02 fevereiro 2009

Fado, futebol e Firstport

“Uma grande quantidade de inteligência pode ser investida na ignorância quando a necessidade de ilusão é profunda”, Saul Bellow

Ok, já tinha advertido, na caixa de comentários ao jogo, que ia ser assim, o Fucile concitar a azia do pagode da bola em geral, ao conseguir “anular” (ou esvaziar) uma pena sentenciada extemporaneamente, revertendo-a a seu favor no paradigmático momento de exaltação de um misto de regulamentos disciplinares, decisões arbitrárias e entendimento judicioso por parte da maralha que não gosta de azul e branco nem pintado de classe e estofo de campeão como no Restelo.

Alertei para a injustiça do primeiro amarelo ser desvalorizada face ao expediente de “provocar” outro e ser expulso, expurgando a suspensão imediatamente (como em qualquer competição internacional, esta não é exclusivo da Liga), um modo de (saber) jogar com os regulamentos que servem a todos mas não está ao alcance de qualquer mentalidade indigente que por cá medra… Basta ler a blogosfera e perceber a indignação canhestra que aí vai.

Tal como registei, na semana passada, que não demoraria muito que um golo no limite da linha de fora-de-jogo, sempre concedido em vantagem de quem ataca, fosse considerado ilegal a favor do Porto, mas já é aceite como normal contra o Porto. Foi o caso do golo mal anulado a Tomas Costa, em Braga, não só suscitar poucas intervenções pelo lado da pedagogia (disso chamei a atenção a José Leirós), mas alguns cabeças de burro, como o porquito do Trio de Ataque, entenderem que, mesmo milimetricamente, o portista estava em fora-de-jogo e o golo foi bem invalidado.

O golo do Belenenses ao Porto teve o avançado azul Marcelo em fora-de-jogo muito no limite da linha com Rolando e, a bem da universalidade das regras e do critério a seguir, foi justamente validado. Foi alegado por alguém na tv que estava “um pé” adiantado, uma evidência, com a condescendência de ser difícil ajuizar a posição irregular mas sem atentar que o árbitro-auxiliar José Lima estava colocado na linha do jogador azul que cruzou para trás.

Esperemos que José Leirós, ex-árbitro e obrigado a leitura mais atenta e pedagógica destas coisas, resista a repetir ser “arte” analisar assim um fora-de-jogo, como insensato quis salvar a pele de um amigo árbitro-auxiliar, Vítor Carvalho, em Braga. É que a desonestidade humana tem mais limites ontológicos do que a imparcialidade arbitral. Lá diz o ditado que se apanha mais depressa um mentiroso que um coxo. É que está visto que se apanham mentirosos com facilidade cá na parvónia, seja em falsas declarações prestadas em tribunal (perjúrio) ou nas teias em que se enreda a alegada investigação criminal para aliviar a vida de um reles Primeiro-Ministro mas afundar a credibilidade do regime político.

Mas para estes “incidentes processuais” que, democraticamente, afastam as atenções dos desvios da verdade, não há nada como o FC Porto ir em primeiro e desencadear novas formas de ver as coisas: a despeito das “lideranças à condição” já consagradas em falsos títulos de “campeão de Inverno” ou antevisões de futuros campeões se “formos líderes em Fevereiro”. Do Freeport ao Firstport, um Porto livre, acima da mediocridade generalizada, marca a diferença de classe no pântano que atola o País.

15 comentários:

  1. Nao ha nenhuma imagem no golo anulado ao Tomas Costa, que trace a linha de fora de jogo no momento do passe.
    Fazem-no uns centesimos de segundo antes, propositadamente, para dar a impressao de fora de jogo no momento de um passe que ainda nao ocorreu.
    A bola nunca sai dos pés do jogador do Porto quando a linha é traçada.

    Para mim, nesse lance o erro do arbitro é perfeitamente legitimo, como o foi ontem, no golo do Belenenses e como foi no golo do Hulk em Braga.
    Sao lances muito rapidos de dificil juizo.

    Impressionante é o malabarismo da realizaçao, que ainda nao foi corrigido, ja la vai uma semana. Isso sim, mais do que as arbitragens, "deixa um homem a pensar".
    O branqueamento e o enaltecer da incompetencia é que sao vergonhosos. Mais do que a propria incompetencia dos arbitros.

    Quanto aos Freeports do nosso Portugal, sao iguais aos apitos, um homem é culpado se for condenado.
    Até la é inocente.

    O que eu gostava é que as investigaçoes fossem isentas. Ja provaram que nao sao e por isso fica esse sentimento de impunidade. Ninguém acredita em nada.

    O desenvolvimento dos povos mede-se principalmente pelos niveis de corrupçao. Quando ninguém confia na justiça entao esta tudo perdido.

    Tudo dura 3, 4 e 5 anos. Uns prescrevem, outros nao sao isentos, outros aparecem milagrosamente em ano de eleiçoes, outros quando interessa levar determinadas instituiçoes falidas ao colo e outros ha, que conseguem por na panela todos estes ingredientes.

    Chegamos a um ponto onde o descrédito é total.

    ResponderEliminar
  2. É verdade que o orelhas e a sua corja andam a tentar que o Sporting - Porto tb. seja adiado e dessa forma o Fucile já não "limpará" o vermelho?

    ResponderEliminar
  3. Evidente que sim Paulo.
    Estavas à espera de que?

    Mas nao vao conseguir.

    Nos vamos la jogar com os juniores e eles vao levar um banho de bola no Dragao no proximo fds.

    ResponderEliminar
  4. Concordo totalmente que levemos as reservas/juniores...mas há tb a regra dos 5 titulares no ultimo jogo não é?

    Eu não ficava nada chateado se "se lesionassem" aí uns 4 ou 5 no primeiro quarto de hora e, temos pena, mas...ala pra Inbicta! :)

    ResponderEliminar
  5. Se se "lesionassem" 4 ou 5 no primeiro quarto de hora, seria complicado jogar o jogo quase todo com 9 jogadores...Acho que ainda só se podem fazer 3 substituições...E não são 5 titulares no último jogo, mas sim 5 jogadores que estiveram na ficha de jogo nos últimos dois jogos oficiais.

    ResponderEliminar
  6. Essa questao dos 5 que estiveram na ficha de jogo, ou que entraram em campo (parece que nem o Meirim sabe a resposta), deve estar a ser equacionada.

    Acredito e espero, que joguemos com o numero minimo de habituais convocados.

    O campeonato é o que interessa. Mais o milhaozito da taça de Portugal. Mais os milhoes da Liga dos Campeoes.

    A taceca dos bebados deve ser reduzida à sua insignificancia.
    Quem escreve regulamentos para Portugal, com termos ingleses parolos, cujo significado nao se conhece e é desautorizado por tribunais internacionais especializados e imparciais, nao pode ser levado a sério.

    Vamos la jogar com a 2a linha e vai chegar para ganhar.

    ResponderEliminar
  7. Vou ver o FC Porto - Benfica! Vou pela primeira vez ao Estádio do Dragão.Estou mesmo contente.

    ResponderEliminar
  8. Uma pergunta meramente teorica, se o jogo se realizar mas o Porto nao jogar com o numero de jogadores "titulares" necessarios devera ser punido com a derrota e uma multa, mas sera que o castigo do Fucile e cumprido?

    Quanto aos fora de jogo concordo com o Soren, os lances em causa sao de avaliacao dificil e acho muito dificil que um fiscal de linha mesmo reparando na possibilidade de fora de jogo nao tivesse duvidas no golo do belenenses. No entanto, tambem acho dificil, que o fiscal de linha tivesse visto um fora de jogo claro do Tomas Costa em Braga, quando mesmo em camara lenta muitos de nos teem duvidas. Dou-lhe o beneficio da duvida, mas duvido que ele nao tenha sido influenciado pela decisao que tomou no primeiro golo.

    ResponderEliminar
  9. Alias reparem que do ponto de vista do fiscal de linha, que esta do lado de la da imagem, o Tomas Costa devera estar quase totalmente coberto pelo dois ultimos jogadores do Braga.

    ResponderEliminar
  10. Ja agora, se bem que o efeito suspensivo imediato do cartao vermelho seja comum a outras competicoes, havera algum caso em que a acumulacao de amarelos tenha efeitos suspensivos na mesma competicao enquanto o cartao vermelho tenha efeitos suspensivos em mais competicoes?
    Que eu me lembre e a primeira vez que vi um caso deste e fiquei supreendidissimo com a atitude do Fucile ja que nao percebi a estrategia na altura.
    Gostava que alguem desse credito a pessoa que sugeriu esta estrategia no balneario portista, alias nao me admiro se ja viesse preparada antes do jogo... Mais uma prova da qualidade do trabalho desenvolvido pela equipa tecnica.
    Muito Bem.

    ResponderEliminar
  11. Os negócios da China do SLB só dão nisto...

    «O jovem avançado chinês Yu Dabao, 20 anos, vai tentar relançar a carreira no Olivais e Moscavide, da II Divisão (Série D).

    Na última temporada o jogador tinha sido emprestado ao Desportivo das Aves, da Liga de Honra, mas não chegou a jogar.

    Yu Dabao, que foi internacional chinês de sub-18, também tem tido poucas opções de se afirmar no ataque do Benfica (em cujo plantel está desde 2007/2008), dado que a concorrência é grande.»
    In OJogo

    ResponderEliminar
  12. «Benfica disputa meia-final

    Em comunicado no site do clube, clube assume que, apesar da “presente indefinição” na Carlsberg Cup, vai participar na meia final da competição “por respeito à competição, aos seus patrocinadores, à Liga e a todos os clubes com menores recursos e que beneficiam financeiramente”.

    O Benfica ainda não conhece o adversário que vai defrontar (Belenenses ou V. Guimarães) e essa decisão só amanha será tomada pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa.

    Os encarnados assumem também que jogam “sob protesto” pelo prejuízo de uma semana de trabalho sem o conhecimento de quem o clube vai defrontar e sabendo ainda que no próximo jogo da Liga Sagres defronta o FC Porto.»
    In OJogo

    ResponderEliminar
  13. «Aguirre demite-se, Abel Resino é o novo treinador

    O treinador mexicano abandonou o cargo de treinador e o clube colchonero já tem substituto e será a antiga estrela do clube Abel Resino a assumir o cargo.

    O treinador do Castellón surge como uma solução temporária para ocupar o lugar deixado vago por Javier Aguirre que amanhã, por volta das 13 horas locais, vai dar uma conferência de imprensa para se despedir.

    O novo treinador do Atl. Madrid assina contrato até ao final da época.»
    In OJogo

    ResponderEliminar
  14. Uaaaaauuuuu... Já contratamos dois craques para atacar o bi-penta...
    O Miguel Lopes do Rio Ave e o Silvestre Varela do Estrela da Amadora... ... ... ... ... ... Eu ia tentar dizer mais alguma coisa mas não me ocorre nada suficientemente patético... não sei se hei de rir ou de soltar um sonoro "fuadasss"... ... ... ...
    Qual será o próximo astro cintilante a despertar a cobiça do Dragão? O Leandro Carrijo do Setúbal? Ou o Dudu da Naval?
    Eu tenho uma sugestão... Que tal o Tarcísio do Freamunde? Ops! Não sei se esse teria interesse em vir para o FCPorto visto que o Desp.das Aves e o Lixa também estão interessados no jogador!

    ResponderEliminar
  15. Acho Miguel Lopes um excelente reforço.Português,jovem,conhecedor do nosso campeonato.Um reforço tal como Cissokho a lembrar os bons tempos em que havia uma política de aquisições coerente com Mourinho.
    .
    Só tenho pena que não tenha vindo logo para tal como cissokho ir-se adaptando e poder ser alternativa a Fucile,porque ter que jogar com Sapunaru não está com nada.
    .
    .
    Já o Varela é um jogador português também,internacional sub-21 e que chegou a prometer muito no Sporting,andou pelo Huelva e agora voltou em grande.
    .
    Acho bem que o Porto qure neste momento tem uns 10 sul americanos comece a aportuguesar o seu plantel e se desfaça de pesos mortos como Farías,Mariano,Bollatis,benitez entre outros e contrate jogadores com esse pergfil,portuugueses e que ja conheçam a realidade do nosso futebol.
    .
    .
    J+á agora ter um melhor banco para a próxima época sem gastar muito dinheiro.é só fazer regressar os jogadores que já são nossos e têm qualidade como:Helder Barbosa,Bruno Gama,Ibson,Candeias e André Castro e apostar no Rabiola também.
    .
    Bem melhor que andar com Bollatis.,benitez,farias,marianos entre outros no banco.
    .
    .
    Estes portugueses e alguns formados no clbue,recebem bem menos e trazem bem mais qualidade e margem de progressão.

    ResponderEliminar