17 julho 2007

A questão física e o mito do mosquito

"Qual é, afinal, o melhor ponto de partida para construir uma equipa de futebol? o primeiro objectivo de Jesualdo para seu segundo projecto no FC Porto já ficou claro. aumentar a dimensão física do meio-campo. Fará sentido esta prioridade?

Os jogos de preparação ainda não começaram, fala-se da troca do 4x3x3 pelo 4x4x2, mas o primeiro objectivo de Jesualdo para seu segundo projecto no FC Porto já ficou claro: aumentar a dimensão física do meio-campo. Dar-lhe maior robustez atlética e capacidade de choque. Percebeu-se isso ao ouvir Jesualdo falar do novo reforço argentino, o trinco gigante Bolatti (1,89m.). “Tem características físicas muito fortes e boas para o futebol europeu. Agora tem de fazer uma progressão táctica para se adaptar”. O principal motivo foi, pois, a sua capacidade física. Tacticamente, ainda tem muito que aprender. Ao mesmo tempo, adquiriu outro gigante para o sector, o polaco Kazmierczack (1,91m.) Se jogarem os dois, em vez de Assunção (1,73m.) e Raul Meireles (1,79m.) –antigos donos das posições- o sector ganha muitos centímetros em altura e ainda mais em músculo.

Mas, faz sentido esta prioridade dada à dimensão física na composição do novo meio-campo do FC Porto? Se pensarmos no duelo contra o meio-campo de aço do Chelsea e recordarmos como na primeira vez em que Ibson (1,77m.) dividiu uma bola com Ballack (1,89m.) foi, acto continuo, após o choque, projectado a mais de um metro, ficando caído, a resposta é sim. Se nos lembrarmos dos melhores momentos do FC Porto, mesmo nesse jogo, foi quando conseguiu ter a bola e trocá-la, com velocidade e técnica, rente á relva, a resposta é não.

Dirão que o bom futebol será sempre uma mistura dos dois, mas basta um olhar para as equipas que mandam hoje na Europa, para se perceber qual deles dita verdadeiramente as leis. O físico, claramente. No meio dele, pode ás vezes existir um Messi ou um Quaresma para derrubar esse castelo físico, mas as palavras que definam, no geral, o sexto sentido desses grandes choques internacionais, estão sempre relacionadas com músculo e a táctica. É o que Jesualdo pretende para o seu FC Porto. Reforçar, em peso e, depois, em número, a composição do seu meio-campo. Assim, poderá alternar, com consistência, entre o 4x3x3 e o 4x4x2.

Neste processo de construção do novo FC Porto, a saída de Pepe representa, no entanto, muito mais do que o seu mero peso e altura. Em ternos de posicionamento em campo, ela pode ser antes medida em comprimento. A presença de Pepe representava, por si só, 20/25 metros de terreno. Espaço que a equipa utilizava para subir no terreno.

Sem Pepe, o onze não poderá, por natureza, defender tão alto, pois perdeu o jogador que melhor colmatava o risco desse adiantamento, tal a forma como ia, com a sua passada larga em velocidade, buscar as bolas longas que o adversário lhe podia meter nas costas. O bloco (distância entre a linha defensiva e ofensiva) arrisca-se, assim, a ficar mais baixo. Isto é, mais perto da área.

Mas será que a capacidade física de uma equipa é, assim, tão quantificável? Lembro-me muitas vezes de uma história que contava Ardiles, franzino argentino dos anos 70/ 80. Era tão franzino que lhe chamavam mosquito. Pois bem, uma vez, quando foi à Alemanha, assustou-se ao ter de defrontar Bonhof. Seria 1,69 m. contra 1,82. Andou dias quase sem comer. Até que, antes do jogo, lhe mostraram, de forma descriminada, os dados dos últimos cinco jogos feitos por cada um deles. Quilómetros percorridos, roubos e transportes de bola, passes certos, remates, e qual dos dois durante os 90 minutos parara mais tempo para descansar. Os dados eram implacáveis. Ardiles estava por cima em todos os pontos, menos no último. Abriu um sorriso no seu rosto narigudo quando viu os números e partir daí subia ao relvado sempre convencido que podia comer o mundo. E comia.

No futebol, tudo o que é quantificável tem hoje muita importância para um treinador. No fundo, ele, com esses dados, consegue tornar o jogo menos imprevisível. Consegue prever como ocupar o espaço, no ar e em comprimento. Desenha o jogo na mente e dá-lhe os contornos físicos desejáveis. Depois é uma questão de gerir ritmos. Falta, porém, a técnica. E a posse de bola que só índice técnico pode dar com qualidade. O edifício de uma equipa de futebol, afinal, é quase como uma obra de engenharia."

Luís Freitas Lobo in Planeta Futebol

33 comentários:

  1. O Plantel demora a ficar "fechado"..

    ainda não se confirmou a saída de Lucho,que poderá levar a nova compra.

    nao chegou o central ou os centrais de que se fala.


    não faço a minima ideia que jogadores serao dispensados.

    É muito mau tanta indefinição nesta altura!

    ResponderEliminar
  2. O plantel só vai ficar definido quando acabar o estágio na Holanda,como aliás é natural.Tendo em conta as aquisições, para mim só falta um central e, eventualmente, um ponta-de-lança de categoria internacional. Quaresma não deve sair, Lucho parece que vai mas há que ter alternativas, Quaresma é que não pode sair de forma alguma. Para central fala-se de Luizão, mas o que eu queria era o fantástico Manuel da Costa (por que não comprá-lo por 10 milhões se ele depois valerá 25 ou 30?!). O avançado podia ser a surpresa da apresentação, era bom que assim fosse! Outra dúvida é os extremos, com Quaresma, Lisandro e M.González, falta um (será Tarik?). De resto, já não há muitas dúvidas, apenas uma ou outra dispensa (Jorginho, Rui Pedro, Castro).

    ResponderEliminar
  3. Bruno Pinto,a saída de Lucho não é apenas "uma saída".

    É a saída de um jogador de nivel mundial. Um jogador importantíssimo.

    Não tou a ver alguém do actual plantel substituir Lucho ao nivel deste.contratar alguem não sera facil e demorara tempo.


    há algum tempo que não ha surpresas na apresentação,temos muitos avançados.

    se Postiga saísse poderia vir mais um,assim não.

    Negócio era meter Postiga à troca por Manuel da COsta com uns trocos e assim podermos comprar um avançado.

    ResponderEliminar
  4. O Luís Freitas Lobo já escreveu sobre o SSerumaga!!!!!!!!!

    ««Mike Sserumaga. Um nome destinado a tornar-se um mito. O Di Stefano das Savanas, o Pélé do Seringeti. Do martirizado país do torcionário Idi Amin, um jovem de 19 anos está a chegar ao Dragão. SSerumaga. O grande segredo mal escondido dos altos círculos do futebol mundial desde que, há um ano, abdicou da sua estreia internacional e, com a coragem dos predestinados, deixou em delicioso choque os suecos que o viram jogar. A FIFA obriga-o a regressar, mas a caixa de Pandora estava aberta. Desde aí, abundaram para os moleques descalços e semi-famélicos que pululam pelo Kampala Stadium nos dias de "umaga-show" as oportunidades de arrancar moedas de dólar aos extasiados e nervosos olheiros de todo o mundo - Arnesen, Butragueño, Jorge Mendes, muitos outros, tornaram-se visitas assíduas. E respeitosos convidados do lar Sserumaga, uma semi-construída palhota no bairro pobre de Senghorville. Pelo Police FC, uma média de 5 golos por jogo, o campeonato, o delírio das multidões. Mas a aridez dos números nunca poderá expressar a indizível arte de Sserumaga. Como descrever este prodígio da negritude? Com a passada majestosa de um leão, a agilidade de um leopardo, a velocidade de uma chita? Com a força de um rinoceronte, a solidez de um elefante? Com o oportunismo de uma hiena, a elegância de uma gazela? O melhor é ver. E sentir o chamamento da selva, do que há de mais primitivo em cada um, a correr nas veias. SSerumaga chegará ao Porto. Porquê e como, é uma história que merece ser contada. Mas numa próxima vez. Para já, é tempo de fechar os olhos, e submergir numa selva de emoções felizes. Sserumaga chegará ao Porto, pode-se ler ontem. Uma honra para portistas e portugueses, um privilégio para o mundo inteiro, que poderá, por fim, descobrir a matéria divina de que é feito o seu futebol selvagem. Nietzsche estava errado: Deus não morreu e Sserumaga é a prova disso.»»

    Bem, parece que contratamos um craque.....

    ResponderEliminar
  5. quizzer onde e que viste isso?

    ResponderEliminar
  6. Penso q erradamente têm surgido aqui alguns comentários sobre a possível dispensa de Jorginho. Todos sabemos da sua qualidade e também se devem ter apercebido q tem feito um bom estágio. Vamos contar com ele.

    ResponderEliminar
  7. Mas sempre contratamos o tal SSerumaga, do Uganda, e de quem dizem maravilhas?
    E, afinal, o Lucho sai ou fica?
    Eu concordo com o Henrique quando este afirma que o Lucho não é apenas mais um jogador.
    É bom que não se esqueçam que andou meia época a jogar debilitado fisicamente e mesmo assim dava uma grande ajuda naquele meio campo. Tanto assim era que, quando rebentava, geralmente era um mar de "aflitos". E essa postura, queiram ou não, é à dragão.
    Excelente análise do Luís Freitas Lobo. Já sei, já sei, há quem não goste do homem, mas ele sabe do que fala.

    ResponderEliminar
  8. Quintino acredita que qd li o texto e pensei em colocá-lo pensei nessas tais pessoas :-), mas achei que mesmo assim esta análise merecia ser lida e mais não seja, caso não concordem com ela ou não gostem do que lá está escrito, serve de ponto de partida para a discussão.

    Qt a esse SSerumaga, acreditem que nunca tinha ouvido falar dele. É verdade que ando um pouco a "leste" sem muito tempo para o FCPorto, mas se já foi falado há uns tempos eu não ouvi. Alguém me pode elucidar melhor sobre quem é, em que posição joga?

    Qt ao assunto propriamente dito, sou dos que acha que Lucho não fará assim tanta falta, é certo que é um jogador bem acima da média, mas acredito noutros jogadores e acho que o Lucho não é dos que faz a diferença, como por exemplo faz Quaresma, acho que Quaresma faria muito mais falta. Mas eu não entendo nada disto e só depois de ver as novas aquisições do meio campo portista a jogar poderei dar uma melhor opinião.

    Qt ao plantel ainda não estar fechado, é natural e de qq das formas sem todos os jogadores das selecções ele nunca poderá estar fechado, ou o treinador não poderá ter muita noção da melhor equipa e o facto de os jogadores estarem nas selecções não é culpa do FCPorto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Lucho, penso como tu, para mim Jorginho é um jogador que dá sempre jeito ter no plantel e um jogador que se pode sempre contar com ele. Tem grandes qualidades e, para ser emprestado mais vale ficar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. O Lucho não é definitivamente mais um, além de ser um exemplo como capitão basta vermos que o ano passado apesar de ter jogado a maior parte dos jogos limitado fisicamente, foi uma pedra fundamental da equipa.
    Claro que se o Lucho sair, vamos ter que contratar alguém, acho que isso vai ser necessário para manter a qualidade do plantel.

    Quanto a novas contratações, cheira-me que iremos ter novidades nos próximos dias. E ficar com o miúdo Rui Pedro no plantel, não?

    ResponderEliminar
  11. Não consigo ver nada sobre o tal Ugandês. Podia ser o Adu emprestado pelo United, para se ambientar ao futebol Europeu.

    Quantos ao ex-juniores pensam que ficaram todos, pois parece que é preciso um número mínimo de jogadores formados no clube. Por essa razão também talvez o facto do Postiga se manter por cá até ao próximo europeu.

    Quanto ao Lucho, ao contrário de alguns, penso que tinha ajudado mais o FCP na epoca passada se tivesse jogado menos e descansado mais. Já não é um tipico argentino, com pouca raça na disputa dos lances, e limitado ainda pior, obviamente. É um bom jogador, mas a meu ver, era a melhor venda do FCP. Ideia já um pouco ultrapassada com as saídas de Anderson e Pepe...

    Off-topic, para quem estava a trabalhar auqele polícia no aeroporto de Lisboa que não deixava alguns jornalistas chegar ao Cardozo? Mais parecia um segurança privado do Benfas, daqueles que andam à estala por verdadeiros craques, digo Morettos e afins...

    ResponderEliminar
  12. «Dirigente do Bétis: «Comprámos o Ricardo, ídolo do Porto, por 4 milhões»

    Não é esta, pois não?...-Tirado do "MaisFutebol".
    Compreensível, de Portugal só o PortoGal...

    ResponderEliminar
  13. Pavlov é disto que estás a falar:
    Dirigente do Bétis: «Comprámos o Ricardo, ídolo do Porto, por 4 milhões» In Maisfutebol

    LOL O gajo comprou e nem sabe a quem. Isto até acaba por ser uma ofensa aos GRedes do FCPorto :-).

    Gonçalo és capaz de ter razão, mas na minha ideia acho que não sentiremos assim tanto a falta do Lucho, pelo menos do da última época, a ver vamos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Meireles foi quase ao mesmo tempo :-).

    Pedro tb reparei nessa do polícia. Enfim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Bem!!!! Será disto que fala o Pavlov?

    Drogba: «Sei que há proposta do FC Porto»
    Didier Drogba admitiu outra vez que pode deixar o Chelsea se surgir uma proposta irrecusável e revelou o interesse do FC Porto na sua contratação.

    O avançado voltou também a sublinhar será mais fácil sair caso sinta que não é bem tratado por clube e adeptos.

    “As coisas estão um pouco confusas nesta altura. Todavia, qualquer boa proposta pode clarificar tudo. Soube que há propostas de FC Porto, Barcelona e outros clubes mas ainda não tomei qualquer decisão", disse marfinense ao jornal "The Sun".

    “Não há qualquer razão para que não tenha muitas propostas. Como jogador disciplinado olho pela minha carreira, que está acima de tudo, e pela minha família", acrescentou Drogba que também estará na lista de reforços do Milan.

    Drogba sublinha que gostaria de continuar em Inglaterra, onde quer ganhar mais títulos e melhorar a performance da última época, na qual marcou 33 golos.

    “Mas qualquer forte incentivo económico pode fazer-me mudar de ideias. Dei sempre o máximo pela minha equipa. Mas se sentir que não estou a ser tratado devidamente, sairei", avisou Drogba.

    Recorde-se que o avançado renovou por quatro anos com o Chelsea em Novembro, ficando com um ordenado semanal de 90 mil libras (cerca de 133,6 mil euros).

    In Record

    Não era mau não, mas se não é impossível, deve quase impossível.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Isso é claramente aquelas noticias dos tablóides ingleses que inventam a entrevista inteira sem o jogador sequer dizer nada.

    Comentando o artigo do LFL, ele toca num ponto importante. Hoje em dia parece que só os jogadores altos e fortes é que prestam. Estamos a caminhar para um futebol mais "norte de europa" do que o futebol técnico, rápido, latino que é muito mais bonito de se ver e que já nos deu imensos resultados. Rui Barros, Péle, Jean Pierre Papin, Romário, Baresi, João Pinto, Mathaus, Roberto Carlos, Maradona, Deco etc.. será que não estaremos a fechar os olhos a alguns craques procurando apenas uma determinada silhueta nos jogadores, ou afinal o tamanho sempre conta?

    ResponderEliminar
  17. A do Drogba no Porto só para rir...
    Eu até nem me importava, mas que diabo o homem ganha 130 mil euros à semana. E, quanto a mim, merece-os.

    Mas para terem uma ideia do jornalismo que por aí se faz, se forem ao SPORT eles puxam o Barça como estando no coração do Drogba... Se forem à GAZZETTA, eles falam no Milan. Às tantas, se fôssemos a China eles falariam no Xangai qualquer coisa.

    O Gonçalof tem razão num pormenor: uma equipa não pode ser constituída apenas por armários...
    Penso que o ideal seria encontrar jogadores com físico para aguentarem uns encontrões mais fortes e pés à Garrincha.

    Vocês estão preocupados com o facto de os jogadores que desembarcam na Portela terem polícias a servir de escolta?
    Eu não. Aqui em Pedras Rubra eles podem sair pelo seu próprio pé. São admirados e respeitados pelos adeptos do seu clube.
    Não somos como esses lagartos e essa lampionada que dão tristes exemplos de nos darem agressões em directo da Portela...

    ResponderEliminar
  18. Pavlovdoorman - o amigo desculpe a impertinência mas o espanhol tem razão.
    O Ricardo era, de facto, um ídolo (ou devia sê-lo) de toda a malta do Dragão.
    É que o gajo era quase jogo sim, jogo sim contra o Porto em que deixava entrar, no mínimo, uma bolita!
    E agora vamos ver uns franguitos ao vivo dados por quem? Só se for pelo Butt que o Moretto também se foi...
    ATENÇÂO que esta é só na galhofa!

    ResponderEliminar
  19. Acho que todos nós já sabemos que a noticia do Drogba é irrealista. Dinheiro para o comprar até deverá haver, agora para o sustentar isso é que não sei, ainda seria como o Cubillas, os jogadores poderiam fazer-lhe a cama, mas que era bom..lá isso era...

    Quanto ao artigo, excelente análise de um comentador que dá prazer ouvir falar, transmite paixão e saber no que diz, pelo menos é melhor do que os da TVI. Agora quanto a não gostarem dele, não sei de nada, estive de férias....lolol

    ResponderEliminar
  20. LOL realmente, 100 mil contos por mês... Nem tinha reparado bem. É completamente irreal.

    Qt à questão do Gonçalo, acho que "nem tanto ao mar nem tanto à serra". O FCPorto tinha e tem um meio-campo muito técnico e o objectivo é dar-lhe algum músculo.

    Se repararem no nosso meio campo, tirando o Bolatti e o Kaz, temos PAssunção, Meireles, Lucho, Aguiar, LLima, etc. Tudo jogadores mais técnicos mas pouco fortes fisicamente e seria necessário ter opções, ora para compensar, ora para o tornar mais musculado.

    Com certos adversários será necessário mais poder a meio campo, como contra o Chelsea, como diz o próprio LFL na crónica, em que o Assunção se defrontava com o Ballack e não tinha poder físico para o segurar.

    O Kaz e o Bolatti podem dar a força e altura necessária em certos jogos, além das bolas paradas em que poderão ser importantíssimos.

    Ninguém diz que só iremos jogar com com jogadores altos e possantes. É uma questão de ter opções para qq tipo de futebol e neste aspecto acho que está bem pensado.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Eh pá vinha cá td contente falar da novidade Drogba mas parece q já venho tarde..

    Esta é msm de rir, não era apenas bom, era FENOMENAL e IMPOSSÍVEL mas pronto, ao menos, a ser verdade que ele disse isso, até é bom sinal o facto de ele não esquecer q o porto fez proposta por ele eheh
    somos msm grandes até em ambição eheh

    Já agr alg sabe que raio de noticia é essa do ugnades q falaram em cima?não vi isso em lado nenhum, nem sequer encontro referencias ao jogador..

    vamos espera pelas próximas novidades do dragão, eu acredito (pelo menos espero) q o porto tenha td bem programado..
    Fiquem bem

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  22. EDIÇÃO DE 16.VII.2007 DO "JORNAL DE NOTÍCIAS" - notícia assinada por Almiro Ferreira

    O jornal de Kampala "Sunday Vison" anunciou, ontem, a transferência do avançado ugandês Mike Sserumaga para o F. C. Porto.
    Segundo a mesma publicação, este ponta-de-lança, que completa 19 anos em Agosto, chegará ao Portugal nas próximas semanas, tendo em vista contrato de duas temporadas. Falta saber se está já apalavrado ou se vem para testes no Olival.

    O sonho europeu deste africano austral não é de agora. No ano passado, abdicou da selecção do Uganda e não compareceu no estágio de concentração para o jogo com a Líbia, em Trípoli, na fase de apuramento para a Taça das Nações Africanas. Em vez disso, Mike Sserumaga e outro colega da selecção preferiram ir para a Suécia, para fazer testes no Helsingborg.

    Além da enorme desilusão, a aventura sueca valeu a Ssrumaga e ao colega uma suspensão de seis meses por parte da Federação de Futebol do Uganda. Entretanto, o jogador voltou ao clube que o projectou, o Police F. C., com o qual se sagrou campeão e melhor marcador do campeonato do Uganda em 2006.

    O jogador ainda está de castigo e muita falta tem feito à equipa da Polícia de Kampala e à própria selecção ugandesa. Ainda assim, os méritos deste goleador continuam a alimentar a cobiça de clubes europeus. Na Suécia, Sserumaga fez alguns jogos pela equipa sub-21, mas sempre em desafios amigáveis. Teve de regressar a Kampala, porque era menor e a FIFA não autorizaria a transferência. Como não podia assinar com o clube escandinavo, o jovem ugandês regressou a casa, desiludido.

    O "Sunday Vison" garante que, desta vez, o goleador africano realizará o sonho e que vem mesmo vem para o Porto, mas não diz em que condições. A ver se se confirma a notícia do jornal de Kampala.

    NÃO ME PERGUNTEM MAIS, QUE EU TAMBÉM NÃO SEI...

    ResponderEliminar
  23. A NOTÍCIA ORIGINAL SAIU NO DIA 14 NO DITO "SUNDAY VISION" E É ESTE O SEU TEOR:

    "CRANES’ defensive midfielder Noah ‘Babadi’ Kasule will turn out for a Ukrainian second division side next season. The former URA FC star, who left the country on Thursday night for Ukraine, is expected to sign a three-year-deal with a club which will be confirmed tomorrow. Kasule travelled with the help of a renown FIFA licensed agent Carlos Antonio.

    Antonio helped the local soccer governing body FUFA, to secure the services of national coach Laszlo Csaba.

    Kasule was a central figure in the tax collectors’ back-to-back league titles since joining the club from KCC FC in 2005.

    His two-year contract with the league champions ends this season.
    “He will be handed a three-year deal with the side. His personal terms will then be negotiated with the club bosses and a deal sealed,” a reliable source disclosed on Saturday.

    In a related development, Police midfielder Mike Sserumaga and Bunamwaya winger Ronald Muganga leave later this month for Portugal and South Africa respectively.

    Sserumaga hopes to secure a two-year deal with 2005 UEFA Champions League winners FC Porto".

    De qualquer modo, lá pela Suécia (em blogues, jornais e tudo em sueco) também há bastantes referências ao jovem.

    ResponderEliminar
  24. Sserumaga e Rentería...Está-se mesmo a ver:) Com Drogba um pouco mais atrás:) lol

    ResponderEliminar
  25. Geovanni ex-benfica assinou pelo Manchester City por isso os boatos de ele poder vir p porto não passaram de boatos..

    a ver vamos novos reforços!!

    ResponderEliminar
  26. Acho errado,um clube como o Porto está a compor um plantel pela altura e nao pela qualidade...
    Só vejo saídas,entradas no plantel so de jogadores de qualidade duvidosa...
    De 70 milhoes nao se tira uns 10 ou 15 para contratar dois jogadores de nome feito no panorama internacional e nao de jogadores que lutem para nao descer de divisão na Argentina?
    Jesualdo é um treinador atrasado,medroso e que so serve pa consumo interno e mesmo aí...
    Alguem que joga com um meio campo com Assunção,Lucho e Meireles ta tudo dito,aonde está o nº 10 a criatividade?nao existe...
    Acho que Lucho nao faz assim tanta falta,pelo menos o da ultima época e que o vender agora sería um bom negocio...
    O Porto precisa de um ponta de lança de créditos firmados e precisa de um extremo e um nº 10 que sejam jogadores já feitos...
    Jesualdo prepara uma equipa como se tivesse no Boavista...
    O Porto tem outro historial,tem que ter talento,técnica,tem que jogar bem e nao apenas mandar adversários ao chão...
    E manter Tarik e Renteria e mandar emobra os miudos Gama,Helder Barbosa,Vieirinha e Paulo Machado só pode ser uma piada de mau gosto...
    Espero que os dirigentes da sad estjam a aproveitar bem as comissões que têm ganho com eles...
    E já agora,o Porto mais parece uma equipa da america do sul,perdeu identidade,não tem símbolos do clube e fala mais em castelhano e portugues com sotaque do que em portugues...
    Da ultima vez que o Porto foi campeão europeu foi o ano em que mais portugueses tinha no plantel...coincidencia?não me parece...
    Agora mandam mais os empresarios e os comissionistas da sad,as viages de Caldeira ao Brasil trazem-lhe sempre muito lucro,isto para nao falar das do araujo...
    Com Mourinho acho que Filipe Teixeira,ze castro e Antunes nao teríam escapado e renterias e tariks nunca teríam entrado,ou entravam e ele saía...
    Que saudades de aguem que fizesse frente á sad...mas também ele fez e mesmo vencendo o que lhe aconteceu?ameaçado de morte antes da final da champions por um elemento da claque num telemovel de Reinaldo Teles dirigente do clube..
    Até quando...?
    Quando o clube voltará a ser o reflexo da paixao e amor dos sócios e nao da paixao das pessoas que compõe a sad pelo seu proprio bolso...
    Pior é ver pessoas a fazer de conta que nada se passa e a assobiar para o lado...Felizmente ainda temos alguns Ruis Moreiras e MST mas mesmo assim vão sendo engolidos quando se tornam muito incomodos...

    ResponderEliminar
  27. Já agr pessoal, aqui está a foto do grande artista que parece (ou será mais boatos) vir p porto, Mike Sserumaga

    http://img411.imageshack.us/img411/125/chtmikesserumaggadd9.jpg

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  28. Ricardo até concordo ctg e tens razão em muitas coisas q dizes
    porém não podemos pintar o quadro assim tão negro, pelo menos em relação ao actual plantel..
    Acho que o plantel não é assim tão mau, faltam jogadores de creditos firmados?FALTAM, mas tb faltavam há 2anos e hj os jogadores que vendemos por 30M parece-me q são considerados jogadores de topo
    de vez em qd é preciso arriscar sim, acho q o porto até tem tido olho, o problema é que precisa de contratar 6 para acertar em 1!!
    Concordo ctg qd dizes que falta identidade, jogadores das nossas escola, jogadores jovens portugueses como Zé Castro, Filipe Teixeira e Antunes poderiam e deviam de facto ser prioridades, infelizmente não é isso q acontece, talvez por ser português e novos devam rodar antes por outras equipas..

    Vamos no entanto ter esperança e acreditar q os q lá estão vão suar e dar td por aquela camisola q tt nos faz vibrar..

    Mas, tal como tu, acho q não nos devemos calar qd as coisas estão mal, acho q não há ng q deseja melhor ao porto q os seus adeptos!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  29. Mas quem trouxe Pepe para o Porto,aonde ele jogava?jogava em Portugal e foi Mourinho que o recomendou...
    Quaresma vale o que vale e foi sim um bom investimento num jogador já com nome.
    Lucho?Lucho foi um excelente investimento num dos melhores jogadores a actuar na america do sul,isso sim são reforços e são esses que hoje valem muito...
    Tal como o Anderson foi,nao comparar com o Leandro Lima apesar de achar que de todos é o único jogador interessante nestes reforços...
    Bosingwa?aposta num jogador portugues.
    Os elementos mais valiosos nao vieram desse tipo de mercados sul americanos em nomes desconhecidos e que ja se sabe que dão direito a elevadas comissões...
    Renteria?pitbull?achavam que vinham para jogarmtoda a gente sabia que nao...
    Porque o Tarik regressou,nao serve para um clube de meio da tabela da holanda mas serve para o nosso Porto?Não sería preferível ter como opção jovens talentosos da casa como Vieirinha ou o Brno Gama para jogarem nas alas e evoluirem a jogar num clube que luta para ser campeão e nao serem enterrados e esquecidos em clubes que jogam para nao descer?alguem ahca que lá evoluem?
    Não peço para terem 6 ou 7 da formaçao como no Sporting,mas se os nosso vencem na formaçao aos deles e de la saem Nani,Moutinho e Veloso porque nao havemos apostar nesses miudos que na formação se destacam?
    Ja ha a ideia que quem tiver talento e for portugues mais vale ir para o Sporting e nao para o Porto porque no Porto nunca terão hipoteses porque se preferem Alans,tariks e renterias a jovens talentos portugueses...
    Se tivessem tapados por grandes jogadores,mas tapados por renterias,tariks etc que sao bem mais caros que eles isso nao se entende...
    Muito se fala que o Porto esbanjou dinheiro apos vencer a champions...
    Mas é mentira,o Porto investiu bem o problema foi a falta de liderança e instabilidade no comando técnico...
    O Porto investiu em Diego,jogador de créditos firmados no Brasil e que foi mal aproveitado,em Luis Fabiano que era o fabuloso e que estava na seleção brasileira e que por cá foi mal aproveitado uma vez que so lhe deram uma época para se mostrar e venderam-no logo e agora ele no sevilha joga bem...
    Apostaram em Seitaridis que na altura era dos melhores laterais da Europa e ainda toruxeram o Pepe e apostaram no Quaresma um grande talento...
    Isso chama-se investir,contratar jogadores de qualidade reconhecida...
    Deve-se apostar em alguns desconhecidos e jogadores que possam evoluir,agora nunca construir um plantel com Bolattis,luis aguiar e outros...
    O Porto recebeu 70 milhoes,tem que haver investimento sério,tragam jogadores que entrem de caras na equipa e nao sul americanos para encher o plantel e para depois termos que emprestar mais uns quantos e a despesa ser sempre enorme...
    E por favor,nao façam o Porto perder a sua identidade...
    Imaginar o onze deste ano e ver que apenas jogarão uns 4 portugueses no onze e que no plantel ha mais sul americanos que portugueses acho que magoa qualquer portista que se lembre do porto campeao europeu e até mesmo do porto de Domgingos,Baía,Fernando Couto,Segio Conceição,Jorge Costa,João Pinto e por aí a fora....
    Não vendam a nossa identidade.
    Mourinho quando chegou ao Porto a sua maior preocupação foi apostar no mercado nacional,em criar um grupo mais portugues que mais se identificasse com o clube e nao fazer do clube um contentor de sul americanos para empresario e comissionista ver...
    Saem Jorge Costa,Baía,Ricardo Costa,Hugo Almeida tudo jogadores da casa,aonde ficam as referencias...?
    Chegamos ao cumulo do nosso capitão ser um argentino com menos de 2 anos de casa,aonde ja se viu uma coisa destas...

    ResponderEliminar
  30. Zirtaev, desculpa mas consegui "entrar" primeiro e a verdade é que não sabia que estavas aos saltos para entrar em campo, senão ficava para entrar só na segunda parte...lol...Como vocês dizem...Quanto ao Ricardo ter sido confundido com um Guarda Redes do Porto é de fácil explicação: quando o venderam disseram que ele pertencia aos quadros de um Clube Grande Português, os homens puseram-se a pensar, êm de um Clube Grande Português????Só pode...Só pode ser do OPORTO!...

    ResponderEliminar
  31. Zezé Perrella, vice-presidente do Cruzeiro, revelou nesta terça-feira que o F.C. Porto tentou o empréstimo de Luizão, defesa-central que representou a selecção sub-20 do Brasil no Mundial da categoria.

    «Na verdade, só tivemos sondagens de empresários. O F.C. Porto tinha interesse no Luizão por empréstimo, mas não temos interesse nenhum em emprestar. Agora, se surgir uma proposta de compra, nós vamos vender, até porque nós precisamos. Nós precisamos de dinheiro para investir», revelou.





    Isto a confirmar-se é uma vergonha. Luizao é um valor seguro.

    Não o querem comprar e com o Cruzeiro faminto de dinheiro.

    Agora quero ver se vão comprar o tal servio que joga na turquia por 4 milhões e ninguem sabe o que ele vale!

    ResponderEliminar