29 setembro 2007

Outra vitória como presente

Outra prova, outro adversário, outros jogadores e, seguramente, outro resultado, é o que todos esperamos para o derby de hoje. Depois da desilusão da estreia na nova competição, em que o clube, que orgulhosamente ontem comemorou o seu 114º aniversário, foi motivo de chacota de todo o país, espera-se hoje dos jogadores, da equipa, um grande e vitorioso presente. Não só para a instituição que lhes paga o ordenado, mas principalmente para toda a massa adepta do FCPorto que sempre se tem dedicado de alma e coração ao clube sem nunca o deixar mal, tal como Pinto da Costa disse ontem nas comemorações do aniversário do FCPorto, depois da colocação de mais uma pedra para a construção do novo pavilhão.

O adversário é o vizinho do outro lado do Porto, uma equipa que, por pior que esteja, faz sempre destes jogos com o rival a sua grande vitória do campeonato. E para isso conta com um treinador que lhes dá uma espécie de táctica onde a luta, muitas vezes sem aplicada literalmente, é a palavra de ordem, sendo que todos os cuidados serão poucos na abordagem ao jogo.

Nos convocados para hoje as novidades prendem-se, sobretudo, com a não inclusão de Fucile, que terá acusado algum desgaste no último jogo, e o regresso de Helton e do capitão Pedro Emanuel. João Paulo, que partiu o nariz, estará ausente durante, pelo menos, duas semanas, e o seu substituto deverá ser Stepanov, já que o Pedro Emanuel ainda não estará ao ritmo necessário e o sérvio deu boas indicações. Para o lado esquerdo da defesa deverá ser Marek Cech o eleito. Já na baliza seria de uma enorme injustiça retirar Nuno de lá, mesmo com Helton apto. No meio campo e perante o facto de Paulo Assunção poder ser poupado para estar a 100% na Champions, já que vem de uma lesão, e se o professor não surpreender pela positiva, colocando Raul Meireles mais recuado e Leandro Lima na frente do triângulo do meio campo, Bolatti deverá ser o substituto. Na frente Edgar, contando esteja ao nível do jogo de Paços, para mim teria uma nova oportunidade, sendo ajudado por Quaresma e Lisandro, preterindo assim Tarik que poderia sempre ser uma mais valia na segunda parte. Assim, aqui vai, não quem acho que vai jogar, mas a equipa que escolheria:

Não sabendo até que ponto a moral da equipa terá sido afectada pela eliminação precoce da passada quarta-feira, sendo que a maior parte dos jogadores que hoje entrarão em campo não terá sido directamente responsável por tal, Jesualdo terá sempre algum trabalho psicológico a fazer, os adeptos não estarão tolerantes, bem pelo contrário, e a equipa terá de mostrar tudo o que vale oferecendo a todos um enorme presente, ao carimbar a sexta vitória consecutiva na liga, tendo ainda em conta que o rivais teoricamente mais fortes se irão encontrar, podendo o FCPorto alargar distâncias para um deles ou até para os dois.

FCPorto - Boavista, 21H15 - RTP África, RTP internacional e TVI

Resta-me apenas dizer: PARABÉNS GRANDE FCPORTO!!!

15 comentários:

  1. Se te convences que dará na RTPÁfrica devo confessar-te que eles cortam a emissão durante esse período. No que toca à RTPInternacional não sei porque não a recepciono, mas quanto à RTPÁfr. tenho quase a certeza que será assim, pois foi o que sucedeu na última transmissão conjunta aquando do jogo em Paços de Ferreira, invocaram interesses comerciais de outra empresa concorrente! Talvez seja um bom augúrio...No entanto aborrece-me à grande ver o jogo através da TVI que considero uma televisão completamente RASCA, mas o meu amor pelo Porto ultrapassa tudo, até esse "asco" profundo e só tenho de me preocupar na hora em desligar o som e ouvir outras músicas...Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos devo corrigir algo que escrevi esta madrugada relativamente ao dia 28 de Setembro data da fundação do Futebol Clube do Porto. Afirmei eu que esse dia era também o dia em que se tinha registado uma importante batalha ganha pelos Liberais cercados na cidade do Porto pelos apaniguados das forças Miguelistas. Essa batalha ocorrera num local próximo das Antas e que eu lera como sendo o Monte Aventino. Porém essa luta que foi exemplar de heroísmo único sucedeu sim a 16 de Setembro de 1832 e a 29 de Setembro sucedeu uma outra na área que hoje é denominada como Rua do Heroísmo -precisamente por isso- igualmente na Freguesia de Campanhã!

    "No dia 16 os sitiados fizeram a sua primeira surtida, tendo então ocupado o Morro das Antas, na parte alta da cidade, o que veio dar-lhes ânimo. No entanto, tentando pôr finalmente cobro à insólita situação de um punhado de 7.500 homens persistindo em resistir a um exército organizado de 80 mil, o general realista Gaspar Teixeira começou a preparar um assalto em força escolhendo o dia 29 de Setembro, em que a Igreja celebra o arcanjo São Miguel, epónimo do rei, para o fazer, tendo prometido aos seus soldados o saque da cidade.
    Efectivamente, no dia 29, a coberto dum nevoeiro cerrado, os sitiantes avançaram pelos lados de Campanhã, chegando a entrar na Rua do Prado, onde foram recebidos pelos resistentes, travando-se combate tão violento que daí recebeu a rua o nome actual de Rua do Heroísmo. Idênticos assaltos violentos ocorreram noutros pontos das linhas, durante os quais o exército sitiado praticou actos da maior bravura, de tal forma que, quando o general realista Gaspar Teixeira reconheceu a impossibilidade de esmagar a cidade e ordenou a retirada, se encontrou com mais de 4 mil baixas, a que corresponderam escassas 650 por parte dos sitiados. Esta derrota realista desmoralizou os sitiantes e o seu general, pelo que este resolveu pedir ao rei que viesse, com a sua presença, levantar o moral caído das suas tropas."

    -É sintomático que eu faça confusão entre 16 e 28 de Setembro, esta é a data de fundação do FCdoPorto a outra, a data do meu nascimento! Simples pormenores...

    ResponderEliminar
  3. Atitude, concentração, motivação ... é o que se exige, jogue quem jogar.
    E acredito que isso irá acontecer num jogo sempre difícil mas que vamos ganhar.
    Assino por baixo em relação ao Nuno, deve continuar a jogar pois tem estado muito bem.

    ResponderEliminar
  4. Aqui está: o jogo onde fico mais irritado. Confesso que neste jogo fico irritado, com o futebol de Pacheco, com as faltas duras e os consequentes " deixa andar" dos árbitros, vamos a ver como vai ser hoje.

    Na equipa acho que talvez o Tarik jogue e o Lisandro passa para o centro, porque na hora do jogo o pôr de sol já se foi e aí a recuperação é feita com mais calma e não à pressa.

    Leandro Lima ou Raul Meireles será a dúvida, eu não hesitava e punha o Leandrinho, mas logo à noite ver-se-à o que Jesualdo vai fazer.

    Importante jogo, porque o nosso adversário vai ter um jogo difícil, recordo que o Marítimo vai à Amadora e o Estrela está a fazer um bom campeonato.

    Logo à noite, no sítio do costume estarei lá pronto para ver mais uma vitória.

    ResponderEliminar
  5. Apoio a titularidade do Nuno.
    Quanto a meio campo julgo que o Raul Meireles será sempre titular, e assim jogará o Bolatti ou Leandro Lima, agora os dois não me parece.

    ResponderEliminar
  6. Bem, se formos a ver o Meireles, que começou a época muito bem, também andava a jogar pouco nos últimos jogos. Então, se o Jesualdo mantiver o seu conservadorismo e insensibilidade, vai manter a equipa do costume na Liga, incluindo o Tarik. E o P. Assunção.
    O Bovista será terrível a dar pau, a "táctica" vai ser a do ano passado: fechadinhos ao ataque, pau para todo o lado se o árbitro o permitir. E para beneficiar do outro resultado em Lisboa, há que ganhar e para isso o prof. manterá todos os seus do 11 habitual.
    Caso contrário, ou em desespero, lança o Adriano e atira o Lisandro para um flanco, saindo o Tarik.
    Será precisa paciência, o que também daria melhor controlo da bola. Mas paciência não quer dizer morrenhice, lentidão de processos, porque o pessoal começa a irritar-se de fora e transmite esse desassossego para dentro, ainda que os jogadores precisem ser espevitados.
    Como, no 11 habitual, não teremos quem fure, vamos ter um Liverpool axadrezado só para defender. De qualquer forma, a importância do banco e as soluções para utilizar será porventura fundamental, lembrando o que não foi feito na Champions.

    ResponderEliminar
  7. Carissimos,

    Como se costuma dizer equipa que ganha (5 jogos seguidos) não se meche!!

    Na defesa estamos de acordo em relação aos 5 a jogar. Recordo apenas que o Fucile jogou a Copa América, e por isso não deverá estar desgastado, mas há que gerir esforços para o futuro. Por isso, e nos jogos em casa, tem jogado o Chech, que desenrasca. Penso ser uma boa decisão.

    No meio campo, que é onde vai acontecer jogo, não acredito na alteração do tridente; P Assunção, R Meireles e Lucho. Se algum deles não tivesse a 100%, de certeza que ficaria de fora.

    Na frente, voltamos ao normal: Quaresma, Tarik e Lisandro. O jogo em Paços de Ferreira, num campo pequeno, onde uma referência na frente era necessário, foi na jornada anterior.

    Por fim, desde já alerto que vai ser um jogo para sofrer, como são os jogos com o Boavista!
    Mas só unidos, se poderá vencer!

    ResponderEliminar
  8. Meireles aqui em casa nunca necessito de ver os jogos na TVI. O operador que fornece televisão por cabo nunca interrompeu qq emissão da RTPAfrica, falo da Cabovisão.

    Qt ao jogo tb acho que o Jesualdo deverá colocar o mesmo onze, se tiver essa possibilidade, não sei até que ponto o Assunção poderá jogar a 100% e até que ponto Jesualdo arriscará a sua entrada.

    O que mais me preocupa até, além do deixa andar dos árbitros em relação à "lenha" que vai ser distribuida pelo Boavista, é mesmo a impaciência e intolerância dos adeptos. Se não se marcar cedo, o público vai cair em cima, as pessoas não esquecem tão facilmente a incompetência da taça da liga e, se bem conheço o público do Dragão, os assobios vão ser mais que muitos e com isso a intranquilidade vai passar para os jogadores, talvez começando aí o Jesualdo a perceber o real significado de uma eliminação precoce contra um pequeno clube.

    Menphis, entendi essa do nosso adversário ter um jogo difícil :-).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. boas Camaradas!
    este é um jogo muito importante para o porto, há que limpar a imagem deixada no último jogo, ou melhor, os jogadores e treinador têm pelo menos que limpar a sua..
    é um jogo sempre difícil apesar de o boavista não ser a mesma equipa de outros tempos. o mais importante é não perder a atitude e não julgar que mais cedo ou mais tarde o golo acaba por surgir (só surge se o procurarmos, mas para isso é preciso criar oportunidades)!
    qt à equipa acho que poderá ser um jogo demasiado duro p jogar o Leandro e talvez aposte mais no Raul Meireles (pelo menos do ponto de vista do treinador pq gostava de ver se o Leandro vale ou não o que dizem dele) quanto ao trio de ataque depende muito das condições do Tarik..se não apostava no Edgar que se portou mt bem em Paços ou no farias numa espécie de última oportunidade!

    Mais importante que tudo é o porto mostrar raça e atitude que faltaram e muito no ultimo jogo, pois como disse o zirtaev, os adeptos estão tudo menos tolerantes!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  10. Também acho que o Jesualdo vai optar pelo tridente habitual. Contudo a jogar em casa, eu pessoalmente apostaria no Leandro nas alas no lugar de Lisandro, passando este para ponta-de-lança.

    Espero que os adeptos no estádio saibam dar tranquilidade à equipa. E isso passa obrigatoriamente por não assobiar (demasiado) o Jesualdo. Mas isso sou eu, que tenho por hábito não assobiar treinadores e muito menos usar lenço branco.

    O Boavista vai com toda a certeza usar desse nossa "fraqueza".

    Vai ser muito difícil mas estou convicto que vamos chegar aos 18 pontos. O 11 que tem jogado na Liga têm entrado muito forte no início dos jogos. Fazer rápidamente 1-0 e tentar guardar a bola. Simples. Eu gosto.


    [[]]

    ResponderEliminar
  11. Caro Ziratev:
    Está explicada a tua dica...O servidor por aqui -pelo menos foi o primeiro servidor a aparecer, já que a TvTel e a Clix também surgiram, mas posteriormente- é a TVCabo que faz o que mencionei acima, corta a emissão e coloca um aviso de que o faz, por questões de respeito contratuais.Agora se a a emissão é a mesma, os caramelos que vão estar a comentar, serão eventualmente também os mesmos, o que me conduziria ao mesmo dilema: Ouves os ditos, ou música?...
    Em relação ao Nuno concordo com a sua permanência, prefiro assim, Nuno na baliza e Helton no banco, sinto-me mais confortado e é plenamente justo. O Fucile, contrariamente a muitas opiniões aqui lançadas, não me parece estar muito bem, no último jogo para a LigaBwin em Paços de Ferreira, foi o que sentiu mais dificuldades no sector defensivo. Num jogo mais arriscado com grau de dificuldade superior, deve jogar um defesa mais fixo ao estilo do Cech, no entanto hoje não me parece ser o caso, a não ser que o Boavista tenha pontas rápidos que ponham em xeque os laterais, o que então justificará plenamente a opção. O Boavista vai jogar assente numa estrutura defensiva forte e tentar o contra ataque, mas já lá não está o José Manuel...Eu manteria o 11 de Paços Ferreira - com a excepção do João Paulo, claro- e quando muito poria o Leandro Lima a tentar criar espaços na estrutura do Boavista! Mas penso que com o Lisandro e o Quaresma a aproveitarem as deixas do Edgar -muito bem neste aspecto- a situação se resolve bem...Boa sorte e um abraço a toda a bancada, incluindo o rikardooliveira...

    ResponderEliminar
  12. Palavras do nosso Presidente:

    «Na ordem do dia está também a polémica decisão de Duarte Gomes no Estrela da Amadora-Benfica, mas o pedido de desculpas do árbitro não mereceu qualquer comentário de Pinto da Costa. Mas a questão não ficou sem resposta: "Não quero dizer nada… Mas quero lamentar que o resultado tenha sido falseado de uma maneira flagrante. Se fosse com o FC Porto já haveria um apito azulado… Assim, se calhar, devia haver um apito encarnado, mas não há".»

    -obviamente que não há, nem pode haver, foi tudo feito com a maior das lisuras...E eu quase apostaria -os meus velhos testículos- que alguns dos "InBestigadores do ADourado" saltaram de alegria, quando o "estrábico" Juiz de LinhaLima, assinalou Penaltie na Reboleira! Imparcialidades Judiciais...Alguns até não se importariam de serem eles a arbitrar o jogo!...PORMENORES, não mais que isso!...

    ResponderEliminar
  13. Meireles os comentários são sempre feitos por gente da RTP, apenas a imagem é a mesma. Creio que muitas das vezes é o Paulo Catarro o locutor, mas nem sempre. De qq das formas é muito mais audível, diria mesmo que não tem comparação possível e dá sempre para termos o som ambiente do estádio, o que não dispenso numa transmissão televisiva. Com outro som qq não consigo estar a ver os jogos. Outra possíbilidade é ouvir o relato, já que quando dá na TVI não existe o atraso na imagem que existe na SportTv.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. obrigado Meireles!!
    Esta merda irrita msm se o penalty fosse assinalado contra o Fátima era o escândalo, era o fim do mundo e mais uma vez apareciam uns tristes a dizer que foi assim que o porto conquistou td nos últimos anos, enfim TRISTES!!
    contra tudo e contra todos sabe melhor!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar