14 fevereiro 2008

Quem não tem cão caça com gato

Gato. Quando pensamos nisso aqui em Portugal, pensamos num ser felpudo de andar por casa. No Brasil não. No Brasil pode ter além desse significado dois totalmente distintos.

Se uma brasileira nos diz que somos gatos devemos sentir-nos lisonjeados e pensar que estamos num dia de sorte. Agora se no mundo do futebol alguém diz que somos gatos, é motivo de preocupação uma vez que significa que forjamos a nossa data de nascimento para subir na vida.

Foi o que aconteceu com Leandro Lima…Não é um caso único…Infelizmente é uma prova da miséria em que vive a sociedade brasileira, que obriga a que jovens como Leandro lima forjem a sua idade para terem chances de ter uma vida melhor…

No Brasil a concorrência é enorme, aparecem jogadores de toda a parte e por isso não faltam empresários que se queiram aproveitar de jovens como Leandro Lima.

Por isso, espero que neste caso a culpa não morra apenas com Leandro Lima…

.

O Porto vendo-se privado de Anderson quis á falta de melhor caçar com gato esperando que dali saísse uma surpresa como o craque ex-grémio. Não esperava era que lhe saísse um gato destes…Aí parece-me que foi um erro de casting.

A direcção do Porto pensou que um raio podia cair 2 vezes no mesmo lugar. Se Anderson saiu duma selecção brasileira , o mais fácil para encontrar um sucessor é ir á mesma fonte…

O problema é que um Anderson aparece de muito em muito tempo. E quando se procura um jogador com características para se fazer a mesma posição e quando se pretende investir uma boa quantia nesse jogador convém que as observações sejam completas e não com base numa única competição….

Leandro Lima foi apresentado ao professor Jesualdo e aos portistas como um nº 10 de futuro para substituir Anderson.

O problema é que quem o observou observou-o mal.

Eu acompanho com relativa atenção ao campeonato brasileiro, e leio bastante sobre o futebol brasileiro tentando-me manter informado sobre os possíveis craques a sair de lá.

Leandro Lima era vendido na nossa imprensa como um dos craques da seleção sub-20 brasileira…

Puro engano, Leandro Lima era bastante criticado pelos jornalistas e pelos adeptos brasileiros que exigiam no seu lugar jogadores mais consagrados no Brasil como Willian ex-corinthians ou Carlos Eduardo do Grémio de Porto Alegre.

Leandro Lima era considerado pelos próprios brasileiros como um “brinca na areia”. Essa classificação preocupou-me vindo de quem vinha… O brasileiros que veneram jogadores como Robinho que têm como arma o drible e que mesmo por vezes exagerando nunca são acusados de falta de objectividade classificavam o nosso Leandrinho de “brinca na areia”…

Não podia vir coisa boa…O tempo foi passando e os meus amigos brasileiros sempre me diziam, o Leandro não é jogador para o Porto… Eu então tentei informar-me sobre o que havia feito Leandro no seu anterior clube o São Caetano e o que descobri foi que ele nos últimos jogos nem titular vinha sendo e que nunca foi o craque da equipa.

O mais grave não foi isso, o mais grave foi que aquele jogador que vinha jogar para nº 10 mesmo no são Caetano e no campeonato brasileiro que se pauta pela fraca marcação e ritmo de jogo lento era considerado demasiado franzino e com pouca cultura táctica para jogar no meio campo. Como tal jogava ou solto no ataque atrás de um jogador mais fixo ou então encostado a uma ala…

Depois de saber isso fez para mim total sentido o porquê de Leandro Lima parecer sempre perdido no meio campo, não saber defender e não primar pela visão de jogo.

Uma prenda envenenada para Jesualdo Ferreira que assim teve que planear uma época sem um nº 10 ficando assim Lucho adaptado a essa função e sem substituto á altura.

Um erro depois gera outro erro. Se Leandro Lima não pode substituir Lucho temos que encontrar alguém,e assim se queima Mariano Gonzalez que sempre foi jogador de ala e assim teve que pisar outros terrenos nuns quantos jogos para desenrascar numa posição que não é a dele e que lhe custou muito caro em termos de confiança.

Que solução para Leandro Lima? Rescindir o seu contrato e tentado apagar assim um erro do departamento de prospecção? Ou apoiar o jogador, admitir o erro e tentar reconverte-lo num elemento útil para o clube?

Eu acho que devemos mante-lo uma vez que não temos nenhum jogador que possa substituir Lucho. Leandro não é um 10, falta-lhe qualidade táctica, envergadura e mais uma série de coisas mas na verdade é aquele que numa situação limite mais pode trazer criatividade ao meio campo mesmo que se perca consistência…

.

Perder um cão e caçar com gato nem sempre é desvantajoso…Significa adaptação e quando nos adaptamos acabamos sempre por ficar mais fortes.

Foi o que aconteceu com a ida de Tarik á Can.

Na altura não faltou quem lamentasse a sua falta (eu incluído) mas analisando bem foi a melhor coisa que podia ter acontecido a Jesualdo Ferreira e ao Porto.

A falta de Tarik obrigou Jesualdo a encontrar soluções e assim se ganharam dois reforços que o Porto não tinha e que com a saída de Tarik provavelmente não teria…

1º Hélder Barbosa, um jovem talentoso que regressou a casa mais cedo só porque se temia que a ausência de Tarik pudesse ser prolongada.

Tenho a séria impressão que Jesualdo não mexeria no plantel se Tarik não tivesse sido chamado para Can e com isso o Porto perderia um reforço importante para as alas.

2º foi Farias. Com Lisandro a ter que voltar a uma posição mais próxima da ala isso permitiu que o mal amado Farias tivesse espaço e acima de tudo tranquilidade para assumir a titularidade e mostrar serviço e assim ganhamos um ponta de lança. De um peso morto no plantel e um emprestado fizemos 2 reforços importantíssimos para o que resta do campeonato, champions e taça de Portugal.

Uma das críticas que fazia a este Porto e na qual me baseava para não acreditar que pudéssemos sonhar na champions era exactamente por não termos banco. Tínhamos um excelente onze mas faltava-nos opções credíveis no banco.

Tarik regressa e parece que o mundo mudou… Quando saiu ele era titularíssimo e uma da figuras da equipa, Farias era uma nulidade e não havia séria concorrência para jogar na ala. Agora já se discute se Tarik que até há um mes atrás era indiscutível se deverá entrar na equipa…

Jesualdo ganhou opções…Agora vejo um banco capaz de ser não apenas um banco de suplentes mas um banco de reforço no decorrer dos jogos..Nuno para a baliza, João Paulo para o centro da defesa, Cech para defesa esquerdo, Bolatti para trinco, Barbosa para a ala e dois pontas de lança: Adriano e Farias.

O professor pode variar, pode jogar com o trio do costume cheio de velocidade técnica e criatividade com Tarik, Quaresma e Lisandro. Ou ter um jogador de área fixo, capaz de segurar os defesas e de finalizar o caudal ofensivo criado pelas alas.

12 comentários:

  1. eu sinceramente , 21 ou 31 anos , só quero saber uma coisa : quando é que este volta ? quando é que volta a treinar e a poder ser convocado ?!

    quando o vi a jogar , realmente pareceu-me mt perdido em campo , mas sempre me pareceu com tecnica.

    com umas lições , ainda vai lá ao sitio :)

    ResponderEliminar
  2. R.Costa obrigado pelos teus esclarecimentos, sobre o significado de gato no Brasil, nós não sabiamos, sabes, somos um bocado néscinhos, não temos a tua cultura. Quanto ao L.Lima é um jovem, 20 ou 22 tanto faz, internacional brasileiro, com capacidade,talento,um jogador para se fazer. É pena que toda esta trapalhada, que espero se resolva rapidamente,esteja a impedir o jogador de estar a jogar e a crescer futebolisticamente.

    ResponderEliminar
  3. Eu sinceramente nunca gostei mt deste jogador, sempre ouvi falar mt no carlos eduardo e na altura em que contratamos Leandro admito que fiquei desiludido pois nunca tinha ouvido falar em tal jogador, mas enfim! o mais importante é o FCP e se ele poder melhorar e ajudar o o FCP serei o primeiro a cá vir dar-lhe os parabéns a dizer então que foi uma óptima contratação eheh agr neste momento não posso dizer isso falta-lhe mt para ser jogador do porto à porto!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  4. O excelente texto de R.Costa reforça a minha convicção de que a decisão acertada - confirmando-se a fraude - é a rescisão e a exigência da devolução do passe.
    Não me aflige a inexistência de um 10, por 2 razões. Em primeiro lugar, porque este lugar perde importância quando se joga em 4-3-3 (que tem sido a táctica mais utilizada esta época). O lugar do 10 existe no 4-4-2 losango, mas o FCP tem utilizado tão pouco esta táctica, que não é demasiado grave ter só o Lucho para o lugar.
    Em 2.º lugar, a vinda de L.Lima obrigou à saída de um outro 10, que temos emprestado - o Ibson. Embora também tenha alguma tendência para ser brinca-na-areia, revelou-se bem mais útil à equipa do que L.Lima (com ele,parece sempre que jogamos com 10).
    Para a próxima época, esta situação terá de ser resolvida, recuperando Ibson, e eventualmente procurando outro 10. Até porque se Quaresma sair (o que me parece provável), é natural que o FCP passe a jogar com mais frequência em 4-4-2. Quaresma é daqueles jogadores que prendem a um esquema. É um jogador genial, mas que tende a prender ao 4-3-3. Por um lado, a sua genialidade obriga o treinador a utilizá-lo (um bom treinador deve desenhar um esquema que potencie os talentos ao dispôr). Por outro, é o extremo típico do 4-3-3.

    ResponderEliminar
  5. Sobre o caso do gato, já disse a minha opinião no post do Nuno Nasoni, mas relativamente ao seu valor concordo contigo, não é o craque que nos quiseram vender, mas nota-se que tem valor para singrar no FCP, talvez quando a sua adaptação for melhor a uma realidade completamente diferente do campeonato brasileiro. Será que posso dizer que o Leandro Lima é o nosso Freddy Adu ? Um jogador com valor, mas que vem num campeonato totalmente diferente do campeonato português e que é necessário fazer um trabalho quase de escola, principalmente táctica e fisicamente para que o seu valor possa emergir duma forma mais fácil e, principalmente, habitualmente e não intermitente, um jogo por outro.

    ResponderEliminar
  6. Sobre o Leandro Lima, independentemente da sua idade, considero que o FCP deve manter o jogador. Na próxima época deve ser emprestado a um clube que o utilize com frequência, depois logo se verá. Penso que o valor do passe está estabilizado e que o FCP pode facilmente transaccionar o mesmo pela quantia despendida em Agosto.

    Aposto que os rivais da capital não se importavam de o resgatar nem que este tivesse 25 anos...

    Atenção.

    ResponderEliminar
  7. Quais eram as credenciais do Deco no Brasil?

    ResponderEliminar
  8. RICARDOCOSTA :

    O Leandro Lima será , ou foi , um dos tais jovens "obrigados" a forjar a sua idade ?

    É que , até agora , não me consta que ele tenha confessado tal acto.

    Se o praticou ...

    ResponderEliminar
  9. Chamo a atenção para alguns números apresentados pelo blogue "Sou Portista Com Muito Orgulho" que revelam a discrepância entre a importância dada aos Clubes de Lisboa e ao FCPorto no que respeita às transmissões televisivas em canal aberto!...Mais um dado que pode ser esgrimido perante quem gosta de nos apoucar!...

    ResponderEliminar
  10. Não diría que o Leandro é o nosso Freddy Adu porque Adu já é considerado uma grande promessa quase desde os seus 13 anos.
    Leandro Lima é aquele tipo de jogadores que no Brasil aparecem em abundância,recheados de técnica mas com problemas tácticos.
    Estou convencido que se ele não tivesse forjado a sua idade muito dificilmente tería integrado a seleção brasileira de sub-20...
    Mas quando me refiro a um erro de casting não é apenas pela idade.
    Isso sinceramente acho o menos...òbvio que em termos de mercado inflaciona o passe o facto dele ser mais novo,mas eu aqui refiro-me apenas á questão técnica.
    Ele foi um erro de casting porque foi apresentado no Porto como nº 10 para substituir Anderson e ele não tem condições para fazer essa posição.Mesmo no Brasil demonstrava limitações quando jogava no meio campo.
    Um jogador que no campeonato brasileiro não consegue ser médio,dificilmente conseguirá num campeonato europeu.
    .
    .
    Sobre as credenciais de Deco.
    Deco é um caso especial.Ele saíu cedo do Brasil e dum clube com outra dimensão...O Corinthians tem um peso muito superior no Brasil ao Sao Caetano de onde saíu Leandro Lima...
    Para Deco triunfar na 1ª equipa do Corinthians era bem mais difícil que para Leandro Lima se destacar no São Caetano.
    Mas isto daría uma discussão longa que envolvería empresários e CBF...
    Só posso acrescentar que praticamente ninguém no Brasil entendia como Leandro Lima era titular á frente de jogadores bem mais consagrados e que ele nunca gerou grande simpatia ou expectativa nos adeptos brasileiros.
    Há jogadores que nascem predestinados,que o único desafio da sua carreira é ter cabeça para não desperdiçar o seu talento nato,casos como :Maradona,Ronaldo,Messi etc...E depois há casos de jogadores que não nascem já com um talento superior aos demais mas que são jogadores de processo.jogadores que se fazem com o tempo e graças ao seu afinco e trabalho podem chegar perto dos que já nascem predestinados,a diferença é que estes têm mais trabalho.
    Aí incluo jogadores como o Deco mas também o próprio Figo.
    O Deco como o jogador que o conhecemos hoje fez-se em Portugal e não no Brasil.
    Quando ele saíu de lá era apenas mais um,o que o fez chegar ao topo foi ter tido a capacidade de aprender e evoluir e para ser o melhor mesmo não tendo nascido um gênio como Maradona.
    Leandro Lima pode evoluir e pode vir a ser útil,acredito nisso.
    Mas essa ponderação terá que ser feita por Jesualdo que o vê em todos os treinos.
    Agora parece-me claro que ele não é um nº 10.
    Falta saber o que Jesualdo pretende fazer...Adaptá-lo a uma ala?Trabalha-o com calma para ele um dia poder fazer de nº 10 num sistema de 4-4-2 ou como 2 avançado?
    Ou prefere desistir dele?
    Eu acho que o Leandro Lima este ano podia ser uma opção interessante em alguns jogos,mesmo não estando ainda preparado para jogar no Porto,há jogos em que é preciso um agitador,alguém com boa qualidade técnica que parte para o um para um ou ganhe faltas,e isso ele consegue fazer.
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  11. Relativamente a Leandro Lima:

    1. É verdade que o atleta surgiu como titular no Mundial Sub-20, e isso acabou por ser contestado pela imprensa..mas também é bem verdade que foi considerado mais tarde como um dos melhores jogadores da competição (aliás, com alguns golos marcados).

    2. Leandro fez uma boa pré-época no Porto, chegou a jogar em algumas partidas e a impressionar pela capacidade de finta, e não tanto por ser um "brinca na areia" mas pelo contrário por jogar sempre com os olhos na baliza, rápido e com mobilidade, algo que numa fase inicial até convenceu o sempre "conservador" Jesualdo Ferreira.

    3. E em jeito de conclusão, não é pelo facto de o jogador estar agora envolvido nesta complicação (que sinceramente não sabemos se é uma falsidade, ou se realmente tem algo de verdade) que vai passar de bestial a besta, pois não tem uma coisa a ver com a outra. O Porto é um clube que gosta de contratar, por várias razões (quanto mais não seja para utilizar os atletas como contrapartida em outros negócios), e um jogador como Leandro, tendo em conta o baixo custo do atleta, foi uma boa aposta da SAD. O ser "gato" ou não é uma questão extra-futebol.

    ResponderEliminar
  12. rzamith :

    De acordo.

    E, mesmo que envolvido numa complicação ,faltará saber se ele próprio está , ou não , inocente.

    ResponderEliminar