15 julho 2009

tiri-ti-ti-twitter-tiri-ti-ti-tirititi-transversal-tirititi

FC Porto, 3 -- Leixões, 1
Golos: Belluschi, Meireles, Mariano

1ª parte: Nuno; Fucile, Maicon, Nuno André Coelho, Cissokho; Fernando, Tomás Costa, Belluschi; Mariano, Hulk e Varela.
2ª parte: Beto (aos 50'); Nuno André Coelho, Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira; Tomás Costa, Meireles, Guarín; Mariano, Hulk, Varela (Benitez 62, avançou Álvaro Pereira para o meio-campo).

Digam de vossa justiça que eu não vi a 1ª parte (falhei o golo de Belluschi), assisti à 2ª em grande parte mas muito ao ralenti (pela internet), apreciei a garra de Meireles e Mariano a marcarem golos por insistência - e a fibra da época passada - e denotei muita movimentação e especialmente coordenação global: jogadas alinhavadas com coerência (e até alguns passes óbvios denunciados), a toda a largura do campo e com profundidade e busca incessante da saída rápida para o ataque, alongando o jogo (Meireles) para os avançados bem mexidos com Hulk a aparecer na zona do ponta-de-lança e a sofrer faltas como se fosse já campeonato.

Evito, portanto, destaques individuais por razões óbvias e Belluschi se calhar merece algum, a maior expectativa centrava-se no jogador que pode fazer de 8 ou 10, isto no dia em que Falcao está confirmado e Valeri idem ao fim do dia. Gostei do pouco que vi e notei um Hulk soberbo no passe "a rasgar" (vide o 3º golo, similar na jogada a um passe também para a direita: Guarín).

58 comentários:

  1. Estigmas do passado: Homem do apito e travar Hulk
    .
    Sombras do presente: Benitez e Guarín.
    .
    Futuro: tranquilo, observando Nuno A Coelho, Álvaro Pereira, Belluschi e Varela.

    ResponderEliminar
  2. Com a devida ressalva por ser o primeiro jogo de pré-época que vejo deste Porto, gostei!

    Destaque para Beluschi. Não contem com ele como novo Lucho porque é completamente diferente. Menos cerebral mas mais participativo no ataque e empenhado na pressão.

    Destaque também para Varela. Já muito fui lendo por aqui para se ter em atenção a este jogador. De facto promete. Sem deslumbrar ainda, é muito aguerrido e insistente na disputa da bola ganhando frequentemente a linha de fundo ultrapassando com aparente facilidade os defesas que lhe vão aparecendo.

    Pareceu-me um Porto potencialmente mais forte a furar pelo centro do terreno, principalmente na primeira parte. Mas como o Zé Luís diz continua a utilizar toda a largura mantendo a característica da preocupação do control da partida.

    Ainda é cedo para dizer mais. Mas deixou-me muito curioso em relação ao futuro.

    Apenas uma certeza: é sem dúvida mais forte numa segunda linha de jogadores. A indisponibilidade eventual de certos titulares será colmatada sem se sentir tanto e o banco será mais útil.

    A dupla de centrais da primeira parte (Nuno André Coelho e Maicón) não terá a qualidade dos titulares mas são promissores.

    Continuo apreensivo quanto à segunda opção para trinco.

    ResponderEliminar
  3. Tou como o Zé Luis, só vi a 2a parte (bastante abaixo da primeira pelo que me dizem) e na net também.

    Os reforços nem parecem reforços. Vi as falhas fisicas e de concentração naturais da pré-época mas a máquina pareceu-me bem oleada.

    O Hulk esteve soberbo, solto, joga e faz jogar.
    Não deu para ver muito do Varela nem do Pereira mas pareceram bem.
    Gostei muito do Nuno André na direita, mas pelo que me dizem também jogou muito bem foi a central (obviamente).

    Decepção no Guarin, tirando uma recuperação que ia dando golo mal entrou e um grande passe a desmarcar o Meireles, esteve mal e muito mal. E eu até gosto do rapaz, mas já começa a demorar tempo a mais a mostrar o que vale. O Guarin que eu via na selecção da colombia nao é o mesmo que este...

    Este foi apenas o segundo jogo e sem Rodriguez, Helton, Sapunaru, Farias, Miguel Lopes, Falcao, etc...
    Desenganem-se os velhos do restelo, a máquina continuará a carburar como sempre.

    ResponderEliminar
  4. Álvaro Pereira pareceu-me reforço, demonstra capacidade de passe, visão de jogo, força, velocidade, apenas tem que melhorar em alguns aspectos defensivos..

    Belluschi apesar de diferente do Lucho acredito que possa ter um papel importante na equipa quando assumir mais o transporte de bola, muito bem a aparecer na área para finalizar, gostei essencialmente da forma descontraída que marcou o golo..

    Varela estava nervoso, queria marcar um golo á força. Tem muita técnica e vai ser importante porque segura bem a bola e marca presença com o seu físico..

    Nuno A. Coelho e Maicon apesar de serem novos, demonstram experiencia maturidade e categoria..

    Beto fez que me lembre uma defesa, portanto esteve bem quando foi chamado a intervir (penalty estava quase).

    Já vão começar a marcar penaltys aos mergulhadores!?

    Hulk.. aquele gajo não é normal..

    ResponderEliminar
  5. O F.C. Porto garantiu Diego Valeri «por empréstimo, com opção de compra no final», anunciou o presidente do Lanús, Alejandre Marón ao Maisfutebol.

    A reunião entre F.C. Porto e Lanús terminou há cerca de uma hora, com os emissários do clube português a conseguirem a transferência do médio argentino, ainda que não seja, para já, a título definitivo.

    «Temos um princípio de acordo para um ano de empréstimo com opção de compra no final», explicou Alejandro Marón, que não quis falar dos valores envolvidos, esclarecendo, ainda, que «este desfecho é aquele que melhor serve os interesses do Lanús e do jogador».

    Diego Valeri, de 23 anos, chega nesta quinta-feira a Portugal e será apresentado no sábado

    in mais futebol

    ResponderEliminar
  6. Amadeu 2M, excelente resumo, caramba!

    João e xas, Belluschi é diferente, mais agressivo, não espera a bola no pé, joga a 8 ou a 10 e não tem pejo em rematar. Se Lucho não teria igual, Belluschi é diferente mas com muita categoria, talvez dê mais garra nas divididas, vamos esperar para confirmar mas é a ideia que tenho dele.

    Nuno Sousa, o Hulk também me impressionou. É incrível como, nós que já o conhecemos bem, ainda nos surpreende.

    p.s. - atenção que o Valeri, bom de bola e posicionalmente, está também confirmado.

    ResponderEliminar
  7. Apenas três notas de caracter geral que aqui opino:
    1º - Boa vitória, sem qualquer contestação num FCP já muito simpático para o tempo.

    2º - Melhor 1ª parte que 2ª.

    3º - 1º penalti inventado da ÉPOCA.

    Agora, um (+) para o NAC (mas havia outros, desde o neófito Belushi ao incrível HulK) e um (-) para o Guarin...

    Em suma, temos FCPORTO para o novo PENTA.

    ResponderEliminar
  8. Gostei da equipa pela entrega e querer demonstrados...Belluschi é muito diferente do Lucho que é como o João afirma, mais cerebral e rectilíneo...Este Belluschi é mais rotativo, tem excelente técnica individual, está um pouco em toda a linha do meio campo e é eficaz dentro da área...Recordou-me um tal de "Roger" mas com mais qualidade...Varela muito forte e combativo e dos Centrais apreciei especialmente o André Coelho, que mais tarde na ala também cumpriu...O Maicon até na forma como corre, pareceu-me o Pepe...Tal e qual.
    Quanto ao estúpido do árbitro, mais um lambe-botas Pereirista...

    ResponderEliminar
  9. Pequenas notas:
    Bom jogo. Sendo um jogo de pré-época, e o primeiro, até teve um rimto considerável. Vitória merecida.

    Há pré-época para o Hulk? A "locomotiva" parece que está sempre em Março! Sempre no pico da forma. Aquelas arrancadas a ganhar metros são espectaculares! Que portento!

    Gostei do belluschi, do Mariano, do Meireles e gostei de ver o T.Costa a 6, até este bem.

    O N.A.Coelho, embora muito combativo e agerrido, este, penso eu, um pouco mal. Errou muitos passes, falta de comunicação em vários lances, etc. Um pouco como o Varela, muita entraga, mas eficácia foi pouca.

    Gostei mais do Maicon, muito sereno, sem darmos por ele,lá ia cortando tudosem inventar. Mesmo à Pepe!

    O Guarin é um caso estranho. Ora faz uma arrancada excelente, como fez uma a entregar o golo a Hulk, ora perde a bola a olhar para ontem. Ora faz um passe magistral, como fez a isolar o Meireles, ora erra um passe de 2 metros. Não percebo. Serão nervos? Ainda?

    Os restantes jogadores cumpriram, penso eu.

    Abraço
    Alguem já ouviu o asneiral do Nuno Gomes hoje?
    http://carregaporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. 1ª parte

    O Porto trocava bem a bola, destaque para a sintonia entre Belluschi e Hulk.
    O problema, Hulk estava a 9, mas Hulk não é homem de esperar para finalizar, vinha atrás buscar bola e investir. Isso tinha o lado positivo, que é o Hulk espalha-terror, e o lado negativo, muitas vezes não estava ninguém para finalizar/ dar seguimento aos cruzamentos (exibição de Varela sofreu com isso).

    2ª parte

    Com A. Pereira em campo (na esq.) e mariano (na direita), Varela surgiu no interior com mais liberdade e com uma referência (Hulk), subiu ligeiramente. A partir do momento em que a transição ficou entregue a Guarin o Porto tornou-se intermitente, só causando perigo a espaços.

    ResponderEliminar
  11. eu só vi os golos..mas gostei de ver aquele talento natural do mariano no 2º golo..vê onde tá Varela para lhe centrar a bola, olha para o chão, centra e..a bola para para um sitio longe e completamente odne tava o varela! SÓ CLASSE!! valeu a jdua do leixões aí lol

    ResponderEliminar
  12. E o Cissoko ja se foi... mais 15 milhoes para os cofres.

    Bom jogo para inicio, equipa mais rapida a chegar à frente com Hulk a distribuir e bem o jogo. O Beluschi é diferente do Lucho mas tem a raça que muitas vezes se via ni Licha.

    Falta saber como o Jesualdo vai organizar tudo isto.

    ResponderEliminar
  13. Venho de Aveiro com a convicção que, com o resto do trabalho que falta da integração dos reforços que estão e dos que estão para vir, o FCPorto tem todas as condições para ter um plantel, embora diferente, mas com as mesmas soluções equilibradas das do ano passado. Gostei do Beluchi, ( quem não gostou ? ), bom toque de bola e aparece muito na área, gosta de estar sempre em jogo,com o Raul Meireles e os jogadores na frente o FCPorto quase que pode jogar em carrosel, a bola sempre a circular. O Hulk está novamente em forma, o Fernando idem, o Álvaro Pereira noto que com algumas afinações defensivas parece-me ser um bom reforço, o Varela esteve melhor na 2ª parte, mas sempre com muita garra e muita vontade o que, por vezes, também atrapalha. O Nuno Andre Coelho e o Maicon ( este precisa de melhorar os passes longos) quase que nem tiveram trabalho, o Tomás Costa fez um grande jogo principalmente a trinco e o Mariano esteve muito bem. De negativo, o árbitro, o Benitez que não devera servir nem para a Intercalar, e o Guarin que tem que fazer muito pela vida. não se compreende quando se abre uma vaga para que ele possa aproveitar e ele se deixe cair no marasmo, muito mau.

    Outra coisa, fisicamente a equipa parece-me muito bem, é claro que ás vezes a velocidade não é a ideal, estranho seria se fosse, mas fisicamente a equipa portou-se bem.

    ResponderEliminar
  14. Destaques individuais:

    Maicon: Gostei do seu sentido posicional e da sua tranquilidade. Forte no jogo aéreo.

    N.A. Coelho: Jogador à Porto, esforçado, aguerrido, boa capacidade de recuperação. A defesa direito teve menos bem, o que é normal, mas nunca virou a cara à luta.

    Fernando: É de longe, como já o era, o jogador mais difícil de substituir. Atributos? muitos, resumindo, um pêndulo.

    Belluschi: O bom? tem tendência a criar desequilíbrios nas alas. É rápido e normalmente objectivo na tomada de decisão. Tanto joga simples como inventa uma jogada, dada a sua qualidade técnica. É vagabundo nas costas do PL, por isso tenho a certeza que irá surpreender muito as defesas contrárias aparecendo do nada para finalizar. O mau? Fisicamente tem de evoluir muito, especialmente contra adversários fortes e pressionantes, nisso a sua condição vai ser determinante (lembra mesmo o Roger). É muitas vezes intermitente.

    Beto: Bons reflexos, já se sabia, mas não me parece um guarda-redes que sequer assuste Hélton.

    Guarín e Benitez: Num jogo de pré-época em que todos jogam menos bem, conseguir dar nas vistas por jogar ainda pior que isso não é bom sinal. O primeiro pode ir um ano a Braga e logo se vê, o segundo teria dado um bom marceneiro.

    Varela: Gostei embora tivesse sentido a pressão para não errar. Em transição vai ser um jogador fortíssimo, "à Jesualdo". Com uma referência na área irá dar sequência ao seu "partir-pedra" nas alas.

    A. Pereira: Deu para ver pouco a defender. No resto, velocidade, controlo e colocação de bola (cruzamentos) teve bem.

    Hulk: por ele tinha pago o meu bilhete e mais três.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. oh ricardo costa, a ser verdade que este blog baixou de nível, este teu comentário certamente não o vai elevar, antes pelo contrário. Sejamos todos homenzinhos e deixemo-nos de birras, sim? Obrigado.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Acrescentar que no Leixões, nº11, Faioli, vai dar que falar...

    P.S.: falem de futebol

    ResponderEliminar
  19. Tanta gente a bater no Guarín e a elogiar o Varela, e afinal o Guarin até decidiu e executou bem algumas vezes, e o Varela, sempre que teve de decidir, decidiu ou executou mal. Se é pelo potencial físico e pela capacidade de explosão que muitos elogiam o Varela, o Guarín não lhe fica atrás, até tem mais 7 centímetros que ele e igual ou maior capacidade de explosão.

    Do Guarín neste jogo, estou a lembrar-me do excelente passe a desmarcar Raúl Meireles que falhou um golo feito e estou a lembrar-me de 2 excelentes centros para Varela, na área, que se atrapalhou e não fez nada de jeito onde até podia ter feito golo. Isto para além de algumas recuperações de bola. Também fez algumas asneiras - 2 ou 3 maus passes - mas bater tanto em alguém que tem 3,5 dias de treino (contra 7,5 do Varela) e fez 2 ou 3 assistências para golo, e elogiar tanto quem de concreto não fez nada, não dá para entender.

    Ou melhor, até dá. Para certos adeptos, certos jogadores serão sempre maus, façam eles o que fizerem. É uma questão de birra pessoal, de teimosia idiossincrática para lá de qualquer racionalidade. Do género "Não te gramo, faças tu o que fizeres"! Exemplo paradigmático: Mariano Gonzalez; 6 golos, todos eles importantes, o 2º melhor assistente a seguir a Raúl Meireles na época passada, uma enorme capacidade de trabalho que o faz recuperar muitas bolas e cortar muitos lances perigosos do adversário, e mesmo assim não vale nada para esses adeptos. Bons, eram o Candeias ou o Vieirinha ou o Heldér Barbosa ou o Ivanildo, mesmo que qualquer um deles nos modestos clubes em que têm jogado, não tenha feito nem um terço daquilo que Mariano fez no Porto.

    ResponderEliminar
  20. Este gajo ainda ca anda? pensei que ja nos tinhamos livrado dele...

    ResponderEliminar
  21. Ó Ricardo Costa, estás enganado, o PortistasdeBancada continua com as mesmas visitas e comentários, até tu continuas a visitá-lo e a publicar os teus testamentos efémeros. E se desistires de cá vir dizer bem do Suazo, do Reyes e do Aimar, e mal do Hulk, do Mariano e do PdC, ao bom estilo SLB, não se perde grande coisa.

    E o ambiente agora, sem os teus comentários e os dos teus clones (Hurakatais e outros do género), já parece o de um blogue portista. É que antes, um portista vinha aqui, e até pensava que se tinha enganado e tinha ido parar a algum blog encornado, tantas eram as críticas, as insinuações, as calúnias e a difamação, a PdC e aos dirigentes do Porto.

    Quem quer dizer mal do Porto, só por dizer, tem muitos blogues benfiquistas onde o pode fazer sem problemas. Nesses blogs não fazem outra coisa, muda-te para um deles que vais sentir-te em casa.

    ResponderEliminar
  22. So vi um resumo do jogo e claro os golos.

    Tenho a ideia que o Belluschi é um craque de todo o tamanho, um 10 puro que sabe fazer pressao alta. Craque é também o Varela que tem que jogar descaido sobre uma ala ou atras do ponta de lança. Segura a bola com categoria e tem um sentido de jogo quando tem a bola no pé que é algo a explorar.
    Nao é ponta de lança, deixemo-nos de invençoes sob pena de perdermos mais uns mesinhos em experiencias e gente que tem que ser titular a aquecer o banco, como na época passada.

    Vi jogar o Valeri, 4 ou 5 vezes a época passada. So digo isto, o Meireles que se cuide. Nao ha ninguém que va pegar de estaca desce o inicio mas este jogador pode adaptar-se ao futebol europeu muito rapidamente. Muita força, muito bom drible, aparece em zona de finalizaçao a espaços e ajuda bem a defender até nos lances de bola parada. Parece-me um jogador muito completo. Esta sempre em jogo, é um 8 puro. Vamos ver como se adapta.

    Vi jogar o este Falcao uma meia duzia de vezes. Um jogador muito parecido com o Tevez. Quem estiver à espera de um jogador como o Farias desengane-se. Baixo mas com um tronco muito forte, poderoso a rodar e excelente a proteger a bola. Nao tem altura para bater centrais europeus no jogo de cabeça. Tem arrancadas muito fortes e cabedal para guardar a bola.

    O Guarin é um diamante em bruto. Mas é brutissimo e nervosissimo. Fisicamente é o melhor médio que temos e tem um pé esquerdo fantastico. Nao me parece um jogador inteligente e tem que ser ajudado para evoluir. Tem forçosamente que ser emprestado esta época. Se nao joga, vai-se perder. E seria uma pena perder um jogador com tanta qualidade. A intermitencia que alguns lhe atribuem tem a ver com a falta de jogos.
    Por exemplo Belluschi chegou e joga na sua posiçao natural. Isso faz uma enorme diferença na adaptaçao.

    Ha dois problemas para resolver.

    Primeiro - O da estrutura da equipa, com tanta gente nova e muitas soluçoes para varias posiçoes. Varios lesionados e uma equipa que perdeu referencias. Muito trabalho para Jesualdo.

    Segundo - Cissokho. Espero sinceramente que nao saia. Seria catastrofico se saisse. Foi o factor de equilibrio do Porto da época passada. Se sair a equipa vai ficar desiquilibrada. Para mim, neste momento a para de Hulk é o jogador mais importante do plantel.

    Espero sinceramente que nao saia mais ninguém. Se Cissokho sair nao posso pedir titulos a Jesualdo. Mas penso que os responsaveis do clube conseguem ver isto.

    ResponderEliminar
  23. E finalmente posso escrever o nome de um jogador correctamente sem ter que utilizar 'tils'. Falcao.

    ResponderEliminar
  24. Mai sobre o Valeri. Vao ficar impressionados com a passada e a precisao com que coloca as bolas na area para os golpes de cabeça, principalmente nas bolas paradas. Para além dos misseis que dispara à baliza.

    Preparem-se que este gajo vai encher o campo e nao é jogador para ficar no banco.

    Digo eu, entra de caras no onze. Vamos esperar para ver. Mas nao tenho duvidas, é a contrataçao da época.

    ResponderEliminar
  25. Soren, o Tevez ainda tem menos cabedal (altura) que o Falcao para bater os centrais europeus e não deixa de ser um grande jogador do futebol europeu. Era peça importante no M. United e o City teve de pagar 30 milhões por ele, o que diz bem do seu valor. O Falcao tem condições físicas e técnicas para se impor no futebol europeu como um bom finalizador, ao estilo do Tevez. Para bater os centrais, temos o Orlando Sá com 1,88m, a mesma altura de Jardel.

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  27. o falcao não tem nada a ver com tevez. o tevez é um craque com bola nos pés e não tem nenhuma caracteristica de ponta de lança, já falcao é um jogador aguerrido com caracteristicas fisicas interessantes, mas diria que a sua grande virtude é a finalização. Contudo falcao não terá o espaço aqui que tem no futebol sul americano. Certamente o professor jesualdo vai trabalhar falcao.

    Estou com o soren quando se refere a cissohko. Faço mea culpa por ter dito que cissohko iria ter dificuldade em se adaptar defensivamente quando chegou ao porto. defacto teve pogressos notaveis.
    Repare-se que cissohko acrescenta um notavel poder fisico a todos os níveis (pulmão, massa, e presença na defesa e em bolas paradas tanto ofensivamente como defensivamente) . Já alvaro pereira é um bom jogador com boas características ofensivas mas com debilidades no cobrimento dos espaços interiores e com menos potência física que cissohko.

    ResponderEliminar
  28. Nelson Pena, o Tevez não tem nenhuma característica de ponta de lança? Bem, para quem marca 0,38 golos por jogo (quase ao nível de um Lisandro), disfarça bem. Se não é PL, é avançado, o que no futebol actual, com pouco espaço para matraquilhos tipo Cardozo, vai dar ao mesmo.

    Também não percebo porque é que o Álvaro Pereira tem menos potência física que o Cissokho. É 4cm mais alto, é 5kg mais pesado (mais kgs de músculos se estiver em boa forma), também é negro (o que quer dizer que também ele beneficia do factor pernas mais longas relativamente a jogadores brancos com a mesma altura, tal como Cissokho), não estou a ver onde é que ele é mais fraco fisicamente que o Cissokho.

    O que estou a ver (e bastante bem), é que, para alguns adeptos, um qualquer jogador chega e é mau, é até do pior que esses adeptos já viram; Agarra um lugar que muitos outros antes dele não conseguiram agarrar, e começa a jogar que se farta, mas continua a ser mau, porque sim, para esses adeptos. Um belo dia é vendido por muitos milhões, e aí, como vai embora, já passa a ser bom, muito bom até, porque sim, para esses adeptos. E o mau passa a ser aquele que veio substituí-lo, por isto ou por aquilo, ainda antes de ter feito sequer um jogo.

    Conclusão: Em alguns adeptos do Porto é inato dizer mal, de todas as contratações e jogadores que chegam, excepto se fossem Suazos, Reyes, Aimares e Saviolas, aí babavam-se todos de felicidade. Quando esses mesmos jogadores saem por muitos milhões, os adeptos em causa dizem bem, muito bem, imenso bem, desses jogadores, que é para poderem dizer mal da sua saída. Ou seja, estes portistas dizem sempre mal. Quando os jogadores chegam, dizem mal dos jogadores; Quando os jogadores saem (por muitos milhões), dizem mal da sua saída, ou por outras palavras, de quem os vende. Estes portistas são uns verdadeiros artistas da maledicência.

    ResponderEliminar
  29. Luís Negroni,

    Inteiramente de acordo com a opinião de avaliação das contrataçoes e vendas por parte dos adeptos portistas. Mas parece-me que são apenas alguns, será justo generalizar?

    Quanto a Guarin, sempre vi pontencialidades nele. A verdade é que não tem aproveitado inteiramente as oportunidades. Mas a SAD continua a acreditar, e penso que bem. A prova disso foi a compra do resto do passe que faltava no dia em que foi vendido o Lucho.

    Mas não gostaste do Varela?!

    ResponderEliminar
  30. Luis Negroni, os adeptos dizerem mal dos jogadores do FCP é aquilo que chamo "psicose do Miguel Sousa Tavares"..primeiro diz mal, se eles brilharem dizem que se enganaram ( e com isso mostram que são "humildes") se não se enganaram dizem " eu não vos dizia" e saiem como se percebessem da bola. Olha o Miguel Sousa Tavares que diz que agora diz que o Leo Lima, mas afinal parece que ele confundiu queria dizer Leandro Lima é craque, ou que o Ibson também é, e quando eles estavam no FCP fartava-se de os criticar.

    ResponderEliminar
  31. Joao, eu disse "alguns adeptos do Porto", não generalizei.

    Quanto ao Varela, falhou na finalização e foi trapalhão em situações em que nem passou nem finalizou e acabou por perder a bola e perder-se a jogada. Mas não pretendi dizer mal do Varela (com tão poucos dias e vindo do Estrela era difícil fazer melhor). Pretendi foi dizer que nem o Varela esteve assim tão bem nem o Guarín esteve assim tão mal como se deduz de muitos comentários.

    ResponderEliminar
  32. Eu não vi, mas com o que me foram dizendo, no intervalo e no final, mais o vídeo e a análise da C.S., acho que posso falar em bom início, se bem que estes jogos de pré-época às vezes enganam. Já tivemos pré-épocas em que não davamos nada por aquilo e foram boas épocas e o contrário.

    É impressão minha ou o Mariano, está um bom bocado mais magro?

    Com a chegada do Falcão e do Valeri se o plantel estivesse fechado, eu já ficava contente, mas como ainda falta muito tempo até 31 de Agosto...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  33. Menphis, o MST é uma espécie de guru dos portistas que passam a vida a criticar as contratações e os dirigentes. O que ele diz agora, daqui por 1 ano está a dizer o contrário. E esses portistas é a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  34. Peço desculpa, Luís Negroni. Tinha lido mal.

    ResponderEliminar
  35. já agora, gostei do Mariano, de quem tão mal fomos dizendo ao longo das 2 épocas passadas.

    o Maicon não engana, desde que o vi jogar contra o Porto que fiquei de olho nele.

    ao Varela não lhe correu bem o jogo mas há ali mto potencial.

    dos outros já vcs disseram tdo :)

    p.s. Zé Luís, ainda em relação a um post anterior, bem sei que todos os anos tem que haver "ajustamentos", gostaria apenas como adepto que não tivessem que ser tantos...

    cumps

    ResponderEliminar
  36. Boas;

    Luis, estou contigo. O que dizes é tipico do povo português, e está relatado nos Lusíadas, pela figura do velho do restelo. Que fazer?

    Solucção e que tem sido muito bem executada pelo N/FCP, é arriscando que se petisca.

    A mim o que mais me espanta, são os comentários de alguns, que sem terem visto a primeira parte que foi muito diferente para melhor do que a segunda, fazerem críticas a jogadores e acções desenvolvidas por estes.

    Muitos aqui escreverem que o Andre Coelho, fez tudo bem e o Maicon tudo mal??? Afinal quem estava a jogar a central do lado direito e que perdeu 3 vezes a bola, entregando uma delas ao avançado do Leixões? Pois é ... foi o Andre e não o Maicon.
    É preciso calma nas analises, e deixem o Guarim em paz, pois tenho a certeza que este miudo vai fazer engolir muito sapo a muita gentinha. Não é qualquer um que faz aquele passe que ele executou para o Meireles, e o outro para o Mariano. Deixem-no ganhar confiança e ajudem, pois está ali um fabuloso nº10.
    O Jesualdo que ponha a equipa a jogar no sistema que mais se adapta quer ao Guarim, quer ao Belusschi, que depois vão ver pelo preço que estes vão ser vendidos. São mais uns milhões no cofre e garantidos.

    Quanto ao Hulk, este que se deixe de protestos junto dos arbítros para que estes não se virem contra ele.

    Só de me recordar que havia aqui colegas de bancada que o ano passado suspiravam pelo Simão???

    ResponderEliminar
  37. Meus Caros Portistas,
    Quanto ao MST deixem-se de considerações contra os seus desvaneios, pois o homem é um portista fanático e doente. Lógicamente e como adepto eu também gostaria de ter um LUCHO, um LISANDRO, um DECO, e outros mais. Era fantástico. O problema é que só jogam onze e ninguêm gosta de ficar no banco.

    De enaltecer o trabalho que o MST, fez e executou durante o período do Apito Dourado, e durante o período do vai e não vai à Champiions. Foi dos poucos que deu durante semanas a fio o peito às balas, e puxou pelo bom nome do FCP, dando pistas de como o FCP deveria deslindar o raio dos processos.

    MST para si o meu OBRIGADO pelas suas excelentes crónicas, em que nos permitiu acreditar que sim era possivel ganharmos aquela guerra.
    Sempre acreditaste no bom nome do nosso FCP, quando vi muitos mas mesmo muitos a enterrar o PdC. O seu amor ao Clube também lhe dá o direito, agora que o mal passou, de poder atacar quem por algumas acções pessoais desmedidas coloca por vezes o clube em situações complicadas.

    Sejamos compreensvivos, pois somos todos doentes pelo N/GANDA FCP.
    Todos somos poucos para combater a corja dos Gayvotas e Calimeros deste País.

    Ainda à dias, perante as imagens que nos chegavam da Suiça dos treinos daquela equipa maravilha de matrecos, não me contive no café e disse alto e a bom som..."Ena pá!!! Tanto gajo com beiça!!!"

    ResponderEliminar
  38. Não vi a primeira parte e na segunda não estive com grande atenção, até porque acho que estes jogos de preparação não permitem tirar conclusões definitivas. Em todo o caso deu para perceber que se mantêm intactas as caracteristicas fundamentais das épocas anteriores: seriedade e ambição.
    Dos jogadores antigos, evidenciaram-se as virtudes já conhecidas de uns, Hulk, Meireles, Mariano, Bruno Alves, etc. e as limitações de outros, Guarin e Benitez. Dos novos, sendo cedo para tirar conclusões, notei pormenores interessantes no Belluschi, no golo, e no Alvaro Pereira, excelente estampa atlética, boa velocidade, não deu para testar a sua capacidade defensiva, mas parece haver ali boa matéria prima para o mestre Jesualdo trabalhar.
    Também estou de acordo com alguns comentadores da bancada sobre o Guarin. Acho que tem um grande potencial, excelente capacidade fisica, boa técnica, capaz de interessantes pormenores, mas incapaz de se impôr consistentemente na equipa, mesmo como um suplente fiável. Se calhar uma época de rodagem noutro clube, onde jogasse regularmente e pudesse falhar de vez enquando, poderia ser útil para o seu desenvolvimento. E cá estamos novamente a falar de emprestados.

    ResponderEliminar
  39. Gostei do que vi, especialmente do Belluschi e do Hulk. Foi um bom jogo, embora a segunda parte tenha tido mais golos (3, 2 portistas e 1 do leixoes) contra 1 do FC Porto na primeira parte, achei que a primeira foi melhor.

    Um abraço, Gaspar
    http://odragaozinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. Vila Pouca, o teu comentário traz água no "bico"...

    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  42. Meireles,

    Já andei a fazer contas. Neste momento sem Stepanov e Cissokho temos 25, não é?

    Entrando mais... não começará a ficar demasiado grande? Implicará dispensas?

    De qualquer forma, insisto no trinco.

    ResponderEliminar
  43. É fácil de ver meu caro Meireles: Cissokho e Bruno Alves ainda podem sair...e a partir daí, poderão haver entradas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  44. Agradeço o contributo de tanta gente boa, interessada e amplamente competente nas suas apreciações.

    Reparo, entretanto, num ponto que convém ter sempre presente: nada de tirar conclusões precipitadas, já há muita gente escaldada em relação ao ano passado e um guru de que aqui falam escreveu mesmo - só para lembrar bem aqui à malta - que "o FC Porto tem a pior equipa deste século", sabendo nós o que foi conseguido colectiva e individualmente pelo FC Porto que tanto nos orgulha em nome do clube e por toda a Nação portista.

    Ok, todos cometemos exageros, mas não tirem conclusões precipitadas. Muitas vezes os jogadores enervam-se, ou porque querem logo mostrar de início a razão de terem sido contratados (Varela, talvez?) ou porque entram numa fase incaracterística, sem rumo do jogo e desconchavo da equipa (Benitez, talvez?).

    Eu, do pouco que vi, confesso, impressionei-me pelo nº 17, que não sabia quem era (pela net e sem som) até descobrir passes de rasgo de Guarín. Vi a espaços, repito e pode ter acontecido ver só os melhores momentos dele. Mas Guarín sabe que, agora também com Valeri e ele sem se saber ainda em que posição joga (o Guarín), esta pode ser a última oportunidade, mesmo que tenha sido comprado o resto do seu "passe".

    A impressão geral é forçosamente boa, a de muitas individualidades também, logo há todas as condições para pensar positivo.

    Estou, aliás, como o Soren em relação ao Valeri: pelo que vi na net deu-me a sensação de que, além de um 8 puro tal como Lucho, temos jogador. Não pensava que viesse só por empréstimo, atendendo à aposta de risco de contratos de 4 anos com jogadores menos exuberantes e convincentes como T. Costa, Guarín ou Benitez, sinceramente.

    Pelo que, em nota final do que vi, do que pressenti e do que li de vocês todos, alguém destacou que ainda vamos ficar com um grupo mais forte, com mais e fiáveis opções de banco.

    É curioso que eu disse isto em relação ao anterior plantel logo no início da época e não me levaram a sério, mas globalmente a equipa foi mais forte e teve mais soluções.

    Isso para mim é o mais importante: o colectivo. Porque os craques, já sabemos, estão todos nos rivais e decerto começarão a ser "vendidos" pro muitos milhões lá por Outubro e Novembro para o mercado das "Boas Festas".

    ResponderEliminar
  45. Eu já não tenho dúvidas que o Cissokho sai: por 15 ME, caramba!, adeus e um grande abraço!!!

    Se alguns já viram que o reforço Álvaro Pereira pode fazer a posição, e decerto o FC Porto acautelou com ele a saída de Cissokho que estava apalavrada ha mais de um mês, o Aly sai mesmo.

    Já quanto a Bruno Alves, Vila Pouca, nunca acreditei e não vislumbro que possa sair. Se for será para o Chelsea, se perder o Terry para o M. City. Essa poderá ser a reviravolta num processo parado e que para mim nunca andou a não ser ao sabor da "ansiedade" do pai Washington. Porque há um mês que "ausculto" a sensabilidade do Barcelona e tirando os ecos que publicam lá do que sai, na Imprensa apressada de cá, em Portugal, nunca vi o Barça mexer-se por Bruno Alves.

    E, se sair, será pela cláusula, não por necessidade de tesouraria que desta vez não se põe. Mas só uma grande volta em cirtas situações externas pendentes no mercado o Bruno sairá. Por isso, sai Cissokho e deve ficar por aí.

    ResponderEliminar
  46. Bem, o Inter comprou o Lúcio ao Bayern. Portanto, a "pressão" de Ricardo Carvalho (além de Deco) para deixar o Chelsea e seguir o "farol" Mourinho não resultou.

    Acho abominável o que os "portugueses" do Chelsea têm feito para sair. Detesto este comportamento de jogadores ricos e mimados.

    Entretanto, sempre com Bruno Alves à espera, leio isto no Sport (Barcelona):

    Chygrynskiy es el central que quiere Pep
    Guardiola ha pedido a Txiki que le traiga al central del Shakthar Dymitro Chygrynskiy

    Chygrynskiy sigue en la órbita del Barça. Su cláusula de rescisión está fijada en os 20 millones de euros, pero los campeones de la UEFA estarían dispuestos a rebajarla hasta los 15. Es el jugador que más gusta a Pep en el eje de la defensa, el único problema es que el Barça tendrá que darse prisa en su contratación, puesto que a finales de este mes el Shakthar disputará la tercera fase de clasificación de la Champions League, y si el defensa jugara un solo minuto del partido ya no podría participar en la competición en las filas del Barça esta temporada. Txiki tiene a otros centrales en la recámara.

    El más interesante es el portugués Bruno Alves, del Oporto. Sin embargo su principal handicap su la cláusula de 30 millones. La tercera opción es el serbio del ManU Nemanja Vidic, pero Ferguson no le dejará marchar por una oferta a la baja.

    ResponderEliminar
  47. Fui ver o jogo ontem, e a nota mais positiva foi o beluschi, gostei da disponibilidade dele para recuar no terreno e defender e da maneira,e claro como atacava e aparecia na area contraria, se ontem não tiver sido só fogo de vista temos jogador.

    Guarin é que só fez disparates, não sei se tem lugar neste plantel do FCP...

    Quanto ao pereira jogou pouco tempo a lateral, e cometeu alguns erros, acho que o professor vai ter muito trabalho com ele, mas ele parece ter caracteristicas boas para trabalhar, velocidade bom passe é alto, enfim acredito que possa dali sair um bom lateral esquerdo.

    Gostei muito dos 2 centrais que jogaram, acho que temos ali 2 grandes jogadores, acho que o NAC vai ser o titular ao lado do rolando esta epoca, digo isto porque tenho poucas duvidas que o bruno alves vai acabar por sair até ao dia 31 de agosto.

    ResponderEliminar
  48. Para memória futura, do joão às 23.42h de ontem, 15/7/2009:
    "Apenas uma certeza: é sem dúvida mais forte numa segunda linha de jogadores. A indisponibilidade eventual de certos titulares será colmatada sem se sentir tanto e o banco será mais útil".

    O seu a seu dono e espero que se confirme.

    ResponderEliminar
  49. Sobre o Bruno Alves, também já não acredito que possa sair. Por necessidade de tesouraria, já não é, as contas já ficam equilibradas com as vendas efectuadas, portanto desta vez não há cedências. É evidente que ele ficará com alguma frustração, mas acredito que o presidente saberá encontrar formas de o motivar. A única hipóteses de saír é pelo valor da clausula de recisão.

    ResponderEliminar
  50. Concordo com a analise do Ze Luis, o futebol e basicamente um jogo de equipa e pelo que vi ontem, a primeira parte tambem pela internet, a equipa esta a funcionar bastante bem para esta fase da pre-epoca.

    Quanto a saidas, nao me supreenderia se o Bruno Alves saisse para o Manchester City que esta disposto a dar muito dinheiro por um bom central e nao me parece que consigam sacar o Terry ao Chelsea...

    ResponderEliminar
  51. Detesto este apontar de dedo que se faz aqui e no meu caso injusto. Quando vencemos temos de continuar nos mesmos patamares de exigência . Isso é a base do sucesso contínuo. Vejo aqui muita gente empolgada a dizer que belluschi é o novo lucho mas com mais técnica, e que varela é um grande avançado e pode substituir. Digo-vos que esse patamar de exigência nos vai conduzir a derrota.

    ResponderEliminar
  52. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  53. parece que é certo

    L'Olympique lyonnais tient sans doute le prochain pensionnaire de son couloir gauche. Selon nos informations, le club rhodanien a trouvé un accord avec le FC Porto concernant le transfert d'Aly Cissokho. L'indemnité de transfert s'élèverait à 15 millions d'euros auxquels s'ajouteront 20% de la somme obtenue par l'OL lors d'une éventuelle revente. Il ne reste plus aux dirigeants lyonnais qu'à se mettre d'accord avec l'ancien Gueugnonais. Le contrat devrait porter sur une durée de cinq ans.
    Joints au téléphone, Aly Cissokho et Bernard Lacombe n'ont pas souhaité confirmer cet accord de principe. «Je viens d'avoir le joueur au téléphone, il allait à l'entraînement et pour l'instant, il n'y a rien de fait, s'est contenté d'affirmer le conseiller du président Aulas. On espère que ça aboutira». Selon Europe 1, l'OL aurait dépêché à Porto un médecin afin de faire passer des tests au défenseur. Mi-juin, le latéral gauche avait vu son transfert à l'AC Milan capoté en raison d'un problème dentaire détecté lors de la visite médicale. Ce qu'il avait par la suite démenti.

    ResponderEliminar
  54. Nelson Pena, eu nao comparei a qualidade do futebol do Falcao com a do Tevez. Nao sei quem é melhor, provavelmente o Tevez. Nao é isso que esta em causa.

    O que esta em causa é que jogam na mesma posiçao, e teem raios de acçao muito parecidos. Sao baixos, de tronco forte e protegem bem a bola. Teem bom remate.

    Quis lançar para a discussao qual a ideia tactica por detras desta contrataçao, dadas as caracteristicas do jogador que sao diferentes de Farias e mais proximas de Lisandro. Sem comparar capacidade técnica.

    O resto ve-se daqui a uns meses.


    Nao entendo, que depois das vendas de Lucho, Lisandro, Ibson, Paulo Machado, etc, o Porto ainda tenha necessidade de vender mais. Sinceramente nao compreendo.

    Se Cissokho sair, Jesualdo tem meses de trabalho complicados pela frente para equilibrar a equipa a defender (e por consequencia equilibra-la nas tais transiçoes de que tanto gosta).

    Cissokho pode valer menos ou, muito provavelmente, ainda mais daqui a um ano.

    O Presidente disse a dada altura que nao estava interessado em vender ninguém, estaria antes interessado em manter o plantel que tinha.
    Nao estou a ver entao, a necessidade de vender aquele que para mim trouxe o verdadeiro equilibrio à equipa do ano passado.

    Se Cissokho sair fico preocupado.

    Bem sei que Alvaro Pereira é muito bom, mas foi mais utilizado a atacar que a defender no passado mais recente. Uma troca que implica trabalho e paciencia. E que pode implicar dois ou tres meses de instabilidade.

    A reduçao do numero de jogadores do plantel deveria ser feita com o emprestimo de um dos médios (para mim Guarin, numa optica de nao se perder o jogador) e a cedencia definitiva do Stepanov.

    Com alguém disse por aqui, o mercado so fecha a 31 de Agosto.

    As contrataçoes parecem-me boas, principalmente os dois Argentinos do meio campo e o Varela. E a equipa tem sem duvidas ainda mais soluçoes que no ano que passou. Uma melhoria constante desde ha tres anos a esta parte.

    ResponderEliminar
  55. Vila Pouca, pensei que estavas a abrir "outras janelas"...Sem Sepanov e Benitez, se retirarmos o Cissoko ficam 24...

    ResponderEliminar
  56. Soren, não deixas de ter razão, no queà equipa e ao equilíbrio táctico diz respeito. Mas depois deste "achado" do Cissokho, achas que ele num futuro próximo ainda pode sair por mais de 15ME?

    Olha que nem todos são ou podem ser como negócio o Paulo Ferreira. Acho que pensar assim é abusar um pouco da sorte. Para mim, 15ME (e, diz-se, por 80% do passe) é bem vendido.

    E concordo com o Vila Pouca, a coisa está feita, o FC Porto agora é que quer acautelar a sua posição e a do jogador (preso pelos dentes...).

    ResponderEliminar
  57. Para primeiro jogo não foi mau, face à escassez de tempo de preparação.

    Algumas notas sobre os novos:

    Beto mostrou-se confiante, prometendo luta pela titularidade.

    Nuno André Coelho esteve mais participativo que Maicon, mostrando qualidades.

    Álvaro Pereira defendeu mal mas atacou muito bem. Mostrou velocidade, inteligência, decisão e visão na colocação da bola.

    Belluschi compensa a sua estatura média com arte e técnica pouco comuns. Mostrou argumentos para se tornar rapidamente o patrão do meio campo. Jogador ofensivo, apareceu várias vezes desmarcado em posição de facturar. Aproveitou a primeira ocasião com classe e serenidade, falhando uma segunda por uma questão de... estatura.

    Silvestre Varela não esteve feliz. Sentiu grandes dificuldades com o terreno escorregadio, ainda assim foi um avançado irrequieto que deu que fazer à defesa contrária.

    Sobre os Tetracampeões:

    Fucile pareceu-me pouco atento. Deixou o seu adversário directo muito solto, permitindo algum caudal ofensivo pelo seu lado. Ainda não se encontra bem fisicamente, o que até é natural.

    Bruno Alves esteve à Bruno. Imperial e a meter na ordem alguns excessos matosinhenses.

    Cissokho esteve brilhante e a jogar assim é evidente que só podia ter pretendentes. Ao que parece o Lyon vai mesmo dar os 15 milhões. Tenho pena pelo lado desportivo mas reconheço a oportunidade financeira.

    Hulk continua incrível... enquanto o permitirem claro! A corja de apitadores já estudaram bem a lição e até neste tipo de jogos não conseguem disfarçar. Está visto que vai ser sempre assim, a sofrer faltas, a levar forte e feio e...nada! Ou melhor, falta ao contrário!

    Em conclusão, continua a haver matéria prima para continuarmos a ambicionar títulos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  58. Enquanto o alvaro pereira se adapta, joga se com o fucile a esquerda e o sapunaru a direita. Ja tem a experiencia e os mecanismos do ano passado.


    RuiBonga

    ResponderEliminar