18 junho 2009

Três casos bem distintos

Uma saída em grande de um campeoníssimo

Um reforço com potencial na hora certa

Um retorno imprevisto sem encaixe financeiro

p.s. 1 - O FC Porto mal informou da venda do Cissokho no fim-de-semana passado, limitou-se no site a dar conta do comunicado (formal) à CMVM. Agora o site continua sem notícia da devolução do Cissokho, apesar do envio da informação (formal) à CMVM. Para que serve o site apesar de melhorado (só) graficamente?

p.s. 2 - O Milan sai mal da história. Claramente, outro gigante com pés de barro, mas o declínio é assim, até há vários jogadores em debandada (Pirlo é o último), depois do técnico (Ancelotti no Chelsea) e de vender a jóia da coroa (Kaká ao RM). Um problema dentário abortar uma transferência confirma que a odontologia tem consequências no rendimento físico do jogador, mas a deontologia negocial não se pode perder a não ser por quem não tem dentes...

24 comentários:

  1. Também creio que o Milan recuou mas apenas estratégicamente, regateou o preço porque encontrou um "dente cariado"...Queria pagar a prestações e o Porto fez bem em dizer, assim não, obrigado.Agora percebemos porque é que o Rui Costa esteve tanto tempo em Milão, tinha os dentes bem tratados...Chegou a Lisboa descuidou-se e teve que arrumar as botas.
    O Beto é um bom reforço, para mim é bem melhor que o Eduardo, mais elástico, nervoso e valente. Tem um factor menos bom que é a altura, mas os guarda-redes também não se medem aos palmos e no fim de contas, ele não deve ser assim tão pequenino...Acho bem que o Ventura saia para rodar -desde que na 1ª Liga, assim ganhará experiência- e regresse daqui por uma ou duas épocas, para então formar o trio de GRs do Porto...
    Pedro Emanuel estava notóriamente em fase descendente, fez muito bem em perceber isso e arrumar as botas, assim acaba a carreira em bom plano, é bom para ele e é bom para o Clube...Até para terminar é necessário bom senso...

    ResponderEliminar
  2. Ainda quanto a Cissoko, a única coisa negativa -e não é pouca- é que terá que ser eventualmente necessário, recuperar o jogador em termos psicológicos...Deve ser uma martelada terrível. E no futuro não cair no canto -engodo- da sereia Italiana...

    ResponderEliminar
  3. Não queria falar muito sobre o site do Porto, terá potencialidades mas está muito escuro, muito confuso e algo amalgamado...

    ResponderEliminar
  4. Meireles, problema psicológico, agora?

    de caminho mais vale darmos o jogador...

    Uma justificação que não colhe:

    "Mordida assimétrica impede Cissokho de assinar pelo Milan

    O problema físico que fez abortar a transferência de Cissokho do FC Porto para o Milan tem a ver com um desequilíbrio no maxilar inferior, que impede uma mordida simétrica.

    O problema está identificado pelo departamento médico do FC Porto e tem vindo a ser corrigido e não impediu nunca o lateral francês de apresentar rendimento em campo.

    O desequilíbrio no maxilar (oclusão) pode originar diverso tipo de lesões nas costas ou nas pernas, razão porque quase todos os jogadores do FC Porto jogam com um aparelho na boca para corrigir eventuais desvios.

    Os médicos do Milan, no entanto, temeram que o problema no maxilar impedisse Cissokho de manter o rendimento desportivo, levando os dirigentes do clube italiano a sugerir que o FC Porto emprestasse o atleta, segundo fonte do clube português.

    O FC Porto não aceitou e manteve que o negócio só se concretizaria nos moldes em que foram acertados entre Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e Adriano Galliani, administrador delegado do Milan.

    Como o Milan não quis arriscar a contratação do atleta, o FC Porto já informou Cissokho, que se encontra de férias no Senegal, de que terá de se apresentar no Porto".

    ResponderEliminar
  5. Beto é um grande guarda-redes.

    Com mais altura (1,87 contra 1,80) Eduardo não mostrou ser bom nos lances aéreos.

    Quanto ao site:
    depois de ameaçarem o Record com um processo criminal em Março por ter sido avançada a notícia da contrataçao do Beto, no dia em que é confirmada oficialmente escusavam de pôr uma notícia a desmentir, hoje, que o Djalma não interessa.

    Para isto, realmente, mais vale ficarem calados que é quando estão melhor...

    ResponderEliminar
  6. Eu falo de "eventual problema psicológico"...Se não acontecer melhor, mas devido à expectativa criada é bem possível que o miúdo se ressinta temporariamente, coisa que não possa ser rapidamente ultrapassada...A competição será o melhor lenitivo.

    ResponderEliminar
  7. Primeiro o Pedro Emanuel, um dia teria de acontecer e a continuar só poderia ser como referência no balneário mas decidiu sair tetracampeão e ninguém leva a mal, até porque o Nuno A.Coelho está aí na calha dos grandes centrais formados no clube e por isso precisa de espaço para evlouir, esperamos que seja para breve, ainda mais com a anunciada saída do B.Alves, o Beto já não sei, fez realmente uma grande época e há que esperar para ver como se comporta num clube de topo, mas lá que o Helton precisa de concorrência lá isso precisa. O cissoko é um caso à parte que não percebo se de ordem médica ou chico-esperta da parte do Milan, mas no fim se lele ficar estamos garantidos na esquerda mesmo com o Alvaro Pereira contratado. Perde-se naturalmente um encaixe financeiro muito bom, e agora está aberta a porta para outra eventual venda.

    ResponderEliminar
  8. O Milan está a tentar dar a volta à situação, propondo um empréstimo com direito de compra...Se o jogador está mal, não deve servir para jogar seja em situação for...Eu acho que o Porto não devia ceder à tramóia...Era uma boa forma de marcar posição perante a restante família desportiva.

    ResponderEliminar
  9. Pois é...

    Os dentes não servem se for para comprar por 15M€...

    Mas se custar 'apenas' 11M€, então aí os dentes não são problema...

    Mas estes tipo querem ensinar o quê e a quem ?!

    Tudo isto não passou de um 'Chico-espertismo' flagrante que OBVIAMENTE o não 'cola'...

    ResponderEliminar
  10. Pode ser que este regresso a casa do Cissokho o leve a empenhar-se ainda mais no FCPorto com benefícios futuros para ele e para o clube.
    Esta súbita marcha-a-trás do Milan, cheira-me a golpada à napolitana...
    Estou convencido que ele vai ultrapassar o problema e vencer no FCPorto.

    ResponderEliminar
  11. Amigo Rui não estou preocupado, o Cissoko mostrou potencialidades e ficar será benéfico para a estruturação da equipa na próxima época...Depois não gostaria de ver o Clube abrir mão de activos, por obra de chantagens rasteiras e chicoespertices...Se não serve para assinar contratos, também não serve para conceder por empréstimo...Eles querem é avaliar melhor o jogador e ao actuarem assim, impediram outro tipo de transacção com outro qualquer Clube interessado...No imediato desvalorizaram o jogador.
    E voltou tudo à estaca zero. Pode também indicar uma estratégia concertada de alguns Clubes, para fazer baixar os valores do mercado...

    ResponderEliminar
  12. Esta sondagem misteriosa que surgiu hoje e desvaloriza a maioria dos jogadores do Porto, parece encomendada...

    ResponderEliminar
  13. Um comentário, de 296 no mesmo sentido a ridicularizar o Milan, na Gazzetta online (jornal desportivo de Milão):

    " Non ci sono i soldi ragazzi!"

    Digo eu, se non è vero, é ben trovato!

    E sacaram 65 milhões pelo Kaká, mas não compram ninguém, esperam é ser comprados pelo Moratti e que este ceda depois a equipa B do Inter para jogar de rossonero...

    ResponderEliminar
  14. Tenho pena que o pedro emanuel não faça mais uma epoca, com a provavel saida de bruno alves acho que era importante a sua presença. Acho que merecia ter jogado o ultimo jogo do campeonato no dragão ou pelo menos ter entrado, o FCP devia ter mais cuidado com isto. O P.Emanuel chegou tarde mas encarnou perfeitamente o espírito do clube, é um grande campeão faltou-lhe super taça europeia para ficar com o currículo completo.

    Quanto ao cissokho espero que fique mais uma epoca no FCP, acho que a sua saida seria precoce mesmo tendo em conta que 15M é muito dinheiro, a venda de bruno alves e quaresma são suficientes para equilibrar as contas, e tendo em conta que licha tambem pode sair, acho que o melhor é ficar com ele.
    Para o milan o preço do jogador devia passar para o dobro, tem o problema dentário mas se o porto fizer um desconto de 4M já não se importam de ficar com o jogador, devem pensar que estão a negociar com amadores.

    ResponderEliminar
  15. O Milão está como os clubes portugueses, essencialmente vendedor. Comprar, só coisas baratinhas. Bem vistas as coisas, o que aconteceu, foi que o Galliani se empolgou, pensou que era o Berlusconi e depois levou um valente puxão de orelhas do patrão e teve de arranjar um pretexto para desfazer o negócio.

    Um comentário, tirado da mesma lista de 296 comentários referida pelo Zé Luís, de alguém que se assume como um dentista licenciado há 2 anos, diz tudo acerca da chico-espertice milanesa:

    (Sangiopotteros | giovedì 18 giugno 2009, 16:04)
    "MA CHI VOGLIONO PRENDERE IN GIRO??? Mi presento, sono un dentista laureato da 2 anni oltre che un grande appassionato di calcio.Non sarò un luminare come i rispettabilissimi medici di milan lab ma diciamo che qualcosa nella mia vita ho studiato anch'io. Quando ho letto che un giocatore viene scartato per "un problema odontoiatrico (ad un dente del giudizio) con ripercussioni sulla postura e possibili conseguenze di natura ossea e muscolare" sono rimasto SCANDALIZZATO!Secondo la comunità scientifica internazionale e secondo tutta la letteratura internazionale NON ESISTE alcuna relazione tra postura e problemi odontoiatrici di alcun genere infatti i cosiddetti "posturologi odontoiatri" sono i più grandi ciarlatani della nostra categoria. Questa notizia è molto grave non solo perchè mi fa capire quante falsità o inesattezze vengano pubblicate senza che neanche ce ne accorgiamo ma anche perchè questa è malainformazione sanitaria contro cui noi ci troviamo tutti i giorni a combattere. Signori medici di milan lab, quando domani mi arriva in studio la mamma di un bambino a cui ho estratto un dente e mi dice che per causa mia ha dei problemi posturali(perchè magari l'ha letto sul giornale)venite a spiegarglielo voi?"

    ResponderEliminar
  16. A língua Italiana é extraordinária...É belíssima e merece toda a nossa atenção, nela e no Grego, especialmente no Grego -ainda mais rica-, assenta toda a significação das nossas palavras...Mas a Italiana é tão musical, tão alegre...
    -Mas indo directamente ao texto colocado, não digo que os dentes não tenham repercussão no estado endócrino do ser humano, mas corrigidos certos problemas que podem surgir em qualquer momento, asseguramos que por ali não vem mal ao nosso corpo, senão teremos que aceitar a ideia de que o corpo de cada um de nós cresceu e desenvolveu-se assente num "determinado" pressuposto...E creio que até será verdade, mas não num pressuposto dentário...Se na passada semana -para dourar a pílula?- diziam os Milaneses que o Cissoko tinha um potência física extraordinária, agora desmoronou toda essa tese, só porque o rapaz mostrou ter uma assimetria nos dentes?...Uma coisa parece certa, o "mal" tem remédio!...

    ResponderEliminar
  17. Vamos começar por adquirir jogadores com uma belíssima dentição...

    ResponderEliminar
  18. No tempo da escravatura ,os escravos, começavam por serem analisados, pela boca ...como os animais.

    O Galliani, deve ter visto muitos filmes de escravos, mas esqueceu-se que os primeiros esclavagistas foram os Portugueses, por isso a história está mal contada,

    disse

    ResponderEliminar
  19. Aliás, qualquer pessoa olha para os dentes do Rui Costa, ex-jogador do AC Milan, e vê ali um belo exemplo de cuidados ortodônticos.
    E o Ronaldinho também....

    ResponderEliminar
  20. "Dor de dentes
    HUGO SOUSA

    Não tenho conhecimentos suficientes para avaliar quando um problema dentário deixa de ser banal e passa a ser determinante para encravar um negócio. Mas, a julgar pelas propostas que o Milan terá feito ao FC Porto, o que realmente não consigo perceber é em que medida um suposto desconto de quatro milhões sobre os 15 inicialmente acordados tornaria a transferência menos arriscada. Ainda se consegue mastigar a ideia italiana do empréstimo, mesmo que cheire a "artistice" de quem quer experimentar antes de se comprometer, mas o desconto soa mais a arrependimento de quem não tem margem para falhar, sobretudo a este preço. É preciso não esquecer que o Milan também tem os seus esqueletos no armário em compras recentes para o lado esquerdo na defesa. Grimi, por exemplo. Da parte do FC Porto, o que se segue é uma dupla gestão do caso: a financeira, claro, e a psicológica, porque, além de 15 milhões, há outra coisa que se pode perder. O próprio Cissokho."

    Do JOGO e reflecte bem todo o meu pensamento.

    ResponderEliminar
  21. Caro Meireles,

    há males que vêm por bem. O Cissokho vai ser muit útil ao FCPorto - isto, se não fôr vendido ainda esta a época a outro clube -, mas daqui a um ano, ou dois, vai ser vendido por 20 ou 30 milhões e os rossi-nero ainda se vão arrepender.
    Palpita-me que é isso que vai acontecer...

    ResponderEliminar
  22. Espero que sim caro Rui, vamos esperar e dar força ao Cissoko...Ele aprendeu rapidamente, que cumpridores, há muito poucos...

    ResponderEliminar