03 agosto 2007

Torneio do Porto de Roterdão

"Quando Rabah Madjer ajudou o FCPorto na conquista do campeonato europeu com o seu maravilhoso golo de calcanhar, muitos pensaram que iria ser apenas um sucesso temporário. Mas os Portistas apareceram rapidamente para mostrar o contrário. Após terem-se estabelecido como a equipa mais forte da liga portuguesa dos anos 90, o FCPorto voltou ao centro das atenções do futebol europeu em 2003, quando Mourinho guiou o clube à glória da Taça UEFA. Vinte meses mais tarde Mourinho e os seus jogadores conseguíram ganhar o impensável, conquistando a Liga dos Campeões. E desta vez parece que foi para ficar de vez entre elite dos clubes europeus.

O FCPorto foi fundado em 1893 por António Nicolau de Almeida. A sua “casa” é agora o Estádio do Dragão (acabado em 2003 para o Euro2004) depois de 51 anos a jogar no Estádio das Antas.

Os “Dragões”, como carinhosamente gostam de ser chamados os seus adeptos, são actualmente favoritos para vencer a liga portuguesa como já fizeram mais de vinte vezes. Um novo título e o bilhete de entrada para a Liga dos Campeões dão garantia financeira suficiente para o técnico Jesualdo Ferreira apresentar uma ainda uma melhor equipa. Ferreira com certeza desejará manter a bordo jogadores de qualidade tais como Quaresma, Pepe e Hélder Postiga, porque o bi-campeão mundial aponta para um novo sucesso internacional.

O Torneio do Porto de Roterdão não poderia desejar um melhor representante do futebol latino."

Este é o texto de apresentação do FCPorto na página oficial do Torneio do Porto de Roterdão (tradução feita por mim). Torneio em que hoje o FCPorto entrará a jogar contra a equipa anfitriã, o Feyenoord que jogará na sua “casa” de seu nome De Kuip. Estádio este que receberá todos os jogos e que fica mesmo ao lado do porto que dá o nome ao evento.

Este quadrangular, para além do clube de Roterdão, conta ainda com o histórico de Anfield Road, o Liverpool, e com Shanghai Shenhua FC, clube que já foi duas vezes na sua curta história campeão chinês. O Shanghai foi fundado em 1993, 100 anos depois do FCPorto, e é já hoje um dos melhores clubes do enorme país asiático.

Para a Holanda, o FCPorto levou 21 jogadores, onde se destacam algumas ausências como por exemplo a de Hélder Postiga, que nos poderá levar a pensar que estará de saída, tal como a de Lucho Gonzalez, apesar deste último ter chegado há apenas dois dias, o que pode ter levado Jesualdo a não o inserir no grupo. Outras ausências são a de Luís Aguiar e Edgar que terão sido mera opção técnica. Já a do brasileiro Fernando tem a ver com a sua dispensa ao Estrela da Amadora por empréstimo de um ano, o mesmo acontecendo com Jorginho foi cedido ao Vitória de Guimarães. Assim, os jogadores que viajaram ao serviço do FCPorto são os seguintes:

Feyenoord – FCPorto, 19H45, SportTv1

PS: Infelizmente não poderei acompanhar este jogo, já que a essa hora estou em viagem para o sul, para o que eu chamo Marrocos de Cima, para uma férias de que estou mesmo a necessitar. Só no dia 15 ou 16 cá estarei a 100% novamente, entretanto sempre que poder darei cá um salto. Mas não pensem que se livram do Portistas de Bancada, já que o "comandante" Menphis_Child assumirá o controlo e governará esta nau até à minha chegada e vocês nem notarão a minha ausência, já que a nau estará muito bem entregue. Desde já o meu obrigado público ao Menphis. Entretanto, que o FCPorto vença tudo o que há para vencer enquanto cá não estou, já que quero festejar a primeira grande vitória da época em território, digamos, hostil. E como eu acredito nisso.

13 comentários:

  1. - Boas Férias Zirtaev!

    - Não sei se vou conseguir asistir aos jogos do Torneio de Roterdão. Mas espero que seja um Torneio positivo para a nossa equipa.

    - Espero que o plantel fique definido o mais rapidamente possivel! Estou farto de novelas de saidas e entradas....


    FARTO!

    ResponderEliminar
  2. Boas férias Zirtaev. Vais chegar ao Norte com mais 2 trofeus. :)

    ResponderEliminar
  3. Boas férias.
    Carregar baterias para uma nova época !!

    ResponderEliminar
  4. Boas Férias, eu vou entar fazer o mesmo e acompanhar à distância o nosso FCP.

    ResponderEliminar
  5. Boas férias Zirtaev. O território por ti escolhido para descansar de um ano de trabalho já foi mais hostil do que hoje em dia mas seguramente que em pleno mês de Agosto terás muitos portistas a banhos nas quentes águas do ALLgarve. "Não caminharás (nadarás) sózinho" :)

    Em relação ao Torneio de Roterdão e como todos os portistas estarei atento e com muita curiosidade para ver como se comportam os novos reforços. Cá estaremos para comentar os jogos.

    [[]]

    ResponderEliminar
  6. Boas Férias, Zirtaev!! =P

    Kuanto ao Torneio tenho grande fé na Vitória pk axo k xtamos a construir 1a excelente equipa, e tou desejosa de ver os novos reforços em acção!!
    Estes jogos vão ser uma excelente preparação para o jogo da supertaça k se avizinha..
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  7. Desejo-te umas boas e retemperadoras férias, se quiseres aceita um palpite: passa por Tavira vai à ilha e aprecia o imenso areal que fica à tua direita quando voltado para o Atlântico e se puderes e quiseres perde umas duas horas e vai de uma ponta à outra da ilha -podes atingir quase a Fuseta- verás que não te arrependes. Chega depois a Cacela Velha que fica na 125 na direcção de VRStoAntónio e almoça ou janta junto às muralhas seiscentistas, ao pôr do sol é lindíssima. As muralhas de área reduzida ao estilo do nosso Castelo do Queijo e um pequeno aglomerado habitacional, situadas numa escarpa sobre os areais divididos pelas marés -entre areias interiores e exteriores só abertamente ligados entre si algumas horas do dia- areais que só podes alcançar descendo uma longa escadaria que no momento de regresso e ascendente te vai custar um pouco a percorrer, mas como disse se lá fores ao cair do dia, para além de o ar estar consideravelmente mais fresco tudo adquire uma luz e cor extraordinárias...
    Vai de Olhão até à ilha do Farol e Culatra que são ilhas que ficam a uma hora de barco saindo do Porto de Olhão e onde sentirás a leveza da solidão e é considerado por quem reconhece o Paraíso Algarvio...Não te aconselho Armona consideravelmente mais perto mas que talvez por isso mesmo e por falta de fiscalização consciente, se transformou num caos construtivo sem qualquer nexo e difícil de tragar, mas até por isso, talvez valha a pena arriscares, atravessar a ilha até ao mar no meio daquele "caos urbanístico" e sentires as possibilidades que no fundo estão e continuam lá serenamente à espera de alguém que pegue naquilo e lhe dê uma vida melhor...Um abraço!

    ResponderEliminar
  8. Por mim, farei todos os possíveis para manter a qualidade que este blog tem habituado a quem o lê e sabes que é um prazer comandar esta nau, agradecendo eu a tua confiança .

    Agora o meireles tem razão: muita razão vai à ilha de Faro, mas tens de ir num dia em que estás mais moreno porque depois apanhas escaldão.
    Já me separei do Algarve à 5 anos, mas do que tenho mais saudades é mesmo de ir à ilha...maravilha. um abraço e boas férias.

    ResponderEliminar
  9. Pessoal, muito obrigado a todos. Daqui a pouco já vou e desejo a todos o dobro do que me desejem a mim ;-). E que hoje seja mais uma grande vitória.

    Meireles, tomarei em conta os seus conselhos, tal como o do Menphis. A ilha de Tavira conheço perfeitamente, mas essas ilhas perto de Faro e Olhão não conheço e é uma excelente dica, apesar de eu gostar de estacionar o carro e nem olhar mais para ele durante as férias. Mas há sempre um dia ou outro que acabo por ir à descoberta.

    Um abraço e fiquem bem.

    ResponderEliminar
  10. em Cacela deves ir ao restaurante Casa Velha. Peixe e marisco do melhor.
    Camarão tigre na grelha é um must.

    Ressalvo já que nesta época a qualidade de serviço desce a pique, de qualquer forma justifica a visita.

    Eu tenho a "felicidade" de me reservar a não ir a restaurantes no Algarve entre 15 de Julho a 31 de Agosto :)

    Se aprecias marisco vale a pena ir a Ayamonte. Há um restaurante/tasca que vende marisco a peso e a um custo bem inferior do que por cá.
    Não me recordo do nome, fica junto ao rio perto do supermercado Ecosuper ?. Tem uns balcões frigorificos à entrada onde se compra o marisco.
    Vale a pena.

    ResponderEliminar
  11. Acho indecente estarem todos aqui a falar do algarve e eu aqui tao longe e cheio de inveja. So para o proximo verao e que poderei ir a Portugal.
    As saudades sao mais que muitas.
    Desejo-vos a todos umas excelentes ferias e curtam muito a praia.
    Eu vivo a mais de 3000 kms de qualquer praia e isso mata-me um pouco todos os dias.
    Mas a vida e isso mesmo...opcoes.

    ResponderEliminar
  12. Ó Zirtaev, o amigo Meirelesportuense esqueceu-se da Praia do Barril em Tavira.
    Mas no resto acertou em cheio. Tenha cuidado se for à Ilha Deserta, é que aquilo tem lá um restaurante (Estaminé) que tem um peixe espetacular e uns preços a condizer!
    Boas férias.
    Vi o jogo a espaços e acho que há ali umas coisas que eu não estou a perceber, mas deve ser do cansaço.

    ResponderEliminar
  13. Tens razão Quintino mas quando falava em ele fazer toda a ilha á sua direita ele iria obrigatoriamente passar pela Praia do Barril e da D'el Rei, é tudo seguido eu já fiz isso tudo numa tarde e quando regressei ao ponto de partida tive que ficar a dormir na Ilha de Tavira porque o último barco já se fora. O Parque de campismo tem pouco arvoredo e as tendas aquecem durante o dia!!!...Dorme-se bem é no areal em calções num colchão de campismo e uma bebida fresca ao lado. E a ver uma Lua enorme a entrar pelo Oceano bem à tua frente! Desculpa Miguel se o que aqui falamos te traz alguma nostalgia, mas vais ver que a tua vida vai permitir passares ainda, muitos dias e muitas noites assim...Eu vivo junto ao Rio a seis quilómetros do Mar e tenho sempre saudades dele, quando dou por ela já estou na Foz, em Salgueiros ou em Miramar...Fui criado a ver o Mar pelo varandim da casa em que cresci, não havia construções que tapassem a vista e embora estivesse longe sabia sempre se o dia de Praia ia estar bom ou mau. O nevoeiro matinal era um bom augúrio e eu gostava tanto daquela frescura dessas manhãs e dos ruídos e dos cheiros do mar que não se conseguia ver mesmo ali a dois passos, os sons fantásticos dos barcos de pesca que andavam por ali escondidos na faina e de repente o sol rompia toda aquela neblina e mostrava lentamente um espectáculo do outro Mundo!

    ResponderEliminar