28 fevereiro 2010

...

... eu que não sou nada dado a filmes, já apreciei o género de terror mas há muito deixei essa tendência. Nem é pela publicidade, que a mim passa-me ao lado, não fui cliente do certame mas sei ser um cartaz do Porto, onde o FC Porto é que costuma ser chamativo, que agora arrancou. Não é, ainda, para desviar a atenção da excelente crónica do Menphis. É apenas o meu sentir que amanhã tentarei explicar de outra forma. Não é que de momento me faltem as palavras, nem a percepção da realidade triste em que esta equipa, por muito que teime em escondê-lo, se deixou cair, do 80 para o 8, sujeitando-se justamente à troça alheia, porventura com "humilhação" que a outros derrotados não é atribuída quando são os dragões a sorrir.

22 comentários:

  1. Quando começávamos a ficar mais fortes mentalmente... deitamos tudo a perder. Era esta a melhor altura para lhes ganharmos e lançarmo-nos no ataque ao título depois de tantas oportunidades falhadas. MERDA para isto.

    ResponderEliminar
  2. Enfim, o filme de Alvalade desta feita foi mau de mais...
    Mais uma vez se viu que esta equipa quando não marca um golo cedo, não consegue fazer um bom jogo. E então quando sofre um golo cedo, salvo raríssimas, muito raríssimas excepções, é um descalabro... Agora há que olhar o futuro, devendo começar a Direcção a planear o futuro - pois Pinto da Costa não pode vencer sempre, mas tem vencido a maior parte das vezes.
    Custa perder, mais assim, depois de toda a maquiavélica campanha orquestrada pelo mundo da bola encornada... Contudo, o clube deveria pensar em todas as possibilidades legais ainda possíveis, ou o que ainda for possível.
    De qualquer forma, não se pode vencer sempre, agora é custoso assim, mas enfim...
    Apesar de tudo, ainda temos as duas taças, especialmente a Taça de Portugal, mas também a outra por ser contra quem é... E, além do mais, ainda falta depois receber no Dragão os mouros vermelhos, para nos vingarmos - pois se os de Braga (do mal, o menos...) se mantiverem, nós podemos tirar o campeonato aos tais gajos das campanhas...!

    ResponderEliminar
  3. Que avancem os "Rui Moreiras" para acabar de vez com este filme de terror.

    Novo sangue, precisa-se.

    ResponderEliminar
  4. Zé Luis e cm,

    nao se fazem omeletes sem ovos.

    O Porto nao tem banco para lutar pelo titulo. Contra tantas adversidades e sem raça por parte da estrutura directiva do FCPorto para chamar os nomes pelos bois nem para unir a familia Portista em torno do ideal de vitoria, é impossivel ganhar titulos.

    Lucho e Lisandro sairam, nao ha jogadores à altura. Lisboa rouba e o Porto come e cala. A Liga rouba o FCPorto come e cala. Come o Porto cidade e come o Porto clube.
    Os adeptos dos funerais do Dragao também nao merecem outra coisa. Nao ha associativismo nem mensagens politicas, nem coraçao que aguente tanta passividade por parte da direcçao.

    Pinto da Costa aguenta o barco como pode. Depois de tantos ataques e sem gente de qualidade para dar a cara pelo clube nas horas (muitas) dos roubos igreja, das tentativas de assassinato do Presidente e dos ataques a autocarros, a energia também desaparece.

    Nao vou bater em jogadores. Eles fazem o que podem. Guarin nao é tao mau como pintam. Tem potencial, potencial que nao vejo em Tomas Costa ou Belluschi por exemplo.
    Sem Rodriguez e Hulk o Porto é uma sombra do que pode ser. Sem Fernando nao ha substituto à altura e o futebol da equipa desaparece. Ainda por cima com Ruben Micael inferiorizado (nao deveria ter jogado).

    Os jogadores e Jesualdo ainda sao os unicos que dao a cara, contudo, o exemplo devia vir de cima. Mas em cima ha muita gente mal formada. Na declaraçao da semana passada deveria ter estado a SAD. Eu comentei isso. Mas ninguém parece muito interessado em desenvolver esse tema.

    A pré-época, essa sim foi um filme de terror, nao foi este jogo. Tal como o sao as respostas do Labaredas e os silencios humilhantes da direcçao.

    Nao me revejo nesta forma de trabalhar e de delapidar patrimonio desportivo. Desde a pré-época que digo sempre a mesma coisa.

    Se calhar a direcçao devia ler mais blogues. Podia ser que aprendesse alguma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Fui a Alvalade e vi um Porto a jogar à sporting e um Sporting a jogar à Porto.
    Assim, obviamente que a derrota era o único resultado possível.

    Uma ausência de atitude sem explicação.

    ResponderEliminar
  6. Miguel Teixeira,

    O problema é que ha muitos Ruis Moreiras (e aqui nao estou a falar do proprio - que fique claro - embora nao concorde com a sua presença nos programas vermelhos da RTP), que se aproveitam da situaçao por interesse. Tal como outros que agora la estao.

    Mudam as moscas.

    Por isso nao vou por ai.

    ResponderEliminar
  7. Eu entendo e concordo contigo Soren.

    Fiz menção aos "Rui Moreiras" entre aspas. Serve o nome, porque parece ser o único que deseja mudar o rumo desta administração. Contudo, para ser bem sucedido, volto a afirmar que deve ter cuidado com as pessoas que o rodeiam. Essas como as que rodeiam PdC são o cancro que nos leva para o abismo desportivo.

    As pessoas têm de entender que o argumento das vitórias passadas já não colhe.

    Exige-se mudança. Se é com Rui Moreira...não sei. Mas alguém tem de avançar para ganhar. Que os portistas queiram e lutem por essa mudança e que esta não seja feita apenas à porta da Liga.

    ResponderEliminar
  8. O Futuro passa pelos associados!
    Saudações Portistas
    duck

    ResponderEliminar
  9. Nao considero isto nenhuma desgraça. Falta tirar meia duzia de jogadores deste plantel e contratar gente que faça do meio campo do FCPorto um meio campo que construa futebol.

    Isso consegue-se com uma pré-época com cabeça, tronco e membros. Nao com o tipo de pré-época com que fomos presenteados no Verao passado.
    Depois é preciso deixar de lado as comissoes e gerir as transferencias (compras, porque as vendas sao geridas até bem demais) com qualidade.

    A desgraça é toda esra envolvente de roubo descarado sem resposta e um adormecimento de toda a naçao Portista e gente do Porto perante roubo tao descarado. Mas o exemplo que vem de cima nao é motivador.

    ResponderEliminar
  10. Adiante, o eventual apoio do FCP a Rogério Alves para a presidência da Liga, diz muito sobre a falta de rumo desta administração.

    ResponderEliminar
  11. Pah, lá por a equipa passar do 80 para o 8 não quer dizer que os adeptos também o façam! Esta equipa, que ontem perdeu justamente por 3-0 em Alvalade é a mesma que fez exibições de gala contra o SCP para a taça e contra o Braga. Em não comecem agora a imaginar, ah e tal essas exibições, apesar do resultado, nem me convenceram assim tanto. Foram boas, de facto e também felizes, como a de ontem o foi para o Sporting.

    O campeonato não se perdeu ontem. Perdeu-se nos fraquíssimos Leixões e Belenenses, por exemplo, e até no P.Ferreira. Só aqui foram 8 pontos. Façam as contas. Perder em Alvalade não é desonra nenhuma. Eles têm um plantel razoável, embora inferior ao do FCP. Tiveram melhor atitude e alguma sorte. Isso fez TODA a diferença. Não sei se os jogadores deram o berro ou houve mais alguma coisa mas, de facto, todos os jogadores estiveram algo apáticos. O futebol, hoje em dia, tem muito de atitude e essa atitude tem a ver com o estado psicológico da equipa. Ontem pareceram-me cansados.
    Até Varela que tão bem tem jogado ontem este mal. E porquê? Se calhar é porque as equipas têm ciclos, ou porque a Lua era minguante, sei lá! Ontem a equipa esteve globalmente mal, mas não pintem isto como se fosse uma catástrofe. A equipa cai e agora tem de se levantar outra vez. Tal como os adeptos. Dói ser gozado? Pois, eu sei, aqui por Lisboa também não está fácil Aguentem, que eu também.

    Sei que nestas alturas se gosta muito de pulverizar o professor, mas a única coisa que o podem culpar é de não conseguir mobilizar as tropas. Não conseguir, porque tentar não tenho dúvidas que o tenha feito. Agora, não se ponham a transformar todo o plantel do FCP em jogadores de 2ª linha, porque não o são. São os mesmos que já deram exibições de gala, que ganharam a este mesmo Sporting, ao Braga e ao Arsenal. É a mesma equipa e o mesmo treinador. É um bom plantel que merece alguns retoques, mas nada de extraordinário.
    Quanto à questão da liderança já se falou aqui muito sobre o problema. Não é uma questão de escorraçar com os que lá estão. É uma questão de perceber de uma vez por todas que a política de silêncio pode servir para os que atacam o clube mas os sócios e adeptos sentem-se sozinhos. E esses são muito importantes para o clube. Isso tem mesmo que mudar. Naquilo que nos toca, não podemos dar mais a outra face. Temos de ser donos do nosso nariz e de reclamar quando nos mordem.
    Há muita coisa que pode ser melhorada, claro, mas não se tente fazer como o outro que é dar uma volta de 360º e seguir em frente...

    ResponderEliminar
  12. Outra coisa que me incomoda e que aparece sempre que perdemos (felizmente por ano é coisa que acontece muito pouco), são as teorias do benchmarking.

    Em boa verdade, concluiu-se agora que o que se tem visto esta época é o mesmo das últimas 4 onde fomos sistematicamente campeões e com acesso aos oitavos da Liga dos Campeões. Só que antes não tinhamos oposição e agora temos. Poupem-me! Por essa ordem de ideias, slb e Braga vão à frente porque não têm oposição. Aliás, pode dizer-se em todos os campeonatos que os campeões são-no apenas por não terem oposição decente? Isso é ridículo.

    Concorrentes há-os todos os anos e se somos melhores do que eles é porque o somos, bolas! As coisas têm de ser vistas da forma mais simples possível porque no fundo não passam disso. Se as complicamos, complicamos também as soluções e, na minha opinião, não há nenhuma necessidade disso.

    Este ano não seremos campeões? Paciência. Em boa verdade é uma forma dos portistas valorizarem mais as vitórias. Muitas pessoas parecem estar convencidas que, para o FCP, qualquer jogo é fácil de ganhar. São tudo favas contadas e com obrigação máxima de ganhar, ou passam por incompetentes. Sim, porque o orçamento é de 80M€, muitissimo mais do que os do Bragas e afins. Mas desde quando é que existe linearidade nessa análise? O mais ridículo ainda é parecerem esquecer-se que somos o FCP, talvez o clube que na história do futebol Europeu mais tem desafiado essa premissa. Qual é o orçamento do A.Madrid? E do Arsenal? E do ManU? Com tantos números parece-me que todos eles deveriam-nos ter dado uma coça...E não deram, pois não?

    Como Freud uma vez disse, às vezes, um charuto é só um charuto.

    O mais importante é tirar-se as ilacções necessárias. Este ano percebemos à custa de um título que o CD da Liga PODE de facto decidir quem é e quem não é campeão. Façam-se espertos e equilibrem a balança. Não sejam anjinhos. Percebemos quais são os jogadores do plantel que fazem diferença e os que são indiferentes. Acredito que na esmagadora maioria das situações, a equipa técnica tem a mesma opinião das fragilidades e qualidades da equipa, tanto colectiva como individualmente. Aliás, é das qualidades que mais aprecio em Jesualdo: a capacidade de chegar ao fim do jogo e ser capaz e laminarmente dizer o porquê da derrota ou empate. São raras as vezes onde, pessoalmente, não ache que que certa na mouche. Pode parecer uma insignificância ou uma obrigação, mas, para mim, é essencial ao crescimento dos clubes.

    Não se esquecam é de uma coisa muito importante: como disse antes o futebol é cada vez mais um jogo dependente do estado psicológico dos jogadores e eles são, em grande parte, um reflexo do estado de espírito do clube e adeptos. Pelo que vou lendo por aí, chega-se à conclusão que os adeptos querem correr com todos, SAD, treinador e mais de metade da equipa de futebol. Assim de repente, fez-me lembrar um outro clube com quem eu não simpatizo mesmo nada...

    Temos que ser diferentes. Não vão por aí, pelo amor da santa...

    ResponderEliminar
  13. Parece-me que o Santos também acertou na mouche. Não há que dramatizar. Somos tetracampeóes, quantas vezes na história o conseguimos?
    Quem mais é tetracampeão na Europa? Ninguém, era o Lyon e dixou de ser o ano passado, vai ser o Inter este ano.

    ResponderEliminar
  14. "das qualidades que mais aprecio em Jesualdo: a capacidade de chegar ao fim do jogo e ser capaz e laminarmente dizer o porquê da derrota ou empate. São raras as vezes onde, pessoalmente, não ache que que certa na mouche".


    Além de subscrever inteiramente o pensamento do Santos, sublinho esta parte que cito, mas para ressalvar que, sendo totalmente verdade, o técnico começa a ter muitas coisas para explicar, não só a sua ~leitura mas as causas do que de mal acontece. Porque não pode ser obra do acaso e, aliás, mais logo conto abordar o tema, ou os temas em foco esta época e que contribuíram para este estado de coisas.

    De resto, saúdo o portismo do Santos, que radicado em Lisboa pede meças a um natural do Porto, sem impedi-lo de criticar nem tolando a sua visão das coisas e a razão dos seus juízos.

    Era giro se o FC Porto pudesse, nem que fosse por uma época, mudar-se para Lisboa, ter localmente uma base de apoio popular inferior tal e qual como quando, quase concentrado noGrande Porto, o FC Porto começou a crescer desportivamente.

    Essa paixão, que tem desaparecido das bancadas, está a faltar. E sem paixão qualquer amor desfalece, resiste mas não é a mesma coisa.

    Aliás, hoje que se perderam muitas das preocupações dos cidadãos e do País em geral, os espaços ditos de "opinião pública" na RTPN e na SICN, de manhá, deram para falar do campeonato, algo raríssimo esta época mas que desta feita deu para esse lado... Por sinal, um portista de Beja que ouvi, via Antena 1, falava do interesse no Sul, e não dos ditos "mouros", pelo FC Porto.

    Presto, por isso, a minha homenagem aos portistas do sul, não só de Lisboa como o offshore que também aqui marca presença assídua e activa.

    ResponderEliminar
  15. "..o técnico começa a ter muitas coisas para explicar, não só a sua ~leitura mas as causas do que de mal acontece."

    Pois, este é que é o busilis da questão e ainda por cima, na minha perspectiva complicada de resolver. Passo a explicar (e perdoa-me, mas adianto-me já um pouco ao que vais postar mais tarde...):
    Para um treinador deixar de ser útil ao clube que o contrata, tal acontecerá se atingir o limite da sua competência ao ponto de não servir mais os interesses desportivos do clube e/ou se incompatibilizar com o platel/staff e/ou não for capaz de mobilizar e liderar o grupo de trabalho no sentido de os fazer cumprir com as suas ideologias.
    Jesualdo nesta perspectiva é um caso bicudo.

    Primeiro porque incontestavelmente trouxe resultados excelentes ao clube. Dê por onde der, nenhum portista (na minha opinião) se deve sentir minimamente insatisfeito com os resultados que ele conseguiu nestes 3 anos.

    Segundo porque, em anos tão dificeis como os do Apito final, mais acesso à CL e toda a panóplia de armadilhas que slb, CD da Liga e C. de Arbitragem nos têm colocado ele tem sido quem mais tem dado corpo às balas. Para quem não é portista de gema, eu acho que é obra. Este ano, aliás, tenho notado por muitas vezes na sua expressão um certo cansaço de tudo isto. Da Liga, dos árbitros da CS e até dos adeptos. É que um homem não é de ferro e, por muito que alguns queiram criticar o homem, eu acho que ele tem trabalhado muito em prol do clube. Na minha opinião, vale todos os cêntimos do ordenado que é pago em parte pelos sócios do FCP.

    Terceiro porque, mesmo ao nível de competência, a mim parece-me ser um treinador muito competente, embora, pessoalmente, também gostava de ver a equipa tacticamente mais pressionante do que é agora. Mas eu não percebo nada de tácticas e afins...

    Mas tudo isto é importante e até essencial, mas não o suficiente, reconheço. É necessário ter capacidade de liderança e essa normalmente sofre de um certo agastamento ao longo do tempo. Será que é esse o problema que afecta a equipa? Ou é preciso procurar alguém com outras ideologias? Até ao final deste mês, quase todos os objectivos da época vão ficar definidos: saberemos se passamos ou não aos quartos da CL (pessoalmente acho muito difícil), saberemos se ganhamos ou não a taça da cerveja, e (como até já sabemos) que não seremos campeões. Posto isto, talvez seja adequado começar a planear a próxima época em TODAS as frentes.

    ResponderEliminar
  16. Santos,

    Obrigado pela lucidez.
    Subscrevo do princípio ao fim.

    ResponderEliminar
  17. Santos,

    dás um passo mais do que a chinela, eu não me proponho desconsiderar o treinador e desde o início fui e sou um defensor de Jesualdo, nesta matéria não "adivinhas".

    Porque nem quanto a Adriaanse fui "mal agradecido" e, obviamente, não o serei quanto a Jesualdo por maioria de razões.

    Mas que há coisas que devem ser explicadas, isso há. Só que a maioria não tem a ver com o técnico, ainda que também. Contudo, no fim quem paga e passa é o treinador.

    ResponderEliminar
  18. Santos,

    Embora concorde com quase tudo o que escreveu, nao concordo quando diz que foi a mesma equipa que tinha vencido o Braga a perder em Alvalade. Nao, nao foi.

    O banco é tao fraco e o sistema esta tao preso por arames que bastou faltar Fernando e Rubén Micael nao estar bem fisicamente para tudo se desmoronar.

    Ainda por cima contra um Sporting fraquissimo. O mais fraco de que tenho memoria desde que lembro de começar a ver futebol.

    ResponderEliminar
  19. Portanto, para mim Jesualdo nao é o principal responsavel por esta derrota. Por variadissimas razoes.

    ResponderEliminar
  20. Zé Luis, eu sei qual é a tua opinião sobre o Jesualdo, ou pelo menos tanto quanto eu me recordo de ir lendo nas tuas postas. Do que eu me recorde, partilho na sua (pelo menos) esmagadora maioria. E também neste tema acabas por dar o corpo às balas dada a sua polémica, ou melhor, controvérsia.

    É sempre fácil encontrar culpados numa derrota no futebol. Entra-se no domínio da velha história do velho do rapaz e do burro. Por mim, se há teorias que eu até aceito com um ar pensativo tipo "hmmm, talvez..." outras acho perfeitamente ridiculas. Mas é fácil falar depois da desgraça.

    O tema Jesualdo vem sempre à baila quando o clube perde e se eu aceito que se devem ponderar todos os cenários, já me custa um bocado ler e ouvir de alguns portistas porem tudo em causa.

    Soren, aqui há uns dias quando comentavamos um dos jogos do FCP referi precisamente a minha preocupação para essa fragilidade (não a do Fernando, mas a do Ruben). É que, um clube que parece mudar tanto com a simples inclusão de um elemento no 11, obviamente que se torna uma presa fácil num campeonato. Ou ele se lesiona (como é o caso) ou o lesionam ou a Liga trata do assunto.
    Mas pessoalmente logo no jogo na Madeira senti como que aliviado. Deu-me um gozo enorme ver o jogo não porque a exibição tivesse sido excelente (nem foi) mas porque finalmente tínhamos um médio "tipo Deco". Vi-o nesse jogo a fazer aquele tipo de passes entre dois defesas a desmarcar extremos que não me recordo de ver na esmagadora maioria dos jogos do Porto desta época.. Bom, mas isto não é para falar do Ruben...

    As coisas sairam furadas à SAD e equipa técnica no início da época. A equipa tem de entrar a carburar logo no início e nós estivemos longe disso. Ainda por cima houve sempre tantos indicadores mas parece que nos pomos sempre reféns da teoria da assimilação de processos...

    Como já referi, há obviamente espaço para melhorias, mas nem é preciso muito. Vendo o 11 do jogo com o Braga e colocando Hulk, Rodriguez, Beluschi, Nuno A Coelho, M Lopes e Farias no banco não me parece um banco de todo fraco. Para mim, fazia alguns pequenos ajustes e experimentava o regresso de Ukra e Castro. Estes são dois que deixam o pelo em campo pelo clube, algo que nos faz falta.

    Pessoalmente (e agora remetendo a questão para o campo estritamente táctico) acho que a equipa faz pouca pressão no adversário. Vejo-me sistematicamente angustiado por ver adversários chegarem tão perto da grande área de forma tão fácil. E essa pressão, a existir, muda provavelmente o estilo do restante jogo. Mas isto é apenas a minha visão simplista e nem foi o principal problema ontem. Ontem foi claramente um problema de atitude.

    Ás vezes são pormenores que separam a mediocridade da excelência..

    ResponderEliminar
  21. Bons amigos Portistas, não há muito para dizer o campeonato ficou mais longe sem dúvida, faltam apenas 27 pontos para serem disputados, e o lugar na tabela classificativa também é importante para a Champions, ou será que já não? Já sabemos que o 1º lugar está mais inacessível, e a jogar assim não vamos longe. Agora temos é que levantar a cabeça honrar os compromissos, porque nós os verdadeiros Portistas aqueles que tem um amor incondicional por o FCP nunca desistem, nunca atiram a toalha ao chão, e sabem porquê? Porque temos orgulho em ser tripeiros.
    VIVA O FC PORTO...

    ResponderEliminar
  22. Só quem quiser tirar responsabilidades a quem na verdade tem RESPONSABILIDADES no momento do CLUBE é que pode andar a colocar a culpa em Jesualdo Ferreira.

    Nada de novo.

    É essa desresponsabilização por parte dos adeptos que me fazem temer o futuro. Em complemento diria que bastava ler a opinião sobre o jogo de ontem no site do FCP...o problema é que o cancro está muito mais disseminado.

    ResponderEliminar