25 agosto 2007

Por vingança? Porque não?

Depois da derrota na SuperTaça todos os portistas ficaram com amargo de boca. Para lá de o FCPorto não ter rubricado um exibição de encher o olho, a sensação de que o adversário pouco fez para vencer, além de se defender, o azar de termos enviado 3 bolas ao poste e termos dominado a maior parte do jogo, deixaram a impressão que somos mais fortes e que aquele troféu terá ficado nas mãos erradas. Assim é hora de cobrar essa injustiça e apesar da cordialidade nas palavras de Pedro Emanuel e Jesualdo Ferreira, dizendo que as vinganças não entram nestas coisas, acho que a vingança deverá estar bem dentro da mente dos jogadores, vingança, cobrança, seja lá o que for que os faça ter as “ganas” de vitória sempre necessária nestes jogos.

Sem Adriano, que não recuperou da lesão sofrida na última vitória do FCPorto em Braga, Hélder Postiga deverá ser o seu substituto, tal como aconteceu no decorrer do jogo do último fim de semana, ficando a grande duvida em saber em que sistema de jogo Jesualdo fará a equipa actuar. Poderá jogar em 4-3-3, mantendo assim a estrutura do jogo da SuperTaça e não mudando a identidade da equipa, mas o certo é que os resultados nesse esquema não têm sido positivos contra este adversário que tem um meio campo muito forte. Em alternativa o professor poderá preencher mais o “miolo”, jogando em 4-4-2, não fazendo entrar Lisandro Lopez (que já pode jogar), jogando só com Quaresma e Postiga na frente e fazendo subir para o meio campo Marek Cech. Este posicionamento dos jogadores por parte de Jesualdo, seria por muitos apelidado de cobardia, mas o certo é que de alguma forma equilibraria e de que maneira o meio campo, não deixando assim lugar a surpresas por parte do adversário e dando por outro lado muito mais liberdade aos laterais para poderem subir e se tornarem extremos, já que em principio a defensiva do seu lado estará sempre resguardada pelos médios.

Como existem estas duas possibilidades para colocação da equipa em campo, não me aventuro a prever um só onze. Apresento assim dois onzes e será muito provável que Jesualdo Ferreira deverá escolher um deles.














Com a excelente e difícil vitória na primeira jornada do campeonato num campo muito complicado, o FCPorto está moralizado e terá um estádio cheio a apoiar a equipa. Os adeptos não ficaram, como nunca ficam, satisfeitos com a derrota na SuperTaça. Ela não foi engolida e se o FCPorto tiver que vencer o clube de Alvalade por vingança, que seja.

FCPorto - Sporting, Domingo - 20H45, SportTv1

23 comentários:

  1. Tal como antes da Supertaça, para mim o enigma é que sistema usar. Há jogadores para qualquer táctica e até vários jogadores para um sistema só. Independentemente das opiniões e qualificações que possam usar-se no confronto de Jesualdo, consoante mantenha o normal 4x3x3 ou adopte o 4x4x2, a minha dúvida é se temos de usar a força do hábito do já estabelecido 4x3x3 ou adaptar em função do (forte, reconheçamo-lo) adversário.
    Ainda creio que os jogadores é que decidem os jogos.
    Pela convocatória, que o Zirtaev devia inserir aqui, sem Kaz e Edgar não vamos jogar pelo ar. E, assim, creio que Lisandro jogará no meio e não Postiga.
    Sobre o Pedro Proença, não acredito que tenha coragem de se mostrar isento. Há demasiados antecedentes que o marcam negativamente. O eleito melhor árbitro da temporada passada não pode permitir o 1-0 do Guimarães ao Setúbal com o guarda-redes sadino metido pela baliza adentro por um minhoto. Depois anulou um golo limpo aos de Guimarães.

    p.s. - hoje é dia de futebol em cheio, na sporttv 1, na sporttv2, toda a tarde e noite.
    Agora digam-me pelas 19 horas que jogo eleger: o Real-Atlético na sporttv ou o Benfica-Guimarães na TVI?
    Por razão nenhuma escolheria o jogo do Benfica. Nenhuma excepto uma razão bizarra, que coincide neste jogo. Não só o árbitro é Lucílio Baptista, como é auxiliado por Venâncio Tomé (suspeito) e, imaginem, Sérgio Lacroix, tão vigarista como o póprio árbitro.
    Pois, por causa do roubo que eu antevejo, vou ter de me ligar na TVI. Mesmo que não ouça o balde mar e o manhoso do costume. Mas vou ver mais uma pobre arbitragem que já marcou o arranque da Liga, digo de toda a época oficial incluindo um Benfica-Copenhaga que um húngaro de merda facilitou ao benfas...
    Alguém partilha este meu ponto de vista?

    ResponderEliminar
  2. É bem visto, sim senhor, mas como já tinha saudades de um Real-Atlético à antiga (ou seja, em que o Atlético tem algumas hipóteses reais de não ser medíocre), a escolha é óbvia.

    ResponderEliminar
  3. Eu partilho, mas por muito que goste de comédias, como a que se adivinha para mais logo em lisboa, não deixarei de ver o Real-Atletico, porque estamos no princípio de época e a fome de bom futebol fala mais alto.

    Se Lisandro jogar no meio, quem jogará na direita? Mariano? Tenho dúvidas, julgo que jogaremos no 4-3-3 clássico, com Postiga no meio. Bem, depois se verá.

    ResponderEliminar
  4. Bom, parece que vamos mesmo ter de ver o benfas...

    ResponderEliminar
  5. Bom, o Lucílio quase permitia um golo ao benfas com o Nilson abalroado na pequena área. São os exemplos dos grandes árbitros como Proença (na semana passada a dar um golo em falta sobre o guarda-redes ao Guimarães)...
    Mas, como imaginava, lindo foi ver o Lacroix a punir qualquer encosto do Guimarães no ataque ao Leo. Depois arranca um fora-de-jogo inexistente quando podiam os minhotos ficar em 2x1 na área...
    Vai ser lindo o Lacroix a seguir o ataque do benfas na 2ª parte, com 0-0...
    Afinal, a sporttv quis ajudar à audiência da tvi e não dá o derby de Madrid.
    Anda tudo doido!

    ResponderEliminar
  6. o lucílio e o lacroix minha nossa senhora!

    ResponderEliminar
  7. Estão a divertir-se a ver o derby de madrid? Ah, estão a repetir o cagão do Chelsea contra o Portsmouth.
    Está tudo doido!

    ResponderEliminar
  8. Ó-Ó. Duas equipas de caca. O Guimarães fez tudo para perder, sem segurar a bola na frente e dando baldas na defesa, à excepção da impecável posição nas bolas paradas. Mas sem segurar a bola na frente é difícil cheirar o golo...

    ResponderEliminar
  9. A 15' do fim, o balde mar já estava conformado. Baixara o tom de voz, deixara-se de esganir a cada jogada do benfas, parecia mais cansado que o rui costa.
    O manhoso vaticinava já que seria o 8º empate do V.G. na Luz...
    Pelo meio, o balde mar dizia que "continua a chover na capital do país, Lisboa".
    Nas bancadas, as caras dos parolos faziam dó.

    p.s. - ouvi/vi hoje no jornal da rtp-1, ao almoço, que um pai de Valongo levara o filho a ver o benfas porque fazia oito anos. O pai dizia ser portista.
    Eu perguntei-me se o atrasado seria o miúdo ou o pai, que o primeiro não tem culpa.
    Com o resultado e a chuva na capital do país, Lisboa...

    ResponderEliminar
  10. ze luis dsc discurdar de ti mas axo k o vitoria fez um bom jogo.boa troca de boa,bom posicionamento tactico,bem na defesa.axo k este vitoria se continuar assim fica nos 6 primeiros lugares.é claro k pode ter havido um decrescimo de kualidade apartir dos 70 min mas é normal.

    Na minha opiniao o jesualdo vai jogar em 4-4-2(cm muita pena minha).se meter o leandro lima nesse sistema, menos mal porque assim o leandro lima podia descair para o lado direito e voltarmos as vezes durante o jogo ao 4-3-3.
    se jogarmos em 4-4-2 cm o cech podera haver tb essa tendencia para o 4-3-3 cm o ciganito a descair para o lado direito e cech a fazer o eskerdo mas sem akela acutilancia habitual.
    se jesualdo jogar em 4-3-3 cm postiga,quaresma e lisandro nao percebo a nao convocaçao de edgar.

    abraço

    ResponderEliminar
  11. A grande equipa montada pelo Orelhas continua invencivel esta época.

    ResponderEliminar
  12. não por considerar cobarde, mas por uma questão muito mais simples de gosto pessoal, nunca optaria pelo 4-4-2. acho que, relativamente ao que se viu no jogo na supertaça, é sem dúvida necessário melhorar a circulação de bola no meio campo, mas creio que a solução para isso passará mais por um correcto posicionamento e visão de jogo dos laterais do que pela colocação em campo de dois médios com características defensivas, como é o caso de Cech e Assunção. assim, e fiel ao meu 4-3-3 de eleição, optaria pelo esquema da esquerda com apenas duas correções. a primeira é no triângulo de ataque: poria (surpresa!:)) Lisandro no vértice, servido por Quaresma e Mariano. a segunda é no nome do Fucile: tirava-lhe um dos ls, já que ele só tem um:)

    daquilo que eu já vi (e devo confessar que, à excepção do Porto, segui as pré-épocas das outras equipas à distância), o Sporting parece de longe a equipa que mais nos incomodará. independentemente de terem tido algumas facilidades extra no jogo da primeira jornada (das quais parece mal falar aqui, senão parece que estou a pressionar suavemente já não sei quem...) a equipa está entrosada, a técnica apurada, o P. Bento, ainda que ranhoso, tem uma mão invejável sobre os jogadores... enfim: a máquina está oleada. não são permitidos facilitismos e muito menos distracções. preocupa-me que este jogo, por ser tão perto do da supertaça e do início do campeonato, possa marcar de uma forma muito forte a motivação dos jogadores: só é campeão quem acredita que pode ser. vamos lá, rapazes!

    PS: vingança não, Zirtaev. que palavra tão feia! ninguém joga bem por vingança: isso é desorientação pura. joga-se bem por paixão, homem:) aprende comigo que eu não duro sempre:)

    ResponderEliminar
  13. "Se me permitem dizer qualquer coisa mais, gostaria de afirmar uma coisa que ficou bem patente neste diálogo mais aceso em torno da figura do dtr. Rui Moreira: o amigo "quizzer" demonstrou quer queiram ou não ser arguto, culto e inteligente na sua argumentação. Surpreendeu-me com esse discurso fluente e rico. Não estou a dizer isto para mostrar inclinação por A em detrimento de B. Independentemente das posições de cada um é urgente referir isto, porque não se podem perder valores que hoje até podem estar um pouco mais azedos entre si, mas amanhã serão indispensáveis na luta maior que é a luta pelo engrandecimento do nosso Clube! Eu confesso tenho muitos defeitos e agradeço a pachorra de muitos que me têm dispensado ao longo destes meses de convivência por vezes muito ácida, por isso faço um apelo a todos os que se sentem como eu Portistas acima de tudo: Una-mo-nos todos, depois de esclarecidos os nossos pontos de vista sem ressentimentos nem mágoas. Chamo a este apelo todos sem quaisquer reservas, Rui Moreira, Quizzer, Azulão, Paredes, Zirtaev, Catarina, Zé Luís, Quintino, etc, etc, etc...O mais importante é percebermos que temos aqui um grupo do Tamanho do Mundo e
    Enorme Riqueza, capaz de ombrear com qualquer tempestade que nos apareça...Amanhã vamos estar todos unidos no mesmo sentimento de apoio e sofrimento por aquele equipamento de cores ímpares! Para todos este lindo poema de João Afonso Lima:

    "Pó do Armário"

    Saudades do vento do pó do armário,
    que trazem dos séculos o velho corsário.

    Fiz jangadas d'ervas em vinte e quatro telhados,
    dei a volta à terra com um tostão de rebuçados.

    Voavam acácias por cima das casas,
    fui com as gaivotas fui nas suas asas.

    Apanhei o vento vi o coreto tão cheio,
    enchendo de sono e comigo lá no meio.

    Vi correr as velas como folhas de um diário,
    dei a volta à terra conduzido por corsários e por fim cheguei à ilha onde o meu amor morou.

    E não digas que é mentira, ninguém me desminta assim,
    que pirata foste um dia em febres de espadachim.

    Lindo!...Para TODOS com um grande abraço!

    26/8/07 00:46

    ResponderEliminar
  14. «Será o Benfica um clube «gay» em processo de saída do armário?


    Uma sucessão mais ou menos recente de pequenos e médios acontecimentos vem colocar em cima da mesa sérias e reais dúvidas sobre a sexualidade de uma das mais sólidas instituições nacionais: o Glorioso SLB.
    À partida, não parece haver dúvidas. O Benfica é macho, tal como os seus principais rivais, o Porto e o Sporting. Tudo homens. Mas…
    Chegados aqui, acho indispensável declarar que apesar de ser portista encartado, não quero mal aos seis milhões de benfiquistas, alguns dos quais excelentes pessoas, dotadas com bons princípios e ainda melhor gosto, características que evidenciam ao serem passageiros frequentes da lavandaria.
    Nada disso. O que eu pretendo é, tão só e desinteressadamente, ajudar a decifrar a verdadeira identidade de um clube amado por 60% dos meus compatriotas. Não há nada como estarmos de bem connosco próprios.
    Antes de mergulhar neste assunto premente, sinto a necessidade de estabelecer, urbi et orbi, a verdade universal que não há mal nenhum em ser mulher (antes pelo contrário, do meu ponto de vista).
    O Mundo move-se e a Humanidade reproduz-se com base na existência dos dois géneros, o masculino e o feminino.
    Um clube de futebol ser mulher não é, em si, nada de mau, convençam-se disso, meus preclaros amigos benfiquistas.
    Ponham os olhos na Juventus que além de ser mulher é velha (os iniciados tratam-na carinhosamente por «Vecchia Signora») e não é por isso que os parentes lhe caem na lama e deixa de ser um dos mais prestigiados clubes do Mundo, equipado com um curriculum de conquistas mais extenso, profundo e variado do que o Glorioso SLB.
    Mais. A Juventus foi o primeiro clube de primeira grandeza em todo o Mundo a assumir a sua feminilidade no equipamento dos jogadores, usando com raro desassombro um cor de rosa integral na camisola alternativa.
    Que fique bem claro que nada me move contra o rosa, cor de que gosto muito, acho-a muito chique, além de que não podia estar mais na moda. Mas não nos podemos esquecer de que não é por acaso que os bebés se vestem de cor-de-rosa se forem meninas e de azul se forem rapazes...
    Recentes estudos científicos demonstram mesmo que esta escolha corresponde a uma atracção genética das mulheres pelo rosa e dos homens pelo azul.
    À luz destas verdades, ganha particular relevância a escolha pelo SLB do cor-de-rosa para o equipamento alternativo e o estrondoso sucesso que esta camisola está ter junto dos adeptos do Glorioso, que se precipitaram para as lojas comprando-as aos milhares.
    Não podemos fechar os olhos a esta crua realidade. Quer a direcção quer os adeptos do SLB estão a assumir o lado feminino do clube que amam e estão satisfeitos com isso. Um ponto muito positivo. Pior seria se entrassem numa de negação.
    A OPA de Joe Berardo e as suas declarações que tumultuaram o balneário do clube, são evidências de que o pândego madeirense assume que o clube é mulher. Outra explicação não arranjo para o facto de o querer fecundar (é o verbo mais educado que arranjo para descrever as intenções do empresário face ao Glorioso). A alternativa é achar que o Joe é «gay», mas os indícios disponíveis apontam claramente na direcção contrária.
    Agora perguntam-me: Como é que o Joe descobriu que o Benfica é realmente a Benfica?
    E eu respondo: Através do seu infalível instinto, que lhe permitiu enriquecer, apesar das suas óbvias dificuldades de expressão constituírem um sério «handicap».
    Subjacente à recente troca de treinador está - de acordo com os meus amigos mestres na arte e ciência da Psicologia - a instabilidade própria de um perturbado espírito feminino.
    Outra explicação não se encontra para o despedimento de um treinador como Fernando Santos que há 15 dias venceu o prestigiado Torneio do Guadiana, completou uma dúzia de jogos sem perder para o campeonato e ganhou em casa o primeiro jogo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, isto para já não falar de feitos passados como o facto de se ter coberto de glória ao vencer nas grandes penalidades o Torneio do Dubai.
    Claro que o bom católico Santos foi trocado por Camacho, um treinador que ostenta um honroso curriculum (uma Taça de Portugal e dois segundos lugares no campeonato, atrás do FC Porto) na sua anterior passagem pelo Glorioso e tem o nome inscrito no Guinness por acumular duas passagens mais meteóricas pelo comando técnico do Real Madrid.
    Esta troca tresanda a feminilidade por todos os lados. Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente dos azuis, evidenciou, por contraste, a típica teimosia masculina ao manter Santos por três anos consecutivos no FC Porto, apesar de ele ter falhado o «hexa» com Jardel no melhor momento da sua forma e a marcar golos de todas as maneiras e feitios.
    Penso que não será necessário entrar pela demonstração das tendências masoquistas alardeadas pela extremosa massa associativa do Benfica para estabelecer que o Glorioso é efectivamente a Gloriosa.
    Esta assunção terá o condão de por o SLB em perfeita sintonia e harmonia com o sexo da zona onde tem implantada a sua catedral (a Luz), o seu ícone (a águia) e a sua cidade (Lisboa).
    Nesta altura, devo confessar que as primeiras dúvidas sobre a sexualidade do Benfica me começaram a surgir no espírito quando soube que a antecessora da águia Vitória era efectivamente um milhafre.
    Esta troca de águia por um milhafre pareceu-me imediatamente reveladora de um indisfarçável mal estar do clube com a sua própria sexualidade.
    Parece-me que o Benfica está no bom caminho e que em vez de persistir em simular-se macho e esconder-se atrás do biombo de uma alegada homossexualidade, deve seguir o caminho da Filipa, o filho de Nené que optou por se assumir como a filha do Nené, o glorioso e pipi ponta de lança que marcava que se fartava sem nunca sujar os calções brancos.
    Ninguém pára o Benfica!
    Se fosse benfiquista, preferiria que o rosa não fosse tão desmaiado. Mais. Acho que a banda cinzenta não está lá a fazer nada...

    Publicado sexta-feira, 24 de Agosto de 2007 10:59 por Jorge Fiel»

    Retirado do Jornal Expresso.

    ResponderEliminar
  15. Continuo a temer a arbitragem do vermelhão Pedro Proença para logo, ainda por cima após o empate do seu clube de coração.
    Este sabado vimos mais uma arbitragem habilidosa do lucilio calabote na luz-faltas, faltinhas, encostos, mergulhos..!.. tudo era marcado a favor dos vermelhos.
    Para alem disto contou com a colaboração dos Liners, em especial do Lacroix(como sempre),pois em caso de duvida beneficiava SEMPRE os avançados vermelhos(mesmo estando claramente off side).
    Agora,se o avançado vitoriano estva em linha..priiiiiiiiiiii tá fora de jogo!haja pachorra!
    Uma pessoa farta-se de ver estas habilidades e tem de desconfiar sempre destes arbitros regidos pelo sistema anti-porto.
    Como temos de jogar o triplo do adversario e contando com os factores exógenos(incluindo não ter um avançado de raíz no banco), aposto numa vitoria por 1-0.
    Força Porto!
    P.S.Estou 100 por cento de acordo com o Zé Luis.As suas apreciações coincidem sempre com as minhas..mas será que mais ninguem vê isto?
    Cumprimentos do Louro.

    ResponderEliminar
  16. Acho que será:

    4-3-3:
    Helton
    Bosingwa, Alves, Emanuel, Fucile
    Assunção, Meireles, Lucho
    Mariano (Tarik), Lisandro, Quaresma

    Em situação defensiva o Lisandro vai tomar conta do Veloso.

    4-4-2: Igual, com o Mariano no vértice do losango e Tarik no banco.

    Quando vamso ver o Leandro a titular e os 90 minutos?

    ResponderEliminar
  17. A minha marca será sempre a mesma, tirem as conclusões.

    Relativamente ao quizzer, só tenho a dizer que estou totalmente de acordo com o que escreve. Se é o Rui Cerqueira, depreendo dos seus comentários que é uma pessoa ponderada e com bom senso, ao contrário de outros que aproveitam qualquer momento para destilarem os seus ódiosinhos de estimação.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  18. Em jeito de antecipaçao, gostava que o Jesualdo tivesse dito na conferencia de imprensa que nao gostaria de levar com amarelos nos primeiros 5 minutos por entradas limpinhas e nao gostaria de sofrer um golo fora de jogo nos ultimos minutos do jogo, como na luz no ano passado.

    Porque estas palhaçadas de se andar a dizer que os arbitros estao muito bem classificados, bla, bla, bla... dao mau resultado. Alias todos sabemos quem classifica os meninos.

    Depois pedir-lhe para ser corajoso nao é suficiente. Se calhar os lances do Guimaraes-Setubal deviam ter vindo à baila.

    Independentemente do sistema que Jesualdo utilizar, nao deve perder o modelo de jogo. O modelo de jogo do Jesualdo assenta sempre em explorar as faixas e fazer transiçoes rapidas. Com a debilidade dos laterais do Sporting, se o Porto nao perder a identidade, se for arrojado, se pressionar alto e nao se amedrontar, a vitoria vai ser nossa certamente.
    Mais uma vez acho que o Edgar devia ter sido convocado. Se o Porto nao tiver profundidade ofensiva como em Braga, vou ver algum chuveirinho e depois é preciso quem ganhe bolas de cabeça.
    Pode ser que nao, pode ser que os rapazes estejam inspirados e troquem bem a bola.

    O homem da Dranquilidade é que parece andar muito intranquilo, como nao pode falar de futebol jogado, mete-se com tricazinhas suaves. Pode ser que hoje saia de carrinho.

    Na zona do Quaresma, tenho a impressao que a relva vai ficar maltratada, tal a populaçao de lagartos a rastejar. Nessas alturas é necessario haver apoio e saber rodar o jogo rapido e ao primeiro toque.

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  19. Porque é que o quizzer havia de sero Rui Cerqueira?

    Não percebi.

    ResponderEliminar
  20. Nem eu... e já chega de falar de mim e de destilações.

    Vamos lá é massacrar as osgas!

    ResponderEliminar
  21. O meu 11 seria este:

    4-3-3 com o L. Lima numa das alas e com permissão para vir até ao meio.

    Hélton-gr
    Bosingwa-dd
    P.Emanuel-dc
    B.Alves-dc
    Fucile-de

    P.Assunção-md
    Meireles-mc
    Lucho-mc

    Quaresma-ad/ae
    Leandro Lima-ae/ad
    Lisandro-pl

    Palpites...

    Independentemente do 11 a apresentar estou confiante na vitória. Até logo!


    [[]]

    ResponderEliminar
  22. Vedadeiro e Quizzer

    O comentário das 26/8/07 14:00, pertence ao meu user, já muitas vezes utilizada neste espaço e vilipendiado por quem não tinha a minha opinião em determinados assuntos. Todavia na altura que achei conveniente não mais escrevi por aqui. Voltei agora pura e simplesmente porque foi utilizada o meu user ou nik para gerar confusão. Eu não alinho em confusões, pois já também me atribuíram vários nomes desde Reinaldo Teles, Caldeira etc..

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar