30 junho 2009

Dimensão ecléctica ou galáctica?


As melhorias nas modalidades: sem o destaque devido, o FC Porto ganha e não pára de crescer

A Taça de andebol ficou por ganhar, mas de há dias que as notícias positivas não param de engrandecer as modalidades ("amadoras ou profissionais?") do FC Porto.

Foram os títulos no hóquei (OCTO e dobradinha), no andebol e noutras modalidades de menor expressão e interesse popular. O básquete foi uma desilusão, mas também parece encetado o ponto de viragem com anúncios de reforços de peso para, com Moncho Lopez, meter no cesto também esta modalidade de grande beleza plástica e agonística.

Pedro Gil regressa sobre rodas ao FC Porto, agora para o objectivo fixado de ser campeão europeu. Um espanhol querer acabar a carreira no Dragão é algo de extraordinário, não bastava Edo Bosch...

O andebol acabou a época em glória, com um título disputadíssimo, apesar de gatinhar pelo cansaço na final da Taça com a equipa exaurida fisicamente. Mas a estrutura mantém-se e os êxitos são para continuar.

O básquete parece viver o seu Verão indiano. Mal em todos os aspectos na última época, apesar de chegar a disputar o título depois de um ano horrível, eis que se contrata uma nova equipa, com Rui Mota e Jorge Coelho de regresso, mais Stempin e Terrell. Paulo Cunha e Marçal renovaram e com o técnico galego tudo indica que a próxima época será de "garrafão" na mão a celebrar vários títulos. A aposta é grande.

Tem sido marcante a presença de Pinto da Costa na apresentação das novidades. Agora que o pavilhão está erguido, sem parangonas nem anúncios de ciclos de vitórias ou efabulação de conquistas infra-estruturais premonitoras de um sem-número de êxitos, a dimensão eclética do FC Porto atinge patamares insuspeitos.

Eu peço desculpa por não "ligar" muito às modalidades, em favor do futebol que adoro, mas também não sou insensível e distraído ao que o FC Porto tem mostrado. Uma galáxia em movimento, impulsionada pelo entusiasmo da nova caixa de orgulho portista que é o Dragãozinho. E se no hóquei o sol portista brilha sem sombra à vista, a reconquista do andebol só poderia ser seguida pelo renascimento do básquete. Também porque há patrocínios a rendibilizar e a marca FC Porto a expandir, confirmando-se como o grande clube desportivo português e, mais uma vez, superando os rivais de Lisboa juntos.

Há 10 anos, com as velhas instalações das Antas, o FC Porto conseguiu o feito raríssimo de vencer em todas as grandes competições: títulos nacionais máximos em futebol, andebol, básquetebol e hóquei em patins, até na natação.

Com uma hegemonia no futebol consolidada, uma projecção europeia e mundial sem par, o FC Porto traçou o rumo da grandiosidade nas modalidades para abrilhantarem o seu novo orgulho e constituírem, no século XXI, uma era galáctica no âmbito dos maiores desportos colectivos em Portugal.

O destaque merecido... enquanto se anunciam as vendas das estrelas do futebol, com notícias durante dois dias que não se confirmam por Lisandro e, sucessivamente, mudam para Lucho para acabarem em Bruno Alves.

Qualquer dia, como disse há 10 anos Pinto da Costa, teremos tão poucos jogadores que, forçosamente, enveredaremos pelo futsal. Para vencer, claro. Como desde 1893.

16 comentários:

  1. As sucessivas e recentes noticias sobre saídas das nossas bandeiras no futebol a que se acresce a inexistência de reforços “consagrados têm originado uma quebra na moral das tropas azuis na blogosfera”. Nada como uma posta do Zé Luís para levantar o ego.

    Um Bem Haja

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. “consagrados têm originado uma quebra na moral das tropas azuis na blogosfera”.

    Quem disse isso, Darko?

    Notei, sim, que o director de O Jogo, salvo erro ontem, criticava os anúncios repetidos, mas não concretizados em vendas, de saídas do que chamava "estrelas do céu do Dragão".

    Curiosamente, ou não?, O Jogo tem sido o percursor da debandada de "estrelas do céu do Dragão".

    Não se percebe, digo eu, por isso deve ser melhor pensar noutras coisas que não o futebol. Daí este post. Depois, se algum futebolista tiver de sair... vê-se.

    ResponderEliminar
  3. off topic

    Lucho González de saída para o Marselha

    «A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo de princípio com o Olympique de Marseille para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Lucho Gonzalez pelo valor de 18 milhões de euros.

    O montante global a receber por esta transferência poderá atingir os 24 milhões de euros, dependendo da performance desportiva do clube que o atleta irá representar. Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração do contrato de trabalho do atleta com o Olympique de Marseille, assim como da conclusão dos exames clínicos a que se irá submeter, com o consentimento da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD.

    O Conselho de Administração

    Porto, 30 de Junho de 2009»



    não percebo como um jogador troca um clube que é campeão 4 vezes em cada 5(no mínimo) e vai sempre a liga dos campeões por um clube que luta pelo 2 lugar. e não deve ser pela qualidade do futebol porque em França não se deve jogar melhor que em portugal

    mas vao-se os aneis e ficam os dedos.

    até sempre El Comandante...

    ResponderEliminar
  4. Por muito que me custe.. Lucho é como tantos outros tantos jogadores, querem é o dinheiro e muito, porque ele não estava propriamente a ganhar o "salário minimo"..caso o rapaz não tenha os dentes podres e se se confirmar a transferencia, espero que o Olympique de Marseille, seja campeão Frances nas proximas épocas..

    Espero uma boa contratação para culmatar esta importante lacuna..

    ResponderEliminar
  5. Depois da saída de DECO, esta é a saída que mais me custa a engolir..
    Dia triste para os os adeptos do porto e vai ser dificil colmatar a sua sáida...
    Já era um simbolo do clube... agora se venderem o B.Alves!! nem quero imaginar!
    PS: Uns vendem , outros compram ,mas afinal de contas onde pára o dinheiro? que contas são estas?..Muitas questões em aberto!!
    Obrigado Lucho Gz!

    ResponderEliminar
  6. Espero que consigam renovar com o Licha, se não, arriscamo-nos a ter que começar a construir equipa de novo..

    site do Marselha tb ja foi anunciado.. http://www.om.net/

    ResponderEliminar
  7. Amigo Bruno. É fácil de perceber. Dinheiro, meu caro, dinheiro, tal como você, eu e todos os outros. Eu sou capaz de perceber que um jogador não troque de clube, mesmo recebendo mais, mas isso só acontece se não fôr suficiente mais. O Lucho é um emigrante, à procura de quem lhe pague melhor. Tal como ele já referiu em entrevistas, procura ganhar o mais possível na Europa e voltar à sua terra no final da carreira. Humanamente, nada disso o diminui, bem pelo contrário.
    Do ponto de vista económico, para a SAD é um bom negócio, tendo em conta o mercado actual e a idade dele. Desportivamente, tal como já venho afirmando desde hà dois ou três anos a esta parte, Lucho é o jogador do Porto mais dificil de substituir na actual equipa. Mais, na minha opinião, eu que vi jogar, Cubilhas, Madjer, e Deco, Lucho Gonzales está ao nível destes, sendo por isso um dos melhores estranjeiros da história do FCP, mas todos eles passaram e o FCP continuou a ganhar.
    Lucho vai embora, apenas tenho a dizer-lhe: OBRIGADO COMANDANTE! Não te esquecerei e que sejas feliz. Onde quer que estejas, que venças sempre, excepto quando jogares contra o FCP.

    Ps. Era evidente que seria hoje anunciada a venda de um jogador. As contas da SAD encerram hoje, pelo que era necessário dinheiro, para as equilibrar.
    Por mais que nos custe, é o dinheiro que manda o resto... é poesia.

    ResponderEliminar
  8. Não podemos ser injustos, o Lucho foi confrontado com uma situação já definida por parte do FCPorto...Aliás parece que ele próprio pediu este Mundo e o outro e o Olympique aceitou...É pena, mas está, está...Partamos para a sua substituição. A não ser que os dentes do Lucho, também estejam desalinhados...
    Quanto ao que o Louro coloca, uns vendem e outros compram, parece-me que o Benfas não tem outra hipótese, tem que correr desesperadamente atrás do prejuízo e se mais uma vez, não conseguirem nada, ficam ainda muito pior do que já estavam...Mas, isso são contas de rosários que não são nossos.
    Que tal Ibson e Leandro Lima?...

    ResponderEliminar
  9. caro nelson

    eu nao o critico por querer sair, apenas por sair para pior.

    se ele saisse para um clube que lutasse por titulos, ainda bem, mais um ex-FCP a ganhar titulos lá fora, mas assim custa-me. nao sei o poderio financeiro do marselha nem se sabe quanto ele vai ganhar, certamente mais que o porto poderia pagar, mas mesmo assim custa-me.

    ele tinha um estatuto cá que nao vai conseguir atingir la.

    se nao tou em erro, ele foi o unico capitao estrangeiro com o PdC na presidencia. isso quer dizer muita coisa.

    de todos os estrangeiros que falaste (qual deles o melhor) acho que nenhum capitaneou o FCP, durante um jogo sequer.

    lembro-me de alguem ter dito cá que se um jogador do FCP compra casa e para sair e realmente confirma-se...

    missao dificil vai ser substituir el comandant, mas acredito que o departamente de observaçao nao deve andar a brincar.

    aceitam-se sugestoes

    ResponderEliminar
  10. Bruno, o Cubillas foi capitão, não sempre, mas em alguns jogos. Fanástico jogador, como os outros referenciados.
    E saíram e o Clube continuou a ganhar. Esta é a lógica do sistema, hoje mais que nunca.
    Tenho pena mas não dou murros na mesa nem rasgo a cartão. É normal.Felicidades para o Lucho.
    Preocupa-me é não ver nesta altura aquisições para o meio campo e mais um avançado, mesmo antes deste desenlace...E o dia 7 está aí...
    Existe prata da casa que podemos aproveitar - embora eu duvide disso - mas seria bom que tudo estivesse definido atempadamente, senão vamos demorar a consolidar uma equipa e nem sempre isso sai bem, como aconteceu este ano.

    ResponderEliminar
  11. não percebo porque é que os adeptos não tiveram a emsma reação com o Quaresma quando ele partiu para o melhor clube italiano do momento! mas enfim!

    obrigado Lucho! toda a sorte do mundo e que ganhes muitos titulos! tu mereces!

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge Aragão, seria óptimo que fosse possível encontrar o substituto na chamada prata da casa, mas sinceramente não vejo ninguem com potencial para o fazer. Acredito que vai ser comprado alguém para aquele lugar. Evidentemente que vai demorar algum tempo a estabelizar a equipa tal como sucedeu a época passada, até porque seguramente sairá pelo menos outro elemento base, mas eu não me importo nada de repetir a últinma época.

    ResponderEliminar
  13. eu agora espero que o marselha ganhe muitos titulos, para aumentar o valor da transferencia.

    que me dizem do josue?

    so o vi jogar na taça da cerveja mas pelo que li nos jornais ele é que comanda o ritmo de jogo da equipa, nao pode substituir o lucho? nao digo a curto prazo pk ainda tem muito q aprender

    ResponderEliminar
  14. Os meus parabéns amigo Zé Luís pelo devido destaque às modalidades do nosso FC Porto!!

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  15. Boas...
    adorei este blog, queres fazer uma troca de links?
    O meu blog chama-se Mercado de Transferência do Futebol, é actualizado diariamente como os rumores e as transferências dos grandes clubes do futebol europeu
    http://mercado-fut.blogspot.com/

    Diz qualquer coisa
    fica bem

    ResponderEliminar
  16. VOLTA DECO

    Está na hora do regresso...

    ASSINA A PETIÇÃO: http://www.peticaopublica.com/?pi=decoFCP

    ResponderEliminar