29 agosto 2011

Data do Porto-Benfica pode gerar "guerra" por causa da Champions?

O Porto-Benfica, da 6ª jornada, poderá jogar-se a uma 6ª feira, se o FC Porto não fizer finca-pé do período de descanso intervalar entre jogos oficiais e impor o clássico a um sábado à tarde. É uma possibilidade adveniente do sorteio de 5ª feira para a Champions e que, em geral, compatibilizando com o seu Grupo G, deixa os campeões nacionais relativamente confortados com a conjugação das provas mais importantes. A pressão de disputar a Europa e o campeonato pode ter efeitos contrários às facilidades antevistas do calendário da Champions, mediante os jogos domésticos.





A questão é a que deriva de o Porto-Benfica jogar-se antes da 2ª ronda da Champions que fará os lisbonenses jogarem fora, em Galati, a uma 3ª feira, 27/9. O FC Porto tem também uma deslocação longa e difícil a Sampetersburgo, visitando Bruno Alves e Cª, mas para jogar numa 4ª feira, 28/9. Se o FC Porto receber o Benfica no sábado anterior, 24/9, a meio da tarde, podem cumprir-se as 72h de descanso para os benfiquistas jogarem às 10 da noite na Roménia, sem prejuízo do seu intervalo defendido pelos regulamentos para jogar no Petrovsky quatro dias depois.

É uma possibilidade se o FC Porto extremar posições negociais e recusar jogar a uma 6ª feira (23/9) à noite o clássico, já que é a equipa visitada que deve ser consultada para efeitos de transmissão televisiva.

O campeonato não articula jogos de maior importância com os da Champions para o FC Porto.
Antes de receber o Shakhtar na 1ª jornada, os dragões recebem o V. Setúbal para a 4ª jornada e deve ser a uma 6ª feira (9/9), já que na 3ª seguinte joga-se o confronto europeu. Depois da Champions, visita ao Feirense, na 5ª ronda da Liga.

Mas a forçosa antecipação com os sadinos deixa já em sobrecarga a equipa com o adiamento da visita a Leiria para 6 de Setembro, por força da Supertaça europeia. Assim, o FC Porto terá de jogar 3ª (Leiria), 6ª (Setúbal) e 3ª (Shakhtar), com meras 72 horas entre os jogos com leirienses e sadinos.

Já após a visita à antiga Leninegrado, o FC Porto visitará a Académica. Depois da pausa de Outubro para as selecções, à recepção ao APOEL (19/10) segue-se uma outra, ao Nacional. Depois, antes de visitar o APOEL, outro jogo no Dragão (P. Ferreira) e a saída a Olhão depois da de Chipre.

Neste período, o Benfica recebe o Basileia e antes recebe o Olhanense, para depois se deslocar a Braga que nessa semana recebe o Maribor. O Braga-Benfica deverá jogar-se a uma 2ª feira, se não no domingo à noite (6/11).

Ora, o Braga estará na Liga Europa mas não terá implicações a seguir com o FC Porto, jogando no Dragão depois de os campeões cumprirem a última longa saída a Donetsk. A vantagem da Liga Europa é que, nas duas últimas jornadas, estas são desfasadas das da Champions, pelo que ao visitar o Dragão, talvez a 27/11, domingo, o Braga só na 4ª feira seguinte (30/11) recebe o Birmingham.

A 5ª ronda da Champions levará, ao mesmo tempo, o Benfica a ter de jogar o apuramento em Old Trafford, mas a uma 3ª feira (22/11) e... antes de visitar Alvalade.
Mas, tal como o Braga, o Sporting estará descansado da pressão de jogar na Europa. Porque não joga na semana da Champions, mas apenas recebe o Zurique a 1 de Novembro, uma quinta-feira, depois da visita do Benfica (27/11, na jornada do Porto-Braga).
Por fim, após receber o Otelul, a 7/12, o Benfica tem a visita ao Marítimo. O FC Porto recebe o Zenit e vai a seguir ao Beira-Mar com a vantagem de jogar na 3ª para a Champions.
Todos estes factores não são despiciendos, pois trata-se dos quatro, ou 3+1, candidatos ao título, com os minhotos assumidamente na corrida.
Quanto ao clássico Sporting-Porto, como é só a terminar a 1ª volta fica apenas para Janeiro, sem a pressão europeia, mas com o lufa.-lufa da Taça da Liga durante esse mês e uma ou outra fase da Taça de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário