05 janeiro 2009

Acabar com a tradição...e em 1º

Nacional 2-4 FCPorto
Edson 14', Hulk 51' e 92', C. Rodriguez 72', M. Fidalgo 79' e Lucho 90'
Equipa: Helton, Fucile, Rolando, B. Alves, P. Emanuel (M. Gonzalez 45'), Fernando, R. Meireles (Guarin 71'), Lucho, C. Rodriguez, Lisandro e Hulk (Benitez 92')

O FCPorto entrou em 2009 da melhor maneira possível, vencendo o Nacional, equipa que na época passada derrotou por duas vezes a equipa que se viria a tornar tricampeã, na sua própria casa, um Estádio onde os portistas já, por várias vezes, experimentaram viver imensas dificuldades. Mas a vitória conquistada não foi fácil, longe disso, o FCPorto necessitou de dar a volta por cima a um resultado que lhe era desfavorável, mostrando, principalmente na segunda parte,
uma atitude aguerrida e de campeão.

Com Jesualdo Ferreira a dizer, na conferência de imprensa, que este jogo era nuclear para as aspirações portistas ao título, em virtude das dificuldades em jogar na Choupana, o FCPorto apresentou-se com o mesmo onze titular das últimas partidas, tendo mais uma vez apostado em Pedro Emanuel para a esquerda, sendo um erro que Jesualdo tem vindo a insistir ultimamente, como se veio a provar durante a partida.

A primeira grande oportunidade de golo é mesmo dos portistas, logo aos 2 minutos da partida, num livre marcado por Raúl Meireles, Lisandro Lopez, num remate à meia-volta, envia a bola à barra, tendo depois sobrado para Rolando que não conseguiu dar um bom seguimento à jogada. O FCPorto começava a jogar demasiado confuso, no meio-campo Lucho tomava conta das operações, parece que o argentino está a regressar aos seus bons momentos, mas Raúl Meireles mostrava-se demasiado perdido para coadjuvar o argentino na missão de controlar o meio-campo, parecia que o português queria estar em todo o lado, mas sempre sem resultados positivos.

O Nacional da Madeira fazia o seu jogo, inteligentemente, percebeu as dificuldades de Pedro Emanuel no lado esquerdo, e, arrisco a dizer todas, as jogadas de ataque nacionalista foram sempre pelo seu lado direito, criando imensas dificuldades ao FCPorto em estancar aquele lado. Sem fazer muito por isso, no primeiro remate à baliza portista, de fora da área, e com a infelicidade de Bruno Alves desviar a bola de Heltón, o Nacional da Madeira inaugurava o marcador, por Edson Sitta.

A equipa portista pareceu sentir o golo, mas desta vez para pior, e foi, até ao fim da primeira parte um FCPorto ao nível do que fez pior durante este ano. Enquanto o Nacional trocava a bola com o maior à-vontade, sempre de forma tranquila e controlava as operações, lutando sempre de forma aguerrida pela posse da bola, o FCPorto parecia ser uma equipa muito confusa, com imensos passes errados, com pouca velocidade, com muita falta de agressividade, no bom sentido, e atitude.

Jesualdo Ferreira, finalmente, percebeu o elo mais fraco na equipa portista, e fez sair Pedro Emanuel para entrar Mariano Gonzalez, tendo a equipa portista se metamorfoseado de forma positiva. Logo de inicio, o FCPorto mostrou uma atitude competitiva bem diferente ao que tinha demonstrado até então, bem melhor e mais aguerrida, sendo, sem surpresa, que aos 51 minutos, depois de um remate forte de Lisandro Lopez, que proporcionou uma defesa incompleta ao guarda-redes nacionalista, Hulk empurrou a bola para baliza, fazendo o empate.

Mas a equipa portista mostrava que não queria ficar pelo empate, lançando-se ao ataque, obrigando a equipa nacionalista a recuar, Jesualdo Ferreira substituía Raúl Meireles por Guarin, sendo, sem surpresa, que, a responder um cruzamento de um colega seu Rodriguez num espectacular pontapé de bicicleta pôs a equipa portista em vantagem.

Tudo previa um final de jogo descansado, o FCPorto tinha o controlo de jogo, a atitude era boa, pensava-se que corria pelo melhor, mas, mais uma vez, um golo consentindo pela defesa portista estragou os planos da equipa orientado por Jesualdo Ferreira. Em resposta a um cruzamento de Bruno Amaro, Miguel Fidalgo aparece no meio de Bruno Alves e Fucile e faz o empate imerecido até à altura.

A partir daí, o FCPorto começou a carregar mais, mas nem sempre da melhor maneira, com o tempo a jogar contra, e o vento a favor, a equipa portista apostava tudo em busca do resultado mais positivo. E, aos 90 minutos, Guarin remata forte, e fora da área, tendo o defesa nacionalista desviado a bola com a mão, Pedro Proença, pasme-se, num acesso de lucidez marca pontapé de grande penalidade que Lucho Gonzalez não desperdiça.

O Nacional apostava tudo por tudo para tentar o empate, mas o FCPorto demonstrou o porquê de ser a equipa mais forte, Hulk, numa brilhante jogada individual, rematava sem hipóteses para o guarda-redes nacionalista carimbando uma vitória arrancada com sofrimento, mas com muita garra e atitude de campeão.

Com esta vitória, bastante importante da forma, e onde, foi conseguida, o FCPorto, beneficiando vitória do último classificado Trofense, começa o ano saltando para o primeiro lugar isolado, mostrando que, mesmo que nem sempre da melhor forma, quando a equipa se mostra com atitude de campeã, com muita personalidade e garra é sempre muito difícil levar de vencida, e é, de longe, a melhor equipa do campeonato.

21 comentários:

  1. Apenas uma correcção: Hulk faz o primeiro golo a recarga de remate de Lisandro e não de Lucho.

    Não gostei muito do meio campo. Meireles e Fernando estiveram uns furos abaixo do normal. Lucho está melhor. O nosso poder de fogo é impressionante.

    ResponderEliminar
  2. Excelente vitória. Não há jogos perfeitos, e este esteve muito longe de o ser. Foram notórias algumas das lacunas do costume. Em primeiro lugar o defesa esquerdo, esperemos que o Sapunaru regresse depressa, para que o Pedro Emanuel retome o seu lugar no banco, onde é importante note-se. A defesa está a sofrer demasiados golos, alguns realmente esquesitos, mas outros, como o segundo devido a falhas claras.
    Falta ainda uma melhor afinação entre o trio de ataque, o que é compreensível, porém, mesmo assim, é deveras impressionante o vendaval que aqueles três provocam lá na frente. O Professor Jesualdo encontrou a fórmula adequada para compatibilizar Hulk, Lisandro e Rodrigues, agora é esperar que não haja lesões, dar-lhe tempo e... o céu é o limite.

    ResponderEliminar
  3. Estive no estádio, e até deu dó, ver o P.Emanuel dentro de campo, não ganhou um unico lance.

    Toda a defesa este apática!!

    Fernando, nao tenho palavras, continuem a preferi-lo ao Pelé.. Jogou tao mal, que o Meireles é que teve de fazer o papel de trinco, fechar na defesa, e ainda atacar, é claro que não podia fazer um grande jogo!!

    Mariano, fez um penalty!! não sei se foi perceptivel na TV, mas mudaria a historia do jogo.

    Hulk, Rodriguez, Lisandro, salvaram os muitos Portistas que lá estavamos de sairmos gozados daquele galinheiro. hehe

    1º Lugar a quem o merece!! PORTOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  4. Que grande alma que a equipa teve! Parabéns Porto, os campeões são-no quando mesmo a jogar mal se ganha!

    ResponderEliminar
  5. Se o Lisandro se aproximar dos níveis de eficácia da época passada os jogos da nossa liga são todos para goleada.

    Na LC, e mantendo este nível até Março, estamos com fortes probabilidades de passar à próxima ronda.
    Ainda mais se o AMadrid jogar como o fez contra o Valência.

    A Cebola a jogar como o está a fazer desde que marcou o golo que precisava, juntamente com o Hulk podem resolver um jogo.

    O regresso de Sapu é realmente fundamental para devolver o Fucile à ala esquerda.

    A 2º parte de ontem foi muito boa.
    Garra, bom futebol, grandes lances individuais e colectivos.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez o Porto sofre golos em cruzamentos para a área?
    O que se passa? Não se treina estes lances?
    Contra o Estrela o Vidigal aparece na zona do Fucile e marca.
    Contra o Cinfães o Central deles aparece no coração da área e está lá o Tomás Costa?
    Será que a zona é o melhor sistema e ou será por ser por falta de treino?
    Ontem em lance corrido, Miguel Fidalgo marca no meio do Bruno Alves e Fucile.
    Que aflição que é ver cruzamentos para área do Porto!!

    ResponderEliminar
  7. Os Mouros lá ganharam o Campeonato de Inverno.

    Vamos ter que nos contentar com o RESTO.

    lol

    Vejam o Cantiflas do Benfica em:

    http://perolasaporkos.blogspot.com

    Abraços Tripeiros
    Tiago

    ResponderEliminar
  8. dragao arcuense, o problema está na marcação á zona. Talvez fosse altura de mudar para homem a homem.
    Quanto ao jogo, grande 2ª parte, assim se vê a força dos verdadeiros campeões... Vamos lá continuar com esta força.
    Segundo o Mestre Alves (Porto Canal) este ano vamos limpar tudo... Campeonato, taça e Liga dos campeões :-) vamos ver, vamos ver...

    ResponderEliminar
  9. Lisandro, grande jogo, merecia o golo. Falhou mas acho que fez tudo bem "naqueles" lances. A ineficácia nem sempre se pode explicar.

    De resto muito importante vitória, com as falhas da praxe; voltar ao 1o lugar é como voltar a casa.

    P.S.-Defesa homem a homem não me parece boa ideia.

    ResponderEliminar
  10. Os treinos no Seixal foram óptimos para o Rodrigues. Obrigado Benfica!!!:)

    ResponderEliminar
  11. Boas caros amigos.

    Nao gostei do que vi.

    Em termos atacantes todos temos a noçao (ou deveriamos ter) de que com tempo a maquina ficara cada vez mais oleada e, em certos jogos, verdadeiramente imparavel, haja inspiraçao.

    Como sempre, a equipa mostrou estofo de campeao, muita garra atacante e muita luta a meio campo.

    Rodriguez foi de longe o melhor em campo. Passes de morte, golo fabuloso. Massacrou a defesa contraria. O posicionamento que agora adopta começa a permitir aproveitar o seu futebol que é imenso. Lucho a subir, finalmente.

    Defensivamente o Porto encontra-se neste momento descaracterizado. A jogar como jogamos ontem, bastarao 15 minutos em Madrid para o Atlético resolver a eliminatoria.

    A displicencia em toda a zona defensiva, nas bolas paradas e em futebol corrido, a falta de concentraçao e a incapacidade dos flancos, desiquilibram toda a equipa. Enquanto esta situaçao se mantiver evidentemente Meireles acabara todos os jogos de rastos.

    Fucile. Nao ha palavras para um jogo tao mau. Uma nodoa defensiva, desiquilibrou a equipa completamente porque nem a sua tarefa defensiva foi capaz de desempenhar.

    Sem omoletes nao se fazem ovos e com Sapunaru lesionado, Jesualdo tem feito o que pode, mas parece-me que para além do regresso de Sapunaru e muito treino defensivo, ha gente a precisar de um puxao de orelhas no que concerne às tarefas defensivas. Ha um canto na segunda parte em que a displicencia é inacreditavel.

    Mariano a lateral deu no que deu. Nao compreendo a insitencia neste jogador. Isto com Benitez no banco.

    Depois existe aquela forma de estar pouco profissional, de atletas pagos a peso de ouro que chegam ao aeroporto apenas a tempo de serem tranportados directamente para o centro de estagio onde os espera um treino certamente muito produtivo, como todos os treinos que sao realizados em condiçoes de cansaço fisico.

    Muita coisa a rever e a melhorar antes da chegada da Liga dos Campeoes.

    ResponderEliminar
  12. O porto mais uma vez deu 45 min de avanço, tem que jogar sempre com a atitude da segunda parte, apesar de tudo penso que na primeira parte não fomos inferiores ao nacional tivemos sim muita infelicidade 1 bola no ferro (15 em 18 jogos, nao tenho memoria de nada assim) e um autogolo.

    Os defesas ontem estiveram em dia não, bruno alves fez um jogo horrivel no segundo golo aquela bola tinha que ser dele e ainda teve o azar de fazer o autogolo.

    No meio campo fernando fez um jogo certinho, lucho já começa a mostrar alguma coisa e meireles está a pagar a fatura de ter andado com a equipa ás costas nos ultimos meses, e Guarin que fez um excelente jogo não só pela assistencia e o remate que dá o penalty mas pela maneira como empurrou a equipa para a frente, o porto tem este ano 6 medios de excelentes que são todos boas opçoes para jogar.

    No ataque grande jogo de rodriguez e hulk e um lisandro que teima em não acertar com a baliza.

    Em jeito de balanço, é preciso que sapunaru regresse rapidamente e que se fixe um quarteto de maneira a ganharem rotinas, deve-se ter em atenção a condição fisica do meireles(acho que não devia jogar em nenhum jogo da taça da liga) e fazer lucho e lisandro regressar á boa forma.

    Uma nota para o tridente ofensivo, promete ser um dos melhores de de sempre do Porto, porque todos eles tem a capacidade de decidir os jogos e alem com golos e assistencias, e alem disso todos eles defendem e recuperam bolas, que são aspectos que não se encontram muitas vezes no mesmo jogador.

    Acredito que se vencer-mos os proximos 2 jogos ninguem nos tira a liderança até ao fim.

    ResponderEliminar
  13. Já vimos que o ataque resolve por si só, mas a defesa concede como nunca entre azar e aselhice.

    Voltamos a jogar com menos um zero à esquerda, com a obrigação, de novo, de fazer correcção, o que torna ridículo este baralha e volta a dar. Jesualdo tem de pôr fim a isto.

    Lucho cresceu, Guarín entrou bem como tem feito sempre.

    Há quem critique a 1ª parte, já o fizeram em Setúbal, mas tudo porque a defesa actua sobre brasas e muito recuada, não se percebe porque não estabilizam.

    Mas o Porto foi infeliz, podia estar em vantagem com golaço e ficou em desvantagem por falta de sorte.

    Já agora, se procuram um defesa-esquerdo, assegurem o Bracalli para o futuro. É o novo Helton, pelos reflexos, calma e bravura. Talvez melhor. O tipo é estupendo. Como era Helton em Leiria.

    ResponderEliminar
  14. De facto os gajos no Nacional teem olho para os guarda-redes. Era o Diego, agora é este. Dai até ser um Hélton... nao sei.

    Claro que o Porto teve uma primeira parte infeliz.

    Mas também fomos felizes no final. Guarin la atirou mais um dos seus misseis (de facto o rapaz, quando se soltar vai ser mais um caso sério - mas precisa de mais minutos nas pernas, assiduamente, nao é aos 15 e aos 20 minutos por jogo que se vai fazer o jogador que precisamos), que ou muito me engano, ou ia direitinho para a baliza.

    A produçao atacante é uma coisa nunca vista, imaginem esta equipa com 2 laterais em condiçoes.

    Mas por agora nao ha laterais. E nao é facil ao treinador escolher entre o Pedro (que traz voz de comando para o campo) e qualquer outro que traga mais velocidade mas que nao se consegue adaptar tao rapido à posiçao.

    Quanto a mim e depois de ver o que vi desde que o Sapunaru se lesionou, o ideal era manter o Fucile na esquerda e puxar o Pedro para a direita.

    O Fucile esta uma nodoa, mas rende muito mais na esquerda. Na direita é um zero à esquerda.

    As rotinas a criar centrar-se-iam apenas no lado direito, assim que o Sapunaru recuperar de vez.

    Bem sei que se teem que ter em atençao as caracteristicas dos alas adversarios para decidir qual a posiçao em que joga o Pedro Emanuel, mas para mim a soluçao devia ser esta. Nao podemos continuar a trocar de laterais em todos os jogos.

    So temos um mes para resolver esta situaçao. As lesoes teem ditado esta problematica defensiva, mas a razao do problema esta na "nao compra" de um lateral esquerdo de qualidade, durante o defeso.

    Parece que esse Rafa é boa peça, mas precisa de se fazer.

    ResponderEliminar
  15. Quanto aos galinaceos, é so rir.

    Foi ver os rapazes emprestados pelo Porto a decidir o jogo.
    Este é so um exemplo de que ter determinados jogadores emprestados, pode a dada altura, ser uma ajuda preciosa para se ganharem campeonatos.

    Depois de ver o Mariano jogar, pergunto-me se o Hélder Barbosa nao teria lugar, mesmo adaptado a lateral no actual plantel do Porto.

    A impunidade continua.
    Pelos vistos os cobardes sem nome, querem introduzir noutras terras os seus costumes da capital do bandulho.
    "Very light" é coisa recorrente para aqueles lados e ja que as forças de segurança nao conseguem evitar a entrada de tal instrumento, porque nao utiliza-lo na cabeça do guarda-redes?

    Parece que as forças de segurança teem muitos meios para impedir autocarros azuis de se aproximarem da capital falida das sanguessugas.
    Mas depois nao teem meios para evutar que esses autocarros sejam queimados em plena via publico, à luz do dia.

    Mais ou menos à imagem do nosso ministério publico, que so tem meios para investigar coisas azuis, para coisas vermelha, nao ha orçamento.

    Agora compreendi porque o Reyes veio para o Benfica. Esta destruido fisicamente, como esta o Aimar.

    Com Suazo, Reys e Cardozo na frente, o Benfica teria um ataque muito forte. Mesmo assim nao tao forte como o nosso.

    Mas a defesa e o meio campo sao tao débeis, a falta de qualidade é tao gritante que nao ha very light que possa ajudar.

    Se os laterais do Benfica sao aquilo que se ve (nem se podem qualificar), os centrais sao de um homem se atirar para o chao e rebolar-se de tanto rir. O tal Sidjineiee, que é uma maquina, à imagem David Luizinana, é "comido" inapelavelmente por um jogador que toca na bola pela primeira vez no jogo.

    E o que dizer do seu conjunto mortifero de guarda-redes?

    O que eu me divirto.

    ResponderEliminar
  16. Haja Vieiras, Binyas lenhadores (uma sumidade a jogar futebol), Yebdas, Rockys Balboas, Reis podres, AI Mares desconjuntados a cair a cada rajada de vento, Jorges Ribeiros, Sidjineis e muitos Davids Luizes e Maxis e Makukulas Eusebios.

    Claro que nao podia deixar de partilhar convosco o comentario da Renascença aquando da primeira jogada de ataque das galinhas:
    Foi mais ou menos isto:

    "Ja ali vinha a Pantera Suazo para fazer o golo!!!"

    Depois de Eusébio Makukula, temos a Pantera Suazo.

    Depois questionam-se: porque é que Portugal nao evolui economicamente?

    ResponderEliminar
  17. O bracalli fez boas defesas, mas tem 27 anos 3 a menos que o helton por isso nao ia calçar no Porto,alem disso para baixinho havia o beto do leixoes que nao se lhe fica atras como vem demonstrando nas ultimas epocas, e temos que ter esperança no ventura.

    ResponderEliminar
  18. Muito curioso foi o facto do António Simões e o Vítor Paneira terem sido os comentadores escolhidos pela Sporttv para comentarem o Nacional-Porto e o Trofense-Benfica, respectivamente. No que toca ao primeiro, não hesitou em considerar que o jogador do Porto cometeu falta sobre o jogador do Nacional no livre que antecedeu o 1º golo dos madeirenses, tendo influência directa na obtenção deste, quando para mim não é líquido que tenha havido ali infracção, pelo contrário. Em relação ao 2º é verdade que não tenho nada a dizer, mas pelo menos é pouco recomendável que se escolha uma velha glória de um determinado clube para comentar os seus jogos.

    A Sporttv é um canal pago pelos seus assinantes e reconhecendo-lhe, eu próprio, imensas virtudes, parece-me grave que se dê a estes descuidos. Espero que tudo isto não passe mesmo de descuidos e não seja uma tentativa para agradar a alguém cujo contrato com a Olivedesportos está a terminar e que ameaça não renovar porque acha que tem direito a receber mais dinheiro que os outros.

    ResponderEliminar
  19. É verdade, não sei se alguém viu, mas o Rui Santos falou ontem na possibilidade do Léo vir para o FC Porto. Já tem alguma idade, mas é incomparavelmente melhor do que qualquer um dos que lá está e bem superior ao Leandro que agora tantos idolatram, esquecendo-se das trapalhadas em que nos meteu quando cá esteve.

    ResponderEliminar
  20. Sem dúvidas, esse Leandro acho que até defende pior que o Lino (se é que é possivel).

    Pedro Emanuel a defesa esquerdo, está mais que visto que não serve, alias, adaptação por adaptaçao, experimentava o Stepanov, que ao menos tem "mais pernas".. sei que muitos não concordarão comigo, e compreendo, visto que também não sou propriamente um admirador do Stepa.. é apenas uma hipotese!!

    Espero realmente, que o Sapu regresse o mais rápido possível, já na taça da liga (5ª feira), para ir ganhando ritmo..

    ResponderEliminar