20 agosto 2011

Vítor Pereira fala "grosso" aos cretinos que não valem um vintém, mas o FC Porto ainda não o faz em campo




Como era expectável, não só o FC Porto "pagou" por ter querido não explorar os penáltis por assinalar na Supertaça, como subitamente viu-se sujeito a uma barragem de artilharia culminada com o tiro na água do cretino que não vale um vintém sobre o penálti de Guimarães. O jogo de estreia oficial de Vítor Pereira no Dragão, que teve três golos como o de apresentação com o Peñarol, não marcou o futebol-espectáculo que a ocasião mereceria e o treinador prometeu. Mas o FC Porto ganhou, creio que até de forma mais tremida do que em Guimarães, no jogo de campeões em que o da II Liga teve galo apesar de cantar primeiro.
Mesmo um penálti, bem assinalado, logo aos 2' concedido a um clube que veio da II Liga, não desarmará os críticos ferrenhos de qualquer coisa que não prejudique o FC Porto. Concordo, digo desde já, que Otamendi devia ter sido expulso, cometendo falta de último defesa após uma asneira grossa de Sapunaru depois logo redimida com o golo de 2-1 pelo romeno na reviravolta cedo lograda face ao atrevimento dos gilistas.



Mas outro penálti evidente - fruto do jogo do empurra e do agarra que marca os jogos em Portugal e ninguém combate, amiúde até defende por ser um recurso alegadamente legítimo dos mais fracos - que deu para Hulk empatar sem ser um "golo esquisito" como em Guimarães, decerto reavivará a discussão patética, deixando em carne viva o cenário da arbitragem ainda a procissão não saiu do adro e já com os clubes de Lisboa na cruzada para condicionar os árbitros.
Ridículo e sem vergonha, sem a vergonha que não teve de pedir desculpa por ter reclamado contra a anulação de um golo do Benfica claramente obtido em falta na época passada, ao contrário do mea culpa assumido pouco antes por AVB após a má visão e mã informação que lhe prestaram em Guimarães quando ali, então, o FC Porto empatou, Jorge Jesus pode achar o que quiser sobre os penáltis para o FC Porto e tem nova oportunidade para confirmar que é um cretino e não vale um vintém. Hulk foi empurrado por um gilista e Rui Silva, de frente para o lance, não hesitou, como Benquerença não teve contemplações em Guimarães.
Após uma jornada europeia desastrosa sem uma vitória, com um golo que JV Pinto considerou perfeitamente legal - como eu acho o 2-2 do Twente - contra toda a opinião que se publica, e uma expulsão de João Paulo em Madrid, por falta desastrada e inútil a meio do meio-campo defensivo do Atl. Madrid, que nem Manuel Machado contesta porque as coisas na Europa fiam mais fino e os castigos sérios não se fazem esperar como até o idiota Mourinho sabe da mão pesada da UEFA, nada como prosseguir assim a discussão sobre tolices da 1ª jornada, com o treinador do Benfica parvo e desbragado a reclamar contra todas as evidências e o Sporting a "afastar" um árbitro de um seu jogo como se tivesse queixas de João Ferreira mas não decerto em jogos frente ao FC Porto que as terá muito maiores. Antevendo-se um clima de guerra civil, até a ocasião é má para a indisposição costumeira dos calimeros.

Temos um Beira-Mar-Sporting com a memória ainda viva do roubo escandaloso aos aveirenses há uns meses atrás com um golo mal anulado, um penálti sonegado aos aveirenses e um penálti inventado para o Sporting ganhar 1-0 em casa - e isso pelo árbitro Hugo Pacheco, como aqui recordei esta semana, que apitará, tenrinho, o Benfica-Feirense deste sábado.

É, por isso, no manicómio aberto "around the clock all the year around" no futebol cá da terrinha onde os interesses de capela são manipulados pela Imprensa sectária e facciosa, que não se dá valor ao Gil Vicente, capaz de recuperar de 0-2 com o Benfica mesmo com um golo sofrido em fora-de-jogo que os cretinos não reconhecem, para um 2-2 que acabou por saber a pouco.
E se campeão se viu no Dragão, para mim, até foi o Gil Vicente, que dominou a 1ª parte, criou mais oportunidades de golo e saiu para o intervalo imerecidamente a perder, com metade das faltas cometidas dos campeões da I Liga e da Liga Europa.
Vítor Pereira falou grosso e promete acabar a discussão à distância com Jesus, porque nem sempre esse diálogo leva o mais crente ao céu,
Mas a equipa ainda não manda em campo como mandava. Não mandou em Guimarães, fruto de uma atitude de maior reserva e menos exposição em campo complicado com um opositor na retranca e com bolas longas para o que Deus quiser. Um futebol de treta que já começa a exasperar os adeptos vitorianos, como se viu ontem em Madrid com insultos à forma e postura da equipa no Calderon, mas uma estratégia que faz as delícias de outros desde que sirva para travar o FC Porto.
Ora, o campeão da II Liga joga positivo, não esconde os seus argumentos, não receia o medo cénico e não achei inferior ao FC Porto sem ritmo e muito menos sem a espectacularidade que Vítor Pereira garantiu para a sua estreia oficial em casa. Incomodado nas saídas de bola da defesa, como é exemplo o lance inicial que deu 0-1 e muitos se repetiram ao longo do jogo, não é só o início da construção que sai frouxo e até comprometedor. O meio-campo não está em rotação adequada, pelo menos com vista ao embate com o Super-Barça. Moutinho perde tantas bolas, o que é raro, quantas as que ganha, o que é mais normal, e há demasiado jogo curto-circuitado, ou pela ousadia do adversário ou por menos frescura física dos médios portistas em que só Souza tem um desempenho mais uniforme e que tem justificado a sua titularidade. Já Guarín, sem pré-época, como referi em Guimarães, vai tendo minutos de rodagem. Mas as poucas alterações no onze da época passada para esta, com o mesmo onze escalado da 1ª jornada, não tem desculpa para mostrar menos entrosamento e sem as ideias definidas que já todos partilham há um ano, à excepção de Kléber.
Hulk, que marcou o penálti bem mais calmo desta vez, executou o canto perfeito para Sapunaru se redimir no 2-1 e marcou de bomba o 3-1 ao começar a 2ª parte, arrumando a questão. O penálti existiu, o canto que deu 2-1 também, o livre para o 3-1 (falta sobre Souza) também, pelo que os cães podem ladrar que a caravana prosseguirá o seu rumo. Esperemos rumo ao espectáculo que foi a marca da época passada e que Vítor Pereira agora reitera que se conseguirá.

Não há drama de maior com o jogo menos conseguido e para o qual a proximidade - a uma semana de distância - da Supertaça europeia não serve de desculpa. Tem de perceber-se que, mesmo para uma equipa apenas sem Falcao e Fernando, o início de época não é propriamente a continuidade do exuberante fim da época passada. Otamendi esteve muito timorato e nervoso desta vez, ao contrário da 1ª jornada onde foi imperial. Sapunaru acumulou outras asneiras ao longo do jogo e é no desequilíbrio entre as diferentes prestações individuais, a que se junta a repetição com Varela inconsequente na esquerda, que não faz, de momento, o colectivo habitual do FC Porto. O jogo ressente-se e o adversário, para mais de sangue na guelra, ou crista alta se quiserem, com gente nova e de muito valor técnico e boa frescura física, "perde o respeito", o que neste caso é saudável e, por isso, mostrou como o Gil vai cantar de galo e ser a equipa-sensação da temporada. Já desde o jogo da Taça da Liga, em Janeiro, no empate 2-2 que afastou o FC Porto da competição (embora então dependesse do que fizesse o Nacional vencedor dos jogos do grupo), fiquei muito impressionado com o Gil Vicente e aquele negrão endiabrado meu homónimo que, agora em Braga, teve a infelicidade de se lesionar. O Zé Luís ex-gilista é, para mim, o jogador a rever e poderia ou ainda poderá ser a revelação da temporada.

Voltei a ficar impressionado com o Gil Vicente, enquanto acho normal o conjuntural "jogo estacionário" do FC Porto.

Se quiserem, já agora, foi com um 3-1 ao Gil, à 3ª jornada e depois do 2-2 inicial com o Belenenses, que Mourinho se estreou a vencer no Dragão em 2002-2003, então graças, salvo erro, a dois golos de Maniche para decidir a contenda.

Contenda, sim, ficará agora com Rui Silva sob foco da atenção do idiota treinador do Benfica, que não sabe com quantas ajudas - nomeadamente o fora-de-jogo claríssimo de Urreta no jogo do 1-0 por Saviola em 2009 - foi campeão graças à APAF e ao SLB, o sr. Lucílio Baptista que validou esse triunfo indevido, como antes validou o triunfo indevido por falta inexistente ante a Naval antes da visita do FC Porto para a qual o Benfica temia e tremia com a possibilidade de ser ultrapassado na classificação.

Quanto aos calimeros, na outra polémica do dia e com mais um motivo para os árbitros boicotarem os seus jogos, já esquecidos de como foram beneficiados com o Olhanense e o Beira-Mar na época passada em casa, com golos adversários anulados sem motivo ou explicação plausível, só reforçam a cruzada da capital incomodada com o triunfante FC Porto que, bem ou mal, segue a sua marcha, imparável, mesmo que algo periclitante.
Agora, enquanto não chega o substituto de Falcao - forçosamente para entrar directo no onze! - e Kléber, subitamente órfão do colombiano, voltou a falhar isolado diante do guarda-redes pelo 3º jogo consecutivo, acusando a pressão e o nervosismo próprio (tem 20 anos apenas) que implica a competição ao mais alto nível e no clube mais competitivo e titulado de Portugal, vamos assistir de cadeira aos jogos dos de Lisboa. Quer dizer, dificilmente lhes deitarei o olho, mas esperarei pelo esmiuçar das jogadas nos resumos alargados, para ver golos em fora-de-jogo, como já deu, e expulsão perdoada ao Jeffren que o Sporting faz também por ocultar sob a capa do prejuízo e das indignações sopradas aos alcoviteiros amigos que dão o lamiré dias antes de os novos calimeros em funções assumirem as suas dores de forma oficial.

6 comentários:

  1. Pelo que me apercebi o tridente do Porto não funcionou, porque estava virado ao contrário, viu-se muitas vezes Guarin e Souza a pisarem os mesmo terrenos e a confundirem-se, e mais à frente Moutinho, a ter que fazer quase tudo para servir os avançados...Depois mais à frente, nem Varela acertava no momento de cruzar, nem Hulk no momento de atrasar a bola para a receber mais à frente...Kléber esteve perdido meio passo para cabecear, um passo para rematar...E atrás, a defesa começou por fazer uma série de asneiras só que hoje com consequências...Sapunaru e Otamendi complementaram-se bem no lance do penaltie, também admitia a expulsão do Argentino, vendo a repetição do lance, percebe-se que ele acaba por tocar na bola com o pé esquerdo, ligeiramente...No penaltie sobre o Hulk também que se pode dizer, Hulk foi empurrado e o defesa pergunta ao árbitro -tal como o Otamendi: -O que foi?...
    Fernando é fraco com bola mas é forte na rotação da pressão...Souza é o oposto.
    Se Moutinho hoje recuasse e permitisse o avanço dos dois outros médios estou convencido que o Porto lucraria, assim que o Belluschi entrou a bola começou a rolar com mais qualidade...

    ResponderEliminar
  2. Se calhar não vimos o mesmo jogo! Fora o Varela,em nítida baixa de forma, pareceu-me que o Porto jogou muito bem e no final até se viram jogadores a jogarem para fazerem eles o golo, porque se quisesssem continuar a jogar colectivo! Mas já estavam 3-1 que chegavam...

    ResponderEliminar
  3. Boa vitória e melhor exibição na 2ª parte. Nesta altura da época e com a conjectura referida no post - falta de pre-epoca apropriada, palntel incompleto e provisório até final do mês - interessa mesmo é ganhar, nem que seja, como dizia o outro, por "meio a zero". Por mim, o espectaculo pode esperar até setembro.

    Quanto ao resto, a ladainha é a de sempre: se vamos à frente é porque os arbitros marcam os penalties que são cometidos pelos nossos adversários, se vão eles à frente, são os mais maior grandes do mundo, exterinadores implacaveis com mesmo com vitorias in-extremis sacadas de faltas inexistentes ou jogando um campeonato quase inteiro contra equipas reduzidas a 10... "what else is new?"

    Bem VP a responder curto e grosso ao bronco catedratico.

    Novidade mesmo só a pouca vergonha dos calimeros que abriram uma nova era na pressão sobre os arbitros, com conferencias de imprensa na vespera dos jogos! enfim...

    ResponderEliminar
  4. Mais um bom post.

    Entretanto, deixo aqui umas linhas só para recordar o seguinte aos teóricos arrogantes e calimeros, e em particular, o inenarrável troglodita paineleiro/ comentador/ ou ainda quando lhe põem um "jornal, pé-de-microfone ou câmara a cores" à frente. Claro é o calimero Barroso. Este PASSAD(O)(presidente assembleia da SAD) dos calimeros, faz gala e gula em atacar, "boatar", vomitar e insultar o FC PORTO e o Presidente Pinto da Costa, dizendo depois que não quer ofender,(!), mas repetindo "à la carte Goebbels" as suas (dele) mentiras.

    Então é assim:
    O clube Calimero não perdeu o título há anos por causa do tal golo do Roni com a mão, como se o campeonato fosse composto por apenas esse jogo.
    Porém, nesse jogo de alvalade perde objectivamente UM PONTO, resultante da derrota (0 p.) em vez do empate (1 p.).

    Só que os calimeros e o troglodita barroso esquecem, olvidam que antes tinham ganho indevidamente DOIS PONTOS a mais na Madeira contra o Nacional, porque o Nani que fez o golo da vitória (3 p.), e até foi um golo bonito, "roubara" a bola ao jogador do Nacional EM FALTA indiscutível e visível, como foi no momento e ao tempo reconhecido/comentado/escrito em função do erro/equívoco do árbitro. Ou seja, o clube calimero ganhou o jogo (3 p.) por 1x0, quando deveria ter empatado a zero, o que apenas daria para somar1 ponto.

    Pela teoria do calimero troglodita o seu (dele) clube devia ter terminado o campeonato ainda com menos UM PONTO do que aquilo com que realmente terminou.

    Como contra factos não há argumentos...

    Isto para não falar do tal campeonato que eles ganharam, graças ao jogo do Paixão de Setúbal em Campomaior (pobre Jardel) que acabou por no final das contas beneficiar o clube calimaero e nos impedir de alcançar o então Hexacampeonato!!!

    Ou do campeonato dos penaltis, quando jogava nos calimeros o "pai" do Jardel (J.Pinto).

    Quanto ao "barroso troglodita", porque geralmente transtornado após o jantar, e em pleno "prolongamento" da TVI24, até acho que o nosso Manuel Serrão (MS) ainda o atura muito delicadamente para quem já foi ofendido, em directo, com aquela treta do que diziam os "amigos"...
    Talvez por força do ofício e para não abandalhar o programa do Quim Zé, como o paineleiro de Sintra trata o "moderador", o MS se tivesse contido, mas...

    Quanto aos outros arrogantes da segunda circular, ali ao lado do Colombo, deixo-os a falar sozinhos... comom merecem!!! Se uns são "viscondes falidos", outros são "trastes, não quero ofender os porcos, feios e maus"...

    Como disse uma vez do "rui bosta", ao tempo ainda iniciante a "fazer as coisas por outro lado" nos túneis, seria a mando do chefe(?), um seu (deles) abastado "speculator" e "very peculiar" associado: "fuck them"!

    ResponderEliminar
  5. Hoje para quem tanto contestou a arbitragem do Porto-Gil, consegue matéria suficiente para arrasar no Benfica-Feirense...Dois Penalties claros não assinalados sobre jogadores do Feirense, o primeiro aos 2 minutos e o segundo ainda com o resultado em 1-1...Toma!

    ResponderEliminar