18 janeiro 2009

Vencer e esperar pelos outros

FCPorto 1-0 Académica
Luiz Nunes 62' (pb)
Equipa: Ventura, Sapunaru, Stepanov, B. Alves, Cissokho, Fernando, Guarin, Lucho, C. Rodríguez (T. Costa 75'), Tarik (E. Farias 45') e Hulk (D. Viana 84')

17.512 espectadores

Apesar de ter vencido a Académica, e conquistado 6 pontos, o FCPorto ainda não sabe se seguirá em frente na Taça da Liga, estando dependente do outro resultado do seu grupo, para ser primeiro, e dos resultados dos outros grupos, para, caso o Nacional vença, ser o melhor segundo classificado. Tudo isto é ridículo neste país de ridículas personagens, pessoas irresponsáveis, ao nível de amadores, que não conseguem organizar provas em condições. Prova essa que, cada vez mais, surge aos olhos do público como uma prova desacreditada, completamente sem valor e falsa, é só ver a maneira como os árbitros têm dirigido as suas partidas. Desde golos em fora de jogo completamente escandalosos, golos anulados sem razão aparente, pontapés de grande penalidade por marcar, enfim, uma variedade de erros clamorosos que só servem para afastar o público dos estádios e desacreditar, ainda mais, uma prova onde o interesse é nulo para a maior parte dos seus participantes e seus adeptos

No FCPorto, a maior curiosidade era ver a estreia com a camisola do tricampeão de Cissokho, o reforço de Inverno que veio do Vitória de Setúbal, tendo ele realizado uma exibição segura, tranquila e prometedora, se bem que ainda será necessário vê-lo em acção num jogo mais competitivo para que possamos formar uma opinião mais clara do seu valor. Mas foi uma primeira impressão positiva do lateral francês, subindo sempre muito, e bem, forte fisicamente e com boa capacidade de recuperação, aguardemos por aquilo que o futuro nos traz.

Com algumas mexidas na habitual equipa titular, dando algumas oportunidades a jogadores menos utilizados, o FCPorto conquistou uma vitória, embora clara e até lisongeira perante as oportunidades desperdiçadas na segunda parte, mas o resultado acabou por ser melhor do que a exibição, globalmente, fraca.

A primeira parte portista foi paupérrima, lenta, mal jogada, com alguns jogadores a se destacarem pela negativa e pelo quase alheamento do jogo. A Académica aproveitava esse facto para jogar aberta, explanando o seu futebol bem organizado com à-vontade, embora lento, mas agradável encostando a equipa portista atrás, mas com poucas oportunidades de golo. Enquanto o FCPorto passava o tempo a ver se o “frete” terminava, com o meio campo a trocar sempre passes mas falhando sempre o último passe decisivo e com Hulk a não estar bem acompanhado na frente, a Briosa tomava conta do jogo e mostrava condições para surpreender o seu adversário.

O momento de maior perigo do FCPorto acabou por ser mesmo no último minuto, através de um livre directo de Bruno Alves que rematou de forma perigosa, levando a bola passar rente à trave da baliza defendida pelo guarda-redes da Académica.

Na segunda parte, Jesualdo Ferreira mexeu na equipa, tirou um Tarik completamente irreconhecível do Tarik da época passada, neste momento, o marroquino é um jogador perdido, sem alegria e falta de motivação no campo, ainda para mais, sem ritmo devido às lesões que tem tido, dando oportunidade ao argentino Ernesto Farias.

Tudo foi diferente, o FCPorto tomou conta das rédeas do jogo, e começou a empurrar a Académica para a sua defesa tendo esta tido maiores dificuldades em manter a mesma toada ofensiva e aberta que tinha imposto na primeira parte. A equipa de Coimbra começou a jogar mais fechada, tendo sempre dificuldades em sair para o ataque, Fernando dava o mote, e Lucho e Guarin seguiam-no, o último passe ainda não saía na perfeição, mas a equipa portista já mostrava uma outra vontade e garra.

Mas o golo apareceu quando, e da forma que, menos se esperava, aos 63 minutos, depois de um cruzamento de Lucho à procura de Farías, Luis Nunes, pressionado pelo avançado portista, querendo aliviar apressadamente a bola, marcou na sua própria baliza.

O golo despertou a equipa portista, tudo fluía com maior naturalidade, e a partir daí foi um filme já visto várias vezes nesta época, oportunidades claras de golo desperdiçadas, falta de frieza e convicção nos remates, ora faziam remates displicentes ora falhavam golos quase certos por atrapalhação, mostravam uma eficácia nula e um apetite voraz em enviar bolas ao poste ou a fazer os guarda-redes adversários brilharem.

Hulk e Farías bem lutavam na frente, Guarin bem puxava a equipa para o ataque, Fernando controlava as operações, mas quando chegava a altura de rematar a equipa não conseguia ser eficaz. Jesualdo Ferreira mexia na equipa, Tomás Costa entrava para o lugar de Rodriguez, e dava oportunidade ao miúdo Diogo Viana em jogar mais uns minutos com a camisola sénior, mas o resultado não sofria alterações até ao final, apesar da equipa portista ter feito, muito mas quase sempre mal, por isso.

Resta ao FCPorto esperar pelas partidas de Domingo para ver se continua numa prova onde as suas fragilidades na finalização foram ainda mais visíveis. Fragilidade essa que convém melhorar, o mais rapidamente possivel a começar na importante partida do próximo sábado, contra o Sporting de Braga.

20 comentários:

  1. Avaliação correcta do Menphis em quase todos os detalhes do jogo, que eu partilho e adiantei no comentário do post anterior.

    Duas questões a sublinhar:

    - a falta de agressividade na conquista da bola permitem muita troca de bola do adversário, mesmo com o Trofense viu-se isso mesmo e admira-me que o público não tenha assobiado (eu fi-lo, sem problemas!) quando na época passada o faziam por muito menos;

    - Guarín emperrou muito o jogo, Lucho foi uma nulidade e Rodriguez atrapalhou muito na 1ª parte, ouco expedito a arrancar e conceptualizar jogadas (em vale a pena falar do morto-vivo Tarik)

    Não apreciei, confesso, a entrada do Farías, pior ainda quando o vi deslocado para a direita. Mas resultou, embora em jogos deste cariz, a obrigar ao pendor ofensivo permanente, seja de experimentar mais largura no ataque e isso não foi conseguido.

    Esperava que o miúdo Diogo Viana entrasse logo, mas Jesualdo meteu-o aos 84'... Mesmo assim, o puto mexeu, quase marcou e merece mais tempo.

    A equipa precisa de alargar o jogo, jogar também pelos extremos.

    Diogo Viana disse que apreciou a mudança para o Dragão porque o Porto joga com extremos. Não é verdade e ontem viu-se. Diogo Viana podia tè-lo feito se entrasse mais cedo. Vimos, sempre, Rodriguez e Hulk a flectirem para o meio, nenhuma jogada à linha de fundo, salvo em iniciativas individuais (Guarín e Diogo Viana) que pediam o remate e não o passe atrasado.

    A equipa andou um bocado à sorte, sem rumo, vivendo de expedientes e menos de jogo colectivo, o que é compreensível pela falta de entrosamento e, acima de tudo, falta de ritmo. Situações de superioridade numérica no contra-ataque foram desaproveitadas por desentendimento.

    ResponderEliminar
  2. O Marítimo perdeu em casa e já não pode ultrapassar o Porto.

    O Nacional perde em Setúbal a meia hora do fim e poderá discutir o 2º lugar só com a Académica...

    O Porto ainda vai ser obrigado a ganhar esta coisa?...

    ResponderEliminar
  3. Só se o Paços ganhar por mais de 1 em Alvalade.

    Lá vai a coisa em agonia até ao último jogo.

    ResponderEliminar
  4. Parece que as equipas que ficam com 9 pontos têm direito a jogar em casa: e os 1ºs dos 3 grupos tivessem feito 9 pontos ? mas, mesmo que o sporting ganhe isso não impede que jogue fora contra o slb, por que o sorteio não tem condicionantes. Mas que grande pessegada.

    ResponderEliminar
  5. ...entretanto parece que lá estamos, mas a ironia de tudo é que vai ser mesmo slb-sporting que vai calhar, as duas equipas que terão 9 pontos ( isto se o Sporting ganhar, como é possível ).

    ResponderEliminar
  6. Menphis, os melhores primeiros (com 9 pts.) jogam em casa.
    O sorteio é para saber qual dos outros dois vai a Lisboa...

    O Guimarães é o melhor 2º se o Paços não vencer.

    O Porto vence o grupo.

    Quanto ao jogo da SIC, deixei de ver com os comentários ao mesmo.

    Além do Nuno "saco de mijo" Luz, aquele não sei quê Marques é do pior, consegue ser pior que o balde mar da TVI.

    Andar à procura de saber se o Ronny fez falta ou não (agarrou mesmo) e concluir que o jogador pacense deixou-se cair ("não há nada") é das imbecilidades que não se aguenta para um jogo sem interesse.

    Vou ver a Juve com a Lazio

    ResponderEliminar
  7. Tive a dar uma vista de olhos no regulamento. As equipas visitadas nas meias finais são aquelas que tiverem melhor classificação e pontuação na 3ª fase. Os encornados têm 9 pts, jogam em casa. Só se o paços vencer em alvalade é que não temos as duas meias-finais em Lixoboa.

    ResponderEliminar
  8. atendendo à diferença de golos, o paços tem que golear para ficar em 1º...

    Lá temos que ir a Lixoboa novamente

    ResponderEliminar
  9. podem-me por nos vossos links por favor? cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Ze luis, os outros 2 vão ambos a Lisboa, o sorteio é para saber a que estadio de Lisboa vão.

    ResponderEliminar
  11. foi o que eu disse, sirmister.

    Para que é o sorteio?

    Para colocar duas equipas a jogar nos campos x e y.

    Devia ser sorteio livre e mediante o resultado jogaria em casa aquela equipa que tivesse tido melhor pontuação.

    Seria difícil escapar as semifinais em dois dos três campos das equipas mais fortes, não por acaso as vencedores dos grupos.

    So, what's new?

    ResponderEliminar
  12. Por acaso, vinha eu a ouvir na rádio e na TSF disseram que o sorteio era livre, mas, afinal não é...enfim. Agora, uma coisa é certa: agora que nos meteram aqui, é para ganhar. Com estes adversários só admito ganhar, mesmo que apenas seja para os irritar.

    ResponderEliminar
  13. http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

    Permitam-me citar este site. Não sei se será assim tão linear o sorteio das meias-finais mas pode estar aqui mais uma embrulhada para a liga descalçar...

    ResponderEliminar
  14. ...então...sempre é sorteio puro ??? que confusão do diabo...é o que qu digo, ainda vamos jogar me casa e vai calhar o slb-sporting...seja o que for, é para ganhar.

    ResponderEliminar
  15. Vamos lá esclarecer isto...

    os 2 melhores primeiros jogam em casa (Spordem e SLBosta), ou seja Porto e Guima ja sabem que vão ter que a lisboa só não sabem se vão aos viscondes ou aos encornados.

    Eu pessoalmente preferia os encornados pois era mais uma chance que tínhamos de lhes dar no pêlo e ensaiar a coça que lhes vamos dar no jogo para o campeonato!!!

    Meias-finais a jogar a 4 de Fevereiro, o que significa que se calharmos na luz vamos jogar com os milhafres duas vezes numa semana!!! :-)

    ResponderEliminar
  16. Estão apuradas as equipas que vão disputar as meias-finais da Carlsberg Cup.

    Sporting, Benfica, Porto e Vitória de Guimarães alcançaram as meias finais da prova.

    Em resultado das classificações obtidas na terceira fase da Carlsberg Cup, será o seguinte o posicionamento das equipas no sorteio:

    Pote A: Sporting e Benfica

    Pote B: Porto e V. Guimarães

    O sorteio está marcado para as 12h30 de terça-feira, dia 20 de Janeiro, na sede da Liga.

    As meias-finais estão previstas para 4 de Fevereiro e a final terá lugar a 22 de Março. In Site da Liga de Clubes

    E pronto, acabou a confusão.

    ResponderEliminar
  17. Agora temos que entrar com a maxima força e para ganhar, não pela competição mas pelos adversários.

    ResponderEliminar
  18. Dia 4 de Fevereiro, deveriamos jogar com os juniores!

    ResponderEliminar
  19. Não andarás longe da verdade, louro. Será meio por meio

    ResponderEliminar