lateral , tb nao tira lugar a bosingwa , fucile ou cech.

    Sobre postiga , é para sair. é um jogador com muita qualidade , mas claramente nao é um jogador á porto. a camisola merece-se e ganha-se , nao se exige só por que nasceu perto.

    Sobre edgar , nao gostei mt dele neste jogo , mas sempre fez mais que o postiga ( jogar atras , etc etc )

    leandro lima nao comento , é apenas a confirmação do que sempre disse.

    Lisandro gostava de o ver a jogar ao lado de adriano ou mesmo farias :)

    PS : alguem viu o jogo do benfica este fds ? eu espero mesmo que aquilo tenha sido por causa do calor e viagem , por que senao , meu deus , aquilo é mau demais ! deve ter sido o pior jogo de futebol que já vi. éra velocidade lento e parado , muito mau jogo.

    este porto está muito interessante ,sem duvida. ponto fraco é só mesmo a defesa. se o pepe ainda cá estivesse , apenas o ceu era o limite :)

    ResponderEliminar
  8. jogadores a sair, na minha opinião:

    Pitbull, Moraes, Fernando, Jorginho, Vale, Castro

    Como o técnico quer os 3 juniores, em vez de sair o Castro vai sair ou o Postiga ou o Tarik.

    Tenho uma opinião diferente do 11 inicial, mas penso que os reforços, excepto Leandro (que mostrou ainda pouco, mas mostrou o que ainda não se tinha visto nesta pr~e-epoca) e talvez Mariano, ainda não mostraram valor suficiente para tirar do onze Assunção, Emanuel e Adriano.

    ResponderEliminar
  9. - Aproveito este post do zirtaev para falar de Bruno Vale.
    Não percebo o que se passou.
    O Homem fez uma grande temporada no Estrela, foi considerado o sucessor de Baía, chamado à selecção...1001 elogios..

    e depois foi para Leiria onde foi suplente toda a época(?),nunca mais se falou nele, e nesta pré-temporada não está com o plantel nem ninguém faz ideia onde está,para onde vai...?

    Isto não é demasiado estranho?







    - Quanto ao plantel é ir à lista do Zirtaev e retirar dispensas certas como Bruno Vale,Fernando,Bruno Moraes,Tarik.


    Jorginho poderá ser dispensado pelo Jesualdo, mas eu dispensava era Luis Aguiar que é uma bela nódoa. Muito verde!!!

    Não gostei deste adiamento da chegada do Lucho....

    Se sair Lucho e ou Postiga talvez se compre(m) substituto(s).

    ResponderEliminar
  10. O plantel deste ano está com qualidade e como já disseram, Jesualdo ter uma óptima tarefa difícil. Mas, tendo em conta que que jesualdo só quererá 26/27 jogadores no plantel, alguém terá de sair e na minha opinião os jogadores que estão azul-escuro, isto já que o prof deve ficar com os 3 ex-juniores, serão os mais que prováveis candidatos:
    Pitbull
    B.Moraes
    B. Vale
    Tarik
    Fernando
    Jorginho

    Ainda existe a possibilidade de Postiga sair e acredito que nada será alterado.

    Se Lucho sair acredito que ou Fernando ou Jorginho fiquem na equipa. Não acredito que venha mais ninguém, penso até que algumas aquisições foram mesmo para colmatar a sua possível saída.

    O Luís Aguiar não sai, lembrem-se que ele foi emprestado por uma época e não é a rodar noutra equipa que se poderá saber o real valor dele.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Espero que este adiamento da chegada do Lucho não tenha água no bico ..

    em relação às dipensas, voto em:
    Fernando, Postiga, Moraes, Pitbull BVale e Moraes.

    Vai arrancar a http://fantasy.premierleague.com/
    para quem não conheçe e gosta deste género de Ligas aconselho uma visita.

    ResponderEliminar
  12. Emprestar um jogador como o Luís Aguiar não era desbaratar como andaram os adeptos a reclamar as férias todas ?
    E quem o quer ver embora são aqueles que diziam que o FCP só desbarata dinheiro ?

    de facto, como diz o outro,não há paciência.

    Um jogador com 20 e poucos anos, que está em clara adaptação a um campeonato muito diferente, a um sistema onde ele é apenas mais um e não a vedeta principal, e vem por empréstimo sem obrigação de o comprarmos, não percebo o porquê de quererem que ele seja dispensado.

    ResponderEliminar
  13. Estou como tu dispensava o João Paulo que é um cêpo do caraças, o Pedro Emanuel é que tecnicamente evoluido assim como o Bruno Alves, o Lucho Gonzalez porque joga com as mãos nos bolsos e isso no futebol não se faz, até porque os calções de futebolistas não deveriam ter bolsos nem carcelas rasgadas para evitar tentações, mesmo assim ainda há alguns que "vão lá mexer no que está quieto" sem qualquer pudor, o Quaresma que tem a mania de fintar tudo e todos e depois mandar a bola para a bancada, o Helton porque é quase preto e tem uns lábios inferiores muito salientes tipo Papua da Guiné, o Paulo Assunção porque está sempre ali no meio campo e o futebol tem que ser total e jogado em todo o campo, o Adriano porque é feio como o carago até me assusta, o Tarik porque não simpatizo -para além de também não ser muito giro- com aquele corte de cabelo à anos setenta, o Kazmierczak porque é Polaco e da Polónia só gosto do Solidariedade, o Leandro Lima porque é pequenito é russo e não marcou nenhum golo ainda, o Mariano Gonzales porque já temos outro Gonzalez e termos dois é uma grande confusão, o Fucille porque é defesa direito e deve jogar na esquerda logo vai ficar desadaptado, o Luís Aguiar também para que o Fucille não vá sozinho para casa, só ficava com o Bosingwa mesmo com aquela vosinha de cana rachada, porque tu gostas dele a pacotes e o Lisandro porque é o teu grande amor e isso é intocável! Todos os outros são dispensáveis porque não sei nada deles!

    ResponderEliminar
  14. Penso que a equipa está bem montada e equilibrada..Podemos ter 2 esquemas de jogo e teremos bons resultados: 4x3x3 3 o 4x4x2...O Kaz tem sido uma desilusão, pois é muito lento e não se adequa o 1º esquema...Temos que dar tempo ao tempo...
    O problema são mesmo os jogadores excedentários pois se ganharem em media 10000€ são 300000 € por mês, se multiplicarmos por 12meses dá 3600000€...Enfim é mt desperdício de €€€€...Rescidir com os estrangeiros seria a solução ideal....

    ResponderEliminar
  15. O Meirelesportuense está com a veia toda!
    Não faço a mínima do que vai suceder em matéria de dispensas. Bruno Vale, Lino, Bruno Moraes, Pitbull, Postiga, Rui Pedro, Tarik, Jorginho: nomes a considerar?

    ResponderEliminar
  16. Quintino, Bruno Alves é melhor rodar mais um ano e porque não no Leixões embora eles não nos gramem, era uma boa lição a dar aos Leixonenses/Benfiquistas/Sportinguistas que lá existem...Bruno Morais depois de recuperado deve ser convidado a convidar o Pai a angariar Clube para o filho...Pitbull creio que já está no Leixões ou não? Se não então que vá engrossar a nossa quinta coluna em terras de Matosinhos...Aos outros mantinha-os todos até Janeiro época de novas transferências e aí definia de modo absoluto o plantel até para evitar qualquer contratempo que possa surgir e não existirem soluções. A única razão que eu contemplaria com bons olhos seria a vontade expressa de um ou outro jogador em sair, agora parece-me, repito parece-me existir um grande ambiente de equipa e a saída de algum pode desequilibrar.Tenho que me redimir e dar a mão à palmatória: o jogo de sábado mostrou-me as reais potencialidades do Postiga, excelente no jogo aéreo, aquele toque é de classe revela escola e é melhor não arriscar com um outro qualquer que será sempre uma incógnita. Adriano, HPostiga, Edgar, Farias e Rui Pedro. Lá para o fim do ano se verá melhor, mais amadurecidamente.

    ResponderEliminar
  17. Estou a ver que o Meireles não dispensava ninguém. Caro Meireles, quem disse que só queria 26 ou 27 jogadores foi o treinador e ainda lá estão 33. Alguém tem de sair. Aliás, não há treinador que consiga trabalhar em condições com mais do que esse numero de jogadores.

    Ricardo a tua questão é pertinente, mas acredito piamente que a média andará muito longe dos 10.000 euros de que falas. Repara que a maior parte são ex-juniores formados no clube que não ganharão mais de 2500 euros. Que a média seja 5000 euros (que acho muito) são apenas 30mil contos mês, o que para tantos jogadores não é muito e se pensarmos que alguns deles podem vir a ser grandes jogadores no futuro... Tem de ser mesmo assim que tem de funcionar.

    Um abraço

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Adoptei uma máxima: o treinador que se preocupe com as dispensas.
    Afinal, também lhe pagam para isso.
    E tendo já conseguido mandar de volta o Mareque e o Renteria - contratados sob o seu consulado - sem que se tenha visto grande incómodo, também há-de arranjar forma de nos convencer que as suas opções são as mais acertdas.

    ResponderEliminar
  19. Ó Zirtaev, falava alguém aqui neste espaço que queria muito o Flávio Coentrão, pergunto eu para quê, temos um Flávio Ervões que segundo o nome, cobre todas as hipóteses aromáticas e dispensamo-lo assim sem mais ao Esmoriz...Quanto ao número de jogadores 27 ou 33 é quase a mesma coisa, 11 para um lado 11 para outro e mais 11 para as substituições 5 para uns e 5 para os outros, sobra um guarda redes que tanto pode fazer um como outro lado

    ResponderEliminar
  20. Zirtaev, não estou contra a aposta nos jovens portugueses...
    Alguns ganham BEM MAIS do que 5000€...São jogadores internacionais e na formação também há boas comissões..Há juvenis a ganhar 5000€ com 16 anos chegando a juniores devem ganhar um pouco mais ou não?Alan, Tarik,MAreque, leandro, Ezequias, Bruno Moraes Sonkaya devem ter um salário médio acima de 40000€, fora outro tipo de despesas, ainda que os clubes onde estão poderem pagar parte dos seus salários, são custos que poderiam ser minimizados pelo nosso cuble, evitando ter 60 atletas sob contrato...Mas que apostas é que temos tido dos nossos jovens valores?
    É logico que nós adeptos do Porto desejamos vencer sempre e, por vezes, não temos paciencia para ver novos valores despontarem...
    Queremos vitorias ou apostas em jovens? Eu digo podemos ter as duas coisas, pois temos uma boa formação...Tivemos no ano passado uma equipa de iniciados fortíssima e uma de juniores que conseguiu ser campeã...A equipa de juvenis também será forte este anos...
    Zirtaev o teu(permite-me tratar-te por tu) trabalho é excelente, mas poderias divulgar o futeboljovem da nossa equipa

    ResponderEliminar
  21. "A Fiorentina não terá desistido de contratar Ricardo Quaresma e estará disposta a aumentar o valor da proposta feita ao FC Porto, chegando aos 20 milhões de euros"

    O Quaresma não deve sair por menos de 30M!! neste momento sair o quaresma é pior que um "pesadelo" (onde é que já ouvi isto) eheh

    Espero msm que esta notícia não passe de uma piada de mau gosto e que o porto não perca a cabeça e venda o quaresma..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  22. Três coisas que quero dizer neste momento:

    1. Postiga e Tarik devem ficar no plantel, penso isto já antes do jogo do Bessa. Postiga tem lugar de caras no plantel, ponto final! Tarik não é nenhum portento mas, em nome do equilíbrio, deve manter-se para termos 4 extremos, que penso ser a quantidade certa.

    2. A quantidade de jogadores emprestados é um exagero brutal! Há muitos que não têm qualquer hipótese de regressar/ingressar ao/no plantel principal. Depois, Vieirinha, Hélder Barbosa, Paulo Machado, Rabiola, Bruno Gama e Ibson, é mantê-los debaixo de olho, todos têm qualidade para jogar no clube mais tarde.

    3. O FC Porto é um fileiro de centrais de grande categoria. Não se esqueçam deste nome: Steven Vitória. Esteve no Mundial sub-20, embora não fosse titular. Quando jogou, gostei do que vi e pensei que no futuro poderá ser uma excelente opção, tem mais de 1m90 e boa capacidade técnica de defesa.

    ResponderEliminar
  23. Eu disse Bruno Alves? Eles são tantos Brunos que já os confundo...Queria dizer Bruno Vale o Guarda Redes querido do Xeriffe Brazuca...Bruno Alves que não teve culpa nenhuma da birra do Desseleccionador Nacional e eu considero ser um belíssimo guarda-redes mas que tem muita gente de qualidade a tapá-lo -agora será Helton e Nuno, como ontem fora Helton e Baía- se prestarem bem atenção o Paulo Ribeiro mostrou que tem muita categoria e também será dispensado, mas pode voltar tal como poderá suceder com o Bruno! Considero que realmente há gente a mais por aí espalhada e que não voltará em muitos casas a alinhar pelo Porto. Deveria ser feita uma triagem e escolher os que oferecem garantias seguras de evolução e qualidade, aos restantes deveria trabalhar-se por desvinculá-los, dando-lhes possibilidade de fazerem as suas carreiras condignamente sem continuarem ligados umbilicalmente ao Clube.Eu sei que o fito é ter um lote de jogadores disponíveis para poderem entrar no 1º Time e ao mesmo tempo poderem servir como moeda de troca -desculpem o termo- em futuras contratações especialmente a nível interno...Mas considero que esta política não é muito agradável para o futuro dos próprios jogadores, mais para eles que para o Clube, embora também compreenda que é melhor ter um contrato com o Porto -embora jogando noutros emblemas- do que andar a saltar obrigatoriamente de Clube para Clube época atrás de época sem um contrato seguro e garantido...O Porto pelo menos até agora tem cumprido com os seus compromissos, senão muitos destes acordos certamente tinham já sido rompidos! Mas aparte aqueles que perspectivam uma carreira no Clube como Bruno gama, Hélder Rosário, Ivanildo, Rabiola, Paulo Machado, Bruno Vale, Paulo Ribeiro e alguns jovens em início de carreira como os ex-júniores, os demais dificílmente entrarão na equipa em tempo útil para as suas carreiras desportivas...Mas já agora que fazemos tantas vezes esta inventariação, poderá alguém dar-me uma ideia ainda que aproximada de números relativos aos outros Clubes que competem directamente connosco? Gostava de em confronto com esses números poder fazer um juízo mais equilibrado!

    ResponderEliminar
  24. Adu no Benfica.

    Com tanto dinheiro perdido podiamos ter ido buscar este miudo.

    Vai criar muitos problemas aos adversarios. Ja o vi a jogar ao vivo e tem tudo para ser um dos melhores do mundo.

    Pena que a nossa SAD prefira comissoes.

    ResponderEliminar
  25. "A mulher triste"

    Segunda-feira, Julho 30, 2007

    Maria José Morgado deu uma entrevista ao EXPRESSO na qual se confessa. É um depoimento pessoal, de uma mulher profundamente triste que afirma nunca se ter interessado pela vida porque sempre se interessou pela utopia. É um retrato de alguém que se consagrou a essa abstracção chamada partido.

    Nasceu em África, Angola, mas «a minha infância não tem nenhuma importância objectiva». Se tivesse nascido em Lisboa era igual. «A terra encarnada ou os pôres-do-sol de fogo são memórias fúteis, muito boas para romances e notavelmente aproveitadas pelo Lobo Antunes». Mas «tudo isso é dispensável, não me traz saudades». «As recordações tristes para mim são boas porque são as mais intensas». «Em Luanda havia bailes, ia-se à praia, nada disso me agradava».

    A relação com o MRPP, para onde recrutou Durão Barroso, é definida como uma relação exclusiva, que considera o amor uma «fraqueza», onde o romantismo «era contra a moral proletária», o sentimento pelo marido (outro militante) como «fazendo parte da militância e não como uma paixão tradicional» e os sentimentos como «coisas que se constroem». O amor era um desvio pequeno-burguês. O corpo era «uma fraqueza» e tinha de ser abandonado. Lia-se obrigatoriamente Marx, Lenine, Estaline, Mao Tsé-Tung e Engels. «Aquilo tinha uma mística!».

    Ela era conhecida por Mizé Tung, sempre pronta para a pancada. A coragem era uma consequência do sentido de missão, «uma obrigação», e não são admitidas vacilações. Só falavam «dos assuntos da revolução e do partido». O quotidiano da relação com o actual marido era sem tempo e por isso ficavam na mesma casa sendo era raro encontrarem-se. Porque «tínhamos ambos tarefas a cumprir».

    Quando ela rompeu com o partido, por causa do marido, Saldanha Sanches, ter rompido, diz: «o mundo abateu-se sobre mim». «O partido era a única razão de ser da minha existência. Não tinha outros interesses nem outros valores. Tive de renascer depois disso». Atirou-se ao jogging «para não enlouquecer». Agora também pratica natação, que ela acha «hedonista». Antes disso, a dedicação ao partido deu-lhe, confessa, os anos mais felizes da vida dela.

    Tendo eu tido 20 anos como Maria José Morgado, e não dizendo como ela que foi a mais bela idade da minha vida, pasmo ao ler estas palavras desta mulher. Nenhum pensamento me repele mais do que este, esta negação da vida e da beleza, esta negação do pensamento e da inteligência, esta negação da sensibilidade e da arte. Esta negação da vida e da falha humana. Isto, para mim, é a apologia do fascismo intelectual, do kitsch histórico. A matriz do Gulag, de Auschwitz e dos campos de Pol Pot.

    Pessoas como Maria José Morgado faziam-me, naquela altura, muita impressão e muita pena. E continuam a fazer, apesar de ela dizer que mudou. Há outra coisa que estas pessoas me fazem: medo. Muito medo. Ainda bem que a revolução deles não venceu.

    A propósito, eu não acredito que as pessoas mudem assim tanto.
    Diário Digital Clara Ferreira Alves 08-12-2003 11:41:15»



    -Sinceramente, muito sinceramente, a mim essas pessoas não me metem medo mas muita uma infinita tristeza, porque também eu passei por esses momentos, por esses labirintos e sentia que esses homens ou mulheres se encaravam como sendo autênticos militantes cristãos do século XX e isso, essa ideia de clausura absoluta estarrecia-me...A ideia de não poder amar, ser feliz e provavelmente matar ou morrer por uma causa que se veio a provar estar decisivamente errada porque os homens são mesquinhos e terrivelmente egoístas é tremenda...Como pode alguém dizer que a infância é uma questão secundária, se ela cria em nós a noção de ser algo ou alguém e origina os sonhos porque partimos ao encontro da vida? Que as tristezas que nos atingem mais ou menos profundamente são momentos extremamente marcantes não duvido, mas para não enlouquecer com a amargura desses momentos, exactamente para não correr o risco de enlouquecer é que temos que ter em nós uma reserva de afectos que nos equilibre e faça ter esperança no futuro! Essa reserva de afectos é-nos dada na infância por quem nos educa e mora perto de nós, por quem verdadeiramente nos ama ou amou...Isso é que é verdadeiramente marcante ainda que não saibamos. A morte é algo de irremediável e é para mim a maior tragédia de todo o ser vivo, seja ele pessoa querida ou não, seja ele um animal, nada mais me faz pensar na inutilidade da vida do que olhar um corpo sem vida e aquele olhar inexpressivo que procura o infinito que não existe senão dentro de nós, nada vale o preço de uma vida, nada absolutamente nada, nem mesmo a nossa felicidade! Se há algo que me faz continuar sempre dia após dia a caminhar e a sorrir ainda que timidamente é continuar a acreditar na possibilidade de realizar "o amor" -essa suprema possibilidade humana- e quando dentro de mim essa possibilidade não se colocar mais eu estarei certamente muito perto da morte, pelo menos como um ser humano autêntico! Por isso falo em tristeza e não medo porque eu vejo por vezes passarem por mim verdadeiros exércitos de cadáveres, exércitos de gente sem e com rosto que não tiveram a mínima hipótese de serem felizes alguma vez na sua vida e se consagraram à esperança de uma vida no além que eu não conheço nem quero conhecer...Quero viver e ser feliz nesta vida sempre e é de tristeza o sentimento que expresso para com todos aqueles que não puderam viver as suas vidas em plenitude! Muitas vezes tento esquecer esses seres que me cercam em todos os momentos em que eu reflicta seriamente sobre a vida e sobre aqueles que já me acompanharam alguma vez, ainda que de raspão, ainda que num breve e acidental momento...Sei que um dia farei parte dessa legião interminável, mas até lá até esse dia funesto, quero viver e amar sempre que possa tranquilamente!

    ResponderEliminar
  26. O texto anteriormente transcrito foi ripado do site Jorge Nuno Pinto da Costa e cita um artigo de Clara Ferreira Alves de Dezembro de 2003. -Será que mudou alguma coisa de importante desde então na personalidade de MJMorgado? Se não mudou, então é necessário ler as coisas a esta luz meio obscurecida do pensamento de alguém que é citada como não tendo sentimentos relevantes a não ser os de atingir objectivos pré-definidos e muito cristalizados!

    ResponderEliminar