07 agosto 2007

Medeiros revela como era o futebol dos cavalheiros

Para quem pense que não tem a ver com o FC Porto mesmo sem ser o mau da fita – para ler e pensar e saber como foi perdida a Taça de 1961 para o Leixões. Medeiros dixit.

Esvazia-se, queiram ou não, muito do que muitos desejavam concretizar com as alegadas consequências do Apito Dourado – sobre o FC Porto, já se vê. E, do chamado futebol do tempo dos cavalheiros, da boa educação, da supremacia lisbonense, há momentos que nos chamam à razão. Já se sabia dos erros calabóticos sem televisão a denunciar. Das transferências com interferências do Estado “sitiado” em Lisboa. Da (in)disciplina de jogadores que se esmurravam em campo. De árbitros ameaçados de pistola no balneário. Entre tantas facilidades no tempo da outra senhore, faltava ouvir falar de jogadores dopados.

Não, desta vez o FC Porto não é o visado, nem o mau da fita. Uma entrevista de António Medeiros a A Bola, de domingo passado, pode ter escapado aos menos atentos, não só fruto da preguiça das férias. Descobri-a por acaso. Mas sei que há 30/35 anos os cromos da bola eram outros. Para começar, nada como transcrever a entrada da entrevista:

“Foi treinador da moda. Fazia primeiras páginas de jornais”. Aos 74 anos, hoje a alourar fêveras e a tirar cafés no Algarve, Medeiros é tão frontal como sempre me habituei a reconhecer, a ele e a outros como Meirim, Manuel de Oliveira e Pedroto.

Propõem-lhe contar histórias. Podia ter feito um livro. Nada de didático, científico, teórico sobre a bola. Mas, como outros, julga-se um mestre. Mais a falar das malandrices, para dizer o mínimo. Ele que diz: dopou-se como jogador e dopou jogadores enquanto treinador. O futebol de outros tempos que uns quantos insistem em querer vender como o tempo do “futebol limpo que era”.

“Não posso trair pessoas [publicando um livro] que me deram dinheiro a ganhar. Teria de falar de muita coisa (…) há muita gente, que ainda hoje está em lugares públicos e faz parte do aparelho do Estado, de quem teria de falar (…) seria um ‘best-seller’ (…) e se calhar não estava oito dias vivo, iam encontrar-me morto numa valeta”. De preâmbulo da porcaria: “Não é de agora. Sempre teve”.

Mais: “Numa reportagem televisiva fui o único a dizer publicamente que dopei jogadores. Nenhum dos treinadores presentes foi capaz de assumir o mesmo. Eram todos puríssimos, o único devasso era eu. No meu tempo, doping era o dia-a-dia. Quem trouxe essa praga para Portugal foram os brasileiros”.

Aqui pode lembrar-se uma quantidade de treinadores, de Otto Glória sempre celebrado, até Yustrich campeão pelo Porto. Mas Medeiros só fala do que sabe mesmo.

A Taça do Leixões nas Antas

“Quando o Leixões ganhou a Taça de Portugal, e chegou aos quartos-de-final da Taça das Taças [na época seguinte], sentia-me sempre mal nos intervalos dos jogos. Fui ao médico, contei-lhe, ele perguntou-me o que estava a tomar. Tomava uns comprimidos que o treinador dava para os nervos. Eram ritalina, pervitini, coptogon, que rebentavam com um indivíduo. Eu não dormia de noite”.

Façamos agora uma ligação ao mundo real. Em 1961, o Leixões ganhou a Taça de Portugal ao FC Porto, em pleno Estádio das Antas. Medeiros não jogou, era a equipa dos bebés rodeada de doutores e medicamentos, pelos vistos.

Medeiros, para quem não sabe, não se lembra nem se importa, nunca passou de treinador de clubes de segunda linha, do Leixões, Estoril, Farense, Portimonense, Marítimo, Penafiel, Amora, Lamas, Beira-Mar, Salgueiros mas chegou ao Belenenses por quem, conta ele, foi “vendido” um jogo amigável no Barcelona que terminou 8-0.... E acha-se que foi, como treinador, “um bom gestor”.

Não há dúvida que a gente daquele tempo tinha-se em boa conta. Alguns saudosistas bacocos e serôdios lembram que “então é que era”, coisas sobre a verdade do futebol, pureza de intenções, imaculada imagem de dirigentes e técnicos. Já sabem que é gente de Lisboa, gente que perdeu a hegemonia do futebol na secretaria, embora ainda manobrem nos corredores, e especialmente no campo. Gente que desacredita tudo e todos, hoje em dia. Gente que, por exemplo, nos jornais, fariam um título se fosse o FC Porto o mau da fita: “Porto ganhou a Taça de 61 com doping”. Em 4 páginas, nem um destaque sobre o caso do doping no Leixões… uma conquista ainda hoje celebrada e, afinal, manchada.

Exemplos contemporâneos não faltam. Coroado disse mal do Pinto da Costa: é título. O pior sobre o Benfica, Gaspar Ramos e Luís Filipe Vieira vem lá só no meio das 2 páginas. Há um cheque de um empresário a um seu jogador antes de uma final contra o Porto? É título. Mesmo que esse cheque nem tenha sido descontado e ninguém tenha nada a ver com acertos de contas entre empresário e o seu representado. E “cosi via”, como dizem os italianos a quem fatalmente nos comparam nas finezas das manobras mafiosas. O FC Porto ganha títulos? São todos sujos, dantes é que os títulos eram limpos nas melhores águas farmacêuticas de Lisboa, porventura expedidas em contentores para algum porto de Leixões.

Entre histórias curiosas, que naqueles tempos não se fazia a “caixinha” que hoje se faz em contar os pendericalhos mais comuns de jogadores vulgares que fazem e dizem coisas banais, muitas delas envolviam o FC Porto como adversário. Um jogador do Belenenses, Luís Horta, salvo erro lateral-direito, que não fazia vénia na visita às Antas como estava consagrado nas relações entre clubes (que vi amiúde entrarem em campo com a bandeira do adversário bem erguida), foi excluído do jogo por se recusar a tal, conta Medeiros. O José Torres, a terminar os seus dias no Estoril, assustado por um dia ter recebido a incumbência de marcar Cubillas: ‘Mister, nem pense nisso, marcar o Cubillas?!’.

Porto nunca quis Medeiros

Última confissão de Medeiros, que para quem não saiba já foi treinador da moda: “O Porto nunca me convidou, mas o Benfica e o Sporting convidaram-me”.

As diferenças, se bem percebem disto tudo, são essas. Diz-me de onde vens, para onde vais, com quem andas… E mais vale cair em graça do que ser engraçado.

Sic transit gloria mundi. Sempre a mesma coisa.

30 comentários:

  1. Os restantes que poderiam contar histórias semelhantes e/ou piores, ou estão já mortos ou estão bem da vida para que a lingua não se solte.

    ResponderEliminar
  2. Muito Bom Post Zé Luis!


    off-topic:

    - Inacreditável o que se passou esta noite com a Tap!

    - Estou deveras curioso com o que se passará na entrevista de Pinto da COsta. Vem Bomba(?) ou será pouco mais do que nada (?)..

    - Acho que devemos refletir sobre o acentuado distanciamento que os únicos Media que nos tinham em consideração têm vindo a fazer (Jogo,JN)!

    - Esta época vamos ser alvo de ataques como nunca antes vimos. Vamos ter voz e "ir à guerra" ou vamos andar a levar de todo o lado e ficarmos mudos e quietos..(?)

    - Não será de pensar criarmos um canal de TV e ou um jornal directamente, ou entrarmos em cooperação com um já existente (Porto Canal?)... ?

    - Para quando o tão aguardado Museu?

    - Porque se atrasou o início das obras do Pavilhão?

    - Quando acabará esta indefinição do plantel sobre as dispensas,as novelas Lucho,Quaresma,Postiga..?

    ResponderEliminar
  3. "Afonso Alves pode rumar ao Dragão com uma engenhosa operação financeira"

    in JN


    é um antigo "sonho" meu,não pude deixar de destacar a notícia ;)

    ResponderEliminar
  4. zé luis, sempre on fire:)
    Parabéns. O tema foi bem escolhido, o doping é de facto um tema actual pelo ciclismo e tb pela perseguição ao xlb :)

    ResponderEliminar
  5. Convido-vos todos a visitar o novo blog de crónicas desportivas "Jogo de Área": www.jogodearea.com

    Peço desculpa pela publicidade.

    ResponderEliminar
  6. excelente post Zé Luis.
    Essa entrevista tinha-me passado despercebida e é como referes se fosse ao contrário era notícia de 1º página ...
    por falar em capas de jornal, já viram o que é preciso acontecer para a bola dar uma 1º página ao PORTO !!?!?!!

    ResponderEliminar
  7. DÊM um pulinho ao
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
    e contem tb as vossas emoções, um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Por acaso, li com muito atenção esta entrevista .

    Só demonstra que antigamente os clubes do Sul faziam tudo e mais alguma coisa para ganhar, nem que seja através de outros esquemas. Naquela altura a única Morgado que havia era a Morgadinha do Júlio Dinis.

    Quanto ao que fizeram ontem ao FCP é só o demonstrar de que afinal temos razão quando falamos em perseguição inveja ao nosso clube. O que é o preciso é incutir isso aos novos jogadores para que eles sintam que quando entrem em campo, só os adeptos do FCP estão com eles, o resto está contra.

    ResponderEliminar
  9. Não se arranja a entrevista do Medeiros na integra ?

    ResponderEliminar
  10. offshore, a entrevista saiu na edição da ABOla no dia 26 de Julho, o Zé Luís escreveu este post na semana passada por isso afirma no domingo passado. O jornal comprei-o agora já deve estar para reciclar..lol

    ResponderEliminar
  11. Rui Pedro e Fábio absolvidos!http://oantilampiao.blogspot.com/2007/08/desconcelho-de-disciplina.html

    ResponderEliminar
  12. Acho que é possível ao Zé Luís integrar a entrevista do Medeiros na esfera do blogue, se a tem é só digitalizá-la no scanner e passá-la a seguir para o computador, mas o importante é ela por a descoberto aquilo que no fundo "nós os mais velhos", sabemos por conhecimento directo ou indirecto, por experiência feita, do que era e é o futebol em Portugal e confesso que deveria ser e será ainda em todo o Mundo! Nestas histórias sempre fui da opinião que não há bons nem maus da fita, há apenas altos e baixos que uns e outros contabilizam de acordo com os seus interesses...Todos temos que ter a consciência que o Futebol como no fundo o faz a Sociedade em geral, rege-se um pouco/muito -como já o disse- por este tipo de comportamentos. Quando alguém quer vencer a todo o custo, vende a sua própria alma ao diabo. Vendem as mulheres o seu corpo, mostrando ainda que ao de leve, um pouco das perninhas ao chefe para poder dar o salto para o lugar mais acima e bem remunerado, vende o homem a sua integridade ao dizer sim, àquilo que sabe garantidamente que não pode ser verdade e quando isso não é suficiente para se ser bem sucedido, utilizam-se outros processos menos "usuais e suaves" e mais secretos e objectivos..."Estou a tratar das coisas por outro lado"...Temos a cabeça cheia de memórias e exemplos, cheia de mais para o nosso gosto e por isso não acredito nestas Cruzadas de pessoas com passado bem conhecido que agora se dizem ser as redentoras de todo o mal do Mundo! Cuidado com elas, porque incham apenas de vento. Trazem o bolso cheio, do preço das suas intenções!
    -Essa história do Leixões é de arrasar os "vareiros", eles que faziam questão de colocar essa bandeira da vitória nas Antas, sempre que falavam de nós, agora limpem-se a ela como se se fosse a um grande guardanapo vermelho e branco de vergonha...Dos melhores jogadores que compunham essa fornada de "bebés e menos bebés" para onde rumou a maioria? Façam um pequeno esforço de memória, ela recompensar-vos-à fartamente...Eu conheci o Meirim, enquanto ele treinava o Varzim e era conhecido por pôr todos os jogadores -das equipas que treinou- a acreditar serem os melhores do Mundo e arredores, depois lentamente apagou-se, ele que era o menino bonito dos média nos anos sessenta, por ser uma personalidade um pouco ao estilo do José Mourinho dos tempos modernos, frontal, arisco, desempoeirado, de palavra fácil e "métodos garantidos". Reinava nele a teoria do primado do Psicológico -terá lido Freud?- mas pelos vistos a teoria ia bem acompanhada de um "grosso receituário médico"! Depois para minha surpresa, desapareceu completamente e tão rapidamente como imprevistamente havia surgido na ribalta. Mas não constitui novidade -ainda que apenas suspeitada- tudo a que ele se refere, mesmo ao nível das competições mais modestas dos miúdos,levávamos com um chá ao intervalo que alguns diziam já, ser um chá com ervas "muito aromáticas"...
    -Mas a entrevista serve para pelo menos -eu que pensei já ter o velho teórico morrido- desmistificar aquela ideia cheia de bolor de que antigamente é que o Futebol era isento de pecados, só se fosse de pecados Mortais e mesmo assim, duvido!?...Olhem o quadro do Cargaleiro!

    ResponderEliminar
  13. Amigos, eu só dei com a entrevista por acaso, nem comprei o jornal. O Menphis, pelo que diz, pode desenrascar a coisa na íntegra, mas também não tem muito mais de importante, são fait-divers de um tipo que hoje põe fêveras na brasa e era um treinador conceituado no conceito que dantes eles se tinham: autodidacta, vivaço, saber de experiência feito.
    Isto é só um cheirinho do que o futebol era quando o diziam ser limpo. Compare-se com o que hoje se diz e escreve, assimilem-se alguns conceitos, associe-se imagens, discursos, parangonas, figurões dos tempos actuais e vejam que a coisa não mudou muito.
    Estou como o Meireles, somos um pouco mais antigos e conhecemos o futebol bem antes de 74. A mim não me admira nada, rio-me é dos que hoje dizem que dantes é que era bom e que do futebol de hoje só sabem dizer mal, sendo que o mal é só o FC Porto vencer, vencer e vencer.
    E, neste aspecto, o que importa é que vamos continuar a vencer, vencer, vencer. Por isso, o futebol de hoje não presta. Eu digo-o também, não presta, mas não pelas mesmas razões que os maldizentes o querem fazer crer.
    Passei um fim-de-semana fora, nem vi o jogo de domingo do nosso Porto, só os lances dos golos que isto são já muitas vitórias de pré-época, torneios importantes, resultados bem bons e exibições a condizer que fazem os jornais calarem as tangas de outras pré-épocas. Anda tudo caladinho, até esmoreceu, estou em crer, quem procurava tirar partido dos malefícios do Apito Dourado.
    Sobre o que se passou no aeroporto, nada que não me tivesse já acontecido: já fui desviado para Cuba e perdi dois dias de férias há uns anitos. Mas conheço só a parte superficial da história que confirma como a TAP está a voar baixo.

    ResponderEliminar
  14. li agora o comunicado da SAD
    o ponto 10 é delicioso
    "10 - Se a TAP pretendia resolver a questão da sobrelotação retirando passageiros em excesso, então, depois da saída do dirigente do F.C. Porto, ainda faltava arranjar solução para mais três;"
    :)

    ResponderEliminar
  15. O árbitro Bruno Paixão apita a supertaça!

    ResponderEliminar
  16. eu nem sei o que vos hei-de dizer.

    bruno Paixão..

    ResponderEliminar
  17. Bruno Paixão?
    Estou como o major para o Pinto de Sousa: "É, o Porto quer lá saber dos árbitros para alguma coisa. O Porto quer qualquer um".
    Mas sabemos que há malandrecos que agora nem a capa do (semi)profissionalismo ajudará a disfarçar as asneiras congénitas que os árbitros cá da terra teimam em patentear. E invenções e inventores por cá não faltam...

    ResponderEliminar
  18. A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem informar que recusou a proposta recebida do Everton FC com vista à transferência a título definitivo do jogador Lucho Gonzalez.

    Assim, nos termos do acordo celebrado com a Global Soccer Agencies Lt, a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD tomou a decisão de adquirir os restantes 50% dos direitos económicos do jogador pelo montante global de 6,650 milhões de euros.

    Palmas, muitos aplausos. É de campeão.
    Que interessa a TAP, o Bruno Paixão e o Beitar ou o FCK que dá agora na SportTV?

    ResponderEliminar
  19. O Presidente do Futebol do Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa é o convidado de Ana Lourenço na “Edição da Noite” da próxima quinta-feira, dia 9 de Agosto, na SIC Notícias.

    O Líder do Campeão Nacional fala em exclusivo à SIC Notícias sobre a estratégia do clube para esta época, as transferências milionárias que têm acontecido em Portugal e o actual momento do futebol português. Mas esta será também uma conversa sobre o percurso de vida do homem que levou o FCPorto e o futebol português a glórias internacionais.

    A partir das 22.00 horas, na “Edição da Noite” da SIC Notícias.

    ResponderEliminar
  20. Adquirimos os restantes 50% por cento do passe do Lucho por 6, 65 milhõe de euros. Grande "aquisição"! FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  21. Um dia neste Verão saio do trabalho, vou para o ginásio e quando chegue...pimba..Anderson foi embora, que soco no estomago.

    Hoje faço o mesmo trajecto e vejo esta grande noticia.

    O melhor reforço deste época do FCP.

    ResponderEliminar
  22. Um dia neste Verão saio do trabalho, vou para o ginásio e quando chegue...pimba..Anderson foi embora, que soco no estomago.

    Hoje faço o mesmo trajecto e vejo esta grande noticia.

    O melhor reforço deste época do FCP.

    ResponderEliminar
  23. Também fiquei extremamente satisfeito com a aquisição da totalidade do passe do Lucho...Só mostra que a SAD está a funcionar muito melhor do que há uns tempos e a avaliar bem melhor os seus activos...Força Lucho, força meu bravo Futebol Clube do porto!
    Até comemos os Bruninhos Paixões Sportinguistas! Dá-me a sensação que o Bruno olha muito "para baixo"...Por isso deixa passar muito do que se passa acima da "linha de água"!

    ResponderEliminar
  24. Excelente post. Ainda conheço muita gente - de Lisboa, claro -, capaz de afirmar que antigamente o futebol era um jogo de cavalheiros. Claro, na altura é que era bom, o FCP não ganhava (e os seus jogadores não jogavam na selecção, os árbitros eram todos de Lisboa, etc.)...
    Fiquei surpreendido com a situação da TAP. Por me parecer tardia. Pela minha parte, já há vários anos que só utilizo a TAP e a Portela se não tiver mesmo nenhuma alternativa. Para além de ser uma má companhia aérea (famosa pelos seus atrasos), vejo a Portela e a TAP como responsáveis por um ignóbil ataque ao Norte. Há alguns anos atrás, Sá Carneiro era o principal destino na Europa para voos originados no Brasil. Neste momento, nem aparece nos rankings. E porquê? Porque a TAP e a ANA tudo tem feito para desviar voos do Porto para Lisboa, para vender a tese de que a Portela está saturada e é preciso um novo aeroporto em Lisboa. Sá Carneiro é o melhor aeroporto europeu na sua classe de tráfego, tem uma operação barata e eficiente, mas tem perdido destinos por causa desta estratégia. Aliás, que chega ao rídiculo de se criar dificuldades à Ryanair por esta pretenter estabelecer no Porto um dos seus hubs, o que poderá empurrá-lo para Espanha. Sá Carneiro poderia ser a grande referência no Noroeste peninsular, mas tem sido propositadamente asfixiado por Lisboa. Por isso, não dou para esse peditório. Se tiver de fazer escala, prefiro Madrid ou outra coisa qualquer.

    ResponderEliminar
  25. Concordo contigo "offshore" o ponto 10 do comunicado do FCP é duma fina ironia...Eles só precisavam que se excedessem mais três elementos da comitiva, para terem o problema dos excedentários para o voo resolvido! Assim vieram todos de autocarro, incluindo neles o Padre de Contumil...Só em Portugal!...Realmente, somos uma espécie de Irlanda Portuguesa! Viva a criação do RAN...Abaixo a República dos "Banana Men"!

    ResponderEliminar
  26. «"Portistas vão deixar de voar com a companhia aérea portuguesa"
    -TAP pede desculpas ao FC Porto por incidente na Portela-
    07.08.2007 - 17h32 Lusa

    _A TAP esclareceu hoje, em comunicado, que o incidente ocorrido ontem no transporte da comitiva do FC Porto desde Amesterdão "é a excepção e não a regra" e apresentou desculpas formais aos dragões.

    Pouco tempo depois de o FC Porto, também em comunicado, ter informado que deixará de voar com a TAP, a companhia aérea portuguesa respondeu que "está já em curso um processo de investigação interno destinado a apurar responsabilidades pelo sucedido" para evitar situações semelhantes no futuro.

    A comitiva do FC Porto que participou no Torneio de Roterdão apanhou na Holanda um avião que faria a ligação entre Amesterdão e o Porto, com escala em Lisboa. Chegados ao aeroporto da Portela, dirigentes e jogadores portistas tiveram de trocar de avião, ao contrário do que estava inicialmente previsto.

    Na nova aeronave, constatou-se que faltavam lugares, uma falha que originou uma discussão mais acesa entre o chefe da comitiva do FC Porto, Antero Henrique, e o comandante do avião, que ordenou a saída do dirigente, acompanhado posteriormente pela restante delegação, em solidariedade com o director-geral da SAD portista. A comitiva portista seguiu depois de autocarro para a cidade do Porto.

    "A companhia afirma a sua total disponibilidade para contribuir para que este incidente seja ultrapassado, já que a TAP pretende, como no passado, continuar ligada aos sucessos desportivos internacionais do FC Porto", escreve a transportadora aérea.»

    -Pois é, mas se em vez de colocarem Benfiquistas e outros seres hermafroditas a comandar os aparelhos e a gerir aquela empresa, pusessem pessoas do FCPorto, veriam como aquela TAP, passava rapidamente a ser uma Empresa a sério! Já repararam que em 1 de Setembro temos direito a mais um espectáculo de provincianismo bacoco? A juntar ao Grande Prémio dos espanta-pardais e restantes espécies ornitológicas do Parque da Cidade, vamos ter os espanta-gaivotas e espanta-trutas a evoluirem em pleno céu rasante do Rio Douro! O lixo ainda estava por retirar na Boavista passadas que foram duas semanas, agora vão ver se acertam numa das cinco pontes! Meu querido Porto, para onde te querem levar...Porque não levam a voar com eles o Rui Rio? Levem-no por favor e abram a porta do lado direito!...

    ResponderEliminar
  27. Acabo de ler uma crónica antiga do grande escritor português António Lobro Antunes e ele acaba assim :

    " ...Portugal, para mim, é um país de uma simples solitária, singela nota. O dó"

    Fantástico, num dia destes ler isto, é fantástico.

    ResponderEliminar
  28. Cheguei de um farto dia de trabalho e ao ler o comentário do Zé Luís sou apanhado de surpresa com a compra dos restantes 50% do passe do "el Capitan"!

    Excelentes notícias! Xeque-Mate - o jogador valorizou com o fel da imprensa e a ganância dos adversários interessados. Destes contra-feitiços gosto eu.

    PdC está vivo ou quê?

    ;)


    [[]]

    ResponderEliminar