30 junho 2009

Lucho, a relação com o jogo


Perde-se o melhor jogador da Liga dos últimos 4 anos. Bem ou mal, para melhor ou para pior no Marselha, uma estrela a menos no FC Porto, um potencial "fortalecimento" dos adversários mas não há insubstituíveis

Uma das anunciadas transferências do FC Porto concretiza-se, por fim. Pelo preço de Quaresma, com os potenciais ganhos também consoante a performance desportiva de Lucho e do Marselha que o compra, a Liga portuguesa perde o seu melhor jogador dos últimos 4 anos.

Assim o defini em cada época: pode haver jogadores decisivos, fulcrais num momento ou numa época, como Liedson ou Lisandro, mas não houve jogador de mais classe em Portugal do que o Comandante Luís Gonzalez. Aos que lhe reprovavam correr pouco ele vinha a correr mais que todos e os que não o notavam em campo por ter menos bola é porque não repararam que Lucho tinha mais uma relação com o jogo do que com o esférico. Daí ele iluminar o jogo e o campo, até sem bola, pelo que sempre defendi que Lucho foi o melhor neste tetra do FC Porto.

A notícia era esperada, mas temida. As vicissitudes de mercado já me faziam encolher os ombros perante tantas notícias de transferências. Lucho vai-se, o FC Porto perde a sua maior referência actual e o futuro capitão, mas não fica diminuído. Os adversários estão extemporaneamente satisfeitos, vendo o tetracampeão perder tão grande jogador, mas o FC Porto soube sempre encontrar as melhores soluções para as saídas, fossem por substituições directas (muitos chamam-lhe troca por troca, de forma absurda) ou por arranjos colectivos.

Se se fala tanto em Lucho e em 20 minutos a notícia da sua venda ao Marselha captou 57 comentários no Maisfutebol, é porque o homem é algo que o valha. Valerá, seguramente, os 18 milhões de euros pagos à cabeça, com possíveis proveitos de 24 ao fim de quatro anos nos franceses.

Eu falo já com saudade da sua imensa classe, indiferente à componente financeira que poderá, no mínimo, servir para o FC Porto encontrar, quiçá, um 10 que não tem e Lucho nunca foi: era um 8 soberbo e não um 10 que o (agora chamado politólogo) Rui Oliveira e Costa achava que era e o novo leão Matías Fernandez se lhe assemelharia mas só este é mesmo um 10 ainda que em ponto pequenino.

O FC Porto será, por isso, diferente no ataque ao penta. Nem melhor, nem pior, mas diferente. Como diferente foi sem Bosingwa, Quaresma e Assunção. Porque Lucho era a luz do jogo portista e a despeito de ter o FC Porto acabado bem a época sem ele em campo desde Abril, a verdade é que o meio-campo afadigava-se para fazer jogo sem Lucho, fazendo-o de forma diferente, obviamente, mas muito em esforço.

É essa a perda que registo, mais do que registei a de Quaresma há um ano, por muito desequilibrador que fosse a nível individual. E registo, também, a mágoa por ver Lucho partir para um OM que não tem a estaleca do FC Porto nem ganhará tantos títulos. Pensei que ele não cedesse, que considerasse as diferenças de estatuto para preferir o Porto que o acolheu de braços abertos e enorme admiração. Lucho era um dos nossos e a entrevista a O Jogo, que aqui trouxe propositadamente pelo qe dizia e o que representava, há uma semana, não fazia perceber que poderia estar de saída. O mercado, porém, dita as suas leis e os jogadores são capazes de tudo para ganharem mais 500 mil euros anuais de vencimento líquido, o que não é de desprezar nem de censurar.

Eu queria muito que ficasse, mas só ajudará a que seja mais indefectível do Marselha, o meu clube preferido em França apesar de não lhe reconhecer nível para ombrear com o FC Porto na Europa nem ser sequer um clube com a estabilidade directiva e futebolística do FC Porto.

O comunicado da SAD sobre a venda é o mais lacónico e formal possível que fica apenas para conferir o ponto de vista oficial de uma transferência que mais me custa como portista pela enorme afeição que senti por este tipo esguio, muito índio de feições mas de inatacável lisura de comportamentos. Um senhor.

Mas se for o suficiente para não se vender mais alguém será muito bom. Apesar de o mercado ditar as suas leis, a perda de Lucho nunca seria irreparável. Se der para manter as outras jóias da coroa, para as quais poucos clubes têm dentes mesmo lhes fenecer o apetite, Lucho será para o FC Porto manter a estrutura rumo ao penta.

69 comentários:

  1. uma vez disse que poderia se vender o Lisandro, o FCP iria descobrir outro, agora Lucho era dificil se se vendesse. Fiquei muito triste com a sua saída, principalmente porque penso que ele caberia num grande clube europeu, mas estou conformado. Ele pediu um contrato do outro mundo, ele pos o barro à parede e aceitaram, até para surpresa dele, por isso nada a fazer. Espero que não haja uma grande razia no plantel de simbolos, já foi Pedro Emanuel e Lucho, penso que Bruno Alves será certo sair agora espero que invistam na renovação do Lisandro. Sobre a estrutura da equipa é um abalo forte, mas tenho a certeza que iremos desencantar outro grande jogador.

    Depois de Deco, o meu idolo foi Lucho, defendi-o sempre, penso que foi dos poucos, mesmo a jogar mal que pontuei sempre positivamente porque senti que era o melhor jogador que nós tinhamos. Adiós, grande comandante.

    ResponderEliminar
  2. Este deixa muitas saudades. E diga-se o que se disser, ele saiu pois foi o clube sabia que só poderia fazer dinheiro com ele se o vendesse agora (Lucho com quase 30anos não renderia nem metade). Sinceramente acredito que o desejo do Lucho era ficar (ou sair para um colosso).

    ResponderEliminar
  3. Não percebo esta venda. Com a saida mais do que provável do Bruno Alves não existia necessidade de vender o Lucho.

    Neste momento o nosso meio campo está assustadoramente limitado.
    Não serão certamente o Tomás Costa ou o Guarin a preencher o lugar do comandante.

    Eu sei que não há insubstituiveis, mas uns são mais substituiveis do que outros.

    cumprimentos


    P.S. MArselha?!?! tá tudo louco

    ResponderEliminar
  4. Não digas ue foi o Lucho que quis sair Zé Luis

    1 - O jogador, treinador, TODOS os companheiros, toda a equipa técnica, esperavam que ficasse no FC Porto.

    2- Lucho comprou uma moradia maior no Porto e fez a mudança antes das ferias, declarou ao JOGO que queria cá ficar, basta reler a entrevista

    3- Sabia-se que quem queria e podia querer sair era Bruno e Licha.

    4 - Soube-se SABE-SE que o FC Porto se NEGOU a sentar-se por valores abaixo das suas exigencias.

    5 - Soub-ese que o FC PORTO snobou o Milan depois de este retirar 15 milhões + objectivos da mesa e colocar lá 15 milhões para o ano com mpréstimo já.

    6 - Soube-se do interesse do marselha a 15 milhões de Euros, todos pensámos que o clube tinha feito mesmo que com os outros TRES JOGADORES.


    7- e agora, que o ano fiscal termina a 30 de junho, o clube já aceita 17 milhões e depende apenas do jogador ser transferido!!


    Quem mostrou a porta da rua ao Lucho foi o FCP


    Agora não há nada a fazer, apenas desejar-lhe felicidades, para mim foi o MELHOR jogador do FCP.


    Em relação á $ad, caso a epoca corra mal, não despeçam o treinador e assumam os erros.

    Vamos perder 4 TETRA CAMP~EOS de uma assentada

    ResponderEliminar
  5. Em primeiro lugar tenho que dizer que estou muito triste com a saída do Lucho... O Porto sem duvida perde um símbolo e sobretudo um jogador com uma inteligência notável. Era um jogador de GRANDE CLASSE!!! Dos melhores que passaram no nosso clube nos ultimos 20 anos.
    Deixo aqui 2 questões que me preocupam:
    1. Será o unico jogador que vamos perder esta epoca? Em Espanha continua a falar-se muito do Bruno Alves e pelo vistos os Lyon nao desiste do Lisandro. A confirmar-se perde-se 3 jogadores muito influentes. Dificilmente a equipa irá apresentar o nivel da epoca passada.

    2. Pelo que vi, Javier Pastore podia ter sido um bom substituto de Lucho mas pelo vistos já assinou pelo Palermo. Qual será o alvo para substituir o Lucho? Estou muito curioso...

    Saudações portistas,

    ResponderEliminar
  6. Mais que o dinheiro, a capital da Côte d'Azur é um mundo completamente diferente do Porto. Um jogador enquanto pessoa tem muitas outras motivações para além do dinheiro. E será a estrela maior da equipa, o que em Madrid por exemplo não iria acontecer.

    Enquanto Sportinguista, fico contente de ver o Lucho partir para outras paragens, confesso. Enquanto adepto de futebol, é um talento que se vai. Um jogador que sem ser exuberante, era brilhante em tudo o que fazia !

    ResponderEliminar
  7. Ainda em estado de choque e depois de ter ponderado sobre tudo que fui lendo nos últimos meses, dou toda a razão ao cm quando este diz que o FCPorto abriu a porta da rua a Lucho.

    O que mais me irrita no meio desta merda toda é que Pinto da Costa ainda há dias dizia que nao queria vender ninguém (núcleo duro, entenda-se). CÍNICO!

    Foi cínico quando afirmou isso e mentiu quando disse que o FCPorto já não teria necessidade de delapidar o plantel dos seus melhores valores.

    Lucho foi empurrado pela porta fora pelo desespero dos milhões que a SAD precisa para se manter a tona.

    As consequências desportivas desta transferência miserável e idiota serão destiladas mais a frente.

    ResponderEliminar
  8. Substitutos?

    sugestões?

    alguem conhece bem o josué dos juniores?

    ResponderEliminar
  9. Revoltado estou eu é com isto :

    Carlos Resende deixa o FC Porto
    CONTRATO DO TÉCNICO NÃO FOI RENOVADO




    Carlos Resende vai deixar de ser o treinador da equipa de andebol do FC Porto, anunciou esta terça-feira o atual campeão nacional da modalidade.

    Nas três épocas em que comandou a equipa, Carlos Resende, para além do título nacional conquistado na época passada, venceu uma Taça de Portugal (2006/07) e uma Taça da Liga (2007/08).

    A ligação contratual entre Carlos Resende e o FC Porto terminavaesta terça-feira e não foi prolongada. O próximo treinador do andebol portista será de nacionalidade estrangeira. In Record

    Quanto ao Lucho, mais uma vez digo, era uma oportunidade única para ele, ele pos o barro à parede querendo um contrato quase das Arábias, aceitaram ele aproveitou.

    obrigado Comandante e já estou com saudades de ver com a camisola azul e branca vestida.

    ResponderEliminar
  10. juniores para substituir Lucho ??? bem, o Miguel Sousa Tavares à uns tempos bem queria isso.

    ResponderEliminar
  11. eu nao digo a curto prazo, so tou a tentar confirmar o que se diz nos jornais!

    ResponderEliminar
  12. sim, Josué, pelo que vi é um grande talento e que tem todas as condições para brilhar no FCP. Agora, isto é ele a jogar nos juniores e na Intercalar, nos seniores ainda precisa de 2/3 anos de tarimba. Emprestado a um clube que lhe desse a oportunidade para jogar, era uma boa solução.

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente, não acreditava nas notícias até agora. Achava que era só especulação.

    Sendo assim, tenho de agradecer ao Lucho tudo o que deu ao FCP,desejando-lhe as maiores felicidades no seu novo clube.

    E agora, a vida continua. O clube já deu muitas provas de saber lidar com estas situações; certamente teremos uma equipa para atacar o penta.

    ResponderEliminar
  14. Quando soube da confirmação da saída do Lucho, senti algo que só tinha sentido aquando da saída do Domingos para o ultra-poderoso Tenerife - equivalia na época ao Marselha de hoje.

    É um vazio estúpido e uma tristeza bacoca mas foi o que senti.

    Vieram-me logo à cabeça os cânticos "Luchoooooooo.... Lucho Gonzalezzzz.... Lucho! Lucho! Lucho Gonzalez!" acompanhado de uma saudade completamente irracional.

    O Lucho, embora seja argentino, personifica na perfeição o que é o FCP. Um mix de classe, garra e campeão!

    Apesar de não ser o melhor jogador do Mundo, não trocava o Lucho por nenhum jogador no Mundo. Simplesmente, porque não há mais nenhum jogador como ele, não há mais nenhum jogador que consiga ter a classe dele, a admiração dos adeptos, o respeito dos colegas e adversários e o espírito de liderança que tem.

    Era o verdadeiro El Comandante.

    Quanto ao destino, estou convencido que o maior interessado no negócio foi a nossa SAD. As contas fechavam hoje e a dentadura do Só-ao-soco obrigou a este encaixe forçado. À necessidade/vontade da SAD em facturar ter-se-á juntado uma proposta financeira aliciante para ele.
    Para o FCP, é óbvio que, em termos financeiros, é um excelente negócio. Em termos desportivos e olhando para o adepto dragão é uma perda enorme.

    Uma única certeza: Seja como for, continuaremos a ser CAMPEÕES!

    Hasta siempre Lucho!

    http://basculacao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Caro miguel_canada, o que o presidente disse, foi que não queria vender ninguèm, o que é diferente de, não ter de vender ninguem. Também disse que não teria de delapidar o plantel dos melhores jogadores, mas isso não é a mesma coisa que não vender nenhum dos dos melhores. De resto seria um mau negociador se afirmasse o contrário.
    Foi o Lucho o primeiro, porque foi o primeiro negócio possivel. Claro que os milhões são indispensáveis para o equilibrio financeiro da SAD.
    No próximo ano será igual, outro ou outros sairão e deixarão saudades. Tem sido graças a negócios como este que temos conseguido manter os nossos adversários lá para tráz.

    Se continuar a resultar, como tem resultado nos últimos 25 anos, eles continuarão a espumar de raiva, por outros 25.

    Quanto ao Lucho, subscrevo inteiramente a opinião do Zé Luis.

    ResponderEliminar
  16. sad para ter tudo como quer qualqquer dia quer vender o Presidente.

    Pior é que ainda vai haver quem bata palmas.

    Neste mundo de Maddofs, Jardins e Rendeiros o que interessa é negociar.

    Quando gente das finanças só ve o lucro fiannceiro e não vê o prejuízo desportivo, tá tudo dito.

    ATENçÂO o Meio campo foi vendido, só temos um trinco e um volante.

    ResponderEliminar
  17. Jogador fenomenal... Vamos sentir falta, mas...
    O negocio foi relativamente bom, acho que ja não tinha a motivação e as pernas das primeiras épocas. Agora espero que gastem o dinheiro da melhor forma e tragam o Javier Pastore ou o Diego Valeri por troca com o Bolatti, e ja agora não deixem sair o Lisandro e renovem por mais 2 anos. Quanto ao Bruno não ha volta a dar está por dias... Espero é que apostem no novo R. Carvalho o Nuno André Coelho.

    ResponderEliminar
  18. há algumas achas que queria deitar nesta fogueira (tema)... mas antes deixem-me só referir que o Lucho foi após o DECO o melhor jogador que vi no Porto. A minha admiração por ele é enorme.

    Apesar disso, acho que a venda dele foi um excelente negócio. compramos por 12M, exploramos durante 4 anos as suas capacidades desportivas e vendemos por 18M + possíveis contrapartidas.

    Não consigo compreender quando dizem que a ida para Marselha é um passo atrás na carreira... Lyon, Marselha, Mónaco, Bordéus, cada um tem muito mais capacidade financeira que os nosso 3 grandes juntos. Desportivamente os clubes franceses têm estado praticamente ao nível do Porto e com tendência para superarem portugal nos próximos anos.

    Temos que nos limitar à nossa realidade... enquanto não fizerem uma superliga europeia os clubes portugueses não têm capacidade para competir com espanha, frança, itália, alemanha, inglaterra. Mesmo o Porto apenas se tem safado com estas vendas especulativas de jogadores... senão estaríamos já ao nível da Bélgica e Suissa! LOL

    Em termos de plantel, a possível utilização de um 4-4-2 permitiránão termos que subtituir o Lucho.

    ResponderEliminar
  19. O Porto precisava desesperadamente de vender.
    O sonho do Lucho nao era ir para França. Vai ganhar mais dinheiro para um clube sem o pedigree do Porto.

    Mas até na saida foi Portista. Fez a vontade à direcçao. Nao queria sair, mas acedeu ao pedido.

    Se Bruno Alves sair, vai ser uma época muito complicada. Creio que a saida do Lucho queira dizer que as negociaçoes para a transferencia do Bruno Alves nao estao a correr bem.

    A direcçao encontra-se agora entre a espada e a parede. Tem que vir um armador de jogo de qualidade.
    A época circense ainda nao terminou. Muito ainda se vai especular e eu perco completamente o interesse no futebol nesta fase da época. A palhaçada é em demasia.

    ResponderEliminar
  20. Quero aproveitar este espaço para dizer: LUCHO, MUITO OBRIGADO POR TUDO.

    Ainda agora partiu e as saudades já são muitas.

    Jogadores da classe de Lucho, não há muitos no mundo e o podermos vê-lo com a camisola do nosso clube foi um prazer e um orgulho.

    Apesar do Marselha ter um poderio financeiro bastante superior ao do Porto (senão não teria gasto o que gastou) penso que El Comandante está a andar para trás na sua carreira e tenho pena por isso pois a sair do Porto teria de ser (na minha modesta opinião) para um clube de renome e do campeonato Espanhol ou Italiano ou Inglês.


    Agoro, tenho confiança que o Porto vai saber lidar com esta ausência e ser penta campeão.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    P.S. O ano passado sairam 3 jogadores influentes na manobra da equipa e andamos 2/3 meses á procura do trilho da vitória, este ano perfilha-se a mesma arrasia com uma agravante é que além de craques da bola são pilares do balneário (Pedro Emanuel, Lucho, Bruno Alves e quem sabe Lisandro).
    Muito trabalho espera por Jesualdo Ferreira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Tanta conversa para boi adormecer!

    como é costume... censura. Este blog (portista)?(e sim, eu sou PORTISTA),censura tudo que não seja conversa para boi adormecer. Boa noite e boa sorte. Portistas e Portuenses há muitos, palerma. E não sou da vila da feira.

    ResponderEliminar
  22. A imprensa, claro, regozija com isto...«Porto PERDE Lucho»...Topem, não é «Porto ganha 18 milhões com a venda de Lucho». É, sem rodeios nenhuns «Porto PERDE Lucho». Quase como «Até que enfim, caral***, que o melhor jogador da equipa deles bazou!!!

    Que Raiva

    ResponderEliminar
  23. Cm, nao é assim tao tragico quanto os palhaços de serviço vao fazer crer nos proximos dias. Tenha calma.

    O plantel é muito forte. Se nao sair mais ninguém claro.

    Varela vai dar que falar, até na selecçao.
    Espero por um craque para o meio campo. O tal jogador que de bola. Jogador que com Jesualdo nunca tivemos.

    O resto é mais um encaixe financeiro de monta e os habituais circos sulistas.

    ResponderEliminar
  24. Ponto prévio: Só a meio do percurso do Lucho no Porto é que me rendi à sua qualidade futebolistica que, curiosamente, coincidiu com a fase em que assistia a mais jogos no estádio e a menos na TV.

    Ainda assim, não é (era) o meu jogador preferido e aquele que me custaria ver mais sair do Porto.
    Isso não me impede de considerar que é (era) o jogador mais importante do clube.

    Dito isto não devo estar no TOP 50 aqui do forum dos fãs do Lucho. Não me sinto no direito de o fazer ao ler com agrado posts de gente que sente aquilo que escreve.
    Não partilho da intensidade do V/ "sofrimento" mas é com orgulho que sou companheiro de clube de pessoas que escolhem como modelos Luchos e não Quaresmas ou Hulks.
    Afinal de contas o FCP que eu conheço, cresceu com base nesses alicerces. Em grandes jogadores que simultaneamente eram profissionais exemplares.


    1) O encaixe financeiro

    Acharia impensável vender o Lucho por estes valores. A não ser que fosse o Florentino a pagar o cheque.
    Poder chegar aos 24M num qualquer jogador dum clube da escala do FCP é muitissimo bom.

    Já o valor 18 ou 20 e a comparação com o Cissokho ou o Licha não faz sentido.

    Na minha opinião não faz sentido comparar os 18 do Lucho com os 15 do Cissokho porque eu estava preparado para perder o Lucho por 10 ou 12 e não criticaria a SAD.
    Porque o Lucho é um exemplo e é dos poucos que merece que o critério das mais-valias e dos encaixes financeiros sejam secundarizados a curto prazo.

    Não é só o Sporting que tem Djálos e Velosos. Nós tambem os temos na fornalha e ao termos deferência e delicadeza no tratamento com HOMENS como o Lucho estamos a formar os jogadores de futuro a dar um sinal ao plantel TODO de que pelo trilho WASHINGTON não têm futuro.

    Daí eu ter feito um finca pé enorme aquando da venda do Quaresma que afirmei ser um mau negócio. Aí abriu-se uma caixa de pandora que o caminho do AMUO e da pressão tripartida era frutuoso.
    As posturas de Bruno Alves e Lisandro não podem ser descontextualizadas desse momento. Desse e do caso Assunção.


    Se não existissem os casos Bruno Alves/Lisandro/P.Emanuel o Lucho fosse para o Inter por 13M eu aplaudia. Se o Cissokho fosse para o Milan por 14M eu assobiava.
    Isto é compaginável com o facto de eu achar que o Lucho é 100 vezes mais jogador que o Cissokho. E de recear que o Cissokho para o ano valha menos do que 5M.

    "Portem-se como o Lucho que esse é o caminho!" - era essa a mensagem que eu queria que fosse passada.

    Nada disso se passou. O Lucho foi tratado como mais um. Um qualquer. Vale tanto como o Pitbull ou o Meireles. Como o Cissokho ou o Ibson.

    por Genro

    ResponderEliminar
  25. (cont)

    2) O momento

    As possibilidades (remotas) do Licha permanecer foram rebentadas com este negócio. É a minha opinião. Às vezes o mundo não gira só à roda dos X milhões de Euros anuais.

    O Bruno Alves deve ser espremido se for o caso. Se o valor que lhe for dado pela SAD for 25M é 25 e não 24,99. Estes gajos que via empresário põem os PAPÁS a falar por eles e a deixar ameaças veladas que se não saiem hoje fica para 2012 têm que ser postos na linha.
    Esta M#$## não é o Sporting.

    De qualquer modo devem sair os 2. Com o Lucho 3. E vão contratar Pastore´s e Henrique´s e Formica´s que podem ser grandissimos talentos mas não têm cá a estrutura do plantel que os ajuda a crescer.

    Ou acham que o Fernando, o Cissokho, o Rolando e o Hulk vão ajudar no crescimento desses como o Lucho, o Licha, o Bruno Alves e o Meireles fizeram com eles?

    Quem pensa que na valorização de activos é apenas fundamental o momento da escolha e que o JF é o Rei Midas engana-se. Esses é que são os amigos do Manager.

    Não percebem que o passe do Lucho não vale só pelo seu rendimento desportivo mas pela forma como ele exponencia o rendimento dos outros.
    Se o Cissokho não jogasse contra o Manchester o passe dele não valia 3M sequer . Há 2 semanas atrás quase que conseguíamos vendê-lo pelo Quintuplo.

    E jogamos com o Man Utd porque tinhamos um bom treinador. Porque tinhamos uma equipa com qualidade para lá chegar (aos quartos). Porque tinhamos Lucho, Licha, Bruno Alves, Meireles, Helton e Fucile. Temos que dividir esses 12M de acréscimo também por eles.
    O lucho é um deles e tem também direito a uma Golden Share no que hoje vale o Fernando. E até no que vale o Meireles.

    O momento é péssimo. É o pior. Vão sair os pilares. O P.Emanuel foi-se. Estamos pateticamente sobranceiros. TODOS! Rimo-nos com os Calimeros, com o Clube do Regime, espumamo-nos de alegria quando roubamos um jogador ao Benfica. Seja qual for (depois disto fiquei com muito medo do Reyes).

    Vejo parangonas com objectivos tipicos de novo-riquismo e de uma altivez mais propria de burgueses do que dum clube que cresceu à conta do Trabalho.

    - "Ser campeão SEM DERROTAS" -

    TRETAS!!! Respeitem o trabalho dos adversários se querem ser merecedores de novas vitórias.

    E perdoem-me o desabafo: Por este caminho merecemos ter um desgosto.

    3) Gestão desportiva

    Vou dizer um disparate. A gestão desportiva da SAD parece-me idêntica à gestão de carreira do Cristiano. Muito EGO, Muito Dinheiro e Pouca Cabeça.

    O Cristiano acha-se um must e intuo que pensa que não fosse ele o Manchester não era campeão há 5 anos. Rooney, Ferdinand, Ferguson? BAH!
    O Real Madrid com ele vai ser Campeão Europeu na boa. Como seria a Juventus, o Bayern ou o Milan. Coisas de gente sem cabeça.

    Os gestores da SAD inebriados com o estrondoso sucesso das vendas acham-se um must e que num FCP campeão treinador e jogadores são actores secundários. Jesualdo? Lucho? Licha? Bruno? BAH!

    O Cissokho vale 15 porque eles têm olho para a coisa. Saia quem sair eles escolhem outros está lá o Jesualdo e vamos embora rumo ao PENTA!

    Termino com 2 FACTOS que devem ser lembrados nestes próximos dias.

    1) O Lucho comprou e mudou de casa no inicio deste mês.

    "Ontem mesmo, depois de descansar da festa da conquista da Taça de Portugal, Lucho empacotou os últimos haveres e mudou de casa. Trocou o apartamento alugado com vista para a praia da Foz por uma moradia comprada na mesma zona. E é este pormenor que faz toda a diferença: se o médio não estivesse a pensar ficar por cá, por que razão iria investir na aquisição de casa?"

    2) O Lucho foi mesmo vendido até 30 de Junho de 2009

    Escrito por Genro

    ResponderEliminar
  26. Raúl ASSUMIU numa entrevista, que iriamos ser Campeão sem derrotas.

    Não foi só o Jesualdo!

    O Raúl Meireles NUNCA PENSOU NA VIDA que o Lucho fosse sair.

    Senão não se expunha ao ridículo de passar a época a ser GOZADO em todos os relvados da primeira divisão.

    OMG

    ResponderEliminar
  27. Meus amigos, deixem-se de merdas de ternuras. O Lucho comprou casa no Porto porque tinha noção q dificilmente haveria alguem q desse 18 milhões de euros por um jogador a fazer 29 anos.
    A mistica do Porto é Pinto da Costa o resto são grandes tangas.
    Boa sorte para a vida Lucho

    ResponderEliminar
  28. Acho que a maioria dos portistas está a falar muito com o coração e pouco com a cabeça.

    1) O Lucho era sem dúvida o jogador do plantel que eu mais gostava. Uma espécie do último dos moicanos pela postura que tinha dentro e fora de campo. Era dos poucos que fazia com que todos os adversários, por mais rivais que fossem, o respeitassem apesar de ser do FCP. E isso não é fácil.
    Era também uma figura preponderante no 11 pelo que é uma perda preocupante.

    2) 18M€ com a possibilidade de chegar aos 24M€ por um jogador com 28 anos é um excelente negócio. O Porto tem de pensar sempre para além do horizonte. Nós não somos o benfica. Não podemos pensar exclusivamente na próxima época. Temos de pensar na sustentabilidade a médio e longo prazo e, nesse contexto, os activos tem de ser rentabilizados quando tal é possível. Não tenho dúvidas nenhumas que a SAD ponderou a vertente financeira e desportiva com este negócio. Todos os negócios de venda ou compra têm riscos associados.

    3) Não percebo o desdém ao Marselha. Dá a sensação de estarmos a ser um bocado altivos e arrogantes coisa que, pessoalmente, não gosto de ver. O futebol francês não tem notoriedade, é certo, mas o nosso tem? O Mónaco tb esteve numa final da CL, lembram-se? É um bom clube. Não é um colosso, claro, mas tem objectivos semelhantes aos nossos, possivelmente com maior exposição do que o nosso campeonato. A ideia com que eu fico é que portistas e não portistas pensam que ele se transferiu para o Freamunde (sem querer desdenhar o clube e os seus adeptos :))!

    4) Outra coisa que não compreendo é esta história do desespero da SAD na venda para ter um encaixe essencial. Nos últimos dias, fazendo zapping nas comunidades portistas e nos meios da CS só se fala nesse desespero. Eu pergunto: então mas só nós é que precisamos? Cada vez mais acredito na teoria que na 2ª circular há poços de petróleo porque eles não ganham €€€ desportivamente, não ganham €€€ em vendas e pelos vistos estão desafogados (alguns até gastam mais em compras) e sem pressões de vendas para a sua subsistência! Não percebo.

    5) A SAD tem nos últimos anos feito bons a maus actos de gestão, mas o resultado no plano desportivo é mais do que positivo. É excelente. São portistas, como nós, e querem o mesmo: ganhar e ser os melhores. E tem-no conseguido sem apelo nem agravo por isso, por favor deem-lhes algum crédito e façam a avaliação no final.
    Ainda nem o campeonato começou e já estou farto de ver portistas a traçar cenários dantescos de que a equipa vai descer de divisão para a próxima época. O benfica, por outro lado, vai ganhar os jogos todos e vencer a UEFA! Haja algum descernimento.

    6) Por fim, vejam isto como uma oportunidade. Há quatro anos que o FCP não tem um 10 e a existência de um 10 traz a possibilidade de um futebol mais bonito. Muda-se alguma coisa na táctica mas é exequível. Não é isso que todos querem? O Jesualdo sabia da importância dele no onze, bem como a SAD e tudo farão para que o onze continue igualmente forte. Querem-no tanto ou mais do que nós!
    Termina um ciclo, inicia-se outro.
    Não se dramatize.

    Continuamos a ser o Futebol Clube do Porto, a vencer desde 1893.

    S.

    ResponderEliminar
  29. Aqui alguem disse e com razão que este blog tem mt conversa para boi adormecer. Percorro estas paginas há 3/4 anos e se no inicio ca vinha comentar, o palavreado extremamente rodeado dos autores deixou-me sem pachorra para continuar a visitar-vos........sejam mais objectivos, o futebol é mais paixão e menos razão.....
    Em relação ao Lucho, o porto perde a pedra basilar de todo o seu jogo. Não me venham dizer que nao há insubstituiveis, pois há uns mais que outros. Encontrar alguem com a intelegencia, a dedicação, a qualidade, o espirito e a importancia de lucho para o balneario vai ser IMPOSSIVEL. Depois da saida de PEmanuel e agora de lucho, fica Nuno para tomar conta dos putos que aí vêm. Joao Pinto e Rui Barros não são referências para ninguém e ao contrario do que se pensa são mais gozados do que respeitados dentro da estrutura.

    Estou mt desiludido com esta saída. Lucho tinha tudo para vir a assumir um cargo importante na estrutura do Porto.
    É pena que esta $AD continue a ter objectivos diferentes do FCPORTO e que apesar dos sucessos desportivos e transferencias milionárias, a incompetencia leva a continuos resultados negativos. Mt muito triste.. A treta dos 24Mio é a mesma da do quaresma e do passe do pele. à grande pu….que os par.. a todos chupistas
    Ainda bem que já renovei o lugar anual, caso contrario, ficaria na duvida…..

    ResponderEliminar
  30. Prioridade: Renovar com Lisandro (dar-lhe o ordenado que o Lucho usufruía), e esperar que ele não fique contrariado..
    Se ainda for necessário vender mais alguém, que esse seja o Cissocko, é o que vale mais dos que têm menos protagonismo no balneário, e rezar para que o Álvaro Pereira seja jogador..

    Substitutos!? (assim de cabeça.. algumas soluções “realistas e interessantes” hehe)
    -MANICHE (sem clube), custo zero; ordenado elevado; não precisa adaptação, conhece bem a casa..
    -PASTORE (Huracán), Argentino sem experiencia na Europa; passe caro, poderia ser incluído no negocio do Bolatti; grande promessa, 20 anos (elogiado pelo compatriota Lucho)..
    -RIQUELME (Boca Juniors), conhece os relvados europeus; muita experiencia; alguma idade(31)..
    -FILIPE TEIXEIRA (WBA), conhece relvados portugueses; tem classe (não tanta como Lucho, obvio); 2 épocas de futebol inglês; experiente (28 anos).
    -Douglas (Corinthians); muita técnica; 27 anos; poderia ser incluído no negócio o Renteria (já que o clube quer o avançado, mas não tem dinheiro suficiente).
    - Ivan Rakitić (Schalke 04); quem não se lembra deste jogador contra o FCP!?;alguma experiencia (21 anos); não sei quanto pedem por ele..
    - HERNANES(Santos), 24 anos; grande técnica; remata bem de longe; muitos dizem ser o sucessor de Kaka no Milan, seria duplo prazer ter esta estrela no FCP.. hehe
    Obvio que poderia falar em jogadores como van der Vaart; Wesley Sneijder (parecem ser dispensados do Real-Madrid); Elano (City).. mas não somos o clube das GAYvotas, ainda não encontramos poços de petróleo !!

    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Sou daqueles que tem o prazer de dizer que sou portista desde que nasci! Vou para todo lado com o porto durante todo o ano desde que me conheço!!!! Gasto por ano Dinheiro sem Jeito com o Porto!!! Não me queixo, faço porque posso e porque ADORO O PORTO!
    Sempre compreendi a necessidade de união e sacrifício e de não lavar a a roupa suja em praça pública. Não concordo com políticas de clubes que qualquer um manda bitaites por tudo e por nada. Pior! sem perceber nada do assunto!!! Mas hj pela Primeira vez tinha que escrever!

    NINGUÉM ME FODA O LUCHO NÃO TINHA, NEM QUERIA SAIR!

    Compreendo a necessidade de equilíbrio financeiro principalmente no passado, quando não havia alternativas de venda!
    Agora, eu sou do porto não é pelo dinheiro!!! É por paixão! Caso contrário era de um clube qqer do DUBAI!!

    A sad das comissões vai fechar mais uma vez o exercício ás custas de uma venda mesmo no limite!!!! 30 junho!!
    Se houver premios de gestão já são menos 2 M de euros!!!! Mas o problema não é esse....


    2 Anos 45 M em contratacoes!!!! Sim é verdade. Tirando Rodriguez 7M Hulk 5M Rolando 1M e Fernando (nem sei $). Qualquer um dos outros era facilmente substituido! Era Preciso gastar 30M?????
    Não!, parece-me óbvio! Com esse dinheiro dava para pagar mais por mês ao Licha e ao Bruno!!!! Mas dando isso de barato... até porque axo k se tem k vender mas não precisa de ser ano a ano 2 jogadores! Se para o campeonato vai chegando com maior ou menor dificuldade, para mim o campeonato não chega, quando podemos ter mais!!!!

    o Lucho é que nunca saíria!!!!! Agora vem um contentor de jogadores do uruguai/comissoes!!! Sim porque o Hulk tb veio do uruguai.... A SAD tem um olho fantástico é um facto! Ninguem se lembraria de um jogador como o HulK!!! Agora tb Rentabilizam e bem essa qualidade ( Muito $$). Foda-se!!! Mas tá tudo burro ou quê? Alguém acredita que um jogador da segunda divisão japonesa vale 5,5M por 50%???? e de quem são os outros 50%??? Empresa offshore de que ilha?
    Temos os melhores gestores (PC, AH, AC, FG, RT) desportivos e axo que devem ser pagos a peso de ouro!! Mas o que é de mais é erro!!!!

    Ninguém se lembra mas o ultimo pico destas habilidades foi em 2001/2002 quando o SR bombeiro Octávio era o treinador e não ganhávamos há dois anos!! Era só vê-los entrar Quintanas,Ibarras!! A contestação subiu de tom e já não era só o treinador a ser posto em causa!!

    Reacção inteligente despediram o treinador foram buscar o JM mas mais importante no verão ninguém de fundamental saiu! Deco Capucho Bicho. Foi Feita limpeza e não conseguimos comprar o Macarthy!

    Época a seguir ganhamos tudo, partimos tudo, melhor futebol da europa! Chega-se ao verão e tivemos um treinador que disse e teve força junto dos SR da Sad (até pq lhes salvou as costas) que não podia sair ninguém de fundamental.
    Vendemos o Postiga e o Capucho e fomos buscar o Macharty (que foi preciso o Mourinho insistir que ou vinha ele ou não queria nenhum gajo da América comissão do sul) e o Pedro Mendes!
    Conclusão época a seguir ganhámos tudo tudo tudo!!! e vendemos e bem os jogadores por mts euros! Comprámos óptimos jogadores mas não houve tempo nem paciência para construir uma equipa!!! Perdemos o campeonato para o SLM!!!!

    Eis então que chega da terra das Pampas, o obreiro do TETRA:

    EL COMANDANTE LUCHO GONZALEZ!

    Agora Pensem....




    Ps: O Lucho não queria sair. Primeiro pq ganhava, e bem!, salários+ prémios um pouco acima de 2,5 milhões ano limpos!! . Pediu o céu e a terra ao Marselha!! eles deram! 5 M limpos ano 2 milhões prémio de assinatura!
    No meio desta história a torre abanou quando soube das exigências do Lucho.
    Tenciona ficar com a casa que adquiriu recentemente no porto, tal como o Deco fez!

    Desculpem o testamento :)

    ABC

    ResponderEliminar
  32. Tenho alguma dificuldade em assimilar todas estas opiniões, especialmente porque me é difícil entender que se diga que é mau vender -p.ex.Cissoko- e depois se critique o não o ter conseguido, li isso há muito pouco tempo...Quase se afirmou que a culpa dos dentes do Cissoko estarem assim pró desalinhados era da SAD...Há aqui muita gente a passar que não gosta destes Administradores e porventura detesta o próprio Presidente...
    Lucho é sem dúvida um grande perda, mas eu não quero ser lamechas, se é bom para ele -sem dúvida que o é-, se é bom para o Clube -por uma lado sim, por outro lado não- que fazer?...Mas já aqui o disse, se porventura, o Lucho se lesionasse entretanto -lagarto, lagarto-, muitos viriam aqui carpir as mágoas de que afinal talvez tivesse sido melhor tê-lo vendido antes...Enfim, ter a chuva no nabal e o sol na eira, não é coisa para todos os cristãos...
    Gostaria imenso que o Lucho ficasse, gosto muito da sua figura, elegante no terreno e na forma de se relacionar com todos, amigos ou adversários...Gosto muito da sua forma de jogar, classe pura, para mim o melhor jogador de sempre que aqui passou, pela postura pelos magníficos golos, por todo o seu modo de estar, mas a vida é assim, Lucho teria mais dois ou três anos de grande nível, depois passaria os seus dias a ver o Atlântico...E isso é que é triste, imaginar que jogadores destes acabam, que pessoas boas terminam a sua caminhada ou morrem um dia...Mas a culpa é da Natureza que é uma grande traidora das nossas esperanças...Se ele fosse e pudesse regressar um dia, tudo seria menos irremediável...Mas se fôr pela simples hipótese de poder vir a representar mais tarde o Clube, isso não estará definitivamente afastado, casa na Cidade do Porto já tem...
    Que seja muito feliz se esta transferência se concretizar, ou então, que faça qualquer coisa para estragar entretanto -até sexta-feira-, os dentes do ciso!...

    ResponderEliminar
  33. Estive a ver um vídeo do Javier Pastore, parece-me ser um bom substituto para o Lucho, com um estilo futebolístico também elegante, boa capacidade de leitura do jogo e um pouco mais jovem...

    ResponderEliminar
  34. "Fernando Hidalgo, empresário de Lisandro López, mantém-se irredutível e diz que o avançado não irá aceitar qualquer proposta de renovação, na possibilidade de o F. C. Porto poder melhorar-lhe as condições salariais face à saída de Lucho González, aquele que era o mais bem pago do plantel"
    in JN

    E agora???

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  35. E aparte os meus sentimentalismos louváveis, mas neste momento, apenas acabrunhadores, direi: Que viva "El Comandante"!...Que sejas muito feliz na tua vida!...

    ResponderEliminar
  36. Meu caro Nuno Machado: Da importância do Lucho, já escrevi o suficiente, e olhe que não foi só agora que ele vai embora, fi-lo neste blog num tempo em que muitos portistas o criticaram. Mas Lucho é passado, (se tiver os dentes bons). Quanto à gestão da SAD e fundamentalmente do Presidente Pinto da Costa, não vejo ninguém a fazer melhor. Mais, basta dar uma vista de olhos pela opinião dos mais diversos entendidos em matéria de gestão desportiva/ económica, por esse mundo fora, e o que normalmente encontramos, é de que o FCP, se trata de um caso de estudo. Pois é verdadeiramente extraordinário como um clube de uma pequena cidade Europeia, de um país pobre, consegue manter uma equipa de Futebol capaz de dominar a nível interno e discutir olhos nos olhos com os grandes colossos Europeus, com receitas incomparavelmente superiores.
    Não adianta discutir cada uma das aquisições, bem sucedidas ou falhadas, globalmente e é isso o que interessa, o FCP é um caso de sucesso único, e o principal responsável por isso, tem um nome que todos sabemos qual é. Por isso, neste momento o único verdadeiramente insubstituível é ele, Jorge Nuno Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  37. Estas transferências apenas confirmam o Mundo Mercantilista em que vivemos, mas também devemos reconhecer o facto de que se este Mundo não existisse, talvez, muito provavelmente, Lucho Gonzalez não teria tido a oportunidade de passar pelo Porto e nós -é evidente- não teríamos tido a possibilidade de o ver jogar aqui, nestes últimos quatro anos!
    Aproveitemos portanto o contexto e procuremos já, o seu substituto!
    E que Viva la Vida...

    ResponderEliminar
  38. Meu caro Zé, ainda bem que o F.C.Porto é dirigido de dentro para fora, pois caso contrário e com tantos entendidos...corriamos o risco de ser campeões europeus todos os anos e isso era muito mau para a indústria do futebol no velho continente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  39. «Fernando Hidalgo, empresário de Lisandro López, mantém-se irredutível e diz que o avançado não irá aceitar qualquer proposta de renovação, na possibilidade de o F. C. Porto poder melhorar-lhe as condições salariais face à saída de Lucho González, aquele que era o mais bem pago do plantel.

    "O Lisandro não vai renovar, a nossa decisão está tomada", sublinhou, ao JN. "Há um ano e meio pedimos ao F. C. Porto para renovar, disseram-nos cinco vezes que não, portanto, agora, não há nenhuma possibilidade de renovação. E a saída de Lucho González nada tem a ver com este caso", adiantou, sendo que o vínculo de Licha termina em 2011.»

    Fonte: JN


    E digo eu: É muito bem feito para os piratas ds SAD!!!

    Eu, no lugar do Lisandro, faria o mesmo. Cumpriria os dois anos de contrato. Os piratas ficavam a ver navios e faria o contrato da minha vida.

    Quando o homem quis, não quiseram e agora já querem? Quinta pata para eles.

    Viva o FC Porto e abaixo os piratas.

    ResponderEliminar
  40. pior que a saida do lucho(se bem que n sou daqueles q diz q o porto n vai sobreviver sem ele) foi a saida do carlos resende.. é que nao percebi mm pk sai um treinador que ganha pa vir agora um estrangeiro...
    n se percebe mm certas coisas.
    no futebol espero sinceramente que o lisandro fique. podem sair todos mas menos o lisandro..
    quanto a contrataçoes oque é certo é que ainda n se contratou ng de jeito ou que pelo menos venha pa entrar na equipa e pegar de raiz, é tudo jogadores de segunda!!
    e com o treinador que temos...n vai ser facil nao!!!

    ResponderEliminar
  41. Renovar com o Lisandro esta a tornar-se impossivel, ainda para mais com a m**da de empresario que ele tem

    Esta epoca vou apoiar incondicionalmente a equipa e principalmente o treinador, acredito que a saida de tantos tetras campeões vai-nos sair cara

    Se as coisas correrem mal espero que SAD assuma os erros

    ResponderEliminar
  42. na bola:

    Jovem senegalês assina por dois anos

    O FC Porto assinou contrato de duas temporadas com o jovem ponta-de-lança Kalidou Coulibaly Yero, de acordo com a informação veiculada pelo jornal francês ‘L’Equipe’.

    Os franceses indicam que os portistas esperam conseguir o mesmo retorno como está a acontecer com o defesa esquerdo Aly Cissokho, cobiçado por Milan e Inter.

    O senegalês, de 17 anos, jogou muito pouco na época passada, apenas 17 minutos.

    ResponderEliminar
  43. Se não estou enganado, esse puto Kalidou Coulibaly Yero, era um jogador que estava para assinar com a Naval..

    Se o Lisandro decide bater o pé, e não renovar, é mesmo bom, que seja vendido agora, se não para o ano, sai por 2,5M€ como fizeram com o Benny M.

    ResponderEliminar
  44. Concordo com Menphis, e tambem fiquei triste com a saída de 'El Comandante', mas é verdade, ele gostava do Porto e pôs muitas condições no contrato, esperando que esse não acontecesse. No fim, claro, não podia recusar. Resta-nos desejar - lhe boa sorte no futuro e que renda ainda mais ao Porto.

    ResponderEliminar
  45. O Inter desistiu da compra do Ricardo Carvalho e do Deco...
    O Chelsea pedia 14 m€ pelos 2.

    Será o Deco uma possibilidade?

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  46. Alguém pode calar este charlatão???

    "Fernando Póvoas, vice-presidente do F.C. Porto, lamenta a partida de Lucho Gonzalez, que vai transferir-se para o Marselha, mas admite que haja mais saídas nos «dragões"

    A palhaçada parece que vai continuar... Já agora vendam a SAD também...

    ResponderEliminar
  47. Faço minhas as palavras dos ultimos comentarios do meireles. Já fiz um comentario sobre isto à dois ou 3 posts atrás, não me vou repetir. Parece mesmo que há demasiado treinador de FM que tem a mania que sabe tudo.

    Não sei se o Deco é possibilidade, deve ter salário inconportavel, mas acredito que o Maniche é. Principalmente depois do que vi no Dragão aquando da visita do Atlético.

    ResponderEliminar
  48. Para desanuviar um pouco da tristeza:

    Da biografia de Fernando Madureira, aka Macaco:

    TURBULÊNCIA EM TURIM
    "Em 2001, o FC Porto teve a Juventus como equipa adversária, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Como era um jogo importante, com um adversário tão difícil, os Super Dragões resolveram ir em peso apoiar a equipa. Para tal, fretámos um charter para cento e oitenta pessoas. Chegámos cedo ao aeroporto Sá Carneiro e eu e o Trilho controlámos o check in. Não houve problemas e o avião levantou sem atrasos. Já no ar, levantei-me para dar a ronda e cumprimentar o pessoal. Ao chegar à parte de trás do avião, no local onde costumam estar as hospedeiras, a cortina estava fechada e comecei a ouvir risos. Abri o cortinado e vi o Aleixo e o Caveira. O Caveira já estava em tronco nu, com o colete da hospedeira e o lenço dela ao pescoço, cheio de baton na cara. O Aleixo estava com um copo de plástico com gelo e a gaja estava a servir-lhe uísque. Todos aos beijos e aos apalpanços!...- "O que é esta merda aqui, pá?!"- perguntei a olhar para eles de lado.- "Não se passa nada, Macaco. Estamos aqui com as nossas amigas. Isto aqui é tudo nosso." As hospedeiras eram espanholas e eu vi logo que o meu sossego tinha acabado ali… Quando os outros vissem o que se estava a passar ali, ia ser um trinta e um. Com a confiança que lhes estavam a dar, ainda acabavam violadas. Fechei a cortina e fiz de conta que não tinha visto nada. Mas, entretanto, os outros começaram-se a aperceber. Quando elas vieram servir o catering, começaram todos a puxá-las, a dar-lhes surras no cu e a apalparem-nas. E elas sempre a rirem-se, sem se imporem. Pensei logo: 'Estou fodido… Isto vai ser uma tourada.'

    TOURADA NO AVIÃO
    Passada uma hora de voo, um dos co-pilotos perguntou quem era o responsável e o Trilho, como estava na frente, foi ver o que se passava. Minutos depois, chegou à minha beira muito preocupado.- "Macaco, chega ali à frente num instante".- "O que é que se passa?!..."O co-piloto começou a falar comigo, a explicar que tinham roubado a carteira ao comandante! Ele estava fodido e já queria aterrar o avião, antes do tempo e tudo. O co-piloto é que conseguiu dar-lhe a volta e ele aceitou ir até Turim, com a condição de que ninguém saísse do avião, até a polícia entrar, para ver quem é que tinha roubado a carteira. Eles já tinham, inclusive, comunicado o problema à torre. O co-piloto tentou ver se descobríamos quem tinha sido para, pelo menos, recuperar os documentos e os cartões de crédito. Fui à cabine do comandante acalmá-lo e dei-lhe a minha garantia.- "Não se preocupe, que eles não podem atirar a carteira pela janela. Eu vou averiguar o caso e garanto-lhe que daqui a cinco minutos aparece a carteira". Só precisei de saber onde estava a carteira. Disseram-me que estava na parte de trás, onde as hospedeiras costumam estar a preparar o catering… precisamente no local onde tinham estado o Aleixo e o Caveira. Cheguei à parte de trás e mandei sair o Aleixo.- "Dá aí uma vaga para falar com o Caveira".O Aleixo saiu com as espanholas, e eu não tive mais nada. Fechei a cortina e pus a mão ao pescoço do Caveira.- "Ó filho da granda puta, tens cinco minutos para entregares a carteira ao homem ou fodo-te já os cornos aqui e, quando chegares a Itália, vais de saco".- "Eh!... ó Macaco, achas que fui eu?"- "Os únicos gajos que entraram aqui, foste tu e o Aleixo. É aqui que o comandante guarda a carteira e o único que a pode ter roubado és tu. És maluco, pá! Não vês que o homem leva nas mãos a vida de cento e tal pessoas? Eu vou ali à frente e, quando voltar cá atrás, quero a carteira. O gajo já disse que nem quer a guita… quer é os cartões todos e os documentos". Entretanto, vou a sair e uma das hospedeiras veio perguntar o que é que se estava a passar.- "Foi ali o teu amigo que roubou a carteira ao comandante", respondi-lhe.- "No. No. Ele no puede ser…".- "Foda-se, ó Caveira, tens uma lata do carago. Ela era menina para ir a tribunal e dizer que não tinhas sido tu. Ela está mesmo apaixonada por ti"

    (Continua)

    ResponderEliminar
  49. Ela era menina para ir a tribunal e dizer que não tinhas sido tu. Ela está mesmo apaixonada por ti".- "Não fui eu, pois não mor?", virou-se o Caveira para a gaja.- "Ele esteve sempre à minha beira. No puede ser!", insistia a hospedeira.- "Tens toda a razão, filha. Foram os outros que vão ali à frente que, com os olhos,desviaram a carteira do lugar… Já te disse, Caveira, que vou lá à frente e, quando cá chegar, quero a carteira no sítio."E assim foi… Lá entreguei a carteira direitinha ao comandante e disse-lhe que, se voltasse a surgir algum problema, viesse falar comigo. Ficou logo com outra cara. A viagem lá continuou com a tourada inicial com as hospedeiras. Tudo na galhofa e a apalpar as gajas… até que elas interromperam o serviço de catering, porque já estava a ser demais.

    CARABINIERI NÃO PERDOARAM
    Na saída da manga do avião, mesmo antes de entrar nos transfers, começaram todos a cantar. Na parte do check out era só Carabinieri a rodear-nos para chegarmos aos autocarros que nos iam levar para o centro da cidade. Os cães sentiram o cheiro da ganza que aqueles gajos fumaram durante todo o voo e manifestaram-se logo. Houve, inclusive, alguns que foram postos de parte para entregar a ganza, sem consequências maiores. Durante a tarde, andamos pelo centro da cidade, a comer e a beber nas esplanadas até ir para o estádio. O FC Porto perdeu por 3-1 e nós ficámos, como mandam os regulamentos, retidos, até ser seguro sair. A claque da Juventus foi espectacular e não saiu do estádio, enquanto não tivemos autorização para vir embora. Sempre a cantar e a saudar-nos. Achei o máximo. De volta ao aeroporto, foi a desgraça total, no Free Shop. Tipo arrastão! A polícia italiana facilita e é diplomata, mas é mestra na forma como lida com as claques e, por isso, tinha montado um esquema com polícias à paisana, de tal maneira que apanharam cinco ou seis, em flagrante. Mandaram os outros para dentro do avião e eu fiquei ali a tentar resolver mais uma confusão. Disse-lhes que pagava o que eles tinham roubado, para que os libertassem.- "E o que os outros roubaram? Vocês exageraram um bocado!... Vão ter de ficar aqui detidos e, amanhã, alguém vai ter que lhes que pagar a viagem para eles regressarem para Portugal".Voltei a insistir que pagava, mas eles não aceitaram. Quiseram castigar aqueles cinco que apanharam. Fiquei com eles até à última, mas não pude fazer mais nada, se não dar-lhes algum dinheiro para eles se safarem até ao outro dia. Só puderam regressar no dia seguinte às 18 horas, já que era o único voo para o Porto e a família teve que lhes pagar cá a viagem, cerca de quarenta contos para eles regressarem. A brincadeira ficou-lhes cara.

    RINGUE NO AVIÃO
    Regressámos para o Porto e a viagem foi a mesma palhaçada, com tudo a fumar ganza. Houve, porém, uma situação engraçada com três ciganos da claque do Bairro S. João de Deus. O Toneca, o Matreco e o Isidro são muito medrosos e têm medo de andar de avião. Como era a primeira vez que tinham andado de avião, sempre que o avião levantava e aterrava e, mesmo durante a viagem, eles iam muito quietos. Parecia que iam colados ao banco.- "Ai Macaco, a minha mulher disse que tinha sonhado que o avião ia cair."- "Não vai cair nada. Ela só disse isso para tu não vires", comecei a gozar com eles.Como sempre, tinha de haver confusão e o Tiago Preto e o Xuxa, da Ribeira, pegaram-se. Quando dou fé, tinham feito um ringue, no meio do avião, com tudo à rodinha e eles mesmo à porrada a atirarem-se um ao outro, contra as janelas. O avião começou a abanar por todo o lado e os ciganos entraram em pânico.- "Aí! Ó Macaco anda aqui, que a minha mulher sonhou que isto ia cair".-"Ouçam lá… vocês são malucos, ou quê? Podem causar aqui um acidente…". Tentei acalmá-los porque a bulha era mesmo séria.O resto da viagem decorreu, normalmente, até à saída. Contudo, quando aterrámos, o Corpo de Intervenção estava à nossa espera para que o SEF nos revistasse, porque tinham desaparecido os coletes salva-vidas do avião!"

    ResponderEliminar
  50. hurakatai... nao me leves a mal. mas isto era suposto animar? tem piada?

    sinceramente, saber que pessoas que defendem as mesmas cores que eu se comportam assim deixa-me eh ainda mais triste...

    ResponderEliminar
  51. xas,

    Enquanto te entreteste a ler as aventuras deste pessoal não pensaste no lucho. Ainda dá para rir de algumas cenas que eles fizeram. Acabada a leitura, regressa o lucho, regressa a depressão.

    ResponderEliminar
  52. infelizmente essas coisas para mim não são novidade e não me dá vontade nenhuma de rir.

    Quanto ao Lucho, não estou devastado. Fico triste com a sua saída porque é um daqueles que não há igual. Mas ninguém é insubstituivel.
    No plano grande, o negócio para o Porto era irrecusável.
    E a ser verdade as condições todas que o Lucho pôs para assinar, só demonstra que ele não estava a sair só por sair, e que para ele também acabou por ser irrecusavel.

    Penso que acaba no fim acabará tudo satisfeito.
    Neste momento é normal a azia dos adeptos, mas também foi assim com tantos outros jogadores e o Porto sempre SEMPRE se recompos, mais forte ainda.

    Só me preocupa uma coisa, com a saída do Pedro Emanuel e do Lucho, começam a haver uma razia no balneário quanto a capitão. Parece-me que o Porto subiu a exigência pelo Bruno Alves, mas mesmo assim não sei se o conseguirão manter.
    Daí desejar o regresso do Maniche, faltam figuras da casa...

    Não percebo quem critica a direcção, sinceramente... Devem achar que a competencia e gestão minuciosa cai do céu. Tem os seus pontos maus também, mas antes esta que qualquer outra. Parecem que alguns querem que aconteça ao Porto o que aconteceu aos mouros... Eu sei do que estou a falar, vejam os sintomas... quem se lembra disso...

    ResponderEliminar
  53. Ainda vou ver pessoal a atirar-se da Ponte de Arrábida abaixo pelo Lucho ter ido embora. O ano passado era " eu vi jogar Quaresma, era o meu amor, o que vai ser do FCP sem ele?" bem, o que foi o Quaresma sem o FCPorto ? Se calhar o que vai ser do Lucho sem o FCPorto? Acima de tudo, tenho orgulho do meu clube ter tido possibilidade de ter jogadores como o Lucho, o curioso é que durante este ano muita gente criticou o Jesualdo por ter teimado nele. O Miguel Sousa Tavares nas suas crónicas até queria um junior para o lugar dele...vou repetir as minhas palavras aquando da saída do Quaresma: o FCPorto é, sempre foi e sempre será maior do que algum jogador, treinador ou até presidente. O Lucho foi um dos melhores jogadores que vi com a camisola do meu clube mas a vida continua, é feita de ciclos, o ciclo dele terminou.

    ResponderEliminar
  54. Concordo com o Menphis, palavra por palavra.

    ResponderEliminar
  55. Tanto choro, meu Deus.

    Contando com os prémios, o Lucho vai ganhar à volta de 20,000 euros por dia.
    A SAD faz um encaixe financeiro de que necessitava desesperadamente.
    O Porto tem obra. Ha infra-estruturas para pagar e ordenados para garantir.

    A venda do Lucho significa o pagamento dos ordenados de todo o plantel durante a proxima época.

    Quanto ao Lisandro, é facil de ver que agora existe maior disponibilidade financeira para renovar. Disponibilidade que nao havia anteriormente. O empresario também sabe disso, mas aqui cada um faz o seu jogo. Se fica contrariado vao ter que o vender. Isso é um dado adquirido.

    O Porto tem que pagar mais impostos do que qualquer clube da 2a circular e nao tem ajudas de PDM's falsificados (e aqui o P nao é de petroleo, mas podia ser). A fuga para o abismo, sem resultados desportivos nao é soluçao. Os exemplos disso estao a sul e na Boavista.

    Todas as épocas teremos de vender jogadores e nao é nestas vendas que se praticam os actos de ma gestao.

    Os actos de ma gestao estao na quantidade absurda de jogadores emprestados. Alguns para impedir que joguem pelos adversarios directos, outros porque havia comissoes a fazer.

    Os actos de ma gestao estao na formaçao miseravel das camadas jovens, que é extensivel a todo o futebol portugues. Bastou ver o ultimo torneio de Toulon. A capacidade fisica do "novo" jogador portugues é fraquissima e desesperante.

    No competo geral a gestao desportiva do FCPorto esta à vista: titulos atras de titulos. Sucesso atras de sucesso.

    E é por isso que agora a pressao que recai sobre a direcçao tem a ver com a necessidade de continuar a ganhar. Como se vai reestruturar o meio-campo?

    Se sair mais algum dos jogadores nucleares, com a saida do Lucho e do Pedro, a época vai ser muito complicada.

    Esperamos para ver o que acontece na proxima semana.

    ResponderEliminar
  56. Excelentes comentários do Meireles como sempre. Um abraço.
    De resto deixemos o Lucho, nada há a fazer, vamos é saber quem vem, 3 para o meio campo e um avançado precisa-se.
    Eu apostaria em alguma prata da casa - Paulo Machado ou Ibson, por exemplo - embora estes, tal como o Bolati não tenham a confiança do treinador e talvez sejam mais valias para venda. Virem para não jogar seria prejuízo. Mas no Paulo Machado, eu acredito.
    Deco... já está em curva descendente, tal como Maniche, embora pudessem dar algum jeito. a reforma esta proxima e não existe por certo disponibilidade física nem ambição desmedida.
    Aguardemos mas é urgente resolver isto.

    ResponderEliminar
  57. Um abraço para ti amigo Jorge. Ainda me sabe àquele encorpado vinho maduro de "Alexandre Herculano"...

    Não acredito no eventual benefício que o Deco poderia trazer, muito menos no Maniche, são jogadores em fase descendente...E a política do Clube é não fazer regressar jogadores, a não ser em casos muito especiais...Temos de apostar em desconhecidos dos grandes palcos Europeus, mas que tenham já um valor indesmentível. E a América do Sul é formidável pelas sucessivas fornadas de talentos mostrados...Na Europa, acredito na velha Jugoslávia.
    É para isso que temos prospecção.

    ResponderEliminar
  58. Vou tentar expor de forma simples a minha tristeza pela saída do Lucho.

    1. O Lucho gosta muito do nosso clube e da nossa cidade e sentia-se perfeitamente realizado com a condição que tinha.
    Como agradecimento, despejamos o homem pela porta fora. Mandamo-lo foder porque precisamos de dinheiro.
    Lindo! Digno de um grande clube!

    2.Após acesas discussões sobre as qualidades e defeitos de Jesualdo, (quem não se lembra das bíblias do Ricardo Costa de autentica bajulação ao mestre) ficou mais ou menos claro que o professor lida muito mal com retornos a estaca zero.
    Mais uma vez, vão obrigar Jesualdo a fazer "Sistem reset" e a começar tudo de novo. Mais uma vez vamos ter de assistir a um inicio de época pobre, com exibições confrangedoras e derrotas com Leixões e Navais.
    Mais uma vez vamos ter de esperar 5 ou 6 meses para ver futebol de novo no Dragão.
    Mas é assim. A vida é uma longa roda que anda a volta e a volta.

    ResponderEliminar
  59. Ao Lucho só posso agradecer pelo que fez no porto e desejar as maiores felicidades, menos quando jogar contra nós
    vai deixar saudades, o seu futebol é de uma categoria e perfume incomparáveis no nosso campeonato.

    Mais uma vez o porto tem de vender os seus melhores jogadores, apesar dos bons negócios que tem feito e das receitas da champions.
    Ainda assim o porto tem conseguido colmatar os jogadores que perde e continuar a ganhar, mas para isso todos os anos contrata dezenas de jogadores, empresta metade e os que ficam no plantel são muitas vezes meros suplentes duvidosos salvo raras excepções
    já está na altura do porto se começar a comportar como uma grande equipa que é, vender os excedentários, algum titular quando irrecusável (o que não deverá acontecer sempre de certeza) e comprar poucos mas bons jogadores que tragam algode bom à equipa, REFORÇAR e não renovar a equipa todos os anos

    talvez voltemos a ganhar o campeonato e a saudar a sad e seu presidente mas há coisas que incomodam mesmo assim

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  60. Viva !

    Queria ,em primeiro, louvar o artigo de Rui Zamith a propósito de Rui Barros.

    Não sei se estou desfasado, mas acho que se não comentamos no presente, depois ninguém lê !

    Eu o único jornal Português que assino é o "Jornal do Fundão " .

    Foi com grande prazer que lia ,de quinze em quinze dias, Carlos Drummond de Andrade. Mas também muitos outros : V. Ferreira, Saramago ( que não gosto muito fora Memorial de Convento ), Lídia Jorge, etc.

    Hoje em dia, o Jornal do Fundão continua a publicar artigos muito bons. E sobretudo a memória da censura, durante o Salazarismo, em Portugal.

    Voltando à vaca fria :

    A presença de Rui Barros , emprestado então pelo Porto ao Covilhã, permitiu ao Covilhã subir de divisão.

    Creio, salvo erro, que a alcunha, Pequeno grande homem, nasce do Jornal do Fundão.

    O que é certo : Nas terras Beirãs , nas terras da Senhora do Almortão, o Porto passará a ser olhado carinhosamente.

    Voltando à segunda vaca fria, já que os bifes da primeira ficaram frios.

    Eu não entendo muito bem :

    Quem fez o Lucho foi o Porto. Não o contrário !

    O Porto sabe vender e tem resultados. Talvez seja esta dialectica que incomode ?

    Quando se pensa que o Owen foi vendido por 12 milhões em 2004 ( período fora crise ).

    Intão : não há crise !

    Penso que é bom ( a confirmar ) que o Porto comece a olhar para aquela que é a melhor escola de formação da Europa ( A França ).

    O que não é literatura, nem arte, nem futebol, nem amor, nem vida e, logo, nem Porto, é sem dúvida, pelo que li,acima, a retranscrição da escrita dos super dragões.

    E Viva o Porto !|

    ResponderEliminar
  61. Atenção às negociatas...O Soares Franco surge agora aliado às construtoras do novo Aeroporto de Lisboa. Nem mais, sai do Sporting para construir o novo Aeroporto...Já a Câmara de Lisboa, tinha há pouco tempo, dado um novo alento ao Sporting com a alteração ao PDM ou terrenos concedidos ao Clube mediante a nova formulação do PDM para com isso possibilitar a criação de novas receitas, vemos agora a "rede" de contactos desta gentinha elegante a abrir espaço para a entrada de mais dinheirinho fresco para auxiliar os viscondes de Alcochete...Atenção meus amigos, olhem para Dias da "Cunha", desculpem, Dias Loureiro!...

    ResponderEliminar
  62. Para mim, Lucho já é passado, (a menos que tenha algum dente cariado). Agora é o futuro que interessa e sobre isso, sou radicalmente contra o regresso de jogadores, em final de carreira e sobretudo depois de passarem por grandes clubes, sejam eles quem forem. Até hoje o único jogador, que nessas circunstâncias justificou plenamente o seu regresso foi o Vitor Baia.

    A politica que tem vindo a ser seguida, compra de jovens com potencial de progressão, tem dado excelentes resultados e deve continuar.

    Claro que o Porto vai iniciar a nova época com necessidade de reajustar a equipa, tal como tem acontecido nos últimos anos, mas ao contrário de muitos adeptos, penso que um dos grandes méritos do treinador que temos, é justamente a capacidade que já demonstrou de o conseguir fazer com sucesso. De resto acho que também foi isso que o presidente pensou ao renovar-lhe o contrato por um periodo excepcional.

    Eu gostaria de voltar a ser campeão europeu, golear os adversários da segunda circular, vencer o campeonato só com vitórias, ganhar até a taça da cerveja, enfim... ganhar tudo, mas, nem que apanhe uns sustos no inicio, não me importo nada de repetir a época passada.

    ResponderEliminar
  63. Já agora, e para aliviar um pouco a depressão, tivemos hoje duas excelentes piadas:
    1- Vieira não se pode candidatar/Vieira é candidato!
    2- Nuno Gomes tem uma cláusula de recisão de 20 milhões se euros!

    ResponderEliminar
  64. Hoje nasce mais um filho.
    http://carregaporto.blogspot.com/
    Visitem. !!Passem por lá:
    http://carregaporto.blogspot.com/
    Acabei de postar a minha vizão desta venda de Lucho .
    E ainda um video de homenagem.
    Abraço portista

    ResponderEliminar
  65. nelson barbosa disse:
    "2- Nuno Gomes tem uma cláusula de recisão de 20 milhões se euros!"

    Esta cláusula garante que se o Benfica o quiser despachar, tem de lhe pagar 20 milhões...De injectáveis!

    ResponderEliminar
  66. Sem por em causa a qualidade do Lucho,que é excelente e foi,talvez,o melhor jogador do tetra duma maneira geral(Nos 2 primeiros titulos o meçhor jogador foi Quaresma e nos 2 ultimos Lisandro,mas na média Lucho foi o melhor),não concordo quando querem fazer dele mais do que ele é...Caramba ele é bom,mas está longe de ser um fora de serie como era Deco ou Andersom,não é por acaso que ele esteve cá 4 anos e acabou por ir para o Marselha, enquanto outros foram sendo vendidos e pretendidos pelos grandes clubes europeus,não há coincidencias...Neste momento a prioriade era manter Lisandro(o melhor jogador do Porto nos ultimos 2 anos) e não Lucho,e penso que Pinto da Costa tem isso em mente...Para alem disto diga-se que 18M que podem facilmente ser 22 ou 23M não é um mau negócio,deixem-se de megalomanias e acordem para a realidade actual e esqueçam o florentino Perez...

    ResponderEliminar